Вы находитесь на странице: 1из 17

Desafio de Histria Introduo ao estudo da Histria

1. (PUCSP) ... o tempo a minha matria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente. (Carlos Drummond de Andrade, Mos Dadas, 1940) a) Se o presente o tempo do poeta, resta ao historiador somente o tempo passado?

b) Justifique sua resposta, procurando discutir as relaes que a Histria ou o historiador pode estabelecer entre presente e passado. Resposta da questo 1: No. A Histria no estuda o passado. Ela estuda a vida do homem ao longo do tempo, comparando o presente com o passado, analisando permanncias e rupturas, continuidades e descontinuidades, e buscando enriquecer sua experincia cultural e compreender a dinmica construo das sociedades humanas. 2. (ENEM) O encontro "Vem ser cidado" reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Cu (PR). Eles foram trocar experincias sobre o chamado protagonismo juvenil. O termo pode at parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem no precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista. ([Adaptado de] "Para quem se revolta e quer agir", Folha de S.Paulo, 16/11/98) Depoimentos de jovens participantes do encontro:

Eu no sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade est nua e crua. (...) Tem de parar com o comodismo. No d para passar e ver uma criana na rua e achar que no problema seu. (E.M.O.S., 18 anos, Minas Gerais) A maior dica querer fazer. Se voc acomodado, fica esperando cair no colo, no vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro voc precisa se interessar. (C.S.Jr., 16 anos, Paran) Ser cidado no s conhecer os seus direitos. participar, ser dinmico na sua escola, no seu bairro. (H.A., 19 anos, Amazonas) (Depoimentos extrados de "Para quem se revolta e quer agir", Folha de S.Paulo, 16/11/98) Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, responda s questes propostas. a) Que surpresa teve o bode Orelana, personagem do cartunista Henfil, com a jovem Grana, que teria vivido na dcada de 1970, perodo da Ditadura Militar no Brasil.

b) Em seu ponto de vista, os jovens tm se interessado pela participao ativa na sociedade? Liste alguns argumentos e fatos para apoiar seu posicionamento. c) Como voc acha que a aprendizagem histrica pode colaborar para a prtica da cidadania? Resposta da questo 2: a) A surpresa se refere ao fato de que mesmo uma gerao reprimida e sem acesso s informaes mais crticas pode se rebelar e criar novas ideias e atitudes. b) e c) Reflexo dos alunos. 3. (UnB-DF) O que distingue o historiador dos outros cientistas sociais sua preocupao primordial com o tempo, com a durao, com a mudana e com as resistncias mudana, com as transformaes e as permanncias ou sobrevivncias . Se a documentao adequada existir e estiver disponvel, no h aspecto algum do presente que esteja fechado pesquisa cientfica do tipo histrico.
Ciro Flamarion S. Cardoso. Uma introduo Histria. 2. a ed. S. Paulo: Brasiliense, 1982, p. 107 (com adaptaes).

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, referentes ao estudo da Histria. (1) Se, como afirma o autor, o tempo a categoria que singulariza o campo de trabalho do historiador, no h como pretender a interdisciplinaridade entre Histria e as demais cincias sociais, j que so rgidas as fronteiras que as separam. (2) Infere-se do texto que seu autor elimina a possibilidade de haver uma Histria do tempo presente, quer pela indisponibilidade de fontes para a pesquisa, quer pela elevada subjetividade de que estaria impregnado o trabalho do historiador. (3) Do ponto de vista do autor a Histria o conjunto de fatos significativos do passado, sustentadores da marcha linear de

progresso que caracteriza a trajetria das sociedades ao longo dos sculos. (4) Ao falar em mudana e em transformaes na Histria, o autor poderia apoiar-se, por exemplo, em significativos momentos da evoluo do Ocidente: da mesma forma que, na Antiguidade, Roma foi uma ruptura em relao Grcia, a Idade Mdia europia correspondeu ao rompimento definitivo com o passado clssico. Resposta da questo 3: 1. (F) 2. (F) 3. (F) 4. (F).

4. (UFPE) Histria a cincia que: a) estuda os acidentes histricos e geogrficos do planeta Terra; b) se fundamenta unicamente em documentos escritos; c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestgios que a humanidade deixou; d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade; e) estuda a causalidade dos fenmenos fsicos e sociais com base no empirismo. resposta da questo 4:[C]

5. (UnB) No limiar do sculo XX, s vsperas da Primeira Guerra Mundial, o historiador francs Ernest Lavisse fornecia as instrues para o ensino da Histria aos jovens de seu tempo, das quais reproduz-se o trecho seguinte. Ao ensino histrico incumbe o dever glorioso de fazer amar e de fazer compreender a ptria, todos os nossos heris do passado, mesmo envoltos em lendas. Se o estudante no leva consigo a viva lembrana de nossas glrias nacionais, se no sabe que nossos ancestrais combateram por mil

campos de batalha por nobres causas, se no aprendeu o que custou o sangue e o esforo para constituir a unidade da ptria e retirar, em seguida do caos de nossas instituies envelhecidas, as leis sagradas que nos fizeram livres, se no se torna um cidado compenetrado de seus deveres e um soldado que ama sua bandeira, o professor perdeu seu tempo. Com o auxlio das idias defendidas pelo historiador Lavisse, julgue os itens que se seguem. (1) A Histria escrita pelos pesquisadores e deve ser ensinada pelos mestres com o compromisso de quem pesquisa e ensina as grandes questes de seu tempo. (2) A viso excessivamente patritica do autor expe concepes que, no alvorecer do sculo XX, entendiam que o historiador tinha como funo glorificar a nao, o Estado e as instituies. (3) O "ensino histrico", no contexto do Brasil contemporneo, deve ser, sobretudo, um instrumento de combate para fazer que as armas intelectuais estejam a favor da unidade da ptria e do amor de cada cidado pela sua bandeira. (4) A revoluo metodolgica no ensino da Histria tornou-a, no fim do sculo XX, completamente racional e neutra, sem qualquer possibilidade de interferncia da ideologia na teoria. resposta da questo 5:V V F F 6. (UnB) Pelo olhar do poeta, tambm possvel compreender determinados aspectos essenciais para a conceituao de Histria. Leia, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade: Aconteceu h mil anos? Continua acontecendo. Nos mais desbotados panos estou me lendo e relendo. Ou, ainda, do mesmo autor: O tempo a minha matria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.

Com o auxlio das observaes de Drummond, julgue os seguintes itens, referentes ao conceito de Histria e ao ofcio do historiador. (1) Tendo por objeto o estudo do passado, a Histria parte das contingncias da "vida presente" para inquirir aquilo que passou. (2) Especialmente em pocas de crise generalizada, sobressai o papel que se espera do historiador: lembrar o que os outros esqueceram. (3) O quarteto acima traz a idia de que o passado continuamente reescrito, a partir de cada presente e de seus novos interesses, eliminando, assim, a possibilidade de a Histria conter um carter cientfico. (4) A reconstruo do passado, exatamente como ele ocorreu, o que fazem os historiadores, independentemente de suas convices ideolgicas e pessoais. resposta da questo 6:V V F F 7. (UFC) Analise o texto a seguir. "E repare o leitor como a lngua portuguesa engenhosa. Um contador de histrias justamente o contrrio do historiador, no sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histrias. (...)"
Fonte: ASSIS, Machado de apud CHALHOUB, S. e PEREIRA, L.A. de M. (Org) A HISTRIA CONTADA. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p.67.

Ante as novas tendncias interpretativas da Histria, h uma diferena entre o contador de histrias e o historiador, de acordo com a qual correto afirmar que: a) a literatura torna-se inexpressiva ao historiador, que se fundamenta nos documentos manuscritos e impressos.

b) o contador de histria recorre fico e o historiador envolve-se com o real, de acordo com a sua interpretao e as prticas sociais consideradas. c) a interpretao do historiador, apesar de valorizar a diversidade de informaes, deve limitar-se do contador de histrias. d) a histria do cotidiano passou a ser depreciada pelos profissionais da Histria por menosprezar a anlise social. e) a autenticidade dos fatos histricos exclui a fora da subjetividade, presente na reconstruo do passado. resposta da questo 7:[B] 8. (UFPE) A Histria uma das reas do conhecimento mais polmicas. Pode-se atribuir este carter Histria, porque, em sentido genrico, todos somos historiadores e, por outro lado, porque o acontecimento histrico passvel das mais diferentes interpretaes. ( ) No perodo de crescimento, a criana e o adolescente, atravs da convivncia social, da escola e da cultura, formam de maneira quase natural uma viso do passado, do presente e do futuro. Constroem assim uma viso histrica, em ressonncia com o que seu grupo social ensinou-lhe. ( ) A Histria, apesar de ser alvo de muitas polmicas, estabelece verdades comprovadas, que tm como base os documentos. Por essa razo, correto admitir, como fazem todos os autores, que a histria da humanidade s se inicia com o uso da escrita. ( ) A Histria um saber cientfico e, portanto, no muda. Podemos comprovar que aquilo que aprendemos, muitas vezes, so verdades inquestionveis atravs dos sculos. Essa caracterstica da Histria garante-lhe um lugar entre as demais cincias. ( ) Todos aqueles que defendem a Histria como um conhecimento passvel de muitas interpretaes, contribuem para fortalecer a idia de que a Histria um conhecimento certo e verdadeiro, construdo a partir de documentos que no deixam margem a dvidas.

( ) O bombardeio atmico sobre as cidades japonesas em 1945, embora seja um fato inegvel para alguns historiadores, significou um genocdio injustificvel; para outros, foi um ato necessrio para evitar o prolongamento da II Guerra, o que revela o carter interpretativo da Histria. resposta da questo 8:V-F-F-F-V

9. (UEL) Walter Benjamin usa a alegoria, o "anjo da histria", para criticar uma noo de processo histrico muito em voga no final do sculo XIX e incio do sculo XX. Em sua obra, que pretendia ser uma grande arqueologia da poca moderna, Benjamin faz uma tripla crtica: ao triunfo da burguesia, ao culto da mercadoria e f no progresso. Ele critica uma viso que assimila o progresso da humanidade estritamente ao progresso tcnico e que propaga um determinismo no qual a libertao seria um acontecimento garantido pelo curso natural da histria. A partir dessa crtica, ele prope uma outra viso sobre o processo histrico. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, correto afirmar que para o autor: a) A histria deve permitir reativar, no presente, aspectos do passado, a fim de retomar uma histria inacabada. b) A diacronia cria um tipo de inteligibilidade em que os acontecimentos futuros podem ser previstos e assegurados. c) As sociedades se desenvolvem progressivamente e os eventos devem ser tomados como causas e conseqncias. d) A histria uma seqncia linear de eventos associada a um movimento numa direo discernvel. e) A histria uma sucesso de sistemas socioculturais que evoluem dos mais simples aos mais complexos. resposta da questo 9:[A] 10. (UFLA -2008) Toda cincia tem como referncia um objeto formal de estudo e a Histria no diferente. Nas frases

selecionadas abaixo, pode-se identificar objetos formais do estudo da Histria, EXCETO: a) "A percepo sempre um processo seletivo de apreenso." (Milton Santos: 1926-2001). b) " a cincia dos homens no transcurso do tempo." (Marc Bloch: 1878-1956). c) " o processo de mudana contnua da sociedade humana." (Lucien Febvre: 1878-1956). d) "O presente repetir o passado, [...] um museu, de grandes novidades [...] o tempo no pra." (Cazuza: 1958-1990).

resposta da questo 10:[A] 11. (UnB) "As tragdias, bem entendido, no so mitos. Pode-se afirmar, ao contrrio, que o gnero surgiu no fim do sculo VI, quando a linguagem do mito deixa de apreender a realidade poltica da cidade. O universo trgico situa-se entre dois mundos, (...)" Considerando a interpretao oferecida pelo trecho de J. P. Vemant, julgue os itens seguintes, relativos histria do mundo grego antigo. (1) A instaurao de uma nova ordem poltica com a consolidao da "plis", contribuiu para o revigoramento do mito como sustentculo de prticas de poder. (2) O novo gnero - histria -, contemporneo da vitria da "plis", afirmou-se com Tucdides, na crtica ao mito, propondo formas mais racionais de acesso ao passado. (3) A "Ilada" e a "Odissia", principais expresses da epopia grega, falam de um mundo marcadamente democrtico em que a personagem principal o povo.

(4) As tragdias tinham por tema estrias do presente, o que permitiu aos seus autores ignorar quaisquer lendas oriundas da tradio pica.

resposta da questo 11:F V F F 12. A histria que se escreve est intensamente ligada histria que se vive. Analise a frase e escreva sobre a objetividade nos estudos histricos. Resposta da questo 12: A histria escrita no pode ser isolada de sua poca. Ela reflete o historiador e o tempo em que ele vive. Por isso, a objetividade histrica sempre muito relativa: as intenes dos historiadores no podem ser consideradas verdades absolutas, variando de acordo com as mudanas ocorridas no presente histrico. 13. Explique em que consiste o trabalho do historiador? Resposta da questo 13: Serve para investigar e interpretar as aes humanas de modo a compreender o processo histrico. OBS.: a palavra histria polissmica, possui vrios significados como: - Histria de fico: so as histrias existentes em alguns livros, nas novelas, nos filmes. s vezes so inspiradas em conhecimentos de pocas, porm retirada da cabea das pessoas. - Histria de um processo vivido: fatos que ocorreram na vida de uma pessoa ou de um grupo social, suas lutas e sonhos, as alegrias e tristezas, sempre com base na memria. - Histria do conhecimento: quando procura se entender como os seres humanos viveram e se organizaram desde o passado mais

remoto at os dias de hoje. Parra assim poder desvendar a historicidade (a condio histrica) das vivncias humanas. Tudo isso se d atravs do conhecimento que acaba por transformar a histria na busca do saber voltado para a compreenso da vida dos seres humanos e das sociedades ao longo dos tempos. 14. (EJM) Histria passado e presente, um e outro inseparveis. (Fernand Braudel) Reflita sobre essa afirmao e comente-a. Resposta da questo 14: O conhecimento histrico no diz respeito somente ao passado. Para entender um perodo histrico, comparaes com o presente tambm so vlidas. Alm disso necessrio compreender o contexto histrico em que as sociedades do passado estavam inseridas. 15. (Uece) Por muito tempo, os historiadores acreditam que deveriam e poderiam reproduzir os fatos "tal como haviam ocorrido". Dentre as caractersticas do conhecimento histrico que assim produziam, podemos assinalar corretamente: a) ao privilegiarem a realidade dos fatos, os historiadores esperavam produzir um conhecimento cientfico, que analisasse os processos e seus significados. b) era uma histria linear, cronolgica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expresso da neutralidade do historiador. c) como se percebeu ser impossvel chegar verdadeira face do que "realmente aconteceu", todo o conhecimento histrico ficou marcado pelo relativismo total. d) os fatos privilegiados seriam aqueles poucos que eram amplamente documentados, como as festas populares e a cultura das pessoas comuns.

Resposta da questo 15:[B]

16. (Enem 2010) Quem construiu a Tebas de sete portas? Nos livros esto nomes de reis. Arrastaram eles os blocos de pedra? E a Babilnia vrias vezes destruda. Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta? A grande Roma est cheia de arcos do triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os csares? BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que l. Disponvel em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010. Partindo das reflexes de um trabalhador que l um livro de Histria, o autor censura a memria construda sobre determinados monumentos e acontecimentos histricos. A crtica refere-se ao fato de que a) os agentes histricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memria. b) a Histria deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes das civilizaes que se desenvolveram ao longo do tempo.

c) grandes monumentos histricos foram construdos por trabalhadores, mas sua memria est vinculada aos governantes das sociedades que os construram. d) os trabalhadores consideram que a Histria uma cincia de difcil compreenso, pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo. e) as civilizaes citadas no texto, embora muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de pesquisas histricas. Resposta da questo 16: [C] Interpretao de texto. O poeta Bertold Brecht apresenta uma concepo de histria que valoriza os trabalhadores, os homens comuns e faz uma crtica a cultura histrica tradicional que valoriza governantes como responsveis por grandes feitos, como se fossem heris. 17. (ETAPA SP) O historiador Caio Prado Jnior ao realizar um balano dos trs sculos de colonizao portuguesa no Brasil assinala: ... trata-se de uma situao que ainda no existe, que no tem contedo prprio, mas apenas um estado latente que se revela por alguns fatos precursores, sintomticos, mas isolados. Tais fatos vm de longe, desde o incio da colonizao, se quiserem. E em rigor, poderamos apanh-los em qualquer altura de nossa evoluo histrica. (...) O historiador, ao ocupar-se dela, enfrenta o risco de tratar o assunto anacronicamente, isto , conhecedor que da fase posterior, em que ocorre seu desenlace, em que ela se define, projetar esta fase no passado.
Caio Prado Jnior. Formao do Brasil contemporneo. So Paulo: Editora Brasiliense, 1963. pp. 357-358.

*anacronismo = consiste em usar termos e conceitos de um perodo histrico em um outro perodo que no corresponde ao analisado. Segundo o texto: a) anacronismo consiste em projetar o presente no passado. b) todos os historiadores praticam o anacronismo. c) o anacronismo um mtodo de investigao. d) os estados latentes geralmente so anacrnicos. e) a colonizao uma manifestao de anacronismo. Resposta da questo 17: [A]

18. (UEL) "[...] Diderot aprendera que no bastava o conhecimento da cincia para mudar o mundo, mas que era necessrio aprofundar o estudo da sociedade e, principalmente, da histria. Tinha conscincia, por outro lado, que estava trabalhando para o futuro e que as idias que lanava acabariam frutificando."
(FONTANA, J. "Introduo ao estudo da Histria Geral". Bauru, SP: EDUSC, 2000. p. 331.)

Com base no texto, correto afirmar: a) As contribuies das cincias naturais so suficientes para melhorar o convvio humano e social. b) Idias no passam de projetos que, enquanto no so concretizadas, em nada contribuem para o progresso humano. c) Diderot considerava importante o conhecimento das cincias humanas para o aprimoramento da sociedade. d) Para o autor, os historiadores recorrem ao passado, enquanto os filsofos questionam a prpria existncia da sociedade. e) A cincia e o progresso material so suficientes para conduzir felicidade humana.

resposta da questo 18:[C] 19. (Uel) "Sabe-se que para Hegel a Histria Universal no recobre o curso emprico da humanidade. A Histria propriamente dita nasce apenas com o Estado, quando a vida social ganha uma forma sob o efeito desta instncia que confere a seus elementos expresso pblica e conscincia. Somente ento assegurada a permanncia do sentido". (LEFORT, Claude. "As formas da Histria. Ensaios Antropologia Poltica". So Paulo: Brasiliense, 1990. p.37.) Com base no texto, considere as afirmativas a seguir. I. Hegel partia do mundo emprico para explicar a Histria. II. Segundo Hegel, a formao da conscincia se d com o surgimento do Estado. III. Hegel, ao analisar o surgimento da Histria, desconsidera a organizao do Estado. IV. A noo de Estado s ganha sentido se relacionada dimenso da vida social. Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV. resposta da questo 19:[B] 20. A Histria uma das reas do conhecimento mais polmicas. Pode-se atribuir este carter Histria, porque, em sentido genrico, de

todos somos historiadores e, por outro lado, porque o acontecimento histrico passvel das mais diferentes interpretaes. ( ) No perodo de crescimento, a criana e o adolescente, atravs da convivncia social, da escola e da cultura, formam de maneira quase natural uma viso do passado, do presente e do futuro. Constrem assim uma viso histrica, em ressonncia com o que seu grupo social ensinou-lhe. ( ) A Histria, apesar de ser alvo de muitas polmicas, estabelece verdades comprovadas, que tm como base os documentos. Por essa razo, correto admitir, como fazem todos os autores, que a histria da humanidade s se inicia com o uso da escrita. ( ) A Histria um saber cientfico e, portanto, no muda. Podemos comprovar que aquilo que aprendemos, muitas vezes, so verdades inquestionveis atravs dos sculos. Essa caracterstica da Histria garante-lhe um lugar entre as demais cincias. ( ) Todos aqueles que defendem a Histria como um conhecimento passvel de muitas interpretaes, contribuem para fortalecer a idia de que a Histria um conhecimento certo e verdadeiro, construdo a partir de documentos que no deixam margem a dvidas. ( ) O bombardeio atmico sobre as cidades japonesas em 1945, embora seja um fato inegvel para alguns historiadores, significou um genocdio injustificvel; para outros, foi um ato necessrio para evitar o prolongamento da II Guerra, o que revela o carter interpretativo da Histria. resposta da questo 20:V-F-F-F-V

Вам также может понравиться