Вы находитесь на странице: 1из 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

ATENC AO: Op c oes corretas marcadas em negrito. OBS: As quest oes e respostas n ao obedecem nenhuma ordem particular.

TEXTO I
A falta de educa c ao de pedestres e motoristas, respons aveis por comportamentos arriscados no tr ansito, contribui, e muito, n ao s o para gerar conitos, como para radicaliz a-los, onde eles s ao inevit aveis. N ao h a condi c oes, por exemplo, de um ve culo entrar ou atravessar uma via transversal de tr afego intenso, sem sinaliza c ao, a n ao ser parando o ve culo por um instante em cima da faixa de pedestres. Dependendo do necess volume e intensidade do tr afego na via preferencial, o tempo de parada pode ser longo. E ario que o pedestre entenda isso e contorne o ve culo por tr as, at e que se coloque a faixa de pedestres um pouco mais afastada do cruzamento. E n ao provoque o motorista com palavr oes ou socos e tapas na lataria do carro. Todavia, nas convers oes, onde n ao existe sinal para pedestre, e necess ario que o motorista entenda que deve dar a prefer encia de passagem ao pedestre, como determina o c odigo de tr ansito, pois em locais de grande movimento, caso os motoristas insistam em inibir o pedestre, este n ao consegue atravessar a via. Sobre TEXTO I, responda ` a(s) quest ao( oes) 1, 2 e 3 a seguir.

Quest ao
No per odo seguinte, selecionado do texto E. J. Daros, A falta de educa c ao de pedestres e motoristas, respons aveis por comportamentos arriscados no tr ansito, contribui, e muito, n ao s o para gerar conitos, como para radicaliz a-los, o pronome obl quo a presente substitui o termo Op c ao 1) comportamentos. Op c ao 2) motoristas. Op c ao 3) respons aveis. Op c ao 4) conitos. Op c ao 5) pedestres.

Quest ao
No texto, depreende-se o predom nio da fun c ao lingu stica

ANULADA
Quest ao
No trecho Todavia, nas convers oes, onde n ao existe sinal para pedestre, e necess ario que o motorista entenda que deve dar a prefer encia de passagem ao pedestre, como determina o c odigo de tr ansito, o sentido da frase se altera se substituirmos o primeiro termo deste enunciado por Op c ao 1) ademais. Op c ao 2) entretanto. Op c ao 3) contudo. Op c ao 4) no entanto. Op c ao 5) por em. Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

FUNCEFET

P agina 1 de 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
O c odigo determina que os org aos respons aveis pelo tr ansito respondam objetivamente por danos causados obriga aos cidad aos em virtude de a c ao, omiss ao ou erro do direito do tr ansito seguro . E c ao moral de todos n os, na condi c ao de motoristas e pedestres, apontarmos deci encias e irregularidades existentes em nossas vias p ublicas que possam colocar em risco o tr ansito seguro. S ao nossas vidas e sa ude que est ao em jogo. Ao fazer isso devemos receber uma resposta conforme determina o C odigo de Tr ansito Brasileiro: Art. 72. Todo cidad ao ou entidade civil tem direito de solicitar, por escrito, aos org aos ou entidades do Sistema Nacional de Tr ansito, sinaliza c ao, scaliza c ao e implanta c ao de equipamentos de seguran ca, bem como sugerir altera c oes em normas, legisla c ao e outros assuntos pertinentes a esse C odigo. As Aspas ocorrentes no fragmento acima s ao empregadas para: Op c ao 1) acentuar o valor signicativo de algumas express oes Op c ao 2) destacar express oes n ao costumeiras na linguagem de quem as escreve. Op c ao 3) sinalizar mudan ca de interlocutor ou de foco no tema tratado Op c ao 4) emprestar ironia ao que se vai declarar. Op c ao 5) distinguir uma cita c ao do resto do contexto em que ela se insere.

Quest ao
Infelizmente, s ao poucos os cidad aos e cidad as que utilizam esse meio direto de reivindicar e participar de forma a elevar os padr oes de seguran ca e conforto de nosso tr ansito. J a no Artigo 1o . do novo c odigo ca caracterizada a responsabilidade objetiva das autoridades p ublicas que constituem o Sistema Nacional bom lembrar que, na deni de Tr ansito pela seguran ca dos que transitam em nossas vias p ublicas. E c ao de via, ca claramente estabelecido que nela tamb em se incluem as cal cadas: O emprego das duas v rgulas bom lembrar que, na deni ocorrentes no per odo E c ao de via, ca claramente estabelecido que nela tamb em se incluem as cal cadas justica-se porque Op c ao 1) separam elementos de id entica fun c ao sint atica. Op c ao 2) real cam elementos de valor meramente explicativo. Op c ao 3) indicam supress ao de termos oracionais integrantes. Op c ao 4) separam elementos enumerativos citados em regulamentos. Op c ao 5) isolam adjunto adverbial empregado fora da ordem frasal can onica.

Quest ao
No seguinte per odo retirado do excerto selecionado do texto Motoristas e Pedestres - em busca de uma um privil conviv encia pac ca, E egio dado somente aos indiv duos capazes f sica e psicologicamente, encontra(m)-se Op c ao 1) um verbo abundante. Op c ao 2) dois substantivos abstratos. Op c ao 3) dois adv erbios de modo. Op c ao 4) um adv erbio de modo. Op c ao 5) dois artigos denidos.

FUNCEFET

P agina 2 de 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
Educa c ao no tr ansito tem duas vertentes: primeira, conhecimento te orico de regras e treinamento pr atico nas ruas; segunda, cria c ao de valores que envolvem amor ` a vida e ao pr oximo. A primeira pode ser ministrada em escolas e em cursos especiais; a segunda, vem de dentro do indiv duo e resulta de sua vida familiar. Tamb em pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulga c ao de normas, regulamentos e treinamento nas ruas. Nem sempre e bem sucedida. Resultado: pedestres e motoristas emocionalmente despreparados para uma conviv encia social harmoniosa, o pedestre, colocando sua pr opria vida em risco e o motorista, transformando-se em s erio perigo para a sociedade. Testes psicol ogicos devem ser-lhe aplicados e negada a licen ca de dirigir a todo cidad ao que n ao revelar condi c oes para faz e-lo um privil com tranquilidade e seguran ca. Anal, dirigir n ao e um direito natural. E egio dado somente aos indiv duos capazes f sica e psicologicamente. Leia o fragmento seguinte retirado do texto acima: Tamb em pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulga c ao de normas, regulamentos e treinamento nas ruas. Identique o grau em que se encontra nele empregado o adjetivo complexo. Op c ao 1) comparativo de superioridade. Op c ao 2) comparativo de igualdade. Op c ao 3) superlativo absoluto anal tico. Op c ao 4) superlativo relativo de superioridade. Op c ao 5) superlativo absoluto sint etico.

TEXTO II
O ponto de encontro entre motoristas e pedestres e quando estes cruzam a via. Os conitos da decorrentes podem envolver multa, suspens ao da licen ca de dirigir, ferimentos e mortes, cassa c ao da licen ca e pris ao do motorista. Existe uma teoria, j a comprovada na pr atica, que diz que, nos pontos onde s ao muito frequentes os conitos entre pedestres e motoristas, acabar a acontecendo um atropelamento. Nem sempre pedestres e motoristas s ao respons aveis por esses conitos. A sinaliza c ao inadequada, assim como irregularidades na via e deci encias no ve culo, pode contribuir decisivamente para que surjam conitos e aconte cam atropelamentos. Sobre TEXTO II, responda ` a(s) quest ao( oes) 8 e 9 a seguir.

Quest ao
Marque a alternativa que vai ao encontro do que se arma no texto acima. Op c ao 1) nem sempre pedestres e motoristas s ao os u nicos respons aveis pelos conitos no tr ansito. Op c ao 2) os atropelamentos s o acontecem nos cruzamentos movimentados. Op c ao 3) os conitos entre motoristas e pedestres s ao plenamente resolvidos com multa e cassa c ao da licen ca do motorista. Op c ao 4) os conitos no tr ansito invariavelmente acabam em atropelamentos. Op c ao 5) sinaliza c ao adequada pode contribuir para que os atropelamentos n ao sejam fatais.

FUNCEFET

P agina 3 de 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
Identique a alternativa em que o termo nela destacado tem a mesma classica c ao morfol ogica de entre empregado no segmento O ponto de encontro entre motoristas e pedestres..(I.1) Op c ao 1) ...motoristas respons aveis por esses conitos. Op c ao 2) ...nos pontos onde s ao muito frequentes os conitos. Op c ao 3) surjam conitos e aconte cam atropelamentos. Op c ao 4) Nem sempre pedestres e motoristas s ao respons aveis. Op c ao 5) ...onde s ao muito frequentes os conitos.

TEXTO III
` vezes o fazem porque a faixa est N ao s ao poucos os pedestres que atravessam fora da faixa. As a muito longe. Ora, o novo c odigo determina que a travessia seja feita pela faixa se esta estiver a uma dist ancia de at e 50 metros. Em muitos locais a dist ancia entre faixas e bem superior a 100 metros. Se o pedestre atravessar a via no meio, ele estar a a mais de 50 metros das faixas e n ao estar a infringindo o c odigo. Muitos motoristas n ao sabem disso; tampouco os pedestres. Mesmo que estivesse errado, o pedestre n ao deveria ser atropelado. E uma puni c ao que vai feri-lo seguramente, mas tamb em pode torn a-lo aleijado, ou at e mesmo mat a-lo. Pedestres e motoristas desconhecem as leis da f sica e as consequ encias da velocidade de impacto sobre o atropelado. Sobre TEXTO III, responda ` a(s) quest ao( oes) 10 a seguir.

Quest ao
No texto est a dito que acidentes de tr ansito s ao causados principalmente porque Op c ao 1) muitos pedestres parecem ignorar a import ancia de atravessar nas faixas de seguran ca. Op c ao 2) o pedestre infringe o c odigo de tr ansito ao atravessar a via no meio. Op c ao 3) os pedestres costumam usar as faixas que estejam a mais de 100 metros do local da travessia. Op c ao 4) muitos motoristas evitam as faixas de seguran ca por pressa ou comodismo. Op c ao 5) pedestres e motoristas desconhecem as leis da f sica e as consequ encias da velocidade de impacto sobre o atropelado.

Quest ao
Sabendo-se que a raz ao dos angulos de um tri angulo e 1:2:3, o menor angulo desse tri angulo, medido em graus, e: Op c ao 1) 38 Op c ao 2) 30 Op c ao 3) 33 Op c ao 4) 35 Op c ao 5) 40

FUNCEFET

P agina 4 de 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
Uma empresa possui 4 m aquinas iguais, cada uma delas produz 500 pacotes de biscoitos por dia. Em raz ao do aumento de demanda, a empresa ir a comprar duas m aquinas. A capacidade de produ c ao di aria da m aquina nova e 20% maior do que a da m aquina velha. Ap os as m aquinas novas entrarem em funcionamento, a capacidade de produ c ao di aria de biscoito da empresa ser a de: Op c ao 1) 3200 Op c ao 2) 2500 Op c ao 3) 2000 Op c ao 4) 3100 Op c ao 5) 3000

Quest ao
A tabela apresenta os minuendos (primeira linha) e subtraendos (segunda linha) de quatro opera c oes de subtra c ao. O valor de 2X Y Z + W e: W 4 XW 5 YY Z 1 2 7 1 Op c ao 1) 19 Op c ao 2) 15 Op c ao 3) 17 Op c ao 4) 25 Op c ao 5) 20

Quest ao
Jo ao bebia, em m edia, meio litro de agua por dia, mas, por recomenda c ao m edica, ele passou a beber 2 litros de agua por dia. O aumento de agua consumida diariamente por Jo ao em porcentagem foi de: Op c ao 1) 400% Op c ao 2) 100% Op c ao 3) 500% Op c ao 4) 300% Op c ao 5) 200%

Quest ao
A sequ encia 220, 218, 216, 212, 208, 202, 196, 188, ...., obedece a uma regra l ogica. O pr oximo termo dessa sequ encia e: Op c ao 1) 182 Op c ao 2) 178 Op c ao 3) 180 Op c ao 4) 184 Op c ao 5) 186

FUNCEFET

P agina 5 de 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
Ant onio, Jo ao e Marcos colecionam miniaturas de ve culos que foram utilizados na II Guerra Mundial. Ant onio tem duas miniaturas menos do que Jo ao. Este, por sua vez, tem metade da quantidade de miniaturas de Marcos. Se triplicasse a sua cole c ao, Ant onio passaria a ter mais miniaturas do que Marcos. Qual a menor quantidade de miniaturas que Marcos pode possuir? Op c ao 1) 14 Op c ao 2) 18 Op c ao 3) 10 Op c ao 4) 16 Op c ao 5) 12

Quest ao
Um carro funciona com gasolina, alcool, ou com qualquer mistura desses dois combust veis (carro ex). Ele percorre 14 km com um litro de gasolina e 10 km com um litro de alcool. O tanque de combust vel desse carro tem a capacidade de 50 litros. Sabendo-se que o tanque do carro est a cheio com uma mistura de combust veis, sendo que 20% dessa mistura e composta de alcool, pode-se percorrer at e:

Op c ao 1) 700 km Op c ao 2) 660 km Op c ao 3) 500 km Op c ao 4) 640 km Op c ao 5) 600 km

Quest ao
Seja f (x) uma fun c ao tal que f (1) = 4 e f (2) = 1. Sabendo-se que f (x) + (P 1)f (2x) = 3, ent ao f (4) e igual a:

6 7 2 Op c ao 2) 7 5 Op c ao 3) 7 4 Op c ao 4) 7 3 Op c ao 5) 7
Op c ao 1)

FUNCEFET

P agina 6 de 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
Sejam X, Y e Z conjuntos assim denidos: X = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, Y = {1, 2} e Z = {4, 6, 8}. Com rela c ao a esses conjuntos, conclui-se que: Op c ao 1) Y X Op c ao 2) 2 X Op c ao 3) X Y = Y Op c ao 4) Z X Op c ao 5) (X Y ) Z =

Quest ao
Observe a gura abaixo:

A gura apresenta duas circunfer encias conc entricas, o raio de uma delas e 3/4 do raio da outra. Sabendo-se que a area do circulo maior e igual a 160 cm2, a area em destaque na gura (pintada de preto), em cm2, e: Op c ao 1) 32 Op c ao 2) 20 Op c ao 3) 24 Op c ao 4) 18 Op c ao 5) 26 Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

Quest ao
O cidad ao desejoso de habilitar-se para a condu c ao de ve culos automotores dever a preencher, obrigatoriamente, todos os requisitos abaixo, EXCETO: Op c ao 1) Saber ler. Op c ao 2) Ser imput avel penalmente. Op c ao 3) Saber escrever. Op c ao 4) Possuir carteira de identidade. Op c ao 5) Ser maior de 21 anos.

FUNCEFET

P agina 7 de 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
Para evitar o desgaste f sico relacionado ` a maneira de dirigir, a posi c ao mais adequada de segurar o volante com as duas m aos deve assemelhar-se ` a dos ponteiros do rel ogio na posi c ao de: Op c ao 1) 11 horas e 20 minutos. Op c ao 2) 12 horas e 30 minutos. Op c ao 3) 6 horas e 30 minutos. Op c ao 4) 9 horas e 15 minutos. Op c ao 5) 7 horas e 10 minutos.

Quest ao
Em uma via de tr ansito r apido, inexistindo sinaliza c ao reguladora, a velocidade m axima permitida para autom oveis ser a de Op c ao 1) 80 km/h. Op c ao 2) 120 km/h. Op c ao 3) 60 km/h. Op c ao 4) 90 km/h. Op c ao 5) 110 km/h.

Quest ao
Sempre respeitando as normas de circula c ao e conduta, assinale a alternativa que indica o ve culo com maior responsabilidade pela seguran ca dos demais. Op c ao 1) Camioneta. Op c ao 2) Onibus. Op c ao 3) Autom ovel. Op c ao 4) Motocicleta. Op c ao 5) Bicicleta. Gabarito Mestre - Cargo de Motorista P agina 8 de 11

Quest ao
caracteriza um tipo de sinal de tr Identique a op c ao que NAO ansito. Op c ao 1) Sinais luminosos. Op c ao 2) Gestos de agente de tr ansito. Op c ao 3) Gestos do condutor. Op c ao 4) Ondula c oes transversais. Op c ao 5) Sinais sonoros.

FUNCEFET

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
Na lavratura do auto de infra c ao de tr ansito dever ao constar, obrigatoriamente e em quaisquer circunst ancias, os elementos abaixo relacionados, EXCETO: Op c ao 1) Local onde foi cometida a infra c ao. Op c ao 2) Marca e esp ecie do ve culo. Op c ao 3) Caracteres da placa do ve culo. Op c ao 4) Prontu ario do condutor. Op c ao 5) Data e hora da infra c ao.

Quest ao
Condutas para os primeiros socorros em casos de acidente de tr ansito integram a educa c ao para o tr ansito, uma prioridade para o Sistema Nacional de Tr ansito. O tema primeiros socorros, mediante proposta do CONTRAN, dever a ser abordado em campanhas nacionais promovidas pelo

ANULADA
Quest ao
Em vias onde a velocidade m axima e indicada por meio de sinaliza c ao, respeitadas as condi c oes operacionais de tr ansito, a velocidade m nima n ao poder a ser inferior a: Op c ao 1) 1/2 da velocidade m axima permitida. Op c ao 2) 3/4 da velocidade m axima permitida. Op c ao 3) 5/6.da velocidade m axima permitida. Op c ao 4) 4/5.da velocidade m axima permitida Op c ao 5) 2/3 da velocidade m axima permitida.

Quest ao
Marque a alternativa que representa um exemplo de via rural. Op c ao 1) Rodovia. Op c ao 2) Via coletora. Op c ao 3) Via de tr ansito r apido. Op c ao 4) Via local. Op c ao 5) Via arterial.

Quest ao
O pneu tem fun c oes importantes e seu desgaste diculta o escoamento da agua em caso de pisos molhados. Seus sulcos devem ter, no m nimo, uma profundidade de: Op c ao 1) 1,0 mm. Op c ao 2) 0,8 mm. Op c ao 3) 1,2 mm. Op c ao 4) 1,4 mm. Op c ao 5) 1,6 mm.

FUNCEFET

P agina 9 de 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
Estacionar o ve culo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal e considerado infra c ao: Op c ao 1) M edia com pena de multa. Op c ao 2) Leve com pena de multa. Op c ao 3) Grav ssima com apreens ao do ve culo. Op c ao 4) Grave com apreens ao do ve culo. Op c ao 5) Grave com pena de multa.

Quest ao
As placas de identica c ao de ve culos na cor verde e amarelo poder ao ser usadas somente nos ve culos de representa c ao destinados aos cargos de:

ANULADA
Quest ao
O uso intermitente e r apido da luz alta e baixa dos far ois e admitido Op c ao 1) como aviso da presen ca de patrulha rodovi aria. Op c ao 2) nos t uneis sem ilumina c ao p ublica. Op c ao 3) na exist encia de risco para quem circula em sentido contr ario. Op c ao 4) sob chuva forte e neblina. Op c ao 5) em vias n ao iluminadas.

Quest ao
Ao Iniciar seu hor ario de trabalho como motorista, voc e percebe que sua Carteira Nacional de Habilita c ao est a vencida h a 15 dias. Nesta situa c ao a conduta mais adequada seria: Op c ao 1) Entregar a dire c ao a um colega condutor habilitado Op c ao 2) Entender como suspensa sua permiss ao para dirigir. Op c ao 3) N ao trabalhar, dirigindo-se, imediatamente, ao DETRAN. Op c ao 4) Cumprir, normalmente, sua jornada de trabalho. Op c ao 5) Avisar seu superior imediatamente.

Quest ao
Voc e segue para atender uma solicita c ao de socorro, devido a inc endio, com os dispositivos de alarme sonoro e de ilumina c ao intermitente acionados. Nesta situa c ao voc e espera que os demais condutores: Op c ao 1) Buzinem alertando o ve culo da frente. Op c ao 2) Sempre parem seus ve culos. Op c ao 3) Sigam para a faixa da direita Op c ao 4) Sigam para a faixa da esquerda.. Op c ao 5) Acionem o pisca alerta.

FUNCEFET

P agina 10 de 11

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

Gabarito Mestre - Cargo de Motorista

16 de setembro de 2012

Quest ao
Com o objetivo de facilitar a manuten c ao de uma dist ancia segura entre o seu ve culo e o que circula a sua frente, estabeleceu-se uma regra simples conhecida como: Op c ao 1) Da situa c ao de emerg encia. Op c ao 2) Do ponto xo. Op c ao 3) Dos dois segundos. Op c ao 4) Das palavras em sequ encia. Op c ao 5) Dos seis metros.

Quest ao
exemplo de penalidade prevista como pass E vel de aplica c ao pela autoridade de tr ansito. Op c ao 1) Recolhimento do documento de habilita c ao. Op c ao 2) Apreens ao de telefone celular. Op c ao 3) Reten c ao do ve culo. Op c ao 4) Advert encia por escrito. Op c ao 5) Recolhimento da placa do ve culo

Quest ao
Condutor de ve culo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lota c ao exceda a oito lugares, exclu do o do motorista, deve ser habilitado na categoria Op c ao 1) C Op c ao 2) A Op c ao 3) D Op c ao 4) B Op c ao 5) E

Quest ao
Na sinaliza c ao por sem aforo a luz amarela indica como conduta rotineira mais adequada que voc e: Gabarito Mestre - Cargo de Motorista P agina 11 de 11 Op c ao 1) Acelere e buzine. Op c ao 2) Atravesse com aten c ao. Op c ao 3) Reduza e pare. Op c ao 4) Reduza e buzine. Op c ao 5) Acelere e passe.

Quest ao
Exemplo de classica c ao dos ve culos relacionada ` a tra c ao est a representado na op c ao:

ANULADA
FUNCEFET

Вам также может понравиться