Вы находитесь на странице: 1из 43

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Juntos mais uma vez... Vamos nossa aula de Concordncia Verbal. Tal como procedemos em Concordncia Nominal, organizamos a aula de forma que voc agrupe as regras e veja sentido entre elas. O material est organizado da seguinte forma: a primeira parte fala de Concordncia Verbal e os Tipos de Sujeito. Nela, voc vai aprender que, para saber se o verbo deve ficar no singular ou no plural, s ser preciso achar o sujeito e classific-lo. Assim, se o sujeito simples, o verbo vai concordar com seu nico ncleo; se composto, a tendncia a de concordar com todos, etc. E voc vai resolver dois assuntos de uma vez s: aprende a classificar sujeito e a fazer flexo do verbo. assim que as bancas trabalham nas provas. O Cespe, por exemplo, quando fala em concordncia nas questes, normalmente perguntando o porqu da concordncia: se o sujeito simples, indeterminado, etc. Ento, no adianta ensinar o assunto a vocs sem fazer a correlao entre os conceitos. Na segunda parte do material, que vai do caso 4 em diante, listamos os outros casos de Concordncia Verbal (a maioria de, qual de ns, porcentagem, etc.). Nosso objetivo foi, mais uma vez, de que voc entendesse cada caso, para no ter que decorar nada. Na continuidade da teoria, trouxemos frases para fixar os conceitos. Voc vai perceber, ao treinar os exerccios de fixao, que as regras foram internalizadas naturalmente, sem muito esforo. E, no final, questes de concursos anteriores devidamente comentadas. Aproveite a aula, porque Concordncia Verbal um dos assuntos mais presentes nas provas, seja l qual for a banca. Bons estudos!

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

CONCORDNCIA VERBAL

O princpio bsico, na concordncia verbal, o de que, para todo verbo, temos que achar um sujeito. Os tipos de sujeito, basicamente, so quatro:

1) simples: quando h apenas um ncleo. Lembre-se de que o ncleo do sujeito representado por um substantivo ou pronome substantivo.

Ex.: O economista fez uma interveno./ Os economistas fizeram uma interveno.

2) composto: aparecem dois ou mais ncleos. Ex.: O diretor e o chefe compareceram reunio.

3) indeterminado: representado de duas formas:

a) verbo na 3 pessoa plural, sem sujeito expresso na frase. Ex.: Pediram silncio.

b) verbo na 3 pessoa singular + pronome indeterminador SE. Em geral o verbo no transitivo direto. Ex.: Trabalha-se muito aqui. (verbo intransitivo)

Observe que, quando a inteno no mencionar o sujeito, h essas possibilidades para indetermin-lo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

4) orao sem sujeito: quando o verbo impessoal (no se refere a nenhuma pessoa gramatical, uma vez que o sentido do verbo no permite).

Os casos mais comuns: expresses indicando fenmenos da natureza; verbo haver (=existir, ocorrer); verbos indicando tempo decorrido.

O verbo, nesses casos, fica na 3 pessoa do singular.

Antes de mostrarmos os casos de concordncia verbal, vamos reconhecer e classificar os sujeitos das frases abaixo.

Importante!

O sujeito o responsvel pela flexo verbal. Essa teoria serve para os casos de sujeito simples e composto.

a) Comeava a cair a noite. (Na ordem direta, teramos: A noite comeava a cair. O responsvel pela flexo da locuo verbal comeava a cair a noite sujeito simples).

b) Os professores e os funcionrios daquela escola decidiram pela greve. (Aparecem dois ncleos como agentes do verbo decidiram professores/funcionrios sujeito composto).
www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

c) Naquele instante, bateram porta. (O verbo na 3 pessoa do plural, nessa frase, no traz nenhum agente claro. A inteno , pois, a de indeterminar o sujeito sujeito indeterminado).

d) Assistiu-se a jogos importantes. (O emprego de se junto ao verbo transitivo indireto assistir a obriga o uso do verbo na 3 pessoa do singular sujeito indeterminado).

e) Amanheceu rapidamente. (Qualquer verbo indicando fenmenos naturais amanhecer, chover, nevar... caracteriza um caso de orao sem sujeito, um verbo impessoal).

f) Havia dvidas frequentes sobre aquele ponto da matria. (Quando o verbo haver aparece com o sentido de existir, no h possibilidade, por causa do valor semntico do verbo, de se identificar sujeito na frase verbo impessoal, 3 pessoa do singular, orao sem sujeito).

g) Fez dois anos de sua morte. (Mais um exemplo de verbo impessoal: verbo indicando tempo passado, decorrido. Novamente, impossvel identificar-se o agente dessa ao verbal orao sem sujeito).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Agora que voc j sabe achar e classificar sujeito, vamos s regras? SUJEITO SIMPLES: representado por apenas um ncleo. O verbo concordar com ele em nmero e pessoa.

CASO 1

1) Faltaram, durante a posse do prefeito, os aplausos. 2) Deram/Bateram/Soaram trs horas no relgio da igreja. 3) O relgio da igreja deu/bateu/soou trs horas.

Comentrios: Como vimos na teoria inicial, o sujeito o responsvel pela flexo verbal. Na frase 1, entendemos que os aplausos que faltaram. Nas frases 2 e 3, quando aparecem os verbos dar, bater e soar, normalmente existem duas possibilidades: o sujeito pode ser o nmero de horas ou o vocbulo relgio. Na 2, trs horas deram/bateram/soaram no relgio, ou seja, o sujeito o nmero de horas. J na frase 3, O relgio deu/bateu/soou trs horas. 4) Ho de existir limites justos. 5) Podem ocorrer novos deslizamentos. Comentrios: As frases 4 e 5 so exemplos de locues verbais com seus respectivos sujeitos (limites/deslizamentos) no plural. Nas locues, o verbo auxiliar que se flexiona (limites ho de existir/deslizamentos podem ocorrer).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

6) Preencheram-se as requisies 7) Verificou-se, entre indivduos tensos ou agitados, a queima de at 800 calorias dirias.

Comentrios: Agora temos frases em que aparece a partcula se. Nas frases 6 e 7, o se apassivador , porque as frases podem ser reescritas, identificando-se, com isso, o sujeito. A frase 6 (Preencheram-se as requisies equivale a As requisies foram preenchidas) traz um sujeito paciente, o que se confirma com a troca da voz passiva sinttica - Preencheram-se por foram preenchidas, voz passiva analtica. Na 7, verificou-se a queima equivale a a queima foi verificada. Para ns, essa a maneira mais direta, objetiva de se identificar o se apassivador. E quando o se apassivador h sujeito na frase, da o verbo poder ficar no singular ou no plural, de acordo com o seu sujeito.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

CASO 2

SUJEITO COMPOSTO: representado por dois ou mais ncleos. a) Anteposto ao verbo: Verbo no plural b) Posposto ao verbo: O verbo ficar no plural ou concordar com o ncleo mais prximo. Obs.: Havendo ideia de reciprocidade, verbo no plural.

8) O professor e o diretor compareceram reunio. 9) Compareceu ou Compareceram reunio o professor e o diretor. 10) 11) Tu, ela e eu samos. Abraaram-se o poeta e o msico.

Comentrios: O sujeito composto impe verbo no plural, vindo posposto ou anteposto a este (frases 8 e 9). O que ocorre que, quando o verbo vem anteposto a um sujeito composto (frase 9), pode concordar com todos os ncleos plural ou com o mais prximo professor, no singular. Na frase 10, o sujeito composto representado por pronomes pessoais retos. Nesse caso, d-se preferncia 1 pessoa (eu). Plural da 1 pessoa do singular ns, 1 pessoa do plural, samos. Na frase 11, a ideia de reciprocidade. O sentido obriga o verbo no plural um se abraou ao outro.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

CASO 3

a) SUJEITO INDETERMINADO PELA PARTCULA SE: O verbo ficar, obrigatoriamente, na 3a pessoa do singular. b) VERBOS IMPESSOAIS: (verbos indicando fenmenos naturais, haver (=existir, ocorrer), verbo com ideia de tempo decorrido...): No possuem sujeito. Ficam tambm na 3a pessoa do singular.

12) 13) 14) 15) 16)

Obedeceu-se s ordens. Havia vantagens para o ndio no contato com o civilizado. Deve haver limites justos. H vrios sculos as lnguas indgenas tm tradies apenas oral. Vai para cinco anos de sua partida. Comentrios: A frase 12 mostra um se indeterminador. Repare que agora no podemos reescrever a frase (s ordens foi obedecida???). O se, quando ndice de

indeterminao do sujeito, aparece, na quase totalidade dos casos, junto a verbo intransitivo ou transitivo indireto. Obedecer a. Logo, o sujeito indeterminado, verbo na 3 pessoa do singular. Nas frases 13 a 16, os verbos so impessoais (ficam na 3 pessoa do singular). Temos, portanto, orao sem sujeito. Na 13, haver com sentido de existir no varia. Na frase 14, h uma locuo verbal. Como o verbo principal sempre o ltimo verbo da locuo o haver (= existir), o auxiliar no pode variar. Deve haver limites...) As frases 15 e 16 exemplificam a orao sem sujeito com verbos que indicam tempo passado (H vrios

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

sculos.../Vai para...). Repare que nesses casos de orao sem sujeito o sentido do verbo impede a identificao do sujeito.

SUJEITO ORACIONAL: Aparece em certas construes como: 1) Verbos do tipo CONVM, BASTA, FALTA, PARECE, IMPORTA... 2) Verbo de Ligao + Predicativo do sujeito: BOM, EST CLARO... CASO 4 3) Expresses na Voz Passiva: SABE-SE, SABIDO, CONTA-SE... Quando o sujeito aparece sob forma de orao, o verbo ou a expresso da ORAO PRINCIPAL NO VARIA.

17) Parece/que ela chega hoje. or. princ. or. subjetiva

18) Convm/insistir no pedido. or. princ. or. subjetiva (reduzida de infinitivo)

19) Est claro/que todos reconhecero o erro. or. princ. or. subjetiva

20) Sabe-se/que eles mentiram. or. princ. or. subjetiva

Comentrios: Temos agora um caso muito especial de

concordncia verbal. At agora, vimos que o sujeito era representado por substantivo ou pronome substantivo (sujeito simples ou composto). Quando o
www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

sujeito

era

indeterminado

ou

aparecia

verbo

impessoal (orao sem sujeito), havia impedimento semntico para se identificar o sujeito. Com o sujeito oracional devemos considerar toda a orao e no um substantivo ou pronome. Em (17) Parece que ela chega hoje, no ela ou algum que parece, e sim toda a orao que se segue (Isto que ela chega hoje parece). Em (18) Convm insistir no pedido, temos o mesmo raciocnio: no ele ou algum que convm insistir e sim Insistir no pedido convm, (= Isto convm). Lembre-se: pense o que a frase quer dizer, coloque a frase na ordem direta e descobrir o sujeito. Na frase 19, o que est claro o fato de que todos reconhecero o erro, ou seja, Isto est claro. Na frase 20, o se apassivador, a frase pode ser reescrita (Isto que todos mentiram sabido). Observe que quando o sujeito toda a orao, o verbo da orao principal no varia.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

* Concordncia do Verbo SER

a) QUANDO O SUJEITO FOR NOME DE COISA OU UM DOS PRONOMES TUDO, NADA, ISSO, ISTO, AQUILO + PREDICATIVO NO PLURAL: O verbo ser concorda com o sujeito ou com o predicativo (mais comum). 1) A casa era/eram runas. 2) Isto /so alegrias.

b) QUANDO APARECER PESSOA: O verbo ser concorda sempre com a pessoa. No entanto, se aparecer pronome pessoal do caso reto, a concordncia se far com o pronome.

3) Maria era as alegrias da casa. 4) Meu orgulho so os meus filhos. 5) Ela era os meus sonhos. 6) O mdico aqui sou eu.

c) COM OS PRONOMES INTERROGATIVOS QUE, QUEM, O QUE: O verbo ser concorda com o nome ou pronome que vem aps.

7) Quem so os interessados? 8) O que so asterides?

Comentrios: A concordncia do verbo SER, basicamente, se divide em duas partes: a primeira parte, que tem as
www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

frases de 1 a 8 como exemplos, mostra a concordncia do verbo ser com nome (representado por coisa ou pessoa)e pronome. Como vimos na teoria, o verbo ser pode concordar com o sujeito ou com o predicativo, quando o sujeito vier representado por coisa ou pronomes (tudo isto...), frases 1 e 2. Se aparecer pessoa, como sujeito ou predicativo frases 3 e 4, o verbo ser s pode concordar com a pessoa. Agora, se o sujeito ou o predicativo for um pronome reto (5 e 6) esse verbo s pode concordar com o pronome. J com os pronomes interrogativos (frases 7 e 8), o verbo ser tem de concordar com o nome ou pronome que se segue. d) COM AS EXPRESSES MUITO, POUCO, BASTANTE, MAIS DE, ETC: O verbo ser ficar no singular quando essas expresses denotarem ideia de preo, medida ou quantidade.

9)

Dez mil dlares pouco.

10) Cinco metros mais do que preciso.

e) NAS EXPRESSES DE HORAS, DATAS OU DISTNCIAS: O verbo ser concorda com essas expresses. 11) Eram nove horas quando ele chegou. 12) uma hora e quinze. 13) Hoje so 12 de abril. 14) Daqui a minha casa so cinco quilmetros.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Comentrios: As frases de 9 a 14 exemplificam a segunda parte da concordncia do verbo SER: so as expresses. Em 9 e 10, o verbo ser no varia com expresses que trazem ideia de preo, medida, quantidade. J nas frases de 11 a 14, se as expresses de horas, datas ou distncias vierem no plural, verbo ser no plural (frases 11, 13 e 14). Se aparecerem no singular, verbo ser no singular (frase 12). Na frase Hoje so 12 de abril h a possibilidade de o verbo ficar no singular se aparecer a palavra dia: Hoje dia 12 de abril.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Vamos treinar Concordncia Verbal Parte I? I. Complete a lacuna com a forma adequada:

1) Nos ltimos 50 anos, ____________ fatos que aumentaram o nosso ndice de felicidade. (ocorreu/ocorreram) (Entendemos, nesta frase, que fatos ocorreram, sujeito simples no plural, verbo no plural Resposta: ocorreram). 2) ______________ 50 anos que os ndices de felicidade ______________ aumentando gradativamente. (H/Ho; vem/vm) (O verbo haver, nesse caso tem ideia de tempo passado, no se flexionando.Na 2 lacuna ndices sujeito da locuo verbal vm aumentando. Vimos que, quando aparece locuo verbal, quem se flexiona o verbo auxiliar Resposta: H e vm). 3) Nos ltimos 50 anos, ___________ as possibilidades de maior felicidade. (acentuou-se/acentuaram-se) (Esta frase traz o verbo com a partcula se. Aqui, o se apassivador, h sujeito na frase, pois equivaleria a As possibilidades foram acentuados, voz passiva analtica Resposta: acentuaram-se). 4) Daqui a 50 anos, ______________ que as pessoas encontrem a felicidade. ( possvel/so possveis) (Aqui, o sujeito vem representado por uma orao que as pessoas encontrem a felicidade possvel, ou seja, Isto possvel. Quando o sujeito oracional, a expresso da orao principal no varia Resposta: possvel) 5) ______________ de viagem meu irmo e meu sobrinho. (Chegou/Chegaram) (O sujeito composto meu irmo e meu sobrinho aparece aps o verbo, ou seja, o verbo vem anteposto a um sujeito composto. Nesse caso, o verbo vai ao plural, j que o sujeito composto, mas pode tambm concordar com o ncleo mais prximo irmo, no singular. Resposta: Chegou ou Chegaram).
www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

6) A crescente disseminao de instituies que trabalham contra os interesses populares ______________ um verdadeiro flagelo dos tempos modernos. (constitui/constituem) (Vimos desde o incio que, na quase totalidade dos casos, o verbo concorda com o ncleo do sujeito. A frase acima j est na ordem direta e o ncleo do sujeito disseminao. Resposta: constitui).

7) Aquilo _________ manias de mulher. (/so) (O verbo ser pode ficar no singular ou no plural quando o sujeito vier representado por coisa no singular ou pronomes tudo, isto, aquilo etc e o predicativo estiver no plural. Resposta: ou so).

8) Os representantes __________ ns.(so/somos) (Aparecendo pronome reto, o verbo ser s pode concordar com o pronome reto. Resposta: somos).

9) Dois anos _______ muito tempo. (/so) (Verbo ser em expresses de tempo, medida ou quantidade no varia. Resposta: )

10) _________ meio-dia e meia quando ela chegou. (Era/Eram) 11) _________ duas horas quando ela chegou. (Era/Eram)

(Nas expresses de horas, o verbo ser vai concordar com essas expresses. Logo, se vierem no singular, verbo ser no singular. Caso a expresso de horas aparecer no plural, verbo ser no plural. Resposta: (10) Era; (11) Eram)

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Aps o estudo de Concordncia Verbal Parte I tipos de sujeito, vamos conhecer os outros casos de concordncia. Procure entender a lgica de cada regra para que voc no tenha que decorar muitos detalhes. Estatisticamente esta a parte de concordncia que mais aparece nas provas. Vamos l? Casos Especiais CASO 4 SUJEITO COMPOSTO LIGADO POR COM: Verbo no plural. Obs. 1: Quando se quiser realar um dos ncleos (= sujeito simples), com ele concordar o verbo. Obs. 2 : Se a expresso iniciada por COM vier entre vrgulas, o verbo concorda com o termo que antecede essa expresso. (= sujeito simples)

1) A carta com o anexo est extraviada/esto extraviados. 2) O guarda, com os transeuntes, prendeu o ladro.

Comentrios: Diante de sujeitos ligados pela preposio com, podem-se utilizar duas opes: a primeira que a mais comum seria o verbo no plural, por se considerar o sujeito como composto. Assim, na frase A carta com o anexo esto extraviados, a preposio com tem valor de e. como se fosse A carta e o anexo esto extraviados. exatamente isto: a preposio com teria, aqui, valor de adio.

A segunda opo seria o verbo no singular, por uma questo de nfase no primeiro ncleo. Assim, na frase A carta com o anexo est extraviada, o que ser quer realar o ncleo a carta. A preposio teria, ento, um valor de companhia. como se eu dissesse A carta, em companhia do anexo, est extraviada.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Mas ateno: essas duas opes (de o verbo concordar com os dois ncleos ou s com o primeiro) s valem se a expresso iniciada pela preposio com no vier entre vrgulas. Porque, se ela vier isolada pelas vrgulas, o verbo s poder concordar com o primeiro ncleo. Assim, na frase O guarda, com os transeuntes, prendeu o ladro, o verbo dever necessariamente ficar no singular concordando com guarda. A expresso com os transeuntes seria um adjunto adverbial de companhia deslocado na frase. Na ordem direta, essa frase ficaria assim: O guarda prendeu o ladro com os transeuntes. (Voc vai aprender na aula de Anlise Sinttica que na ordem direta o adjunto adverbial fica no final da frase). J que adjunto adverbial, e no sujeito, o verbo s pode concordar com o primeiro ncleo.

Resumindo: Com substantivos ligados pela preposio com, pense da seguinte forma: A expresso iniciada pela preposio com no vem entre vrgulas: cabem as duas opes (o verbo concorda com os dois ncleos ou s com o primeiro). A expresso iniciada pela preposio com vem entre vrgulas: o verbo s concorda com o primeiro ncleo.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

CASO 5

a) SUJEITO COMPOSTO RESUMIDO POR UM PRONOME INDEFINIDO: O verbo concorda com o pronome indefinido (na funo de aposto resumitivo) b) SUJEITO COMPOSTO MODIFICADO PELO PRONOME CADA : Verbo no singular.

3) Jovens, trabalhadores, empresrios, ningum acredita em nossos parlamentares.

Comentrios: Eis um caso especialssimo de concordncia: o verbo deixa de concordar com o sujeito para concordar com o aposto. Se algum perguntar se o pronome indefinido ningum sujeito do verbo, cuidado para no se distrair e dizer que sim! O sujeito da frase composto (jovens, trabalhadores, empresrios), mas o verbo acredita concorda com o aposto resumitivo ningum.

4) Cada criana, cada homem, cada mulher ajudava os flagelados. Comentrios: Mais uma vez, algo atpico na concordncia verbal: apesar de o sujeito ser composto de trs ncleos, o verbo fica no singular. Isso ocorre por causa da palavra cada, que enfatiza individualmente os ncleos. isto mesmo: o sujeito composto, mas, se o verbo fosse ao plural, a frase estaria errada!

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

CASO 6

SUJEITO COMPOSTO LIGADO POR OU: a) Com idia de excluso ou retificao: O verbo concordar com o ncleo mais prximo. b) Se a idia se refere a todo o sujeito: Verbo no plural.

5) Pedro ou Joo casar com Joana.

O sujeito tem dois ncleos, mas a conjuno ou tem valor de excluso: s um vai casar com Joana. O verbo fica no singular.

6) O responsvel ou os responsveis cuidaro da festa.

A conjuno ou tem valor corretivo, de retificao: o verbo concorda com o ncleo mais prximo. como se eu dissesse: O responsvel, ou melhor, ou responsveis cuidaro da festa. Ou, aqui, o mesmo que ou melhor, digo.

7) O riso ou a lgrima fazem parte da vida do ser humano.

Nesse caso, no h ideia de excluso: a conjuno ou tem valor aditivo. o mesmo que: O riso e a lgrima fazem parte da vida do ser humano.

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

CASO 7

a) SUJEITO FORMADO PELA EXPRESSO UM OU OUTRO: Verbo no singular. b) SUJEITO FORMADO PELAS EXPRESSES UM E OUTRO, NEM UM NEM OUTRO, NEM ... NEM...: Verbo no singular ou no plural.

8) Um ou outro estilo agrada.

Aqui, mais uma vez a conjuno ou tem valor de excluso: s um dos estilos agrada.

9) Uma e outra forma me fascinam/fascina.

Neste caso, as duas opes esto corretas. O verbo no plural enfatiza o todo: as duas formas me fascinam. O verbo no singular enfatiza as partes que compem o sujeito. como se eu dissesse uma forma me fascina e outra tambm me fascina.

10)

Nem um nem outro comentou/comentaram o ocorrido.

Manter o verbo no singular a opo que soa melhor aos nossos ouvidos, e , mesmo, a mais adequada. Afinal, quando se diz nem um nem outro, o que se quer dizer que ningum comentou o ocorrido. Entretanto, embora alguns gramticos discordem quanto a este aspecto, ao se dizer nem um nem outro, pode-se pensar que um no e outro tambm no comentaram o ocorrido. Ou seja: pensar no valor de adio que a conjuno nem possui. A, a flexo do verbo no plural tambm estaria correta ainda que no seja essa a forma mais adequada.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Resumindo: Um ou outro: verbo no singular; Um e outro: verbo no plural ou no singular. Nem um nem outro: verbo no singular (mais adequada) ou no plural (menos comum).

CASO 8

a) SUJEITO COMPOSTO DE PALAVRAS SINNIMAS OU EM GRADAO DE IDIAS: O verbo, de preferncia, concorda com o ncleo mais prximo. b) SUJEITO COMPOSTO FORMADO DE VERBOS

SUBSTANTIVADOS NO INFINITIVO: Verbo no singular. Se forem antnimos ou vierem determinados, o verbo fica no plural. 11) Um olhar, um sorriso, um gesto serviu/serviram como alerta

para ele.

Apesar de o sujeito ser composto por mais de um ncleo (olhar, sorriso, gesto), a concordncia mais adequada a que enfatiza o valor de gradao que esses ncleos apresentam verbo no singular. Entretanto, o plural tambm est correto, at porque o sujeito composto.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

12) 13) 14)

Estudar e trabalhar engrandece o homem. Rir e chorar fazem parte da vida. O falar e o escrever caracterizam homens dinmicos.

Comentrios: Na frase 12, apesar de o sujeito ser composto, seus ncleos so verbos. Por isso, o verbo tem de ficar no singular. Mas, na frase 13, os ncleos so antnimos: rir o oposto de chorar; at para enfatizar a oposio entre os ncleos do sujeito (rir/chorar), o verbo fica no plural. Na frase 14, os artigos determinam, especificam os ncleos: o verbo ficar tambm no plural. Se no houvesse tais artigos, voltaramos situao da frase 12: o verbo ficaria no singular.

CASO 9

a) SUJEITO COLETIVO: O verbo concorda com o sujeito coletivo. b) O SUJEITO REPRESENTADO PELAS EXPRESSES: A maioria de, grande parte de, grande nmero de, etc + nome no plural = O verbo fica no singular ou no plural. c) SUJEITO FORMADO POR NMERO PERCENTUAL: O verbo concorda com o numeral ou com o termo posposto.

15)

O bando desapareceu.

Ainda que bando d uma ideia de pluralidade, coletivo, trata-se de um substantivo no singular: da o verbo ficar no singular. Tambm que coisa horrvel seria dizer o bando desapareceram...

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

16)

A maioria das pessoas gostou/gostaram do espetculo.

Com as expresses a maioria de, grande parte de, etc., o verbo pode concordar com o ncleo do sujeito que a forma mais adequada ou concordar com o termo posposto a ele (adjunto adnominal). Assim, teramos duas opes: gostou, concordando com maioria, ou gostaram, concordando com pessoas. Repito: a melhor opo a do verbo no singular, concordando com o ncleo.

Pense sempre assim: Quando houver duas opes de concordncia, a melhor (a ser utilizada nas redaes, em textos mais formais) ser sempre aquela com o ncleo.

17) 18)

Oitenta por cento da populao acreditam/acredita na moeda. Os 30% da produo de arroz estragaram.

Comentrios: Para a frase 17, utilize o mesmo raciocnio da frase 16: o verbo pode ficar no plural, concordando com o ncleo, que o numeral oitenta; ou pode concordar com o termo posposto a ele populao ficando no singular. Mais uma vez, a melhor opo aqui a concordncia com o ncleo oitenta: verbo no plural. J na frase 18, o artigo aparece, e o verbo s poder ficar no plural, concordando com esse determinante. Por isso, seria erro dizer os 30% da produo de arroz estragou: aqui, o verbo no poderia concordar com o termo posposto ao ncleo (produo de arroz).

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Na concordncia com numerais, tenha cuidado de observar que at o algarismo 2, o verbo ficar no singular. S de 2 em diante, o verbo ir ao plural. Assim, teramos: O 1,36 Kg de queijo que comprei est sobre a mesa. Seu 1,92 m chama a ateno de quem a v. Seus 2,20 m impem respeito.

CASO 10

a) SUJEITO CONSTITUDO POR QUAL DE NS, QUAL DE VS, ALGUM DE NS, ETC.: O verbo fica no singular. b) SUJEITO CONSTITUDO POR QUAIS DE NS, QUAIS DE VS, ALGUNS DE NS, ETC.: O verbo concorda com os pronomes ns/vs ou vai para a 3a pessoa do plural.

19) 20) 21)

Qual de vs encontrar a soluo? Quais de ns votaram/votamos conscientemente? Nenhum de ns foi capaz de resolver o programa.

Ao se perguntar, na frase 19, qual de vs encontrar a soluo, subentende-se que somente uma pessoa vai encontrar a soluo. por isso que o verbo concorda com o ncleo qual, ficando no singular, e no pode concordar com o pronome posposto ao ncleo, vs. J na frase 20, entende-se que mais de uma pessoa votou conscientemente. Nesse caso, o verbo pode concordar com o ncleo ou com o termo a ele posposto. Assim, teramos: votaram concordando com quais ou votamos concordando com ns. A frase 21 segue a mesma lgica da frase 20: ao se dizer que nenhum foi capaz, o pronome nenhum no singular exige que o verbo tambm fique no singular, concordando com esse pronome. a nica opo de concordncia.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

CASO 11

a) O SUJEITO A EXPRESSO MAIS DE UM: Verbo no singular. Se a expresso vier repetida ou houver idia de reciprocidade, verbo no plural. b) COM AS EXPRESSES MAIS DE, PERTO DE, CERCA DE, etc.: O verbo concorda com o termo que vem aps essas expresses.

22) 23) 24)

Mais de um aluno obteve boa nota. Mais de um policial, mais de um bandido foram mortos. Mais de um torcedor se agrediram.

A frase 22 nos mostra que a lgica da lngua portuguesa no a mesma lgica da matemtica. Ainda que, segundo a matemtica, mais de um aluno sejam dois, trs, etc., o verbo dever ficar no singular, pois o ncleo do sujeito (aluno) est no singular. J a frase 23 apresenta dois ncleos do sujeito: policial e bandido. Ento, faz todo sentido manter o verbo no plural. Nesse caso, o sujeito composto. A frase 24 apresenta um pronome recproco se, que indica pluralidade (=um ao outro). por isso que, apesar de o ncleo do sujeito (torcedor) estar no singular, o verbo ficar obrigatoriamente no plural. a ideia de reciprocidade do pronome que impe isso.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

25) 26)

Cerca de trs alunos chegaram. Perto de cem pessoas chegaram.

Em relao s frases 25 e 26, pense da seguinte forma: os ncleos so respectivamente alunos e pessoas. Logo, no h outra opo, a no ser a de o verbo concordar com esses ncleos.

CASO 12

a) SUJEITO CONSTITUDO PELOS PRONOMES QUE E QUEM: Com o relativo QUE na funo de sujeito, o verbo concorda com o antecedente desse pronome. Com o pronome QUEM, o verbo fica na 3a pessoa do singular ou concorda com o antecedente. b) EXPRESSO UM DOS QUE: Verbo no singular ou plural.

27) 28) 29)

Fui eu que li a carta. Fomos ns quem lemos/leu a carta. Aquele romance foi um dos que mais me agradou/agradaram.

Comentrios: Antes de qualquer explicao, vamos organizar a frase 27: nela h dois verbos, duas oraes. Dividindo o perodo, teramos: Fui eu/que li a carta. A 1 orao fui eu, que tem como verbo fui e sujeito eu. A 2 orao, que restringe a 1, que li a carta: seu verbo li tem como sujeito o pronome relativo que. Vamos estudar esse assunto de forma mais aprofundada na aula de Perodo Composto. O fato que o sujeito do verbo ler o pronome relativo que, mas, como o que pronome relativo (e todo relativo, como j vimos, retoma um antecedente), o verbo no concordar com o pronome em si, mas com o antecedente que ele retoma. No caso da frase 27, o antecedente do relativo o pronome eu. Leia a frase como se o relativo no existisse e voc no errar a concordncia: ...eu (que) li a carta.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

J na frase 28, temos tambm duas oraes: Fomos ns/quem lemos (ou leu) a carta. S que, aqui, trata-se do pronome quem. Com ele, h duas possibilidades de concordncia. Observe: 1. Podemos considerar o pronome quem tambm como relativo (como o que da frase 27). Nesse caso, o verbo tambm concordaria com o antecedente do quem: Fomos ns (quem) lemos a carta.

2. Ou podemos classificar o quem como pronome indefinido (=algum). Nesse caso, o verbo concordaria com o prprio pronome quem: Fomos ns quem leu a carta. Construo estranha, no ? Ento, coloque na ordem direta e ela lhe parecer mais sonora: Quem leu fomos ns. Resumindo (frases 27 e 28): Concordncia com a palavra QUE: o pronome classificado como relativo, e o verbo concorda com o antecedente desse relativo. Concordncia com a palavra QUEM: o verbo concordar com o antecedente do quem (nesse caso, quem pronome relativo); ou o verbo concorda com o prprio pronome quem (a, quem ser classificado como pronome indefinido). Vamos dividir o perodo da frase 29? Aquele romance foi um dos/que mais me agradou (ou agradaram). Para cada verbo, um sujeito. O sujeito da primeira orao aquele romance. J o sujeito da segunda orao o pronome relativo que. Temos aqui um raciocnio muito parecido com o da frase 27: o que pronome relativo na funo de sujeito do verbo agradar. O verbo dever, portanto, concordar com o antecedente do relativo. S que, nesse caso, tm-se dois possveis antecedentes do que: um ou dos. por isso, que se aceitam as duas opes: a de singular (nesse caso, o pronome relativo estaria
www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

retomando o antecedente um) ou a de plural (a, o pronome relativo retomaria o pronome demonstrativo os, da contrao dos). Assim, seriam duas as possibilidades de leitura: Aquele romance foi um (que) me agradou. Dos (que) me agradaram, aquele romance foi um. Resumindo: Com a expresso um dos que, o verbo pode ficar no singular (nesse caso, o que retomaria um, que o ncleo da expresso); ou no plural (se o antecedente do que for o pronome os). Caso perguntem a voc qual das duas opes a melhor, diga o de sempre: a melhor com o ncleo da expresso. Portanto, a melhor aquela com verbo no singular, concordando com um, ncleo da expresso um dos que.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Silepse (Concordncia Ideolgica) Agora que estudamos todos os casos de concordncia, vamos conhecer a Silepse. A Concordncia Ideolgica, ou Silepse, difere dos casos de concordncia que vnhamos estudando, por se desviar da norma rgida, por ser uma concordncia com o sentido. Ento, entenda: os casos que vimos anteriormente so de Concordncia Rgida. Os que vamos ver agora so de Concordncia Ideolgica ou Psicolgica. simples: basta voc conhecer as trs situaes em que tal desvio pode ocorrer. Vamos a elas? 1. V. Ex. muito simptico. Veja que o sujeito representado por uma palavra feminina (excelncia), mas o adjetivo simptico ficou no masculino. A concordncia deixou de se fazer com o vocbulo e passou a ser feita com a ideia: trata-se de homem. Do feminino ao masculino: a silepse de gnero. 2. A crianada chegou. Alegres, brincavam por todos os lados. Observe que o adjetivo e o verbo da 2 orao foram ao plural, apesar de crianada ser palavra no singular; isso ocorre em funo da ideia de coletivo que a palavra crianada apresenta. Do singular ao plural: a silepse de nmero. 3. Todos somos brasileiros. Nem parece silepse, no ? Mas houve, sim, um desvio da concordncia rgida: o sujeito todos 3 pessoa do plural (eles), mas o verbo foi para a 1 pessoa do plural (ns). Esse recurso muito utilizado em textos argumentativos, quando o autor quer se incluir na frase. Da 3 pessoa 1: a silepse de pessoa. Portanto, entenda que silepse no erro gramatical: trata-se de mero desvio da rigidez das regras de concordncia, verbal ou nominal. S evite abusar desse recurso em redaes, pois o professor pode no acreditar que voc tenha cometido silepse, e sim um erro gramatical. E, a, at que sejam provadas suas reais intenes...

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Vamos treinar? Quanto Concordncia Verbal, julgue as alternativas abaixo como certas ou erradas, corrigindo as frases com erro. Caso haja mais uma possibilidade de concordncia, indique-a. 1- Choveu garrafas na cabea do rbitro; alis, estava chovendo at pilhas de rdio.

O que que choveu? Garrafas choveram. Pilhas estavam chovendo. Frase errada: O certo choveram e estavam chovendo.

2- Deu dez horas o relgio da matriz, mas no meu j deu onze.

O relgio que deu dez horas. A primeira orao est certa. Mas a segunda orao no: o sujeito passa a ser onze e no meu, adjunto adverbial de lugar (= no meu relgio). Por isso, o certo Deu dez horas o relgio da matriz, mas no meu j deram onze.

3- No existe nas cidades prximas nenhum posto de gasolina aberto.

O que que no existe nas cidades prximas? Nenhum posto de gasolina aberto. Ora, o ncleo do sujeito posto. Por isso, a frase est correta.

4- No deve existir cimes num relacionamento sincero e sadio.

Ateno: na locuo verbal, olhe para o ltimo verbo (verbo principal), pergunte por seu sujeito, mas no se esquea de que quem ir se flexionar ou no o verbo auxiliar. Portanto, qual o sujeito de existir? Cimes. Logo, o auxiliar dever ficar no plural. A frase est errada. O certo seria dizer No devem existir cimes...
www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

5- Acabou as aulas, comeou as frias.

O que que acabou? As aulas. O que comeou? As frias. Ambos os sujeitos esto no plural, logo os verbos devero ficar no plural. O certo : Acabaram as aulas, comearam as frias.

6- No pode faltar nas indstrias tanta matria-prima quanto se diz.

O que que no pode faltar nas indstrias? Matria-prima. O ncleo singular, por isso o verbo auxiliar deve mesmo ficar no singular. Frase correta.

7- Faz dez dias que no durmo direito; faz cinco que no trabalho.

Eis, nas duas oraes, o verbo fazer com sentido de tempo decorrido. Ele impessoal, a orao no possui sujeito. Por isso, os verbos devem mesmo ficar no singular. Frase certa.

8- Costuma haver abalos de terra nesta regio.

Mais uma vez, locuo verbal. Observe o ltimo verbo: principal. Ele tem sujeito? No, pois haver com sentido de existir. Por isso, seu auxiliar no se flexiona, deve ficar na 3 pessoa do singular. Cuidado: abalos no sujeito, objeto direto.

9- A maioria das garrafas vazias esto jogadas ali no lixo. A locuo verbal est adequadamente concordando com a adjunto expresso garrafas vazias. A frase est certa, mas haveria uma outra possibilidade de concordncia, que, inclusive seria a mais adequada em
www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

uma redao: A maioria das garrafas vazias est jogada.... Nesse caso, est jogada estaria concordando com o ncleo do sujeito maioria. E a concordncia com o ncleo sempre a melhor... Frase certa e com outra possibilidade de flexo.

10 - assouras ficam no Estado do Rio; Campinas fica em So Paulo.

Nome de lugar ou de obra no plural, o verbo fica no singular, a no ser que o nome seja antecedido de artigo. A frase est parcialmente errada. O certo Vassouras fica. Quanto segunda orao, tudo certo.

11- Os Estados Unidos so um pas capitalista.

Nome de lugar no plural antecedido de artigo. O verbo dever ficar no plural, seguindo o artigo. Frase certa.

12- Grande parte dos meles vendidos est madura.

O sujeito grande parte dos meles; o ncleo parte e dos meles o adjunto adnominal. Nessa frase, o verbo est concordando com o ncleo do sujeito. Mas poderia concordar com meles, que o termo posposto. Tambm estaria certo dizer Grande parte dos meles esto maduros. Frase certa e com outra possibilidade de concordncia.

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

13- Cinco por cento da produo se perdeu com as chuvas, mas esses 5% no significam muito prejuzo.

Cinco por cento da produo se perdeu ou se perderam: as duas estariam certas. No singular, o verbo concorda com produo; no plural, com o ncleo cinco. Quanto segunda metade da frase, tudo certo: o verbo est adequadamente concordando com o sujeito esses 5%. Frase certa.

14- 1% dos alunos daquele colgio passaram no vestibular.

Aqui, haveria duas possibilidades: passaram concordando com alunos e passou, com 1%. A frase est certa, e haveria mais uma opo de flexo do verbo.

15- Os 15% de comisso foram para Herslio, e no para mim.

J que a porcentagem vem antecedida de determinante (artigo), o verbo s pode concordar com o numeral 15%. Frase certa.

16- Foram eles que pagaram as despesas; fomos ns que comemos.

Quando o sujeito que, o verbo concorda com o antecedente do relativo. Nas oraes acima, os antecedentes eram eles e ns. Frase correta.

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

17- Foram eles quem pagou as despesas; fomos ns quem comeu.

Com quem: o verbo fica no singular ou concorda com o termo que vem antes do quem. Poderamos tambm dizer foram eles quem pagaram, fomos ns quem comemos. Frase certa e com outra possibilidade de flexo. 18- Algum de ns morrer antes do ano 2000.

O ncleo da expresso singular, o verbo s pode concordar com ele. Frase certa.

19- Alguns de ns morrero antes do ano 2000.

O ncleo da expresso plural (alguns): o verbo pode concordar com o ncleo ou com o termo que vem posposto (ns). Logo, estaria tambm certo dizer alguns de ns morreremos. Frase certa e com outra possibilidade de flexo.

20- Cada um de ns seis compraremos um livro.

Com a palavra cada, o verbo dever ficar no singular. Lembre-se: a palavra cada individualiza o ncleo. O certo seria dizer Cada um de ns seis comprar.... Frase errada.

21- V.Ex. ireis viajar amanh?

Com pronome de tratamento, o verbo fica na 3 pessoa do singular. O certo seria dizer V. Ex. ir viajar amanh? Frase errada.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

22- Mais de um abacate apodreceram, menos de duas peras foi comida.

O ncleo do 1 sujeito abacate e do 2, peras. Por isso, certo seria dizer

Mais de um abacate apodreceu..., menos de duas peras foram comidas. Frase errada.

23 - Fui um dos que no disse nada na reunio.

Disse concordando com um; disseram concordando com dos. Por isso, tanto faz dizer fui um dos que disse, como fui um dos que disseram. Frase certa e com outra possibilidade de flexo.

24- Perto de trs crianas se perderam na praia.

O ncleo do sujeito crianas. Por isso, o verbo est no plural. Frase certa.

24 - Bastar trs pessoas para erguer esse peso.

Organize a frase: trs pessoas bastaro. Frase errada.

26 - Passar logo meu interesse e minha esperana.

Sujeito composto posposto. Tanto faz: o verbo ficou no singular concordando com o ncleo mais prximo, mas tambm poderia ter ido ao plural, concordando com todos os ncleos. Frase certa e com outra possibilidade de concordncia (passaro).

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

27- Abraaram-se o rapaz e a garota.

Com o pronome se recproco, o verbo dever ficar apenas no plural. Frase certa.

28- Lus e Manuel vadiaram o ano todo; um e outro rapaz, mesmo assim, passou.

Um e outro: verbo no singular ou no plural. Frase certa e com outra possibilidade de concordncia (passaram).

29- Nem um nem outro caador conhecem esta regio.

Embora no seja comum, essa construo no est errada. O mais correto, entretanto, seria dizer Nem um nem outro caador conhece.... Frase certa e com outra possibilidade de flexo.

30- Um dia, uma hora, um minuto, bastam para acontecer uma tragdia.

Sujeito composto de ncleos em gradao: singular (mais adequada) ou plural. Frase certa e com outra possibilidade de flexo (basta).

31- Comer e dormir em seguida engorda.

Ncleos do sujeito composto com verbos no infinitivo: o verbo fica no singular. Frase certa.

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

32- O comer bem e o dormir bastante engordam.

Agora, os verbos esto antecedidos de artigo. O verbo deve ficar no plural. Frase certa.

33- Cu, mar, terra, rios, sol, planetas, animais, tudo se constitui dos mesmos elementos.

O pronome tudo resume as informaes anteriores. O verbo deve concordar com o pronome, ficando no singular. Frase certa.

34- O prncipe com a princesa estiveram na festa.

Tanto faz: plural ou singular. O plural enfatiza os dois ncleos; o singular enfatiza o primeiro. A frase est certa e teria outra possibilidade de

concordncia (esteve).

35- Filipe ou Virglio dirigir o automvel.

S um vai dirigir: ou com valor de excluso. O verbo dever ficar no singular. Frase certa.

36- A vida ou a morte eternas no existe.

Agora, ou com valor de adio. O que se quer dizer que a vida e a morte eternas no existem. Frase errada.

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Por fim, vamos s provas. FCC, Cespe/UnB e Cesgranrio so algumas das bancas que mais trabalham questes de Concordncia Verbal em suas provas. Aproveite cada alternativa das questes, procurando explicar a regra de concordncia utilizada na frase. Questes objetivas:

(TRE/AP-FCC) As normas de concordncia verbal esto inteiramente respeitadas na frase: (A) Sempre houve quem esbanjassem os recursos naturais. (B)Se no houverem trabalho nem produo, no haver atividade econmica. (C)Alimentava-se muitas iluses quanto ao custo e disponibilidade da gua. (D) Nenhuma sada a curto prazo se avistam em nossos horizontes. (E) Podero vir a faltar outros recursos naturais, se no os pouparmos. Comentrios: A letra A traz o pronome quem como sujeito do verbo esbanjar, portanto verbo no singular (...quem esbanjasse...). Na B, o verbo haver impessoal (sentido de existir, no varia). Na letra C, o pronome apassivador (Alimentavam-se muitas iluses o mesmo que Muitas iluses eram alimentadas, verbo no plural. Na opo D, o ncleo do sujeito (sada) est no singular, verbo no singular. A letra E, est correta, pois o ncleo do sujeito est no plural (recursos). Vimos que, na locuo verbal, quem se flexiona o verbo auxiliar. Resposta: letra E

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

(Cesgranrio) Entre os que observavam os acontecimentos _____________ muitos gritos. De acordo com a norma culta da lngua, a forma verbal que deve ser usada para preencher a lacuna acima (A) aconteceu. (B) houve. (C) houveram. (D) ouviu-se. (E) percebeu-se.

Comentrios: Nesta questo, h trs opes que trazem verbos pessoais, que possuem sujeito (letras A, D e E). Como o sujeito muitos gritos, esses verbos viriam no plural (aconteceram, ouviram-se, perceberam-se). Nas letras B e C, o verbo haver impessoal, equivale a ocorrer, por isso no pode se flexionar.

Resposta: letra B.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Em qual das frases a seguir a concordncia verbal segue a norma culta? (A) Mais de um jornal comentaram o lanamento do novo dicionrio. (B) Ontem foi lanado, com um grande evento, mais dois volumes da Enciclopdia. (C) Tanto o Aurlio quanto o Houaiss passam por atualizaes peridicas. (D) O Aurlio ou o Houaiss receberam o prmio de melhor dicionrio do ano. (E) Trinta por cento dos dicionrios apresenta algum verbete falso. Comentrios: Na opo A, o sujeito Mais de um jornal, cujo ncleo jornal, verbo no singular. (Mais de um jornal comentou...). Na letra B, a ordem direta da frase seria Mais de dois volumes da Enciclopdia foram lanados ontem, verbo no plural, pois o sujeito composto (Aurlio/Houaiss) com verbo posposto, plural. Correta a frase. A letra C traz dois ncleos ligados por ou com valor de excluso (s um receber o prmio). Verbo no singular. Na opo E, tanto a porcentagem (Trinta por cento) quanto o substantivo que se segue (dicionrios) levam o verbo ao plural apresentam.

Resposta: letra C.

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

(FCC)Na passagem "A maioria dos profissionais j viveu uma sensao de impasse na carreira.", a concordncia verbal est de acordo com a norma culta. Assinale a opo cuja concordncia verbal est, segundo essa mesma norma, correta. (A) Sempre houveram impasses na sua vida profissional. (B) A reparao dos erros cometidos so possveis. (C) Investiga-se, nesse momento, as falhas ocorridas. (D) Faz alguns meses que iniciamos o trabalho. (E) Soou oito horas no relgio da sala.

Comentrios: Nessa questo, vale a pena explicar a frase retirada do texto A maioria dos profissionais j viveu.... Na teoria, vimos que os chamados coletivos partitivos (A maioria de, grande parte de...) e as porcentagens (Um por cento de, Trinta por cento de...) seguem o mesmo padro: o verbo pode concordar com o ncleo (maioria, parte; Um, Trinta) ou com o termo que se segue. Portanto, nessa frase, alm de viveu concordando com o ncleo maioria poderia vir viveram concordando com profissionais. As letras A e D trazem verbos impessoais (haver = existir; fazer = tempo passado), no podendo, por isso, se flexionarem. Portanto, a letra A est errada e a D correta. Na letra B, o ncleo do sujeito reparao, singular (A reparao... possvel). Na C, as falhas so investigadas (Investigam-se as falhas). Na letra E, o sujeito o nmero de horas (Oito horas soaram no relgio). Resposta: letra D.
www.pontodosconcursos.com.br 41

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Indique a nica frase em que o verbo est flexionado corretamente. (A) (B) (C) 95% das televises est diariamente em uso no pas Para o consumo industrial, 17. 578 watts no representa nada. Considera-se que at mesmo 1% de economia de gua bom para a

Terra. (D) A imprensa noticia que menos de 10% dos cidados se preocupa com

o meio ambiente. (E)Milhares de rvores da Floresta Amaznica abatida mensalmente.

Comentrios: As letras A, C e D mostram o caso das porcentagens, em que o verbo ou concorda com elas ou com o termo seguinte. As letras A e D s podem vir com verbo no plural, j que tanto as porcentagens quanto os substantivos que se seguem esto no plural (95% das televises esto...) e (10% dos cidados se preocupam). Na letra C, tanto a porcentagem quanto o substantivo esto no singular, verbo no singular (1% da economia de gua bom...). Correta a frase. Nas letras B e E, os verbos teriam de aparecer no plural (representam/so abatidos ou so abatidas, j que as duas leituras podem ser feitas: milhares de rvores so abatidos ou milhares de rvores so abatidas.

Resposta: letra C.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Por hoje, s. Na prxima aula, vamos estudar Regncia, sistematizando os verbos que so mais pedidos nas provas de concursos pblicos. Sempre com a teoria seguida de muitas frases que iro fixar os conceitos. Aps essa fase da preparao, basta voc treinar muitas questes de concursos para cada assunto visto. Mas, com uma boa base, tudo ser mais simples. At l!

www.pontodosconcursos.com.br

43

Вам также может понравиться

  • Gestao de Pessoas - Aula 03
    Gestao de Pessoas - Aula 03
    Документ14 страниц
    Gestao de Pessoas - Aula 03
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 02
    Aula 02
    Документ62 страницы
    Aula 02
    marcello
    Оценок пока нет
  • Gestao de Pessoas - Aula 02
    Gestao de Pessoas - Aula 02
    Документ60 страниц
    Gestao de Pessoas - Aula 02
    xica
    Оценок пока нет
  • AdmPublica - 01 - Vinicius Ribeiro
    AdmPublica - 01 - Vinicius Ribeiro
    Документ67 страниц
    AdmPublica - 01 - Vinicius Ribeiro
    xica
    Оценок пока нет
  • Gestão de Pessoas para Concurso do Ministério da Integração
    Gestão de Pessoas para Concurso do Ministério da Integração
    Документ68 страниц
    Gestão de Pessoas para Concurso do Ministério da Integração
    xica
    100% (1)
  • Grafico 2015
    Grafico 2015
    Документ5 страниц
    Grafico 2015
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 04
    Aula 04
    Документ81 страница
    Aula 04
    xica
    Оценок пока нет
  • PDF 001
    PDF 001
    Документ9 страниц
    PDF 001
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 01
    Aula 01
    Документ76 страниц
    Aula 01
    xica
    Оценок пока нет
  • Gestao de Pessoas - Aula 01
    Gestao de Pessoas - Aula 01
    Документ133 страницы
    Gestao de Pessoas - Aula 01
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 02
    Aula 02
    Документ102 страницы
    Aula 02
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 03
    Aula 03
    Документ109 страниц
    Aula 03
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula - 01 PDF
    Aula - 01 PDF
    Документ45 страниц
    Aula - 01 PDF
    Araujolegal Nascimento
    Оценок пока нет
  • Aula 08
    Aula 08
    Документ69 страниц
    Aula 08
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 07
    Aula 07
    Документ43 страницы
    Aula 07
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 09
    Aula 09
    Документ64 страницы
    Aula 09
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 06
    Aula 06
    Документ117 страниц
    Aula 06
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 05
    Aula 05
    Документ81 страница
    Aula 05
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 09
    Aula 09
    Документ70 страниц
    Aula 09
    xica
    100% (1)
  • Aula 07
    Aula 07
    Документ95 страниц
    Aula 07
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 11
    Aula 11
    Документ31 страница
    Aula 11
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 07
    Aula 07
    Документ81 страница
    Aula 07
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 05
    Aula 05
    Документ127 страниц
    Aula 05
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 08
    Aula 08
    Документ47 страниц
    Aula 08
    Walisson Soares
    100% (1)
  • Aula 04
    Aula 04
    Документ112 страниц
    Aula 04
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 10
    Aula 10
    Документ80 страниц
    Aula 10
    Matheus Ribeiro
    Оценок пока нет
  • Aula 03
    Aula 03
    Документ145 страниц
    Aula 03
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 03
    Aula 03
    Документ105 страниц
    Aula 03
    xica
    Оценок пока нет
  • Aula 02
    Aula 02
    Документ70 страниц
    Aula 02
    xica
    Оценок пока нет