Вы находитесь на странице: 1из 36

Disciplina: Operaes Unitrias III Prof: Pedro Leite de Santana

SECAGEM
Alunos:
Aldo Cardoso dos Santos Amanda Marcionila Cruz Lima Andreza Carla Ribeiro Arielle Paulino Gonalves Augusto Fbio dos Reis Sylvio Soares da Silva

So Cristvo, Dezembro de 2008

Secagem

Introduo
Processo de remoo de substncias volteis (umidade) de um material slido ou lquido, devido existncia de gradientes de potencial de umidade (presso de vapor) e de temperatura entre o meio do qual a umidade removida e o meio para o qual a umidade transferida. Quando o meio para o qual a umidade transferida um gs em movimento (escoamento), a secagem denominada convectiva.
Embora no seja a nica, a gua a principal substncia voltil que se deseja remover de slidos em processos industriais.

Secagem

Introduo
Para que os mecanismos pelos quais a gua (umidade) removida de um material sendo seco possam ser compreendidos e analisados, necessrio que se conhea as propriedades do agente de secagem (gs) e do material em secagem que influenciam diretamente o processo de remoo.

Os agentes de secagem mais comumente utilizados so o ar mido e misturas de ar mido com gases de combusto.

Secagem

Introduo
A investigao da secagem e o clculo das dimenses do equipamento de secagem devem levar em conta uma multido de problemas nas reas da mecnica dos fluidos,da qumica da superfcies e da estrutura dos slidos,alm dos problemas de velocidade de transferncia.Em muitos casos,o projeto perfeitamente cotado do secador impossvel,pois estes fenmenos fsico-qumicos so muito complicados e imperfeitamente compreendidos.

Secagem

Introduo
Como natural,a espessura controla o grau de secagem e,por isso,o teor final de umidade.Estes fatores assumem grande importncia,pois em geral o slido seco o produto valioso. A sua forma,cor,estabilidade e textura fixam o seu valor de venda e dependem do processo de secagem a qual foi submetido.

Secagem

Comportamento geral da secagem


Na secagem de

um slido mido,mediante um gs a uma temperatura e a uma umidade fixas, manifesta-se sempre um certo tipo de comportamento.Imediatamente depois do contato entre a amostra e o meio secante,a temperatura do slido ajusta-se at atingir um regime permanente.

A temperatura do

slido e a velocidade de secagem podem aumentar ou diminuir para chegarem s condies do regime permanente.

Secagem

Comportamento geral da secagem


As temperaturas no interior do slido tendem a ser iguais temperatura de bulbo-mido do gs,mas a concordncia entre elas imperfeita em virtude das defasagens entre o movimento de massa e de calor.

Uma vez que as temperaturas do slido tenham atingido a temperatura de bulbo mido do gs,elas permanecem bastante estveis e a taxa de secagem tambm permanece constante. Este perodo da secagem o perodo de secagem a taxa constante.

Secagem

Comportamento geral da secagem


O

perodo termina quando o slido atinge o teor de umidade crtico. Alm deste ponto, a temperatura da superfcie eleva-se e a taxa de secagem cai rapidamente. perodo de taxa decrescente pode ser bem mais dilatado que o perodo de taxa constante, embora a remoo da umidade seja muito menor.
O

taxa de secagem aproxima-se de zero, num certo teor de umidade de equilbrio, que o menor teor de umidade atingvel, no processo de secagem, com o slido nas condies a que est submetido.

Secagem

Comportamento geral da secagem


A secagem ocorre como se fosse a evaporao de uma massa de liquido, sem haver influncia direta do slido na taxa de secagem.

temperatura da superfcie atinge, conforme se pode esperar, a temperatura de bulbo mido.

Secagem

Comportamento geral da secagem


A parte da superfcie que est saturada seca pela transferncia convectiva de calor para a corrente gasosa e pela transferncia de massa para a corrente do gs secante. vapor, nos nveis mais internos da amostra slida, difunde-se para parte da superfcie que no est saturada e continua a difundir-se para a corrente gasosa. Este mecanismo muito lento em comparao com a transferncia convectiva que ocorre na superfcie saturada.
O

Secagem

Comportamento geral da secagem


Desde que as taxas de difuso so menores que o escoamento por gravidade ou por capilaridade, os slidos nos quais a difuso controla o movimento do lquido tendem a ter perodos taxa constante mais curtos, ou mesmo a secarem sem que haja um perodo de taxa constante perceptvel. parte da superfcie que est saturada seca pela transferncia convectiva de calor para a corrente gasosa e pela transferncia de massa para a corrente do gs secante.
A

Secagem

Comportamento geral da secagem


O teor de umidade de equilbrio atingido quando a presso de vapor sobre o slido igual presso parcial do vapor no gs secante afluente.

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES

1. Objetivo
2. Balano de massa 3. Balano de energia 4. Clculo do tempo de secagem

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


1.1. Equaes Bsicas para Secadores em Batelada

(eq. 1.1)
Onde ms a massa de slido seco (kg) e X o teor de umidade em base seca (kg umidade/kg slido seco). A massa de umidade evaporada mA durante o processo de secagem pode ser

(eq. 1.2)
X1 e X2 so os teores de umidade do material na entrada e na sada do secador, respectivamente.

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


O teor de umidade do material pode ser calculado como

(eq. 1.3)
ou

(eq. 1.4)
Portanto, a massa de umidade evaporada pode ser calculada da relao

(eq. 1.5)
em que mA1 e mA2 representam as quantidades totais de umidade no material mido e seco, respectivamente. Portanto

(eq. 1.6)

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


2. Balano de massa
O valor que permanece constante no processo de secagem a massa de ar seco (Wgs) na corrente de ar mido (Wg). A umidade introduzida no secador contnuo composta do seguinte: Umidade para dentro do secador: - umidade no material mido, Ws1X1; e - umidade no ar ambiente, WgY0.

Umidade para fora do secador: - umidade no material seco, Ws2X2; e -umidade no ar de exausto, Wg2Y2.
Em condies de regime permanente, a massa de umidade introduzida no secador igual massa de umidade que sai do secador:

(eq. 2.1)

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


Reordenando a equao 2.1, podemos obter o consumo de ar para 1 kg de umidade evaporada (consumo especfico de ar) no secador dado por:

(eq. 2.2)

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


3. Balano de energia
Energia, em geral, introduzida no secador por meio de - calor sensvel do ar ambiente, WgIg0; - aquecedor externo, Qext; e - calor sensvel do material mido, Ws1cps1Ts1. O calor introduzido com o material mido pode ser calculado da equao:

Onde Ws e Wa so as vazes em massa de material seco e de umidade, respectivamente, cps e cpa so os calores especficos do slido seco e da gua (no estado lquido), respectivamente.

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


Calor tambm introduzido no secador por meio de aquecedores internos ,Qint. Calor removido do secador por: - calor sensvel do ar, WgIg2; -calor sensvel do material seco, Ws2cps2Ts2; -- perdas de calor, Qperdas. Em condies de regime permanente, o balano global de energia no secador :

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


1. Clculo do tempo de secagem
Define-se a velocidade de secagem pela seguinte equao

Onde: R = velocidade ou taxa de secagem (kg lquido evaporado/s.m2) Ws = peso do slido seco (kg) X = teor de umidade no slido (kg lquido evaporado/kg slido seco) Reordenando a equao 01 e integrando entre o intervalo [0,] determinamos o tempo de secagem.

Onde: X`1 = teor de umidade no instante 0 X`2 = teor de umidade no instante

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


No perodo de secagem a velocidade constante (R = Rc). Integrando a 2 equao temos

Onde: X`c = teor de umidade ao trmino do perodo de velocidade constante (kg de gua/kg de slido seco) X`1 = teor de umidade no incio do processo de secagem.

c = durao da secagem (h)


O coeficiente Rc depender dos parmetros de transferncia de calor e de massa entre o meio secante e a superfcie do slido

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


A taxa total de calor expressa como

Onde: Uk = coeficiente global de transmisso de calor para a superfcie de secagem pela conveco e pela conduo atravs do leito at a superfcie de evaporao. hc = coeficiente de transmisso de calor por conveco, do gs para a superfcie slida. hr = coeficiente de transmisso de calor radiante entre a superfcie do material e as paredes da cmara de secagem. TW = temperatura das paredes do espao de secagem. Tv = temperatura do gs secante. Ti = temperatura da interface lquido-gs, respectivamente.

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


O coeficiente de conveco e expresso pela equao

Assumindo que existem poucos dados para fixao das constantes da equao 07

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


O Projeto de um secador rotativo de aquecimento direto (Figura 3), com escoamento paralelo, para minerais. Com a capacidade de processamento de 15 toneladas por hora. Com a temperatura do minrio na alimentao de 15C. O tamanho das partculas de 50% em peso acima de 600 m. A umidade inicial (na alimentao) do produto de 12% em peso e a umidade final do produto (na descarga) de 3% em peso. A massa especfica dos slidos de 2,250 kg/m3 e o calor especfico dos slidos de 0,8 kJ/kgK. Os slidos no so solveis em gua. A densidade de partculas (bulk) de 1.400 kg/m3. A temperatura do ar ambiente de 10C e a temperatura de entrada do gs de 700C. A velocidade de sada do gs de 1,5 m/s. Os dados para o sistema ar/gua so: calor especfico da gua de 4,19 kJ/kgK; calor especfico do vapor de gua de 1,886 kJ/kgK; calor latente de vaporizao a 0C de 2,504 kJ/kg; relao para massa especfica do vapor de gua, a 105 Pa, dada por 220/(273+T) kg/m3; calor especfico mdio do ar de 1,05 kJ/kgK; e relao para massa especfica do ar, a 105 Pa, dada por 355/(273+T) kg/m3.

Figura 3 Secador Rotativo (Nonhebel & Moss, 1971)

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


Resoluo Hipteses e pressuposies: 1 - No h disponibilidade de resultados de testes experimentais em escala piloto. Testes em escala piloto seriam interessantes, pois os mesmos elucidariam a questo de qual seria a velocidade de gs mxima permissvel. 2 - O carregamento de partculas no escoamento de gs desprezvel; e 3 - A temperatura de sada do produto pressuposta ser igual temperatura de sada do gs Dados:

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


Balano de massa para a gua e slidos (kg/h): Entrada gua 1.984 Sada 450 14550 15000

Slidos 14.550 Total 16.534

quantidade de gua evaporada dada por Evap = 1.984 450 = 1.534 kg/h

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


Balano de energia (kJ/h) CLCULO da temperatura de sada do gs. Tas = 0,05(700) + 64,5 = 99,5C O calor transferido para a gua evaporada dado por: Q1 = Evap( + 1,886 Tas 4,19 Tf) Q1 = 4.032.590 kJ/h O calor transferido para o slido seco por Q2 = Mslido(cp, slido)(Tgs Tent. slido) Q2 = 14.550(0,8)(99,5 - 15) Q2 = 983.580 kJ/h E o calor transferido para a gua residual por:

Q3 = 159.325 kJ/h

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


O calor total transferido pelo gs dado por
Qtotal = Q1 + Q2 + Q3 Qtotal = 4.032.590 kJ/h + 983.580 kJ/h + 159.325 kJ/h Qtotal =5.175.495 kJ/h O calor (Qrp) para o funcionamento adequado do secador em regime permanente dado por

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


A energia total empregada para a secagem dada por

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


Unidade de preparao de ar
A vazo de ar no secador pode ento ser calculada de

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


A massa especifica do ar calculada por:

A massa especifica do ar calculada por:

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


Com a vazo volumtrica de ar, pode-se calcular a potncia do ventilador, considerando a queda de presso no sistema de p = 2.500 N/m2

Recomenda-se que se utilize um ventilador com uma potncia em torno de 20% acima da calculada, por exemplo, neste caso, um ventilador com potncia de 15 kW.

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


Secador O dimetro do secador pode ser calculado com base nas condies de sada. As massas especficas do gs (ar) e da gua na sada so respectivamente:

A vazo de ar na sada, incluindo o ar de ingresso (20%),

A vazo volumtrica da gua no secador dada por

A vazo total de gs (ar + gua) saindo do secador :

Gtotal = Gvc + Fvw

Gtotal = 15.515 m3/h

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES


O dimetro do secador pode ser calculado, considerando que o mesmo pode ser considerado um duto circular

O fator 0,85 utilizado para compensar a rea da seo transversal ocupada pelas aletas suspensrias e outros componentes mecnicos internos.
O comprimento L do secador pode ser calculado a partir da razo prtica de L/D = 7 L = 7 * 2,1 L = 14,7 m

CLCULO DE PROJETO DE SECADORES

Uma vez calculados o dimetro e o comprimento do secador, pode-se calcular a potncia motora, necessria para girar o tambor:

Recomenda-se que se utilize um motor com potncia motora nominal de no mnimo duas vezes a calculada, por exemplo, para o caso em estudo, utilizar um motor de 40 kW

Floculao

Obrigado!

Вам также может понравиться