Вы находитесь на странице: 1из 3

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE HISTRIA CURSO: HISTRIA MODALIDADE DE EDUCAO A DISTNCIA DISCIPLINA: Estgio Supervisionado II PROFESSOR: AILTON JOS MORELLI

Acadmico:___________________________________________RA:_________ Acadmico:___________________________________________RA:_________

Plo:____________________________________________________________ Nome do Tutor:____________________________________________________

RELATRIO FINAL DO ESTGIO SUPERVISIONADO II

1. INTRODUO Apresentao geral do estgio: escola, supervisor, turmas (ano, tipo de ensino, horrio) 2. CAMPO DE ESTGIO Caractersticas gerais da escola. Caractersticas gerais da sala ou das salas observadas. Relao com a escola, condies de realizar o estgio (permisso de uso da biblioteca, laboratrios, salas de estudo, participar de reunies...)

3. VIVNCIAS NO CAMPO DE ESTGIO Descrever as observaes e participaes realizadas. (cada dia) Descrever e analisar os aspectos didtico-pedaggicos, relaes docente/aluno e aluno/aluno, materiais didticos dos alunos: h livro de histria? Qual? Como ele utilizado? Quando? Como so trabalhados os contedos de histria?

2 3.1. Contato com o professor, com os alunos e com os demais funcionrios do colgio onde est realizando o estgio; 3.2. Detalhamento e a anlise sobre as atividades que desempenhou nesta primeira fase: qual tipo de suporte foi dado ao professor, o que efetivamente realizou dentro de sala de aula, o que foi realizado fora da sala de aula com respeito s atividade solicitadas pelo professor da sala; demais informaes que considerar importantes.

3.3. Observaes e anlises sobre: a) o comportamento disciplinar dos alunos: relao aluno-aluno, aluno-professor, aluno-funcionrio; b) o encaminhamento terico-metodolgico adotado pelo professor em sala

3.4. anlise do livro didtico e de contedos de outros materiais trabalhados em sala de aula: a) anexar os contedos do livro didtico (um exemplo) e outros materiais utilizados e/ou fornecidos pelo professor aos alunos; b) analisar esse material: qualidade, intencionalidade, alinhamento a alguma vertente historiogrfica, imagens e qualidade das imagens, inteno das imagens, relao das imagens apresentadas com o contedo abordado; c) analisar como foi o trabalho desenvolvido pelo professor com esse material seja o livro didtico ou outro material.

4. INTERVENO Descrever como foi feita a escolha do contedo e por qu; como foi feita a preparao do plano de aula; como foi o desenvolvimento da interveno, os resultados, se os objetivos forma atingidos; dificuldades encontradas.

4.1. Descrever como foi a escolha do contedo a ser trabalhado junto aos alunos; 4.2. Analisar esse contedo e a abordagem apresentada pelo(s) autor(es) do livro didtico ou de outros textos/materiais trabalhados.

3 Observao: para cada contedo trabalhado em aula. Discutir como foram aplicados os planos de aula, anexar os planos ao relatrio (podem ser modificados ou diferentes dos entregues anteriormente). 4.3.Descrever e analisar como foi a relao estabelecida junto aos alunos durante o perodo de observao, de participao e de regncia de classe.

5. DESCRIO DAS ATIVIDADES DE OUTRAS ATIVIDADES (MONITORIAS, MINICURSOS, OFICINAS OU OUTRAS ATIVIADADE) .

6 - CONSIDERAES FINAIS: discorrer sobre o processo acima descrito, procurando analisar o estgio enquanto experincia vivida do ponto de vista do que seja exercer o ofcio de professor(a) de histria hoje, nas atuais circunstncias sociais, econmicas, polticas, culturais e educacionais; explicitar opinies sobre suas aulas, atingiu ou no os objetivos/metas; opinio sobre a reao dos alunos ante sua metodologia se percebeu mudanas de comportamento nas estratgias de ensino adotadas e como isso se deu etc.

ANEXOS: Planos de aula e tudo o que voc utilizou para preparar e desenvolver suas atividades e que contribuam para o relatrio final.

________________________, _____ de _______________ 2012. __________________________________ Assinatura do acadmico

__________________________________ Assinatura do acadmico

___________________________
Carimbo e assinatura do Tutor

Вам также может понравиться