Вы находитесь на странице: 1из 3

b) Trabalho e sociedade

As primeiras tentativas de explicar a vida social dos seres humanos foram feitas com base no estudo do que hoje conhecemos pelo nome de Estado. De fato, tanto Plato (427-347 a.C.), em seu texto A Repblica, quanto Aristteles (384-322 a.C.), autor de Poltica, tiveram como objeto primordial de estudo a organizao poltica da plis (cidade Estado) grega e s secundariamente a sociedade. Foi preciso esperar a poca moderna, com o desenvolvimento do capitalismo e da sociedade civil burguesa a partir do sculo XVIII para que a sociedade passasse a ser um objeto particular de interesse e reflexo. A partir de ento, a sociedade comeou a ser vista como uma totalidade, da qual o Estado apenas uma parte. No sculo XIX, o pensador alemo Karl Marx (1818-1883) chamou a ateno para a importncia das condies materiais (econmicas) de existncia na formao das sociedades. Segundo ele, antes de fazer poesia e formular idias filosficas, o ser humano precisa alimenta-se e garantir sua sobrevivncia. Dessa forma, dizia ele, "o modo de produo da vida material condiciona o processo, em geral, da vida social, poltica e espiritual':

c) Como o trabalho se transforma em mercadoria:


Quando o trabalho se transforma em mercadoria, passa a valer a quantidade de trabalho injetado na natureza e no mais a qualidade de trabalho. A mercadoria s ser mercadoria na medida em que permita o lucro. O trabalho humano no s se transformou em mercadoria, como tambm em uma mercadoria especial. Uma mercadoria capaz de ser explorada, porque comprada pelo preo da sua prpria reproduo, ou seja, eu pago ao trabalhador que realiza o produto o necessrio para que ele sobreviva e vendo o produto no mercado pelo valor que ele tem. Apenas o trabalho humano pode ser explorado e se transformar em lucro. O trabalho, modo de

sobrevivncia do homem, transformou-se em modo de explorao de um homem pelo outro.

d) O significado de mais-valia
uma expresso marxista que designa a quantidade de valor produzido pelo trabalhador para alm do tempo de trabalho necessrio, ou seja, para alm do tempo de trabalho necessrio produo de um valor equivalente ao que o mesmo trabalhador recebeu em salrio. Dito de outra forma, na concepo marxista, o tempo de trabalho empregue pelo trabalhador sempre superior ao tempo necessrio para produzir o equivalente quilo que esse mesmo trabalhador aufere em remunerao. Nessa diferena que est a mais-valia, apropriao indevida que o detentor dos meios de produo ou empregador FAF do trabalhador. Mas a expresso tem tambm um uso corrente e exterior conotao marxista, estando associada s qualidades intrnsecas dos fatores, querem eles sejam humanos, querem eles sejam materiais. comum dizer-

se que esteou aquele aspeto de um determinado espao geogrfico, por exemplo, representa uma mais-valia em relao a outros espaos ou que os Conhecimentos que o indivduo X detm uma mais-valia para a organizao onde o mesmo trabalha.

e) As desigualdades sociais estabelecidas pelo capitalismo


Alguns conceitos de estratificao social e de classes sociais podem ser utilizados para expor as contradies e desigualdades encontradas em nossa sociedade: a estratificao econmica determinada pelos bens materiais, a estratificao poltica instituda pelo poder e a profissional pelo valor atribudo a determinadas profisses desfavorecendo outras. Quando uma pessoa ou um grupo de pessoas melhora o seu poder aquisitivo ocorre uma mudana social definida como mobilidade social.

f) As desigualdades sociais no Brasil

A noo popular de que poucos com muito e muitos com pouco gera conflitos sociais e mal estar humano ainda considerada a principal cauda da desigualdade social no Brasil e em diversos pases do mundo. A desigualdade social no Brasil, apesar dos avanos da primeira dcada dos anos 2000, ainda considerada uma das mais altas do mundo. A desigualdade social prejudica cidados de todas as faixas etrias, principalmente os jovens de classe de baixa renda, impossibilitados de ascender socialmente pela falta de uma educao de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho e de uma vida sadia e digna. A desigualdade social gera uma previdncia enfraquecida que no consegue sustentar os aposentados dignamente; permite a existncia de um mercado de trabalho e uma educao elitizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquirir uma melhor formao escolar e profissional; e, dentre as piores conseqncias, propicia a ocorrncia da violncia urbana.

g) Quem foi Karl Marx


Foi um socilogo, economista, historiador, cientista poltico e jornalista que viveu em 1818 e 1883 que, em sua obra, falou que a sociedade dividida em superestrutura e infra-estrutura. A superestrutura composta pelo Estado, pelo Direito, etc. E quem sustenta essa superestrutura a infra-estrutura, que composta pela luta de classes. Luta de classes a desigualdade entre as classes econmicas. Para explicar a luta de classes, Marx fala na teoria da mais-valia, que o fato das pessoas produzirem e a

maior parte do lucro ir para os patres, que normalmente pouco trabalha. Resumindo: A mais-valia faz com que uma classe fique cada vez mais rica e outra cada vez mais pobre. Isso gera a luta de classes. A luta de classes compe a infra-estrutura, que base da superestrutura. Ou seja, segundo Marx, o Estado depende da luta de classes para existir e por isso no toma medidas drsticas para acabar com a desigualdade econmica.

h) capitalismo x socialismo

Capitalista
A interferncia do Estado nos negcios pequena. Diante do que foi exposto, percebe-se que a sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais: a que possui os meios de produo, denominada burguesia; a que possui apenas a sua fora de trabalho, denominada proletariado. Caractersticas: - Propriedade privada ou particular dos meios de produo; - Trabalho assalariado; - Predomnio da livre iniciativa sobre a planificao estatal.

Socialismo
Desde a Antigidade algumas pessoas, preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar a organizao social e assim melhorar as relaes entre os homens. Na Idade Moderna tambm houve essa preocupao. Um ingls de nome Thomas More escreveu um livro chamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta.

Caractersticas: - No existe propriedade privada ou particular dos meios de produo; - A economia controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuio justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade; - O trabalho pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.

Вам также может понравиться