Вы находитесь на странице: 1из 3

A importncia do profissional de relaes internacionais no setor pblico. Paulo Roberto de Almeida (www.pralmeida.org; pralmeida@mac.

com) Respostas a questionrio de pesquisa de estudante em RI da Unisul, Florianpolis, SC 1 O profissional de relaes internacionais tem muitas possibilidades para atuao num mercado cada vez mais diversificado. Quais so as reas de atuao que esse profissional pode exercer na esfera pblica alm da diplomacia? PRA: Na esfera do governo federal so vrias outras: analista de comrcio exterior do MDIC; analista de informaes da ABIN; assessorias de relaes internacionais dos ministrios setoriais (sobretudo aqueles que possuam grande interface internacional, para cooperao e integrao, o que atualmente cobre praticamente quase todos os ministrios); assessores parlamentares do quadro oficial do Legislativo, eventualmente at no Judicirio ou esferas correlatas. Nos governos estaduais e municipais (capitais dos estados, grandes municpios e municpios de fronteira), nas assessorias internacionais que possam existir ou nas secretarias de governo especializadas em temas de cooperao internacional (educao, sade, etc.). 2 Qual a importncia de um profissional de relaes internacionais na esfera pblica? PRA: Pode ser relevante, na medida em que a rede de acordos internacionais (na esfera regional ou multilateral) atualmente muito grande, exigindo, portanto, alguma expertise, conhecimento, experincia e vivncia em cooperao internacional, que vai muito alm do mero conhecimento de lnguas. Todas as reas de especializao tcnica se beneficiam de cooperao bilateral (entre pases, ou at entre servios especializados dos pases) ou de projetos de cooperao mais ampla, envolvendo vrios pases e, na maior parte dos casos, organismos intergovernamentais, ONGs e outras entidades com interface internacional (do setor privado, do acadmico ou centros de pesquisa). O profissional de RI deve ter competncia para lidar com todas essas esferas de maneira a poder definir os melhores instrumentos a serem aplicados em cada caso. Ao mesmo tempo, ele deve saber resguardar as esferas de competncia privativa dos setores encarregados de negociaes em reas relevantes de interesse pblico (geralmente a cargo do MRE, mas tambm Fazenda, Bacen, MPOG e outras agncias pblicas). 3 O setor pblico em geral conhece a necessidade de ter um profissional de relaes internacionais e, alm disso, sabe de sua importncia?

PRA: Na esfera diplomtica e setores afins (ou seja, aqueles que esto constantemente em contato com organismos internacionais) certamente, embora nem sempre o caso em ministrios setoriais que at pouco tempo atrs tinha pequena interface externa no trabalho dirio. Mas no necessariamente o setor pblico que precisa conscientizar-se da necessidade: ele geralmente emprega os profissionais mais habilitados para o desempenho de funes especializadas, o que nem sempre quer dizer, necessariamente, um profissional de RI: se o BC quer negociar acordos financeiros, ele ter necessidade de tcnicos em finanas internacionais, que podem ser antes economistas do que profissionais de RI. Da mesma forma, negociaes especializadas em tarifas aduaneiras ou em epidemias de alcance transfronteirio podem requerer o concurso de tcnicos habilitados nessas reas, no obrigatoriamente o profissional RI. 4 Existem perspectivas positivas de expanso da rea de atuao do profissional de RI no setor pblico? PRA: Certamente, na medida em que a globalizao um trao incontornvel da nossa poca, veio para ficar e se expandir cada vez mais. Presumivelmente, essa tendncia vai exigir um nmero cada vez maior de profissionais de RI, mas no apenas ou no exclusivamente, pois a especializao crescente de determinados temas como em mudanas climticas, por exemplo pode exigir tcnicos especializados nesses temas. 5 O senhor acredita que a maioria dos cursos superiores de RI no Brasil formam um profissional cosmopolita, capaz de atuar em qualquer setor? PRA: No, no acredito. Os cursos foram criados apressadamente, para atender a uma demanda difusa, percebida como importante, a partir de uma percepo do crescimento da interface internacional em quase todas as esferas da vida pblica e privada. Os cursos foram surgindo de maneira emprica e no necessariamente atendem s necessidades seja do setor pblico, seja do mercado. Acredito que os cursos precisam melhorar muito, ainda, para formarem profissionais habilitados e competentes. Esses cursos constituem uma assemblagem de matrias tradicionais advindas do direito, da cincia poltica, da histria e da economia sem necessariamente constituir um corpo coerente de disciplinas voltadas para a formao de um profissional completo ou preparado para enfrentar responsabilidades importantes no cenrio internacional. 6 Como o trabalho de um profissional de RI que atua em rgos pblicos hoje?

PRA: Basicamente anlise de informao e processamento de diferentes insumos que podem servir para a tomada de deciso em sua rea de atuao. Para os diplomatas, essas tarefas so acrescidas de responsabilidades negociadoras e de representao, quando trabalhando em embaixadas e misses diplomticas no exterior. O domnio dos dossis sobre os quais se tm responsabilidade essencial para o bom desempenho dessas funes pelos profissionais em RI, funes que so necessariamente variadas em sua diversidade temtica e contnuas no seu desenvolvimento cronolgico. 7 Por se tratar de um curso novo, muitas pessoas acreditam que relaes internacionais um curso complementar de outros cursos, como administrao ou comrcio exterior. Tratando-se especificamente do mercado de trabalho, possvel dizer que essas afirmaes tem fundamentos? PRA: Sim, elas tm fundamento ainda que possam ser parcialmente equivocadas porque, na verdade, o profissional de RI um administrador de temas diversos, todos situados na interface com o externo, mas que no deixam de ser de administrao de coisas e de pessoas. O comrcio exterior uma interface importante na vida de qualquer pas, na medida em que todas as empresas, hoje em dia, esto confrontadas concorrncia externa e necessitam desenvolver estratgias competitivas que maximizem seus ganhos no mundo e permitam sua sobrevivncia no mercado interno. Os cursos de RI no so, obviamente, complementares a administrao ou comrcio exterior, mas eles surgem a posteriori, com um panorama j dominado por esses profissionais que esto no mercado h mais tempo, sendo assim natural que seja assimilados aos primeiros. A diferenciao se dar aos poucos, na medida em que currculos e oportunidades de mercado forem se consolidando no Brasil. Em todo caso, muitos cursos de RI formaro administradores de comrcio exterior, o que ser sempre necessrio... Paulo Roberto de Almeida Braslia, 1 de junho de 2008

Вам также может понравиться