Вы находитесь на странице: 1из 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA CAMPUS RIO PARANABA

GESTO DE RESDUOS

Stefnia Aldrijose Almeida Pereira 2438

RIO PARANABA - MG MARO - 2013

SUMRIO

1 Introduo......................................................................................................... 3 2 Resduos Insumos ............................................................................................ 4 3 Prata (Ag+) .............................................................................................................................. 4 3.1 Recuperao da Prata (Ag+)...................................................................................... 5 3.2 Recuperaes da Prata em Radiografias.............................................................. 7 3.2.1 Imerso em hipoclorito de sdio 2,0% ................................................................ 7 3.2.2 Aquecimento em soluo de hidrxido de sdio em gua .......................... 8 3.2.3 Aquecimento em soluo de sacarose em gua ............................................ 8 3.2.4 Fundio na Mufla ..................................................................................................... 9 4 Cromo (Cr2+)......................................................................................................................... 10 4.1 Indicadores de Cromo................................................................................................ 11 5 Resduos lquidos na produo de Suco de Laranja .............................................. 12 5.1 Cultivo de Penicillium Citrinum................................................................................ 13 6 Concluso ............................................................................................................................ 16 7 Referencias Bibliogrfica ................................................................................................. 17

INTRODUO

Com a globalizao tecnolgica e industrial, a gerao de resduos vem se alastrando em todo mundo, a falta de gerenciamento, tica ambiental e conhecimento faz com que grande parte destes resduos sejam descartados na natureza sem os cuidados direcionados parado cada elemento, material e produto. A crena que produtos qumicos seriam assimilados, transformados e diludos pela natureza, sem ocasionar riscos ao meio ambiente e ao ser humano, foram banidos aps pesquisas mostrando que alguns produtos qumicos sintticos no sofrem alteraes por micro-organismos e efeitos assimiladores com luz, gua e ar. Havendo grande risco no aumento desta produo, pois estes matrias podem concentrar-se em organismos vivos, atingindo fauna, flora e seres humanos, causado riscos a sade. Contudo as instituies de ensino e pesquisa tambm contribuem para este fato, mesmo que relativamente com pequenas propores, elas colaboram para a contaminao de sustncias txicas ao meio ambiente. No entanto como fazem parte da classe educacional e de tica ambiental, tende como obrigao a pratica necessria para o tratamento dos mesmos, afim de no ter sua imagem comprometida perante rgos pblicos e sociais. A prtica de recuperaes de resduos vem gradativamente aumentando nos setores de produo, afim de que muitos matrias, e elementos esto sendo escassos, e com isso seus preos se tornam alarmantes, assim a pratica de transformao de resduos em insumo faz com que estas instituies alm do auxilio a preservao ecolgica tenha benefcios financeiros.

RESDUOS A INSUMO

Atualmente uma das principais preocupaes relacionada ao meio ambiente a formao de resduos e o tratamento do mesmo e como se deve ser a disposio adequada, pois atualmente o solo se torna uma das principais fontes de contaminao tornando-se um dos principais problemas ambientais na atualidade. E assim importante ressaltar a diferena entre o Lixo e Resduo. Ou seja, o Lixo (ou rejeito) so materiais considerados no aproveitveis. A titulo de

curiosidade a palavra lixo vem do latim (Lix = cinza). J para a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) so restos das atividades ou descartveis podendo se apresentar no estado solido e liquido desde que no seja passvel de tratamento. O Resduo so sobras ou restos do processo produtivo ou de consumo, que tem valor e podem ser reutilizados ou reciclados. J o Insumo o produto retirado do resduo ou seja o produto final de resduo que pode possuir nova utilidade. A conscientizao dos insumos gerados tem como fiscalizao o CONAMA (conselho nacional do meio ambiente) segundo a resoluo n357 /maro de 2005.

3 PRATA (Ag+)

Um dos elementos mais nobre na natureza a prata um metal branco, dctil e malevel. Cada vez mais utilizado em aparelhos eletroeletrnicos, fabricao de joias, indstrias qumicas e produtos de indstrias fotogrficas (placas, papel, filmes, entre outros), seu sais so utilizados em fabricao de espelho e preparaes farmacolgicas. No entanto estes resduos descartados incorretamente trazem grandes riscos aos organismos terrestres e aquticos, pois tem alto potencial toxico.

Contudo frequentemente vemos novas pesquisas para a recuperao deste resduo, pois este metal sofre possibilidades de escassez e tem grande valor financeiro.

3.1

Recuperao da Prata (Ag+)

Os resduos utilizados para exemplificar o pr-tratamento da Ag, o Cloreto de Prata e o Cromato de Prata slido. Onde dados foram tirados de experincia de Felisberto R. Para a converso do cromato de prata em cloreto, utiliza duas extraes com cido clordrico 10% (m/v), por um perodo aproximado de 24 horas.

2 Ag2CrO4(s) + 4HCl

4 AgCl(s) + H2Cr2O7 + H2O

O resduo ento e filtrado e submetido lavagem, constatando que a gua de lavagem apresenta uma colorao amarelada, isso caracteriza a presena de dicromato de potssio na soluo, j na segunda extrao este liquido apresenta sem colorao (transparente).

Figura 1 - Resduo de HCl proveniente da 1 ( esquerda), e da 2 ( direita) extrao do cromato de prata (Ag2CrO4)

Para a obteno da prata metlica, utiliza-se o mtodo de dextrose, onde a reao do cloreto de prata com a adio de hidrxido de sdio e dextrose repousa durante 15 minutos a temperatura de 70C a 80C.

2AgCl + 3NaOH + C6H12O6

2Ag + C6H11O7Na + 2NaCl + 2H2O

Em seguida e filtrada e lavada, primeiramente com gua e logo aps com acetona P.A (ate a evaporao total), repetindo-o por quatro vezes. O produto mostra-se com pouco brilho e aspecto escurecidos. Para a purificao da prata utiliza o mtodo de fuso de brax (tetraborato de sdio decaidratado, Na2B4O7. 10H20). O brax perde gua em aquecimento, se tornando um liquido viscoso, solidificando com o vidro. Assim a dissoluo do brax em xidos metlicos, liberando a prata fundida.

3.2

Recuperao de Prata de Radiografias

As placas de raio-x so muito utilizada na Radiografia, um exame complementar que auxilia no diagnsticos patolgicos. A recuperao da prata, como principal resduo a utilizao de placas de raio-x so separadas em quatro processos.

3.2.1 Imerso em hipoclorito de sdio 2,0%

Em um recipiente coloca-se o as placas de raio-x submersas pelo hipocloreto de sdio 2% deixando em repouso, havendo assim o desprendimento da prata, em forma de uma gelatina, a placas agora limpa pode ser levada a reciclagem.

4Ag + 2ClO- + H2O

2 AgCl + Ag2O + 2 OH-

A soluo e sedimentada em uma lama escura por um perodo de 24 horas, onde gradativamente se transforma de AgCl pela oxidao do hipoclorito (clareando a lama).
7

....Fig. 2 - Imerso das placas na soluo

Fig. 3 - Placa aps 24 horas imerso na soluo

3.2.2 Aquecimento em soluo de hidrxido de sdio em gua

A lama ento e separada de seu sobrenadante por forma decantao ou sifone, e transferida para um recipiente onde e levado fervura por 15 minutos, obtendo-se o xido de prata misturado a impurezas.

3.2.3 Aquecimento em soluo de sacarose em gua

Nesta etapa faz-se o aquecimento do xido de prata com a soluo por 60 minutos, tendo como produto final a prata impura slida, se a presena do brilho.

Fig. 4 - Soluo sobre aquecimento

3.2.4 Fundio na mufla

A prata impura foi ento aquecida a 1.000C por 60 minutos numa mufla, assim obtendo a prata pura e com brilho.

Fig. 5 - Soluo na mufla

Fig. 6 Prata aps fundio mufla

Fig. 7 - Fluxograma das etapas de extrao da prata em chapas de raios-X

E possvel tambm extrao da prata por mtodos caseiros, substitudo o hipoclorito de sdio 2%, pela utilizao de um alvejante base hipoclorito, diludo em gua com propores de 3:2.

CROMO (Cr2+)

Um elemento natural, o cromo um metal branco e cristalino, suas formas mais comuns encontradas na natureza so cromo (0), cromo (III) e o cromo (VI). Encontra-se em gases vulcnicos, solo, rochas, ar, plantas e animais.

10

Utilizando

nas

indstrias

como

camada

de

revestimento

metlico

eletrodepositadas, e na produo de compostos de cromo. O cromo pode causar danos ao ecossistema, por seu valor toxico. A eliminao de resduos e insumos, queima de combustveis fosseis e a manufatura, causam a liberao do cromo na atmosfera, ar e nas guas, causando assim a poluio de nascentes e rios que contaminam animais aquticos que por sua vez contaminam seres humanos atravs da sua ingesto.

4.1

Indicadores de Cromo

Apesar de um mtodo bastante trabalhoso a recuperao dos resduos deste elemento e vital para a preservao, pelo seu grau toxidade. Para a exemplificao, foi utilizado o resduo de Cromato de Potssio. Onde dados foram tirados de experincias de Felisberto R. Para verificao da concentrao do Cromato de Potssio, a soluo deve ser analisada por espectrometria de absoro molecular. Preparando uma amostra de cromato de potssio a 5%(m/v), para nveis de comparaes, onde esta deve passar pelo processo de diluio 200 vezes que deve ter uma concentrao de 250 mg/L, construindo uma curva de calibrao. Com o conhecimento da concentrao da soluo e possvel preestabelecer o volume que a soluo deve ser concentrada. Assim e necessrio a evaporao do liquido para a obteno da concentrao em 5%. Tirando uma alquota, e diludo-a duzentas vezes, sempre medindo o valor de absorbncia para verificao da concentrao de cromato. Constatando que o
11

mtodo de Mohr o mais aceitvel para a utilizao do cromato de potssio na concentrao encontrada. Medi-se ento o pH da soluo indicadora, utilizada como referencia (pH 8,20), constando diferena significativa da soluo residual (pH 8,32).

RESDUOS LQUIDOS DA PRODUO DE SUCO DE LARANJA

O grande volume de resduos gerados na produo de suco de laranja vem causando preocupaes dirias nas indstrias. Os resduos slidos formados pelas polpas, sementes e casca so transformados em pellets, sendo utilizado como componentes de raes animais. J os resduos lquidos denominados gua amarela um grande agente poluidor por possuir altos nveis de matria orgnica, onde so constitudos de aucares, sais, protenas, cidos orgnicos, leos essenciais e pectinas. Uma das alternativas empregadas para amenizar este dano a utilizao de microorganismos. Aonde a confirmao veio pela a reduo da DQO (Demanda Qumica de Oxignio) e da DBO (Demanda Bioqumica de Oxignio), na presena dos microorganismos que consumiam as matrias orgnicas, havendo assim a reduo na capacidade poluidora destes resduos. Segundo Tavares B. V. O uso do crescimento microbiano para a reduo do poder poluidor de resduos permite ao mesmo tempo a bioconverso do subtrato residual em biomassa microbiana, a qual tem servido para a extrao de protenas, lipdeos, cidos nucleicos, ou mesmo para o uso direto em rao animal, alm do
12

aproveitamento de compostos como cido orgnicos, vitaminas e enzimas, excretados pelo microrganismo durante seu crescimento.

5.1 Cultivos de Penicillium Citrinum

A P. citrinum tem sido utilizado comercialmente para a obteno de nucleotdeos de sabor (5-GMP e 5-IMP) em pases como Japo. O meio de cultivo para o crescimento de P. citrinum foi mais adequado com a utilizao do suposto resduo, que tende a reduzir a DQO e aumentar a produo de enzimas. Assim foram feitos meios de cultivos determinados. Onde a utilizao da gua amarela como principal composto teve uma menor produo de biomas sa comparando com o meio semi-sinttico, embora seu crescimentos mximo em todos os cultivos foi relativamente iguais. Por outro lado a utilizao de nutrientes minerais nos meios de cultivo prevaleceu, em relao aos do meio semi-sintticos na

produo de ribonuclease. Concluindo que h produo e liberao de enzimas nos resduo (gua amarela). Predominando tambm na reduo da DQO nos meios que foram complementados com macro (N, P, Mg, K) e micronutrientes (Zn, Mo, Mn, Fe, Bo), dos demais testados, apontando que o crescimento fngico e a produo de enzimas foi influenciado pelos macronutrientes.

Figura 1. Produo de Biomassa e de Ribonuclease por Penicillium citrinum e reduo da DQO do meio de cultivo, funo do tempo de incubao.

13

Fig. 1a - Meio semi-sinttico

Fig. 1b - "gua amarela" suplementada com macro e micronutrientes

Fig. 1c - "gua amarela" no suplementada

Um fato relevante mostra que a adio de Nitrognio na gua amarela leva a reduo da DQO e ao aumento de ribonuclease e a produo de biomassa. No
14

entanto com a utilizao de farinha de soja a produo de ribonuclease aumentou quatro vezes mais.

Tabela 1. Efeito da fonte de Nitrognio sobre a produo de biomassa, de ribonuclease e reduo da DQO.

O microrganismo Penicillium citrium, foi incubado por 96 horas a 27C, em meio de cultivo compostos pelo resduo lquido da indstria processadora de suco de laranja, a gua amarela.

15

CONCLUSO

A conscientizao e a palavra chave pra o constante crescimento da pratica de cuidados dos resduos gerados. A reutilizao dos resduos ajuda no somente na preservao do meio ambiente como podem trazer lucros s entidades geradora dos mesmos. Os caminhos trilados desses projetos ns auxiliam no desenvolvimento e na forma de se pensar na educao ambiental, associando aos conhecimentos especficos. Destacando assim a parceria da cincia com a sociedade.

16

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. Baird, C.; Qumica Ambiental, 2 Ed., Artmed: Porto Alegre, 2002. 2. AFONSO, J. C. et a. Gerenciamento de resduos laboratoriais: recuperao de elementos e preparo para descarte final. Qum. Nova, Vol. 26 No. 4 So Paulo Jul/Ago 2003. 3. FELISBERTO, R.; VIEIRA, L.O.; COULTO, A.; SCHUH, R; ALBINO, C. T.; LIBARDI, D.B; CUNHA, A.C.B. De resduos a insumo: a construo do caminho para uma qumica mais limpa atravs de um projeto de ensino. Qumica Nova, v.31, n.1, So Paulo, 2008. 4. BERDASSOLI, J.A.; TAVARES, G.A.; IGNOTO,R.F.; ROSSETI, A.L.R.M. Procedimento para recuperao de Ag de resduos lquidos e slidos. Qumica Nova, v. 26, n.4, p.578-581, 2003. 5. TAVARES, V.B.; SIVIERI, K; CERON, C.R; SILVA - R.; TRABUCO, E. In: LOMBARDI, F.R.; GOMES, E. Utilizao do resduo de indstria de processamento de suco de laranja como meio de cultura de penicillium citrinum: depurao biolgica do resduo e produo de enzima. 1998. Instituto de Biocinci- Letras e Cincias Exatas, UNESP,So Paulo So Jose do Rio Preto, 1998 6. KUYA, M.K. Recuperao de prata de Radiografias: Uma experincia usando recursos caseiros. 1992. Instituto de Qumica USP, Universidade de So Paulo, 1992 7. MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Livro de Resoluo do CONAMA. Consolidado em agosto de 2006. Disponvel em:<http://www.mma.gov.br/port/conama/legiano1.cfm?ano=todos&codlegitip o=3> Acesso em: 7mar.2013.

17

Вам также может понравиться