Вы находитесь на странице: 1из 3

Respostas do relatrio de pesquisa: Experincia 01 (Sintese do AAS) 1)

2)

3) O H+ atua, na reao de preparao do AAS, como um reagente ou como um catalisador? Justifique sua resposta. Resp: Atua como catalisador diminuindo a energia de ativao da reao e tornando-a mais rpida. 4) Qual a funo do "trap" (kitasato) no aparato para filtrao a vcuo?Resp: O kitasato um recipiente de vidro cuja funo recolher o filtrado. Compe a aparelhagem de filtrao a vcuo. Sua sada lateral se conecta com a trompa de vcuo.

5) Qual o reagente limitante usado nesta experincia? Justifique calculando o nmero de moles de cada reagente.Resp: O reagente limitante o cido saliclico. 6) Ao purificar um composto por recristalizao, aconselhvel esfriar a soluo lenta ou rapidamente? Explique. Cite outra(s) tcnica(s) utilizada para iniciar a formao de cristais.Resp: O resfriamento da soluo do AAS no processo de recristalizao deve ser feito lentamente, para permitir a disposio das molculas em retculos cristalinos, com formao de cristais grandes e puros. Outras tcnicas utilizadas para iniciar a formao de cristais so: resfriamento em banho gelado, frico com o basto de vidro na lateral do Bquer.

Experimento 02 (Sntese da Acetanilida)

1)

2)

3) Em cada um dos pares abaixo, indique o produto com ponto de fuso mais alto, justificando cada escolha: a) Um cido carboxlico e o seu respectivo sal;Resp:O sal dos cidos carboxlicos (base fraca) apresenta ponto de fuso mais alto que o seu respectivo cido carboxlico (cido forte), pois o sal possui ligaes inicas que so mais fortes que as ligaes covalentes do cido carboxlico. Ex: cido benzico e benzoato de sdio. b) cido propinico e lcool n-pentlicoResp:O cido propinico (PF -21C) apresenta ponto de fuso mais elevado do que o lcool n-pentlico (PF -78,5C), pois a atrao entre os seus elementos maior devido a grande diferena de eletronegatividade, inexistente no lcool pentlico. c) ter etlico e lcool etlico?Resp:Os lcoois apresentam ponto de fuso e ebulio mais elevado do que os steres, devido formao de pontes de hidrognio entre as molculas do lcool, o que impossvel nos teres. Os teres podem formar ligaes de hidrognio com outras molculas como a gua ou mesmo os lcoois.

4) Qual o solvente utilizado na recristalizao da acetanilida?Resp: Acido Actico e Acetato de Sdio. O carvo ativado o catalizador dessa reao.

5) Por qu aconselhvel utilizar apenas uma quantidade mnima de solvente no processo de recristalizao?Resp: recomendvel utilizar a menor quantidade possvel de solvente para a obteno de cristais maiores e mais puros.

6 ) Por qu se usou o carvo ativo na etapa de recristalizao?Resp: O carvo ativo se agrega s impurezas coloridas da soluo, sendo possvel elimin-las juntas a ele durante a filtrao. 7) Quando e por qu se deve utilizar a filtrao a quente?Resp:Usa-se filtrao a quente quando se quer obter um produto livre de impurezas insolveis e garantir que o produto recolhido no filtrado seja somente aquele que interessa.

8) Por qu se usa o papel de filtro pregueado na filtrao?Resp:Usa-se o papel de filtro pregueado na filtrao quente para se obter uma maior superfcie de contato do

filtro com a soluo aumentando a velocidade de filtrao e melhorar o resfriamento do sistema filtrante. 9) Ao purificar um composto por recristalizao, aconselhvel esfriar a soluo lenta ou rapidamente? Explique:Resp: aconselhdo que se resfrie a soluo lentamente, para garantimos assim que o retculo cristalino formado esteje livre de impurezas que eventualidade possam se formar internamente ao retculo puro.

Вам также может понравиться