Вы находитесь на странице: 1из 9

Professor Wagner Bugs Informtica para concursos

Questes de Word (CESPE)

Com respeito figura mostrada, ao Word e ao fato de que, na figura, o cursor est posicionado entre a ltima letra da palavra documentos e um ponto final, assinale a opo correta.

1. 2. 3. 4. 5.

Pressionando-se a tecla CTRL e mantendo-a pressionada, ao se digitar dez vezes a tecla de seta para a esquerda resultar a seleo da palavra documentos. Se a tecla Delete for pressionada, a palavra documentos ser apagada. Se a tecla Insert for pressionada, ser inserido um espao em branco entre a letra s e o ponto aps a palavra documento. Um clique em , na barra de rolagem vertical, far com que o cursor se desloque para a posio entre as letras e e d da palavra editar. O ato de dar um clique duplo entre as letras a e r da palavra para, na segunda linha da coluna esquerda, e clicar em far com que o estilo Itlico seja aplicado palavra para.

Considerando o Word, no Windows, ambos nas suas configuraes padro, e a figura, assinale a opo correta.

6. 7. 8. 9.

Selecionar a palavra documentos, clicar em , digitar 80% no lugar de 100% e pressionar a tecla Enter far que apenas o tamanho da fonte da palavra documentos diminua 20%. A palavra Word, mostrada na primeira linha da coluna esquerda, foi sublinhada pela seguinte ao: selecionar a palavra Word e clicar em .

O boto pode ser usado para alterar o nmero de colunas em um documento ou em uma seo de um documento. Para editar a palavra edio, mostrada na figura, correto pressionar a seguinte seqncia de teclas: edia~o far com que seja aberto o editor de equaes.

10. Um clique simples em

Julgue os itens a seguir, a respeito do Word.

Professor Wagner Bugs Informtica para concursos

11. O

boto pode ser utilizado para salvar um arquivo ativo com o seu nome, formato de arquivo e localizao atuais. permite abrir e fechar um documento.

12. O boto 14. O

13. O menu Formatar, do Word, permite formatar um disco flexvel de 3 . menu Janela possui uma opo que permite mudar da tela de trabalho do Word para uma tela de trabalho do Excel. copiar uma palavra para outra posio no texto, correto seguir o seguinte procedimento: selecionar a palavra com o auxilio do mouse, usar a combinao de teclas Ctrl + C, clicar no ponto em que se deseja inserir a palavra copiada, clicar em Julgue os itens .

15. Para

16. Um

clique em far com que a palavra exemplo, juntamente com as palavras direita, sejam deslocadas para a direita. As palavras esquerda de exemplo permanecero no mesmo lugar. toda a tabela e clicando-se em , toda a tabela ser centralizada na pgina e os elementos no interior de cada clula permanecero alinhados esquerda.

17. Selecionando-se

18. O documento mostrado est sendo exibido no modo layout de impresso. 19. Observando
que a palavra exemplo est selecionada, se a tecla Backspace for pressionada, conseqentemente, essa palavra ser apagada. far que apenas a palavra selecionada seja impressa.

20. Um clique em

Professor Wagner Bugs Informtica para concursos

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2000 com parte de um texto extrado e adaptado do stio http://www.dpf.gov.br, julgue os itens subseqentes.

21. Sabendo que o espaamento entre as linhas dos pargrafos mostrados est configurado para simples,

para aumentar esse espaamento, suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar os referidos pargrafos; clicar a opo Espaamento entre linhas, encontrada no menu Ferramentas; na janela aberta em decorrncia dessa ao, definir no local apropriado o espaamento desejado; clicar OK. Word est sendo executado e que seja feito o seguinte procedimento: selecionar o trecho Sua estrutura (...) federal.; no menu Formatar, clicar a opo Fonte; na janela aberta em decorrncia dessa ao, definir, no local apropriado, fonte com efeito Oculto; clicar OK; a seguir, imprimir o documento em edio. Nessa situao, o documento em edio ser impresso sem o trecho selecionado.

22. Considere que exista uma impressora devidamente configurada conectada ao computador em que o

23. Considere que o documento em edio j foi associado a um arquivo por meio da opo Salvar como.
Nessa situao, caso o boto seja clicado, todas as modificaes realizadas no documento desde a , que est ativado, passar ao modo ltima salvaguarda sero salvas no referido arquivo e o boto inativo ou impossvel desfazer .

24. O

Word 2000 permite salvar o documento em edio como pgina da Web. Antes de realizar esse procedimento, possvel visualizar, em um navegador, a aparncia da pgina que ser obtida por meio de opo encontrada no menu Arquivo. de opo encontrada no menu Ferramentas, possvel compartilhar o documento em edio com usurios da Internet, caso o computador no qual o Word 2000 est instalado esteja conectado a uma rede de banda larga. as seguintes aes: aplicar um clique duplo sobre o termo "Queimadas"; clicar o boto Aps essas aes, o referido termo ficar com o estilo de fonte alterado para negrito.

25. Por meio

26. Considere

Professor Wagner Bugs Informtica para concursos

27. No menu Exibir, encontra-se a opo Sinnimo, que permite substituir uma palavra selecionada no texto
por outra equivalente, caso ela exista no dicionrio de sinnimos.

28. Sabendo que na instalao do Word 2000 a configurao-padro de fonte Times New Roman, tamanho
10, para definir um novo padro de fonte, que passar a ser utilizado automaticamente na criao de novos documentos, suficiente acessar a barra de ferramentas padro no menu Exibir e, nos campos adequados dessa barra, definir o novo padro de fonte desejado, confirmando a modificao.

29. Para 30. O

excluir o ltimo perodo mostrado do documento, suficiente realizar o seguinte procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla Ctrl; clicar sobre qualquer palavra do ltimo perodo; teclar X e liberar a tecla Ctrl. Word 2000 dispe, por meio da opo Salvar como do menu Arquivo, de recursos para se criar um arquivo contendo o documento em edio com senhas de proteo e de gravao. Sem a senha de proteo, um usurio no poder abrir esse arquivo; com essa senha, mas sem a senha de gravao, o usurio apenas poder abrir o arquivo no modo somente leitura. As senhas de proteo e de gravao no protegem, porm o arquivo contra excluso acidental ou no autorizada.

Considerando que no documento que est sendo editado o espaamento entre as linhas est definido como simples, para alterar esse espaamento, suficiente selecionar todo o texto e utilizar o recurso apropriado, disponibilizado na janela que aberta ao se clicar a opo Pargrafo, encontrada no menu Formatar.

As figuras acima ilustram parte das janelas dos aplicativos Word 2003 e OpenOffice.org Write, que esto sendo executadas em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. Considerando essas figuras e que esses aplicativos estejam em uso para a elaborao de um documento, julgue os itens subseqentes.

31. A figura a seguir ilustra parte da lista de opes do menu Inserir do Word 2003. Nessa lista, existe
recurso que permite abrir um arquivo PDF (portable document format) armazenado no disco rgido do computador e converter esse arquivo para um documento do tipo Word. O Write no tem esse recurso, mas permite salvar um documento que esteja em edio no formato PDF.

Professor Wagner Bugs Informtica para concursos

32. Ambos os aplicativos permitem salvar o documento em elaborao em diferentes tipos de formatos, por
meio de recursos encontrados na janela Salvar como. Alguns tipos de formatos disponveis no Write so ilustrados na figura a seguir, que mostra parte da referida janela Salvar como, acessada no menu Arquivo desse aplicativo.

Questes de Word (NCE)

33. Na
a) b) c) d) e)

barra de ferramentas padro, o WORD possui uma ferramenta que permite copiar os formatos de pargrafo e de caractere de determinado texto existente, para outro, sem copiar o texto. Tal ferramenta chama-se: Copiar; Colar; Colar especial; Pincel; Recortar; palavra com um sublinhado vermelho ondulado num documento WORD indica que a palavra: No ser impressa; No ser salva; No est no dicionrio padro do Word; Ser salvo num formato diferente; Est contida com estilo personalizado do Word;

34. Uma
a) b) c) d) e)

Professor Wagner Bugs Informtica para concursos

35. Considerando-se as configuraes originais do Microsoft Word 2002 em portugus, a tecla de


atalho CTRL+B (pressiona-se a tecla CTRL e a tecla B sem soltar a primeira): Imprime o arquivo Coloca o texto selecionado em negrito ou inicia o modo negrito Abre um documento em branco Salva o arquivo No existe este atalho na configurao padro desabilitado ou em branco : a) b) c) d) e)

36. O motivo pelo qual, ao selecionar um texto no Microsoft Word 2002, o tipo de fonte aparea
a) b) c) d) e) Ter havido um erro interno do aplicativo O texto possui mais do que um nico tipo de fonte Porque o usurio selecionou o texto de forma errada Porque o usurio utilizou o teclado para selecionar o texto Porque sempre que um texto for selecionado, isto ocorre. permite escolher os atributos do texto. Assinale a opo cujo atributo apresentado no pode ser alterado com o comando Fonte. Cor do texto. Efeito subscrito. Deslocamento. Estilo da fonte. Espaamento de caracteres. menu Formatar apresenta o comando Pargrafo, que permite alterar a aparncia do pargrafo no qual o cursor esteja. Assinale a opo cujo atributo apresentado no pode ser alterado com o comando pargrafo. Alinhamento esquerda. Espaamento antes. Espaamento entre linhas. Recuo esquerda. Nmero de colunas.

37. O menu Formatar da barra de menus do programa Word apresenta o comando Fonte, que
a) b) c) d) e)

38. O
a) b) c) d) e)

39. O smbolo mostrado na figura a seguir utilizado no MS-Word 2000 para indicar:

a) um erro de concordncia; b) um erro de ortografia; c) um fim de citao; d) um fim de pargrafo; e) um texto corrompido.

Professor Wagner Bugs Informtica para concursos

40. Marque a alternativa CORRETA.


a) b) c) Todas as pginas do documento sero impressas. A pgina 8 ser impressa. Um total de cinco pginas ser impresso. Um total de quinze pginas ser impresso.

d)

Questes de Word (ESAF)

41. Os

processadores de texto mais utilizados no mercado so capazes de gerar arquivos com extenso RTF. Com relao a um texto que foi salvo neste formato, correto afirmar que:

a) em seu contedo no possvel incluir uma tabela. b) em seu contedo podem existir caracteres formatados com Negrito e Itlicos. c) em seu contedo no pode existir uma palavra formatada com uma fonte diferente da utilizada pelo restante do texto. d) seu contedo s pode ser visualizado em computadores que utilizam este formato como padro para seus editores de texto. e) para convert-lo para o formato DOC deve-se primeiro convert-lo para o formato TXT.

42. Na configurao padro do Word, para se retirar apenas o itlico de um texto j selecionado e
formatado com Negrito e Itlico, deve-se: a) inicialmente retirar o negrito para, em seguida, retirar o itlico e, finalmente, format-lo novamente com negrito b) retirar a seleo do texto e, s ento, clicar no boto Itlico c) abrir o menu Inserir e clicar na opo Retirar Itlico d) clicar no boto Itlico e) clicar no boto Estilo e escolher a opo Itlico

Gabarito Questes de Word (CESPE) 1. 2. F F

Professor Wagner Bugs Informtica para concursos 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. F F V F F V F

10. F 11. V 12. F 13. F 14. F 15. V 16. F 17. F 18. V 19. V 20. F 21. F 22. V 23. F 24. V 25. F 26. V 27. F 28. F 29. V 30. V 31. F 32. V

Questes de Word (NCE) 33. d 34. c 35. d 36. b 37. c 38. e 39. d 40. a

Professor Wagner Bugs Informtica para concursos

Questes de Word (ESAF) 41. b 42. d

Вам также может понравиться