Вы находитесь на странице: 1из 5

Datas memorveis do proletariado: 143 anos do nascimento de Lenin

Lenin discursa para

o povo em 1917, durante a Revoluo

Vladimir Ilitch Ulianov Lenin, dirigente do Partido Bolchevique, condutor da primeira revoluo socialista, criador do Estado Socialista Sovitico, grande mestre da cincia marxista, nasceu em Simbirsk (cidade russa que, aps sua morte, em 1924, passou a se chamar Ulianovsk).

Ao ingressar na faculdade de direito, aos 17 anos, foi preso e expulso da universidade por participar de manifestaes estudantis contra o czarismo. Na ocasio, um policial lhe disse: "Ests a lutar contra um muro de pedra", o que foi respondido prontamente pelo jovem Lenin: "Um muro sim, mas apodrecido e cair com um pontap".

Como organizador do primeiro crculo marxista em Samara, no final dos anos de 1890, Lenin destacou-se pelo profundo conhecimento da cincia do proletariado, pela dedicao ao estudo e pela incansvel luta por aplicar o marxismo s condies concretas da Rssia, desenvolvendo-o a uma nova e segunda etapa com a realizao e triunfo da revoluo socialista. Sob sua direo, deu-se a unificao de todos os crculos operrios marxistas de Petersburgo na Unio de Luta pela Emancipao da Classe Operria, primeiro grmen do partido proletrio revolucionrio na Rssia.

Perseguido pela reao, no desterro, no outono de 1900 criou o primeiro jornal poltico dos marxistas para toda a Rssia, a Iskra (a Centelha). E foi atravs da Iskra que Lenin travou o mais implacvel combate contra todo tipo de oportunismo, tal como o economicismo e o espontanesmo que grassavam no seio do movimento operrio russo e europeu.

O trabalho hercleo de organizao da luta prtica do proletariado no foi obstculo para que Lenin produzisse sua vasta obra, muito ao contrrio, enfatizou que " sem teoria revolucionria no pode haver prtica revolucionria ". Em maro de 1902 foi publicado o Que fazer? , que aplastou o economicismo e lanou as bases ideolgicas e polticas para a construo do partido revolucionrio do proletariado russo como partido de novo tipo.

1/5

Datas memorveis do proletariado: 143 anos do nascimento de Lenin

Travou ferrenha luta contra os mencheviques e outras correntes oportunistas que ameaavam frear o desenvolvimento da revoluo, tal como em 1905. Em sua magistral obra Duas tticas da socialdemocracia na revoluo democrtica , Lenin demonstrou sua assimilao aguda do marxismo e o manejo da dialtica materialista, dando aos comunistas russos e de todo o mundo a justa compreenso sobre os problemas da relao entre a revoluo democrtica burguesa e a revoluo socialista, de como o proletariado era o mais interessado na revoluo democrtica para aprofund-la e transform-la em revoluo socialista.

Sob a direo de Lenin e Stalin foi criado, em 1912, o peridico de massas Pravda (Verdade), importante instrumento de agitao e propaganda dos comunistas.

Lenin, estudando e compreendendo que o capitalismo teria esgotado sua fase de livre concorrncia e entrara em outra, denominou-a como sua fase superior e revelou a sua particularidade de ser o capitalismo monopolista, parasitrio ou em decomposio e agonizante. Mostrou que esta fase era a continuao de todas as caractersticas essenciais do capital, que tornara-se uma tendncia para a reao e a guerra, que seu advento dividira o mundo em um punhado de naes opressoras por um lado, e do outro, a imensa maioria de naes oprimidas por aquelas potncias, numa disputa constante pela partilha e repartilha do mundo. Assim compreendeu como inevitvel o desencadeamento da I Guerra Mundial. Lenin desmascarou os oportunistas encobertos pelo nome de marxistas que, seguindo a burguesia de seus pases, abandonaram a bandeira da revoluo e apoiaram seus governos na grande carnificina sobre as massas populares. Ao contrrio disto, Lenin convocou os comunistas e o proletariado russo a transformar a guerra imperialista em guerra civil revolucionria. Nos speros tempos da guerra, Lenin aprofundou ainda mais seus estudos do marxismo e da realidade russa, produziu inmeras obras no campo da filosofia marxista.

Em fevereiro de 1917 explode a revoluo democrtica depondo o Tzar e criando o governo

2/5

Datas memorveis do proletariado: 143 anos do nascimento de Lenin

provisrio. Lenin rechaou tomar parte nesse governo revelando-o como a resistncia burguesa continuao da revoluo proletria. Formulou suas famosas Teses de abril , com que mostrava que surgira uma dualidade de poder e que o novo poder revolucionrio no era o governo provisrio e sim os Sovietes (conselhos) de delegados operrios, camponeses e soldados. E que atravs de se passar todo o poder para os Sovietes se realizaria a transformao da revoluo democrtico-burguesa em revoluo socialista.

Em duras condies de clandestinidade, a partir de julho daquele ano, Lenin segue dirigindo o partido. Nesse perodo, expe com clarividncia nica toda a concepo marxista sobre o Estado e a Revoluo com a obra de mesmo nome, desenvolvendo a teoria de Marx e Engels da ditadura do proletariado, da necessidade no de se tomar a mquina estatal da reao, seno que destru-la e sobre suas cinzas erigir uma nova organizao estatal como expresso do poder armado das massas sob hegemonia e direo do proletariado, atravs de seu partido.

{loadposition ap}

Nos tormentosos meses de setembro e outubro de 1917, Lenin mantinha ligaes com o Comit Central do partido e mostrou que chegara a hora de assaltar o poder, de passar tarefa da insurreio armada e que o partido teria de se incumbir dela, j que a maioria da direo dos Sovietes, dominada pelos mencheviques e esseristas 1 , havia passado para o lado da burguesia e assim a revoluo perigava sob a iminncia de se desencadear a contrarrevoluo. Na noite de 24 de outubro (6 de novembro no calendrio ocidental) de 1917, desatou a insurreio. Na madrugada do dia 25, Lenin pronunciou perante os delegados do Congresso dos Sovietes de toda a Rssia que o poder do proletariado em aliana com o campesinato pobre estava estabelecido.

Os anos que se seguiram foram de luta pela edificao do primeiro Estado socialista. As massas populares do campo e da cidade, dirigidas pelo agora Partido Comunista da Rssia (Bolchevique), demoliram golpe a golpe a velha ordem feudal/burguesa/imperialista e edificaram uma nova poltica, uma nova economia, um novo pas.

Em 1919, como resultado do trabalho encabeado por Lenin para reagrupar e reorganizar as foras do proletariado revolucionrio internacional, foi criada a Terceira Internacional, ou Internacional Comunista, em oposio traidora II Internacional, renegada do marxismo.

3/5

Datas memorveis do proletariado: 143 anos do nascimento de Lenin

Lenin dedicou sua vida ao proletariado russo e internacional. Seu trabalho infatigvel e sua abnegao sem limites, somadas aos constantes ataques da reao e atentados de que foi alvo por parte da reao, levaram a sua morte prematura, aos 53 anos de idade, no dia 1 de janeiro de 1924. Mesmo com a sade bastante debilitada, Lenin foi at seu ltimo suspiro o gigante de espirito indomvel, homem de cincia e ao, tit do combate revolucionrio e de inquebrantvel f nas massas e no futuro luminoso da humanidade. __________________________________ 1 Mencheviques : O menchevismo foi a principal corrente reformista pequeno burguesa na social-democracia da Rssia. Variedade do oportunismo internacional. O menchevismo se formou em 1903, no II Congresso do Partido Operrio Social-Democrata da Rssia (POSDR), unificando adversrios do princpio leninista de estruturao do partido de novo tipo, que ao serem eleitos os organismos centrais do partido, resultaram em minoria (o nome menchevique, em russo, significa minoria).

O menchevismo foi organicamente entrelaado com o "marxismo legal" e o "economismo", assim como com o "bernsteinianismo" (do nome de E. Bernstein). Considerando que a burguesia era a principal fora motriz da revoluo democrtica burguesa, e o campesinato, uma classe reacionria, o menchevismo refutava a hegemonia do proletariado naquela revoluo e incitavam a classe operria a submeter-se burguesia liberal [Fonte: Breve Diccionrio Poltico - Editorial Progresso].

Esseristas : Membros do Partido Socialista-Revolucionrio, partido pequeno-burgus que surgiu na Rssia nos fins de 1901 e princpios de 1902, em resultado da fuso de vrios grupos e crculos populistas. O partido dos bolcheviques desmascarava as tentativas dos socialistas-revolucionrios de se fazerem passar por socialistas, travava uma luta tenaz com os socialistas-olucionrios pela influncia sobre o campesinato, mostrava o prejuzo que a sua tctica do terror individual acarretava para o movimento operrio.

Nos anos da primeira guerra mundial a maioria dos socialistas-revolucionnos ocuparam as posies do social-chauvinismo. Depois da vitria da revoluo democrtica burguesa de Fevereiro de 1917, os socialistas-revolucionrios, em conjunto com os mencheviques e os democratas-constitucionalistas, foram o apoio principal do governo provisrio contra-revolucionrio da burguesia e dos latifundirios, e os seus dirigentes (Krenski, Avntiev, Tchernov) faziam parte dele.

O partido dos socialistas-revolucionrios negou-se a apoiar as exigncias do campesinato de liquidao da propriedade latifundiria da terra, pronunciando-se a favor da sua conservao. Os ministros socialistas-revolucionrios do governo provisrio mandavam

4/5

Datas memorveis do proletariado: 143 anos do nascimento de Lenin

destacamentos punitivos contra os camponeses que se apoderavam das terras dos latifundirios [Fonte: Lenin, Obras Escolhidas em trs tomos].

5/5

Вам также может понравиться