Вы находитесь на странице: 1из 13

S

AVESSO

DO

AVESSO

s o avesso do avesso
WALTER BARELLI

OS LTIMOS

25 anos, a cidade de So Paulo apresentou grandes transfor-

maes. Nosso propsito, neste texto, a partir disso, relacionar como as alteraes ocorridas no emprego e no trabalho esto ligadas a essas mudanas na cidade. Um dos fenmenos urbanos notveis do sculo XX foi a transformao da cidade de So Paulo em uma das maiores metrpoles mundiais. Iniciou o sculo ainda como capital de um Estado essencialmente agrcola. Seu crescimento decorreu do sucesso da lavoura cafeeira, que permitiu investimentos diversos em infra-estrutura (ferrovias, hidroeltricas), em cincia e tecnologia (o IPT tem 104 anos), alm de concentrar outros servios auxiliares da comercializao do caf (porto de Santos, bancos, armazns gerais). Baseada no trabalho assalariado, a lavoura cafeeira criou um mercado interno de consumo que se tornou a base de expanso da indstria. A crise de superproduo do caf e os mecanismos de defesa adotados mantiveram o mercado existente e as guerras mundiais o reservaram para as indstrias locais. A poltica industrialista, advinda da revoluo de 1930, mesmo quando grandes unidades e sedes de empresas, como CSN, Petrobrs, Eletrobrs, ficavam em outro Estado, favorecia So Paulo, quer no fornecimento de matria- prima, quer na ampliao do seu mercado. As chamadas economias externas, que a regio oferecia, tambm atraram os investimentos estrangeiros, em especial a partir do Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek. A partir da segunda metade da dcada de 1950, cresce a rea de influncia da cidade, a chamada Grande So Paulo. Nela, os limites dos municpios so apenas divises poltico-administrativas. A capital referncia para as cidades do entorno. As indstrias auxiliares vo procurando a localizao mais apropriada para suas fbricas, em especial s margens das rodovias radiais que alimentam So Paulo e so alimentadas por ela. Essas rodovias tambm viso a se tornar ser caminhos para a criao de novos centros, j mais distantes, mas que se referem a So Paulo, como Campinas, So Jos dos Campos, Santos, Sorocaba. A existncia, na regio, de trabalhadores com experincia, foi um dos fatores que levou a essa concentrao de investimentos. Ser que as mesmas condies continuaram no final do sculo XX e comeo do atual? o desafio que a nos propomos neste estudo, tentando verificar, em especial, o que est acontecendo com o emprego e o trabalho na regio.

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

WALTER B ARELLI

Durante 480 anos, a questo de emprego era inversa. Era conseguir braos. Os primeiros movimentos no so dignos de elogio: a vinda de degredados, a escravido dos indgenas, o trfico de negros. A expanso de So Paulo comea juntamente com a imigrao europia, base tanto do novo mercado interno, como da indstria. No se restringiu somente aos europeus. Tambm vieram os asiticos, principalmente os japoneses. No entanto, to importante como os imigrantes estrangeiros foi o fenmeno migratrio interno. Brasileiros de todos os Estados, em especial de Minas Gerais e do Nordeste, para c vieram, trabalharam e construram esse mundo chamado So Paulo.

Renasce o sindicalismo
O primeiro movimento o renascimento do sindicalismo brasileiro, que se d a partir de 1978. A hegemonia do movimento sindical esteve, durante muito tempo, com o Rio de Janeiro e comeou a se deslocar para So Paulo nos finais dos anos de 1950. Com as greves de 1978, a vez de So Bernardo do Campo, na Grande So Paulo, assumir a liderana. Os sindicatos brasileiros que vinham sendo reprimidos pelo movimento militar, desde 1964, encontraram nova forma de expresso e ela transformou a vida poltica brasileira. A dcada de 1980 foi de expressivas vitrias do movimento sindical. Grandes concentraes mostravam a representatividade dos sindicatos e a determinao dos trabalhadores. A fora dos argumentos comprovando as perdas dos assalariados exigia correes, que tanto empresas como o Estado foram obrigados a fazer. As conquistas no foram somente de carter trabalhista, como o fim das leis de arrocho salarial. Exigia-se democracia e ela foi conquistada, chegando-se a uma nova Constituio, em que os direitos dos trabalhadores foram reforados. A fora poltica dos sindicatos levou liberdade de organizao e foram criadas, j sem interferncia governamental, as centrais sindicais. Cidade e regio com maior quantidade de trabalhadores, So Paulo foi o cenrio de muitas concentraes e movimentos do sindicalismo. No toa que as centrais sindicais nela tm suas sedes. Essa uma caracterstica importante a marcar a cidade os trabalhadores a escolheram como capital de suas organizaes. No s o capital que se concentrou na cidade. A mesma opo foi feita pelo trabalho organizado.

Muda o trabalho O avesso do emprego fcil


Enquanto os trabalhadores passam a ser sujeitos coletivos com a fora de seus movimentos, comeam a ocorrer mudanas importantes a chamada terceira revoluo industrial ou era da informao. A microeletrnica modifica o processo de trabalho, aumentando a produtividade do trabalhador, ao eliminar ou diminuir os chamados tempos mortos, durante o processo produtivo. Acarreta a mudana do trabalho, seja no cho de fbrica, seja nos escritrios, seja nos bancos, seja na maioria das atividades em que entram ou possam entrar equipamentos.

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

AVESSO

DO

AVESSO

Paralelamente introduo da microeletrnica, a organizao do trabalho passa por transformaes significativas, abandonando o padro taylorista /fordista da segunda revoluo industrial. Busca-se o novo trabalhador, muito diferente do boal pretendido por Taylor. Enquanto aquele deve seguir rigidamente as instrues e realizar somente suas tarefas explcitas e compartimentadas, este novo trabalhador deve ser polivalente, conhecer amplamente todo o processo de produo e assumir responsabilidades. Os nveis de superviso so reduzidos ou eliminados, transferindo o mais das vezes para a mquina o controle do trabalhador. Essas transformaes levam diminuio do nmero de trabalhadores necessrios nas diversas atividades, quer nas indstrias, quer nos outros tipos de trabalho. So visveis nos bancos, que reduziram o nmero de seus funcionrios, chegando a transferir para os clientes vrios tipos de operaes. J houve perto de um milho de bancrios. Hoje so cerca de 380 mil. Na indstria automobilstica, antes dessas transformaes, cada trabalhador produzia em mdia 8,1 automveis/ano. Atualmente, produz 21,3 automveis/ano. Com isso, o nmero de trabalhadores no setor caiu cerca de 30%. As comisses de fbrica e algumas direes sindicais comearam a conviver com essas mudanas, j na dcada de 1980, mas a inexistncia do contrato coletivo de trabalho impediu uma ao acauteladora no que se refere ao nmero de empregos. Quando se efetivam as mudanas tecnolgicas e de processo, no h base para comparao sobre as perdas decorrentes em postos de trabalho. Mas j podemos adiantar que uma parte do desemprego registrado na dcada de 1990 tem sua causa nessas transformaes na forma de trabalhar.

Fuga das empresas O avesso do passado


O mesmo processo que levou concentrao de atividades em So Paulo um dia mudou de sentido. Estar em So Paulo passou a representar um custo adicional que no existia em outras cidades. Da algumas empresas irem buscar em outras localidades uma situao que lhes fosse mais conveniente. Outros governos estaduais e municipais criaram programas de atrao de investimentos, o que se tornou um estmulo adicional para quem quisesse sair de So Paulo ou para desviar da regio quem estivesse interessado em investir. O crescimento desordenado da cidade criou desestmulos. Alm da dificuldade de se conseguir terrenos, o sistema virio catico, com congestionamentos constantes. A introduo de novos fluxos de materiais na idia do tempo certo (just in time) menos eficaz na cidade. A falta de um sistema eficiente de transporte de massa e a distncia cada vez maior entre o local de moradia e do trabalho levam para a empresa um trabalhador cansado, pelas horas perdidas no deslocamento, e muitas vezes atrasado ou ausente por problemas que ele e a empresa no podem controlar. A criao de um transporte prprio da empresa para fazer o deslocamento tambm significa um custo adicional que no resolve todos os problemas.

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

WALTER B ARELLI

A poluio, alm de algumas vezes comprometer a produo em reas sensveis, tambm se transforma em problema geral, quando os rodzios impedem a circulao de veculos em dias predeterminados. Outros problemas se somam a esses, como as enchentes dos crregos e rios, os cuidados adicionais com a segurana, a iminncia de racionamentos de gua e energia eltrica, as exigncias maiores da legislao local, como horrio de funcionamento, controle de emisses, tratamento de efluentes. Para alguns, tambm importa ficar longe do movimento sindical mais organizado, que quase sempre representa pisos salariais maiores e mais demandas do conjunto de trabalhadores. Tudo isso leva So Paulo a exportar postos de trabalho, ficando com o desemprego dos que no podem ou no querem acompanhar a mudana das empresas.

So Paulo pode parar O avesso do lema


Depois de dcadas de crescimento, com So Paulo acompanhando e impulsionando a economia do pas, a dcada de 1980, com os problemas de pagamento da dvida, da falta de capitais para investimentos e da inflao renitente, reduz a taxa mdia anual de crescimento do PIB para 3%. Crescimento econmico menor acarreta menor criao de empregos e, pela primeira vez, esse fenmeno pode ser acompanhado. O Pas e So Paulo passaram a ter estatsticas de emprego e desemprego, nessa dcada. A fonte dos nossos dados a PED Pesquisa de Emprego e Desemprego, do DIEESE e Fundao Seade, que feita mensalmente, a partir de 1985. Os primeiros anos dessa pesquisa mostram uma taxa de desemprego elevada, flutuando em torno de 9%. um perodo de incertezas para o empresariado, alimentadas pelos planos de ajuste que se sucederam a partir de 1986. Com momentos de expanso, nos meses que se seguiam aos Planos Cruzado, Bresser e Vero, e ante um movimento sindical fortalecido, a opo foi cortar nos salrios e resguardar minimamente os empregos. Apesar de os anos de 1980 serem chamados de dcada perdida, as condies de emprego e trabalho vo piorar nos anos de 1990, que sem dvida afetaram mais o trabalhador. As mudanas econmicas continuam acontecendo. De incio, h uma ruptura abrupta de nossa economia, expondo empresas anteriormente protegidas a uma concorrncia para a qual no tinham se preparado. A pequena recuperao iniciada em 1993 seguida, em julho de 1994, de um bemsucedido programa de estabilizao ancorado em uma poltica cambial de valorizao da moeda nacional. No entanto, antes de completar um ano de Plano Real, para que se pudesse manter o cmbio valorizado, so adotadas medidas restritivas na rea financeira, com limitaes ao crdito, entre elas a elevao das taxas de juros. Essa dura poltica monetria continua at hoje, apesar da adoo do cmbio flexvel em 1998, principal causa do baixo crescimento econmico. Na dca-

10

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

AVESSO

DO

AVESSO

da de 1990, o PIB cresceu menos de 2% ao ano, muito prximo da taxa de crescimento da Populao Economicamente Ativa, ou seja, a economia no conseguiu incorporar os novos contingentes populacionais que chegavam ao mercado de trabalho. a dcada do desemprego. Comea com 10% da PEA desempregada em 1990. Em 1992, a taxa de desemprego j de 15,2%. H uma pequena diminuio at 1995, caindo para 13,2%. A seguir cresce, variando de 17,6% a 19,3% de 1998 a 2002, ou seja, o novo milnio tambm comea com altas taxas de desocupao. Esses nmeros referem-se ao desemprego na Grande So Paulo. Na Capital, a taxa algo menor (em torno de 1%), mas no d para circunscrever o problema aos limites da cidade. So Paulo passa a ser uma cidade onde a oportunidade de emprego para todos no mais se realiza. No fenmeno unicamente paulista ou brasileiro. As mudanas no trabalho ou o crescimento do desemprego so encontrados em outros locais tambm. Mas So Paulo resume praticamente todas as caractersticas do que aconteceu com o trabalho e o trabalhador e tambm permite antever o que est por vir. nosso ponto de observao para conhecermos mais sobre o que est acontecendo com a populao nestes ltimos anos.

Mudana no trabalho A mulher


A transformao mais profunda do mercado de trabalho a presena sempre maior da mulher. Temos aqui uma transformao estrutural e cultural. Tabus antigos so derrubados e o trabalho feminino ganha espao, no s por razes econmicas, como na primeira revoluo industrial, mas tambm pelo novo papel conquistado pelas mulheres na sociedade. J foi mera complementao da renda da famlia, agora tambm realizao pessoal. Embora a cidade no tenha se preparado para isso, haja vista a inexistncia de creches para todas as crianas, a mulher est pronta para o trabalho fora de casa e reorganiza seus interesses e sua vida familiar para ter sua prpria fonte de renda e de satisfao. A PED Pesquisa de Emprego e Desemprego nos ajuda a acompanhar a marcha dessa insero. Em 1985, entre a populao ocupada, 61,3% eram homens e 36,9% mulheres. Em 2001, os homens constituam 56,8% dos ocupados e as mulheres j eram 43,2%. Se olharmos os desempregados, a outra parte constitutiva da Populao Economicamente Ativa, em 1985, 51,2% eram homens e 48,8% mulheres, passando em 2001 para 46,7% de homens e 53,3% de mulheres. O maior nmero de desempregadas revela mais que a existncia de discriminao no mercado de trabalho. Confirma, pelo contrrio, uma presso para que mais mulheres tenham ocupao. Tratando-se de contingentes que disputam o mesmo mercado, v-se que, ou se tem um crescimento expressivo de postos de trabalho, hiptese irrealizvel em uma economia de baixo crescimento, ou a mulher e o homem passaro a disputar as poucas vagas abertas. conhecido o papel do exrcito de desempre-

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

11

WALTER B ARELLI

gados em relao s condies de trabalho e salrio dos trabalhadores. Quem concordar com rebaixamentos pode ter acesso imediato ao emprego. Um estudo do DIEESE mostra que em 1999, 43,3% das mulheres estavam em postos de trabalho vulnerveis para 31,3% de homens na mesma situao.
Monica Zarattini/Agncia Estado

Manifestao contra o desemprego realizada no Sambdromo, em So Paulo.

Por PEA Populao Economicamente Ativa entende-se o conjunto de pessoas voltadas para o trabalho, ou seja, a soma de ocupados e desempregados. Contrape-se PIA Populao em Idade Ativa , que o conjunto de pessoas em idade de trabalho (no Brasil, maiores de dez anos para efeito estatstico). A PIA difere da PEA pelo conjunto de pessoas que tm idade de trabalho, mas no esto voltadas para o trabalho, em sentido econmico (estudantes, donas de casa, aposentados, encarcerados e semelhantes). Hoje, a PEA vem aumentando no apenas pelo crescimento vegetativo da populao, mas tambm porque cada vez maior nmero de mulheres passa a integrar o mercado de trabalho. A conseqncia que a economia infensa a esse fenmeno. Ele pode ser til para rebaixar salrios ou condies gerais de trabalho. Como se pode substituir homens por mulheres, os que no forem colocados vo engrossar as fileiras dos desempregados. O que antes foi resolvido parcialmente com as mulheres ficando em atividades caseiras, a famlia tendo no papel reservado s mulheres uma forma de poupar salrio, pois elas proviam a educao, a sade e o bem-estar possvel para cada lar, muda totalmente de figura. A mulher encara a dupla funo o trabalho fora e o de casa, s vezes com a participao do homem mas

12

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

AVESSO

DO

AVESSO

no tem condies de ter todo o tempo que antes possua para cuidar dos filhos e da casa. Essas transformaes mudam as condies de vida na cidade, em especial para as crianas e adolescentes e para os velhos, que costumavam ter maior assistncia no modo anterior de organizao familiar. Em outros pases, o fenmeno da maior presena da mulher no mercado de trabalho aconteceu na poca de expanso de suas economias. Aqui ele intenso em uma fase de baixo crescimento, o que reala os mencionados aspectos perversos.

Mudana no trabalho Os jovens


Legalmente, o trabalho s permitido a partir dos dezesseis anos. Como a realidade diferente, as estatsticas de emprego tm como corte inicial a idade de dez anos. Ainda assim, uma conveno que no abrange toda a realidade, pois nas cidades grandes vem-se crianas com menos de dez anos vendendo balas ou quinquilharias nas esquinas movimentadas. nas faixas de idades menores que se encontram as maiores taxas de desemprego: 48,3% na faixa etria de dez a catorze anos; 47% na de quinze a dezessete anos e 25,2%, na faixa de dezoito a vinte e quatro anos, dados esses referentes a 2001. Esses nmeros so indicaes de pobreza. Pois crianas trabalhando e a resposta dos pais ao entrevistador da PED, afirmando que seus filhos menores esto procurando emprego, at antes da idade legal para o trabalho, so atestados do quadro de necessidades enfrentadas por eles. Outra face da moeda o trabalho, substituindo a escola, o lazer, a cultura ou o esporte. O tempo do jovem tem de ser preenchido e a presso que seja pelo trabalho, qualquer trabalho, no espectro que vai da legalidade ilegalidade. Vivendo essa situao, o jovem e sua famlia vo adotando novas atitudes. Embora permanea o trabalho precoce, mesmo antes da idade legal, comea a se fortalecer a idia de que educao condio necessria para que se tenha emprego. A valem os sacrifcios para que os estudos no sejam interrompidos, investimento que est sendo feito no futuro dessa gerao. Quando se nota que a juventude europia adia ao mximo a entrada no mercado de trabalho porque tambm l no h emprego para todos o mesmo movimento j se esboa em So Paulo. No se abandona, com tanta facilidade, a escola porque se precisa trabalhar. H conscincia de que no h trabalho. At mesmo uma parcela daqueles que desistiram dos estudos no passado, anseiam por uma oportunidade para voltar escola. Os nmeros ajudam no conhecimento dessa nova face do trabalho de crianas e jovens. Uma notcia alvissareira a queda no nmero de ocupados na faixa de dez a catorze anos: cai de 2% em 1985 para 0,8%, em 2001. Ou seja, est diminuindo o registro de trabalho ilegal em So Paulo. O mesmo acontece na faixa seguinte de quinze a dezessete anos. O nmero de ocupados cai de 5,8%, em 1985, para 3,2%, em 2001. Aqui tambm devemos nos referir discriminao contra o

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

13

WALTER B ARELLI

emprego dos jovens em idade de servio militar. A lei que os protege voltou-se contra eles, sendo prtica de muitas empresas no contratar jovens que possam vir a ser convocados. Outra informao nos vem dos dados referentes a jovens procurando emprego. Na primeira faixa, de dez a catorze anos, havia 10% de desempregados em 1985 e somente 3,3% em 2001. Na segunda faixa, de quinze a dezessete anos, havia 17,6% de desempregados em 1985, caindo para 13,5% em 2001. Se diminui a proporo de jovens ocupados e desempregados, a concluso que est crescendo a inatividade. Numericamente, na faixa de quinze a dezessete anos, os inativos que eram 36,2% em 1985 passam para 52,8%, em 2001. uma tendncia diferente daquela das mulheres que saram da inatividade para pressionar por vagas no mercado de trabalho. Os jovens paulistas esto em movimento contrrio. Diminuem a presso por empregos. A permanncia por mais tempo na escola explica parte dessa condio de inatividade. H outras explicaes tambm. No caso das adolescentes, muitas esto substituindo as mes que trabalham, cuidando dos irmos menores e de outros afazeres domsticos. O adiamento do ingresso no mercado de trabalho pelos jovens uma tendncia que deve se acentuar, desde que a cidade d a eles e a suas famlias condies de se sustentarem, durante esse perodo de investimento no futuro.

Mudana no trabalho O envelhecimento


Vista a situao dos jovens, importante verificar tambm o que est acontecendo com quem tem mais de quarenta anos. Do mesmo modo que se nota um envelhecimento da populao, tambm no mercado de trabalho cresce a participao de quem tem mais de quarenta anos. Essa faixa representava 25% dos ocupados em 1985, aumentando sua participao para 34,3% em 2001. Em pocas de crise, as empresas tm suas regras prprias de dispensa. Uma delas no perder as pessoas mais capacitadas do seu quadro. Os dados de ocupao parecem indicar isso. A lgica diferente, quando se trata de contratar um novo empregado. Os mais idosos tm mais dificuldades. Isso aparece claramente quando verificamos o percentual de desempregados com quarenta anos e mais. Em 1985, correspondia a 11% dos desempregados. Em 2001, era de 20,4%, tornando esse grupo aquele que teve maior crescimento no nmero relativo de sem emprego. Perder o emprego para o idoso passa a ser trgico, se ele ainda no contar tempo para a aposentadoria. uma situao que precisa ser acompanhada de perto, pois a sociedade no est preparada para ela.

A Precarizao no trabalho
As caractersticas j analisadas permitem verificar mudanas no emprego em So Paulo. Quase todas mostram o avesso do que foi a situao do trabalhador na Capital. O termo precarizao do trabalho incorpora a noo de que as condies foram melhores e decaram, na ltima dcada.

14

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

AVESSO

DO

AVESSO

A principal forma de expresso dessa queda de qualidade dada pela diminuio dos assalariados com vnculos formais de trabalho e o crescimento da chamada informalidade. Entre os ocupados, cai o percentual dos que trabalham com proteo legal: em 1985, 51,9% tinham carteira assinada e em 2001, somente 40,8%. Em decorrncia, aumentou o nmero de trabalhadores na informalidade: em 1985, 8,2% no eram registrados, passando para 14,2%, em 2001. No ter carteira assinada deixa o trabalhador fora da proteo da lei, no que se refere aos direitos trabalhistas e previdencirios. Olhando para o futuro, esse trabalhador no s tem menos benefcios no dia de hoje, como ele e sua famlia no tero proteo alguma na velhice, ou se a tiverem, ser s custas das prximas geraes. Os que esto nesta situao tambm tm salrios menores do que os trabalhadores com registro. Embora seu salrio atual seja um pouco maior do que em 1985, ele ainda somente 62% do que recebe o trabalhador com carteira. Outra faceta da precarizao o crescimento do nmero de autnomos. No havendo emprego, exercer uma atividade por conta prpria uma sada, com os riscos assumidos pelo prprio trabalhador. Os autnomos eram 15,1% dos ocupados em 1985. Passaram para 21,2%, em 2001, crescendo mais o nmero dos que trabalham para o pblico, do que o dos que trabalham para as empresas. Os que trabalham para o pblico, em grande parte camels e ambulantes, esto condicionados renda de sua potencial freguesia. Como nem todos conseguem regularizar sua situao, esto sujeitos a perder suas mercadorias ou a ser coniventes com os fiscais corruptos. Os que trabalham para empresas submetem-se a outra dinmica. A sua autonomia nem sempre total. A empresa contratante quem determina preos e condies, que nem sempre podem ser alteradas. Alm disso, no processo de terceirizao, muitas empresas despediram trabalhadores, voltando a contratlos na forma de autnomos. Esse processo transfere para esses agora terceirizados as perdas por queda na produo ou nas vendas. Tambm so eles que passam a se responsabilizar pelos encargos sociais da sua prpria previdncia, reduzindo o custo para a empresa contratante. Outra violncia contra os direitos dos trabalhadores a utilizao da contratao por meio de simulacros de cooperativas, muitas montadas pelas prprias empresas. Chamo a ateno de que as cooperativas tm sido uma sada coletiva para muitos que no encontram emprego assalariado, quer entre a populao de baixa renda, quer entre comunidades de profissionais, dispensados por grandes empresas. Essa forma de organizao tem aumentado na regio, com apoio governamental e sindical. uma estratgia de ocupao atravs do modelo cooperativo, a exemplo do que existe em muitos pases. O que se combate a utilizao do nome de cooperativa, para contratar trabalhadores sem obedecer legislao do trabalho, aproveitando-se da ignorncia de muitos que precisam trabalhar e das deficincias de fiscalizao.

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

15

WALTER B ARELLI

Completando o quadro do trabalho precrio, vamos encontrar ainda uma parcela de 10% da populao trabalhando no emprego domstico ou como trabalhadores familiares sem remunerao salarial. Esse percentual cresceu muito pouco no perodo (0,2%). Em grandes nmeros, considerando como trabalhador vulnervel o sem carteira assinada, o autnomo que presta servios ao pblico, o empregado domstico e o trabalhador familiar sem salrio, a regio contava em 2001 com 37,2% dos ocupados nessa situao. Em 1985, pelo mesmo critrio, o trabalho precrio representava 26,6% dos ocupados. Invertendo-se, os empregos regulares representavam 73,4%, em 1985, caindo para 62,8%, em 2001. Essa uma medida da ordem de grandeza do trabalho precrio na Capital. s uma aproximao, pois no consideramos os trabalhadores registrados, com baixos salrios, nem os microempresrios, cujos negcios mal permitem a subsistncia, nem autnomos que fornecem para empresas, em dificuldades para manter suas fontes de trabalho.

Tercirio Ainda o avesso


Maior centro industrial da Amrica Latina foi um dos motes ufanistas que caracterizou So Paulo. Hoje, quase sem chamins na Capital, a indstria ainda encontra local nos municpios vizinhos. O emprego industrial minguou. Em 1985, ainda era responsvel por 32,1% das ocupaes. Em 2001, representa menos de 20% dos empregos (19,9%). Mesmo a construo civil, chamada de porta de entrada para o emprego, perdeu expresso. J mostramos o impacto das novas tecnologias e das transferncias das empresas para outras regies. Resta ver como os demais setores se comportaram no perodo. O setor de servios transformou-se no principal empregador. O aumento do emprego no setor quase compensou as perdas de empregos industriais. Em 1985, j tinham 4l,7% dos empregos; em 2001, ficavam com mais de metade dos ocupados (52,3%). Esta comparao numrica no acompanhada pela qualidade do emprego em servios. Em mdia, a indstria paga mais e as condies de trabalho costumam ser melhores. A exemplo da indstria, onde possvel separar indstrias dinmicas e indstrias tradicionais, estas normalmente com condies de remunerao e trabalho piores do que aquelas, no setor de servios, o emprego cresceu principalmente na rea de manuteno e oficinas, e nas reas de servios especializados, na sade e nas novas demandas da economia global. Tambm aqui as condies de trabalho diferem. As atividades mais modernas, mais especializadas e mais inseridas na globalizao oferecem condies melhores que as oficinas e servios de reparao. Outras atividades do tercirio no foram desempregadoras, nem grandemente empregadoras: o comrcio aumentou seu contingente em 2% no perodo e os servios domsticos tambm tiveram um pequeno crescimento de 1,5%.

16

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

AVESSO

DO

AVESSO

Esto aqui delineadas duas tendncias para o futuro do emprego, na regio. A primeira que aponta para a precarizao do trabalho, representada no crescimento das oficinas e das atividades de manuteno e conservao. uma grande rea de emprego, em geral de baixos salrios relativos e de fcil reposio do pessoal. Quando se trata de servios de carter pessoal, seu crescimento depende da renda dos usurios, da no poder ser considerado um setor propulsor do desenvolvimento. A segunda a promessa de retomada das antigas glrias da Capital. Em uma economia globalizada, h funes especializadas que necessitam de centros irradiadores. As grandes empresas globalizadas precisam de plos bem supridos de profissionais qualificados, com infra-estrutura dotada de sistemas de comunicaes modernos, com redes de fibras ticas e domnio de altas tecnologias de informao. A Amrica Latina precisa de uma cidade com essa funo. Buenos Aires, Rio de Janeiro, Santiago e So Paulo concorrem para ser essa capital. Algumas das grandes empresas j fizeram sua escolha por So Paulo, pois a cidade tem uma vocao cosmopolita. Se afirmar essa vocao, marcar tambm a sada escolhida para o emprego. Realizar a proeza de iniciar um sculo como plo da economia agro-exportadora, transformar-se em plo industrial e viver um novo sculo como centro de servios globais.

Polticas pblicas de emprego


A principal concluso que podemos tirar desta breve histria do emprego recente em So Paulo que o movimento populacional guarda pouca relao com a atividade econmica. Sempre se deu resposta s demandas de emprego, mesmo que se tratasse de atend-las com as migraes. Foi possvel construir uma capital como So Paulo que atrai e reproduz a fora de trabalho para as necessidades da economia. O avesso, a economia responder s necessidades da populao, no promessa realizvel em poca de crise. As duas ltimas dcadas, em especial a de 1990, mostram que a cidade deixa de ser a Meca do emprego e acelera o passo para se igualar s populosas e pobres capitais asiticas. Estamos vivendo uma fase do crescimento sem emprego, no dizer de Eric Hobsbawm. Poderamos ser ainda mais cruis, chamando de poca do crescimento com desemprego, o que est sendo possvel, na indstria, por meio da introduo da microeletrnica. H um desencontro entre a dinmica da economia e a dinmica da populao. Os malthusianos diziam que haveria descompasso entre o crescimento da populao e a produo de alimentos. O que se vive hoje a falta de emprego para todos. Os projetos existentes propem mais desemprego para resolver os problemas fiscais dos Estados e das empresas. Conseguido isto, apregoam, o crescimento voltar e, qui, com ele haver mais empregos. No tendo para quem apelar, a populao vai engendrando seus mecanismos de sobrevivncia. Se a me precisa trabalhar, os filhos maiores so convocados para as tarefas do lar, em especial o cuidado das crianas. Se desaparece o

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

17

WALTER B ARELLI

emprego do chefe de famlia, a mulher procura na rea de servios a maneira de a famlia ter o po de cada dia. As pesquisas de emprego no conseguem capturar esses novos arranjos familiares. O termo excluso cada vez mais utilizado para definir essa nova realidade. Indo fundo no seu significado, mostra que esta sociedade no para todos. E o trabalho, que era a forma de socializar pessoas, produo e renda, j no mais o elo de integrao. Faltando o trabalho, a pessoa entra em uma espiral de perdas (Paugam). Perde de incio a renda que a torna consumidora. Perde o convvio com os companheiros de trabalho. Se o desemprego se prolonga, comea a ter dificuldades com os mais prximos e com a prpria famlia. A sua auto-estima afetada. Passa a crer que o desemprego questo pessoal, ele que no tem mais vez na sociedade. o horror econmico (Forrester), que para muitos mau conselheiro. O rompimento dessa espiral vem com a reinveno do trabalho. H iniciativas, nesta direo, como o empreendedorismo, o trabalho voluntrio e at o modelo paulista de Frentes de Trabalho. Face dificuldade de se obter um trabalho assalariado, vrias iniciativas vm surgindo a opo do trabalho por conta prpria ou a criao de uma pequena empresa. O crescimento do nmero de autnomos mostra a situao atual. Digna de nota a iniciativa da formao de associaes ou cooperativas populares, que unem desempregados que usam seus conhecimentos para conseguir uma pequena renda. o empreendedorismo, indo contra a corrente. O trabalho voluntrio ou o chamado terceiro setor outra oportunidade. Principalmente os jovens encontram no voluntariado ou nos estgios em ONGs sua maneira alegre de participar. Muitos adquirem conhecimentos que passam a lhes ser teis, como a reciclagem de materiais e muitos organizam esse e outros trabalhos na comunidade. As Frentes de Trabalho, no modelo paulista, do a oportunidade para pessoas desempregadas de longa durao voltarem a atividades simples, de limpeza, pintura, pequenos consertos. So servios prestados em escolas, hospitais, delegacias, parques e outras entidades pblicas, que, ao valorizarem o trabalho, rompem a j citada espiral de perdas. Transforma-se em espiral de ganhos: ele ganha amigos, ganha o respeito da famlia e dos que convivem com ele no servio, ganha principalmente a certeza de que no uma sua hipottica incapacidade pessoal que o levou ao desemprego. H, tambm, iniciativas para atender o mercado de trabalho existente. Ele vem aumentando os requisitos no recrutamento de pessoal, exigindo dos candidatos sempre mais escolaridade ou conhecimentos especficos. Uma parte das famlias e dos jovens j notou isso e no abandona os estudos com facilidade. Secundando as famlias, o poder pblico vem tambm investindo em educao, embora ainda falte muito a ser feito, em especial no que tange qualidade. Mas o caminho para aumentar as oportunidades de trabalho no se restringe s iniciativas das pessoas e das famlias ou s s j existentes do poder pblico.

18

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

AVESSO

DO

AVESSO

A cidade tambm tem a responsabilidade de propor aes nessa direo. So Paulo no esgotou suas possibilidades de desenvolvimento. Da prpria crise atual pode sair o planejamento estratgico para o futuro. Deixando de ser centro industrial, a capital est consagrada como centro de servios. Ganhou essa condio da mesma maneira que ganhou a indstria no passado, por reunir as melhores condies tanto de infra-estrutura, como de recursos humanos, de mercado. Para que haja empregos e bons empregos, esse o caminho. Continuar investindo na infra-estrutura da regio, formar os melhores quadros para as atividades de cincia, tecnologia e administrao de projetos globais e ter iniciativas que faam o mercado local sempre crescer. Apesar dos ltimos anos de desemprego e precarizao do trabalho, possvel sonhar com uma regio metropolitana novamente impulsionadora do crescimento e do emprego. Ao mesmo tempo, so necessrias polticas pblicas que, ao menos, amenizem os sofrimentos do desemprego que nos infelicita.

Walter Barelli professor do Instituto de Economia da Unicamp. Foi ministro do Trabalho e secretrio de Emprego e Relaes de Trabalho do Estado de So Paulo.

ESTUDOS AVANADOS 17 (47), 2003

19

Вам также может понравиться