Вы находитесь на странице: 1из 6

Sangha Virtual Estudos Budistas Tradio do Ven.

Thich Nhat Hanh

Como praticar

um prazer ter essa oportunidade de oferecer algumas sugestes de como vocs podem ter mais tempo para vocs mesmos, de poder estar presentes para vocs mesmos para liberar as tenses no nosso corpo, nos nossos sentimentos, nas nossas emoes. Ser capaz de tocar as maravilhas da vida dentro de ns e em torno de ns para desfrutar nossa vida diria, para nos relacionarmos melhor com os membros de nossa famlia, para ajud-los a fazer o mesmo, para dividir nosso insight, nossa compaixo, nosso entendimento com nossa comunidade de forma a melhor servir queles que voc quer servir e ajudar a curar as feridas que dividiram a nao e o mundo.

Quando estiver sentado no aeroporto esperando por seu avio voc poderia usar esse tempo para voltar a si mesmo e tomar conta si mesmo e tocar as maravilhas da vida. Ao invs de permitir a ns mesmo pensar sobre o futuro, voc poderia praticar a respirao consciente de forma a voltar para o momento presente e estando totalmente presente naquele momento, tomarmos conta de ns mesmos. Voc inspira e expira todo o dia, mas no est consciente que est inspirando e expirando. A prtica trazer nossa ateno para a inspirao.

Inspirando, sei que estou inspirando.

Isto chamado respirao consciente:

Inspirando sei que estou vivo Expirando, eu sorrio.

Est uma prtica muito simples. Se voltarmos para nossa inspirao e expirao, inspirando conscientemente, expirando conscientemente, nos tornamos totalmente presentes no aqui e agora. Voc se torna totalmente vivo no aqui e agora. Na nossa vida diria nosso corpo est presente, mas nossa mente est em outro lugar no passado ou no futuro presos nos nossos projetos, nos nossos temores, na nossa ansiedade.

Quando a mente no est com o corpo, no estamos presentes para tocar a vida profundamente. Vida est disponvel apenas no momento presente. O passado j foi, o futuro ainda no chegou. Temos um encontro com a vida que est marcado para o momento presente. por isso que importante habitar no momento presente e tocar a vida profundamente naquele momento. Quando nos estabelecemos no momento presente nos

tornamos capazes de viver nossos momentos profundamente, entrando em contato com os maravilhosos e refrescantes elementos que existem dentro de ns e em volta de ns para nossa nutrio e cura.

O reino de Deus para mim no uma idia, uma realidade. As maravilhas da vida esto sempre presentes para ns. A lua cheia, o cu azul, as montanhas bonitas, os rios, os rostos lindos das crianas. Eles pertencem ao reino de Deus e se voc no estiver l disponvel no momento presente, voc perder o reino de Deus. Precisamos apenas inspirar e expirar conscientemente para estarmos totalmente presentes no aqui e agora de forma a ter contato com o reino de Deus. Para mim o reino de Deus est sempre disponvel aqui e agora. A questo se estamos disponveis ao reino. No budismo chamamos de Terra Pura do Buda e sabemos que a Terra Pura est em nossos coraes. Se voc tem a energia da plena conscincia e concentrao que nos ajuda a estar no aqui e agora, ento a Terra Pura estar disponvel aqui e agora.

Habitando o momento presente temos a oportunidade de estar atentos ao nosso corpo. A prtica da respirao consciente, andar consciente pode trazer paz e harmonia ao nosso corpo e aos nossos sentimentos e nos ajuda a liberar a tenso no nosso corpo e nos nossos sentimentos. O exerccio de respirao:

Inspirando, tenho conscincia de meu corpo. Expirando, eu libero as tenses no meu corpo.

Todos podem praticar. Voc senta na posio que se sentir confortvel e voc pratica liberar as tenses, as presses no seu corpo. Um ou dois minutos de prtica j podem fazer muita diferena.

Inspirando, estou consciente de meu corpo.

Quando inspiro, gero a energia da plena conscincia e com essa energia reconheo meu corpo como estando l. Se eu continuar a prtica de gerar energia de plena conscincia, vou usar essa energia para abraar meu corpo carinhosamente e posso ajudar meu corpo a liberar as tenses do corpo porque voc pode ter acumulado muita tenso, presso. Podemos estar exigindo muito do nosso corpo. hora de voltar ao nosso corpo, reconciliar com ele e ajud-lo a liberar as tenses. Isto possvel na posio sentada, na posio deitada, em qualquer posio que voc se encontre incluindo a posio em p e a posio andando.

A prtica da caminhada atenta tambm possvel em qualquer lugar. Eu sempre prtico a caminhada atenta no aeroporto. Quando vim ao Capitlio, eu tambm pratiquei meditao caminhando porque cada passo feito em plena conscincia muito nutritivo, muito curador. Traz solidez e liberdade para mim. Quando eu ando assim no penso, porque se permanecer

pensando voc se perde nos pensamentos e no desfruta cada passo que d. Andar no reino de Deus, andar na Terra Pura do Buda o que voc pode fazer aqui e agora.

Com a energia da plena conscincia, concentrao, voc pode desfrutar de cada passo. Cada passo assim muito nutritivo e curador. Praticando com um amigo, com a comunidade, muito fcil. Parece fcil quando voc ouve sobre a prtica, mas se voc estiver sozinho na prtica da respirao consciente, do caminhar consciente, pode ficar difcil. Se voc no tiver um irmo, irm, um amigo que esteja praticando com voc, possvel convidar sua esposa, seu amigo, um membro da sua equipe, para praticar em conjunto enquanto voc caminha.

Retornar ao nosso corpo, reconhecer a presena de nosso corpo, ajudar nosso corpo a relaxar, liberar a tenso trazendo alvio depois de alguns minutos. Depois disso podemos retornar aos sentimentos e emoes.

Inspirando, estou consciente de meus sentimentos Expirando, me acalmo

Eu libero as tenses em meus sentimentos. Este tipo de prtica pode ser feita a qualquer hora em qualquer lugar. Quando eu piso em um avio sempre dou passos em plena conscincia. Quando sento no avio sempre posso praticar respirao consciente de forma a poder ficar comigo mesmo e tomar conta de mim mesmo. O fato que se no sabemos como tomar conta de ns mesmos, nos amarmos, no podemos tomar conta das pessoas que amamos. Amar a si mesmo a fundao do amor aos outros. Se voc ama algum, o maior presente que pode dar a sua presena verdadeira. Se voc est preso nos seus pensamentos, preocupaes, no passado, no futuro, voc no est verdadeiramente presente e no tem o bem mais precioso para oferecer ao seu amado.

Por isso a prtica da respirao consciente, do andar consciente, de forma a retornar para o momento presente, de forma a ficar totalmente vivo, presente. Voc tem algo precioso a oferecer ao seu amado. Querida, eu estou realmente aqui para voc. Como voc pode dizer que ama se no est l. Estar l sua prtica. Estar l mente e corpo juntos, totalmente presentes, totalmente disponveis. Isso possvel com a respirao consciente, andar consciente. Se voc estiver realmente l, seu amado saber. Se voc fingir que est l, ele saber. Para trazer nossa mente de volta ao corpo, para ficar totalmente presente no aqui e agora, voc passar a poder cuidar de seu amado. Portanto nossa presena no aqui e agora far algo mais disponvel para voc e esse algo mais vida. Seu amado pertence vida, o reino de Deus pertence vida. Se voc se fizer disponvel no aqui e agora, o reino de Deus e seu amado se tornaro disponveis para voc no mesmo tempo.

Quando eu bebo ch, se eu bebo em plena conscincia chamado beber consciente. Se eu me estabeleo no aqui e agora, eu me torno totalmente presente e meu ch se torna totalmente presente tambm. possvel beber o ch, o caf da manh, conscientemente. Voc pode perguntar: Voc tem tanta coisa para pensar, para cuidar. Mas esta nossa prtica a prtica do no pensamento. Quando voc bebe seu ch e est perdido nos pensamentos, esta no uma bebida verdadeira. Voc no real e o ch no real. por isso que no

pensar uma prtica importante. Voc se torna totalmente presente. Plena conscincia a energia que o ajuda a estar consciente do que est acontecendo.

O que est acontecendo que voc est bebendo o ch. Voc pode beber seu ch em perfeita conscincia, concentrao, e naquele momento a vida real, a vida possvel. Se voc permitir a si mesmo ser puxado pelo passado ou pelo futuro, voc no est l para seu ch. Portanto, muito importante tocar a vida profundamente e os pensamentos podem ser um obstculo. Eu no nego que o pensamento muito importante na nossa vida, mas h um pensamento produtivo. Se voc no capaz de viver os momentos profundamente, no pode tocar a realidade profundamente e seu pensamento no ser muito produtivo.

Costumo desfrutar da meditao andando antes de dar uma palestra. Durante o tempo que caminho para dar uma palestra no penso sobre a palestra. Eu apenas desfruto de cada passo que dou, por isso que quando chega a hora de falar, a palestra boa, porque a hora de no falar boa preparao para a hora de falar. muito importante voltar a ns mesmos e reconhecer a dor, a angstia, o medo, a raiva em ns mesmos de forma a trazer alvio. A energia da plena conscincia e concentrao nos ajuda a voltar a ns mesmos sem o medo de ser derrotados por essas energias negativas. Muitos na nossa sociedade tm medo de voltar a si mesmos porque esto com medo de serem derrotados pelo medo, solido e raiva em ns. por isso que procuramos cobrir esse sofrimento pelo consumo. Consumimos televiso, consumimos outras coisas.

possvel voltar para si mesmo e no ser derrotado pela nossa dor apenas pela energia da respirao e caminhar atentos. Com a energia da plena conscincia podemos reconhecer a dor e abraa-la carinhosamente como uma me cujo beb est chorando. Quando o beb chora, a me pra tudo que estiver fazendo, vai ao quarto do beb, pega o beb e o abraa carinhosamente nos seus braos. A energia da me penetrar no beb, ele tem alvio e a mesma coisa acontece quando sabemos como reconhecer a dor, a angstia. Com a energia da plena conscincia podemos dar alvio e se voc continua a abraar sua dor, sua angstia, seu medo com a energia da plena conscincia ser capaz reconhecer as razes das nossas aflies, sofrimentos.

Com a energia da plena conscincia, ns podemos tambm reconhecer o sofrimento na pessoa que amamos. Se a pessoa que amamos diz algo ou faz algo sobre o seu sofrimento, entendemos que ela vtima do seu sofrimento. Ela no sabe como lidar com seu sofrimento. por isso que ela sofre e voc tem que apoi-la. Esse tipo de conscincia te ajuda a no ter raiva. Voc quer ajud-la a transformar seu sofrimento como voc fez. A prtica da escuta profunda, a prtica de falar amorosamente, te ajuda a restabelecer a comunicao com a outra pessoa. A outra pessoa tem muito sofrimento dentro dela. Talvez voc tenha estado muito ocupado, ela no teve a chance de ser ouvida. Por isso que temos que ter tempo de sentar e ouvi-la com compaixo. um processo muito curativo. Durante o tempo que ouvimos temos que estar conscientes que ouvirmos assim dar-lhe uma chance para esvaziar seu corao.

Se voc conseguir dar sua compaixo por um tempo, mesmo o que a outra pessoa disser for cheio de percepes erradas, acusaes, amargor, no poder tocar a irritao e raiva em voc porque estar protegido pela energia da compaixo em voc. Ouvir para a outra pessoa sofrer menos e quando comunicar, o far com um tipo de linguagem que no contem

elementos de raiva e irritao. Para ajudar a outra pessoa a entender o sofrimento que voc tem, use esse tipo de ferramentas e ento nos podemos restabelecer a comunicao.

Ns podemos ajudar a remover as percepes erradas neles e em ns. Por que dio, raiva, medo, violncia, todas essas energias vm das percepes erradas. A outra pessoa pode ter percepes erradas de si mesmo e de ns. Ns podemos ter percepes erradas dela e de ns. Isso resultou em muita raiva, dio, suspeita e terrorismo. Para remover as percepes erradas voc no pode fazer pela punio. Voc tem que fazer com as ferramentas da escuta atenciosa e compassiva e fala amorosa.

possvel trazer harmonia, paz e felicidade para a nossa famlia pela prtica do ouvir profundo e compassivo e fala amorosa. Nossa comunidade pode se tornar uma comunidade de entendimento e compaixo se os membros de nossa comunidade souberem como praticar a escuta profunda e a fala amorosa.

Quando eu estava na ndia anos atrs, falei com o Sr Narayana, que era o presidente do parlamento, sobre a prtica de ouvir profundamente e do dilogo compassivo na assemblia nacional. Ele me ouviu profundamente e disse que a assemblia nacional pode se tornar uma comunidade com muito entendimento mtuo e compaixo. Quando voc representa o povo, o povo espera que voc oferea o melhor de seu insight, do seu entendimento, da sua compaixo. Portanto o Congresso pode ter o tipo de insight coletivo, o melhor tipo de insight que ser a base das decises que sero lucrativas nao e s pessoas. Antes de uma sesso do Congresso uma pessoa pode fazer uma meditao. Queridos colegas, fomos eleitos pelo povo e o povo espera que nos ouamos uns aos outros profundamente e possamos usar o tipo de linguagem que carregue nossa sabedoria, entendimento e insight. Vamos praticar assim de forma que possamos trazer conjuntamente nossa sabedoria e experincias de forma que a comunidade tenha o tipo de insight coletivo e sabedoria que nos ajudar a tomar as melhores decises para a comunidade e o povo.

Quando uma pessoa estiver falando do seu insight com esse tipo de linguagem, ele est oferecendo o melhor nele. Se ns apenas ouvirmos, se apenas agirmos e falarmos na linha do partido, no ofereceremos o melhor que temos em termos de compaixo e compreenso. Se nos tivermos compaixo e concentrao suficientes, seremos capazes de entender o sofrimento e as dificuldades das pessoas. Alm da nossa compreenso poderemos oferecer o tipo de insight que responder a essa situao.

Eu creio que h muita violncia nas nossas famlias, nas nossas escolas. Os membros do Congresso esto muito preocupados com o nvel de violncia existente nas famlias, escolas e sociedade. Cada pessoa com esse tipo de preocupao pode ter idias, ter insight que podem ajudar a baixar este nvel de violncia. Se pudermos combinar os insights e experincias, ns teremos a qualidade de insight capaz de reduzir a violncia na nossa sociedade. Se voc no capaz de ouvir a nossa comunidade com seu corao livre somente porque est no outro partido e apenas apoiamos idias de nosso partido e consideramos qualquer idia ou insight do outro partido sem valor, ns estamos ferindo a fundao da nossa democracia.

Por isso, para transformar nossa comunidade, nesse caso o Congresso, em uma comunidade de amor, onde todos so irmos ou irms devemos aprender a ouvir a todos com o mesmo interesse e preocupao. Isto uma prtica profunda. A prtica da escuta profunda e compassiva e fala amorosa pode nos ajudar a ser uma irmandade e remover a discriminao e trazer o tipo de insight que pode liberar nosso pas e nosso povo.

(Thich Nhat Hanh - Biblioteca do Congresso Americano 09/10/2003)

Caso queira obter esse texto em formato Word clique aqui

Вам также может понравиться