Вы находитесь на странице: 1из 11

Notas sobre o Mandado de Segurana

Alberto Marques

V
Legitimidade ativa. falida,

Tem-na quem tenha prerrogativa ou direito prprio e individual a defender. Inclui: pessoas fsicas e jurdicas rgos pblicos despersonalizados, como as chefias do executivo, presidncias de mesas legislativas. universalidades, condomnio, como o esplio, massa

agentes polticos que detenham prerrogativas funcionais especficas do cargo ou mandato.

(a) ao civil de rito sumrio especial, que (b) busca ordem corretiva ou impeditiva de ilegalidade, (c) a ser cumprida especificamente pela autoridade coatora. Objeto do MS: invalidao de atos de autoridade ou supresso de efeitos de omisses administrativas, capazes de lesar direito individual, prprio, lquido e certo.

Natureza processual.

toda manifestao ou omisso do poder pblico ou seus delegados, no desempenho de suas funes ou a pretexto de exerc-las. manifestao ou omisso: contm deciso, no mera execuo. Poder Pblico ou seus delegados: agente (mero executor) diferente de autoridade (aquele que decide, que tem poder de deciso).

Ato de autoridade. Conceito.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 1 de 11

Inclui: administradores autarquias. e representantes de paraestatais apenas no e

Ato de autoridade. Casustica.

concessionrias de servio concerne concesso.

pblico,

que

bancos e escolas: quando desempenham atividade delegada, e no s autorizada, pelo Poder Pblico. atos jurisdicionais. atos do processo legislativo que violem a CF ou o regimento interno da casa. No inclui: lei regularmente aprovada (lei em tese) atos interna corporis do legislativo: deliberaes do plenrio ou das comisses, ou da mesa, que entendem direta e exclusivamente com as atribuies e prerrogativas da corporao. ato de pessoa cuja autoridade seja apenas autorizada

Direito individual direito prprio. o que pertence a quem o invoca e no apenas sua categoria, corporao ou associao de classe.

Direito individual.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 2 de 11

direito comprovado de plano. No h instruo probatria no MS. O direito, quando existente, sempre lquido e certo. Os fatos que podem ser imprecisos e incertos. Direito lquido e certo o (a) manifesto na sua existncia, (b) delimitado na sua extenso, e (c) apto a ser exercido no momento da impetrao do MS. As questes de direito, por mais intrincadas e difceis, podem ser resolvidas em sede de MS.

Direito lquido e certo.

No cabe MS contra: (a) ato meramente normativo (lei em tese) (b) coisa julgada (c) ato interna corporis (d) ato de que caiba recurso administrativo (e) ato judicial de que caiba recurso ou correio (f) ato disciplinar Quanto aos itens (a), (b), (d), (e) e (f), n.b. os itens seguintes.

Casos em que no cabe MS.

Cabe MS contra leis e decretos de efeitos concretos, individuais e especficos, aqueles que trazem em si mesmos o resultado concreto pretendido pela norma (p.ex. planos de urbanizao, criao de municpio, concesso de iseno).

Lei em tese.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 3 de 11

Quanto ao ato de que caiba recurso administrativo, a lei no obriga o particular a exaurir a via administrativa. O que no se admite a concomitncia do recurso administrativo com o MS (porque o MS exige exeqibilidade, operatividade, do ato impugnado). De qualquer sorte, cabe MS se o recurso administrativo (a) no tem efeito suspensivo ou (b) depende de cauo, em sentido amplo, significando garantia.

Recurso administrativo.

Cabe MS contra deciso judicial desde que: (a) no possa ser sustada por recurso capaz de impedir a leso, e (b) no permita a interveno correicional eficaz do rgo disciplinar. Quanto ao recurso ou correio contra ato judicial, s impedem o MS se so aptos a impedir a ilegalidade. Se o recurso ou correio no tem efeito suspensivo cabe MS. Se o recurso ou correio so insuficientes para coibir a ilegalidade e impedir a leso ao direito (apesar de terem efeito suspensivo), cabe o MS concomitante. O MS no substitui o recurso prprio: carece de segurana se operou-se a coisa julgada. Exceto se a suposta coisa julgada for (a) juridicamente inexistente ou (b) inoperante em relao ao impetrante. Cabe MS contra concesso de medida cautelar.

MS contra deciso judicial.

Quanto ao ato disciplinar: a excluso do MS inconstitucional. Cabe MS contra ato disciplinar ilegal e abusivo no mrito ainda que formalmente correto e expedido por autoridade competente.

Ato disciplinar.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 4 de 11

Incluindo escolas, bancos e paraestatais: cabe MS se o ato foi praticado exercendo autoridade decorrente da delegao de atividade. No cabe, se o ato de interesse interno e particular do ente (no relacionado com a atividade delegada).

Ato de particular.

O prazo de cento e vinte dias (decadencial). Conta-se da cincia oficial do ato ao impetrante. O prazo s flui a partir da data em que o ato se torna operante e exeqvel, capaz de produzir leso ao direito do impetrante. O prazo no corre da vigncia da lei ou decreto, mas do ato administrativo que, com base neles, concretiza ofensa ao direito do impetrante. Salvo se a lei ou decreto for de efeito concreto, caso em que o prazo se conta da vigncia. No se opera a decadncia se o MS protocolado a tempo, perante juiz incompetente. No h caducidade intercorrente, mas pode haver prescrio (se a ao fica paralisada mais de cinco anos).

Prazo para interposio.

So partes o impetrante (autor, titular do direito), o impetrado (a autoridade coatora), e o Ministrio Pblico (parte pblica autnoma, atuando como custos legis, sob pena de nulidade).

Partes.

a autoridade coatora, no a pessoa jurdica ou rgo a que pertence. A pessoa jurdica (que o impetrado representa ou a quem serve) pode ingressar no MS como (a) litisconsorte, dentro do prazo de informaes, ou (b) assistente, a qualquer tempo.

Impetrado.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 5 de 11

a pessoa que ordena ou omite (quando podia ordenar) a prtica do ato impugnado. No o superior que recomenda o ato ou baixa normas (gerais, sem efeitos individuais concretos) para sua execuo, nem o simples executor material do ato (subordinado, sem poder de deciso sobre executar/no executar). No cabe MS contra autoridade que no disponha de competncia para corrigir a ilegalidade. O MS dirigido contra quem tem poderes e meios para praticar o ato que o juiz, na sentena, ordenar que se pratique. Mas, sendo a ordem (buscada pelo impetrante, e emitida na sentena) proibitiva, cabe MS contra o executor. Juiz deve notificar, para as informaes, a autoridade correta, ainda que o impetrante dirija o writ contra pessoa errada. Quando o coator rgo colegiado, o MS dirigido contra seu presidente. Quanto o ato impugnado complexo, o MS dirigido contra a ltima autoridade interveniente. Mas todas tem que ser notificadas. Quando se trata de ato composto, o MS dirigido contra a autoridade que pratica o ato principal. Quanto o ato impugnado um procedimento, o MS dirigido contra seu presidente.

Identificao da autoridade coatora.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 6 de 11

Efeitos patrimoniais da deciso final sero suportados pela fazenda pblica atingida pelo ato do coator, esteja ou no representada nos autos. A execuo in natura do mandado (da ordem contida na sentena) dirigida contra a autoridade coatora. A execuo dos efeitos patrimoniais da condenao dirigida contra a entidade que o coator representa, ou a quem serve. A execuo provisria independe de cauo ou carta de sentena. O recurso contra a sentena concessiva no tem efeito suspensivo.

Execuo da deciso concessiva da segurana.

Se caso de litisconsrcio necessrio, o processo nulo sem a sua citao. Pode recorrer no mesmo prazo dado s partes, e ajuizar MS em defesa de seus direitos. Quando h beneficirios do ato ou contrato impugnado, esses so litisconsortes passivos necessrios, pena de nulidade. Podero integrar a lide a qualquer tempo. Litisconsorte passivo facultativo: ou (a) ingressa no decndio, com aquiescncia das partes e do juiz, ou (b) ingressa depois, igualmente com aquiescncia, mas como assistente. Mas no pode ingressar depois de decorrido o prazo decadencial de 120 dias.

Terceiro prejudicado.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 7 de 11

Sobre a competncia do STF e STJ, cf. CF. Se a autoridade federal, a competncia da Justia Federal. A Justia do Trabalho e a Militar so competentes, se o ato for de um dos seus Juzes ou Tribunais. Quanto o ato impugnado de autoridade estadual ou municipal, a competncia do Juiz da respectiva Comarca. Para fixar a competncia no interessa a natureza do ato, mas sim a sede da autoridade coatora, ou sua categoria funcional. Interveno da Unio, do Estado ou das suas autarquias desloca a competncia, desde que haja interesse jurdico direto do interveniente, no mero interesse indireto, ftico ou circunstancial.

Competncia.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 8 de 11

Cabe liminar, se presentes dois requisitos: (a) fundamentos relevantes da impetrao e (b) do ato impugnado resultar a ineficcia judicial, se concedida apenas ao final. Juiz que concede a liminar restabelec-la, a qualquer tempo. pode da ordem ou

Liminar.

revog-la,

Liminar proibida: (a) liberao de mercadorias, bens ou coisas de origem estrangeira (STF, Sm. 269 e 101); (b) reclassificao ou equiparao de funcionrios pblicos, ou concesso de aumentos ou vantagens, (c) pagamento de vencimentos ou vantagens pecunirias a servidores pblicos e de autarquias. A liminar vale por 90 dias, prorrogveis por mais 30 se o juiz justificar a prorrogao. O decurso do prazo no acarreta extino automtica da liminar. O juiz tem de declarar cessados seus efeitos, ao fim do prazo. A deciso que denega a liminar irrecorrvel. A que concede pode ser cassada a qualquer tempo pelo presidente do Tribunal. Da cassao cabe agravo regimental.

Segundo o STF, no cabe condenao em honorrios (STF, sm. 512). Contra, a opinio de Hely Meirelles.

Honorrios.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 9 de 11

Tramita nas frias. A parte no pode alterar o fundamento da impetrao, depois de ajuizada. Refere-se norma legal que fundamenta o direito dado como lquido e certo. Da mesma forma o juiz no pode alterar esse fundamento (no cabe, no MS, a parmia jura novit curia: o juiz est vinculado ao fundamento legal invocado pela parte autora). No cabem argies incidentes. Impetrante pode desistir a qualquer tempo, independente de anuncia do impetrado. Atendido (espontneo) da pretenso do impetrante, pelo coator, antes da sentena: MS tem que ser julgado pelo mrito.

Questes processuais.

CF Constituio Federal cf. conferir Ed. Editora ed. edio MS mandado de segurana n.b. nota bene, notar bem p.ex. por exemplo STF Supremo Tribunal Federal STJ Superior Tribunal de Justia Sm. Smula

Abreviaturas.

CRETELLA JR., Jos. Comentrios Lei do Mandado de Segurana. 7 ed.. Rio de Janeiro, Ed. Forense, 1995.

Bibliografia.

Mandado de Segurana, Ao Popular e Ao Civil Pblica. 11 ed.. So Paulo, Ed. RT,


MEIRELLES, 1987. Hely Lopes. ROCHA, Jos de Moura. Mandado de Segurana. 1 ed.. Rio de Janeiro, Ed. AIDE, 1987.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 10 de 11

Para uso exclusivo dos cursistas da Escola da Magistratura de Umuarama. Reproduo ou distribuio, integral ou parcial, proibidas.

Advertncia.

Notas sobre o Mandado de Segurana Pg. 11 de 11

Вам также может понравиться