Вы находитесь на странице: 1из 5

A Crise da Zona Euro vista pela astrologia

No incio de maro passado, o site da revista de astrologia The Mountain Astrologer publicou um interessante texto escrito por Nicholas Campion sobre os desenvolvimentos da crise na Zona Euro luz da astrologia. A turbulncia na economia mundial havia sido prevista h vrios anos por muitos astrlogos e j havamos falado dela aqui. Na verdade, os trnsitos de Pluto e Urano eram bastante reveladores. Tendo entrado em signos cardinais em alturas muito prximas (Capricrnio e Carneiro respetivamente), aqueles dois planetas exteriores, que fazem nesta fase uma quadratura entre si (ou seja distam 90 graus um do outro), no auguravam bons tempos. Pluto em Capricrnio, por exemplo, normalmente associado destruio de estruturas da sociedade e realmente tem abalado de forma muito notria a estrutura financeira das economias mundiais com repercusses na chamada economia real. Pluto continuar em Capricrnio at 2024. Urano em Carneiro considerado um promotor de extremismos. Neste artigo, a astrloga australiana Michelle Finey define os ciclos de interao entre estes dois planetas exteriores como a luta entre a liberdade (Urano) e a sobrevivncia (Pluto).

Voltando a Campion (no video abaixo falando sobre a histria e a astrologia), ele comea por se debruar sobre a importncia de ciclos planetrios, salientando Plato, que no Timeu argumentava que como os planetas voltavam inevitavelmente ao mesmo lugar, os temas repetem-se, embora os detalhes naturalmente variem. Este aparente determinismo acaba por ser temperado pela ao humana e pelo livre-arbtrio. Na cosmologia ptolemaica (e tambm na de Kepler), a previso astrolgica tem como objetivo poder alterar o futuro, no sentido, em que se tenta evitar um desfecho provavelmente desfavorvel. Ver video

A discusso sobre o peso do destino por contraponto com o livre-arbtrio omnipresente na astrologia e no caso da astrologia mundana no exceo (note-se que Campion prefere lhe chamar de astronomia poltica ou de cosmologia arquetpica em vez de astrologia mundana, por no se usar as casas, nem as posies dos planetas nos signos). Relativamente crise da zona Euro, Campion refere que efetivamente a previso determinista da pulverizao da moeda nica tal como ela est configurada, ou seja, com os 17 pases que aderiram ao Euro. Esta posio tambm parcialmente fundamentada numa anlise econmica, sustentada no facto de os nveis de endividamento serem muito elevados em alguns dos pases, sendo a soluo mais bvia a de voltarem s suas moedas nacionais e procederem a uma depreciao. Alm do mais, acrescenta Campion, haver a tendncia para os governos pr-austeridade perderem as eleies e serem substitudos por outros que acabem por agravar os problemas de dvida deterioriando ainda mais a situao.

Johannes Kepler (1571-1630)

Campion classifica o modelo de previso astrolgico como idealista, em contraponto com o materialista (o dos analistas econmicos), que tem repetidamente falhado, pois os modelos de previso no funcionam bem em alturas to turbulentas. Normalmente os modelos de previso tentam prever os crescimentos do Produto Interno Bruto (PIB) com base no histrico. Os economistas reconhecem estas limitaes, e num registo de bom humor dizem que equivale a guiar um carro olhando pelo espelho retrovisor. Ao invs, a astrologia permite identificar as alturas de viragem, positivas e negativas (se bem que alguns modelos economtricos contemplem a considerao dos altos

e baixos na economia, que so na verdade, cclicos). A astrologia alertar para aquilo que no modelo materialista seria completamente inesperado. Concretamente no caso da crise da zona Euro, a quadratura Urano-Pluto arrasta consigo algum pessimismo face ao desfecho da situao atual, cuja soluo parece difcil de encontrar at que a quadratura se desfaa por no fim do primeiro trimestre de 2015.

Foto de Urano tirada pelo Voyager 2

Em 2013 e 2014 os trnsitos mais relevantes para Campion so os seguintes: 2013 Maio: Urano em quadratura a Pluto nos dias 20 e 21; Julho: Marte em Caranguejo fazendo quadratura a Urano no dia 1 e Jpiter no mesmo signo oposto a Pluto no dia 6, fazendo quadratura a Urano no dia 21. Novembro: Urano faz quadratura a Pluto no dia 1; Dezembro: Marte em Balana oposto a Urano no dia 25 e fazendo quadratura a Pluto a 31. 2014 Fevereiro: Jpiter em Caranguejo oposto e Pluto no dia 1 e em quadratura a Urano no dia 26; Abril: Jpiter em Caranguejo oposto a Pluto em quadratura a Urano a 19-20; Urano em quadratura a Pluto no dia seguinte; Marte em Balana oposto a Urano e em quadratura a Pluto nos dias 23 e 24; Junho: Marte em Balana faz quadratura a Pluto no dia 14 e oposto a Urano no dia 25;

Novembro: Marte em Capricrnio conjunto a Pluto no dia 10 e em quadratura e Urano no dia 13. 2015 Maro: Marte em Carneiro conjunto a Urano e em quadratura a Pluto no dia 11; Urano e Pluto em quadratura no dia 17.

Campion considera que as alturas de maior presso sero os meses de julho e agosto j este ano e fim de abril/incio de maio no prximo ano. A anlise puramente determinista traduzir-se-ia no facto de nestas datas se poder assistir ao fim da zona Euro tal como ela existe presentemente. Contudo, uma anlise na linha de Plato ou Kepler, introduz um ponto importante que de polticas adequadas poderem evitar um desfecho desses. Decises de cariz poltico que podero passar pela introduo de mais liquidez nos mercados financeiros por parte do Banco Central ou maior integrao financeira.

Imagem gerada por computador de Pluto

Campion apresenta no seu artigo dois mapas, um da formao da Comunidade Econmica Europeia (em 1 de janeiro de 1958) e outro do Euro (em 1 de janeiro de 1999), ambos includos no seu livro The Book of World Horoscopes, onde Campion apresenta quase 500 mapas para pases e eventos mundiais e que uma referncia para quem estuda astrologia mundana. Campion tambm foi o autor de outros livros de onde se destaca o excelente History of Western Astrology (2 volumes) e tem ligaes ao meio universitrio, mais concretamente University of Wales Trinity Saint David. Aqui est o seu site pessoal.

Quanto a quem acerta mais, se os economistas se os astrlogos, o debate continuar no meio de algumas piadas. H tambm quem entenda das duas coisas...
Publicado em http://lua-em-escorpiao.blogspot.pt a 30 de maro de 2013

Вам также может понравиться