Вы находитесь на странице: 1из 10

GOVERNO DO ESTADO DO RONDONIA SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAO E.E.E.F.M.

MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA RABELO

A INDISCIPLINA X A AUTO-ESTIMA E O DISCENTE NA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

SERVIO DE ORIENTAO EDUCACIONAL


LUCIMAR VELOSO

ROLIM DE MOURA 2013

1.INTRODUO

O autoconceito se desenvolve desde muito cedo na relao da criana consigo mesma e com os outros. Este um dos atendimentos que SOE ( Servio de Orientao pretende realizar com alunos que apresentam baixo rendimento escolar, repetncias, defasagem de contedos, problemas emocionais, comportamentos inadequados (agressividade ou apatia), inadaptao escola, e/ou turma... situaes de dificuldades refletindo em baixo rendimento escolar. 2. JUSTIFICATIVA A importncia das relaes interpessoais, da integrao dos grupos, descoberta do seu prprio fazer, autovalorizao, da autoestima, e o quanto tudo isso influncia na capacidade do ser humano de aprender, principalmente no perodo escolar, estas atividades se destinam aos alunos que esto sendo encaminhadas pelas professoras aps o Conselho de classe com queixas de agressividade ou apatia, repetncias, defasagem, dificuldades de aprendizagem. Sabemos que h famlias desestruturadas, em que os conflitos emocionais, sentimentos provenientes depressivos, so gerados atravs de vrios fatores como: separao dos pais e novo casamento, negligncia, ou abuso sexual, criana enlutada por morte, natural ou violenta, de algum querido, situaes que tem o carter de perda. Tudo isso faz com que tenhamos esses transtornos no espao escolar. Por esse motivo buscaremos de forma ldica amenizar estes conflitos.

3. OBJETIVO GERAL
Oportunizar ao aluno atividades que possibilitem o conhecimento de si mesmo e dos demais participantes do grupo, a fim de elevar sua autoestima, para que desenvolva um convvio melhor.

4. OBJETIVOS ESPECFICOS
Proporcionar condies para que os alunos sejam capazes de possuir autonomia Incluso social, melhorando suas relaes com o mundo, a famlia, a escola, a comunidade e consigo mesmo.

5. PUBLICO ALVO
Alunos das sries iniciais do Ensino Fundamental que se encontra em situao de dificuldades e auto-estima baixo.

Turmas de alunos no mximo, 10 alunos divididos em dois grupos.

6. METODOLOGIA
As atividades sero desenvolvidas com base em dinmicas na Sala de aula sob a responsabilidade do SOE (Servio de Orientao). Devero participar de atividades de Relaxamento; Ler e interpretar texto oral (textos reflexivos, msicas, poesias, contos, histrias...), alunos de 3 Ano, 3 e 4 Srie/ 4 e 5 Ano; Assistir vdeos reflexivos e discutir o mesmo; Participar de dinmicas de grupos; Valorizar a afetividade e as regras de convivncias; Dinmica- Sensibilizao Exploso de Idias Atividades pedaggica. Encerramento com uma mensagem e uma lembrancinha.

7. DURAO
Ms da execuo: A partir do ms de setembro. Um encontro semanal no contra turno durante um ms. Cada aula ter a durao de 1 hora.

8. RECURSOS
Humano: Alunos do ensino fundamental; Materiais: Cartolina sulfite, tesoura, cola recortes, musica, lpis filmes, Notebook, bexiga. Cruzadinha.

9. AVALIAO
A avaliao ser contnua em conjunto com as professoras dos anos iniciais.

10. REFERNCIAS
Disponvel em: impactodapedagogiamoderna.blogspot.com. REVISTA DO PROFESSOR: Porto Alegre, 19 (74): 39-44, abr./jun. 2003. Acesso 02/04/2012; as 14:02 h.

ANEXO

Dinmica do amigo utilizando as letras do alfabeto para descreve os colegas.

tras do alfabeto para descreve-lo.

Dinmica: Escravo de J

Вам также может понравиться