Вы находитесь на странице: 1из 52

XXI Congresso Esprita Pan-americano

Santos-SP Brasil 5 a 9 de setembro de 2012

Anlise Interpretativa do

PROLEGMENOS
de O Livro dos Espritos

Eugenio Lara
Julho de 2012

1. PALAVRAS INICIAIS
Eu sou a videira verdadeira e meu Pai, o viticultor. (Joo 15:1).

No incio dos anos 1980, em um dos polmicose agradveis debates doutrinrios com um amigo e companheiro esprita vinculado Aliana Esprita Evanglica,1 discutamos a simbologia existente nos cultos religiosos e esotricos, especialmente o trevo, smbolo usado na lapela pelos dirigentes da Aliana para se identificarem. Em resposta s minhas crticas a esse estranho hbito no meio esprita, o companheiro referiu-se ao smbolo do espiritismo, a cepa, como exemplo de que h tambm uma simbologia adotada pelos espritos, o que justificaria o procedimento da Aliana. O argumento no me pareceu convincente, mantive-me contrrio ao uso de simbologia no espiritismo, mas o fato citado despertou meu olhar para detalhes e diversos significados contidos no Prolegmenos que ainda no havia percebido. Desde ento, comecei a reler e a buscar nesse texto, dentre outros, vrios aspectos interpretativos, detalhes aparentemente insignificantes, mas prenhes de significado. Mais ou menos nessa poca, quando tomei contato com a 1 edio de O Livro dos Espritos, passei a compar-la com a 2 edio definitiva. Isso abriu um grande leque de descobertas e reflexes, o que resultou para mim, a partir da leitura comparativa, numa grande surpresa ao perceber que o papel de Allan Kardec, na estruturao da doutrina esprita,fora muito maior do que eu pudera imaginar. O presente ensaio , portanto, o resultado desse estudo analtico, interpretativo e dirigido de um dos textos mais importantes da histria do espiritismo: o Prolegmenos. Com ttulo estranho, aparentemente arcaico e numa linguagem elegante, doutrinria em tom solene, esse texto representa algo mais do que apenas o prlogo de transio entre a introduo e os captulos do livro sntese da filosofia esprita. Pois justamente esse algo mais, contido naquele singelo texto, que o presente ensaio pretende abordar sem receio de errar ou mesmo delirar, tanto na interpretao comparativa de seu contedo como nos aspectos formais. De todo modo, se esse modesto ensaio servir para que os espritas iniciantes e simpatizantes do espiritismo despertem o seu interesse em conhecer esse texto-sntese, ele ter atingido seu objetivo.
1 De orientao religiosa, a Aliana Esprita Evanglica - Fraternidade dos Discpulos de Jesus, fundada em 1973 pelo escritor e lder esprita Edgar Armond (1894-1982), uma dissidncia da Federao Esprita do Estado de So Paulo (Feesp).

2. O ESPRITO DA FILOSOFIA ESPRITA


Identificamos nO Livro dos Espritosuma concepo de Deus no-antropomrfica que divide o espao com uma viso prxima da teologia crist. O livro comea com uma concepo de Deus radicalmente contrria a essa teologia. Deus no um ser, esse o pressuposto bsico. Na primeira questo, Rivail no pergunta quem Deus, mas sim, o que Deus.2Todavia, nas Leis Morais e mesmo na exposio de seus supostos atributos, a partir do que Deus no poderia deixar de ser, a influncia crist evidente. E torna-se definitiva quando o fundador do Espiritismo toma para si a pretenso de interpretar os textos evanglicos e tentar adequar os princpios da teologia crist, especialmente a catlica, ao espiritismo. Da a sequncia de obras interpretativas da filosofia crist: O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Cu e o Inferno e A Gnese. O contexto histrico, a formao religiosa de Rivail e a orientao dos espritos contriburam para a sua deciso editorial. Ele agiu como um editor/escritor que era. Filtrou o existente para, segundo sua concepo de mundo e a orientao dos espritos, editar e lanar esses livros, sem que se tenha em conta algum tipo de concesso ao cristianismo. Ele no quis agradar a Igreja. Fosse assim, teria sido bem mais polido e condescendente com o Abade Chesnel, em sua polmica acerca da natureza do espiritismo. Renegar essas obras, especialmente O Cu e o Inferno, seria uma burrice cavalar. Todas elas oferecem ideias atualssimas, extremamente crticas e essenciais compreenso do mundo fsico e extrafsico. Elas foram elaboradas no porque estava escrito nas estrelas, mas em funo de sua realidade existencial, histrica, situada no tempo e no espao. Por sua vez, sustentar que essas obras tenham que ser aceitas sem nenhum questionamento s por serem parte da doutrina dos espritos, a Terceira Revelao, uma coisa transcendental e metafsica, sem correspondncia direta com o trabalho intelectual humano, legtimo, uma ofensa nossa inteligncia, nossa razo. O espiritismo no uma fbrica de crentes sectrios e dogmticos, mas sim, de livres-pensadores, de humanistas, de indivduos comprometidos com a sua proposta tica, bem semelhante aos ensinamentos morais de Jesus de Nazar, Krishna e Buda. Como se v, um estudo comparativo entre a primeira e a segunda edio de O Livro dos Espritos pode resultar em teses e mais teses, em muitas reflexes, pois apesar de homnimas, so obras extremamente diferentes, no somente em sua estrutura, na edio, mas principalmente no contedo.
2 A expresso Quest-ce que Dieu? tem sido traduzida no Brasil por O que Deus?. A exceo a traduo de que nos servimos, feita pelo escritor, tradutor e erudito Jlio Abreu Filho, que preferiu a traduo Quem Deus?.

H uma rara edio brasileira bilngue do primeiro O Livro dos Espritos, publicada no centenrio do espiritismo (1957), traduzida e editada pelo historiador esprita Silvino Canuto Abreu. dela que nos servimos nesse estudo sobre o Prolegmenos. A 2 edio, usada neste ensaio, foi traduzida por Jlio Abreu Filho e lanada pela editora Pensamento. A edio original utilizada foi a publicada pela Unio Esprita Francesa e Francofnica, em 1998, com a nota completa do Prolegmenos que havia sido retirada por Kardec a partir da 10 edio, de 1863. Apesar de ter adotado a forma de pergunta e resposta, critrio didtico tambm bastante utilizado pelos movimentos de esquerda, por filsofos e em obras pedaggicas, Denizard Rivail manteve o formato de texto corrido. Ao lado das perguntas e respostas, pode-se consultar tambm o texto direto, no formato tradicional: fluente, literrio e filosfico.3 Pela linguagem e o contedo, percebe-se logo que no basta somente ler e escrever para entender essa obra. Ela exige certa dose de cultura geral, de erudio. Tanto que o movimento surgido em torno do seu estudo, o nascente espiritismo, era composto por pessoas da elite, intelectuais, profissionais liberais, magistrados, empresrios, enfim, a nata da sociedade francesa. uma obra de carter filosfico, mesmo no possuindo o rigor tcnico de um tratado de filosofia. O formato tte--tte, pergunta/resposta, de caracterstica marcadamente dialgica, foi no somente um recurso pedaggico, mas, sobretudo, a expresso da forma como o livro foi elaborado, fruto do dilogo dos espritos com Rivail, da humanidade extrafsica com a humanidade fsica.4 Nesse sentido, a viso de Jos Herculano Pires extremamente esclarecedora: Algumas pessoas estranham a forma dialogada desse livro, e os filsofos e estudantes de Filosofia, em geral, costumam coloc-lo parte, no o considerando obra filosfica. Por que acontece isso? Porque O Livro dos Espritos, como j anteriormente aconteceu com os Evangelhos, no est escrito na linguagem tcnica da Filosofia. Mas a sua estrutura a de um tratado, os seus problemas so essencialmente filosficos e, como se verifica nos seus prolegmenos, a inteno de Kardec no foi oferecer ao mundo um tratado sistemtico, mas uma Filosofia racional, livre dos prejuzos do esprito de sistema. Esse o esprito da Filosofia Esprita (...). (Jos Herculano Pires - O Infinito e o Finito, cap. XVI, grifo meu).

O opsculo Princpios Bsicos do Comunismo (1846), que serviu de base para o Manifesto Comunista (1848), foi escrito por Friedrich Engels no formato de pergunta/resposta. Esse padro tambm foi adotado pelo fundador do positivismo, Auguste Comte, no Catecismo Positivista (1852). Podemos tambm observar critrio semelhante na obra A Verdade, escrita pelo filsofo medieval Santo Anselmo de Canturia, composta por dilogos entre mestre e discpulo, bem como nos dilogos de Plato. No opsculo O Que o Espiritismo, Allan Kardec tambm adotou o mesmo padro dialgico. O formato dialgico adotado em O Livro dos Espritos tem a ver com um formato consagrado na filosofia e nas religies, tipo um manual, um catecismo ou uma cartilha. O texto corrido, rido, fragmentado de modo didtico na forma de pergunta/resposta, principalmente por ter "a feio das entrevistas espritas", como bem salientou Allan Kardec na nota explicativa do primeiro Prolegmenos.

3. JOIA RARA
Uma joia rara aquela que sempre nos oferece um brilho diferente, um novo e belo visual, at ento imperceptvel aos nossos olhos e mentes. H pessoas que so como joias raras. E h tambm obras de arte, da literatura e filosofia, que so verdadeiras raridades, obras-primas. O Livro dos Espritos, de Allan Kardec, uma dessas joias raras e exuberantes, uma obra-prima da cultura espiritualista, sempre a nos oferecer novos olhares, novas percepes e conceitos. Talvez seja uma das obras que mais li e reli, dentre tantas outras. livro de cabeceira, para consulta, estudo e pesquisa permanentes.Se tivesse que salvar um nico livro de minha biblioteca em chamas ou corroda por cupins, certamente seria esse. Pois foi numa dessas leituras e releituras que fui me deparando com outro olhar sobre o Prolegmenos, texto intermedirio entre a introduo e o livro propriamente dito. Poucos talvez tenham se dado conta da importncia desse texto, espremido entre a apresentao de Rivail e a primeira questo sobre Deus. Prolegmenos, na grafia brasileira, palavra de origem grega (proleghmena), normalmente usada em filosofia, na literatura ou em teologia. Sua funo demonstrar os objetivos de determinada obra, sua finalidade e princpios gerais. Contm as noes preliminares, fundamentais para a total compreenso de determinados pressupostos, das ideias bsicas e de toda a argumentao que o leitor ir se deparar ao longo da leitura. Trata-se de um termo erudito, sinnimo de prefcio, introduo ou prlogo, muito usual em tratados de filosofia, como na clebre obra de Imanuel Kant, Prolegmenos a Toda a Metafsica Futura. Na teologia, notadamente a crist, quase sinnimo de teologia fundamental, introdutria compreenso das verdades crists a respeito de Deus. Na literatura, prolegmenos tem a mesma funo aplicada na filosofia, de inserir o leitor no universo literrio, potico ou mesmo apologtico que o autor pretenda expor. Portanto, no foi toa que Rivail e os espritos preferiram prolegmenos a prlogo, prefcio ou introito, dentre outras expresses aplicadas na apresentao de qualquer obra. No caso, uma obra de carter filosfico, moral e tambm teolgico. Longe de ser arcaica e desatualizada, prolegmenos, apesar de inusual, palavra precisa, exata. Sintetiza todas as ideias compiladas, organizadas e estruturadas por Rivail e os espritos, anunciando assim ao leitor o contedo vindouro da obra kardequiana.

4. CEPA: O SMBOLO DO ESPIRITISMO


O simptico e singelo desenho de uma cepa, um ramo de uva com as frutinhas, os bagos e as folhas de parreira logo no frontispcio da pgina do Prolegmenos, surpreende. Ao contrrio de filosofias esotricas e religiosas, o espiritismo dispensa smbolos e paramentos. Todavia, esse desenho, pequeno clich tipogrfico, talvezseja a primeira psicopictoriografia da histria do espiritismo, provavelmente recebida pelo dramaturgo e mdium da Sociedade Parisiense de Estudos Espritas, Victorien Sardou. Odesenho desempenha a funo de logotipo, de logomarca, o trademark dessa nova filosofia espiritualista.

Trata-se de um smbolo repleto de significados, dissecados pelos prprios autores desse fac-smile decorativo, conforme vemos abaixo, na segunda edio (1860): Pors no cabealho do livro a cepa de vinha que te desenhamos, pois o emblema do trabalho do Criador; todos os princpios materiais que podem melhor representar o corpo e o esprito a esto reunidos: o corpo a cepa; o esprito o licor; a alma ou o esprito,unido matria a baga. O homem quintessencia o esprito pelo trabalho, e sabes que s pelo trabalho do corpo o esprito adquire conhecimentos.5 Como se v, a orientao para se colocar no cabealho da pgina o clebre fac-smile partiu dos espritos, bem como a interpretao de seu significado, cuja metfora Rivail, sob o pseudnimo de Allan Kardec, aborda no comentrio s questes 196 e 196-a de O Livro dos Espritos, como podemos ver a seguir:

No original: Tu mettras en tte du livre le cep de vigne que nous tavons dessin (1), parce quil est lemblme du travail du Crateur; tous les principes matriels qui peuvent le mieux reprsenter le corps et lesprit sy trouvent runis: le corps, cest le cep; lesprit, cest la liqueur; lme, ou lesprit unis la matire, cest le grain. Lhomme quintessencie lesprit par le travail, et tu sais que ce nest que par le travail du corps que lesprit acquiert des connaissances. (1) Le cep ci-dessus est le fac-simil de celui qui a t dessin par les Esprits. (1) A cepa que se v acima o fac-smile da que foi desenhada pelos Espritos. Na traduo de Jlio Abreu Filho, a palavra esprit (esprito) foi grafada em maiscula (caixa alta e baixa). Preferimos manter a grafia original, em letras minsculas (caixa baixa).

Achamos uma comparao material dos vrios graus de depurao da alma no suco da vinha. Ele contm o licor chamado esprito ou lcool, enfraquecido por uma poro de matrias estranhas que lhe alteram a essncia; e s chega pureza absoluta aps vrias destilaes, em cada uma das quais se liberta de umas tantas impurezas. O alambique o corpo no qual deve entrar para se depurar. As matrias estranhas so como o perisprito, que se depura por si mesmo, medida que o Esprito se aproxima da perfeio. (Traduo de Jlio Abreu Filho).
6

Interessante observar queAllan Kardec no considera o fato de que o licor chamado esprito ou lcool obtido atravs da fermentao, e no da destilao, devido ao de microrganismos, espcie de fungos cultivados em destilarias para, por exemplo, a produo de etanol. So levedos, como os bolores e cogumelos. Trata-se de um fermento natural, tambm utilizado na produo de cerveja. No caso do vinho, o que ocorre a fermentao. Seno teramos, por exemplo, o conhaque (do francs cognac), bebida destilada do vinho. De todo modo, em que pese o desconhecimento demonstrado por Kardec dos processos de fermentao, a metfora permanece com seu sentido didtico inicial, que mostrar a necessidade da existncia corprea a fim de que o esprito evolua, se depure, repurificando o perisprito, tornando-o assim cada vez mais livre das impurezas materiais, na medida em que se aproxima da perfeio.Mesmo tratando-se de um smbolo material, o significado da cepadesigna o sentido evolucionista do esprito, de superao das injunes fsicas na busca de sua autorrealizao intelecto-moral e psquica.

5. O ENTRELAAMENTO DE CULTURAS
Uva, parreira e vinho so smbolos da cultura crist, do cristianismo. Segundo o mito bblico, aps degustarem o fruto proibido da rvore da sabedoria, Ado e Eva, ento libertos de sua ingenuidade intelecto-moral, escondem sua nudez com a parreira, a folha da uva. O primeiro milagre de Jesus de Nazar se deu nas bodas de Cana, ao operar a transformao da gua em vinho, a fim de garantir a alegria dos convidados. E no nos esqueamos do milagre da transubstanciao, que segundo a teologia crist, a conversodo vinho no sangue do Cris-

No original: Nous trouvons une comparaison matrielle des diffrents degrs de lpuration de lme dans le suc de la vigne. Il contient la liqueur appele esprit ou alcool, mais affaiblie par une foule de matires trangres qui en altrent lessence; ele narrive la puret absolue quaprs plusieurs distillations, chacune desquelles elle se dpouille de quelque impuret. Lalambic est le corps dans lequel elle doit entrer pour spurer; les matires trangres sont comme le prisprit qui spure luimme mesure que lEsprit approche de la perfection. (...) O corpo a cepa; o esprito o licor; a alma ou o esprito, unido matria a baga. foi a interpretao dada a esse smbolo pelos espritos, mais explicativa do que na 1 edio: O corpo a cepa; a alma o bago; o esprito o licor.

to, Cordeiro de Deus, ritual de consagrao ainda hoje celebrado em toda missa catlica, com o objetivo de relembrar a sua memria, atravs do vinho e da hstia, o corpo do Cristo. Todavia, na Bblia, a meno ao vinho nem sempre est vinculada alegria, celebrao. H tambm casos de perverso, associados ao sexo e a excessos de todo tipo. Curiosamente, Cana era o nome do filho de Cam, amaldioado por No, que ficou furioso quando soube que ele viu sua nudez provocada pelo consumo de vinho em excesso. Os outros dois irmos, Sem e Jaf, cobriram a nudez do pai que, por ser lavrador, havia plantado a vinha de onde produziu o vinho, logo em seguida ao pacto celebrado com Deus aps o dilvio. A bebedeira de No talvez tenha sido o primeiro grande porre da histria. (Gnesis 9:20-25). 7 Depois da destruio de Sodoma e Gomorra, h o incesto entre L e suas duas filhas. Preocupadas com a descendncia da famlia, as duas embebedam o pai com vinho, deitam-se com ele, cada uma delas em dias intercalados e engravidam. Dessa unio incestuosa nascem Moabe e Bem-Ami. (Gnesis 19:31-36). Por outro lado, foi com uma taa de vinho que o sacerdote Melquisedeque, rei de Salem, abenoou Abrao, o grande patriarca hebreu (Gnesis 14:18-20). E conforme a descrio do profeta Isaas, Deus abenoou essa bebida como vemos nesta passagem: Assim diz o SENHOR: Como quando se acha vinho num cacho de uvas, dizem: No o desperdices, pois h bno nele; assim farei por amor de meus servos e no os destruirei a todos. (Isaas 65:8). Tais smbolos tambm possuem representaes de grande valor na cultura celta. Os arquidruidas utilizavam o vinho em seus rituais. A lenda cltica dos amantes Tristo e Isolda, que inspirou Shakespeare em Romeu e Julieta, comea com uma poo de amor depositada em uma taa de vinho. E o clice do Santo Graal, da ltima Ceia do Cristo e os apstolos, tem sido objeto de mitos e lendas, desde o Rei Arthur aos Templrios. Na cultura grega o vinho tinha um valor to importante que havia um deus a ele consagrado: Dionsio (Baco para os romanos), demonstrando um lado mstico de sua devoo a essa bebida.8 Os filsofos recomendavam e tambm ministravam o vinho como remdio. E os simpsios, cujo significado literal beber em comunho, eram reunies para se beber vinho em salas apropriadas, com divs, onde o alegre convvio e a conversao gira7 8

As citaes bblicas foram traduzidas por Joo Ferreira de ALMEIDA.

Na Antiguidade, a Grcia foi um dos maiores produtores e exportadores de vinho, uma das bebidas mais antigas da histria da humanidade.

vam em torno de temas filosficos. Tais eventos eram constitudos por homens nobres e sbios, por filsofos e pensadores.9 Na introduo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec considera Scrates e Plato como precursores do Espiritismo. Tivesse ele acesso ao conhecimento histrico sobre os celtas, obtido graas s escavaes arqueolgicas intensificadas no sculo 20, certamente incluiria tambm esse antigo povo como um dos precursores do Espiritismo. Lon Denis e Allan Kardec so considerados druidas reencarnados. Os tmulos de Kardec e Pierre Gatan Leymarie tm o formato de um dlmen, monumento megaltico usado pelos druidas para seus rituais. As irms Baudin e Ermance Dufaux consideravam-se druidisas reencarnadas. O esprito Zfiro, protetor de Kardec, revelou que ambos foram druidas, provavelmente na antiga Bretanha. Nas trades clticas, aforismos e mximas sempre em trs frases, como se fossem versculos, podemos observar a extraordinria afinidade da filosofia cltica com a filosofia esprita. Antigos historiadores e pensadores gregos, como Aristteles, consideravam que a filosofia havia nascido entre os celtas. E Lon Denis, em sua obra derradeira O Gnio Cltico e o Mundo Invisvel (1927), sustenta, de modo categrico, que o espiritismo a ressurreio da doutrina cltica. Segundo o socilogo francs Jacques Lantier, os espritas refugiam-se de bom grado por detrs da tradio celta e fundam a sua doutrina simultaneamente na tradio celta e na tradio crist. (O Espiritismo, pg. 107). E ainda acrescentaramos: na tradio grega (Scrates e Plato). O espiritismo, mesmo no adotando simbologias esotricas para a compreenso de seus princpios e do entendimento do homem e do mundo, possui um smbolo: a ra.10Ela sintetiza trs grandes correntes histricas do pensamento filosfico, o trip, a trpode doutrinria que serviu como hmus, substrato, como raiz para a rvore conceitual da filosofia kardecista: a cultura cltica, a grega e a crist, todas elas, precursoras do espiritismo.

6. OS TRS PROLEGMENOS
Rivail era minucioso, metdico e organizado. At pouco antes de desencarnar, realizou vrias alteraes em seus livros, na medida em que novas edies iam sendo lanadas. Nem a Revista Esprita escapou de seu perfeccionismo. Sem dvida alguma, O Livro dos Espritos foi a
9

O Simpsio Brasileiro do Pensamento Esprita, surgido em Santos-SP, por iniciativa do escritor esprita Jaci Regis (1932-2010), realizado desde 1989, no foge ao carter primordial desse costume grego, pois um evento voltado ao dilogo, ao debate e reflexo no contexto da cultura esprita. Normalmente, no coquetel de abertura do evento, costuma-se servir vinho branco.

10

oportuno lembrar que a Confederao Esprita Pan-Americana (CEPA) tem como smbolo a videira, aquela mesma que aparece nos Prolegmenos, mas com um design mais arrojado. E, curiosamente, no por acaso, a abreviatura CEPA nos remete quele singelo desenho feito pelos espritos.

obra que ele mais modificou. A comear pela evidente diferena entre a 1 edio (18 de abril de 1857) e a 2 (18 de maro de 1860). So praticamente duas obras distintas, apesar de homnimas. No caso, o que nos interessa o Prolegmenos e as alteraes que esse texto sofreu ao longo do tempo. Pode-se dizer que h trs Prolegmenos. Na primeira edio, na segunda e a partir da 13 edio, eles so diferentes nos detalhes, ainda mais se formos comparar a primeira com a segunda edio da obra sntese do pensamento esprita. O primeiro Prolegmenos (1857) no assinado e contm uma nota explicativa em seu final justificando o critrio editorial adotado: numa coluna, perguntas e respostas; na outra coluna, o texto corrido.11 O segundo Prolegmenos (1860) contm a assinatura de dez espritos e vem com uma nota explicativa reformulada. E no terceiro Prolegmenos (1863), a nota explicativa foi excluda por Allan Kardec sem nenhuma justificativa. A primeira diferena que salta aos olhos quanto assinatura. Na primeira edio, o Prolegmenos no assinado. No d para saber quem o autor desse texto. Obviamente, e subentende-se, ele foi escrito pelos espritos que ditaram a obra a Rivail. Ele mesmo esclarece isso, ao afirmar que olivro foi o resultado de uma srie de mensagens, de dilogos e de contato permanente com os espritos encarregados de sua elaborao na dimenso extrafsica. Todavia, apesar de no ser assinado, h uma nota bem esclarecedora no final da primeira edio de O Livro dos Espritos, a nota XVII, de onde extramos o pargrafo final:
Vrios Espritos concorreram simultaneamente a estas instrues, s quais assistiam, tomando alternadamente a palavra e falando um em nome de todos. Entre os que animaram personagens conhecidas citaremos JOO EVANGELISTA, SCRATES, FNELON, VICENTE DE PAULO, HAHNEMANN, FRANKLIN,

SWEDENBORG e NAPOLEO PRIMEIRO; os demais habitam Esferas elevadas e, ou nunca viveram


12

na Terra ou aqui apareceram em poca imemorvel. (...)

Na segunda edio, os espritos Napoleo Primeiro e Hahnemann no so citados. E Kardec ainda acrescenta outros, na assinatura do novo Prolegmenos. Nessa edio, quase definitiva, dez espritos assinam essa mensagem sntese da origem, contedo e finalidade da obra. Dos cinco primeiros subscritores, quase todos tm evidente ligao com o cristianismo: So Joo Evangelista, Santo Agostinho, So Vicente de Paulo, So Luiz e O Esprito de Verdade,
11

Interessante notar que esse formato de edio foi aplicado somente no primeiro livro, dos quatro que compunham a primeira edio de O Livro dos Espritos. Certamente, Kardec adotou esse critrio editorial com o objetivo de tambm atingir um pblico mais exigente, acostumado com textos filosficos, j que o formato ping-pong, de perguntas e respostas, mostra-se mais agradvel leitura de pessoas que no possuem formao acadmica. Ou seja, ele queria atingir tanto o doutor como o trabalhador. E conseguiu.

12 No original: Multiples esprits ont concouru simultanment ces instructions auxquelles tous assistaient, prenant tour tour la parole, et lun deux parlant au nom de tous. Parmi ceux qui ont anim des personnages connus, nous citerons Jean lvangliste, Socrate, Fnelon, saint Vincent de Paul, Hannemann, Franklin, Swedenborg, Napolon Ier; dautres habitent les sphres les plus leves et nont jamais vcu sur la terre, ou ny ont paru qu une poque immmoriale. A traduo de Silvino Canuto ABREU.

que assinaram assim, nessa ordem. Todos os quatro primeiros se mostram como personalidades conhecidas dos cristos.So Joo Evangelista foi apstolo de Jesus; Santo Agostinho considerado um dos pais da Igreja e um dos maiores filsofos da Idade Mdia, grande mentor da Escolstica; So Vicente de Paulo, clrigo francs, uma das personalidades mais veneradas entre os cristos e So Lus, o rei Lus IX da Frana, foi canonizado pela Igreja. So, portanto, quatro santos e um que, caso fosse Jesus, seria o santo dos santos. Apesar da identidade dO Esprito de Verdade ser um mistrio, uma incgnita, pelo contedo e a linguagem dos textos que assina na Kardequiana, no h como ter dvida de sua adeso ao pensamento cristo. Os outros cinco espritos so, pela ordem: Scrates, Plato, Fnelon, Franklin e Swedenborg.Com exceo de Fnelon, nenhum deles foi santo, mrtir cristo, sacerdote ou coisa do tipo. Fnelon, quando encarnado, foi telogo cristo e literato. Mas, rompeu com a estrutura do cristianismo catlico e passou a adotar uma postura contrria Igreja. Quanto aos outros, nenhum deles teve ligao to direta assim com o cristianismo. Plato e Scrates, obviamente por uma questo histrica. Franklin, ou melhor, Benjamim Franklin, foi inventor, estadista, pensador poltico e, apesar de sua formao calvinista, teve mais ligaes com o iluminismo e o esoterismo, com a maonaria e a ordem Rosacruz, hoje conhecida como Amorc (Antiga e Mstica Ordem Rosacruz). Emanuel Swedenborg foi um clarividente sueco e precursor do espiritismo. At hoje existem igrejas fundadas em seu nome, que adotam sua doutrina, obtida a partir de suas vises, do xtase medianmico. , portanto, evidente a existncia na equipe dO Esprito de Verdade de duas faces, ou se preferirem, duas falanges diferenciadas de espritos. Uma, vinculada diretamente ao cristianismo. A outra, mais laica, no-crist ou no necessariamente crist, formada por livres-pensadores. Desde sua origem h, no espiritismo, no somente na linguagem, como no contedo das ideias, a expresso dessas duas correntes, a crist e a no-crist. Uma bem religiosa e outra,livrepensadora, no necessariamente religiosa. A assinatura do Prolegmenos evidencia essa tese.

7. DETALHES TO PEQUENOS...
Muitos detalhes importantes e curiosos podem ser observados quando comparamos o Prolegmenos da 1 edio com o da 2 edio de O Livro dos Espritos. Sob um olhar mais apurado, notamos a prudncia e o critrio editorial do fundador do espiritismo, tanto quanto seu perfeccionismo e a clareza na exposio das ideias. Ainda que seja um texto de no mximo duas laudas, ao fazermos esse estudo comparado, muitos aspectos formais e conceituais emergem de

sua leitura. Enumeraremos a seguir alguns desses detalhes, aparentemente insignificantes, mas que servem para uma compreenso mais clara desse importante texto do pensamento esprita.13 1.A primeira diferena evidente est no ttulo Os Livros dos Espritos (Les Livres des Esprits), estranho plural que aparece somente na 1 edio. Obviamente, est assim por ser uma referncia aos trs livros que compunham a primeira edio: Doutrina Esprita, Leis Morais e Esperanas e Consolaes. Na 2 edio, esse ttulo esquisito foi suprimido. Ficou apenas Prolegmenos (Prolgomnes). 2. A modstia e a humildade de Allan Kardec eram qualidades exaltadas por todos seus bigrafos e pessoas que com ele conviveram. Provavelmente, em funo desse aspecto de sua personalidade, ele preferiu excluir, na 2 edio do Prolegmenos, o pargrafo onde os espritos o elogiam. A frase final, Creia em Deus e marche com confiana, foi deslocada para o antepenltimo pargrafo:
1 Edio Compreendeste bem tua misso; estamos contentes contigo. Continue e ns no te deixaremos jamais. Creia em Deus e marche com confiana!. Tu as bien compris ta mission; nous sommes contents de toi. Continue et nous ne te quitterons jamais. Crois en Dieu et marche avec confiance!.

3. Na 2 edio, uma novidade. Na pgina de rosto, no frontispcio, pode-se ler: Filosofia Espiritualista, definio bsica da doutrina esprita, tambm citada na introduo. Kardec alterou a redao do Prolegmenos em relao definio do espiritismo:
1 Edio Este livro a compilao de seus ensinamentos; foi escrito por ordem e sob o ditado de espritos superiores para estabelecer os fundamentos da verdadeira doutrina esprita, isenta dos erros e dos preconceitos. Ce livre est le recueil de leurs enseignements; il a t crit par l'ordre et sous la dicte d'esprits suprieurs pour tablir les fondements de la vritable doctrine spirite, dgage des erreurs et des prjugs. 2 Edio Este livro a compilao de seus ensinamentos; foi escrito por ordem e sob o ditado de Espritos superiores para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, isenta dos preconceitos do esprito de sistema. Ce livre est le recueil de leurs enseignements; il a t crit par l'ordre et sous la dicte d'Esprits suprieurs pour tablir les fondements d'une philosophie rationnelle, dgage des prjugs de l'esprit de systme.

Os textos citados so uma traduo livre de Eugenio Lara, a partir das tradues de Silvino Canuto Abreu (1 edio) e Jlio Abreu Filho (2 edio). Os originais e traduo esto em Anexos, no final deste ensaio. Estudo sobre o mesmo tema pode ser conferido no blog Decodificandoo Livro dos Espritos, editado por Vital Cruvinel. URL: http://decodificando-livro-espiritos.blogspot.com/2008/11/prolegmenos.html

13

4. Allan Kardec excluiu o trecho onde parece que haveria uma relao autoritria de controle sobre ele. Reformulou o texto dando outro sentido, mais de colaborao, de interao, ao invs de parecer que ele seria teleguiado pelos espritos.
1 Edio Estaremos contigo todas as vezes que tu o pedires, e tu estars tambm s
nossas ordens sempre que te chamarmos. Nous serons avec toi toutes les fois que tu le demanderas, et tu seras nos ordres chaque fois que nous t'appellerons. 2 Edio Estaremos contigo todas as vezes que tu o pedires, para te ajudar nos outros trabalhos (...). Nous serons avec toi toutes les fois que tu le demanderas et pour t'aider dans tes autres travaux (...).

5. Na 2 edio foram acrescentados, no final, dois pargrafos que no existiam na 1 edio do Prolegmenos. Esse acrscimo deve ter sido motivado pelo sucesso do lanamento da primeira edio, trs anos atrs. Em 18 de maro de 1860, data de publicao da 2 edio de O Livro dos Espritos, o movimento esprita francs estava em franco e vertiginoso crescimento, fato que resultou nas vrias visitas doutrinrias aos pioneiros grupos espritas que Allan Kardec realizou a partir desta data por toda a Frana, inclusive na Blgica e na Sua. So palavras de ufanismo e de incentivo contra os maus e os incrdulos, os orgulhosos e os ambiciosos.
com a perseverana que conseguirs colher o fruto de teus trabalhos. O prazer que experimentars, vendo a doutrina propagar-se e ser bem compreendida, ser-te- uma recompensa, cujo valor completo talvez reconheas mais no futuro do que no presente. No te inquietem os espinhos e as pedras que incrdulos e maus semearo em teu caminho; mantm a confiana; com ela chegars ao fim e merecers sempre a ajuda. Lembra-te que os Bons Espritos s assistem aos que servem a Deus com humildade e desinteressadamente e que eles repudiam os que buscam no caminho do cuum degrau para as coisas terrenas; eles se afastam do orgulhoso e do ambicioso. O orgulho e a ambio sero sempre uma barreira entre o homem e Deus: um vu lanado sobre as claridades celestes e Deus no se pode servir do cego para fazer compreender a luz. C'est avec la persvrance que tu parviendras recueillir le fruit de tes travaux. Le plaisir que tu prouveras en voyant la doctrine se propager et bien comprise te sera une rcompense dont tu connatras toute la valeur, peut-tre plus dans l'avenir que dans le prsent. Ne t'inquite donc pas des ronces et des pierres que des incrdules ou des mchants smeront sur ta route; conserve la confiance: avec la confiance tu parviendras au but, et tu mriteras d'tre toujours aid. Souviens-toi que les Bons Esprits n'assistent que ceux qui servent Dieu avec humilit et dsintressement, et qu'ils rpudient quiconque cherche dans la voie du ciel un marchepied pour les choses de la terre ; ils se retirent de l'orgueilleux et de l'ambitieux. L'orgueil et l'ambition seront toujours une barrire entre l'homme et Dieu; c'est un voile jet sur les clestes clarts, et Dieu ne peut se servir de l'aveugle pour faire comprendre la lumire.

6. Allan Kardec reafirma o carter dO Livro dos Espritos como a sntese do pensamento esprita, a fundao, a base sob a qual seriam erguidos os alicerces e a estrutura do

edifcio doutrinrio esprita, no acrscimo que faz logo no primeiro pargrafo da mensagem assinada pelos espritos.
1 Edio Ocupa-te com zelo e perseverana do trabalho que empreendeste com a nossa colaborao; este livro tambm nosso. Teremos de rev-lo juntos a fim de que no contenha nada que no seja a expresso de nosso pensamento e da verdade, sobretudo quando a obra estiver terminada (...). Occupe-toi avec zle et persvrance du travail que tu as entrepris avec notre concours ; ce travail est aussi le ntre. Nous le reverrons ensemble afin qu'il ne renferme rien qui ne soit l'expression de notre pense et de la vrit; mais, surtout quand l'oeuvre sera termine (...). 2 Edio Ocupa-te com zelo e perseverana do trabalho que empreendeste com a nossa colaborao, porque este trabalho nosso. Nele estabelecemos as bases do novo edifcio que se eleva e que um dia dever reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e de caridade (...). Occupe-toi avec zle et persvrance du travail que tu as entrepris avec notre concours, car ce travail est le ntre. Nous y avons pos les bases du nouvel difice qui s'lve et doit un jour runir tous les hommes dans un mme sentiment d'amour et de charit (...).

7. H diferenas de redao entre as duas notas explicativas. Na primeira, Kardec justifica o critrio editorial adotado, com texto corrido em uma coluna e pergunta/resposta em outra, aplicado somente no primeiro livro, Doutrina Esprita. Esclarece tambm que todo o livro foi cuidadosamente revisto e reiteradas vezes corrigido pelos prprios espritos. Na 2 edio, a nota explicativa foi refeita, obviamente sem as justificativas acerca do critrio editorial, pois o livro todo foi totalmente redigido no formato dialgico, de pergunta/resposta, com comentrios de Allan Kardec e ensaios tericos. Reproduzimos abaixo a ntegra das duas notas:
1 Edio
Nota Os princpios contidos neste livro so o resultado, tanto de respostas dos espritos a perguntas diretas que lhes foram propostas, como de instrues dadas por eles espontaneamente sobre as matrias que contm. Tudo foi coordenado de modo a formar um conjunto regular e metdico, e s foi entregue ao pblico aps ter sido cuidadosamente revisto vrias vezes e corrigido pelos prprios espritos. A primeira coluna contm as questes propostas e as respostas textuais. A segunda contm o enunciado da doutrina sob uma forma fluente. So ambas, estritamente falando, duas redaes ou duas formas diferentes do mesmo tema: uma tem a vantagem de mostrar de certo modo a feio das entrevistas espritas; outra a de permitir uma leitura contnua. Embora o assunto versado em cada coluna seja o mesmo, contm s vezes uma e outra pensamentos especiais que, quando no so propriamente o resultado de perguntas diretas, no constituem menos o produto das lies dadas pelos espritos, visto que no h nenhuma que no seja a expresso de seus pensamentos. Nota. Les principes contenus dans ce livre rsultent, soit des rponses faites par les esprits aux questions directes qui leur ont t proposes, soit des instructions donnes par eux spontanment sur les matires qu'il renferme. Le tout a t coordonn de manire prsenter un ensemble rgulier et mthodique, et n'a t livr la publicit qu'aprs avoir t soigneusement revu plusieurs reprises et corrig par les esprits eux-mmes. La premire colonne contient les questions proposes suivies des rponses textuelles. La seconde renferme l'nonc de la doctrine sous une forme courante. Ce sont proprement parler deux rdactions sur

un mme sujet sous deux formes diffrentes : l'une a l'avantage de prsenter en quelque sorte la physionomie des entretiens spirites, l'autre de permettre une lecture suivie. Bien que le sujet trait dans chaque colonne soit le mme, elles renferment souvent l'une et l'autre des penses spciales qui, lorsqu'elles ne sont pas le rsultat de questions directes, n'en sont pas moins le produit des instructions donnes par les esprits, car il n'en est aucune qui ne soit l'expression de leur pense.

2 Edio
NOTA. Os princpios contidos neste livro so o resultado, seja de respostas dos Espritos s perguntas diretas que lhes foram propostas em diversas oportunidades e por intermdio de um grande nmero de mdiuns, seja de instrues que espontaneamente nos deram ou a outras pessoas acerca dos temas que ele aborda. Tudo foi coordenado de modo a formar um conjunto regular e metdico, e s foi entregue ao pblico aps ter sido cuidadosamente revisto vrias vezes e corrigido pelos prprios Espritos. Esta segunda edio tambm foi objeto de novo e minucioso exame. O que est entre aspas aps as questes a resposta textual dada pelos Espritos. O que est indicado por um outro caractere, ou destacado de uma maneira especial a este efeito, compreende as observaes ou desdobramentos adicionados pelo autor, e que passaram igualmente pelo controle dos Espritos. NOTA. Les principes contenus dans ce livre rsultent, soit des rponses faites par les Esprits aux questions directes qui leur ont t proposes diverses poques et par l'entremise d'un grand nombre de mdiums, soit des instructions donnes par eux spontanment nous ou d'autres personnes sur les matires qu'il renferme. Le tout a t coordonn de manire prsenter un ensemble rgulier et mthodique, et n'a t livr la publicit qu'aprs avoir t soigneusement revu plusieurs reprises et corrig par les Esprits eux-mmes. Cette seconde dition a pareillement t de leur part l'objet d'un nouvel et minutieux examen. Ce qui est entre guillemets la suite des questions est la rponse textuelle donne par les Esprits. Ce qui est marqu par un autre caractre, ou dsign d'une manire spciale cet effet, comprend les remarques ou dveloppements ajouts par l'auteur, et qui ont galement subi le contrle des Esprits.

Essa nota explicativa foi suprimida por Allan Kardec a partir da 10 edio, de 1863. Nas edies brasileiras, a nota tambm foi excluda porque as tradues se basearam em edies posteriores a 1863. No sabemos exatamente qual o real motivo de Kardec ter tomado tal deciso. Certamente, no foi por acaso e muito menos por algum erro de reviso, seno teria sido corrigido em edies posteriores a de 1863. O fundador do espiritismo realizou alteraes em suas obras at 1868, pouco antes de desencarnar. A hiptese mais plausvel de que, a fim de evitar confuses ou especulaes desnecessrias, Kardec decidiu retirar a nota porque ela expressa, de modo muito sinttico, os critrios e o mtodo por ele adotados na feitura do livro. Tema que ser abordado na Revista Esprita, na introduo dO Evangelho Segundo o Espiritismo e em textos esparsos publicados no Obras Pstumas. Tal questo, dentre outras, de certo modo obscuras, somente poderiam ser esclarecidas em um estudo mais aprofundado sobre a histria dO Livro dos Espritos. A Unio Esprita Francesa e Francofnica lanou uma edio completa e definitiva de O Livro dos Espritos, em 1998, a partir do raro original de 1860, cedido pela Federao Esp-

rita Brasileira (FEB). A nota explicativa do Prolegmenos foi reincorporada, alm de algumas alteraes feitas por Alla Kardec. No Brasil, a FEB publicou uma edio especial de O Livro dos Espritos, no sesquicentenrio de seu lanamento, em 2007. A traduo, de Evandro Noleto Bezerra, a exemplo da edio da Unio Esprita Francesa, foi feita a partir da segunda impresso da 2 edio francesa, de 1860. Foram incorporados acrscimos, excluses e alteraes feitas por Kardec at a 12 edio, de 1864. 8. Allan Kardec no somente suprimiu a nota explicativa como tambm alterou a imagem da cepa, do ramo de videira. A imagem que aparece em grande parte das tradues brasileiras a que foi publicada na 1 edio, com um cacho de uva, quatro folhas de parreira em um pequeno ramo, tipo um ramalhete, mas de uva:

A imagem publicada na 2 edio a mesma, mas foi cortada. A primeira folha de parreira, esquerda, foi suprimida, decepada. A escala do desenho foi, portanto, ampliada.

No tempo de Kardec ainda no existia a impresso em ofsete, com fotolitos e chapas de impresso. O linotipo s seria inventado no final do sculo 19. A matriz de impresso era composta por tipos de chumbo, montados manualmente, tcnica conhecida como impresso

de tipos mveis. A incluso de imagens, de fotos e ilustraes no tinha a mesma facilidade da impresso mediante fotomecnica, menos ainda da impresso digital. Eram obtidas atravs de clichs, pequena matriz feita em metal, normalmente de zinco, compostos junto com os tipos mveis, com uma base de madeira. Considerando essa condio tcnica, possvel que o clich original tenha sido parcialmente danificado e, apesar disso, foi reaproveitado. Ou ento, foi refeito mesmo por deciso de Kardec, por achar que o desenho ampliado ficaria esteticamente melhor do que o original. Teriam as trs folhas da parreira a representao simblica de cincia, filosofia e moral?

8. DUAS FALANGES, DOIS ETCETERAS


A ordem de citao dos espritos que subscrevem o Prolegmenos, seguida de dois etceteras ao final do texto, pode parecer um detalhe insignificante, trivial, no entanto, temos de considerar que no comum o uso de tal recurso em um livro de carter filosfico, doutrinrio. Fosse um romance, um livro de contos, crnicas, uma obra de literatura, a sim. Entretanto, no o caso. Eis o original, conforme saiu na segunda edio, com os nomes em versalete:
SAINT JEAN L'EVANGLISTE, SAINT AUGUSTIN, SAINT VINCENT DE PAUL, SAINT LOUIS, L'ESPRIT DE VRIT, SOCRATE, PLATON, FNELON, FRANKLIN, SWEDENBORG, ETC., ETC.

Usada normalmente para objetos, o etcetera tornou-se de uso comum no sculo 19. Trata-se de uma locuo conjuntiva. palavra de origem latina (et cetera ou et coetera) e significa e outras coisas da mesma espcie, e outras coisas mais, e o resto, normalmente usada ao final de uma frase, cuja abreviao (etc.) limita a citao de objetos, na enumerao de uma srie de coisas, sem o qual a leitura da citao tornar-se-ia exaustiva, cansativa. O uso do etcetera um recurso didtico, a fim de ocultar aquilo que poderia ter sido citado. A forma abreviada surgiu na Idade Moderna, no uso do chamado latim cientfico. O uso do etcetera, tanto para pessoas como objetos, no unnime. H quem defenda que sua aplicao deveria se restringir a coisas. Outros consideram correta sua aplicao na enumerao de pessoas. Segundo o linguista e gramtico Cludio Moreno, vrios dicionrios de ingls e francs reafirmam sua dupla aplicao. Na prtica, o etcetera tornou-se de uso comum tanto para pessoas como para coisas.14

14

Cludio MORENO, Pontuao do etc.

Todavia, na enumerao de pessoas h outro recurso semelhante, o et alii, expresso tambm latina que significa e outros, muito utilizada em citaes bibliogrficas, se determinada obra citada for de autoria de vrias pessoas. Seu uso regido pela ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. A abreviatura et al. Vem da o uso coloquial na referncia a pessoas: fulano de tal, ciclano de tal, quando se quer ocultar o sobrenome, a origem de determinado indivduo. por isso que no idioma ingls a palavra all significa tudo ou todos, ou seja, aplica-se tanto a pessoas quanto a objetos. A rigor, Allan Kardec deveria ter usado et al ao invs de etcetera. Afinal, no deixa de ser uma citao, de uma referncia autoral. Se ele decidiu, na 2 edio, assinar o Prolegmenos, o uso de et al no final do texto seria mais conveniente. Em nosso entender, se Kardec usou etcetera, aplicado normalmente a coisas, no foi por acaso. Ele mesmo reafirmou diversas vezes que os espritos eram para ele objetos de informao, fontes informativas, nada mais. Se o esprito comunicante foi ou no algum ilustre, isso no tinha nenhuma importncia para o fundador do Espiritismo, pois, segundo ele, o que importava mesmo era o contedo das ideias e no a sua procedncia. Assim como no foi por acaso que o Mestre de Lyon colocou, ao final do Prolegmenos, dois etceteras: um etcetera para cada falange de espritos. De modo que, alm dos que subscrevem, outros poderiam estar ali representados. O primeiro da lista seria Zfiro. Hahnemann, posteriormente excludo, poderia tambm subscrever a mensagem, bem como Galileu, Lamennais e Voltaire. Como seria enfadonho colocar toda a equipe do Esprito de Verdade, optou-se por dez subscritores. Curiosamente, uma mensagem to importante como essa, apesar de agora assinada, na 2 edio de O Livro dos Espritos, no traz informao alguma do autor medinico. Afinal, quem foi o mdium? No sabemos. Muito provavelmente, as irms Caroline e Julie Baudin.

9. MANIFESTO ESPIRITUALISTA
Os manifestos surgem, ao longo da histria, como reao aos modelos vigentes, uma crtica ao establishment, ao status quo. Normalmente subscritos e apesar de serem mais conhecidos pela sua natureza poltica, pode-se observar em vrios campos do conhecimento manifestos das mais distintas caractersticas, seja nas artes, na poesia ou na literatura. Segundo o dicionrio Caldas Aulete, manifesto uma declarao formal de intenes ou expresso pblica (geralmente por escrito) de ideias polticas, estticas etc. Significado semelhante observamos no dicionrio Aurlio: declarao pblica ou solene das razes que justificam certos atos ou em que

se fundamentam certos direitos; programa poltico, religioso, esttico etc. E no dicionrio Houaiss, manifesto uma declarao trazida a pblico para fins diversos; declarao pblica, frequentemente solene, na qual uma pessoa, um governo, partido poltico, grupo religioso, de artistas etc. expe determinada deciso, posio, programa ou concepo. Os manifestosComunista (1848), Futurista (1909), Dadasta (1918), Surrealista (1924), o Manifesto Antropofgico (1928) dos modernistas brasileiros, e tantos outros, insurgem-se criticamente contra padres vigentes. Propem uma nova viso, um novo olhar, um novo paradigma no campo do conhecimento ao qual se dispem a transformar, revolucionar ou mesmo reformar, como foi o manifesto-denncia de Lutero contra as indulgncias e os desvios doutrinrios da Igreja Catlica, em suas 95 Teses (1517), afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Normalmente a linguagem contundente e iconoclasta, como se fosse um aviso, uma ameaa queles que procuram manter as coisas como esto.Todavia, nem sempre o manifesto se expressa atravs de textos, mas sim de atitudes, de aes coordenadas, na oratria, no discurso contundente e transformador, como foi o caso de Jesus. Apesar de nada ter escrito, os ltimos trs anos de sua vida foram um manifesto de transformao moral, assim como o foi a vida do filsofo grego Scrates, que tambm nada escreveu,em suas pregaes filosficas nas goras gregas. A linguagem adotada nesse texto um pouco intimidadora, meio prospectiva, como se fosse o cumprimento de alguma profecia. No chega a ser um sermo ou homilia, muito menos um dito ou mesmo um edital pblico. No a confirmao de alguma anunciao teolgica, sobrenatural, tipo aquela do Consolador prometido por Jesus, do Paracleto, que iria restabelecer todas as coisas e relembrar o que estava esquecido, mediante ao do Esprito de Verdade, enviado pelo Cristo. Coincidentemente, um dos subscritores dessa mensagem chama-se O Esprito de Verdade. O texto dirigido a Kardec, que naquele momento representava toda a humanidade:
Ocupa-te com zelo e perseverana no trabalho que empreendeste com o nosso concurso, porque este trabalho nosso. Nele estabelecemos a base do novo edifcio que se eleva e que um dia dever reunir todos os homens no mesmo sentimento de amor e de caridade; mas antes de o espalhar, rev-loemos em conjunto, a fim de controlar todos os detalhes. Estaremos contigo sempre que precisares, para te ajudar em teus trabalhos, porque isto apenas uma parte da misso que te confiada e que j te foi revelada por um de ns.
15

15

No original: Occupe-toi avec zle et persvrance du travail que tu as entrepris avec notre concours, car ce travail est le ntre. Nous y avons pos les bases du nouvel difice qui slve et doit un jour runir tous les hommes dans un mme sentiment damour et de charit ; mais avant de le rpandre, nous le reverrons ensemble, afin den contrler tous les dtails. Nous serons avec toi toutes les fois que tu le demanderas et pour taider dans tes autres travaux, car ce nest l quune partie de la mission qui test confie, et qui ta dj t rvle par lun de nous.

Pode-se considerar, sem sombra de dvida, que o Prolegmenos, assinado pelos espritos e apresentado por Allan Kardec, muito mais do que um simples abaixo-assinado, pois se constitui num manifesto. Trata-se de um manifesto espiritualista, com uma retrica prxima dos manifestos literrios e polticos. Ao mesmo tempo em que sintetiza e apresenta as ideias ao leitor, ao iniciante, tambm se mostra como uma nova proposta, uma filosofia racional, livre dos preconceitos do esprito de sistema, que se constitui na abertura de uma nova era para a regenerao da humanidade. Esse texto poderia ter o ttulo deManifesto Espiritualista ou, melhor ainda, deManifesto Esprita. Todavia, o termo adotado, Prolegmenos, atende perfeitamente s intenes e ao contedo da mensagem dos espritos.

10. QUEM QUEM...


Como j vimos, no primeiro Prolegmenos, conforme a nota XVII ao final da primeira edio de O Livro dos Espritos, oito espritos so citados como autores da mensagem dirigida a Kardec, que saiu sem assinatura. So eles: Joo Evangelista, Scrates, Fnelon, So Vicente de Paulo, Hahnemann16, Franklin, Swedenborg e Napoleo Primeiro. Na segunda edio, Napoleo Primeiro e Hahnemann so excludos. Foram acrescentados mais quatro subscritores: O Esprito de Verdade, Plato, Santo Agostinho e So Lus, totalizando dez espritos. No sabemos qual o motivo dos espritos de Hahnemann e Napoleo Primeiro terem sido excludos. Supomos que a deciso de assinar a mensagem tenha partido dos espritos, por sugesto de Rivail. De todos os espritos mencionados, do total de doze, Napoleo Primeiro o que destoa dos demais. Assim como destoa tambm a presena dO Esprito de Verdade, devido ao fato de no sabermos sua verdadeira identidade. A seguir, um perfil biobibliogrfico de cada um dos autores do Prolegmenos:
HAHNEMANN Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843),

fundador da homeopatia, nasceu na Alemanha. Apesar da origem humilde, o pai o incentivou a estudar. Depois de terminar os estudos bsicos, foi estudar medicina em Leipzig. Hahnemann aprendeu vrias lnguas (francs, italiano, ingls, grego, latim, rabe e srio) e custeou seus estudos traduzindo livros mdicos do ingls para o alemo. Ao se formar, transfere-se para Viena, onde atua como mdico particular e bibliotecrio do governador da Transilvnia. Alm de estudar profundamente a etiologia das enfermidades, interessou-se especialmente pelo vitalismo e o organicismo. A partir de 1796 passa a publicar artigos em jornais de medicina prO um de ns (lum de nous) a que os subscritores da mensagem se referem o esprito Zfiro, que assinava como Z, protetor de Rivail, o primeiro esprito da equipe dO Esprito de Verdade a se comunicar com o fundador do espiritismo. Segundo Canuto Abreu, foi ele quem fez a revelao das encarnaes anteriores de Rivail como druida e como o reformador tcheco Jan Huss (1369-1415), precursor do movimento protestante.
16

No original, de modo incorreto, foi grafado Hannemann. O certo Hahnemann.

tica com crticas aos absurdos e erros da medicina ortodoxa, que denominou de aloptica. Na medicina de seu tempo era comum a prtica de sangrias, vomitrios, clisteres (lavagem intestinal) e o uso de medicamentos txicos (mercrio, arsnico, beladona etc.) para o tratamento teraputico. Por conta disso, chegou a abandonar a medicina. Ainda assim, continuou a dedicar-se traduo de livros e tratados mdicos para sobreviver. Pois foi justamente no decorrer desse trabalho de traduo que Hahnemann percebeu a identidade entre a doena e a droga ingerida. O mesmo remdio pode tanto curar como provocar as mesmas condies mrbidas da doena, quando testado em voluntrios saudveis. Depois de seis anos de intensas pesquisas e experimentos, publica trs obras onde fundamenta suas teorias: o clebre Organon, em 1810, um clssico da histria da medicina; Matria Mdica Pura, em seis volumes, publicada de 1811 a 1821 e o Tratado de Doenas Crnicas, em 1828. Suas obras causaram grande impacto na corporao mdica, que reagiu de forma virulenta. Apesar da perseguio das academias de medicina, a homeopatia consagra-se na Frana e se espalha pelo mundo. Com a homeopatia, Samuel Hahnemann criou uma terapia alternativa alopatia, baseada no princpio da semelhana de Hipcrates, o Pai da Medicina, similia similibus curantur (os semelhantes curam-se pelos semelhantes). Os medicamentos homeopticos so preparados mediante um processo que consiste na diluio sucessiva da substncia teraputica, do princpio ativo, com sucusso (manual ou mecnica) e dinamizao, tambm denominada de potencializao, segundo uma srie de procedimentos. Hahnemann partiu do pressuposto terico de que todo ser humano possui energia vital, capaz de se adaptar a causas internas e externas. Um estado mental negativo, depressivo, pode atrair miasmas (emanao malcheirosa), que invadem o organismo e causam os sintomas da doena. A base conceitual da homeopatia guarda muitas semelhanas com a filosofia esprita. Por conta disso, as ligaes histricas e filosficas entre homeopatia e espiritismo so muito grandes. No final do sculo 19 e incio do sculo 20, notadamente no Brasil, a maioria dos homeopatas era simpatizante do espiritismo.17 Allan Kardec era to simptico homeopatia quanto crtico, notadamente em relao suposta influncia moral dos medicamentos homeopticos, como podemos observar nesta passagem da Revista Esprita (jun. 1867), a propsito da resposta de um esprita homeopata a um artigo que ele havia publicado sobre o tema: no contestamos que certos medicamentos e os homeopticos mais que qualquer outros produzem alguns dos efeitos [morais] indicados, mas contestamos enfaticamente seus resultados permanentes e, sobretudo, to univerNa dcada de 1840, antes do espiritismo aportar no Brasil, os neoespiritualistas e homeopatas Bento Mure, francs e o portugus Joo Vicente Martins introduziram a homeopatia no pas. Mure, clarividente, entrava em transe medinico. Martins era mdium psicgrafo. O trabalho desses dois pioneiros da homeopatia deu origem ao primeiro crculo homeoptico disseminado por todo o pas. O patriarca da Independncia, Jos Bonifcio de Andrada e Silva, era adepto da homeopatia. D. Pedro II se correspondia com Hahnemann. As primeiras experincias com mesas girantes no pas foram feitas por adeptos da homeopatia. Ambos aplicavam passes no tratamento teraputico e tinham por divisa Deus, Cristo e a Caridade, trinrio adotado mais tarde pela Federao Esprita Brasileira. Foi Martins quem introduziu as irms de caridade e os princpios vicentinos em terras brasileiras. Ver o livro de Silvino Canuto Abreu, Bezerra de Menezes - Subsdios para a Histria do Espiritismo no Brasil at o ano de 1895 [Feesp]. O mdico Adolpho Bezerra de Menezes, adepto da homeopatia, em A Loucura Sob um Novo Prisma (FEB), incluiu uma mensagem psicografada de autoria de Hahnemann sobre loucura e obsesso. A obra foi lanada em 1920.
17

sais, como pretendem algumas pessoas. Um caso em que a Homeopatia nos parece particularmente aplicvel com sucesso o da loucura patolgica, porque aqui a desordem moral consequncia da desordem fsica (...). A ao da Homeopatia pode ser aqui tanto mais eficaz, quanto age principalmente pela natureza espiritualizada de seus medicamentos, sobre o perisprito, que apresenta papel preponderante nesta afeco. (Grifo meu). NA KARDEQUIANA O esprito de Hahnemann participou ativamente da estruturao do Espiritismo. Podemos observar referncias e diversas mensagens ditadas por ele em toda a obra de Allan Kardec: O Livro dos Espritos (1857) Notas X e XVII. Hahnemann citado como subscritor do prolegmenos na nota XVII. A nota X, vale a pena transcrever:
Entre os Espritos que se ocupam, com uma sorte de predileo, do alvio da Humanidade, de preferncia a quaisquer outras coisas, muitos animaram, aqui, ilustres mdicos da Antiguidade e dos Tempos Modernos, e entre estes ltimos citaremos, fora outros, HAHNEMANN e DUPUYTREN que, embora entre si pouco de acordo quando aqui, se entendem s maravilhas no Mundo dos Espritos e se unem de bom grado quando h bem a fazer. A bondade, que foi a essncia do carter de HAHNEMANN, no se desmente em sua nova situao; sempre a mesma benevolncia e solicitude 18 pelos que empreende curar, e os resultados que obtm tocam muita vez a raia do prodgio.

O Evangelho Segundo o Espiritismo A Clera (mensagem), cap. IX. Revista Esprita Correspondncia (jan. 1860). Jean Reynaud e os Precursores do Espiritismo (ago. 1863). Medicina Homeoptica (ago. 1863); Um Caso de Possesso (jan. 1864). Obras Pstumas Minha Misso (dilogo), 7 de maio de 1856. O Livro dos Espritos (dilogo), 10 de junho de 1856. NAPOLEO PRIMEIROUma das grandes personalidades da histria da humanidade, excepcional estrategista, Napoleo Bonaparte (1769-1821) foi um dos maiores lderes militares de todos os tempos e o maior heri que a Frana j teve. Adotou o nome de Napoleo I como imperador autoproclamado da Frana, onde reinou no perodo de 1804 a 1814. Voltou ao poder em 1815, mas ficou por alguns meses at ser exilado na Ilha de Sta. Helena, Gr-Bretanha, onde viveu os ltimos anos de sua vida. O esprito Emmanuel, atravs da psicografia de Francisco Cndido Xavier, considera Napoleo Bonaparte um missionrio que reencarnou com o objetivo de liderar a organizao social do sculo XIX. No entanto, devido ao orgulho e nsia de poder, o humilde soldado corso no soube compreender as finalidades de sua grandiosa misso. Emmanuel/Chico pegam pesado com
19
18 19

Traduo de Silvino Canuto ABREU. A Caminho da Luz, cap. XXII - A Revoluo Francesa, pg. 192.

Napoleo: Assediado pelo sonho de domnio absoluto, Napoleo foi uma espcie de Maomet transviado, da Frana do liberalismo. Assim como o profeta do Isl pouco se aproximara do Evangelho, que a sua ao deveria validar, tambm as atividades de Napoleo pouco se aproximaram das ideias generosas que haviam conduzido o povo francs revoluo. Sua histria est igualmente cheia de traos brilhantes e escuros, demonstrando que a sua personalidade de general manteve-se oscilante entre as foras do mal e do bem. Compreendendo ou no sua grandiosa misso, a Frana conquistou sua hegemonia poltica frente s grandes potncias europeias graas ao gnio militar e poltico de Napoleo Bonaparte nas Guerras Napolenicas. Durante o perodo em que esteve no poder, promoveu a modernizao da Frana e a criao de instituies administrativas, jurdicas e financeiras. Reformulou a universidade francesa e realizou vrias obras urbansticas. No campo do direito, a aprovao do Cdigo Napolenico (1804) implementou importantes reformas legislativas, tornando-se uma referncia para outros pases. Se no fosse ele, certamente a Frana no teria a importncia cultural que teve no sculo 19 e Paris no viria a ser conhecida como a Cidade das Luzes.
NA KARDEQUIANA Kardec faz referncia a Napoleo na Revista Esprita (mar. 1862), no

artigo Genealogia Esprita, sobre a reencarnao: nada liga Carlos Magno a seus descendentes. (...) E, ento, como explicar por que, entre os seus descendentes, houve tantos homens nulos e indignos, e por que Napoleo um gnio maior do que os seus obscuros antepassados? Faam o que quiserem: sem a reencarnao ns nos chocamos a cada passo contra dificuldades insolveis, que s a preexistncia da alma resolve, de maneira ao mesmo tempo simples, lgica e completa, visto dar a razo de tudo. NO Livro dos Mdiuns, em um estudo sobre comunicaes apcrifas (cap. XXXI), Kardec publica uma mensagem supostamente de autoria de Napoleo. A observao crtica e bem-humorada do fundador do Espiritismo bastante interessante:
Napoleo era, em vida, um homem grave e srio como poucos. Todos conhecem o seu estilo breve e conciso. Teria degenerado aps a morte, tornando-se verboso e burlesco? Esta comunicao pode ser de algum soldado que se chamava Napoleo.

SO JOO EVANGELISTA O nico dos evangelistas que

conviveu com Jesus de Nazar. Longevo, viveu quase 100 anos, provavelmente entre os anos 8 d.C. e 105 d.C. Foi um dos doze apstolos e testemunha ocular da vida de Jesus. Seu evangelho, o quarto e ltimo, considerado pelos estudiosos e exegetas o mais intimista e teolgico, diferenciando-se dos outros trs (Mateus, Marcos e Lucas), considerados sinticos, devido s semelhanas histricas e descritivas. Somente em Joo encontram-se registros do dilogo de Jesus com o membro do sindrio Nicodemos, com a samaritana, o primeiro milagre nas bodas de Cana, da ressurreio de Lzaro e a clebre cerimnia do lava-ps. Joo nasceu em Betsaida, pequeno povoado de pescadores a

nordeste do mar da Galileia. Era filho de Zebedeu, descrito pelo fillogo e historiador francs Ernest Renan como um pescador bem estabelecido e proprietrio de vrias embarcaes. Sua me, Salom, era irm de Maria, me de Jesus. Era parceiro de pesca dos irmos Andr e Pedro, apstolos de Jesus. Com pouco mais de 20 anos, junto do nico irmo, Tiago Maior, uniu-se ao grupo de apstolos. Os dois eram chamados por Jesus de filhos do trovo, devido sua personalidade explosiva e enrgica. Joo, seu irmo e Pedro formavam o trio dos discpulos prediletos e mais ntimos de Jesus, chamados por Paulo de colunas da Igreja, em sua epstola aos Glatas (Gl 2:9). O evangelista tambm ficou conhecido por uma curiosa passagem evanglica em que sua me, Salom, pede a Jesus que no seu Reino cada um dos seus filhos, Joo e Tiago Maior, se assentassem, um sua direita e outro sua esquerda. Jesus consentiu, mas advertiu: Bebereis o meu clice; mas o assentar-se minha direita e minha esquerda no me compete conced-lo; , porm, para aqueles a quem est preparado por meu Pai. O pedido provocou indignao e cime entre os demais apstolos. E Jesus, aproveitando a situao, deixa um ensinamento que vale para todos: Quem quiser tornar-se grande entre vs, ser esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vs, ser vosso servo; tal como o Filho do Homem, que no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. (Mat 20:20 a 28). Segundo Renan, Joo era um homem extraordinrio: sua juventude, fervor e a exaltada imaginao faziam dele um dos apstolos mais encantadores.20 Foi o mais novo dos apstolos, e o nico que acompanhou Jesus at o fim da crucificao, tambm conhecido como o apstolo do amor, o discpulo bem-amado. Como se v nessas derradeiras palavras de Jesus, pouco antes de desencarnar, dirigidas ao grupo de familiares ao p da cruz, segundo a prpria descrio de Joo:
E junto cruz estavam a me de Jesus, a irm dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua me, e junto a ela o discpulo amado, disse: Mulher, eis a o teu filho. Depois disse ao discpulo: Eis a tua me. Dessa hora em diante o discpulo a tomou para casa. (Joo, 19: 25 a 27, grifo meu).

Logo no incio de seu evangelho, Joo faz uma descrio potica de Jesus, no que poderamos denominar de uma autntica metafsica teolgica: No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (...) E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, cheio de graa e de verdade, e vimos a sua glria, glria como do unignito do Pai. (Joo 1: 1-14). Aps a desencarnao de Jesus, desempenha importante papel na criao e orientao de vrias comunidades crists. Ao lado de Pedro, foi o principal sustentculo da primitiva comunidade crist de Jerusalm, resistindo s tentativas de sufocar o nascente movimento cristo. No Ato dos Apstolos, em seus primeiros captulos, podemos observar que os dois eram amigos e companheiros inseparveis. Segundo Renan, Joo e Pedro foram presos vrias vezes e condenados a aoites, castigo que era infligido aos herticos, o que fazia aumentar ainda mais a f e o idealismo dos primeiros cristos.

20

Ernest RENAN, Vida de Jesus, cap. IX - Os discpulos de Jesus.

Mesmo sendo um dos quatro evangelistas, Joo nunca deixou de ser judeu, apesar de cristo. Foi o nico dos apstolos que no foi martirizado. Segundo a tradio crist, Joo escapou, por milagre, de uma caldeira de azeite fervente. Acusado de feitiaria, por conta disso foi exilado pelo tirnico imperador romano Domiciano por quatro anos na Ilha de Patmos (ao leste do mar Egeu), onde escreveu o ltimo livro da Bblia, o Apocalipse.21Alm do quarto evangelho e do Apocalipse, Joo autor de trs epstolas. A primeira, dirigida s comunidades crists da sia Menor (antiga regio da atual Turquia); a segunda, senhora eleita e aos seus filhos e a terceira tem como destinatrio o amado Gaio, provavelmente um dos lderes de alguma comunidade crist da sia Menor. Joo teve destacada atuao na sia Menor, dirigiu vrias comunidades crists, dentre elas a de feso, fundada por Paulo, onde se estabeleceu e viveu os ltimos de seus longos dias.
NA KARDEQUIANA O esprito Joo Evangelista um dos oito citados por Allan Kardec

na primeira edio de O Livro dos Espritos e o primeiro subscritor do Prolegmenos, em sua segunda edio. O Livro dos Espritos (1857 - 1 edio) Nota XVII. O Livro dos Espritos (1860 - 2 edio) Prolegmenos. O Evangelho Segundo o Espiritismo Deixai vir a mim os pequeninos, mensagem - cap. VIII. Revista Esprita A Esposa de Remone, dilogo e Jacques Noulin, dilogo (nov. 1862). O Arrependimento, mensagem (jul. 1863). Aos Operrios, mensagem (abril 1864). Citado na Sesso Comemorativa na Sociedade de Paris (dez. 1864). Citado em O Espiritismo s pede para ser conhecido. (set. 1866). Os Mortos Sairo de Seus Tmulos, mensagem (fev. 1868).
SANTO AGOSTINHO Foi um dos membros mais ativos da

equipe dO Esprito de Verdade. Reencarnou como Aurlio Agostinho (354-430), em Tagaste, atual Arglia, na frica. Considerado um dos maiores telogos do cristianismo, somente comparvel a So Toms de Aquino, antes de seguir a carreira eclesistica Agostinho teve um passado considerado mundano, cheio de prazeres e aventuras amorosas. Teve um filho com apenas 19 anos. Converteu-se ao cristianismo aos 32 anos em meio a uma crise existencial. Na busca de um sentido para a prpria vida, se v diante de uma experincia mstica no jardim de sua casa, em Milo. Agostinho ouve uma voz infantil que entoava uma cano que dizia, repetiApesar da afeio especial de Jesus por Joo, o discpulo amado, este era mais judeu do que cristo. Podemos observar isto na leitura de Ato dos Apstolos e na linguagem empregada no Apocalipse, obra provavelmente escrita por volta de 95-96 d.C., no final do reinado do imperador Domiciano. Os originais foram redigidos em grego estranho e pouco gramatical, segundo o historiador ingls Norman Cohn: Seu autor claramente um cristo de origem judaica e palestina. (...) que costumava pensar em hebraico ou aramaico. Todos os cristos aceitam essa obra e consideram Joo Evangelista como seu autor. Para Norma Cohen, a autoria dessa obra certamente falsa. (Norman COHN, Cosmos, Caos e o Mundo que Vir, cap. 12, pg. 276).
21

damente: toma e l, toma e l (tolle, lege, tolle, lege). Em seguida, de modo impulsivo, toma a bblia e abre aleatoriamente, justamente em uma epstola de Paulo sobre os prazeres mundanos: No caminheis em glutonerias e embriaguez, nem em desonestidades e dissolues, nem em contendas e rixas, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e no procureis a satisfao da carne com seus apetites. (Rm 13:13-14). Desse dia em diante, torna-se um verdadeiro cristo, trilhando um caminho singular, que havia sido preparado por sua me. Se inicialmente fora influenciado pelo maniquesmo e o neoplatonismo de Plotino, passa a seguir um rumo todo prprio, com amplas reflexes sobre a questo da graa, do bem e do mal, do livre-arbtrio, da f e a razo, onde nota-se a ntida influncia do pensamento de Plato. A filosofia crist surge com Santo Agostinho. Seu pensamento teolgico e filosfico influenciou por vrios sculos todo o perodo medieval. autor de uma das primeiras utopias, A Cidade de Deus, base de seu pensamento onde contrape a Cidade dos Homens, mundana e profana Cidade de Deus, a comunidade crist devota a Deus e aos princpios cristos. Combateu com veemncia as chamadas heresias que surgiram em sua poca. Em 391 ordenado sacerdote em Hipona (regio da atual Arglia) por aclamao, cargo que ocupou at sua morte. Era um homem de hbitos simples, de alimentao frugal, avesso a maledicncias e bastante parcimonioso na administrao dos bens da Igreja. Deixou uma vasta obra, com mais de cem trabalhos escritos, quinhentos sermes sobre os mais variados temas de carter teolgico, filosfico e hermenutico. Desenvolveu estudos sobre o evangelho de So Joo e os Salmos. Na obra Sobre o Livre-Arbtrio (De Libero Arbitrio), Santo Agostinho aborda a questo da origem do mal. Segundo ele, o mal no poderia vir de Deus, que a prpria personificao do bem, da perfeio. Sua origem est no livre-arbtrio, na capacidade que o homem tem de exercer o bem ou o mal, segundo sua vontade. Foi o principal terico da doutrina do pecado original e exerceu grande influncia no pensamento de Toms de Aquino e Calvino. Entre as principais obras de Agostinho, temos: Contra os Acadmicos (386). Solilquios (387), Do Livre Arbtrio (388-395), De Magistro (389), Confisses (400), Esprito e Letra (412), A Cidade de Deus (413-426) e as Retrataes (413-426). A obra de Santo Agostinho se constituiu num dos pilares do desenvolvimento da Escolstica, corrente de pensamento dominante no medievo, que consistia basicamente na conciliao da f crist com a filosofia grega, com o pensamento racional. Assim que os vndalos invadem Hipona, Agostinho adoece, vindo a morrer em seguida, aos 76 anos, deixando uma extensa obra que iria definir por vrios sculos os parmetros do pensamento cristo medieval.
NA KARDEQUIANA Desde o incio, at pouco antes da desencarnao de Kardec, o esprito

Santo Agostinho teve ativa participao na elaborao do espiritismo. Segundo o esprito Erasto, Agostinho pertencia a uma vigorosa falange dos Pais da Igreja. O Livro dos Espritos (1860 - 2 edio) Prolegmenos; questes 495, 919 e 1009; Concluso, item IX.

O Livro dos Mdiuns Cap. XXXI, Dissertaes Espritas - Sobre o Espiritismo, mensagem; Sobre as sociedades espritas, item XVI, mensagem e ditado sobre uma frmula de invocao geral. O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. III, Mundo de expiaes e provas (Paris, 1862); Mundos regeneradores, (Paris, 1862); Progresso dos mundos (Paris, 1862). Cap. V, O mal e o remdio (Paris, 1863). Cap. XII, item 12 (Paris, 1862) e item 15 (Bordus, 1861) sobre os duelos. Cap. XIV, A ingratido dos filhos e os laos de famlia (Paris, 1862). Cap. XXVII, Felicidade que a prece proporciona (Paris, 1861). O Cu e o Inferno 2 parte, cap. VIII, Instrues do guia do mdium. Revista Esprita Os Anjos da guarda (jan. 1859), publicada nO Livro dos Espritos (q. 495). Mundos intermedirios ou transitrios, dilogo (maio 1859). O Espiritismo provado por milagres? (fev. 1862). A vinha do Senhor (mar. 1862). Os mrtires do Espiritismo, Perseguio (abril 1862). Mensagem aos membros da SPEE que partem para a Rssia (maio 1862). Os dois Voltaires (maio 1862). Duplo suicdio por amor e dever, estudo moral (jun. 1862). Mensagem para a Sociedade Esprita de Constantina (ago. 1862). Mensagem sobre o valor da prece (ago. 1862). Mensagem sobre as frias da Sociedade Esprita de Paris (set. 1862). Sobre as comunicaes dos espritos (jun. 1863). Comunicao sobre Jean Reynaud (ago. 1863). O verdadeiro esprito das tradies (nov. 1863). Sobre os espritos que ainda se julgam vivos (nov. 1864). Comunicao na sesso comemorativa da Sociedade de Paris (dez. 1864). O trabalho (jun. 1866).
SO VICENTE DE PAULO Um dos santos mais venerados pelos cris-

tos. Seu nome est sempre associado a aes sociais de caridade. De origem camponesa, Vicente de Paulo (1581-1660) nasceu em Landes, Frana. Desde cedo manifesta grande inteligncia e muita f nos princpios cristos. Segue o caminho eclesistico e conclui seus estudos teolgicos na Universidade de Toulose. Com apenas 19 anos, ordenado sacerdote. Em sua vida atribulada, teve de enfrentar uma srie de dificuldades fsicas e financeiras. Por ocasio de uma viagem martima a Marselha, seu navio atacado por piratas turcos que o aprisionam e o vendem, na Tunsia, como escravo a um pescador, depois para um alquimista e por ltimo, a um fazendeiro ex-cristo, recm-convertido

f muulmana. O contato com Vicente de Paulo resulta na reavaliao de sua f. Arrependido, o fazendeiro segue com ele para a Frana. Vicente retoma suas funes eclesisticas e o fazendeiro torna-se monge. Vicente de Paulo ganha notoriedade com seu ativismo social, voltado prtica da solidariedade ao ponto de ser nomeado pelo rei Lus XIII como Ministro da Caridade, com a funo de gerenciar todos os projetos assistenciais da Frana. Desenvolve grande variedade de obras sociais e funda vrias congregaes no seio da Igreja, como a Confraria das Damas de Caridade, a Congregao dos Padres da Misso (Lazaristas), a Confraria do Rosrio, os Servos dos Pobres e as Filhas da Caridade. Dedica sua vida assistncia dos pobres e oprimidos. canonizado pelo papa Clemente XII em 1737. Entre os catlicos, tornou-se conhecido pelo epteto de A Conscincia do Reino, tendo sido nomeado pelo papa Leo XIII como o Patrono dos Servios Sociais, em 1885. Desencarna aos 85 anos. Seu exemplo de ao caridosa inspirou um grupo de catlicos leigos na fundao da clebre Sociedade So Vicente de Paulo, na Frana, em 1883, entidade com vrias filiais em todo o mundo.
NA KARDEQUIANA O esprito So Vicente de Paulo se integrou equipe dO Espri-

to de Verdade, levando consigo toda sua experincia na vivncia da caridade. O Livro dos Espritos (1857 - 1 edio) Nota XVII. O Livro dos Espritos (1860 - 2 edio) Prolegmenos e q. 888-a. O Livro dos Mdiuns Cap. XXXI, itens XIX, XXVI, XXIX e XXX. O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XIII, item 12. Revista Esprita A caridade (ago. 1858), publicada nO Evangelho, cap. XIII, item 12. Comunicao espontnea (dez. 1859). Os Convulsionrios de Saint-Mdard, dilogo (dez. 1859). Parbola (abril 1860). Perseguies, comentrio (set. 1862).
SO LUS De todos os espritos que participaram da equipe dO

Esprito de Verdade, So Lus era provavelmente o mais preparado. Questes doutrinrias mais espinhosas, de maior profundidade, eram respondidas por ele. Provavelmente, foi ele quem aconselhou Kardec a assumir sozinho a empreitada de lanamento da Revista Esprita, sem precisar de algum investidor. O primeiro contato do fundador do Espiritismo com esse esprito se deu atravs da mdium Ermance Dufaux, cujo guia era o prprio So Lus. Mdium excepcional, psicografou A Histria de Lus IX, Ditada por Ele Mesmo (1854), censurada por Napoleo III, mas lanada posteriormente pela revista La Verit, de Paris. Ermance tomou parte ativa na reviso da 2 edio de O Livro dos Espritos e na Sociedade Parisiense de Estudos Espritas (SPEE), da qual uma das fundadoras.

Reencarnou como o rei Lus IX (1214-1270), consagrado monarca desde os doze anos, sempre com o apoio moral e poltico da me, Branca de Castela, que atuou como atenta conselheira at o fim de sua vida. Promoveu grandes mudanas polticas e jurdicas na Frana. A Universidade de Sorbonne surgiu por sua iniciativa. Assinou o Tratado de Paris (1259), finalizando o centenrio conflito com a Inglaterra, recuperou a Normandia, dentre outros territrios usurpados e ordenou a estruturao de uma comisso judiciria, que viria a ser o embrio do futuro parlamento francs. O rei Lus IX, extremamente religioso, era um monarca respeitadssimo pela sua integridade, virtudes morais e reto pensar. Em conflitos internacionais, era sempre requisitado para atuar como rbitro. Essas qualidades morais fizeram dele uma figura muito carismtica, adorada pelo povo francs, que o via como santo, um rei-santo, bem antes da Igreja canonizlo.Foi guindado condio de mito, o mito do rei-santo.22 A Igreja examinou a vida de rei Lus IX, o culto popular que surgiu em torno de sua figura mtica, e aprovou a sua canonizao, que se deu em 1287 pelo papa Bonifcio VIII, 17 anos aps sua desencarnao. H historiadores que descartam o carter mtico de Lus IX como o rei cristo, por excelncia, em funo da perseguio aos judeus durante o seu reinado e da capacidade poltica na manipulao dessa imagem e da religio crist, usando-as a seu favor como soberano, inclusive no papel que desempenhou na poltica externa. A perseguio aos judeus e desapropriao de seus bens tambm serviram para angariar recursos no financiamento de seu projeto de retomar as Cruzadas, fruto de seu religiosismo exacerbado, mas principalmente da finalidade comercial e mercantilista que estava por trs desse empreendimento blico e proselitista. O fato que, apesar de todas essas qualidades, o rei Lus IX se deu mal quando liderou a Stima Cruzada (1248), mesmo com uma frota de 100 navios e 35 mil soldados. Foram todos surpreendidos por uma epidemia de tifo no Egito, resultando na derrota de seu poderoso exrcito. Saiu da priso depois do pagamento de um resgate. Ainda assim, tentou outra cruzada, a oitava, em 1269, tambm derrotada pela mesma epidemia, na Tunsia. Desta vez, o novo desastre custou-lhe a vida. O esprito So Lus era o guia, patrono, o diretor espiritual (ou presidente espiritual) da Sociedade Parisiense de Estudos Espritas (SPEE), desde sua fundao, em 1 de abril de 1858. Era ele quem coordenava as pesquisas e as reunies medinicas da sociedade, fato que pode ser conferido nas edies da Revista Esprita. Os dilogos com Allan Kardec, a preciso e profundidade de seus ensinamentos, a linguagem objetiva, sem floreios, metforas, destoa radicalmente de muitas comunicaes medinicas cheias de enfeites e florilgios moralistas, recheados de adjetivos. Se a Revista Esprita tornou-se o laboratrio de ideias de Kardec, na feliz expresso do tradutor e erudito Jlio Abreu Filho, um dos maiores responsveis foi o esprito So Lus.

22 O rei Lus IX era to respeitado e, como santo, to popular, to reverenciado, a tal ponto pelo povo francs, que a Igreja o canonizou alguns anos depois de sua desencarnao. H um episdio curioso nO Livro dos Mdiuns que demonstra sua popularidade, inclusive no mundo extrafsico. Um esprito traquinas e debochado tinha por hbito jogar pedras nas pessoas da Rua Noyers, em Paris. Quando interrogado por Kardec, o esprito referiu-se ao diretor espiritual da SPEE como O Bom Rei Lus. Sob a orientao de So Lus, esse esprito atendeu a vrias questes formuladas por Kardec, com a finalidade de se compreender como ele produzia aqueles fenmenos, que hoje seriam chamados de poltergeist.

NA KARDEQUIANA Alm de sua profunda contribuio intelectual, o esprito So Lus

nos legou vrios estudos de natureza moral, principalmente na Revista Esprita. Foi o intelectual mais prolfico da equipe dO Esprito de Verdade. O Livro dos Espritos (1860 - 1 edio) Prolegmenos. Questes 495, 664, 1004, 1006 a 1008, 1010 e 1019. O Livro dos Mdiuns Cap. IV, item 74; cap. V, item 94; cap. VIII, item 128; cap. XXIV, item 266; cap. XXV, item 279; cap. XXXI, itens VI, XVII, XVIII, XIX, XXIII. O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. IV, itens 24 e 25; cap. V, itens 28 a 31; cap. X, itens 19 a 21; cap. XIII, item 20; cap. XVI, item 15. Revista Esprita A avareza (fev. 1858). A fatalidade e os pressentimentos (mar. 1858). A rainha de Oude, comentrio (mar. 1858). O orgulho, Problemas morais, Metades eternas e Morte de Lus IX manuscritos de Ermance Defaux (maio 1858). Teoria das manifestaes fsicas, A preguia, Conversas familiares de alm- tmulo, O suicida da Samaritana e Confisses de Lus IX (jun. 1858). A inveja (jul. 1858). Os talisms e Suicdio por amor (set. 1858). O mal do medo (out. 1858). Sobre o suicdio (nov. 1858). Sensaes dos espritos e A Bela Cordoeira (dez. 1858). Os anjos da guarda (jan. 1859). Os agneres (fev. 1859). Estudo sobre os mdiuns e Fenmeno de transfigurao (mar. 1859). Conversas familiares de alm-tmulo (abril 1858). Comentrio sobre a raa negra (jun. 1859). Mobilirio de alm-tmulo, O guia da senhora Mally (ago. 1859). Processo para afastar os espritos maus (set. 1859). Perguntas sobre o avarento Pai Crpin (out. 1859). Histria de um danado (fev. 1860). Sobre o gnio das flores (mar. 1860). Sesso particular da SPEE e O esprito de um idiota (jun. 1860). Sobre os animais (jul. 1860). Estudos na SPEE, O trapeiro da Rua des Noyers (ago. 1860).

Sesso geral na SPEE, comunicao (dez. 1860). O esprito batedor do Aube (jan. 1861). Questes e problemas diversos e Ano de 1861 (fev. 1861). Sobre Alfred Leroy, suicida (abril 1861). O anjo da clera (maio 1861). Hereditariedade moral (jul. 1862). Festa de Natal (abril 1863). Estudo sobre os possessos de Morzine (maio 1863). A nova Torre de Babel (nov. 1863). Cura moral dos encarnados e Sobre a morte dos espritas (jul. 1865). O campons filsofo (dez. 1865). Mediunidade mental (mar. 1866). O Espiritismo obriga (maio 1866). Comunicao providencial dos espritos (fev. 1867). Comunicao coletiva (mar. 1867). Os adeuses (out. 1867). Os messias do Espiritismo e Apreciao da obra A Gnese (fev. 1868). Perseguies (ago. 1868). Sesso anual comemorativa do Dia dos Mortos (dez. 1868). Obras Pstumas Dilogo sobre a Revista Esprita na casa do sr. Dufaux, em 15/11/1857. Apesar de no ter sido identificado, certamente o esprito So Lus, pela linguagem e a mdium, Ermance Dufaux, da qual era o guia espiritual.

O ESPRITO DE VERDADE No sabemos sua identidade. Ele foi Scrates ou Jesus? H

quem sustente que tenha sido Jesus. Existem pistas acerca de sua origem em O Livro dos Mdiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo e na Revista Esprita. Todas elas apontam para a identificao desse esprito como sendo Jesus de Nazar. Todavia, h tambm slidos argumentos contrrios, baseados em anlises interpretativas do evangelho de Joo.23 Normalmente, os
23

Os cristos so unnimes em considerar o Esprito de Verdade, o Paracleto, o Consolador Prometido pelo Cristo como a

espritas de mentalidade mais religiosa so partidrios da tese de que O Esprito de Verdade seja o Cristo. Outros acham mais admissvel que ele e o Cristo sejam duas individualidades distintas. Considerando a profecia evanglica, de que aps a subida aos cus o Cristo iria enviar o Consolador Prometido para relembrar sua mensagem, ficaria estranho imagin-lo enviando ele prprio, caso O Esprito de Verdade fosse mesmo o Cristo.24 Algo bastante confuso, improvvel, no entanto, essa ideia deve ter seduzido Allan Kardec como podemos observar nas referncias que faz a ele. E alm do mais, Kardec aderiu tese das Trs Revelaes: Moiss, Cristo e o Espiritismo. A vinculao tradio judaico-crist evidente. A tese de que O Esprito de Verdade o prprio Cristo se encaixa perfeitamente nessa vinculao. O primeiro a aceitar e divulgar tal tese foi o advogado de Bordus, Jean-Baptiste Roustaing (1805-1879), autor da obra apcrifa Os Quatro Evangelhos (1866). Roustaing chama o Espiritismo de terceira exploso da bondade divina, em carta enviada a Kardec, publicada na Revista Esprita (jun. 1861). No temais nada! O Cristo (chamado por eles Esprito de Verdade), a Verdade o primeiro e o mais santo missionrio das ideias espritas. E completa: Estas palavras me tocaram vivamente, e me perguntava: Mas onde est, pois, o Cristo em misso sobre a Terra? A Verdade comanda, segundo a expresso do Esprito de Marius, bispo das primeiras idades da Igreja, essa falange de Espritos enviados por Deus em misso sobre a Terra, para a propagao e o sucesso do Espiritismo. Indcios dessa tese podemos observar em O Livro dos Mdiuns.25 E a suspeita de que O Esprito de Verdade seja o Cristo surge tambm em funo da linguagem empregada. Ele usa termos tpicos do discurso evanglico: Venho, como outrora, entre os filhos desgarrados de Israel; no mistureis o joio ao bom gro; Eu sou o grande mdico das almas. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, h passagens bem sugestivas:
Amai e orai. Sede dceis aos Espritos do Senhor. Invocai-O do fundo do corao. Ento, Ele vos enviar o seu Filho bem-amado, para vos instruir e vos dizer estas boas palavras: Eis-me aqui; venho a vs, porque me chamastes!

manifestao sobrenatural de Deus, atravs do Esprito Santo. Aps a ressurreio, o Esprito Santo manifesta-se no Pentecostes, entre os apstolos, na fase inicial do movimento cristo. O Cristo o verbo que se fez carne. Enquanto que O Esprito de Verdade, sinnimo de Esprito Santo, foi enviado pelo prprio Cristo para restabelecer todas as coisas e relembrar a mensagem do Reino. Ou seja, o Cristo e o Esprito de Verdade so distintos, apesar de, na teologia crist, serem parte de uma mesma pessoa, de uma mesma substncia na trindade divina, um autntico trs-em-um: Pai, Filho e Esprito Santo. A profecia da vinda do Consolador (Joo 14:15-17 e 26) analisada por Kardec em A Gnese (cap. XVII, itens 35 a 42): Jesus dizendo: Rogarei a meu pai e Ele vos enviar um outro Consolador indica claramente que este no ele prprio; do contrrio, teria dito: Voltarei para completar o que vos tenho ensinado. Aps, ele junta: A fim de que ele demore eternamente convosco e ele estar em vs. Isto aqui no seria possvel entender de uma individualidade encarnada que no possa demorar eternamente conosco (...). O Consolador , pois, no pensamento de Jesus, a personificao de uma doutrina soberanamente consoladora onde o inspirador deva ser o Esprito Verdade. Na viso de Kardec, o Espiritismo esse Consolador anunciado por Jesus: O Espiritismo realiza, como tem demonstrado, todas as condies do Consolador prometido por Jesus. (item 40). Quando Kardec tece crticas ao sistema uniesprita ou mono-esprita (crena de que um nico esprito se comunica com os homens e que esse esprito o Cristo, protetor da Terra), como critrio para a anlise da identidade na comunicao esprita, ele argumenta: com que fim o Esprito da Verdade viria nos enganar sob falsas aparncias, abusar de uma pobre me ao fingir-se o filho por ela chorado. A razo se recusa a admitir que o Esprito mais santo de todos venha a representar semelhante comdia. (O Livro dos Mdiuns, cap. IV, item 48, grifo meu).
25 24

Vinde (...) a mim, todos vs que sofreis e que estais carregados, e sereis aliviados e consolados. No procureis alhures a fora e a consolao, porque o mundo impotente para d-las. Deus dirige aos vossos coraes um apelo supremo, atravs do Espiritismo: escutai-o.
26

Na Revista Esprita (dez. 1864), na mensagem A Propsito da Imitao do Evangelho, O Esprito de Verdade afirma que h dezoito sculos, por ordem de meu Pai, vim trazer a palavra de Deus aos homens de boa vontade. Na mesma mensagem tambm afirma: H muitas moradas na casa de meu Pai, disse-lhes eu h dezoito sculos. O Espiritismo veio tornar compreensveis estas palavras. (Grifo meu). Na observao a essa mensagem, Allan Kardec, como sempre, bem prudente:
Sabe-se que no levamos em considerao o nome dos seres que se comunicam, sobretudo os que se apresentam sob nomes venerandos. No garantimos mais esta assinatura do que muitas outras, limitando-nos a entregar esta comunicao apreciao de todo esprita esclarecido. (...) Para ns, dizemos que pode ser do Esprito de Verdade, porque digna dele, enquanto temos visto massas assinadas por este nome venerado ou o de Jesus, cuja prolixidade, verborragia, vulgaridade, por vezes mesmo a trivialidade das ideias, traem a origem apcrifa aos olhos dos menos clarividentes. S uma fascinao completa pode explicar a cegueira dos que se deixam apanhar, quando no, tambm, o orgulho de julgar-se infalvel e intrprete privilegiado dos Espritos puros, orgulho sempre punido, mais cedo ou mais tarde, pelas decepes, mistificaes ridculas e por desgraas reais nesta vida. vista desses nomes venerados, o primeiro sentimento do mdium modesto o da dvida, porque no se julga digno de tal favor. (Grifo meu).
27

Alm da linguagem evanglica e das referncias a si mesmo, tem uma mensagem assinada pelo Esprito de Verdade nO Evangelho Segundo o Espiritismo, intitulada Advento do Esprito de Verdade, muito semelhante a outra publicada em O Livro dos Mdiuns, mas assinada por Jesus de Nazar.28 So poucas as diferenas de redao. Ser que foi intencional? Foi erro de reviso, lapso de Kardec? Em Instrues Prticas Sobre as Manifestaes Espritas (1858), Kardec revela que O Esprito de Verdade teria sido um conhecido filsofo da Antiguidade. E mais, seu nome teria o S como inicial.29 O que inevitavelmente nos faz reportar a Scrates, a quem Kardec imaginava ser o seu guia espiritual.30Esse esprito, que tambm se identificava como A Verdade,
26 27 28

Allan KARDEC, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI, pg. 104. (Grifo meu). Allan KARDEC, Revista Esprita (dez. 1864), pg. 535.

A mensagem assinada por Jesus de Nazar pode ser conferida no cap. XXXI, item IX de O Livro dos Mdiuns. E a que foi republicada, assinada pelo Esprito de Verdade, est nO Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI, Instrues dos Espritos, item 5.

O Esprito de Verdade mencionado por Kardec, pela primeira vez, no Instrues Prticas: Tendo eu interrogado esse Esprito, ele se deu a conhecer sob um nome alegrico (eu soube depois, por outros Espritos, que fora o de um ilustre filsofo da antiguidade). (Manifestaes Espontneas, pg. 228). A referncia como S. para identific-lo est no dilogo intitulado Meu Esprito Protetor, entre Kardec e o esprito Zfiro (que assinava Z.), em 11 de dezembro de 1855, na casa do sr. Baudin: P. Quando, h algum tempo, evocamos S... e lhe perguntamos se ele poderia ser o Esprito protetor de um de ns, ele respondeu: Se um de vs se mostrar digno, eu com ele estarei. Z. v-lo dir. Julgas-me digno desse favor? R. Se o quiseres. Nesse mesmo dilogo, o esprito Zfiro ou Zphyr, apelidado de Roc pela me das irms Baudin, revela que O Esprito de Verdade, quando viveu na Terra, foi um homem justo e sbio. (Obras Pstumas - Minha Primeira Iniciao no Espiritismo, pg. 223).
30 Com inicial S tambm temos os filsofos Sneca, Simplcio e Skoitens (cognome de Herclito), nenhum deles to clebre quanto Scrates.

29

evitou identificar-se ao ser questionado. E exigiu discrio: J te disse que, para ti, sou a Verdade; isto, para ti, quer dizer discrio; nada mais sabers a respeito. (Obras Pstumas A Minha Primeira Iniciao no Espiritismo - LAKE). Provavelmente, Kardec nunca soube, com certeza, quem realmente foi ele. Como vimos, de incio Rivail pensava que O Esprito de Verdade fosse um filsofo da Antiguidade. Ele revela isto a partir de informaes dos espritos em Instrues Prticas Sobre as Manifestaes Espritas. O fundador do espiritismo, inclusive, imaginava, bem antes do lanamento de O Livro dos Espritos, que Scrates fosse seu guia espiritual.31Descobriu, posteriormente, que seu guia espiritual era O Esprito de Verdade, conforme este mesmo lhe revelou. E no segundo Prolegmenos, o esprito de Scrates e O Esprito de Verdade so tambm subscritores, portanto, duas individualidades distintas. A adeso tese de que O Esprito de Verdade e Jesus so uma e a mesma pessoa certamente surgiu em 1863, durante a elaborao de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Segundo o prprio Kardec, ele trabalhou nessa obra surdina. O editor Didier somente ficou sabendo dela quando Kardec mostrou-lhe os originais no incio de 1864, sob o ttulo inicial de Imitao do Evangelho. Apesar do Mestre de Lyon nunca ter feito nenhuma declarao explcita quanto identidade desse esprito, tudo leva a crer que ele considerava plausvel a hiptese de que ele fosse Jesus, principalmente em funo do teor das mensagens desse esprito publicadas nO Evangelho. Provavelmente, Kardec mudou de opinio pouco antes de desencarnar. Ele deixou de lado a extrema modstia ao se colocar como o fundador da teoria esprita, contrariando tudo o que havia dito a respeito. E no estudo que faz sobre a natureza de Jesus, em nenhum momento faz referncia ao Esprito de Verdade, como podemos observar em Obras Pstumas. Em nosso entender, Jesus e O Esprito de Verdade so duas individualidades distintas. Quanto verdadeira identidade desse esprito, uma incgnita. Mas convenhamos, essa uma questo bizantina, dispensvel. Causa divergncias desnecessrias. As especulaes em torno da identidade dO Esprito de Verdade no alteram em nada a estrutura doutrinria do espiritismo. O que importa a funo destacada que ele teve, como coordenador no mundo extrafsico de todo o processo de intercmbio dos espritos com a humanidade, muito bem representada na pessoa de Allan Kardec, no processo de estruturao do espiritismo.
NA KARDEQUIANA O Esprito de Verdade um dos espritos mais citados, com v-

rias referncias. Proferiu diversas dissertaes na Sociedade Parisiense de Estudos Espritas. O esprito Erasto, discpulo de So Paulo quando encarnado, nas duas epstolas aos espritas de Lyon e de Bordus, refere-se a ele como nosso bem-amado mestre e mestre de todos ns. (Revista Esprita, out/nov. 1861). O esprito de Hahnemann considerava-o como o esprito que dirige este globo. (Revista Esprita, jan. 1864). Provavelmente, inspirados na

31

Ver O Livro dos Espritos e sua Tradio Histrica e Lendria, de Silvino Canuto ABREU, cap. 5.

viso de Roustaing, Hahnemann e do prprio Kardec, muitos espritas acreditam piamente que o Cristo seja o governador do planeta.32 Seria enfadonho expor todas as referncias a esse esprito, cuja contribuio para ser totalmente abarcada demandaria, no mnimo, um livro, uma obra parte. Enumeramos, a seguir, apenas citaes das mensagens por ele assinadas, em toda a Kardequiana: O Livro dos Espritos (2 edio, 1860) Prolegmenos. O Livro dos Mdiuns Cap. XXVII, item 7 e cap. XXXI, item XV. O Evangelho Segundo o Espiritismo Prefcio; cap. VI, quatro mensagens e cap. XX, Os Obreiros do Senhor. Revista Esprita Conselhos (abril 1860). Mensagem citada por Allan Kardec no seu discurso aos espritas de Bordus. (nov. 1861). Comunicao sobre o sr. Jobard, como A Verdade (mar. 1862); mensagem OsObreiros do Senhor, republicada em O Evangelho Segundo o Espiritismo. A Telha (jul. 1862). A Propsito da Imitao do Evangelho (dez. 1864). Obras Pstumas A Minha Primeira Iniciao no Espiritismo: Meu Guia Espiritual, 25/03/1856; Dilogo na casa do sr. Baudin, 9/04/1856; Acontecimentos, 12/05/1856; Minha Misso, 12/06/1856; O Livro dos Espritos, 17/06/1856; Durao dos meus trabalhos, 24/01/1860; Minha volta, 10/06/1860; Auto de F em Barcelona, 21/09/1861.
SCRATES O mais clebre e ilustre membro da equipe dO Es-

prito da Verdade, cuja presena, ao lado de Plato, representa a tradio filosfica grega no processo de construo do espiritismo. Ambos, segundo Allan Kardec, foram precursores da filosofia esprita.33 Como Jesus, nada escreveu. Preferia perambular pela gora, o centro comercial da antiga Atenas, debatendo filosofia com os cidados, escravos e estrangeiros. O que sabemos do pensamento de Scrates (469 a.C. - 399 a.C.) vem principalmente do filsofo Plato, seu discpulo mais emrito. A formao educacional de Scrates no foi diferente da de outros cidados gregos. Deve ter conhecido Homero, Hesodo, praticado ginstica, adquirido noes de luta e defesa pessoal, e aprendido a venerar os mitos e os deuses. De incio, seguiu a profisso de seu
NO Evangelho Segundo o Espiritismo (captulo I, No Vim Destruir a Lei), Kardec comenta a passagem evanglica sobre a lei e os profetas: Da mesma maneira que disse o Cristo: Eu no venho destruir a lei, mas dar-lhe cumprimento, tambm diz o Espiritismo: Eu no venho destruir a lei crist, mas dar-lhe cumprimento. Ele nada ensina contrrio ao ensinamento do Cristo, mas o desenvolve, completa e explica, em termos claros para todos, o que foi dito sob forma alegrica. Ele vem cumprir, na poca predita, o que o Cristo anunciou, e preparar o cumprimento das coisas futuras. Ele , portanto, obra do Cristo, que o preside, assim como preside ao que igualmente anunciou: a regenerao que se opera e que prepara o Reino de Deus sobre a terra. (item 7).
33 32

Allan Kardec: se Scrates e Plato pressentiram as ideias crists, encontram-se igualmente na sua doutrina os princpios fundamentais do Espiritismo. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Introduo, item IV - Scrates e Plato, Precursores da Doutrina Crist e do Espiritismo).

pai: escultor. Casou com Xantipas, mulher irascvel e explosiva, com quem teve trs filhos. Destacou-se por bravura na Guerra do Peloponeso, contra Esparta, mas nunca deixou de ser o que sempre foi, um filsofo, certamente o maior e mais carismtico de todos os tempos. Scrates foi aluno de Anaxgoras, pensador jnico que trouxe a filosofia para Atenas. Conheceu Parmnides pessoalmente. Na juventude, teve Crtias como professor. Herclito e o grande sofista Protgoras tambm influenciaram seu pensamento. Desenvolveu um mtodo de reflexo denominado dialtica, eternizado nos dilogos de Plato. Inspirado na profisso de sua me, que era parteira, chamou de maiutica (cincia ou arte do parto) a busca da verdade, segundo a mxima conhece-te a ti mesmo, que viu inscrita no templo do Orculo de Delfos, adotando-a como base de seu pensamento. considerado o fundador da filosofia e da pedagogia grega. Segundo o fillogo alemo Werner Jaeger, Scrates o mais espantoso fenmeno pedaggico da histria do Ocidente.34 A vitria da Grcia sobre os persas, nas chamadas Guerras Mdicas, inaugurou um perodo ureo do ponto de vista poltico e cultural, a era de Pricles, que tambm foi aluno de Anaxgoras. Atenas era a cidade-estado mais importante, a mais desenvolvida e civilizada, provavelmente a mais bela de seu tempo, devido arquitetura, ao urbanismo e escultura, tanto quanto ao teatro, com o aprimoramento da poesia e da tragdia gregas. Nesse perodo, a democracia ateniense se consolida. nesse contexto que Scrates emerge como um pensador polmico e inovador. Scrates desenvolveu sua atividade como filsofo numa poca em que o mito era dominante na Grcia. Ele contraps o logos ao mito, o pensamento racional, abstrato em oposio ao pensamento mtico, mgico, concreto. Combateu o relativismo dos sofistas, os quais considerava uma espcie de vendilhes da filosofia. A finalidade da filosofia, segundo Scrates, era tornar as pessoas felizes. Partia do princpio de que todo ser humano tem uma alma, o verdadeiro eu de um indivduo, cuja transformao moral pelo desenvolvimento das virtudes, lhe aproximaria de Deus. Para o filsofo, a virtude no pode ser ensinada, pois ela surge como um dom de Deus criatura. Tornou-se bastante popular entre os jovens atenienses, provocando a ira dos poderosos de seu tempo. Sempre sob a orientao do daimon (demnio), seu guia espiritual, Scrates enfrentou com argcia e serenidade seus inimigos. Submeteu-se lei grega sem protestar. Foi condenado a beber cicuta (veneno) devido s injustas acusaes de desrespeito aos deuses, por ter introduzido novas divindades, corrompendo assim a juventude ateniense. Desencarnou cercado pelos discpulos, demonstrando que, como filsofo, no tinha medo da morte e estava plenamente preparado para morrer. Na viso de Werner Jaeger, Scrates torna-se o guia de todo o Iluminismo e de toda a filosofia moderna; o apstolo da liberdade moral, separado de todo dogma e de toda tradio, sem outro governo alm daquele da sua prpria pessoa e obediente apenas aos ditames da voz interior da sua conscincia; o evangelista da nova religio terrena e de um conceito
34

Werner JAEGER, A Formao do Homem Grego, pg. 512.

de bem-aventurana atingvel nesta vida merc da fora interior do homem e baseada, no na graa, mas na incessante tendncia ao aperfeioamento do nosso prprio ser. 35
NA KARDEQUIANA Scrates, segundo Allan Kardec, um dos espritos que estava

mais preparado e mais apto do que outros a compreender os sublimes ensinos de Jesus de Nazar, podendo assim participar hoje da grande pliade de Espritos encarregados de vir ensinar aos homens as mesmas verdades. 36 O Livro dos Espritos (1857 - 1 edio) Nota XVII. O Livro dos Espritos (1860 - 2 edio) Prolegmenos. O Livro dos Mdiuns Cap. XVI, itens 186, 187, 197 e 198. O Evangelho Segundo o Espiritismo Introduo. Revista Esprita A fantasia, comentrio (jun. 1860). A ingratido (mar. 1861). Comunicao coletiva (mar. 1867).
PLATO Muitos estudiosos consideram Plato (428-7 - 348-7 a.C.)

como o maior filsofo da Antiguidade. Sem dvida, o mais citado, tanto pelas respostas s questes que abordou quanto pelo fato de ter registrado seu pensamento em textos, o que faz dele o primeiro filsofoescritor. Na juventude, destacou-se como grande atleta, famoso por seus feitos em competies olmpicas. Devido ao porte atltico, os ombros e testa largos, recebeu o apelido de Plato (largo, plano). Seu nome era Arstocles, nascido em Atenas, na ilha de Egina, em uma famlia de polticos consagrados. Seu pai, Aristo, era descendente do ltimo rei ateniense, Codro, e sua me tinha parentesco com o grande legislador grego Slon. Cresceu, portanto, em um ambiente poltico, fato que iria influenciar decisivamente suas futuras reflexes no campo da tica e da poltica. Antes de tomar contato com Scrates, por volta dos 20 anos de idade, Plato recebeu ensinamentos de Crtilo, discpulo de Herclito. Foi bastante influenciado pelo filsofo e matemtico grego Pitgoras. Segundo a tradio, escreveu tragdias na juventude, mas as queimou depois que passou a se dedicar investigao filosfica no grupo de discpulos de Scrates. Essa experincia como dramaturgo Plato colocou a servio da filosofia, na escritura dos dilogos. Toda sua obra, 36 dilogos divididos em nove tetralogias, chegou at ns, fato raro em se tratando de um filsofo da Antiguidade. A cronologia e a autenticidade so os maiores desafios dos filsofos especialistas no estudo de sua obra. Em alguns momentos, bastante difcil separar seu pensamento do de Scrates, que aparece como personagem central em muitos dilogos. Depois da morte do mes35 36

Idem, pg. 493. Allan KARDEC, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Introduo - item XI.

tre Scrates, Plato funda a Academia, a primeira instituio filosfica da Grcia, adquirindo grande prestgio e atraindo homens srios, muitos jovens e pessoas vidas de conhecimento. Aps vrias tentativas frustradas de influenciar eticamente polticos de seu tempo, dedica-se ao seu trabalho como filsofo, na Academia. Formulou a primeira utopia da histria, A Repblica, a cidade-estado perfeita, com a finalidade de reconstruo de uma Grcia derrotada por Esparta, devastada pela intriga, a corrupo, responsvel pela morte do mais sbio e o mais justo dos homens. Nesta obra ele formula o clebre Mito da Caverna, que representa a possibilidade de se libertar da escurido do mundo sensvel em busca da luz no mundo das ideias. O pensamento platnico possui muitas afinidades com a filosofia esprita. Plato props na Teoria das Ideias, uma realidade suprafsica, o mundo das ideias, que antecede o mundo sensvel, fsico, um reflexo daquele, simples aparncia. Admitia, como Scrates, a existncia da alma imortal e do corpo, de um Deus-artfice, o Demiurgo. Na obteno do conhecimento desenvolveu a tese das reminiscncias, em que o ser se recorda daquilo que conhecia no mundo das ideias, antes de nascer. A reencarnao tambm outro conceito desenvolvido por Plato, resqucio do pensamento mtico pitagrico, segundo os especialistas. No texto As Aristocracias, Allan Kardec mostra sua concepo de poder, utpica, baseada nos princpios espritas, ao privilegiar a aristocracia intelecto-moral como aquela dotada de plenas condies para governar, por ser animada, alm da inteligncia, pelos sentimentos de justia e caridade. As outras aristocracias, a dos patriarcas, da fora bruta, do nascimento, do dinheiro e da inteligncia refletem a condio moral e evolutiva do planeta, ainda muito aqum de oferecer sociedade uma forma justa e caridosa de exerccio do poder. Aristocracia vem do grego aristokrata e significa o governo, o poder dos melhores, uma forma de organizao poltica em que o poder exercido por uma elite, uma minoria dominante. Nessa concepo de Allan Kardec, observamos a ntida influncia da Repblica, de Plato. Para o filsofo grego, a aristocracia se fundamenta no saber e na virtude, cabendo aos sbios, aos filsofos a direo do Estado em direo ao bem comum. Ideia semelhante desenvolvida por Allan Kardec, que considera o espiritismo como um dos mais fortes precursores da aristocracia do futuro, isto , da aristocracia intelecto-moral. 37 O filsofo esprita Herculano Pires sintetiza de modo esclarecedor o papel que a Repblica de Plato teria no exerccio do poder: o inverso da falsa democracia ateniense, em que prevalecem as paixes e os apetites das almas inferiores. Nela [na Repblica], os homens devero ser educados para o exerccio da razo, e somente os que mais desenvolverem a alma racional assumiro os postos dirigentes. E a Repblica Filosfica, o reino do saber, o domnio luminoso do Bem e da Justia, onde a Educao e a Poltica sero meios de salvaguarda da natureza humana, em vez de instrumentos de sua corrupo contnua. A polis ideal, e por isso mesmo a nica verdadeira, natural, no corrompida. 38 Plato desencarnou dormindo, durante uma festa na Academia, aos 81 anos. Seu pensamento, na forma do neoplatonismo medieval, foi a base filosfica da Escolstica. A Cidade
37 38

Allan KARDEC, Obras Pstumas, 1 parte, pg. 194. Jos Herculano PIRES, Os Filsofos, Plato e Aristteles, pg. 111.

de Deus, de Santo Agostinho, no deixa de ser um genrico, uma interpretao crist da Repblica. Suas ideias atravessaram os sculos, permanecem atuais e influentes, eternizando-o como um dos maiores filsofos de todos os tempos.
NA KARDEQUIANA Plato bastante citado, principalmente na Revista Esprita. NO

Livro dos Espritos assina uma contundente mensagem sobre o que ele denominou de guerras de palavras, em relao interpretao das penas eternas. O Livro dos Espritos (1860 - 2 edio) Prolegmenos e questo 1009. O Evangelho Segundo o Espiritismo Introduo. Revista Esprita Plato: Doutrina da Escolha das Provas (set. 1858). Filosofia (abril 1860). Comunicao coletiva (mar. 1867).
FNELON Um mestre na arte de escrever. Esse era Fnelon,

com seu estilo suave, agradvel, extremamente elegante, conciso e sempre inspirado nos grandes autores clssicos. At hoje sua obra reeditada e estudada na Frana, em todo o mundo, como exemplo para aqueles que desejam aprender as regras da escritura. A candura e a benevolncia dos textos desse esprito na Kardequiana encantam qualquer leitor, do mais exigente ao menos preparado intelectualmente. Filsofo, escritor, telogo, poeta, grande pedagogo, orador vibrante e eloquente, o Duque de Fnelon (1651-1715) reencarnou em Prigord, Frana, no Chateau de Fnelon, castelo da famlia, vem da o pseudnimo. Seu nome verdadeiro era Franois de Salignac de La Mothe. At os doze anos foi educado em casa por um preceptor desconhecido. Aprendeu grego, latim, acessou os clssicos da literatura. Seguiu a carreira eclesistica, estudou filosofia e teologia. Atingiu altos postos na hierarquia catlica, tornando-se prelado, ttulo equivalente ao de bispo. Sua primeira obra, Tratado de Educao das Moas (1687), foi muito bem recebida pelos meios intelectuais e eclesisticos. Encomendada pela duquesa de Beauviller para a educao de suas filhas, o livro fruto de sua experincia como educador de moas protestantes, recm-convertidas ao catolicismo. Fnelon considerado um dos pioneiros da educao feminina. A qualidade da publicao das obras posteriores garantiu-lhe uma cadeira na Academia Francesa de Letras. Tornou-se uma celebridade. Sua obra mais famosa, As Aventuras de Telmaco (1699)39, escrita quando era o preceptor do filho de Lus XIV, colocou-o em maus lenis quando o Rei Sol percebeu que muitas ideias ali contidas eram contrrias a ele e ao seu reinado. No bastasse isso,
39 Allan Kardec era grande admirador da obra de Fnelon. Alm de verter o clebre livro para o alemo, citou vrias passagens dele em O Cu e o Inferno (cap. IV, O Inferno, item 9). As Aventuras de Telmaco foi um livro pioneiro no campo da literatura infantil.

entrou em conflito com a Igreja devido adeso ao quietismo,40 ideologia considerada hertica que adotou a partir do contato com Madame Guyon, adepta das ideias do telogo e mstico espanhol Miguel de Molinos. Os dirigentes da Igreja j no estavam muito satisfeitos com o contedo de suas ideias e a sua exagerada tolerncia para com os protestantes hereges. O quietismo foi a gota dgua para o seu banimento, poltico e religioso, o que lhe rendeu um conflito aberto com o bispo Jacques-Bnigne Bossuet, homem conservador, culto, de muito prestgio na Igreja e na corte. O resultado foi a excluso, a perda de seus direitos como clrigo e o ostracismo. Mesmo assim, no deixou de escrever e de publicar seus livros. considerado um dos pioneiros no emprego da literatura na educao infantil. Curiosamente, assumiu uma posio considerada hoje conservadora em meio aos movimentos literrios de seu tempo. Na chamada Querela Entre Antigos e Modernos (Querelle des Anciens et des Modernes), entre os ancies (antigos) e os modernes (modernos), Fnelon manteve-se firme ao lado dos antigos, ou seja, daqueles que cultuavam a esttica clssica, greco-romana, helnica e latina. Esse conflito esttico, entre correntes de pensamento literrio divergentes, iniciou-se no final do sculo 17 e permaneceu vivo por todo o sculo 18. Os modernos, liderados por Charles Pernault, achavam que a esttica contempornea era autossuficiente e no precisava se inspirar nos clssicos. Pernault hoje considerado o Pai da Literatura Infantil. Fnelon escreveu uma interessante obra intitulada Tratado da Existncia e dos Atributos de Deus (1705),41 onde procura demonstrar a existncia de Deus com uma argumentao bem embasada. Tambm publicou os seguintes ttulos: Dilogo dos Mortos (1700), Fbulas (1712), Dilogos sobre a Eloquncia (1718), Exame da Conscincia de um Rei (1734), dentre outros. Pode-se dizer que Fnelon foi um grande humanista, quase inigualvel em seu estilo literrio. Desencarnou aos 63 anos. Depois da desencarnao de Allan Kardec, o esprito Fnelon, alm da SPEE, continuou a se comunicar em Bordus, no grupo da mdium Madame W. Krell, que se tornou famosa por ter recebido a conhecida prece de Critas. 42
NA KARDEQUIANA As mensagens morais do esprito Fnelon do um colorido especi-

al na exposio dos fundamentos da tica esprita. Tanto nO Livro dos Espritos, como em O Evangelho Segundo o Espiritismo, o que vemos a caridade e a benevolncia, a delicadeza e
40

O quietismo, doutrina teolgica e metafsica, foi desenvolvida pelo telogo espanhol Miguel de Molinos (1628-1696), considerada hertica pela Igreja. Teve bastante influncia na Itlia e na Frana, graas adeso de Madame Guyon e Fnelon. Ambos trocavam correspondncia. Guyon era a melhor amiga da esposa de Lus XIV. Essa doutrina se caracteriza pela busca da quietude da alma a partir da passividade interior, da contemplao e da presena direta de Deus na vida do crente atravs da graa divina, sem palavras, sem aparatos, sem sacramentos ou oraes, mas somente atravs do amor a Deus e da meditao. Obviamente que a Igreja, com toda a sua estrutura formal e sacerdotal, no iria aceitar tal doutrina, que teve bastante influncia entre os quackers e os pietistas, nas colnias norte-americanas.

41 Certamente, Allan Kardec que foi tradutor de Fnelon, leu esse livro, bem como a tica, de Espinosa, obras que tambm serviram como referncia na elaborao do primeiro captulo de O Livro dos Espritos. 42 Essa famosa prece foi publicada no livro Rayonnements de la Vie spirituelle - Science et Morale de la Philosophie Spirite (1876). Nessa obra, podemos encontrar algumas mensagens do esprito Fnelon. A editora Camille Flammarion publicou-a no Brasil com o ttulo Irradiaes da Vida Espiritual.

o carinho junto com a preciso, em suas comunicaes.43 A equipe dO Esprito de Verdade, com ele, ficou ainda mais iluminada. O Livro dos Espritos (1857 - 1 edio) Nota XVII. O Livro dos Espritos (1860 - 2 edio) Prolegmenos e questo 917. O Livro dos Mdiuns Prolegmenos e questo 917. O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. I, item 10; cap. V, itens 22 e 23; cap. XI, item 9; cap. XII, item 10; cap. XVI, item 13. Revista Esprita A imortalidade (abril 1860). A prece (jul. 1861). Se fosse um homem de bem teria morrido (out. 1861), publicada em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. V, item 22. Comunicao no Crculo Esprita de Tours (fev. 1863). Comunicao na Sociedade Esprita de Anturpia (jan. 1865). Comunicao coletiva (mar. 1867). Os messias do Espiritismo (fev. 1868).
FRANKLIN Da equipe que assina o Prolegmenos, o esprito de

Benjamin Franklin (1706-1790) o nico cientista. Ao seu lado, outros espritos como Galileu e Pascal, dentre outros, compuseram o que poderamos denominar de Falange ou Segmento dos Cientistas na equipe dO Esprito de Verdade. Benjamin Franklin foi um autntico polmata, o homem dos sete instrumentos. Interessou-se por diversas reas do saber. Autodidata, sem formao acadmica, no foi propriamente um cientista, mas era um homem de cincia. Filsofo, escritor, grfico, poltico, diplomata, inventor, abolicionista, filantropo, jornalista, editor, grande enxadrista etc., Franklin uma das grandes glrias da cultura norte-americana. Mais conhecido como o inventor do para-raios, Benjamin Franklin tambm inventou o culos bifocal, um aquecedor que levou seu nome, o cateter flexvel, um instrumento musical denominado glass harmonica (harmnica de vidro) e reformulou, com suas observaes minuciosas, as previses meteorolgicas. O corpo de bombeiros tambm foi criao sua. Instalou a primeira biblioteca pblica nos Estados Unidos e fundou a Universidade da Pensilvnia. Muitos de seus inventos no foram patenteados, por considerar que eram de domnio pblico. Em vida, tornou-se uma celebridade mundial, reverenciado pela sua enorme cultura, a benevolncia e suas invenes. Benjamin Franklin provou, com a famosa experincia da pipa de papel (1752), empinada por um fio de metal preso a uma chave metlica, que o raio, o relmpago apenas um fenmeno eltrico, uma supercarga eltrica. Fato curioso foi a ridcula resistncia da
43 Estimulado pelo resultado de suas pesquisas sobre a reencarnao, desde o lanamento de A Memria e o Tempo (Edicel, 1981), o escritor esprita Hermnio Corra de Miranda lanou o livro As Sete Vidas de Fnelon (Lachtre, 1998), onde analisa as vrias reencarnaes desse esprito. O autor baseou-se em comunicaes medinicas e em estudos sobre regresso da memria. Segundo Miranda, o esprito Fnelon reencarnou como o filsofo e telogo suo Johann Lavater (1741-1801), em uma de suas existncias.

Igreja, que condenou na poca suas experincias, por considerar o relmpago como a expresso da fria divina, algo que o homem no deveria se imiscuir. A Igreja somente deixou o inventor em paz em 1769, em funo da fora das coisas, como diriam os espritos, quando um raio atingiu uma igreja prxima de Veneza, na Itlia, matando centenas de pessoas. Hoje, qualquer torre de igreja tem um para-raios. Na Revoluo Americana de 1776, teve destacada atuao como um de seus idelogos e articuladores. Assinou e ajudou a redigir a Declarao da Independncia dos Estados Unidos, junto com Thomas Jefferson. Foi aprovada em 4 de julho, fato que foi somente reconhecido pelo Reino Unido sete anos depois, com o Tratado de Paris, pondo fim Guerra dos Sete Anos, vencida pelos colonos norte-americanos. O apoio material e logstico da Frana, obtido pela atuao diplomtica de Franklin, foi decisivo para a vitria contra os ingleses. O tratado, assinado em 3 de setembro de 1783, teve Benjamim Franklin como um dos representantes norte-americanos, ao lado de John Adams e John Jay. Benjamin Franklin foi o primeiro cidado estadunidense, o primeiro americano da histria, um dos pais fundadores dos Estados Unidos. Toda sua atuao poltica foi pautada pelo humanismo e o reto pensar, demonstrando que era um ldimo representante do iluminismo, por sua paixo pela liberdade e o bem-estar social. Alm de extremamente culto, era um homem muito bondoso, um filantropo, no verdadeiro sentido dessa palavra. Abolicionista radical, para ele, a escravido era um comrcio pestilento e detestvel. Seu livro inacabado, Autobiografia de Benjamin Franklin, um exemplo de que a literatura de autoajuda pode ter alguma utilidade quando bem elaborada. Quando estava na Inglaterra, Franklin escreveu a primeira parte dirigida a seu filho, em forma de memrias. A segunda parte no pde ser concluda em funo de sua ativa participao na Revoluo Americana. Nesta obra, um misto de memrias, apontamentos pessoais e aconselhamentos ticos, Franklin enumera 13 preceitos morais que procurou seguir desde os 26 anos: no comer em demasia e no beber at se embriagar, no tolerar sujeira no corpo, na roupa ou na habitao, no perder tempo, permanecendo sempre ocupado com algo til, eliminando assim todas as tarefas desnecessrias, no dizer nada alm daquilo que beneficie outros ou voc mesmo; evite conversas tolas etc. Seu 13 preceito intitulou de Humildade: imite Jesus Cristo e Scrates. 44 Apesar de sua formao calvinista, Franklin era desta, maom, tambm vinculado Rosacruz, um indivduo de mentalidade laica e secular. Algumas fontes afirmam que quando ele esteve na Frana, como emissrio dos Estados Unidos, foi instrudo pelo mstico e lendrio conde de Saint-Germain. L, estudou o ocultismo e o magnetismo. Apesar de seu nome estar historicamente associado Rosacruz, Franklin mais conhecido como uma das primeiras personalidades norte-americanas da Maonaria. Foi membro da primeira loja estabelecida no estado da Filadlfia, em 1730, onde tornou-se gro-mestre e tambm da franco-maonaria, quando residiu na Frana. Teve atuao destacada na clebre loja franco-manica Des Neufs Soeurs, de Paris.45
44 45

John BIGELOW, Autobiography of Benjamin Franklin, pg. 216.

Grandes Mestres do Esprito, Planeta Especial, pg. 157.

NA KARDEQUIANA O esprito Benjamin Franklin, que se identificava como Fran-

klin, teve atuao aparentemente discreta, em comparao com outros espritos que assinam o Prolegmenos. O Livro dos Espritos (1857 - 1 edio) Nota XVII. O Livro dos Espritos (1860 - 2 edio) Prolegmenos. O Livro dos Mdiuns Citado no cap. II, item 15. Revista Esprita Citado no artigo Uma Questo de Prioridade a Respeito do Espiritismo, sobre as Irms Fox. (dez. 1858). Citado no artigo Os Milagres (out. 1859). Manifestaes Americanas (ago. 1861).
SWEDENBORG o primeiro explorador do outro mundo, o explo-

rador que devemos levar a srio,46 afirmou o grande escritor argentino Jorge Lus Borges, grande admirador de Swedenborg, cuja vida dividiu em exatos trs perodos. No primeiro perodo, temos o presbtero estudioso, no segundo, o engenheiro de minas e esprito empreendedor e no terceiro, o telogo, voltado para especulaes metafsicas e teolgicas, segundo suas observaes como testemunha ocular do mundo dos espritos. A exemplo de Benjamin Franklin, era polmata, dominava vrias reas do saber. Nunca se viu tamanho amontoado de conhecimentos, afirmou o escritor e espiritualista ingls Arthur Conan Doyle, clebre autor de Sherlock Holmes. 47 Emanuel Swedenborg reencarnou em Estocolmo, Sucia, em 29 de janeiro de 1688 e desencarnou em Londres, a 29 de maro de 1772. Era filho do dr. Jesper Swedberg, bispo luterano, pregador na corte do rei Charles XI, decano e professor de Teologia em Upsala. Sua me, Sarah Behm, era filha de Albrecht Behm, assessor no Colgio Real de Minas. O pai, zeloso pela educao do filho, coloca-o na Universidade de Upsala, onde obtm a ctedra de Matemtica. Nesta fase, dedica-se com muito entusiasmo ao estudo da matemtica e das cincias fsicas. Aprende anatomia, zoologia, fitologia e diversos idiomas, tornando-se poliglota. Em 1709, obtm o grau de Doutor de Filosofia. Em seguida, parte numa turn de cinco anos por vrios pases da Europa, a fim de aprimorar seus conhecimentos tcnicos e cientficos. Forma-se engenheiro de minas, tornando-se uma autoridade em geologia, mineralogia e hidrulica. Depois que o dr. Jesper desencarnou, graas aos servios prestados por ele corte, a famlia recebe um ttulo de nobreza da rainha Ulrica Leonora, passando a assumir o sobrenome de Swedenborg, fato que permitiu a Emanuel ocupar uma cadeira no parlamento sueco, por ser o filho mais velho. Homem prtico e dinmico, como engenheiro militar assessorou os empreendimentos blicos do rei Carlos XII. Exerceu o cargo de Assessor do Conselho Real de Minerao,
46 47

Jorge Lus BORGES, Borges Oral, Swedenborg. Arthur Conan DOYLE, Histria do Espiritismo, cap. I, pg. 34.

tendo coordenado todo o processo de mineralogia do pas. Swedenborg destacou-se em diversas reas do conhecimento. Projetou e construiu um maquinrio para transportar navios por terra. Elaborou desenhos de mquinas submarinas e areas, antecipando a inveno do avio e do submarino. Antecipou tambm vrias teorias como a hiptese nebular sobre a origem do Universo, de Kant,48 e Laplace; a teoria atmica, a teoria ondulatria e hipteses sobre a mente, bem antes de Freud conceber o inconsciente. Depois de muito viajar e de servios prestados ao seu pas, decide morar em Londres, Inglaterra, onde especializa-se em diversos ofcios: carpintaria, marmoraria, tipografia, relojoaria, ourivesaria. Torna-se ebanista (marceneiro) e lutier, alm de excelente organista. At os 55 anos, j havia escrito quase 30 livros sobre geometria, lgebra, filosofia, mineralogia, anatomia, astronomia, geologia etc. Swedenborg tenta um contato pessoal frustrado com o grande fsico ingls Sir Isaac Newton, a quem muito admirava. Mas, para sua surpresa, acaba tomando contato mesmo com um estranho homem, que lhe segue at sua casa e o aborda, afirmando que era o Senhor Deus, o Criador do mundo, o Redentor. O estranho revela que Swedenborg tinha a misso de renovar sua igreja, a crist. Para isso, ele teria a permisso de adentrar no mundo dos espritos, com o objetivo de colher ensinamentos na criao da terceira igreja, pois, assim como Lutero renovou a Igreja catlica, ele teria a misso de criar a Igreja de Nova Jerusalm, renovando assim o cristianismo. Desde ento, aos 56 anos, Swedenborg abandona seus estudos tcnico-cientficos e dedica-se s coisas do esprito, sobre as quais o Senhor me ordenou a escrever, at o fim da vida. Volta-se para o estudo da Bblia. Por dois anos estuda o hebraico, a fim de ler as escrituras no original. Inicia-se, ento, uma nova fase na vida de Swedenborg, toda dedicada especulao teolgica e metafsica. A partir de suas observaes minuciosas do mundo dos espritos, do dilogo com anjos e demnios, elabora uma obra teolgica, constri uma exegese bblica, interpreta o Apocalipse, a Bblia. As descries do mundo dos espritos so em linguagem clara, objetiva, sem metforas, aforismos ou subterfgios, caractersticas comuns do discurso mstico, de tom velado, revelatrio e proftico. Segundo Borges, como se ele tivesse ido ndia ou China e, quando retornasse, passasse a descrever, de modo atento e minucioso, como um cientista, o que l viu e experimentou. Em vida, no quis criar nenhuma igreja ou confraria. Desencarna aos 84 anos. Suas principais obras na fase teolgica so: Arcanos Celestes (1749), A Nova Jerusalm (1758), O Juzo Final (1758), O Cu e o Inferno (1759), Doutrina da Escritura Santa (1763), Apocalipse Revelado (1766), Amor Conjugal (1768), Verdadeira Religio Crist (1771), dentre outras, todas escritas em latim. Os seguidores das ideias de Swedenborg fundaram a Igreja Swedenborgiana, a Igreja da Nova Jerusalm e ainda contam com milhares de adeptos em todo o mundo. No livro As
48

O clebre filsofo alemo Imanuel Kant (1724-1804) estava com cerca de 40 anos quando se interessou pelos fenmenos psquicos produzidos por Emanuel Swedenborg. Estudou vrios casos, bem como sua volumosa obra. Sua posio foi favorvel, em grande parte dos fenmenos psquicos produzidos pelo clarividente sueco; em outros, julgou serem fruto da imaginao, lendas, sem base racional. Em 1766, o filsofo da razo pura publicou anonimamente Sonhos de um Vidente de Fantasmas (Dreams of a Ghost Seer), resultado de suas investigaes. Provavelmente, foi o primeiro caso na histria de pesquisa sria e rigorosa dos fenmenos psquicos.

Religies do Rio, o jornalista e escritor carioca Joo do Rio fala da Nova Jerusalm, da religio de Swedenborg, que contava no incio do sculo 20 com cerca de 120 mil adeptos.49Por certo, esse nmero diminuiu consideravelmente. Segundo o antroplogo ingls John R. Hinnells, os membros da Igreja Swedenborgiana so pouco numerosos. Na dcada de 1980 eram uns trs mil na Gr-Bretanha e cerca de sete mil nos Estados Unidos.50 O esprito de Swedenborg teve decisiva participao no movimento espiritualista que antecedeu o espiritismo. O mdium norte-americano, Andrew Jackson Davis, o Allan Kardec norte-americano tinha Swedenborg como guia espiritual, tendo se apresentado a ele, no incio de sua trajetria medinica, ao lado do esprito de Galeno. Jackson Davis recebe dele a obra Filosofia Harmnica.51 Outro pioneiro, o magnetizador Louis Alphonse Cahagnet (1809-1885), contemporneo de Allan Kardec, a partir de experincias com a mdium sonmbula Adle Maginot, resolve fundar um pioneiro grupo de magnetizadores, por sugesto do esprito de Swedenborg. Em 27 de dezembro de 1848 surge a Sociedade dos Magnetizadores Espiritualistas. Posteriormente, em 1852, o grupo prossegue suas atividades sob outro nome: Sociedade dos Estudantes Swedenborgianos. Mais tarde, o grupo se aproximaria do espiritismo kardecista.52 Sobre a importncia do clarividente sueco, afirma Allan Kardec, Malgrado os erros de seu sistema, Swedenborg no deixa de ser uma dessas grandes figuras cuja lembrana ficar ligada histria do Espiritismo, do qual foi um dos primeiros e mais zelosos fomentadores. (Revista Esprita, nov. 1859). O filsofo Jos Herculano Pires sintetiza muito bem o significado de sua obra:
O Espiritismo formou-se, como uma estrela, no seio de uma nebulosa. parte de uma verdadeira galxia, que se estende pelo infinito, a partir dos mundos inferiores, at os mais elevados. Certamente, nos perderamos, se quisssemos examinar toda a extenso da galxia, toda a complexidade de doutrinas e teorias que precederam o Espiritismo. Somos forados, por isso mesmo, a limitar a nossa ambio, procurando o foco mais prximo da sua elaborao. Esse foco, segundo o entendeu Conan Doyle, a doutrina de Emmanuel Swedenborg. Uma verdadeira nebulosa doutrinria, em que os elementos em fuso nos aturdem, mas de cujo seio partem os primeiros raios, ntidos e incisivos, de uma nova concepo da vida e do mundo.
53

Assim como Kardec, Swedenborg no muito bem visto pelos esotricos. Os cristos rejeitam sua obra, hertica, por considerarem-no um falso profeta. Seu nome est no Index do Vaticano. Em que pese a exegese bblica e sua hermenutica complicada, sua obra espiritualista tem servido de inspirao e influenciado muita gente. O Moderno Espiritualismo norte-americano e britnico bebeu na sua fonte. O ocultista Eliphas Lvi tinha simpaJornalista-escritor, tradutor e teatrlogo carioca, Joo do Rio (1881-1921), pseudnimo de Paulo Barreto, realizou uma srie de reportagens no campo do jornalismo investigativo sobre o perfil das religies do Rio de Janeiro, reunidas em formato de livro no incio do sculo 20. A obra, um sucesso editorial, vendeu mais de 8 mil exemplares em seis anos. Joo do RIO, As Religies do Rio, A Nova Jerusalm, pg. 143.
50 51 49

John R. HINNELLS, Dicionrio das Religies, pg. 131.

Filosofia Harmnica , na verdade, o nome dado ao conjunto de 30 obras ditadas ao mdium norte-americano Andrew Jackson Davis pelo esprito Swedenborg. Zeus WANTUIL e Francisco THIESEN, Allan Kardec, vol. II, cap. 9, pg. 93. Jos Herculano PIRES, O Esprito e o Tempo, cap. IV Antecipaes Doutrinrias, pg. 124.

52 53

tias por suas ideias. Hellen Keller, a grande escritora norte-americana, cega e surda, escreveu o livro Luz em Minha Escurido, em sua homenagem. Sem mencion-lo, o dramaturgo ingls Bernard Shaw aborda aspectos de seu pensamento na pea Homem e Super-Homem (Men and Superman). Balzac tambm escreveu o romance mstico-filosfico Serfita, todo inspirado nas vises de Swedenborg e podemos v-lo citado nos ensaios do filsofo e escritor francs Paul Valry. Baudelaire, o grande poeta francs, tinha muita estima por sua obra e o grande mstico e pintor ingls William Blake foi seguidor de suas ideias. Borges admirava tanto Swedenborg que dedicou-lhe este poema:

Emanuel Swedenborg
Ms alto que los otros, caminaba/Aquel hombre lejano entre los hombres; Apenas si llamaba por sus nombres/Secretos a los ngeles. Miraba Lo que no ven los ojos terrenales:/La ardiente geometra, el cristalino Edificio de Dios y el remolino/Srdido de los goces infernales. Sabia que la Gloria y el Averno/En tu alma estn y sus mitologas; Saba, como el griego, que los das/Del tiempo son espejos del Eterno. En rido latn fue registrando/ltimas cosas sin por qu ni cundo.54
NA KARDEQUIANA Falai, meu velho amigo, foi a saudao do esprito Sweden-

borg a Allan Kardec, quando o evoca em uma sesso particular da Sociedade Parisiense de Estudos Espritas. Surpreso, Kardec responde: Honrais-me com o ttulo de vosso velho amigo e, no entanto, estamos longe de ser contemporneos; no vos conheo seno pelos vossos escritos. verdade, mas eu vos conheo h muito tempo. 55 O Livro dos Espritos (1857 - 1 edio) Nota XVII. O Livro dos Espritos (1860 - 2 edio) Prolegmenos. Catlogo Racional: Obras para se Fundar uma Biblioteca Esprita Citao da biografia e obra. Instrues Prticas Sobre as Manifestaes Espritas Citado no vocabulrioesprita. Revista Esprita Uma Questo de Prioridade a Respeito do Espiritismo, citado pelo sr. Ch. Renard (dez. 1858). Evocao em sesso particular da SPEE (out. 1859). Swedenborg, artigo sobre vida e obra; comunicao e dilogo (nov. 1859). Genealogia Esprita, citao de suas teorias. (mar. 1862). Jean Reynaud e os Precursores do Espiritismo, citao (ago. 1863). Uma Lembrana de Existncias Passadas, citao (nov. 1864). Alucinao nos Animais nos Sintomas da Raiva, citao (set. 1865).
54 Mais empinado que os outros caminhava/ Aquele homem distante entre os homens;/ Apenas se chamava por seus nomes/ Secretos aos anjos. Enxergava/ O que no veem os olhos terrenos:/ A ardente geometria, o cristalino/ Edifcio de Deus e o redemoinho/ Srdido dos gozos infernais./ Sabia que a Glria e o Inferno/ Em tua alma esto e suas mitologias;/ Sabia, como o grego, que os dias/ Do tempo so espelhos do Eterno./ Em rido latim foi registrando/ ltimas coisas sem porqu nem quando. Jorge Lus BORGES, El Otro, El Mismo in Obras Completas de Jorge Lus Borges 1923-1972. Traduo livre de Eugenio Lara. 55

Allan KARDEC, Revista Esprita (out. 1859).

Notas Bibliogrficas sobre o romance esprita Mireta, citao (fev. 1867). Conferncias Sobre a Alma, citado pelo sr. Alexandre Chaseray. (set. 1868). Dissertaes Espritas, citado pelo esprito Lamartine (abril 1869).

11. O LUGAR DE RIVAIL


preciso recolocar Rivail em seu devido lugar, como o verdadeiro fundador do espiritismo. Longe de ser uma obra de origem metafsica, preexistente a tudo e a todos, a doutrina esprita histrica, estruturada no tempo e no espao, no mundo ocidental e, portanto, a influncia tenaz do cristianismo impregna, de modo inevitvel, todo seu contedo, a comear pelo fato de seu fundador, Hippolyte Lon Denizard Rivail, ter nascido em bero catlico, numa Frana tambm catlica e, posteriormente, educado nos princpios do calvinismo, na famosa escola de Pestalozzi, na Sua, at o incio de sua juventude. Essa filosofia se pretende universal, apesar de ter uma vinculao insidiosa com o cristianismo. Cabe, portanto, s novas geraes estabelecer um novo olhar. Talvez pscristo, segundo a proposta lanada pelo grande escritor esprita Jaci Regis. No diria laico, pois o laicismo insuficiente para se abarcar a totalidade do pensamento kardecista, por no dar conta de fenmenos que se inserem fora do mbito de uma cultura estritamente secular, notadamente os ligados transcendncia, teologia, a processos intuitivos, equivocadamente considerados como de natureza exclusivamente religiosa, ltrica. E laico o estado cubano, que expeliu o espiritismo de Cuba, bem como a ditadura stalinista, a nazista e tantos outros estados laicos. O laicismo tambm tem o seu lado prfido, srdido, de modo que antes de denominarmos o espiritismo de laico, sem refletir, temos de meditar bem e agir com bom senso, ainda que o adjetivo laico para qualific-lo seja, num certo sentido, uma redundncia. O cdigo de conduta ensinado por Jesus de Nazar nos aproxima do que o espiritismo denomina de leis morais, leis universais que regem o comportamento pessoal e interpessoal, que nos faz imersos na perfectibilidade evolutiva, ainda que relativa. Ele o nosso modelo de virtude, mas necessita ser to universal quanto Krishna ou Buda, por exemplo. Por sua vez, vincular o espiritismo ao cristianismo, a propostas de revivescncia dessa religio monotesta anacrnica, entrar num labirinto ou num beco sem sada. O pensamento filosfico esprita, livre por natureza, ficaria aprisionado, refm de uma ideologia, de uma prxis contrria a sua prpria axiologia. necessrio sim um olhar no-cristo, ps-cristo. E no diria anticristo, mas um pensar isento dos prejuzos causados pela herana crist. Isto tambm implica, necessariamente, na recolocao de Jesus de Nazar em seu devido lugar, como mestre de todos ns, mas

sem qualquer tipo de hegemonia, de menosprezo ou despeito a outros mestres do Oriente como Maom, Buda, Krishna ou Confcio, to importantes quanto ele. Do mesmo modo, o lugar de Allan Kardec, como o grande protagonista, o maestro, o arquiteto e o construtor, como o fundador da filosofia esprita, necessita ser reafirmado. Estudos comparativos, formais, sobre a linguagem e as alteraes que o Mestre de Lyon realizou na Kardequiana, de 1857 a 1868, tendem a reafirmar o seu verdadeiro papel de protagonista de todo o processo de elaborao doutrinria. Apenas no estudo de um nico texto, o Prolegmenos, pudemos observar o quanto seu poder de deciso, sua funo como editor e definidor do contedo doutrinrio final so proeminentes, evidentes. O estudo comparativo, crtico e analtico de outros textos, de outras obras so um caminho, um vis necessrio para compreendermos com mais clareza a obra de Allan Kardec.

BIBLIOGRAFIA
ABREU, Canuto Silvino. O Livro dos Espritos e sua Tradio Histrica e Lendria, 2 ed. So Paulo-SP, Edies LFU [1996]. ANTON-PACHECO, Jos A. La Religiosidad de Jorge Luis Borges, a Propsito de Swedenborg, artigo in edio digital da Revista Ibero-Americana, vol. LVI, n 151, abril-Junho de 1990, Universidade de Sevilha, Espanha [1990]. ltimo acesso em setembro de 2011. URL:http://revista-iberoamericana.pitt.edu/ojs/index.php/Iberoamericana/article/view/4729/4891 BARBOSA NETO, Ruy Madsen. Bases da Homeopatia, Campinas-SP. Edio digital da Liga de Homeopatia - Medicina Unicamp [2006]. ltimo acesso em setembro de 2011. URL:https://sites.google.com/site/ligahomeopatiamedunicamp/biblioteca/acervo-digital BARROS, Julio Cesar de Siqueira. Erros em Kardec - 1, artigo in site Criticando Kardec. ltimo acesso em setembro de 2011. URL:http://www.criticandokardec.com.br/kardec1.htm BARROS, Maria Nazareth Alvim de. Uma Luz Sobre Avallon - Celtas & Druidas; 1 ed. So Paulo-SP, Mercuryo [1994]. BAUSSET, Louis-Franois de. Histoire de Fnelon, 4 vols, Ed. Chez Jacques Lecoffre Libraires, Paris, Frana [1850]. BEAUMONT, L.B. de. Emanuel Swedenborg, s/ed. Londres/Edinburgh, T.C. & E.C. Jack/T. Nelson Ltd. & Sons Ltd. [1919]. BIGELOW, John. Autobiography of Benjamin Franklin, 1 ed. J.B. Lippincott & Co. Londres, Inglaterra [1868]. BORGES, Jorge Lus. El Otro, El Mismo in Obras Completas de Jorge Lus Borges 1923-1972, 1 ed. Emec Editores S.A., Buenos Aires-Argentina [1974]. .Borges Oral, trad. Maria Rosinda Ramos da Silva, 1 ed. So Paulo-SP, Ed. Globo S.A. [1974]. CARLYLE, Thomas. Histria da Revoluo Francesa, trad. Antnio Ruas, 3 ed. So Paulo-SP, Edies Melhoramentos [1962]. CHALLAYE, Flicien. Pequena Histria das Grandes Religies, 1 ed. So Paulo-SP, Ibrasa [1962].

CHIBENI, Slvio Seno. A Nota aos Prolegmenos de O Livro dos Espritos, artigo in Portal do Esprito. URL: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geeu/le4-notaproleg.html ltimo acesso em setembro de 2011. CORBIN, Alain (org.). Histria do Cristianismo, trad. Antnio Maia da Rocha, 1 ed. LisboaPortugal, Editorial Presena [2008]. COHN, Norman. Cosmos, Caos e o Mundo que Vir, trad. Claudio Marcondes, So Paulo-SP, Companhia das Letras [1996]. CROUZET, J.-P.-L.Rpertoire du Spiritisme, 2 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [1978]. CRUVINEL, Vital. Prolegmenos, artigo in blog Decodificando O Livro dos Espritos. URL:http://decodificando-livro-espiritos.blogspot.com/2008/11/prolegmenos.html ltimo acesso em setembro de 2011. DENIS, Lon. O Mundo Invisvel e a Guerra, 1 ed. trad. Jos Jorge, Rio de Janeiro-RJ, Edies CELD [1995]. .Cristianismo e Espiritismo, trad. Leopoldo Cirne, 6 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [1971]. DOYLE, Arthur Conan. Histria do Espiritismo, trad. Jlio Abreu Filho, 1 ed. So Paulo-SP, Ed. O Pensamento [1960]. DUMAS, Andr. Allan Kardec, sua Vida e sua Obra, trad. Maria Raquel dos Santos, 1 edio digital do PENSE. So Vicente-SP [2009].ltimo acesso em setembro de 2011. URL:http://www.viasantos.com/pense/down/ANDRE_DUMAS__Allan_Kardec_Sua_Vida_e_Sua_Obra_-_PENSE.pdf EMERSON, R. W. Representative Men - Seven Lectures, Boston-EUA, Ed. Phillips, Sampson and Company [1849]. EMMANUEL, Esprito. A Caminho da Luz, psicografia de Francisco Cndido Xavier, 22 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [1996]. FERNANDES, Joo Azevedo. O lcool e as Trocas Culturais na Antiguidade Europeia, artigo in Revista Cantareira n I, v. II, ano III - maro/julho de 2005 - peridico eletrnico da Universidade Federal Fluminense. ltimo acesso em 10 de dezembro de 2011.URL:www.historia.uff.br/cantareira GUIMARES, A. e PRA, A. L.. O Livro dos Santos, 3 ed. Rio de Janeiro-RJ, Ediouro [2000]. HAEHL, Richard. Samuel Hahnemann: His Life & Work, 1 ed. New Delhi - ndia, B. Jain Publishers Ltd. [2003]. HINNELLS, John R. Dicionrio das Religies, trad.OctvioMendesCajado, 1 ed. So Paulo-SP, Crculo do Livro [1984]. JAEGER, Werner. Paidia - A Formao do Homem Grego, trad. Artur M. Parreira, 3 ed. So Paulo-SP, ed. Martins Fontes [1995]. JOHNSON, Hugh. A Histria do Vinho - trad. HildegardFeist, 1 ed. So Paulo-SP, Companhia das Letras [1999]. KARDEC, Allan.O Livro dos Espritos, trad. Jlio Abreu F, 1 ed. So Paulo-SP,Ed. Pensamento [1956]. . O Primeiro Livro dos Espritos de Allan Kardec, trad. Canuto Abreu, 1 ed. So Paulo-SP, Companhia Editora Ismael [1957]. . Le Livre desEsprits, 1 ed. Paris-Frana, Ed. DentuLibrarie [1857]. . Le Livre desEsprits, 2 ed. Paris-Frana, Ed. Union Spirite Franaise et Francophone [1860].

. O Evangelho Segundo o Espiritismo, trad. J. Herculano Pires, 16 ed. So Paulo-SP, LAKE [1978]. . Revista Esprita - Jornal de Estudos Psicolgicos, 12 vols. trad. Evandro Noleto Bezerra, 1 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [2004]. . Obras Pstumas, trad. Sylvia Mele Pereira da Silva, introduo e notas de Jos Herculano Pires. 2 ed. So Paulo-SP, LAKE [1979]. . Instrues Prticas Sobre as Manifestaes Espritas, trad. Cairbar Schutel, in Iniciao Esprita, 5 ed. So Paulo-SP, Edicel [1977]. . Catlogo Racional: Obras para se Fundar uma Biblioteca Esprita, trad. Julia Vidili, 1 ed. edio bilngue e fac-similar, So Paulo-SP, Ed. Madras [2004]. . A Gnese, trad. Carlos de Brito Imbassahy, edio digital do Portal A Era do Esprito. URL: http://www.aeradoespirito.net/AGenese/GE_INDICE.html ltimo acesso em setembro de 2011. LANTIER, Jacques. O Espiritismo, trad. Antnio Jos Massano, 1 ed. Lisboa, Portugal, Edies 70 [1980]. MOREIL, Andr. Vida e Obra de Allan Kardec, trad. Miguel Maillet, 4 ed. So Paulo-SP, Edicel [1977]. MORENO, Cludio. Pontuao do Etc. artigo in site Sua Lngua. ltimo acesso em setembro de 2011.URL:http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/05/13/pontuacao-do-etc PIRES, J. Herculano. O Infinito e o Finito, 1 ed. So Paulo-SP, Correio Fraterno [1984]. . Os Filsofos, 2 ed. So Paulo-SP, Feesp [2001]. .O Esprito e o Tempo, 4 ed. So Paulo-SP, Edicel [1982]. PLACE, Robin. Os Celtas - col. Povos do Passado, trad. Aulyde Soares Rodrigues, 13 ed. So Paulo, Melhoramentos [2000]. POWEL, T. G. E. Os Celtas, col. Historia Mundi, vol. 1. trad. Rodrigo Machado, 1 ed. LisboaPortugal, Editorial Verbo [1965]. SAUSSE, Henri. Biografia de Allan Kardec, 2 ed. trad. Torrieri Guimares, So Paulo-SP, LAKE [1975]. SGARBOSSA, Mario e GIOVANNINI, Luigi. Un Santo para Cada Dia, trad. Justiniano Beltrn, 8 ed. Bogot-Colmbia, Ed. San Pablo [2007]. RMOND, Ren. O Sculo XIX 1815-1914, trad. Frederico Pessoa de Barros, 9 ed. So Paulo-SP, Editora Cultrix [1990]. RENAN, Ernest.Vida de Jess, trad. Agustin Tirado, 1 ed. Madrid-Espanha, Ed. EDAF [1968]. . Os Apstolos, trad. Eduardo Augusto Salgado, 1 ed. Porto-Portugal, Typographia de Antonio Jos da Silva Teixeira [1866]. RIO, Joo do. As Religies do Rio, 1 ed. Rio de Janeiro-RJ, Ed. Nova Aguilar S.A. [1976]. SAUSSE, Henri. Biografia de Allan Kardec, 2 ed. trad. Torrieri Guimares, So Paulo-SP,LAKE [1975]. TROBRIDGE, G.L. Swedenborg - Vida e Ensinamentos, trad. Raimundo Arajo Castro Neto, 1 ed. Rio de Janeiro-RJ, Ed. Sociedade Religiosa A Nova Jerusalm [1998]. WANTUIL, Zeus e THIESEN, Francisco. Allan Kardec - Pesquisa Bibliogrfica e Ensaios de Interpretao, 3 vols. 2 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [1982]. WANTUIL, Zeus. As Mesas Girantes e o Espiritismo, 2 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [1978].

YENNE, Bill. 100 Homens que Mudaram a Histria do Mundo, trad. Roger Maiole, 1 ed. So Paulo-SP, Ediouro [2004].

ENCICLOPDIAS E COLEES CONSULTADAS


A Bblia Sagrada. Trad. Joo Ferreira de Almeida, s/ed. Rio de Janeiro, Sociedade Bblica do Brasil [1978]. Enciclopdia Digital Encarta. Microsoft Encarta Premium [2005]. Grande Enciclopdia Delta Larousse. 15 vols. Rio de Janeiro-RJ, Ed. Delta S.A. [1972]. Os Mestres do Esprito. Planeta Especial, trad. Lus Carlos Lisboa, 1 ed. So Paulo-SP,

Ed. Trs [1973]. Histria das Grandes Ideias do Mundo Ocidental, vol. 1 - Coleo Os Pensadores, 1 ed. So Paulo-SP, Ed. Abril Cultural [1972].

SITES CONSULTADOS
PENSE Pensamento Social Esprita - URL: http://www.viasantos.com/pense Decodificando O Livro dos Espritos - URL: http://decodificando-livro-espiritos.blogspot.com Wikipdia A Enciclopdia Livre - URL: http://wikipedia.org Criticando Kardec - URL: http://www.criticandokardec.com.br Sua Lngua por Cludio Moreno - URL:http://wp.clicrbs.com.br/sualingua Portal do Esprito - URL:http://www.espirito.org.br Psypionner Revista de Estudos Psquicos in Woodlands Sanctuary Foundation
URL: http://www.woodlandway.org

FILMES E DOCUMENTRIOS
Alm das obras indicadas na bibliografia, h diversos filmes, documentrios e longasmetragens sobre as personalidades histricas que assinam o Prolegmenos. A seguir, uma relao selecionada de filmes disponveis: Napoleo Bonaparte (Napolen) - Frana, 2002. Direo: Yves Simoneau. Hahnemann: a Arte de Curar - Documentrio - Brasil, 2010. Produo: Instituto Homeoptico Franois Lamasson e Museu de Homeopatia Abraho Brickmann, de Ribeiro Preto-SP. O Evangelho Segundo So Joo (The Visual Bible: The Gospel of John) - Canad, 2003. Direo: Philip Saville. So Lus (Saint Louis ou La Royaut Bienfaisante) - Frana, 1982. Direo: Jean-Claude Lubtchansky. Agostinho de Hipona (Agostino d'Ippona) - Itlia, 1972. Direo: Roberto Rosselini. So Vicente de Paulo (Monsieur Vincent) - Frana, 1947.Direo: Maurice Cloche. Breve Vida e Obra de Plato - Documentrio - Brasil, 2010.Produo: TV Cultura. Scrates (Socrate) - Itlia, 1971. Direo: Roberto Rosselini. Vida e Obra de Benjamin Franklin (Biography Channel - Benjamin Franklin) Documentrio - Gr-Bretanha, 2008.

Produo: Studio LOG-ON & BIO - The Biography Channel. Swedenborg (Swedenborg), curta-metragem - Espanha, 1971.Direo: Antoni Padrs.

CRDITO DAS IMAGENS


The Emperor Napoleon in his Study at the Tuileries. Jacques-Louis David (1748-1825) - National Gallery of Art. Em 1812. Samuel Hahnemann Litogravura de Vigneron, sculo 19. So Joo Evangelista leo sobre tela de El Greco (1541-1614) - Museu do Prado, Madrid - Espanha - De 1594 a 1604. Santo Agostinho leo sobre tela de Philippe de Champaigne (1602-1674), Los Angeles County Museum of Art, EUA - De 1645 a 1650. So Vicente de Paulo leo sobre tela de Simon Franois de Tours (1606-1671), sculo 17 - Museu do Louvre - Paris, Frana. So Lus, Rei da Frana leo sobre tela de El Greco (1541-1614) - Museu do Louvre. De 1585 a 1590. Jesus de Nazar, interpretado por Robert Powell, com direo do cineasta italiano Franco Zefirelli - Em 1977. Scrates, interpretado pelo ator Jean Sylvre, filme para TV dirigido pelo cineasta italiano Roberto Rosselini - Em 1971. Busto de Scrates Jan Faber (1684 - 1756) - Harvard Art Museums - Collection of John Witt Randall Plato - Detalhe de A Escola de Atenas Afresco de Raffaello Sanzio (1483-1520) Palazzi Pontifici, Vatican - Itlia. Fnelon - Franois de Salignac de La Mothe - archevque de Cambrai leo sobre tela de Joseph Vivien (1657-1734). Retrato de Benjamin Franklin leo sobre tela de Joseph-Siffred Duplessis (1725-1802) - National Portrait Gallery, Smithsonian Institution - EUA. Em 1785. Emanuel Swedenborg leo sobre tela de Carl Fredricvon Breda. Em 1818.
Eugenio Lara, arquiteto e designer grfico, reside em So Vicente-SP. Fundador e editor do site PENSE - Pensamento Social Esprita [www.viasantos.com/pense], membro-fundador do CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentao Esprita [www.cpdocespirita.com.br], expositor do ICKS - Instituto Cultural Kardecista de Santos e do Centro Esprita Allan Kardec, de Santos-SP. Articulista dos jornais Opinio, de Porto Alegre-RS e do jornal de cultura esprita Abertura, de Santos-SP, autor dos seguintes livros em edio digital: Racismo e Espiritismo, Milenarismo e Espiritismo, Os Celtas e o Espiritismo, Amlie Boudet, uma Mulher de Verdade - Ensaio Biogrfico e Conceito Esprita de Evoluo.E-mail:eugenlara@hotmail.com

Вам также может понравиться