Вы находитесь на странице: 1из 2

ndices de Qualidade das guas Os ndices e indicadores ambientais nasceram como resultado da crescente preocupao social com os aspectos

ambientais do desenvolvimento, processo que requer um nmero elevado de informaes em graus de complexidade cada vez maiores. Por outro lado, os indicadores tornaram-se fundamentais no processo decisrio das polticas pblicas e no acompanhamento de seus efeitos. Esta dupla vertente apresenta-se como um desafio permanente de gerar indicadores e ndices que tratem um nmero cada vez maior de informaes, de forma sistemtica e acessvel, para os tomadores de deciso. Nessa linha, a CETESB utiliza desde 1975, o ndice de Qualidade das guas IQA, com vistas a servir de informao bsica de qualidade de gua para o pblico em geral, bem como para o gerenciamento ambiental das 22 Unidades de Gerenciamento dos Recursos Hdricos do Estado de So Paulo. As principais vantagens dos ndices so as facilidades de comunicao com o pblico leigo, o status maior do que as variveis isoladas e o fato de representar uma mdia de diversas variveis em um nico nmero, combinando unidades de medidas diferentes em uma nica unidade. No entanto, sua principal desvantagem consiste na perda de informao das variveis individuais e da sua interao. O ndice, apesar de fornecer uma avaliao integrada, jamais substituir uma avaliao detalhada da qualidade das guas de uma determinada bacia hidrogrfica. As variveis de qualidade, que fazem parte do clculo do IQA, refletem, principalmente, a contaminao dos corpos hdricos ocasionada pelo lanamento de esgotos domsticos. importante tambm salientar que este ndice foi desenvolvido para avaliar a qualidade das guas, tendo como determinante principal a sua utilizao para o abastecimento pblico, considerando aspectos relativos ao tratamento dessas guas. A crescente urbanizao e industrializao de algumas regies do Estado de So Paulo tm como conseqncia um maior comprometimento da qualidade das guas dos rios e reservatrios, devido, principalmente, maior complexidade de poluentes que esto sendo lanados no meio ambiente e deficincia do sistema de coleta e tratamento dos esgotos gerados pela populao. Sendo assim, a qualidade da gua obtida atravs do IQA apresenta algumas limitaes, entre elas a de considerar apenas a sua utilizao para o abastecimento pblico. Alm disso, mesmo considerando-se esse fim especfico, o ndice no contempla outras variveis, tais como: metais pesados, compostos orgnicos com potencial mutagnico, substncias que afetam as propriedades organolpticas da gua, nmero de clulas de cianobactrias e o potencial de formao de trihalometanos das guas de um manancial. Tanto na Legislao Estadual (Decreto Estadual 8468/76) quanto na Federal (Resoluo CONAMA 357/05), est estabelecido que os usos preponderantes do recurso hdrico so, dentre outros: - Abastecimento pblico; - Preservao do equilbrio das comunidades aquticas.

Desde 2002, a CETESB utiliza ndices especficos para cada uso do recurso hdrico: IAP - ndice de Qualidade de guas Brutas para Fins de Abastecimento Pblico e o IVA - ndice de Preservao da Vida Aqutica. O IAP, comparado com o IQA, um ndice mais fidedigno da qualidade da gua bruta a ser captada, que aps tratamento, ser distribuda para a populao. Do mesmo modo, o IVA foi considerado um indicador mais adequado da qualidade da gua visando a proteo da vida aqutica, por incorporar, com ponderao mais significativa, variveis mais representativas, especialmente a toxicidade e a eutrofizao. Observou-se, ainda, que ambos os ndices podero ser aprimorados com o tempo, com a supresso ou incluso de variveis de interesse. Para refletir a qualidade das guas para seus mltiplos usos, tem-se, ainda o ndice de Balneabilidade, que avalia as condies da gua para fins de recreao de contato primrio. Assim, a avaliao da qualidade das guas composta pelos ndices: - Qualidade de guas Brutas para Fins de Abastecimento Pblico (IAP); - Preservao da Vida Aqutica (IVA); - Balneabilidade (IB).

Вам также может понравиться