Вы находитесь на странице: 1из 8

A PETIO INICIAL NO PROCEDIMENTO COMUM SUMRIO

BREVES CONSIDERAES SOBRE PROCESSO E PROCEDIMENTO

O processo1, conforme proclamam orientaes doutrinrias abalizadas, o instrumento de que se serve o Estado para, no exerccio da funo jurisdicional, resolver os conflitos de interesses2. Pode-se afirmar, assim, que vale-se o Estado-Juiz do processo para, mediante provocao do interessado, solucionar determinado litgio que foi submetido sua apreciao. Examinada a sua natureza, pode-se afirmar, pois, que o processo detm clara e inquestionvel natureza instrumental, estando integrado por dois elementos fundamentais: o procedimento e a relao jurdica processual contraditria. Classifica-se em processo de conhecimento, de execuo e cautelar, conforme o provimento jurisdicional que se pretenda obter. O procedimento, por seu turno, o modo de desenvolvimento do processo. o rito que a ele se deve imprimir para o efeito de tornar efetiva a prestao da jurisdio e, assim, assegurar o pleno exerccio do direito de ao. A materializao do processo, pelo que se pode concluir, opera-se por meio do procedimento. Com vista exteriorizao do processo, adota-se no sistema processual ptrio, uma frmula geral a ser utilizada quando no reclamar o direito substantivo um meio especfico e especial de composio do litgio. o procedimento comum, subdividido em ordinrio, sumrio e sumarssimo. Os procedimentos especiais, regulados no Cdigo de Processo Civil a partir do art. 890, so de jurisdio contenciosa ou de jurisdio voluntria.

Carnelutti, com a conhecida e proclamada proficincia, assevera que o processo o conjunto de atos destinados formao ou atuao de comandos jurdicos, cujo carter consiste na colaborao, para tal fim, de pessoas interessadas (partes), com uma ou mais pessoas desinteressadas (juzes) . (Francesco Carnelutti, Instituciones Del Processo Civil, Buenos Aires, Ejea, 1950, vol. I, p. 21/22. ALVIM, Jos Eduardo Carreira. Elementos de Teoria Geral do Processo. Rio de Janeiro: Forense, 1999 p. 15.
Advogado no Distrito Federal e professor da Universidade Catlica de Braslia-UCB e da Fundao Getlio Vargas - FGV

Observadas preliminarmente tais peculiaridades, relacionadas ao procedimento a ser utilizado em determinada situao, a petio inicial dever atender s exigncias que se acham indicadas no bojo da Lei Adjetiva Civil. Reclama o procedimento comum ordinrio o respeito s disposies inscritas no art. 282. Ao adotar-se o procedimento comum sumrio h de se atentar para as regras que se acham insertas a partir do art. 275, embora no se possa dispensar aquelas a que se refere o citado art. 282. O procedimento comum sumarssimo, regulado pela Lei 9.099/95 (Juizados Especiais), j no se mostra to exigente em termos de contedo. A petio inicial, neste ltimo caso, deve, de forma simples e com a utilizao de linguagem acessvel, individualizar as partes, narrar de forma sucinta os fatos e os fundamentos da postulao, indicar o seu objeto e o valor que a ele corresponde (Lei 9.099/95: art. 14, 1).

HIPTESES DE CABIMENTO DO PROCEDIMENTO COMUM SUMRIO

As hipteses de cabimento do procedimento comum sumrio vem-se indicadas no art. 275, incisos I e II, do Cdigo de Processo Civil, onde consta deva ser observado nas causas cujo valor no exceda a 60 (sessenta) vezes o salrio mnimo e, ainda, quando se debater questes alusivas a: a) arrendamento rural e parceria agrcola; b) cobrana ao condmino de quaisquer quantias devidas ao condomnio; c) ressarcimento por danos em prdio urbano ou rstico; d) ressarcimento por danos causados em acidente de veculo de via terrestre; e) cobrana de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veculo, ressalvados os casos de processo de execuo; f) cobrana de honorrios dos profissionais liberais, ressalvado o disposto em legislao especial; g) nos demais casos previstos em lei. No se torna admissvel, conforme dispe a norma processual, a observncia desse procedimento em aes relativas ao estado e capacidade das pessoas, onde se exige um rito em que sejam ampliados os mecanismos de investigao dos fatos e fundamentos, assim como os meios de prova, sem a reduo ou simplificao dos atos que compem o procedimento. Cabe, em tais situaes, o procedimento comum ordinrio. O procedimento sumrio adota um rito mais simplificado em relao quele previsto legalmente para o procedimento ordinrio, estando orientado pelo desejo de simplificao das frmulas processuais, de modo a agilizar a concluso do processo que a ele esteja submetido, abreviando a prestao da jurisdio, o que sempre almejado pela parte que busca e confia a soluo de um determinado litgio ao Poder Judicirio.

SRTN Ed. Braslia Rdio Center, 2.140 CEP 70.710-200 Braslia D.F Telefone: (61) 327-3664 - 327-3665 Fax: 367-3538 E-mail: airton.nobrega@zaz.com.br

CONTEDO DA PETIO INICIAL NO RITO SUMRIO

Estando o pedido a ser deduzido pelo interessado dentre as hipteses cuidadas no art. 275 do Cdigo de Processo Civil, dever-se- atentar para a necessidade de adequar a petio inicial que ento ser lavrada s disposies normativas que a respeito estatuem regras a ela referentes. O roteiro de dados e informaes a que se refere o art. 282 do CPC, embora voltado a orientar a elaborao da inicial no procedimento ordinrio3, deve ser usado como base para esse fim tambm no rito sumrio4. As adaptaes necessrias devem ser feitas, especialmente considerando o que a respeito se estatui no art. 276, quando se indica que deva o autor apresentar, na petio inicial, o rol de testemunhas5 e, se requerer percia, formular desde logo os quesitos, podendo, tambm nesse momento especfico, indicar assistente tcnico, querendo. A petio inicial no procedimento sumrio dever, assim, conter os seguintes dados e informaes: 1. Escolha e indicao do rgo judicial competente; 2. Individualizao e qualificao das partes; 3. Os fatos e os fundamentos jurdicos do pedido; 4. O pedido com suas especificaes; 5. O requerimento de citao do ru; 6. O requerimento das provas a serem produzidas, arrolando as testemunhas6 e formulando quesitos, se desejar percia, bem como indicando assistente tcnico; 7. O valor da causa; 8. Encerramento e assinatura. Processadas tais adequaes, estar a pea apta a ser aceita e regularmente processada.

3 4

Consulte, a respeito da petio inicial no procedimento comum ordinrio, a Revista Prtica Jurdica n 10, de 31 de janeiro de 2003, p. 32 (Braslia: Editora Consulex). Art. 272, par. nico: O procedimento especial e o procedimento sumrio regem-se pelas disposies que lhes so prprias, aplicando-se-lhes, subsidiariamente, as disposies gerais do procedimento ordinrio. Pode-se concluir, ante tal disposio normativa, que o procedimento ordinrio supletivo do sumrio. No se h de declarar nulidade se o autor, em ao de rito sumarssimo (refere-se ao rito sumrio atual), embora no apresentando o rol de testemunhas na inicial, o faz antes da citao, possibilitando ao ru, com a devida antecedncia, pleno conhecimento de seu contedo (STJ 4 Turma, Resp 9.825-SP, rel. Min. Slvio de Figueiredo, j. 10.3.92, no conheceram, v.u., DJU de 30.3.92, p. 3.992). Nas causas sob procedimento sumarssimo, h precluso se o autor no arrola suas testemunhas quando do ajuizamento da causa (VI ENTA concl. 52, aprovada por unanimidade).
SRTN Ed. Braslia Rdio Center, 2.140 CEP 70.710-200 Braslia D.F Telefone: (61) 327-3664 - 327-3665 Fax: 367-3538 E-mail: airton.nobrega@zaz.com.br

O DESENVOLVIMENTO DO RITO SUMRIO

Lavrada a petio inicial com observncia de tais exigncias, ser ela submetida a procedimento de distribuio e, aps recepcionada pelo rgo judicial competente, designar-se audincia de conciliao a ocorrer, consoante expressa previso legal (art. 277), no prazo de at trinta (30) dias. O ru ser citado7 para comparecer pessoalmente a esse ato, podendo fazer-se representar por preposto8 municiado de poderes para transigir. Cumpre observar, no entanto, que tambm obrigatrio o comparecimento pessoal da parte autora audincia de conciliao, ficandolhe facultada a representao por preposto devidamente credenciado para esse fim e autorizado a examinar e decidir acerca de propostas de acordo que venham a ser formuladas durante o ato (art. 276, 3). O que se almeja com essa orientao ampliar a possibilidade de conciliao. Regularmente citado o demandado, aguardar-se- a audincia designada, nela podendo ocorrer uma das situaes que vo a seguir detalhadas. Verificada a ausncia do ru sem qualquer justificativa aceitvel e comprovada, decretar-se- a sua revelia e, em conseqncia disso, ser prolatada sentena. Comparecendo o ru, sero as partes estimuladas a encontrar uma soluo negociada para as questes debatidas. Havendo acordo, ser reduzido a termo e homologado pelo juiz, detendo esse ato valor de sentena (art. 449). No havendo conciliao, dever o ru formular nesse mesmo momento a sua defesa, oral ou escrita, indicando, desde logo, as provas que pretenda produzir, o rol de testemunhas, os quesitos para a percia e assistente tcnico, se o caso. Passo seguinte, aps ofertada a contestao, ser deliberar a respeito do valor da causa, natureza da demanda e sua converso em rito ordinrio (art. 275, 4 e 5), extino do processo ou julgamento antecipado. Decididas tais questes e havendo necessidade de produzir-se prova, ser designada audincia de instruo e julgamento. Nesse espao de tempo, percias e diligncias sero realizadas. A prova oral ser produzida na audincia designada para esse efeito. Esgotada a produo probatria, deduziro as partes as suas alegaes finais (art. 456) e, ento, ser prolatada sentena pelo juiz (art. 457).

A citao dever ocorrer com, no mnimo, dez dias de antecedncia da data designada para a audincia de conciliao, possibilitando, desse modo, que o suplicado colha os elementos necessrios formulao de sua defesa (art. 277, caput). O preposto ser credenciado por documento especfico, devendo explicitar-se em seu bojo a concesso de poderes para transigir.
SRTN Ed. Braslia Rdio Center, 2.140 CEP 70.710-200 Braslia D.F Telefone: (61) 327-3664 - 327-3665 Fax: 367-3538 E-mail: airton.nobrega@zaz.com.br

O rito sumrio, como visto, acha-se amoldado a um conjunto de elementos que se prestam a particulariz-lo, no podendo a parte, ao deduzir a sua postulao, ignor-las, pena de ver prejudicado o seu pedido e compelido a renov-lo de forma adequada, o que, na melhor das hipteses, implicar em atraso no processamento de sua pretenso. * * *

SRTN Ed. Braslia Rdio Center, 2.140 CEP 70.710-200 Braslia D.F Telefone: (61) 327-3664 - 327-3665 Fax: 367-3538 E-mail: airton.nobrega@zaz.com.br

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CVEL DA CIRCUNSCRIO ESPECIAL JUDICIRIA DE BRASLIA DISTRITO FEDERAL

CONDOMNIO DO BLOCO W DA SQS 890, 890,


regularmente inscrito no CNPJ sob o n 00.070.055/0001-99, com sede na SQS 890, Bloco W Plano Piloto Braslia Distrito Federal CEP 70.090-88, vem, por advogado (mj/DOC. 1), propor, subordinada ao rito comum sumrio, com arrimo no art. 275, II, b, do Cdigo de Processo Civil, a presente ....

AO DE COBRANA
contra

MANUEL PROTESTADO CORREIA, CORREIA,


brasileiro, casado, servidor pblico, portador do CPF n 000.434.898-11, domiciliado e residente no SHIS, QI 46, Conjunto U, Casa 60 Lago Sul Braslia Distrito Federal CEP 71.999-00, o que faz mediante os motivos de fato e fundamentos de direito que a seguir deduz: O suplicado, consoante se colhe na anexa escritura pblica de compra e venda devidamente averbada no ofcio extrajudicial competente (DOC. 2), o legtimo proprietrio do imvel situado no SQS 890, Bloco W, Apartamento 450 Plano Piloto Braslia Distrito Federal, detendo, em razo da condio que ora se alega e que resta devidamente comprovada, a responsabilidade pela tempestiva quitao dos encargos condominiais respectivos.
SRTN Ed. Braslia Rdio Center, 2.140 CEP 70.710-200 Braslia D.F Telefone: (61) 327-3664 - 327-3665 Fax: 367-3538 E-mail: airton.nobrega@zaz.com.br

A despeito disso, e embora no possa manifestar legitimamente qualquer recusa no pagamento dos aludidos valores, deixou de quitar as quotas relativas aos meses de agosto a dezembro de 2002, assim como aquelas vencidos em janeiro e fevereiro de 2003. Acham-se pendentes de regularizao, portanto, sete (7) parcelas. O valor de cada parcela, sem os acrscimos decorrentes de multa, juros de mora e correo monetria, de R$ 900,00 (novecentos reais), alcanando a dvida principal, at o presente momento, a quantia de R$ 6.300,00 (seis mil e trezentos reais). Anote-se, por oportuno, que a parcela teve o seu valor fixado em assemblia geral do condomnio convocada de forma regular e se acha indicada em ata que a respeito foi lavrada (DOC. 3). Cumpre acrescentar, outrossim, que diversas tentativas foram encetadas com o intuito de receber amigavelmente as aludidas parcelas pendentes, sem que o demandado se mostrasse disposto em qualquer momento a assim proceder, no restando, pois, outra alternativa que no a de cobrar judicialmente o total da dvida. ANTE TODO O EXPOSTO, vem o suplicante postular a citao do suplicado para, querendo, ofertar a sua defesa em audincia de conciliao a ser oportunamente designada, pena de lhe ser decretada a revelia, devendo, ao final, ser a demanda julgada procedente para o efeito de conden-lo a quitar as taxas de condomnio no importe de R$ 6.300,00, com os acrscimos decorrentes de juros de mora, multa em lei prevista, correo monetria, despesas processuais e honorrios advocatcios, estes fixados base habitual de 20% do valor do pedido, como de direito. Protesta pela produo de provas em direito admitidas e, desde logo, requer o depoimento pessoal do suplicado, pena de confisso. D causa o valor de R$ 6.300,00. ESPERA DEFERIMENTO.

ROLANDO CAIO DA ROCHA


OAB/DF 57.888

SRTN Ed. Braslia Rdio Center, 2.140 CEP 70.710-200 Braslia D.F Telefone: (61) 327-3664 - 327-3665 Fax: 367-3538 E-mail: airton.nobrega@zaz.com.br

ARTIGO PUBLICADO
1. Revista Prtica Jurdica Ano II, n 12, de 31 de maro de 2003 Braslia: Editora Consulex, p. 26

SRTN Ed. Braslia Rdio Center, 2.140 CEP 70.710-200 Braslia D.F Telefone: (61) 327-3664 - 327-3665 Fax: 367-3538 E-mail: airton.nobrega@zaz.com.br

Вам также может понравиться