Вы находитесь на странице: 1из 16

P R TI C AS AM B IE N T A IS N A E S C O L A M U N IC IP A L AN GE L O R IC A R D O , F R U T A L - M G

Eliana Gomes de Paula e Silva1


prof.geo_elianagomes@yahoo.com.br

Adriano Reis de Paula e Silva2


eng_adrianoreis@hotmail.com

Resumo: Este artigo tem por finalidade descrever os resultados obtidos da aplicao da educao
ambiental, atravs de prticas ambientais em escola pblica no municpio de Frutal - MG. Oferecer aos alunos, e a comunidade, condies para refletir sobre as causas e os efeitos da degradao inconsciente, possibilitando a mudana de comportamento e, conseqentemente, atitudes que visem sustentabilidade da sua regio, norteado pelos Parmetros Curriculares Nacionais PCN, do tema Meio Ambiente. Em setembro de 2008, foi organizado um dia de conscientizao, promovendo a integrao da escola e a comunidade, com apresentao de palestras, msica e trabalhos escolares. Percebeu-se um orgulho latente por parte dos alunos em apresentar os seus ideais a toda comunidade, especialmente aos pais. Os pais vm demonstrando cada vez mais interesse pela educao ambiental, pois participaram em grande nmero de forma interativa. O desenvolvimento do projeto buscou despertar na unidade escolar, a responsabilidade de conscientizao sobre o meio ambiente, pois nem sempre a comunidade tem acesso educao formal, palestras e eventos com prticas ambientais. Palavras-Chave: Educao ambiental. Sustentabilidade. Prticas ambientais.

1. Introduo Cidadania, palavra que vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Roma antiga mostrava o envolvimento poltico, assim como os direitos adquiridos por cada pessoa, que segundo Dalmo Dallari:
A cidadania expressa um conjunto de direitos que d pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem no tem cidadania est marginalizado ou excludo da vida social e da tomada de decises, ficando numa posio de inferioridade dentro do grupo social. (DALLARI, 1998)

O grande desafio para a gerao contempornea promover a educao ambiental, conscientizando o cidado prtica do desenvolvimento sustentvel, desde as escolas pblicas nas regies mais ribeirinhas, at as melhores universidades das grandes metrpoles. O acesso s informaes e conceitos ambientais significa ter condies para refletir sobre as causas e os efeitos da degradao, possibilitando a mudana de comportamento do cidado e, conseqentemente, atitudes que visem sustentabilidade do planeta.
____________________________________

1 2

Bacharel em Geografia Especialista em Gesto Ambiental da Faculdade Catlica de Uberlndia. Graduado em Engenharia Civil, Mestrando em Geografia Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (Orientador).

A educao ambiental torna-se um instrumento eficaz na busca da conscincia scio-ambiental. A partir dela, estimula-se o exerccio pleno e consciente da cidadania, seus direitos e deveres, despertando ainda, o resgate e o surgimento de novos valores.

No Captulo 36 da Agenda 21, a educao ambiental definida como o processo:


(...) de desenvolver uma populao que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes so associados. Uma populao que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivaes e compromissos para trabalhar, individual e coletivamente, na busca de solues para os problemas existentes e para a preveno dos novos (...)

Propondo a contribuio com o desenvolvimento da pesquisa nesta rea, o presente artigo descreve os resultados obtidos atravs de palestras e eventos de prticas ambientais promovidos aos alunos da Escola Municipal ngelo Ricardo, no municpio de Frutal - MG, descrevendo um estudo de caso a partir de dados secundrios e da anlise da literatura pertinente. Apresentando o desenvolvimento sustentvel atravs da disseminao de prticas bem sucedidas, estimulando o intercmbio de experincias entre os alunos, prtica interdisciplinar, e a comunidade, propondo a mudana de comportamento e atitudes que visem uma postura ecologicamente correta, em busca de um desenvolvimento sustentvel para sua regio.

2. Educao Ambiental

Educar ambientalmente mover todos os recursos disponveis, tendo como objetivo a preservao do planeta e consequentemente, a sade de todo o Ser Humano. A educao um processo contnuo e duradouro, pois a aprendizagem acontece de modo permanente durante a vida escolar e social do cidado.

A Educao Ambiental nada mais do que a prpria educao, com base terica determinada historicamente e que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e ambiental da coletividade e garantir a sua sustentabilidade. Isso significa que obrigatrio que o educador ambiental conhea e compreenda a histria da educao, e os pensamentos pedaggicos a gerados. Seja capaz de escolher as

melhores estratgias educativas para atuar sobre os problemas socioambientais e, com a participao popular, tente resolv-los. (PELICIONI, 2004)

A Educao Ambiental, nos dias atuais, apresenta um novo conceito voltado para sustentabilidade do meio natural e social. Sabemos que h problemas ambientais irreversveis e outros que podem ser revertidos. Neste contexto, entra a escola como principal fonte para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os professores devem trabalhar nas escolas de forma interdisciplinar levando os alunos a compreender a ecologia e conscientizando-os que preciso preservar, evitar desperdcios e economizar os recursos naturais para que no falte para geraes futuras.

A prtica ambiental deve ser voltada para mudana de postura, hbitos e pensamentos ambientais ligando-se a sustentabilidade e formao de uma cidadania mais fraterna e consciente.

Educao Ambiental uma proposta de filosofia de vida que resgata valores ticos, democrticos e humanistas. Seu objetivo assegurar a maneira de viver mais coerente com os ideais de uma sociedade sustentvel e democrtica. Conduz a repensar velhas frmulas e a propor aes concretas para transformar a casa, a rua, o bairro, a escola e a comunidade. Parte de um princpio de respeito diversidade de classe, de etnia e de gnero. A educao deve ser o portal para o desenvolvimento sustentvel e essa sustentabilidade o novo paradigma do desenvolvimento econmico e social. (CAMARGO, 2002).

O aluno deve ser participativo, ativo nas prticas ambientais, desenvolvendo o seu prprio conhecimento e conscincia de que, a partir de pequenas aes, consiga transformar seu ambiente e consequentemente ajudar a melhorar o planeta. Interagindo assim, com as prticas ambientais trabalhadas de forma criativa e eficaz, atravs de palestras, debates, passeios, ou seja, levar os alunos fora da escola em reas verdes, industriais, bairros, acesso aos meios de comunicao, confeco de mural ou jornal na escola, e por fim, promover uma reunio interdisciplinar, para apresentao dos trabalhos e resultados, trazendo a comunidade para dentro da

escola. Tendo como objetivo a transformao de cidados mais justos e que se preocupam com o nosso meio natural, partindo dos problemas regionais. O Conama Conselho Nacional do Meio Ambiente, em 1996, definiu a Educao Ambiental como um processo de formao e informao, orientando para o desenvolvimento da conscincia crtica sobre questes ambientais e de atividades que levem participao das comunidades na preservao do equilbrio ambiental.

Poltica Nacional de Educao Ambiental, Lei N 9.795/99, dispe sobre a educao ambiental, institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias. Em seu artigo 1 l-se:
Entende-se por educao ambiental os processos por meio do qual o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Em 2002, a ONU declara o Ano do Ecoturismo, buscando o desenvolvimento sustentveis de reas verdes com potencial para o turismo. Despertando a importncia econmica para o municpio.

3. Os Parmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente Os Parmetros Curriculares Nacionais PCN, elaborados em 1997, trouxe o tema meio ambiente como tema transversal. quase uma proposta sem compromissos com a identidade do educador ambiental, desde que dependendo do que for aceito como representao do ambiente, determinando as aes pedaggicas. Orienta a transversalidade atravs da interdisciplinaridade com uma proposta transversal que dever abarcar a Educao Ambiental e atrelar-se ao tema desenvolvimento sustentvel.

Os PCN de Meio Ambiente trata de orientaes dos tpicos ambientais, apresentando uma proposta de trabalhar as realidades locais, que na maioria das vezes, abrandadas no ensino convencional. Tornando-se um desafio saudvel, j

esquematizado, de cada unidade escolar produzir o seu prprio parmetro curricular voltado realidade local.

Sob a perspectiva de transversalidade, a Educao Ambiental deve estar includa na proposta pedaggica da unidade escolar, em que todas as disciplinas devem desenvolver seus contedos em conjunto, mas sim compondo a noo do todo. Os PCN reforam esta necessidade, porm observa-se que os professores ainda encaram como uma incgnita nas suas escolas e que tm dificuldades em compreender a proposta ou, ao menos, em execut-la. As reunies sobre o tema nas escolas, na maioria dos casos, so escassas ou improdutivas. Existindo ainda certa incompreenso quanto ao tema interdisciplinaridade.

At mesmo os PCN ressaltam este fato, ao reconhecer que:


A formao de professores de quinta a oitava srie tambm precisa ser revista. Os cursos de licenciatura em geral no tm dado conta de uma formao profissional adequada, formando especialistas em reas do conhecimento sem reflexes e informaes que dem sustentao sua prtica pedaggica, ao seu envolvimento no projeto educativo da escola, ao trabalho com outros professores, com pais e, em especial, com seus alunos.

A maioria dos educadores da E. M. ngelo Ricardo concorda com esta necessidade. Buscam maneiras para solucionar os problemas relatados em relao prtica da educao ambiental e da interdisciplinaridade. Alguns aspectos se destacam: O reconhecimento da necessidade de mudanas de atitudes dos prprios professores; A importncia de haver melhor planejamento pedaggico; A manifestao do desejo da presena de algum externo escola que coordene o projeto e apie o professor junto aos seus colegas e direo da escola. A partir desta constatao, qualifica-se ainda mais a necessidade de trabalhar e desenvolver mais trabalhos

interdisciplinares, exaltando a importncia do Programa Semeando, e at mesmo o desenvolvimento deste projeto.

4. Educao Ambiental: Escola e Comunidade

Para Genebaldo Dias (2004) uma escola no pode ser apenas formada por salas de aula, do diretor e dos professores, precisa ser um centro de vivncia da comunidade.

Estas idias foram colocadas em prtica na data de 19 de setembro de 2008, que foi realizado um dia de conscientizao para apresentao dos trabalhos

interdisciplinares, no qual estavam presentes alunos, professores, pais, e autoridades do municpio, como o Secretrio Municipal da Educao, Professor Jos Luis de Paula e Silva.

Foi ministrada ainda, uma palestra sobre tica, cidadania e Meio Ambiente, atravs dos palestrantes Waldemar Mundin, Engenheiro Agrnomo do Instituto Mineiro de Agropecuria - IMA e Abro Elias, estudante do curso de administrao da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Buscando assim, conscientizar os alunos sobre educao ambiental, e da importncia do conhecimento do meio natural onde vivem ampliando toda a aprendizagem s famlias.

4.1 Apresentao da Escola Municipal ngelo Ricardo A microrregio de Frutal uma das microrregies do estado brasileiro de Minas Gerais pertencente mesorregio do Tringulo Mineiro e Alto Paranaba. Sua populao foi estimada em 2007 pelo IBGE em 172.124 habitantes e est dividida em doze municpios. Possui uma rea total de 16.840 km. Figura 01.

Figura 01 Microrregio de Frutal - MG 2008 Fonte: http://www.wikipedia.com.br

A Escola Municipal ngelo Ricardo est localizada s margens da Rodovia Federal, BR-153, Km 181, regio denominada Chapado, municpio de Frutal, no Tringulo Mineiro, oeste de Minas Gerais. O nome Frutal derivado de sua histria devido ao tempo de sua fundao, ter riachos cheios de jabuticabas (frutas). Da a origem de seu nome "Frutal". A populao estimada em 2008 de 54.094 habitantes, com densidade demogrfica de 20,7 hab/km. A figura 02 demonstra a localizao do municpio em relao ao estado de Minas Gerais.

Figura 02 Localizao de Frutal - MG 2008 Fonte: http://www.wikipedia.com.br

O nome da escola uma homenagem ao doador da rea para construo do prdio escolar, senhor ngelo Pedro Martins, conhecido por ngelo Ricardo, que residiu neste local durante seus 61 anos de vida, doou o terreno ao municpio. No ano de 2001, a escola recebeu o prdio prprio, passando a denominar-se Escola Municipal ngelo Ricardo de Ensino Fundamental, autorizada pelo conselho Estadual de Educao, Portaria n. 7211/2001, Parecer n. 500/21 em 31 de maio de 2001. Hoje a escola conta com mais de 130 alunos, do 1. ao 9. anos do ensino fundamental. O perodo vespertino, 6 ao 9 ano, base de pesquisa deste trabalho. Figura 03.

Figura 03 Fachada da E. M. ngelo Ricardo Autor: Silva, E. G. P. ( 2008 )

4.2 Prticas ambientais Educao Ambiental um processo permanente no quais os indivduos e a comunidade toma conscincia do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experincias e determinao que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros. (DIAS, 2004)

Diante deste processo de agir e resolver o desenvolvimento das prticas ambientais iniciou, em sala de aula, os debates sobre os problemas ambientais regionais identificados pelos alunos da E. M. ngelo Ricardo. Buscaram informaes, caractersticas da paisagem natural a sua volta, relatando o que preservado e o que consideraram degradao ambiental. Ficou claro, durante os debates, que os alunos, assim como os moradores da regio, no se preocupam muito com a escassez dos recursos naturais e que no conseguem enxergar a riqueza no quintal de sua prpria casa.

Na regio est vivendo uma grande degradao natural por parte de grandes investimentos no setor agroindustrial, incentivando o xodo rural. Infelizmente os pequenos agricultores deixam de viver uma agricultura de subsistncia para buscar novas oportunidades na cidade. Diante desta realidade, cabe aos professores a orientao destes alunos sobre a dimenso social envolvendo o entendimento das

vrias formas para tirar proveito da natureza, trabalhando a agricultura e pecuria sem perder sua prpria identidade.

A comunidade escolar deve constituir-se em grupos, com valores caractersticos, com desejos pessoais de unio e expanso, desejos de vencer na vida e de fazer histria. Educao ambiental no pode ser apenas transmisso de informaes e de conhecimento. Deve ser postura, hbitos, vivncia. (SIEGLER, 2008)

O papel de qualquer educador ser um agente facilitador desse processo e os currculos escolares devem ser elaborados de tal maneira que haja a articulao das disciplinas para alcanar uma viso do todo. Contedos isolados devem ser substitudos por planos de ao integrados com a realidade e o todo. A palavra interdisciplinaridade est ligada palavra disciplina, ou seja, um complexo que rene de maneira global todas as disciplinas valorizando esta de maneira uniforme, separando a importncia de cada uma, aproveitando o contedo e as informaes para outras reas de estudo, como orienta os PCN de Meio Ambiente.

Os alunos de 6 ao 9 ano assistiram, em agosto de 2008, o filme do Programa Semeando, com o tema: tica, Cidadania e Meio Ambiente. Logo aps, responderam algumas questes referentes ao tema. Durante os meses de agosto e setembro de 2008 foram desenvolvidas prticas ambientais de forma interdisciplinar.

Com os alunos do 6 ano, foi desenvolvida a montagem de uma rvore de papel, onde suas folhas eram fichas com palavras que definem o que meio ambiente, no entendimento do grupo participante. Os alunos do 7 ano, juntamente com os demais professores, montaram cartazes com recortes de sucatas, mostrando tempo de decomposio de alguns objetos, reas preservadas e no preservada, espcies em extino. Montou tambm maquetes sem escala, apresentando uma rea preservada e outra no preservada. Eles reuniam em grupos, discutindo idias sobre rea de preservao permanente e reas em degradao ambiental, como mostra a figura 04.

10

Figura 04 Evento Projeto Semeando, E. M. ngelo Ricardo. Frutal MG Autor: Silva, E. G. P. ( 2008 )

O 8 ano comps uma msica, do estilo rap, com ttulo Papo Verde, que fala sobre a destruio ambiental e faz uma chamada para a conscincia global, buscando uma soluo imediata. Na culminncia do Programa Semeando, entre os trabalhos apresentados foi escolhida a msica de rap, de autoria do aluno Andr de Oliveira do 8 ano, como o melhor trabalho, o qual foi enviando para o concurso do Programa Semeando, figura 05. Segue a letra da msi ca Papo Verde:
Se liga truta, no papo que vou te falar: sobre um lance que est prejudicando nosso ar. Falo em nome da tica, Meio Ambiente e da Cidadania. Coisas que passa diante dos meus olhos no dia-a-dia. Na comunidade geral. Agente jogando lixo no cho Colocando fogo, espalhando a destruio. Hei! So coisas que afetam nossa nao. P! Ser que a tica desse povo se acabou? E a igualdade e a cidadania onde que fica? Mano, me diga a: e quem sofre com tudo isso? o meio ambiente. Hannn.... Olho pro lado e vejo pssaro voando, cantando Como se tivessem paixo, em pleno dia de vero. Mas isso se acaba quando entro em casa E ligo a televiso. E vejo o noticirio: mais uma mata se acabando Est em chamas, e agora meu irmo? Os bichos que l moravam perderam o seu lar. E por a vo sozinhos em busca de um novo lugar. Hei , Hei, Hei, truta se liga no papo que eu vou te falar. Vamos nos organizar. O lance agora a preservao do meio ambiente De nossa nao.

11

Figura 05 Apresentao dos alunos Andr e Bruce. Frutal MG Autor: Silva, E. G. P. ( 2008 )

A turma do 9 ano desenvolveu um trabalho de campo, passeio ecolgico, numa cachoeira natural, no crrego Canoas, buscando a participao de todos. Foi observado o solo, vegetao e hidrografia da regio em que vivem. O passeio seguiu uma trilha at o crrego Canoas, chegando a uma cachoeira belssima, onde os alunos fizeram pedidos para a preservao do Meio Ambiente, tirando fotos e fazendo filmagem, que posteriormente, apresentaram para toda a escola no encontro do Programa Semeando, como mostra a figura 05.

Figura 05 Passeio Ecolgico / Prticas Ambientais, E. M. ngelo Ricardo. Frutal MG Autor: Silva, E. G. P. ( 2008 )

12

importante ressaltar que o trabalho desenvolvido em escola pblica tem como escopo dar continuidade nas prticas ambientais, garantindo uma institucionalizao sustentvel. Buscando ainda, o interesse dos professores se capacitarem em diferentes reas na Educao Ambiental e de diferentes unidades escolares. A dificuldade encontrada foi programar o processo dentro da unidade escolar.

A partir dessa experincia, buscou-se programar o programa envolvendo toda a unidade, sendo diretora, coordenadoras, professoras e funcionrios, e ainda a comunidade e familiares, garantindo um comprometimento e uma seriedade maiores e, conseqentemente, melhores resultados.

Em setembro de 2008, foi organizado um dia para conscientizao, promovendo a integrao da escola e a comunidade, com apresentao de palestras, msica e trabalhos escolares. Figura 06.

Figura 06 Encontro do Programa Semeando, E. M. ngelo Ricardo. Frutal MG Autor: Silva, E. G. P. ( 2008 )

Este encontro foi incorporado ao Programa Semeando, projeto do Governo de Minas nas escolas pblicas, promovido pelo Servio Nacional de Aprendizagem Rural SENAR MINAS em parceria com Federao da Agricultura e Pecuria do Estado de Minas Gerais FAEMG, instituies privadas, sem fins lucrativos. Figura 07.

13

Figura 07 Encontro do Programa Semeando, E. M. ngelo Ricardo. Frutal MG Autor: Silva, E. G. P. ( 2008 )

5.Consideraes Finais

Apresentando o projeto como forma de desenvolver no aluno e sua comunidade, a conscincia sobre o meio ambiente, como sendo um lugar para as futuras geraes, promovendo um desenvolvimento sustentvel, no exerccio de sua cidadania que a Educao Ambiental faz-se presente nos contedos curriculares.

Ficou notrio que alunos conscientes tornam-se capazes de lidar com as questes relativas ao meio ambiente. Apesar de constatar por parte dos professores que a maioria de seus alunos ainda no apresenta condies de debater as questes ambientais locais e participar das solues, conforme seriam os objetivos primordiais da educao ambiental. Percebe-se ainda, que a falta do conhecimento prtico das questes ambientais, de tal modo que os alunos no conseguem relacionar o que observam no dia-a-dia com o que encontram no livro didtico ou o que ouvem na imprensa, parecendo que a eventual falta de gua no ocorrer em sua comunidade.

Este pensamento enfatiza ainda mais o verdadeiro papel desempenhado pelo professor, como mediador do conhecimento na viso da didtica, proporcionando ao aluno um posicionamento crtico e reflexivo quanto s questes da educao

14

ambiental. O dilogo deve ser o argumento principal nesse processo de conscientizao.

No livro Educao Ambiental, Cascino Fbio (1999) diz que construir uma nova educao, passando pelas graves e urgentes questes ambientais, tarefa inadivel. Trabalhar a disciplina Educao Ambiental um grande desafio para qualquer escola. Nem sempre a escola possui em seu quadro de professores, especialista na rea de Biologia, Ecologia, capacitado para desenvolverem as prticas ambientais. Geralmente este trabalho feito por professores que buscam de forma tmida o conhecimento na rea, da a necessidade da formao continuada do professor. O Projeto Pedaggico Participativo dever ser implantado, optando pela parceria com as famlias e toda a unidade escolar, e para uma convivncia harmoniosa com o grupo e com o meio ambiente.

Atravs do Programa Semeando, juntamente com o desenvolvimento deste projeto, buscou despertar na unidade escolar, juntamente com a comunidade regional, a responsabilidade de conscientizao sobre o meio ambiente, pois nem sempre as pessoas tm acesso educao formal, palestras e eventos com prticas ambientais. Portanto, a responsabilidade, a preocupao com a natureza passa a ser da comunidade como um todo, no importa qual a sua classe social, profisso, origem, sexo ou cor.

A comunidade, especialmente os pais, participou integralmente nos trabalhos dos alunos, mostrando interesse pela a Educao Ambiental. Os alunos apresentavam de forma espontnea, mesmo quando ensaiados, retratando a formao de um novo cidado, que leva a preocupao, ou seja, a discusso sobre degradao ambiental para dentro de sua casa, e com ateno especial aos problemas ambientais regionais, buscando o desenvolvimento econmico e social.

Eventos como as prticas ambientais realizados dentro da unidade escolar refletem diretamente nos problemas scio-ambientais, atingem o corao da famlia, os filhos, trazendo uma reflexo quanto aos costumes de consumo da regio. A forma que cuidam da terra, da gua e das matas ainda existentes, alterando o comportamento do agricultor e pecuarista, cuidados com o destino dos resduos

15

slidos gerados pelas suas atividades agrrias. O aluno bem instrudo contribuir diretamente neste processo, implantando na sua comunidade os princpios ticos da Educao Ambiental, atravs de exerccios contnuos, despertando a necessidade por parte das autoridades locais, de investimentos que busquem a conscientizao e ainda a recuperao de reas degradadas.

A Educao Ambiental no pode ser tratada como somente a relao de convvio entre o homem e o meio em que vive. Vai muito alm, deve-se refletir sobre os nossos hbitos e costumes, sendo crucial na qualidade de vida, tanto no presente quanto no futuro, de forma que garanta a continuidade de forma sustentvel.

6. Referncias CAMARGO, Aspsia; CAPOBIANCO, Joo P.; PUPPIM, Jos A. de Oliveira. Meio Ambiente: avanos e obstculos ps Rio-92. So Paulo: Estao Liberdade, 2002 CASCINO, Fabio. Educao ambiental: princpios, histria, formao de professores. 2.ed. So Paulo: SENAC, 1999. CUNHA, Sandra Baptista da. A questo ambiental: Diferentes abordagens . 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. So Paulo: Moderna, 1998. DIAS, Genibaldo Freire. Educao Ambiental: Princpios e Prticas . 9. Edio. So Paulo: Gaia, 2004. DIAS, Reinaldo. Gesto ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade . So Paulo: Atlas, 2008. JACOBI, Pedro. Cidade e meio ambiente. 2. ed. So Paulo: Annablume, 2006. LEFF, Enrique. Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Petrpolis: Vozes, 2001

16

PELICIONI, Maria Ceclia Focesi. Fundamentos da Educao Ambiental . So Paulo: Manole, 2004. REIGOTA, Marcos. O que educao ambiental. So Paulo: Brasiliense, 2004. SANTOS, Rozely Ferreira dos. Planejamento Ambiental: Teoria e Prtica. So Paulo: Oficina de Textos, 2004. SIEGLER, Ireneu Antonio. GEOGRAFIA Reflexo sobre a educao ambiental . Minas Gerais: UFU. 2008. REVISTA SEMEANDO: tica, Cidadania e Meio Ambiente. Publicao do SENAR - Servios de Aprendizagem Rural em parceria com a FAEMG - Federao da Agricultura e Pecurio do Estado de Minas Gerais. 3. ed. - Minas Gerais, Visiva Comunio Ltda, 2008.

Вам также может понравиться