Вы находитесь на странице: 1из 2

ATIVIDADE ESTRUTURADA MATEMTICA FINANCEIRA (ENTREGA DIA 04/06/12)

1) - Histria da moeda http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_moeda A histria da moeda est intimamente ligada histria do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (tambm chamada de monetria). A moeda surgiu em diversas civilizaes, com diversas formas de representao do valor monetrio: conchas, o sal, o ouro, a prata etc. Em uma acepo mais estrita, a palavra moeda refere-se a apario de pedaos de metal estilizados e cunhados por uma instncia governativa. A funo das moedas metlicas e, posteriormente, do papel moeda, foi, pois, facilitar as trocas comerciais. Conceito de Juros (JUSTIFICATIVA PARA A COBRANA DE JUROS) http://www.somatematica.com.br/historia/matfinanceira.php

bastante antigo o conceito de juros, tendo sido amplamente divulgado e utilizado ao longo da Histria. Esse conceito surgiu naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relao entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulao de capital e a desvalorizao da moeda levariam normalmente a ideia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro, ou seja, o juro pode ser compreendido como uma espcie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensao paga pelo tomador do emprstimo para ter o direito de usar o dinheiro at o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensao por no poder usar esse dinheiro at o dia do pagamento e por correr o risco de no receber o dinheiro de volta (risco de inadimplncia). PRTICAS ADOTADAS NO PASSADO QUE AINDA SO CONSAGRADAS PELO USO. http://pt.wikipedia.org/wiki/Juro Documentos histricos redigidos pela civilizao sumria, por volta de 3000 a.c., revelam que o mundo antigo desenvolveu um sistema formalizado de crdito baseado em dois principais produtos, o gro e a prata. Antes de existirem as moedas, o emprstimo de metal era feito baseado em seu peso. Arquelogos descobriram pedaos de metais que foram usados no comrcio nas civilizaes de Tria, Babilnia, Egito e Prsia. Antes do emprstimo em dinheiro ser desenvolvido, o emprstimo de cereal e de prata facilitava a dinmica do comrcio. Com isso foi surgindo o juro, remunerao adotada desde os velhos tempos, at os dias de hoje. Na Idade Mdia, considerava-se crime (chamado crime de usura), algum emprestar dinheiro pretendendo receber uma quantia maior do que o valor emprestado aps um tempo. E ainda vimos essa prtica, hoje chamada de agiotagem.

Outra prtica adotada no passado a teoria da Escola Austraca, que afirma que os juros existem por causa da manifestao das preferncias temporais dos consumidores, j que as pessoas preferem consumir no presente e pagar pelo consumo, somente no futuro, o que muito comum nos dias de hoje, uma vez que percebemos que os juros esto sendo cada vez mais aplicados.

2)

3)

Entrevista

4) Metodologia. http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/informet.shtm Os ndices so calculados para cada regio. A partir dos preos coletados mensalmente, obtm-se, na primeira etapa de sntese, as estimativas dos movimentos de preos referentes a cada produto pesquisado. Tais estimativas so obtidas atravs do clculo da mdia aritmtica simples de preos dos locais da amostra do produto que, comparadas em dois meses consecutivos, resultam no relativo das mdias. Agregando-se os relativos dos produtos atravs da mdia geomtrica calculada a variao de preos de cada subitem, que se constitui na menor agregao do ndice que possui ponderao explcita. A partir da aplicada a frmula Laspeyres, obtendo-se todos os demais nveis de agregao da estrutura item, subgrupo, grupo e, por fim, o ndice geral da regio. Os ndices nacionais INPC e IPCA so calculados a partir dos resultados dos ndices regionais, utilizando-se a mdia aritmtica ponderada. A varivel de ponderao do INPC a "Populao Residente Urbana" (Pesquisa de Oramentos Familiares - POF - 2002-2003) e a do IPCA "Rendimento Familiar Monetrio Disponvel " (Pesquisa de Oramentos Familiares - POF - 2002-2003).

Вам также может понравиться