Вы находитесь на странице: 1из 6

reas de contabilidade de custos

Definio
A rea de contabilidade de custos uma unidade organizacional que representa um sistema fechado utilizado com a finalidade de contabilizar custos. Uma rea de contabilidade de custos pode conter uma ou mais empresas, que podem operar em diferentes moedas, se necessrio. Todas as empresas de uma rea de contabilidade de custos devem utilizar o mesmo plano de contas operacional. Todas as operaes de alocao internas referem-se apenas a objetos pertencentes mesma rea de contabilidade de custos.

Utilizao
As operaes comerciais internas so representadas na rea de contabilidade de custos. Os custos primrios so transferidos a partir da contabilidade externa e classificados de acordo com as perspectivas de contabilidade administrativa. Se os custos primrios forem diretos, eles so atribudos diretamente a objetos de custo, se forem indiretos, so atribudos a centros de custo ou ordens internas e alocados posteriormente atravs de mtodos de alocao interna. Ambas as unidades organizacionais so atribudas durante a criao de dados mestre. Os objetos de controlling so atribudos a uma rea de contabilidade de custos e a uma empresa ao mesmo tempo. O nvel de detalhes fornecido pelo componente Controlling permite que o usurio rastreie informaes especficas para a superviso de custos, as decises comerciais e o controle de vendas. Por exemplo, o componente Controlling contm subdivises tais como centros de custo e ordens internas, alm de contas.

Atribuio de reas de contabilidade de custos e empresas


Utilizao
A atribuio da empresa rea de contabilidade de custos deve ser feita conforme os processos que a empresa tem em logstica e contabilidade. O ambiente organizacional tambm muito importante. difcil ou, na melhor das hipteses, demorado, modificar a relao 1:1 ou 1:n entre a rea de contabilidade de custos e empresa depois que a deciso e a atribuio j foram feitas.

As unidades organizacionais empresa e rea de contabilidade de custos podem ser combinadas de diversas formas. Usando estas combinaes possvel representar firmas com estruturas diferentes.
Uma rea de contabilidade de custos atribuda a uma empresa Neste exemplo, as vises da contabilidade financeira e da contabilidade de custos da organizao so idnticas.

Vrias empresas atribudas a uma rea de contabilidade de custos Um exemplo o da Contabilidade de custos interempresarial. A contabilidade de custos realizada em diversas empresas em uma nica rea de contabilidade de custos. Todos os dados relacionados contabilidade de custos so reunidos em uma rea de contabilidade de custos e podem ser usados para alocaes e avaliaes. Neste caso, as perspectivas contbeis externas e internas diferem umas das outras. Por exemplo, este mtodo pode ser usado se a firma contiver vrias subsidirias independentes usando uma conta gerencial global. A contabilidade de custos interempresarial d a vantagem de usar alocaes internas alm dos limites das empresas.

Ao atribuir mais de uma empresa a uma rea de contabilidade de custos, necessrio observar o seguinte: necessrio usar um plano de contas coerente necessrio tratar cada classe de custo (em todas as empresas) do mesmo modo (por exemplo, como classe de custo primrio ou como classe de custo de delimitao).

Em Contabilidade financeira, tambm possvel usar planos de contas especficos do pas. As variantes do exerccio operacional nas empresas devem corresponder s variantes do exerccio na rea de contabilidade de custos. Deve-se executar o encerramento do perodo no Controlling para todas as empresas ao mesmo tempo. O encerramento do perodo em separado para cada empresa seria muito demorado. Apenas quando o encerramento estiver concludo na Contabilidade financeira ser possvel executar o encerramento do perodo para uma rea de contabilidade de custos compartilhados. Para calcular as tarifas planejadas automaticamente, necessrio aguardar at que o planejamento esteja concludo. O sistema efetua lanamentos de reconciliao entre empresas apenas sem impostos, o que significa que no pode criar faturas automaticamente. Por motivos fiscais, os fluxos de custo (que forem interempresariais) em Controlling s podem ser passados para a Contabilidade financeira se as empresas formarem uma empresa integrada com imposto de venda. Para evitar lanamentos interempresariais no Controlling, necessrio criar uma definio detalhada do sistema de autorizaes. Excluir retrospectivamente uma empresa em outro sistema R/3 ou cliente exige mais tempo e dedicao que na contabilidade de custos por empresa. Se apenas uma rea de contabilidade de custos utilizada, possvel usar apenas uma rea de resultado. possvel exibir alocaes de centro de lucro apenas em uma rea de contabilidade de custos. possvel utilizar preos de transferncias apenas dentro de uma rea de contabilidade de custos.

Levar em considerao o seguinte ao decidir a rea de contabilidade de custos atribuio de empresa:


Atualmente, no possvel fazer atribuies de CO(Controlling) em reas de contabilidade de custos. Contudo, se depois for criada uma rea de contabilidade de custos com mais de uma empresa atribuda para que se possa usar todas as funes no Controlling, isso pode acarretar um aumento significativo de trabalho extra. Portanto, verificar se necessria uma relao 1:n e se o trabalho extra que ela criaria aceitvel.

A SAP recomenda uma relao 1:n entre rea de contabilidade de custos e empresa nas seguintes situaes: As operaes interempresariais que DEVEM ser processadas em uma rea de contabilidade de custos, por exemplo, produo em um centro associado, casos especiais de processamento interempresarial. Os lanamentos de CO (Controlling) interempresariais que podem ser exibidos no ledger de reconciliao, como rateios, a incorporao da atividade interna em Contabilidade do imobilizado, a alocao de atividades. Representao de clculo de custos do grupo de empresas Uso de Contabilidade de centros de lucro e preos internos Controlling de produo multinvel interempresarial

A SAP recomenda uma relao 1:n entre rea de contabilidade de custos e empresa nas seguintes situaes: A anlise consolidada de movimentos liqidados interempresariais na demonstrao de resultados (CO-PA). Nesta situao, atribui-se (classifica-se contabilmente) mais de uma rea de contabilidade de custos a uma rea de resultado A representao de processos interempresariais, de forma que centro produtor e de entrega o mesmo.

Atividades
...

1.

2. 3. 4. 5.

Para atribuir uma ou mais empresas a uma rea de contabilidade de custos, selecionar, no Guia de Implementao (IMG), Controlling Organizao Atualizar rea de contabilidade de custos. Para atribuir empresas a uma rea de contabilidade de custos existente, selecionar uma rea de contabilidade de custos. Selecionar Atribuir empresa(s). Selecionar Novas entradas. Entrar a empresa a ser atribuda na rea de contabilidade custos selecionada.

A(s) empresa(s) devem ser totalmente atualizadas antes de atribu-las a uma rea de contabilidade de custos.

Exemplo: como atribuir rea de contabilidade de custos e empresa


Uma organizao consiste em duas reas: produo e varejo. O empreendimento fabrica automveis e veculos utilitrios. Essa estrutura organizacional pode ser representada no Sistema SAP de diferentes formas, onde a empresa e rea de contabilidade de custos podem ser combinadas da seguinte forma:

Uma rea de contabilidade de custos atribuda a uma empresa


As reas de automveis e veculos utilitrios no so entidades contbeis independentes. Em Contabilidade financeira, so retratadas apenas como reas de negcios para criar balanos internos. Isso permite avaliaes para ambas as reas organizacionais em Contabilidade financeira. A contabilidade conjunta realizada para ambas as reas. A empresa (unidade contbil independente) atribuda a uma rea de contabilidade de custos. Podem ser feitas anlises em qualquer ocasio para as reas de automveis e de veculos utilitrios, pois a rea de negcios foi especificada em todos os objetos de classificao contbil em CO.

Vrias empresas atribudas a uma rea de contabilidade de custos


As reas de automveis e veculos utilitrios so unidades contbeis independentes. Portanto, so exibidas em Contabilidade financeira (FI) como empresas. O usurio deve ainda realizar a contabilidade conjunta para ambas as reas. Por esse motivo, o sistema representa ambas as reas em uma rea de contabilidade de custos. Se desejar analisar as reas de Automveis e de Veculos utilitrios na contabilidade de custos, ser necessrio inclu-las ao definir os centros de custo (por exemplo, criando grupos de centros de custo separados para as reas de Automveis e de Veculos utilitrios).

Вам также может понравиться