Вы находитесь на странице: 1из 20

Guia de Instalao

Por Diego Neves

Requisitos do Sistema Sistemas operacionais suportados: Windows 7, Windows Server 2003 Service Pack 2, Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2, Windows Vista, Windows Vista Service Pack 1, Windows XP Service Pack 2, Windows XP Service Pack 3

Sistemas de 32 bits: Computador com processador Intel ou compatvel com 1 GHz ou mais rpido (2 GHz ou mais rpido recomendvel apenas um nico processador suportado).

Sistemas de 64 bits: 1,4 GHz ou superior (2 GHz ou mais rpido recomendvel apenas um nico processador suportado).

No mnimo 512 MB de RAM (1 GB ou mais recomendado) 1 GB de espao livre no disco rgido

Nota: No h suporte nesta verso para o Windows XP Embedded Edition. Para o Windows 7 e Windows Server 2008 R2, o processo de instalao exibe o "Program Compatibility Assistant" dilogo indicando que voc deve aplicar o SQL Server 2008 Service Pack 1 ou posterior. Selecione a opo "Executar programa" para continuar. Futuras verses do Microsoft SQL Server 2008 R2 Management Studio Express no ter esse problema. Conexo com o Visual Studio 2005 requer o download e instalar o Visual Studio 2005 Suporte para SQL Server 2008, Community Technology Preview. Por favor, leia as informaes importantes das Notas de verso antes de instalar o SQL Server 2008 com Visual Studio 2008. Para saber mais sobre o que necessrio para executar o SQL Server 2008 Management Studio Express, consulte a pgina Requisitos de sistema.

Primeiramente baixe o Microsoft SQL Server 2008 Express gratuitamente no site da Microsoft.

Baixe o Microsoft SQL Server 2008 R2 RTM - Express with Management Tools

Essa verso j vem com o Microsoft SQL Server 2008 Management Studio Express instalada, seno, voc ir precisar realizar duas instalaes diferentes. O Microsoft SQL Server 2008 Management Studio Express um ambiente livre e integrado para acessar, configurar, gerenciar, administrar e desenvolver todos os componentes do SQL Server, bem como combinar um amplo grupo de ferramentas grficas e editores de scripts sofisticados que fornecem acesso ao SQL Server para desenvolvedores e administradores de todos os nveis. Baixe aqui: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=23650 Se o seu sistema de 32 bits, baixe o SQLEXPRWT_x86_ENU.exe Se for de 64 bits, baixe a verso SQLEXPRWT_x64_ENU.exe

Antes de instalar o Microsoft SQL Server 2008 Express, recomendo que voc desative o Firewall do Windows e crie um ponto de restaurao do sistema.

Instalando o Microsoft SQL Server 2008 R2 RTM Express with Management Tools

Clique duas vezes sobre o arquivo SQLEXPRWT_x86_ENU

Estamos utilizando o Windows XP para a instalao, ele vai pedir para instalarmos o Microsoft .Net Framework 3.1 SP1 e o Microsoft Windows Installer 4.5

Utilize os links que o prprio instalador oferece.

Baixe e instale o Microsoft .Net Framework 3.1 SP1 para podermos prosseguir.

A mesma coisa com o Microsoft Windows Installer 4.5

Aps a instalao, ele ir reiniciar sua mquina.

Clique duas vezes no arquivo SQLEXPRWT_x86_ENU

Ser apresentado essa tela, o SQL Server Installation Center

Escolha a opo New installation or add features to an existing installation

Aguarde a central de instalao carregar as informaes.

Selecione I accept the license terms para aceitar os termos de contrato e clique em Next

Aguarde o assistente executar o clculo

Depois que o assistente realizar a leitura do sistema, pode ser que ele apresente falha com o PowerShell

Clique no erro e ele exibir essa mensagem.

Procure o PowerShell para a verso de Windows XP Baixe e instale, ele facilmente encontrado na internet. Depois de instalar o PowerShell, clique no boto Re-run

Repare que ele vai re-ler os arquivos e passar direto por essa tela que apresentou o erro, cair direto nessa tela abaixo.

Deixe todas as opes marcadas.

Pressione Next

Aps aguardar a leitura dos dados ele exibir esta tela.

Escolha a opo Named instance pela facilidade de acessar o banco.

Se voc optar por Default instance (instncia padro), quando for ter autenticar seu logon no banco, voc ter sempre que digitar MSSQLSERVER, mais cmodo optar por Named instance. Depois clique em Next. O assistente vai verificar se j existe uma instancia com o mesmo nome em sua mquina, no caso, SQLExpress, se existir ele pedir um novo nome, seno vai prosseguir com a instalao normalmente.

Chegaremos tela de Start-up do servidor.

Em SQL Server Database Engine escolha Automatic devido ser configurao da engenharia do banco de dados, quando ns carregarmos o Windows, automaticamente ele carregar o servidor O SQL Server Browser uma opo de procura, escolha a opo Disabled, j que se necessrio, usaremos recursos do prprio Windows pra isso.

Como no exemplo acima, pode ser que em Account Name, fique em branco, passe o mouse sobre essa opo que habilitar uma caixa com algumas opes, escolha NT AUTHORITY/LOCAL SERVICE. No h necessidade de inserir Password (senha).

Pressione Next Nessa fase o assistente vai pedir a forma de autenticao, em Windows authentication mode, ele usa a mesma autenticao do Windows, eu particularmente no utilizo senha no Windows, ou seja, no pedir nenhuma senha, em Mixed Mode (SQL Server authentication and Windows authentication), vamos ter a obrigao de inserir uma senha e sempre autenticar tanto no Windows quando no SQL Server.

Clique em Next Na prxima tela clique em Next, o assistente vai executar as configuraes que escolhemos.

Clique em Next

Repare que estamos em Installation Progress, apenas aguarde o assistente instalar o servidor. Essa a fase mais demorada da implantao.

Deve aparecer a mensagem de Your SQL Server 2008 R2 instalattion completed successfully. Apenas pressione Close.

Caso apresente algum erro, restaure o sistema e reinstale o SQL Server.

Logando no Management Tools


Clique no Menu Iniciar

Escolha Todos os programas

Escolha Microsoft SQL Server 2008 R2 depois SQL Server Management Studio

Aguarde carregar as informaes e dever aparecer a tela de conexo com o banco.

Server type deixe como Database Engine Server name deixe o local. Authentication mantenha a do Windows, lembra que ns configuramos dessa forma na instalao? Clique em Connect e aguarde. Ele deve logar no banco sem erros e apresentar esta tela.

Вам также может понравиться