Вы находитесь на странице: 1из 16

Fundao de Ensino de Contagem Unidade - CENTEC

PGRSS
(PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESDUOS DE SERVIOS DE SADE)

Sumrio
1. 2. 3. Introduo................................................................................................ 3 Legislao ............................................................................................... 5 Desenvolvimento ..................................................................................... 7 Segregao ................................................................................................. 7 Acondicionamento ....................................................................................... 7 Identificao ................................................................................................ 7 Transporte interno ....................................................................................... 8 Armazenamento temporrio ou interno ....................................................... 8 Armazenamento externo ............................................................................. 8 Transporte externo ...................................................................................... 8 Tratamento .................................................................................................. 9 Destinao final em aterro .......................................................................... 9 Treinamento ................................................................................................ 9 4. Classificao dos RSS .......................................................................... 10 Grupo A ..................................................................................................... 10 Grupo A1 ................................................................................................... 10 Grupo A2 ................................................................................................... 10 Grupo A3 ................................................................................................... 11 Grupo A4 ................................................................................................... 11 Grupo A5 ................................................................................................... 12 Grupo B ..................................................................................................... 12 Grupo C..................................................................................................... 12 Grupo D..................................................................................................... 13 Grupo E ..................................................................................................... 13 5. Concluso.............................................................................................. 15 6. Bibliografia ............................................................................................. 16

1.

Introduo

Os resduos do servio de sade ocupam um lugar em destaque, pois merecem ateno especial nas suas fases de manejo, ou seja, a forma como ele armazenado, expostos, transportado etc. Os resultados do gerenciamento obtm-se o encaminhamento seguro dos resduos e sua eficcia visa proteo dos trabalhadores, preservao da sade pblica, dos recursos naturais e do meio ambiente. Os hospitais geram ainda menores quantidades de resduos qumicos, farmacuticos e radioativos que tambm requerem manejo especial. Alm disso, so geradas grandes quantidades de resduos comuns como embalagens, papel, sobras de alimentos, etc. Que chegam a cerca de 80% do total de resduos. Um hospital de grande porte pode produzir mais de uma tonelada de resduos por dia.

Em muitos hospitais de pases em desenvolvimento, todos os resduos so misturados e queimados em incineradores de baixa tecnologia e alto grau de poluio, ou mesmo, so queimados a cu aberto, sem nenhum tipo de controle. Atualmente j est bem estabelecido que a incinerao de RSS gera grandes quantidades de dioxinas, mercrio e outras substncias poluentes.

O Plano de Gerenciamento dos Resduos de Servios de Sade tem como seu objetivo principal contribuir para a melhor segregao dos resduos promovendo a reduo do seu volume e diminuir a incidncia de acidentes ocupacionais. Objetiva tambm aumentar a vida til dos aterros sanitrios contribuindo para a proteo da sade e do meio ambiente. Deve apontar e descrever as aes relativas ao manejo de resduos slidos, implementado a partir de bases cientficas e tcnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produo de resduos e proporcionar, aos resduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, gerando proteo aos

trabalhadores, preservao sade, dos recursos naturais e do meio ambiente. Abrange todas as etapas de planejamento dos recursos fsicos, dos recursos materiais e da capacitao dos recursos humanos envolvidos no manejo de Resduos de Servio de Sade (RSS).

Cada estabelecimento possui o PGRSS, o que diferencia estar de acordo com o diagnostico especifico, os estabelecimentos de servios de sade so responsvel pelo correto gerenciamento de todos os RSS que so gerados, cabendo aos rgos pblicos realizar a regulamentao e fiscalizao.

2.

Legislao

O PGRSS se baseia na resoluo da ANVISA RDC 306 e do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA 358.

RDC 306 a Resoluo da ANVISA de 07 de dezembro de 2004. um Regulamento Tcnico para o Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade -Diretrizes Gerais, baseada nos princpios da vigilncia Sanitria. Ela se consiste em detectar riscos e tomar medidas que eliminem, previnam ou minimizem esses riscos. O documento foi elaborado a partir de trabalho conjunto de tcnicos da ANVISA e profissionais dos setores envolvidos como: Meio Ambiente Limpeza Urbana, Indstria Farmacutica, Associaes e Sociedades de Especialidades Mdicas e expressa o conhecimento cientfico atual relativo aos riscos dos resduos em relao sade individual e ao meio ambiente. A Resoluo trata das etapas de manejo interno para o gerenciamento dos resduos de servios de sade/RSS.

As etapas de manejo externo devem estar de acordo com as orientaes dos rgos de limpeza urbana e, especificamente, para a etapa de destinao final, que depender sempre do licenciamento ambiental da instalao de destino. Os procedimentos definidos concentram seu foco no risco do resduo propriamente dito, na sua capacidade de transmitir infeco ou de contaminar, decorrente de acidentes ocupacionais ou de seu manejo indevido.

As decises esto baseadas na premissa da existncia de destinos ambientalmente seguros, cuja responsabilidade pela garantia de operaes em condies de segurana ocupacional e ambiental foge competncia da ANVISA. ( do CONAMA) O objetivo maior da Resoluo prevenir riscos sade e ao meio ambiente, por meio do correto gerenciamento dos resduos gerados pelos servios de sade, assim como reduzir o volume de resduos perigosos e a incidncia de acidentes ocupacionais, alm de gerar subsdios para uma poltica nacional de resduos slidos de sade, consoante com as tendncias internacionais e o atual estgio de conhecimento tcnico-cientfico

estabelecido. Sua abrangncia nacional e aplicvel para as empresas de produo e/ou comercializao de produtos e servios submetidos ao controle e fiscalizao pelo Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria/SNVS, conforme definido na Lei n 9782/99 de criao da ANVISA e do SNVS, sendo que os estados e municpios podem estabelecer normas de carter supletivo ou complementar, a fim de adequ-la s especificidades locais.

CONAMA 358 Dispe o art. 3, cabe aos geradores de resduos de servio de sade e ao responsvel legal, referidos no art. 1 desta Resoluo, o gerenciamento dos resduos desde a gerao at a disposio final, de forma a atender aos requisitos ambientais e de sade pblica e sade ocupacional, sem prejuzo de responsabilizao solidria de todos aqueles, pessoas fsicas e jurdicas que, direta ou indiretamente, causem ou possam causar degradao ambiental, em especial os transportadores e operadores das instalaes de tratamento e disposio final, nos termos da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981.

O PGRSS no apenas um documento um plano participativo e integrado de aes. Precisa ser elaborado com conscincia e conhecimento. O PGRSS s pode ser elaborado mediante anlise residual local. feito um mapa de risco com vistas aos resduos, conhecendo os tipos de resduos gerados, ento, elaborado o plano.

3.

Desenvolvimento

Como j vimos o PGRSS um conjunto de procedimentos de gesto que visam o correto gerenciamento dos resduos produzidos no

estabelecimento. Esse programa de gerenciamento abrange vrias etapas nas quais so: Segregao; Acondicionamento; Identificao; Armazenamento interno e externo; Transporte interno e/ou externo; Destinao ou Tratamento final.

Segregao
A segregao consiste em separar e colocar o resduo no local designado cercando-se de cuidados especiais para evitar o manuseio indevido ou seu desprendimento. A exceo dos perfuros-cortantes, todos resduos slidos devem ser segregados por meio de sacos plsticos, tendo a cor, o smbolo, a descrio e a espessura condizente com tal resduo. As lixeiras existentes nos setores devem conter sacos plsticos de acordo com as classes dos resduos que elas recebero. Independente de qual seja o material, ele dever ser descartado imediatamente no ato de sua gerao, respeitando sempre a sua caracterstica.

Acondicionamento
Acondicionamento o ato de isolar o resduo por ensacar ou engarraflo. Os resduos devem ser acondicionados conforme a sua caracterstica: sacos plsticos para resduos slidos, vasilhames plsticos com tampa rosqueada e vedante para resduos lquidos, etc. O acondicionamento deve obedecer tambm aos critrios de cor e simbologia, alem dos requisitos de segurana.

Identificao
um conjunto de medidas que permite o reconhecimento dos resduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informaes ao correto manejo. A identificao pode ser feita por meio de uma etiqueta fixada ou simplesmente presa no prprio saco ou vasilhame contendo as seguintes

informaes: Dados do estabelecimento, tipo de resduo e data da gerao. A identificao deve estar tambm nos carrinhos de transporte e nos locais de armazenamento, colocada em local de fcil visualizao, utilizando smbolos, cores e frases, atendendo aos parmetros referenciados na norma NBR 7.500 da ABNT, alem de outras exigncias relacionadas identificao de contedo.

Transporte interno
Consiste na movimentao do resduo intra-estabelecimento, ou no transporte de resduos de ponto de gerao at o local destinado ao armazenamento temporrio ou externo. O transporte deve ser feito de acordo com os critrios de segurana estabelecidos pela resoluo e pelas normas de segurana.

Armazenamento temporrio ou interno


Depois de ensacados, os resduos devero ser transportados para um local designado, este local deve ser construdo em rea de fcil acesso para o sistema de coleta, com iluminao adequada e com anteparo que impea acessos de pessoas no autorizadas alem de possuir pisos e paredes lisas, resistentes e lavveis, com cantos e bordas arredondadas, ralo sinfonado e lavatrio para as mos. Os sacos dever ser dispostos ordenadamente e nunca diretamente no cho.

Armazenamento externo
Local de guarda dos recipientes com resduos at a realizao da etapa de coleta externa, que deve ser em ambiente exclusivo com acesso facilitado para os veculos coletores. O abrigo externo deve conter os parmetros da estrutura j citada no item anterior.

Transporte externo
Consiste na remoo dos resduos que esto no abrigo da unidade de sade at o local de tratamento ou disposio final, utilizando tcnicas que garantem a preservao das condies do acondicionamento e tambm da integridade dos trabalhadores da populao e do meio ambiente, quando no trafego.

Tratamento
a aplicao de mtodos, tcnicas ou processos que reduzam ou eliminem as formar de riscos de contaminao dos resduos de sade, evitando danos ocupacionais ou ao meio ambiente, etc. o tratamento pode ser aplicado no prprio estabelecimento.

Destinao final em aterro


Consiste na disposio de resduos no solo, que previamente preparado para receb-los, obedecendo a critrios tcnicos de construo e operao, e com licenciamento ambiental. O aterro deve ser devidamente licenciado pelos rgos ambientais competentes.

Treinamento
O treinamento est dentro do processo, todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente so incondicionalmente integrantes do processo. Cada um deles deve receber treinamento especfico de acordo com a sua parte do processo ou tarefa.

4.

Classificao dos RSS

Grupo A
So resduos que podem apresentar possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas de maior virulncia ou concentrao, podem apresentar risco de infeco ou contaminao, dentro eles podem ser encontrados os seguintes grupos:

Grupo A1
Resduos que necessitam de tratamento especfico. Culturas de estoques de microorganismos; descarte de vacinas de microorganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferncia, inoculao ou misturas de culturas. Bolsas transfusionais contendo sangues ou hemocomponentes rejeitadas por contaminao ou por m conservao, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta. Sobras de amostras de laboratrio contendo sangue ou lquidos corpreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistncia sade, contendo sangue ou lquidos corpreos na forma livre. Conduta: - Acondicionar para tratamento em sacos brancos leitosos revestidos por sacos vermelhos. - Tratamento processo no qual garanta Nvel III de Inativao Microbiana e desestruturao das caractersticas fsicas. - Acondicionamento para descarte: sacos brancos leitosos.

Grupo A2
Devem ser submetidos a tratamento em equipamentos que reduzam ou eliminem a carga microbiana compatvel com o nvel III de inativao microbiana. Carcaas, peas anatmicas, vsceras e outros resduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentao com inoculao de microorganismos, bem como suas forraes, e os cadveres de animais suspeitos de serem portadores de microorganismos de relevncia

epidemiolgica e com risco de disseminao, que foram submetidos ou no a estudo anatomopatolgico ou confirmao diagnstica.

Grupo A3
Resduos que necessitam de tratamento especfico. Peas anatmicas (membros) do ser humano; produto de fecundao sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura que 25 centmetros ou idade gestacional pelo pacientes ou familiares. Conduta: - Acondicionar em sacos brancos leitosos revestidos por sacos vermelhos identificados com o smbolo de risco biolgico e a inscrio Pea Anatmica / Produto de Fecundao e encaminhar ao necrotrio. - Comunicar o SCIH ou Servio Social (cada unidade de sade define) para preenchimento do formulrio de autorizao para encaminhamento ao Cemitrio Municipal.

Grupo A4
Resduos que no necessitam de tratamento. Kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores, quando

descartados. Filtros de ar e gases aspirados de rea contaminada; membrana filtrante de equipamento mdico-hospitalar e de pesquisa, entre outros similares. Sobras de amostras de laboratrio e seus recipientes contendo fezes, urina e secrees. Resduos de tecido adiposo proveniente de lipoaspirao, lipoescultura ou outro procedimento de cirurgia plstica que gere este tipo de resduo. Recipientes e materiais resultantes do processo de assistncia sade, que no contenha sangue ou lquidos corpreos na forma livre. Peas anatmicas (rgos e tecidos) e outros resduos provenientes de

procedimentos cirrgicos ou de estudos anatomopatolgicos ou de confirmao diagnstica. Bolsas transfusionais vazias ou com volumes residuais pstransfuso. Conduta: - Acondicionamento para descarte sem necessidade de tratamento: lixeiras brancas identificadas com o smbolo de risco biolgico revestida com sacos brancos leitosos.

Grupo A5
Encaminhamento obrigatrio para incinerao. rgos, tecidos, fluidos orgnicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da ateno sade de indivduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminao com prons. Conduta: - Acondicionamento inicial: em sacos vermelhos duplos.

Grupo B
Resduos contendo substancias qumicas que podem apresentar risco sade publica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosiva, reatividade e toxidade. Resduos quimioterpicos e perigosos: materiais antimicrobianos, descartveis por hormnios eles sintticos,

contaminados.

Medicamentos vencidos, contaminados, interditados, parcialmente utilizados e demais medicamentos imprprios para consumo. Objetos perfurocortantes contaminados com quimioterpico ou outro produto qumico perigoso. Conduta: - Acondicionamento em embalagens rgidas, com tampa rosqueada ou na prpria embalagem de origem, devidamente identificadas com o smbolo de substancia qumicas e a identificao da substancias nelas contidas.

Grupo C
Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos e para os quais a reutilizao imprpria ou no prevista. So enquadrados neste grupo, todos os resduos dos grupos A, B e D contaminados com radionucldeos, provenientes de laboratrio de anlises clnicas, servios de medicina nuclear e radioterapia.

Estes resduos quando gerados, devem ser identificados com o smbolo internacional de substncia radioativa, separados de acordo com a natureza fsica do material, do elemento radioativos presente e o tempo de decaimento necessrio para atingir o limite de eliminao, de acordo com a NE 605 da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Grupo D
Resduos que no apresentam risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente. Suas caractersticas so similares s dos resduos domiciliares. Papel de uso sanitrio e fralda, absorventes higinicos. Peas descartveis de vesturio. Resto alimentar de pacientes. Material utilizado em anti-sepsia e hemostasia de venclises puno. Equipo de soro e outros similares no classificados como A1 ou A4. Resduos de gesso provenientes de assistncia sade. Sobras de alimentos e do preparo de alimentos. Resto alimentar de refeitrio. Resduos provenientes das reas administrativas. Resduos de varrio, flores, podas de jardins. Conduta: - Os resduos do grupo D no reciclveis e/ou orgnicos devem ser acondicionados nas lixeiras cinza devidamente identificadas, revestidas com sacos de lixo preto ou cinza. Os resduos reciclveis devem ser acondicionados nas lixeiras coloridas, identificadas.

Grupo E
Materiais perfurocortantes ou escarificantes: objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontas ou protuberncias rgidas e agudas, capazes de cortar ou perfurar. Lminas de barbear, agulhas, escalpes, brocas, limas endodnticas, pontas diamantadas, lminas de bisturi, tubos capilares, lancetas, ampolas de vidro, micropipetas, lminas e lamnulas, esptulas. Todos os utenslios de vidro quebrados no laboratrio (pipetas, tubos, de coleta sangnea e placas de Petri) e outros similares. Conduta: - Devem ser descartados separadamente em recipientes rgidos, resistentes punctura, ruptura e vazamento, com tampa, devidamente identificados, sendo expressamente proibido o esvaziamento desses

recipientes para o seu reaproveitamento. Os perfurocortantes, uma vez colocados em seus recipientes, no devem ser removidos por razo alguma.

importante observar o limite mximo permitido para o preenchimento de cada recipiente, para evitar acidentes.

5.

Concluso

O gerenciamento dos RSS essencial para evitar riscos aos trabalhadores, sade pblica e danos ao meio ambiente. Portanto, deve haver um planejamento de todo o processo de gerenciamento, desde a fase de identificao dos RSS at o processo de tratamento e disposio final. O gerenciamento inadequado dos resduos de servio da sade pode ser considerado crime ambiental, devido possibilidade de ocorrncia de danos ambientais de grande proporo, desde contaminao de lenis freticos e de crregos at mesmo casos de infeco e gerao de epidemias e endemias relacionadas a materiais infecto-contagiosos presentes nos resduos de servio da sade.

6.

Bibliografia

Sites acessados: <http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&id=4221> <http://www.plugbr.net/pgrss-plano-de-gerenciamento-de-residuos-deservicos-de-saude/> <http://www.plugbr.net/wpcontent/uploads/2008/09/estrutura_distribuicao_setores_dresponsaveis.pdf >

Вам также может понравиться