Вы находитесь на странице: 1из 8

Gesto Ambiental

Saiba o que fazer para contribuir com o meio ambiente e com o futuro do planeta. E descubra porque a Kurum e a Osaka esto entre as organizaes mais sustentveis e respeitadas do Brasil.

Cartilha de

KURUM

Venha sentir a diferena.

OSAKA

Venha sentir a diferena.

O SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL


A estratgia operacional e de mercado da KURUM e OSAKA caminha junto com a ideia de sustentabilidade empresarial. Ser sustentvel quer dizer que consideramos, a cada dia e em todas as situaes, o trip econmico, ambiental e social. O respeito ao meio ambiente, s pessoas e comunidade faz parte da cultura do GRUPO GUIA BRANCA, organizao maior qual pertencemos, e tambm da TOYOTA, lder mundial em tecnologia e inovao e da qual temos orgulho de representar nos estados do Esprito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Sistema de Gesto Ambiental um conjunto de informaes, documentos, diretrizes, estratgias e aes que, interligados, promovem a conscincia ambiental de maneira slida e rastrevel, dentro e fora da empresa, e favorece um gerenciamento organizacional mais maduro e moderno. Esse modelo de gesto est baseado em parmetros ambientais reconhecidos no mundo inteiro, que so os requisitos da ISO 14001, uma norma internacional e de escala global com aceitao e reconhecimento em mais de 140 pases. No Brasil, ela representada pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). A nalidade da norma equilibrar a proteo ambiental com as necessidades scio-econmicas.

POLTICA E DIRETRIZES
A Poltica Ambiental a fora motriz para a implementao e aprimoramento do Sistema de Gesto, permitindo que o desempenho ambiental seja constantemente aperfeioado. Ela um atestado, um compromisso formal da alta direo da KURUM e OSAKA.

POLTICA AMBIENTAL

A KURUM e OSAKA, representantes da marca TOYOTA nos estados do Esprito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, atuam na comercializao de veculos, peas e acessrios e na prestao de servios de manuteno mecnica, funilaria e pintura de automveis. Para o sucesso de seus negcios, as empresas declaram e adotam princpios ambientais alicerados ao conceito de sustentabilidade empresarial. PRINCPIOS E DIRETRIZES AMBIENTAIS: Cumprimento da legislao ambiental aplicvel s suas atividades. Atendimento s partes interessadas em seu negcio. Preveno aos impactos ambientais. Promoo da melhoria contnua do seu Sistema de Gesto Ambiental.

CONTROLE DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS


O corao da gesto ambiental est na identicao dos aspectos ambientais de cada atividade e na avaliao dos impactos relacionados a cada uma das tarefas da empresa.
Aspectos ambientais Impactos ambientais
CONTROLE = documentos, instrues, treinamentos e etc.

Atividades

Todas as atividades foram associadas aos seus aspectos ambientais e aos impactos que elas podem causar ao meio ambiente. Identicados os impactos, a empresa determinou as formas de controle, preveno e/ou eliminao desses riscos.

Troca de leo

Possibilidade de vazamento de leo e graxa

Contaminao do solo e da gua

Piso impermeabilizado, reas de conteno e treinamentos constantes.

Uso do ar-condicionado

Consumo de energia

Possibilidade de escassez de recursos naturais

Campanhas de reduo do consumo de energia e melhoria da tecnologia.

Esta a garantia de que todos os impactos, gerados a partir do desenvolvimento das atividades do pessoal prprio e dos terceirizados, esto sob controle, independentemente do grau de risco que a tarefa oferea (administrativa ou operacional).

COLETA SELETIVA E ATENDIMENTO LEGISLAO: PRTICAS SUSTENTVEIS


Como uma das maneiras de demonstrar seu empenho e comprometimento ambiental, todos os resduos gerados a partir das atividades da empresa so devidamente armazenados e descartados, de forma ambientalmente responsvel e de acordo com a legislao brasileira. Alguns desses resduos so doados para cooperativas de catadores de papel como mais um atributo de responsabilidade social. Os fornecedores de servios de coleta, transporte, armazenamento e destinao nal dos resduos so criteriosamente avaliados como garantia de respeito ao meio ambiente. Como parte do pacote de sustentabilidade adotado pela empresa, todas as leis federais, estaduais e municipais so identicadas, analisadas e atendidas pela KURUM e OSAKA.

COMO TER O MELHOR CARRO E RESPEITAR O MEIO AMBIENTE


Uma parcela muito signicativa da poluio atmosfrica est relacionada ao uso dos veculos automotores: combustvel, pneus, catalisador entre outros. Guarde essas dicas e viva melhor com o seu TOYOTA. COMBUSTVEL: Combustveis de m qualidade elevam a emisso de gases poluentes, alm de danicar os componentes do carro. Ento, fuja de combustveis de qualidade duvidosa. INJEO ELETRNICA: O sistema de injeo eletrnica deve estar sempre regulado, porque fundamental para que apenas a quantidade necessria de combustvel seja utilizada. PNEUS: A presso interna correta ajuda a diminuir o atrito. Com isso, possvel reduzir o consumo de combustvel. CATALISADOR: O catalisador uma das principais peas responsveis pela reduo dos poluentes gerados pelo motor. Ento, verique sempre o seu estado de conservao. PEAS OBSOLETAS: Peas que no servem mais devem ser descartadas corretamente. Oriente-se sobre o melhor local para destin-las. DIREO AMBIENTALMENTE RESPONSVEL: Evite frear bruscamente e acelerar sem necessidade. SISTEMA DE ALIMENTAO OU ESCAPAMENTO: No altere o sistema de alimentao ou escapamento. Use somente peas originais e faa regulagens corretas. AR-CONDICIONADO: O uso do ar condicionado requer mais potncia do motor. Avalie a real necessidade de utilizao do mesmo. Evite engarrafamentos, semforos e trajetos curtos. Partidas seguidas e constante aquecimento do motor elevam o consumo de combustvel.

CERTIFICAO ISO 14001


As Kurums Vitria e Linhares so as nicas empresas do segmento no ES a conquistar a certicao ISO 14001, o mais importante reconhecimento ambiental mundial concedido a uma organizao. Trata-se de uma certicao multi-site que engloba tambm as liais de Governador Valaddares/MG, Muria/MG e Campos/RJ. A empresa tem como compromisso e meta estender a certicao ISO 14001 todas as liais

VOC J FEZ ALGO SUSTENTVEL HOJE?


Conhea os 10 mandamentos ambientais e vivencie cada um deles. O planeta agradece. 1 | ESTABELEA PRINCPIOS AMBIENTAIS: compromissos e padres ambientais com metas alcanveis. 2 | FAA UMA INVESTIGAO DE RECURSOS E PROCESSO: a meta encontrar meios para reduzir o uso de recursos. 3 | PRIORIZE a compra de produtos ambientalmente responsveis. 4 | INCENTIVE SEUS COLEGAS: escolha um campeo ambiental e estimule as prticas responsveis. 5 | PARTICIPE da coleta seletiva de lixo e no disperdice gua e energia. 6 | IDENTIFIQUE a possibilidade de diminuir o uso de produtos txicos. 7 | EVITE RISCOS: no espere que o problema acontea. Verique todas as possibilidades de acidentes ambientais. 8 | ANOTE SEUS RESULTADOS: monitore suas metas e o que voc j conseguiu alcanar. 9 | COMUNIQUE-SE: relate os problemas que possam prejudicar seus vizinhos ou outras pessoas. 10 | ARRANJE TEMPO PARA O TRABALHO VOLUNTRIO: faa a diferena e d uma contribuio concreta e efetiva para a melhoria da vida no planeta.

Kurum. Certificada ISO 14001.


Respeito a voc e a natureza.

Voc tambm pode participar do Sistema de Gesto Ambiental da KURUM e OSAKA. Envie sua sugesto ou reclamao para meioambiente@aguiabranca.com.br

Aprovado por: Diretoria Data: 01/10/2009 Reviso: 01

Вам также может понравиться