Вы находитесь на странице: 1из 7

O QUE UMA PONTE Uma ponte nada mais do que um circuito de medida que faz uso de uma fonte

te de sinal ou de tenso contnua e um detector de nulo que pode ser um fone de ouvido, um indicador de bobina mvel ou qualquer outro conforme o tipo de aplicao exija, tudo isso conforme mostrado na figura 1.

Quando os componentes desta ponte apresentam uma determinada relao de valores, no h sinal ou no circula corrente pelo detector de nulo. Diz-se, nestas condies, que a ponte se encontra em equilbrio. Se tivermos um componente de valor desconhecido, e tivermos um componente varivel que compense seu valor, poderemos sempre obter o equilbrio da ponte ajustando o componente varivel. Isso significa que podemos dotar o componente varivel de uma escala de tal forma que nos permita determinar o valor do componente desconhecido, quando for alcanado o equilbrio. Conforme os componentes usados, o tipo de grandeza que vai ser medida as pontes recebem diversas denominaes que passamos agora a analisar.

PONTE DE THOMSON Esta uma ponte muito interessante destinada medida de resistncias muito baixas, menores que 1 ohm. Esta ponte recebe o nome de seu descobridor que a desenvolveu em 1862, tendo o circuito bsico mostrado na figura 2.

As resistncias do circuito devem manter inicialmente as seguintes relaes de valores:

R1 = R3 R2 = R4

A resistncia Ro fixa e tem um valor que deve ser aproximadamente o valor da resistncia que se espera medir (Rx). As resistncias R2 e R4 so conjugadas, ou sejam variam ao mesmo tempo por um eixo nico. Nestas condies o nulo da ponte ser obtido quando as resistncias do circuito satisfizerem a seguinte igualdade:

Rx = Ro (R4/R3)

A principal vantagem no uso deste tipo de ponte que a influncia da resistncia dos fios que fazem a ligao a Rx pode ser eliminada, o que importante quando se mede resistncias muito baixas.

PONTE DE SAUTY A Ponte de Sauty tem seu circuito mostrado na figura 3 e serve para a medida de capacitncias.

O que se faz nesta ponte trocar um dos resistores da ponte de Wheatstone por um capacitor e alm disso aplica-se na alimentao um sinal de freqncia de acordo com os capacitores a serem medidos. Desta forma, as reatncias capacitivas do capacitor a ser medido e de um capacitor de referncia que so usadas no equilbrio da ponte. Chamando-se de Xc a reatncia do capacitor a ser medido e de Xo a reatncia do capacitor de referncia, o equilbrio da ponte vai ser conseguido quando a seguinte relao de valores entre todos os elementos da ponte for satisfeita:

R1/R2 = Xc/Xo

Trabalhando-se com um fone de ouvido de alta impedncia e com sinais na faixa de 1 kHz a 5 kHz a deteco de nulo ser feita no ponto em que o som desaparecer. Para capacitncias muito pequenas pode-se usar sinais de freqncias mais altas e como detector de nulo um osciloscpio.

Um problema que pode ocorrer neste tipo de ponte vem do fato de o capacitor medido pode no apresentar uma capacitncia pura. Lembramos que um capacitor real tem uma certa resistncia parasita em srie a ser considerada. Um resistor varivel pode ser agregado em srie com o capacitor de referncia tambm para compensar esta resistncia parasita caso em que o equilbrio, ao ser conseguido, leva tanto a determinao da capacitncia Cx como a resistncia parasita ligada em srie, conforme mostra a figura 4.

Variaes da ponte de Sauty existem para medio de capacitores eletrolticos caso em que se agregam elementos como uma fonte de polarizao contnua para este componente, indutncias e capacitncias com a finalidade de filtrar correntes contnuas e sinais usados nos testes.

PONTE DE SCHERING Na figura 5 temos o diagrama bsico de uma Ponte de Schering que usada na medida de capacitncias com excelente preciso.

Uma caracterstica desta ponte que ela possibilita a medida de capacitores mesmo que apresentem fugas, pois ela pode ser equilibrada em funo da resistncia paralela ao capacitor. A fonte de sinal vai depender dos valores a serem medidos, assim como o detector de nulo. Para capacitores comuns na faixa de 1 nF a 1 uF pode-se usar um gerador de sinais de 1 kHz e um fone de ouvido como elementos da ponte. O equilbrio desta ponte ocorre quando as seguintes relaes entre os componentes forem satisfeitas:

Cx = C1 (R1/R2)

Rx = R1 (C2/C1)

Onde Cx a capacitncia do capacitor em teste e Rx a resistncia de fuga.

PONTE DE WIEN Uma caracterstica importante das pontes que vimos at agora que seu equilbrio independe da freqncia do sinal de entrada. Para a medida de sinais de udio, uma ponte interessante, que na verdade foi a que deu origem ponte de Schering, a chamada ponte de Wien, mostrada na figura 6.

Esta ponte equilibra-se quando um capacitor Cx adquire um valor tal que:

Cx = 1/(R1.R2.C1.?)

Onde: ? = 2 . p. f, sendo f a freqncia do sinal

Se o capacitor utilizado varivel, previamente ajustado em funo dos demais elementos pode-se determinar a freqncia do sinal.

Fazendo-se com que: R3 = 2.R4 C1 = C2

O equilbrio da ponte ser obtido quando:

f = 1/(2.p.Cx.R2)

Veja o leitor que esta configurao a mesma utilizada nos denominados osciladores por ponte de Wien, cujo circuito bsica do elo de realimentao que determina a freqncia mostrada na figura 7.

PONTE DE MAXWELL Esta ponte, cujo diagrama bsico mostrado na figura 8, utilizada na medida de indutncias.

A idia bsica fazer a comparao de uma indutncia com uma capacitncia, com base em suas reatncias, isso porque mais difcil obter-se um padro de indutncias do que de capacitncias. Assim, quando esta ponte est em equilbrio temos a relao mostrada no prprio diagrama. O equilbrio ocorre quando as reatncias, da bobina e do capacitor de referncia, adquirem valores que mantm uma proporo que depende dos valores dos resistores dos outros braos. A freqncia do sinal usado vai depender da ordem de grandeza da indutncia que se pretende medir. Um aperfeioamento desta ponte mostrado na figura 9 em que se acrescenta ao circuito tambm um resistor varivel.

Este componente necessrio para se equilibrar a ponte levando-se em conta tambm a resistncia ohmica do enrolamento da bobina que se soma sua indutncia. Lembramos que a bobina equivale, em seu circuito real, a uma indutncia ligada em sria com uma resistncia. Veja que o equilbrio desta ponte feito por meio de dois ajustes e um ponto importante que, atravs da medio tanto da indutncia, como da resistncia associada, pode-se ter uma idia tambm de seu fator de qualidade (fator Q).

PONTE DE HAY Esta ponte, cujo diagrama bsico mostrado na figura 10, tambm se destina medida de indutncias.

O princpio de funcionamento o mesmo da ponte de Maxwell, utilizando-se um capacitor para equilibrar com sua reatncia, a reatncia apresentada por um indutor, que est sendo medido. O equilbrio desta ponte vai ser conseguido quando a relao de valores de componentes mostrada em seu diagrama for alcanada.

PONTE DE OWEN

Na figura 11 temos o diagrama bsico de uma ponte de Owen que destinado a medio de indutncias.

Esta ponte tem por caracterstica importante o fato de seu funcionamento no depender da freqncia do sinal. No diagrama temos a relao de valores de componentes que deve ser satisfeita para que ela fique em equilbrio.

CONCLUSO As pontes so de grande importncia nos laboratrios de medidas eletrnicas. Neste artigo demos uma pequena noo sobre seus tipos e utilidades. No entanto, os circuitos indicados, quando levados equipamentos profissionais podem ter recursos adicionais importantes como por exemplo controles de sensibilidade, seleo de faixas de valores medidos, alm de detectores de nulo com diversos nveis de sensibilidade e outros.

Detalhes Escrito por Newton C Braga, conhea as pontes.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108artigos-diversos/1896-ins065

Вам также может понравиться