Вы находитесь на странице: 1из 12

Revista eletrnica de crtica e teoria de literaturas

Dossi: a literatura em tempos de represso


PPG-LET-UFRGS Porto Alegre Vol. 01 N. 01 jul/dez 2005

Pelo tear da fico: cenas de autoritarismo em Moambique e Timor Leste


Claudiany Pereira*
Resumo: Imagens de autoritarismo no faltam na fico contempornea em lngua portuguesa. Aps vivenciarem os efeitos histrico-sociais ocasionados por 42 anos de Regime de Exceo Democrtica, os escritores portugueses, africanos lusfonos e timorenses no cessam em exorcizar esse fantasma atravs da escrita. Em cada um destes locais de cultura o autoritarismo se configurou de forma distinta. E as imagens mostradas na fico contempornea so uma faceta (ou vrias facetas) desse jogo a duas mos que a fabricao do medo. Neste trabalho destacaremos cenas de autoritarismo veiculadas na fico moambicana e timorense, atravs da obra dos escritores Mia Couto e Lus Cardoso. Abstract: Images of authoritarianism do not lack in the contemporary fiction in portuguese language. After live the historical-social effects caused by 42 years of regimen of democratic exception, the portuguese, lusophonics african and timorenses writers do not cease in exorcising that ghost through the writing. In each one of these culture places the authoritarianism was configured in a different ways. And the images shown in the contemporary fiction are a facet (or several facets) of that "game to two hands that is the production of the fear". In this work we will detach scenes of authoritarianism transmitted in the mozambican and east timorese fiction, through the writers work Mia Couto and Lus Cardoso.

Palavras-chave: Literatura de Timor Leste; Literatura Ps-Colonial; Regimes ditatoriais; frica Lusfona

Keywords: East Timor Literature; Post-Colonial Literature; Dictatorial government; Lusophonic Africa

O torturador necessita da vtima Para criar verdade nesse jogo a duas mos Que a fabricao do medo. Mia Couto

I Imagens de autoritarismo no faltam na fico contempornea em lngua portuguesa. Aps vivenciarem os efeitos histrico-sociais ocasionados por 42 anos de Regime de Exceo Democrtica, os escritores portugueses, africanos lusfonos e timorenses no cessam em exorcizar esse fantasma atravs da escrita. Em cada um destes locais de cultura o

Claudiany Pereira doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS e Bolsista Pesquisadora do CNPq. Seus estudos so direcionados s literaturas lusfonas, com nfase nas literaturas africanas e timorense. Sua mais recente publicao A travessia literria de Timor Leste: Literatura Fundacional e reconstruo da Histria s margens da Lusofonia. In: BARBOSA, Mrcia Helena Saldanha (Org.). Questes de intertextualidade. Passo Fundo: UPF, 2005.

Pelo tear da fico: cenas de autoritarismo

Nau Literria
autoritarismo se configurou de forma distinta. E as imagens mostradas na fico contempornea so uma faceta (ou vrias facetas) desse jogo a duas mos que a fabricao do medo. Esse tema passou a despertar meu interesse, a partir das histrias relatadas por excombatentes da guerra colonial e pelos Capites de Abril, por experienciar os efeitos que at hoje direcionam a vida dos portugueses e por entrar em contato com documentos resgatados pelo Centro de Documentao 25 de Abril da Universidade de Coimbra sobre a participao dos soldados portugueses na Guerra Colonial. Estar em Portugal vivenciar a personificao da histria que culminou com a Revoluo dos Cravos, arquitetada e decretada pelos Capites de Abril, em 25 de Abril de 1974. Em Portugal os sentidos da Revoluo se concretizam a partir da derrocada de quase meio sculo de Ditadura entendida tambm como regime de governo em que todas as liberdades, incluindo as individuais, passaram por um processo rigoroso de censura fato este que constitui o pilar da crise de identidade discutida at hoje pela fico portuguesa. Rompem-se os laos com essa prtica de exceo democrtica, mas o pas no se encontra, nesse momento histrico, alicerado em um projeto slido de reconstruo poltica, uma vez que, por muito tempo, o passado de glrias, aliado aos recursos econmicos oriundos das colnias, impulsionou seu fazer histrico. Se, no pas-sede da CPLP1, a cessao do poder Salazarista corporifica a liberdade de ao, nas colnias, essa passagem histrica essa linha limtrofe entre duas independncias o sinal verde para o incio de uma outra batalha, delimitadora dos destinos das novas futuras naes africanas de lngua portuguesa. Em Moambique o 25 de Abril corresponde ao 25 de Junho, quando a FRELIMO (Frente de Libertao para Moambique) chega ao poder. Em Timor Leste corresponde ao 28 de Novembro de 1975 e, aps a ocupao Indonsia no mesmo ano, ao 20 de Maio de 2002, data da sua efetiva independncia. Estas datas, no entanto, num primeiro momento, foram to passageiras quanto a utopia dos sentidos da Revoluo. Quando os portugueses se retiraram do territrio timorense, os indonsios instauraram novo regime ditatorial que, em temos de perdas humanas, foi considerado mais arrasador que o primeiro, tanto que Portugal se torna parceiro de Timor Leste no movimento pela desocupao Indonsia. Em Moambique, quando se d a conquista da independncia com relao metrpole, insurge-se outra

Sigla da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa. Este grupo foi institucionalizado em 1996, e tem como membros todos os pases onde a lngua portuguesa oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal, So Tom e Prncipe e Timor Leste.

Claudiany Pereira

Vol. 01 N. 01

jul/dez 2005

guerrilha interna de partidos polticos (e etnias) distintas pelo poder; em outras palavras, tem incio a Guerra Civil. Se, por um lado, o Governo Salazarista conclama os soldados portugueses a combaterem na frica pela manuteno do regime, por outro, dissemina o racismo contra os pretos brbaros das colnias. sabido que um regime autoritarista como o impingido por Antnio Oliveira Salazar subsiste atravs da criao e da manuteno de um imaginrio especfico que o sustenta. Com relao guerra colonial, nas provncias ultramarinas, estas narrativas formavam a imagem de que os africanos guerrilheiros eram agentes subversivos, bandidos armados prontos a exterminar os soldados portugueses, a raa branca e a proclamada ptria considerada pelo regime una e indivisvel do Minho ao Timor. Duas mensagens de soldados portugueses desertores e/ou capturados pela FRELIMO comprovam essa prerrogativa de que a guerra se mantm atravs da tessitura de narrativas sustentadas e sustentveis do regime. A mensagem de Fernando dos Santos Rosa, capturado debaixo de fogo pelos soldados da FRELIMO, em 11/11/1968, salienta:
Aqui na FRELIMO tudo igual: no h diferena dos soldados para com os superiores. No como os piratas portugueses. Pois os soldados da FRELIMO no comem ningum [grifo meu]; eles no esto a lutar contra o povo portugus, mas sim contra o Regime de Salazar, porque ele fascista2.

O grifo foi pontuado especificamente sobre a afirmativa eles no comem ningum, porque parece a narrativa que se repete em governos fascistas, cujo objetivo despertar o medo e a ojeriza da populao para tudo o que contrrio a esse sistema. Esse depoimento surge no apenas como desmitificador de uma realidade criada, como tambm ratifica o preconceito difundido pelos governos ditatoriais. Os movimentos de esquerda,

invariavelmente, eram considerados alm de subversivos, instituies compostas por militantes que desenvolviam costumes brbaros, componentes associados na medida exata para a instaurao do medo na sociedade civil. Outro depoimento do soldado Amrico Neves de Souza, evadido do Quartel de Mueda, em 13/10/1968, observa:
Porque no fazes como eu que fui pela razo e vi que estes homens que andam a lutar, que no para matarem a raa branca [grifo meu], mas sim querem que o governo portugus lhes d o que lhes pertence, querem a liberdade, querem a sua independncia porque desde que estas provncias tm estado debaixo do domnio portugus populao de raa negra tem sido tratada como escrava e por isso que eles querem a liberdade3.

Este excerto foi retirado de um documento da FRELIMO, que tem por ttulo Independncia ou morte, venceremos!, coletado no Centro de Documentao 25 de Abril, da Universidade de Coimbra. A data que consta no documento 11/11/1968.
3

Excerto retirado do documento citado na Nota 2.

Pelo tear da fico: cenas de autoritarismo

Nau Literria
Esta fonte documental de onde foram extrados os excertos acima se intitula Independncia ou Morte, venceremos! e compe-se de duas partes: a primeira um chamamento feito pela FRELIMO aos soldados portugueses, esclarecendo as causas da guerrilha e conclamando-os para a luta; a segunda apresenta declaraes que os soldados desertores e capturados prestaram e que foram redirecionados, via transmisso radiofnica, aos colegas em exerccio na tropa colonial. Glucia Gonalves lembra, em Ps-Colonialismo, Imprio e Globalizao: dois pratos da balana (2002), que se o colonialismo cotidiano na nossa sociedade e nos nossos discursos: vejamos nele um assombrar feliz, necessrio, esclarecedor, que faz com que o retorno do colonialismo passe a ser um trabalho de memria no do que foi esquecido, mas daquilo que no se quer esquecer4. Nesse sentido, passados mais de trinta anos das guerras coloniais na frica, avultam no mercado editorial portugus as obras que do conta da memria desta guerra. Surgem nesse momento, ouso arriscar, por dois motivos especficos: primeiro porque j h o distanciamento necessrio para voltar aos olhos a esse passado com a iseno e a compreenso necessrias, segundo porque pelo desfiar da memria, os ex-combatentes podem exorcizar esse fantasma de terem-se, por obra de um regime, tornado assassinos. Joo de Melo, no captulo de abertura de Autpsia de um mar de runas, descreve a impresso de um jovem soldado atemorizado no campo de batalha, o que ele v e abate no um corpo em sua concreta forma definida, mas a breve sombra de um vulto, sem corpo e sem cabea ou com ela estranhamente suspensa e degolada, que como todas as sombras se movem nas noites furtivas da guerra5. Essa cena retrata a mentalidade de um soldado que instrudo a matar para no morrer. E a convico da autodefesa imposta, de que preciso exterminar o inimigo pblico, produzida, transmitida e difundida atravs das elaboraes discursivas arquitetadas pelos regimes fascistas. O autoritarismo se manifesta de variadas formas, no mbito histrico-cultural, atravs da imposio de uma lngua sobre as demais, ou mesmo pela difuso de idias contraditrias ou inverossmeis; no mbito humano-social, pela violao fsica do ser humano, desde o cerceamento das liberdades at tortura e morte. A fico contempornea lusfona, sobretudo a literatura dos pases africanos de lngua portuguesa e de Timor Leste, aponta e

Gonalves, Glucia Renate. Ps-Colonialismo, Imprio e Globalizao: dois pratos da balana. Revista Aletria. Revista de Estudos de Literatura. N 9. 2000. UFMG. comentrio atribudo a Ilse Vieira, p. 138. MELO, Joo de. Autpsia de um mar de runas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

Claudiany Pereira

Vol. 01 N. 01

jul/dez 2005

denuncia essa prtica. O inimigo comum, no entanto, no Portugal ou os portugueses, e sim o regime fascista, nesse caso, personificado por Salazar. Diz o escritor moambicano Mia Couto que a literatura se calhar ajuda na reconstituio da memria coletiva, na recuperao do passado e na discusso sobre a realidade social. E mesmo essa linha de interpretao do texto literrio que se torna pertinente anlise que damos prosseguimento nesse trabalho. Dois locais de cultura especficos integram meu horizonte de expectativa que so Moambique e Timor Leste.

II

Vinte e Zinco o antepenltimo romance publicado de Mia Couto, lanado em Abril de 1999, data que marca a comemorao dos 25 anos do aniversrio da Revoluo dos Cravos em Portugal. A Editorial Caminho organizou uma coletnea de textos de 11 escritores lusfonos motivada por essa rememorao dos sentidos da revoluo para Portugal e suas colnias. Dentre os autores esto Mia Couto, Almeida Faria, Urbano Tavares Rodrigues, Maria Isabel Barreno e Germano de Almeida. O texto tem uma epgrafe, moda de Mia, que pode ser entendida como uma referncia independncia das colnias africanas lusfonas, que no se enquadram nos mesmos moldes da abertura poltica experimentada pela metrpole. Os significados da revoluo mostram-se distintos para os dois locais um de onde se fala, e outro sobre o qual se fala: Vinte e cinco para vocs que vivem nos bairros de cimento. Para ns, negros pobres que vivemos na madeira e zinco, o nosso dia ainda est por vir. Pela viso de um humanista sobre a totalidade das faces integrantes da dispora portuguesa, nessa ao de conquista que orientou o imaginrio portugus at a dcada de 70, podemos perceber como o jogo a duas mos que a fabricao do medo envolve algozes e vtimas, poder e submisso, Portugal e frica. Em vrias cenas de outras narrativas, Mia Couto enfatiza o estranhamento que os portugueses sentem com relao cultura africana. Nessa obra especfica, destaca o sofrimento do degredo, de estar longe da ptria a custa da defesa de um regime que no se ocupa das vidas daqueles que o sustentam. Esse fato contribuiu para acirrar o descontentamento que impulsionou a queda da Ditadura em Portugal. At mesmo os capites, deslocados para as colnias para defender a Ptria portuguesa, deramse conta do abandono a que estavam sujeitos tanto nas frentes de batalha, quanto na administrao do sistema pblico de governo. Os diferentes pontos de vista, que permeiam a narrativa, permitem que conheamos as perspectivas e as motivaes de personagens que integram uma ou outra faco histrica, pois

Pelo tear da fico: cenas de autoritarismo

Nau Literria
na viso de um, o outro sempre o seu contrrio. Isso faz com que tenhamos noo da complexidade da questo colonial. A cronologia a que a obra remete pertence histria, principia em 19/4 e vai at 30/4 do ano de 1974. Esse recorte temporal s tem sentido porque antecede e procede a um fato poltico que a Revoluo dos Cravos. Mia Couto escreve um dirio, que algo ntimo e pessoal, para falar de um problema que coletivo, embora tambm pessoal, pois comea no mbito particular e estende-se coletividade, idia de nao e de cultura. O autor tece um dirio para Moambique, e como a nao tambm a soma das suas particularidades, esse dirio circunda a micro-histrias dos indivduos que a compe, pois a escrita que ali se encontra a da coletividade. Assim, o 25 de Abril expande-se dos limites portugueses, enquadrando-se na noo de Benedict Anderson6 de comunidade imaginada, que aquela que coexiste para alm das fronteiras delimitadas de um dado pas. A narrativa se aproxima dos conceitos de dirio estabelecidos por Phillipe Lejeune7 e Georges Gusdorf8, medida que busca uma verdade, adentra o territrio da identidade, apresenta seqncia temporal, a expresso do eu (aqui o sujeito a coletividade) e elege um fato a ser contado. O autor/narrador conhece o desfecho destes episdios que so histricos e deles possui o testemunho e o distanciamento necessrios elaborao deste gnero. Afasta-se, entretanto, dessa mesma compreenso por no ser a expresso de um eusujeito histrico, no tratar de uma realidade imediata vivenciada pelo autor, no falar sobre o instante presente do protagonista. Essa memria que ser desfiada atravs do dirio, diz Mia Couto, est guardada com muito cuidado, com o cuidado de quem sabe que no vale a pena ajustar as contas. As cenas de autoritarismo que figuram na obra estendem-se do viver africano ao brao do poder colonial, na figura de Loureno de Castro, funcionrio da PIDE a Polcia Poltica Portuguesa , em exerccio em Moambique. Interessante observar, na composio desta personagem, que ao desempenhar seu papel de oficial da bandeira portuguesa, representa-a por convico e tambm por dio que tem ao solo africano, aos pretos que causaram a morte de seu pai. Estes elementos so to fortemente trabalhados por Mia Couto que, mesmo sabendo que Loureno de Castro a personificao do fascismo portugus, no deixamos de experimentar a viso da Guerra Colonial, pelo vis daqueles que saram de sua terra para defender interesses econmicos em nome de uma causa nacional (colonial imperialista). Em
6

ANDERSON, Benedict. Nao e conscincia nacional. So Paulo: tica, 1989. LEJEUNE, Phillipe. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1975 GUSDORF, Georges. Les critures du moi. Paris: Odile Jacob, 1991.

Claudiany Pereira

Vol. 01 N. 01

jul/dez 2005

solo estrangeiro, adaptaram-se a uma nova realidade, em que o desenraizamento a que foram submetidos os leva a integrar o espao imaginrio de entre-lugar9, pois estar no local de acolhimento no significa necessariamente estar identificado com ele. Loureno, cuja relao com a PIDE foi herdada do pai Joaquim de Castro, resumia seu ofcio a prender e torturar negros subversivos, traidores do regime. Sua ascenso na poltica se fez rpida, fora de muito servio mostrado. E de muito mais servio que no podia mostrar (p. 27). As fices trazem tona, pelo (des)compromisso com a histria, narrativas de torturas que hoje conhecemos atravs de testemunhos e relatos de presos polticos, torturados pelos regimes. O primeiro episdio narrado trata do suicdio coletivo dos negros: Joaquim de Castro obrigava os presos a saltarem do avio em mar aberto. Num destes saltos os presos se unem e levam consigo o algoz, que acaba experimentando a prpria artimanha. Essa cena se passa na infncia da personagem, e ele, no apenas a presencia, como o pavor da experincia o torna impotente para prestar socorro ao pai. Essa lembrana atormenta o policial na vida adulta. Na sala de tortura da cadeia de Moebase, chamada Kula, Loureno exorcizava seus fantasmas castigando os presos. Esta sala, na poca de seu pai, era constantemente pintada de branco para disfarar as marcas de sangue deixadas. Os mtodos utilizados, resgatados pela mediao ficcional, eram para alm de espancamentos e torturas, que incluam mutilaes do corpo, abusos sexuais. Nos antecedentes do 25 de Abril a priso, que cenrio constante neste dirio, estava lotada de presos subversivos, isto , daqueles contrrios ao regime imperialista de Salazar. Desta priso fugiam homens para engrossar a guerrilha no mato. Nas colnias, quando deflagrada a queda do regime, esse fato histrico adquire um significado distinto. Mia Couto e Lus Cardoso o primeiro romancista de Timor Leste destacam uma faceta desse episdio: o regime na metrpole quedou, mas seus representantes nas ento provncias ultramarinas ficaram entregues prpria sorte. Ou seja, todos aqueles que defenderam uma causa, que dizia respeito nao, ao sentimento imperialista portugus, tiveram que se defender por conta prpria quando esse regime ruiu. Os dois autores trazem para a fico esse momento, como sendo aquele em que foi comunicado nao, indistintamente, por telefone e via rdio, que caiu o regime em Lisboa. H uma cena em que a personagem Loureno de Castro surpreende-se com isso e pergunta que regime esse que ruiu, pois para ele existia a una e indivisvel ptria portuguesa, e o grande pai, que era Salazar.

Noo estabelecida por BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

Pelo tear da fico: cenas de autoritarismo

Nau Literria
Se Vinte e zinco trata da fabricao do medo, visto como uma moeda de dupla face, porque h a coroa portuguesa, conferindo poderes aos seus colonos administradores, mdicos e policiais (Polcia Poltica), e h a formao da guerrilha, a poltica considerada subversiva Pr-Independncia. De um lado est o Regime Salazarista, de outro a mo da FRELIMO a resistir ao colonialismo. Irene, a personagem portuguesa aculturada, fazia a ponte entre estes dois mundos, cambiando documentos oficiais para a oposio. Uma grande metfora talhada por Mia Couto a representao de Moambique atravs da figura de Andar Tchuvisco. O autor compe uma personagem que cegada por presenciar cenas de abusos cometidos pelo poder Salazarista. Na obra, surge a suspeita de que esta personagem seja o elo de ligao entre os presos que fugiam para reforar a guerrilha nos matos, pois, para ultrapassar as fronteiras da priso, precisavam da ajuda de uma pessoa idnea. O que refora a imagem de que o cego Andar pode ser lido como metfora de Moambique o argumento apresentado por outra personagem, uma adivinha que vaticina a retomada da viso quando chegar o outro 25, o que efetiva a libertao moambicana. Com relao personagem cega, sua primeira apario se d ao passar das primeiras cenas, e descrita como aquela que derruba a bandeira portuguesa s escondidas. A metfora da cegueira no nenhuma novidade na fico contempornea. O cego aquele a quem vedado o sentido da viso e tambm aquele que conduzido por mo alheia. Esta segunda alternativa nos parece a mais prxima da representao de Moambique, nao guiada pela mo do governo fascista at conquistar a autodeterminao. Seguindo a linha dos flashes de autoritarismo apresentados na fico, a personagem Joaquim de Castro, em um dado momento, precisa matar um preso que presenciou atos abusivos, mas no o pode fazer porque o mesmo era conhecido nas misses catlicas: os padres j no andavam de muita satisfeio com os maus tratos cometidos pela polcia colonial (p.113). Em contrapartida, os mesmos padres expulsavam alunos da misso porque achavam que ali dentro se formavam os quadros nacionalistas. Historicamente sabido que os quadros nacionalistas no apenas se formavam nas misses, como delas recebiam apoio incondicional. Muitos dos dirigentes da FRELIMO e MPLA (Movimento Popular para a Libertao de Angola) receberam bolsas de auxlio das misses metodistas. Alis, a instituio metodista mais do que a catlica foi responsvel pela formao poltica das frentes independentistas nas ex-colnias africanas lusfonas. Na esteira da questo nacionalista africana, Mia Couto compe a personagem Marcelino, namorado de Irene a portuguesa que se rende causa pr-independncia. Marcelino torturado e morto na priso de Moebase. O motivo aparente desse

Claudiany Pereira

Vol. 01 N. 01

jul/dez 2005

encarceramento a ao praticada por seu grupo vinculado imprensa subversiva. Irene escreve um dirio, dentro do dirio maior que o de Moambique, e registra atravs da poesia, que o gnero literrio representante da tradio literria moambicana, sua angstia diante da morte de Marcelino. O poema este:
Que a bala do corpo se retire Num disparo ao avesso se desvire e o sangue aberto se arrependa e retorne ao leito de onde escorreu Que, enfim, a espingarda seja morta e se escreva na campa deste tempo: Aqui jaz a bala sentenciada por mandato da vida contra o Homem. (p. 74)

Alm de referir insanidade da guerra, a personagem refere perda de um amor africano. Ela, uma portuguesa, apaixonou-se por um homem da terra: dois opostos que, nesse momento histrico, unem-se e se separam pelo mesmo motivo. Segundo Dona Margarida, o namorado quase-preto da irm, veio das tropas coloniais contaminado dessa doena sonhar com futuros e liberdades (p.74). Essa doena ocorre num contexto em que os demais estados europeus estabeleciam com suas ex-colnias novas relaes (neocolonialismo), e Portugal esforava-se por manter os antigos vnculos imperiais, a custa da represso dos movimentos nacionalistas. As guerras na frica podem ser consideradas como uma via possvel de chamar ateno para a questo nacional, mesmo que os movimentos independentistas tenham sido duramente reprimidos pelo governo fascista. Ocorre que os saldos de uma guerra, as perdas humanas e econmicas so irreparveis. Em contrapartida, se possvel citar um fator positivo em meio aos conflitos blicos, pode-se dizer que, por um objetivo comum, estabeleceu-se um elo unificador de diferentes etnias. Angola, cujo exrcito nacional aceitou jovens militantes de diferentes etnias, para abraarem a causa nacionalista, pode ser citada como exemplo. Etnias estas que, finda a guerra colonial, colocaram-se em faces opostas na disputa pelo poder nacional (MPLA X UNITA - Unio Nacional para a Independncia Total de Angola). Segundo Joseph Ki-Zerbo, a violncia das guerras, s vezes, a nica soluo possvel. Em depoimento ao 1 Frum Social Mundial, sediado em Porto Alegre, em 1998, um lder guerrilheiro das FARCs colombianas confirmou esse discurso, ao ser perguntado sobre a necessidade dos conflitos colombianos: se no Brasil h possibilidade de dilogo, faase o dilogo respondeu , na Colmbia, ele no possvel, por isso a necessidade e a justificao das guerrilhas.

Pelo tear da fico: cenas de autoritarismo

Nau Literria
As formas de autoritarismo apresentadas na narrativa timorense principiam com a miscigenao lingstica e se direcionam aos excessos cometidos pelo poder colonial. Pelo desfiar da memria do narrador, o autor Lus Cardoso confirma que conta a histria recente da nova nao, e que esta tambm a sua histria. Para isso, volta os olhos ao passado histrico e pessoal, que denomina como sendo os tempos de encantamento, quando acompanhava, itinerante por Timor, o ofcio do pai enfermeiro. Esse tempo tambm o da colonizao portuguesa, quando nas escolas aprendia-se a sonhar com a Ptria Portuguesa que, apesar de distante, era minuciosamente estudada, desde os grandes vultos literrios at o itinerrio dos caminhos de ferro. Sobre esse assunto, Dalila Cabrita Mateus (1999) destaca que, nas colnias, os estudantes assimilados conheciam a fundo as rotas dos caminhos-de-ferro, mesmo sem saberem ao certo o que era um comboio. Ou seja, nas escolas durante o perodo fascista, sobrepunha-se o estudo da cultura e da literatura portuguesas em detrimento das lnguas, cultura e literaturas locais. Entre a escolha da lngua falada por um grupo lingstico minoritrio e a lngua da antiga potncia colonizadora, o voto recaiu sobre esta ltima por ela ser a lngua da unidade que, no representando nenhuma etnia distinta, tem a vantagem de, nesse aspecto, ser imparcial. A crnica de Timor perpassa a histria colonial, entendida pelo narrador tambm como o tempo do encantamento de sonhar com a ptria de Cames e Pessoa. O livro, que principia e culmina com a perda de memria do pai deste narrador, narrativa do desfiar de uma memria: a da vida privada, quando pai e filho andavam itinerantes por Timor, paralelamente memria do processo histrico que culminou com a independncia da jovem nao do colonialismo portugus invaso Indonsia. Resgatam-se assim as travessias humana e histrica, particular e coletiva do povo maubere, do tempo em que um exseminarista de Dare, Alexandre Gusmo, era guarda-redes da acadmica e criava frangos na baliza, at o momento em que Alexandre Xanana Gusmo se torna o comandante da guerrilha e incendiava os coraes nas montanhas e as almas dos jovens nas praas (p. 146). Se analisarmos a prtica profissional experimentada por autores como Mia Couto jornalista politicamente engajado, e Lus Cardoso, militante pela resistncia do Povo Maubere, constatamos que suas escritas no so inocentes, e o fato de serem crticas da condio histrica colonial e do desmantelamento da utopia revolucionria no ps-colonial, j constitui uma tomada de posio em defesa dos direitos humanos, da sociedade civil e da liberdade de expresso. Ser escritor pode no ser uma misso, como descarta Mia Couto, mas existe uma simbologia significativa, na obra dos autores da dispora lusfona, que nos

10

Claudiany Pereira

Vol. 01 N. 01

jul/dez 2005

permite dizer que a literatura constitui uma arma branca em favor da liberdade humana. Eles se tornam vozes que no se calam, no permitindo que a histria caia no esquecimento.

Referncias ANDERSON, Benedict. Imaginar Timor Leste. Traduo de Osvaldo Manuel Silvestre. Reproduzido de Ciberkiosk e de Arena Magazine, 4 de abr.-maio 1993. BALAKRISHNAM, Gopal. (Org.) Um mapa da questo nacional. Introduo de Benedict Anderson. Traduo de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. BHABHA, Homi. O local da cultura. Traduo de Myriam vila, Eliana Loureno de Lima Reis, Glucia Renate Gonalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998. CAMPELO, lvaro, Os refgios da identidade. In: Gonalves, Annio Custdio. Actas do Colquio frica Subsariana: multiculturalismo, poder e etnicidade. Porto: Universidade do Porto, 2001. p. 129. CARDOSO, Lus. Crnica de uma travessia. A poca do Ai-Dik-Funam. Lisboa: Dom Quixote, 1997. COUTO, Mia. Vinte e zinco. Lisboa: Caminho, 1999. GUSDORF, Georges. Les critures du moi. Paris: Odile Jacob, 1991. HALL, Stuart. Da dispora: identidades e mediaes culturais. Traduo de Adelaine La Guardia Resende et al. Liv Sovik (Org.). Belo Horizonte: UFMG, 2003. KI-ZERBO, Joseph. Histria da frica Negra. Lisboa : Europa-Amrica, 2000. LEJEUNE, Phillipe. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1975. LIMA, Fernando. Timor: da guerra do Pacfico desanexao. Macau: Instituto Internacional de Macau, 2002. MARCOS, Artur. Timor Timorense com suas lnguas, literaturas, lusofonia. Lisboa: Colibri, 1995. MATEUS, Dalila Cabrita. A luta pela independncia: a formao das elites fundadoras da FRELIMO, MPLA E PAIGC. Mira-Sintra: Inqurito, 1999. MELO, Joo de. Autpsia de um mar de runas. Lisboa: Dom Quixote, 1997. MONTEIRO, Renato; FARINHA, Lus. Guerra Colonial: Fotobiografia. Lisboa: Crculo de Leitores/Publicaes Dom Quixote, [s.d].

Pelo tear da fico: cenas de autoritarismo

11

Nau Literria
SERRA, Carlos. Novos combates pela mentalidade sociolgica. Maputo: Livraria Universitria da Universidade Eduardo Mondlane, 1997. SILVA, Lurdes Marques. Descolonizao, nacionalismo e separatismo no Sudeste Asitico: os casos da Indonsia e Timor Leste. Frana: Lusotopie, 2000. p. 359-374.

12

Claudiany Pereira

Вам также может понравиться