Вы находитесь на странице: 1из 10

BRASIL COMO ESPAO DE IMIGRAES INTERNACIONAIS FONSECA, Gildette Soares

Professora do Departamento de Geocincias da Universidade Estadual de Montes Claros Doutoranda da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais gildettes@yahoo.com.br

INTRODUO As migraes promovem descobertas, desenvolvimento de Estados-Nao, extines de populaes, ou seja, (des) - (re) organizao territorial. Portanto, estudar a mobilidade populacional facilita entender as sociedades, sua origem, destino, as transformaes nos aspectos econmicos, sociais, culturais e polticos. Lee (1980, p.99) pontua que:
[...] para analisar as teorias de migrao no devem aplicar limitaes com respeito distncia do deslocamento, ou a natureza voluntria ou involuntria do ato, como tambm no se estabelece distino entre a migrao externa ou interna, o que importa entender os aspectos que levam a sada do lugar de origem e os atrativos do espao receptor.

Pesquisadores das diversas reas como a Geografia, Demografia, Economia, Sociologia (...) desenvolvem estudos sobre as migraes internas e ou internacionais. Independentemente de qual abordagem, as pesquisas sobre as migraes no devem deixar de tratar a (des) organizao econmica e poltica, ou seja, as implicaes sociais no (re) arranjo territorial. Nas palavras de Fonseca (2009, p.20):
As migraes resultam em transformaes geogrficas e culturais, ao migrar o sujeito pode melhorar ou no as relaes na sociedade e para com a natureza; neste sentido, o ato de migrar pode ser concebido como ganho ou perda em todos os aspectos sociais, econmicos, polticos [...].

No Brasil o estudo dos fluxos migratrios (imigrao e emigrao) ao longo de sua histria norteia a compreenso da dinmica da sociedade, pois a configurao territorial resultante das imigraes de europeus, africanos, posteriormente asiticos e latinos. A sociedade brasileira formada por muitos povos, de diversas culturas, que se caracterizam por uma mobilidade constante, uma vez que a migrao interna se faz presente desde o perodo colonial.

Agradecimento pelo apoio financeiro da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG-MG.

No perodo compreendido de 1980 a 2005, aproximadamente, o pas teve um carter de Nao da emigrao, especialmente para os Estados Unidos, Europa e Japo, tendo como principal fator a busca por melhores condies de vida. Tal panorama tem apresentado mudanas, uma vez que o Brasil tem se destacado no cenrio internacional como pas emergente, tornando-se espao de imigraes internacionais, alm do retorno de brasileiros. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar as recentes migraes internacionais para o Brasil e suas implicaes na territorialidade. Para tanto fizemos pesquisa bibliogrfica. O Brasil se apresenta cada vez mais como um espao de atrao populacional, Nao emergente, devido s suas reservas de riquezas naturais (minrios, combustveis fsseis, diversidade da fauna e flora...) e a estabilidade econmica desde a dcada de 1990. Os fluxos de migrantes para o Brasil so de diversas nacionalidades - asiticas, europias, africanas e de origem latina. fato de que o Brasil ocupar na Amrica Latina uma posio econmica bem expressiva em relao aos demais pases,
assim tambm em relao aos pases do continente africano. Quando a entrada de europeus, japoneses e at mesmo estadunidenses se deve aos efeitos da crise econmica vivenciada desde 2008. Existe tambm um cresce nmero de empresrios com investimentos em setores diversos. Em geral, os migrantes internacionais so

identificados como investidores, gestores de empresas, turistas ou pessoas em busca de trabalho. 1. CONSIDERAES SOBRE MIGRAES O termo migrao, nas palavras de Sorre (1984, p.124), [...] aplica-se somente a ideia de movimento, de mudana de lugar e de moradia. No entanto, o mesmo autor salienta que para o gegrafo a [...] expresso da mobilidade do ecmeno (SORRE, 1984 p.126), ou seja, remete ao conceito de espao terrestre ocupado pelo homem com todo o dinamismo. No que se refere ao estudo terico das migraes tem como ponto de partida um documento denominado Leis da Migrao, apresentado Sociedade Real Britnica em 17 de maro de 1885, pelo gegrafo Ernst Georg Ravenstein (1834 -1913). O gegrafo Ravenstein classificou os migrantes em quatro grupos: migrante local (aquele que desloca de uma parte da mesma cidade de nascimento); migrante de curta distncia (conforme a distncia de seu deslocamento); migrante por etapas (migra at a permanncia) e os migrantes temporrios (representam o trabalho sazonal).

As causas das migraes para o referido autor, em qualquer uma das classificaes, esto ligadas aos aspectos econmicos. Na maior parte dos casos, porm, a resposta estar associada busca por trabalhos mais remunerados e atraentes do que os disponveis nos locais de nascimento (RAVENSTEIN, 1980, p.43). Ao longo dos sculos as migraes moldaram a configurao de muitas naes em todos os continentes e a procura por melhores condies de vida tem sido a mola propulsora. Martins (2002, p.139-140) refora:
No raro, a dinmica das migraes internas se apia nos mesmos fatores das imigraes: desemprego, subemprego, falta de oportunidades de trabalho, excedentes populacionais crescentes, pobreza crescente associada competio pelas oportunidades de emprego cada vez mais raras ou cada vez piores expectativas crescentes de consumo, dificuldades para compatibilizar trabalho e nvel de vida.

Independe das causas e das consequncias em qualquer tipo de migrao, Silva (1999) salienta que o pesquisador da temtica no deve apenas associar migrao a fatores meramente econmicos, uma vez que existe um conjunto de relaes sociais e culturais que envolvem cada mobilidade. A busca humana em obter novas terras, riquezas, fugir de conflitos, entre outros fatores sempre impulsionou grande mobilidade, como expe Santos (1997, p. 39):
A evoluo global da populao mundial s pode ser completamente entendida se considerarmos ao menos trs dados essenciais: primeiro, a distribuio da populao entre as diversas reas do Globo e dentro de cada pas evolui de maneira desigual. Depois, como isso no apenas o resultado do excesso de nascimentos sobre o de mortes, temos de levar em conta as migraes internas e internacionais, cada vez mais freqentes [...].

De forma sucinta, Santos analisa o significado das migraes na expanso mundial e a heterogeneidade na espacialidade geogrfica. Para a Geografia e outras reas afins com a internacionalizao do capital surgem novas leituras das migraes, principalmente pelo acentuado crescimento da excluso social. Assim, cabe aos estudiosos, especialmente aos gegrafos, pesquisar a migrao na sua essncia, deixando de lado apenas a abordagem de deslocamento. Oliveira (2011, p.13-14) pontua:

[...] algumas contribuies tem surgido, no sentido de permitir uma reflexo sobre qual a melhor perspectiva, para apreender a manifestao do fenmeno migratrio. [...] importante o ponto de vista que busca compreender o fenmeno migratrio mais alm da mera descrio ou como algo capaz de

receber modelagens matemticas. Como tambm salutar observ-lo como processo, porm no apenas queles restritos ao indivduo, mas tambm aqueles que envolvam os indivduos de um modo geral a sociedade onde ele vive e se reproduz.

As pesquisas sobre migraes tende a apresentar cada vez mais uma radiografia da realidade produzida pelo homem em sociedade e a construo das redes sociais que se estabelecem no fenmeno migratrio. Para Campos (2011, p. 77): A presena de imigrantes internacionais e de retornados no domiclio que forneceu emigrante internacional pode ser um indicativo da operao de uma rede social de migrao. No se trata apenas das redes sociais que se formam pelo avano da tecnologia, mais a rede de amigos, solidariedade, resistncia, dentre outros. No entender de Fonseca (2009, p.12): vlido mencionar que no se deve pensar a organizao das redes apenas pela falta de dinheiro, da vulnerabilidade e excluses que normalmente perpetuam por geraes, mas como articulao que estimula a cidadania e fortalece as relaes entre os envolvidos. Devemos ficar atentos ao desempenho das redes sociais na vida dos migrantes e as mudanas em cada territorialidade, principalmente em uma sociedade de grande miscigenao como o Brasil. 2. BRASIL, NAO EMERGENTE NO CONTEXTO DAS MIGRAES INTERNACIONAIS. O Brasil passou a ser denominado emergente a partir das transformaes ocorridas nas dcadas de 1990 e 2000. A implantao do Plano Real (1994) foi o incio de uma nova histria para a economia, pois a reduo dos dficits oramentrios, o controle da inflao, privatizaes de servios, melhorias sociais, ampliao das relaes comercias (...), propiciaram a sua integrao na economia globalizada, surgindo, assim, novos desafios, apesar da no-superao dos antigos. Neste contexto, em 2001 o Banco de investimentos estadunidense Goldman Sachs criou o acrstico Brasil, Rssia1, ndia, China (BRIC), posteriormente em 2011 acrescentou o S, formando assim o conhecido grupo de pases emergentes Brasil, Rssia, ndia, China, frica do Sul (BRICS). Para Hurrell (2009, p.10) apresentam a [...] capacidade de contribuir para a gesto da ordem internacional em termos regionais
1

vlido destacar que para vrios autores como MacFarlane (2009, p. 98) A Rssia no uma potncia emergente no sentido convencional do termo. Sua poltica externa dominada pelo esforo em reverter o declnio dos anos 1980 e 1990, e em estabelecer a base interna para o retorno ao status real (em oposio ao simblico) de uma grande potncia.

ou globais, alm de algum grau de coeso interna e capacidade de ao estatal efetiva. Naes que segundo o referido Banco sero as maiores economias da Terra at 2050, ultrapassando Estados Unidos, Japo, Alemanha, Reino Unido, Frana e Itlia. Os Estados do acrstico BRICS apresentam aspectos que os tem colocado em destaque no cenrio internacional, a saber, grande extenso territorial, riquezas minerais, reserva de combustveis fsseis, mercado consumidor e mo de obra relativamente barata em comparao com os pases centrais, assim se configuram tambm como espao receptor de investimentos e de migrantes internacionais. No entender de Patarra, (2012, p.86):
As migraes internacionais representam a contradio entre os interesses de grupos dominantes na globalizao e os Estados nacionais, com a tradicional tica de sua soberania; h que se levar em conta as tenses entre os nveis de ao internacional, nacional e local.

Obviamente no devemos deixar de considerar que tambm existem inmeras caractersticas distintas entre eles, a comear pelo processo de formao territorial, econmico, cultura, costumes, religies entre outros. Hurrell (2009, p.15) pontua: Existem, claramente, diferenas substanciais entre esses pases em termos de poder e importncia geopoltica; peso econmico e grau de integrao economia global; trajetrias culturais e histricas distintivas; e sistemas polticos domsticos. Em busca de maior coeso os lderes governamentais desses pases tm promovido encontros, fruns de debates, seminrios como estratgias para ampliar as relaes comerciais e fortalecer suas economias. O fortalecimento da economia ainda no oportunizou o desenvolvimento social, uma vez que h grande desigualdade entre as classes de cada Nao, alm de outros fatores como questes geopolticas. No que se refere ao Brasil, a sociedade convive com desigualdades sociais, onde a minoria da populao concentrando a riqueza, alm dos elevados indicadores de violncia,
internacionais. carga tributria e corrupo poltica, entretanto mesmo assim o Brasil torna-se atrativo para os migrantes

Em funo da extenso territorial do pas, do tamanho e composio de sua populao, da atual etapa de seu crescimento econmico, entre outras especificidades, pode-se afirmar que os relativamente recentes movimentos de brasileiros ao exterior, bem como a entrada de novos imigrantes, principalmente sul-americanos e africanos, no causam um impacto significativo no desenvolvimento nacional. De modo geral, nem a sada de brasileiros nem a entrada de estrangeiros no Brasil atual assumem uma

dimenso assustadora ou podem colocar em xeque os esforos de desenvolvimento do pas. (PATARRA, 2012, p. 88).

O desenvolvimento econmico do Brasil pode ser considerado recente, assim o pas ainda no tem polticas
consolidas no que se refere s migraes internacionais, acreditamos que tal fato se deve pelo longo perodo em que se configurou como espao de emigrao. No entanto, podemos pontuar que j existem conflitos, especialmente quando avaliamos as questes de fronteiras territoriais e a segurana nacional.

O debate e as propostas de polticas de imigrao, o tratamento especfico de reas de fronteiras transnacionais, bem como a necessidade de se estabelecer juridicamente o acesso dos migrantes e de suas famlias, documentados ou no, aos servios pblicos, principalmente na rea de sade e de educao, so temas hoje recorrentes e de intensa discusso e ao no contexto regional. (PATARRA 2012, p.85)

No caso brasileiro, as fronteiras territoriais so extremamente vulnerveis, o que facilita a imigrao, alm das aes humanitrias que levam o pas a ser receptor de migrantes. Os imigrantes pobres vivem em condies precrias como o caso dos bolivianos, haitianos, entre outros, existem inclusive casos de xenofobia, precarizao do trabalhador, principalmente nos grandes centros. A carncia de mo de obra especializada em algumas reas gera a permisso pelo governo da entrada de indivduos que atenda a demanda. O Conselho de Nacional de Imigrao2 (CNIg) vinculado ao Ministrio do Trabalho e Emprego atua na situao dos imigrantes internacionais no Brasil como tambm dos emigrantes brasileiros em outros pases. Sobre o papel do CNIg Patarra (2012, p.88-89) afirma:
No plano nacional, o CNIg levou a cabo ampla discusso com diversos setores da sociedade, o que resultou na proposta de Poltica Nacional de Imigrao e Proteo ao Trabalhador Imigrante, a qual tem sido discutida em audincias pblicas. No mbito do Mercosul a atuao do Conselho foi de capital importncia nas negociaes que levaram assinatura de vrios acordos no mbito do mercado comum, tais como o acordo de residncia do Mercosul.

Os lderes governamentais do Brasil devem atentar cada vez mais para as questes recorrentes as migraes internacionais, pois fundamental o crescimento econmico associado ao social, respeitando os direitos de todos, brasileiros e imigrantes.
As polticas para as migraes internacionais esto pautadas no processo de assimilao dos imigrantes na sociedade receptora, no controle dessa populao. Esse contingente somente passar a ter direitos medida que se integrar, se assimilar sociedade de destino. Tais polticas seguem
2

Criado em 1980 com organizao e funcionamento regulamentado pelos Decretos n 840, de 22 de junho de 1993, e n 3.574, de 23 de agosto de 2000.

estatutos de legalizao e proteo jurdica a estrangeiros, concedendo, quando assim o fazem, direitos restritos. (BAENINGER, 2012 p.93)

As migraes internacionais podem promover cidadania ou aglomerados de excluso, pois a mobilidade financeira e da fora de trabalho propiciam choques de interesses, da a importncia de Naes emergentes, como o Brasil rever suas polticas de migraes, caso contrrio reproduziremos a descriminao de indivduos que buscam apenas a sobrevivncia, ou ainda a promoo de mais excluso de brasileiros. O Brasil como pas emergente passa a ser espao receptor de migrantes da Amrica Latina, do continente africano, asitico e at mesmo da Europa, assim surgem novos e velhos desafios para um crescimento econmico e social equilibrado. Apesar de existirem pesquisas significativas sobre as migraes internacionais no Brasil, h um problema a ser considerado, a busca para contabilizar os emigrantes e os imigrantes. Campos (2011, p.72) comenta: Os registros administrativos no do conta desses nmero e, por isso, faz-se necessrio lanar mo de dados censitrios para a realizao das estimativas. O que o autor destaca a importncia do censo demogrfico de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica ( IBGE),
fonte confivel para os estudos migratrios.

Neste sentido, podemos pontuar que a cada censo o quesito Migrao tem apresentado dado mais prximo da realidade. O indivduo informa que brasileiro, o recenseador questionava a Unidade da Federao, caso contrrio verifica-se o pas de origem. No censo de 2010 o panorama das estimativas das migraes internacionais foi mais preciso, pois o IBGE introduziu no questionrio questes relacionadas temtica, como descrito no modelo aplicado.
O objetivo desse bloco de questes obter o perfil, por sexo e idade, dos brasileiros que se mudaram para o exterior, bem como captar os fluxos migratrios internacionais. Alm disso, a partir dessas informaes, ser possvel conhecer o perfil familiar e socioeconmico desses emigrantes (IBGE, 2010, p. 8-9) (grifo nosso).

Apesar de os avanos dos censos demogrficos mensurarem as migraes, seja interna ou internacional, chegar ao
nmero real de imigrantes permanece sendo um desafio.

O retorno dos brasileiros que viveram longos anos forma do pas; a chegada de novos migrantes; grandes empresas que trazem mo de obra qualificada no intuito de explorar novas riquezas naturais; a ajuda humanitria a pases como o Haiti, recebendo mais de quatro mil deles em nosso territrio; a entrada de europeus que esto em busca de trabalho e na maioria dos casos apresenta com maior qualificao que o brasileiro, enfim todos os fluxos migratrios internacionais devem ser acompanhados pelo governo

brasileiro e avaliado o impacto positivo e negativo para a territorialidade. Nas palavras de Sprandel (2012, p. 100),
A Poltica Nacional de Imigrao e Proteo ao(a) Trabalhador(a) Migrante tem por finalidade estabelecer princpios, diretrizes, estratgias e aes em relao aos fluxos migratrios internacionais, com vistas a orientar as entidades e rgos brasileiros na atuao vinculada ao fenmeno migratrio, contribuir para a promoo e proteo dos direitos humanos dos migrantes e incrementar os vnculos das migraes com o desenvolvimento.

Para que a imigrao no promova mais excluso social da populao, acreditamos que os governantes deveram aumentar os investimentos na educao dos brasileiros; adoo medidas que reduzam a vulnerabilidade das fronteiras territoriais; eliminar a corrupo, e, juntamente com esta, reduzir as redes ilcitas e a violncia. O pas precisa implantar polticas pblicas voltadas para o turismo, tornando-o um ponto positivo para a sociedade. Desta forma, enfatizamos o combate prostituio infantil, ao turismo sexual e punio severa para aqueles que infringem as leis nacionais. Outro ponto a ser considerado a necessidade de conter a imigrao de trabalhadores que vivem em regime clandestino. preciso que sejam tomadas medidas de controle para que os migrantes no sejam explorados ou que recebam mais benefcios que o trabalhador brasileiro. CONSIDERAES FINAIS Pesquisar sobre as migraes pode ser uma alternativa de conhecer e compreender as transformaes estruturais da populao no espao geogrfico. Mergulhar na trajetria de indivduos que tm suas vidas tomadas por mudanas geogrficas, culturais, polticas, econmicas (...). Para um
melhor entendimento das transformaes ocorridas (independente da escala e do tempo), seja de ordem poltica, econmica, socioambiental, necessrio conhecer as relaes estabelecidas pelas sociedades, a mobilidade populacional e as implicaes em suas territorialidades; o jogo poltico, o cenrio comercial entre as naes emergentes, centrais e perifricas.

Acreditamos que parte dos migrantes internacionais que inserem na sociedade brasileira na atualidade (2012) representa mo de obra qualificada, buscam de melhores condies de vida, uma vez que seus pases de origem vivem os reflexos da crise econmica de 2008. Aqueles que no tm um grau de escolaridade elevado como os haitianos e bolivianos chegam expectativa de encontrarem no Brasil melhores condies de vida do que seus pases de origem podem oferecer-lhes. Tal fato promove

a precarizao nas relaes trabalhista, uma vez que o Brasil tem trabalhadores com o mesmo perfil. O Brasil tem ocupado lugar de destaque como pas emergente, porm muita coisa ainda precisa ser feita para atender sua populao de origem, portanto consideramos que cabe ao governo federal juntamente com os rgos competentes, a saber, o Ministrio do Trabalho e do Emprego e o CNIg adotarem polticas de proteo e melhoria das condies de vida aos imigrantes internacionais, mas tambm ao povo brasileiro. REFERNCIAS BAENINGER, Rosana. Migraes internacionais e cidadania. In. TURRA, Cssio Maldonado. CUNHA, Jos Marcos Pinto da (Orgs.) Populao e desenvolvimento em debate: contribuies da Associao Brasileira de Estudos Populacionais. Belo Horizonte: ABEP, 2012. P.93-95. BRASIL, Ministrio do Trabalho e Emprego. Finalidade do Conselho Nacional de Imigrao. Disponvel em << http://portal.mte.gov.br/portal-mte/>> acessado em 16 de abril de 2012. CAMPOS, Marden Barbosa de. Estimativas de migrao internacional no Brasil: os velhos e os novos desafios. In. OLIVEIRA, Luiz Antnio Pinto. OLIVEIRA, Antnio Tadeu Ribeiro (Org). Reflexes sobre os deslocamentos populacionais no Brasil . Rio de Janeiro: IBGE, 2011. FONSECA, Gildette Soares. Espacialidade das migraes temporrias de mirabelenses implicaes na territorialidade local . (Dissertao em Geografia) - Programa de Ps-Graduao em Geografia. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC-SP. So Paulo-SP, 2009. HURRELL, Andrew. Hegemonia, liberalismo e ordem global: qual o espao para potencias emergente? In. HURRELL, Andrew et al. Os Brics e a ordem global. Rio de Janeiro: FGV, 2009. IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA . Sinopse do Censo Demogrfico 2010. Rio de Janeiro, 2011. LEE, Everett. Uma teoria sobre a migrao. In. MOURA, Hlio Augusto (Org). Migrao interna. Textos selecionados. Fortaleza-CE: Banco do Nordeste do Brasil S.A. 1980. MACFARLANE, Neil. O R dos Brics: A Rssia uma potncia emergente? In HURRELL, Andrew et al. Os Brics e a ordem global. Rio de Janeiro: FGV, 2009. MARTINS, Jos de Souza. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre excluso, pobreza e classes sociais. Petrpolis-RJ: Vozes, 2002.

OLIVEIRA, Antnio Tadeu Ribeiro. Algumas abordagens tericas a respeito do fenmeno migratrio. In. OLIVEIRA, Luiz Antnio Pinto; OLIVEIRA, Antnio Tadeu Ribeiro (Org). Reflexes sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. PATARRA, Neide Lopes. Polticas e gesto das migraes internacionais: entre direitos humanos e soberania nacional. In. TURRA, Cssio Maldonado. CUNHA, Jos Marcos Pinto da (Orgs.) Populao e desenvolvimento em debate: contribuies da Associao Brasileira de Estudos Populacionais. Belo Horizonte: ABEP, 2012. P.85-92. RAVENSTEIN, E. G. As Leis de Migraes. In: MOURA, Hlio Augusto (coord). Migrao interna. Textos selecionados. Fortaleza-CE: Banco do Nordeste do Brasil S.A, 1980. SANTOS, Milton. Metamorfoses do espao habitado. 5 ed. So Paulo: Hucitec,
1997.

SILVA, Maria Aparecida de Morais. Errantes do fim do sculo. So Paulo: Unesp, 1999. SORRE, Maximilien. Migraes e mobilidade do ecmeno. In. MEGALE, Janurio Francisco (org). Max Sorre: Geografia. So Paulo: tica, 1984. P.124 -139. SPRANDEL, Mrcia. As pautas externas e as pautas internas das migraes internacionais. In. TURRA, Cssio Maldonado. CUNHA, Jos Marcos Pinto da (Orgs.) Populao e desenvolvimento em debate : contribuies da Associao Brasileira de Estudos Populacionais. Belo Horizonte: ABEP, 2012. P. 97-101

Вам также может понравиться