Вы находитесь на странице: 1из 4

Este o grfico sugerido na atividade colaborativa de aprendizagem do mdulo 1. Disponibilizamos o grfico em documento word para facilitar o preenchimento.

. Aps acessar o cone dessa atividade e ler as orientaes, utilize esse instrumento para auxiliar na identificao e anlise da rede interna e externa da sua escola.

Grficos da rede da escola Mdulo 1

A rede social interna e externa da escola Convidamos vocs a reconhecerem a rede social interna e externa da escola e, com isso, construir estratgias que podero viabilizar a preveno do uso de drogas. Para obter dados sobre a rede social da escola, vocs podero lanar mo de diferentes procedimentos. Vejamos alguns exemplos: a) identificao do registro das pessoas/instituies que participam das atividades da escola; b) realizao de entrevistas com a direo e/ou outros integrantes da equipe escolar, bem como com pessoas-chave da comunidade e de outras instituies. Identificando a rede interna da escola As instituies escolares (Conselho Escolar, Associao de Pais e Mestres - APM, Grmio Estudantil) e os seus diferentes segmentos podem atuar como parceiros na construo e implementao de uma proposta de preveno na escola. Utilizando o grfico a seguir, avaliem o grau de envolvimento de cada integrante da rede interna de sua escola atualmente. Vocs devero colorir os crculos com:
cor verde, para os segmentos com maior possibilidade de

parceria, por ser uma parceria efetivada ou com grande potencial de colaborao; cor amarela, para os segmentos com menor possibilidade de parceria, mas com boas chances de efetivao; cor vermelha, para aqueles segmentos que exigiro grande investimento para efetivar parcerias.

No crculo outro, destaque outra parceria que integre a rede social interna da escola.

Orientaes de preenchimento do grfico da rede interna da escola Para colorir o crculo, com o mouse, d dois cliques rpidos na borda do crculo que voc deseja colorir. V at a ferramenta de preenchimento de forma de seu WORD e escolha a cor desejada. Repita esta operao para cada crculo que voc queira colorir.
Se voc clicar apenas na palavra e fizer o preenchimento de

forma, voc preencher apenas a caixa de texto da palavra e no o crculo.


Para alterar o texto do crculo Outros, clique com o mouse em

cima da palavra outros, apague-a e escreva a palavra desejada.


Este grfico poder ser impresso e preenchido em conjunto com

seus colegas.

Grfico da rede interna da escola

Identificando a rede externa da escola No grfico da rede social externa da escola so apresentados quatro grandes segmentos: famlia, comunidade, proteo/assistncia/segurana e sade. Primeiramente, vocs iro avaliar o nvel de efetivao de cada parceria. Marquem com um X em cada parceiro desses quadrantes, da seguinte maneira: cor verde, para os segmentos ou parcerias j efetivadas; cor amarela, para os segmentos ou parcerias no efetivadas mas com boa chance de efetivao;
cor vermelha, para aqueles segmentos com quem a escola no

tem parceria e a efetivao ainda est distante de se realizar. E em seguida, pensando em um projeto de preveno para a sua escola, articulado com a rede social, vocs devero colorir os crculos conforme a cor predominante utilizada em cada um dos quatro segmentos. Orientaes de preenchimento do grfico da rede externa da escola Para colorir o crculo, com o mouse, d dois cliques rpidos na borda do crculo que voc deseja colorir. V at a ferramenta de preenchimento de forma de seu WORD e escolha a cor desejada. Repita esta operao para cada crculo que voc queira colorir.
Para marcar o X em cada parceiro, clique, com o mouse, entre os

parnteses ( ) e escreva o X.
Este grfico poder ser impresso e preenchido em conjunto com

seus colegas.

Segue o grfico abaixo.

Grfico da rede externa da escola

Вам также может понравиться