Вы находитесь на странице: 1из 3

1

Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade de Ribeiro Preto FEARP USP Departamento de Economia REC2201 Teoria Macroeconmica I 1 lista de exerccios

O propsito desta lista aprofundar o entendimento do modelo de determinao da renda de curto prazo (modelo keynesiano e modelo IS LM). Ressalta-se que a resoluo da mesma opcional, no tendo nenhuma influncia sobre o clculo da mdia final do aluno. Para o estudo, recomenda-se: 1) Macroeconomia: Blanchard, Olivier. Editora Pearson. 4 edio, 2007. 2) Manual de Macroeconomia: Equipe de professores da Usp. 2 edio, 2000.

Exerccio 1 - Considerando que: C = 200 + 0,8.Yd I = 150 1000i G = 300 T = 0,25.Y (imposto pago uma % da renda) Demanda por moeda = = 2Y 8000i

Calcule os valores de equilbrio do: - Renda agregada (Y) - Taxa de juros (i) - Consumo (C) - Investimento (I) - Poupana privada (Sp) - Poupana pblica (Sg) - Poupana total (Stotal)

Oferta real de moeda =

= 2600

Exerccio 2 - Considerando um modelo do tipo IS-LM, verifique se so Verdadeiras ou Falsas as seguintes afirmaes: (0) O impacto expansionista da poltica fiscal, que resulta da operao pura e simples do mecanismo do multiplicador, ampliado quando se incorpora as repercusses do aumento dos gastos pblicos sobre o mercado monetrio; (1) O fenmeno do deslocamento (crowding out) do investimento privado pelo pblico, ausente na anlise da determinao simples da renda via multiplicador, aparece como uma conseqncia da poltica fiscal na anlise do tipo IS-LM; (2) Quanto maior a elasticidade-renda da demanda por moeda, maior a inclinao da curva LM, e portanto, menor a eficcia de uma poltica fiscal expansionista; (3) Quanto maior a sensibilidade do investimento taxa de juros, mais achatada a curva IS, e menor a eficcia da poltica monetria para afetar os nveis de renda e emprego; (4) Se ocorre a armadilha da liquidez, a poltica monetria torna-se importante para influenciar os nveis de renda e emprego.

Exerccio 3 - Assinale se as afirmativas abaixo so verdadeiras ou falsas: (0) Quanto maior o multiplicador e maior a elasticidade do investimento em relao taxa de juros, mais inclinada ser a curva IS; (1) Quanto menor a elasticidade da demanda por moeda em relao taxa de juros, mais inclinada ser a curva LM; (2) Quanto maior a elasticidade-juro da demanda por moeda e menor a elasticidade-juro do investimento, menor a eficcia da poltica monetria; (3) Abaixo da curva LM, tem-se excesso de oferta de moeda, enquanto acima da curva IS uma regio de excesso de oferta de bens.

Exerccio 4 - Nos termos do modelo IS-LM, indique se as proposies abaixo so falsas ou verdadeiras: (0) A poltica fiscal relativamente ineficaz quando os investimentos so muito elsticos taxa de juros. (1) A poltica fiscal relativamente ineficaz quando a demanda de moeda relativamente inelstica taxa de juros. (2) A poltica fiscal relativamente ineficaz quando os multiplicadores de investimentos e de gastos do governo forem pequenos. (3) A poltica fiscal, por definio, sempre eficaz.

Exerccio 5 - Classifique como Verdadeira ou Falsa cada uma das seguintes afirmativas referentes ao modelo IS-LM em economias fechadas: (0) A eficcia da poltica fiscal ser tanto maior quanto mais prxima da horizontal for a curva IS e mais prxima da vertical for a curva LM. (1) A poltica monetria ser totalmente ineficaz no intervalo da curva LM conhecido como armadilha pela liquidez.

2
(2) Um aumento do investimento privado causado por uma reduo da taxa de juros representar um deslocamento da curva IS, enquanto um aumento dos gastos do governo representar um aumento da renda ao longo da IS. (3) Quanto maior a sensibilidade do investimento taxa de juros, mais eficaz poder ser a poltica monetria. (4) O crowding-out ocorre devido a uma expanso dos gastos do governo no acompanhada por um poltica monetria tambm expansionista.

Exerccio 6 - Classifique as seguintes afirmaes, sobre o modelo IS-LM, como Verdadeiras ou Falsas: (0) Quanto menor for a elasticidade-juros da demanda por moeda maior o efeito sobre o nvel de produto de uma dada expanso monetria. (1) Quanto menor for a elasticidade-juros da demanda por moeda maior o efeito sobre o nvel de produto de uma dada expanso do dficit pblico. (2) Numa economia com trs ativos financeiros - moeda, ttulos pblicos e ttulos privados - a condio de equilbrio no mercado monetrio suficiente para garantir o equilbrio nos outros dois mercados de ativos financeiros. Exerccio 7 - Assinale se as afirmativas abaixo sobre o modelo IS-LM so falsas ou verdadeiras: (0) (1) (2) (3) Quanto mais sensvel for a demanda agregada taxa de juros, maior o efeito da poltica monetria sobre o produto. Quanto mais sensvel for a demanda de moeda taxa de juros, maior o efeito da poltica monetria sobre o produto. Quanto mais sensvel for a demanda agregada taxa de juros, maior o efeito da poltica fiscal sobre o produto. Quanto mais sensvel for a demanda de moeda taxa de juros, maior o efeito da poltica fiscal sobre o produto.

Exerccio 8 - Considere o diagrama taxa de juros contra renda do modelo IS/LM. Seja A um ponto sobre a IS, B um ponto abaixo da IS ao longo de uma vertical que passa por A e, seja C um ponto sobre a IS ao longo de uma horizontal que passa por B. Assinale se as afirmativas abaixo so falsas ou verdadeiras: (0) (1) (2) (3) Em B h excesso de oferta por bens. Em B o excesso de demanda mede-se pela distncia AB. O excesso de oferta maior do que AB. O valor de AB pode ser maior ou menor em funo da elasticidade-juros do investimento.

Exerccio 9 - Supondo um modelo keynesiano simples, com preos dados e economia fechada, indique se as proposies abaixo so falsas ou verdadeiras: (0) Se a funo que determina as transferncias governamentais passa de T = T0 para T = T0 tY, em que TA > 0 e 0 < t < 1, o efeito sobre a renda de variaes autnomas do investimento ser intensificado. (Sugesto: considere que, neste caso, T seja uma espcie de Bolsa Famlia recebida pelo indivduo e que t seja uma alquota de imposto que incide sobre a renda do mesmo, ou seja, neste caso, o imposto pago depende da renda). (1) Com uma funo consumo do tipo C = C0 + c1(Y - T), em que 0 < c1 < 1, a propenso mdia a consumir decrescente em Y. (2) A substituio de uma funo investimento do tipo I = I0 por outra do tipo I = Io bi + dY, em que i a taxa de juros e 0 < d < 1, implica um aumento do multiplicador. (3) O aumento da renda agregada decorrente de uma reduo autnoma de $ 10 nos impostos ser igual quele que decorrer de um aumento autnomo de $ 10 no investimento. Exerccio 10 - Considere o modelo keynesiano bsico para uma economia fechada e sem governo. Sabendo-se que, a partir de uma posio de equilbrio, um aumento de 100 reais no investimento provoca um aumento de 500 reais no PIB, julgue as assertivas: (0) A propenso mdia a poupar 0,2. (1) O aumento de consumo gerado pelo aumento do investimento de 400 reais e a propenso mdia a consumir 0,8. (2) Tendo o aumento de consumo sido de 400 reais, o multiplicador keynesiano 5. (3) Supondo-se que haja governo e que o oramento seja mantido em equilbrio, um aumento de 100 reais nos gastos pblicos provocar um aumento de 100 reais no PIB. Exerccio 11 - A respeito do multiplicador do oramento equilibrado, responda verdadeira (V) ou falsa (F): (0) Ele se refere aos efeitos de um aumento nos gastos do governo acompanhados por um aumento dos impostos tal que, no novo equilbrio, o supervit ou dficit do governo exatamente igual ao do equilbrio original. (1) Ele sempre igual a 1 (um). (2) Ele se refere ao efeito de um aumento das exportaes acompanhado por um equivalente aumento das importaes, de tal modo que, no novo equilbrio, o supervit da balana comercial permanea equilibrado.

3
(3) Ele se refere ao efeito de um aumento dos investimentos privados, acompanhados por um equivalente aumento da poupana do setor privado, de tal modo que, no novo equilbrio, o excesso de poupana sobre o investimento seja o mesmo que no equilbrio inicial.

Exerccio 12 - A respeito da armadilha da liquidez, responda Verdadeira ou Falsa: (0) Trata-se de uma situao em que o pblico est preparado para, a um dada taxa de juros, reter qualquer quantidade de moeda que lhe for oferecida. (1) Ela implica que a curva LM horizontal e que aumentos da quantidade de moeda no a tiram do lugar. (2) Ela implica que uma poltica monetria expansionista - consistindo de compras, com dinheiro, pelo Banco Central, de ttulos do governo em poder do pblico - tem um forte efeito de reduo da taxa de juros e de aumento do nvel de renda. (3) A crena na sua importncia prtica a base para a proposio que a poltica monetria no tem efeito sobre a economia, especificamente quando ocorre tal situao.

Respostas Exerccio 01 Y I C I Sp Sg Stotal 1500 0,05 1100 100 25 75 100

Exerccio \ Item Exerccio 02 Exerccio 03 Exerccio 04 Exerccio 05 Exerccio 06 Exerccio 07 Exerccio 08 Exerccio 09 Exerccio 10 Exerccio 11 Exerccio 12

(0) F F V F V V F F F V V

(1) V V V V F F F V F V V

(2) V V V F F F F V V F F

(3) F F F V

(4) F

V V F V F V

Вам также может понравиться