Вы находитесь на странице: 1из 11

Vila Lothammer

PIRATABA, municpio de TORRES RS.


Elio E. Mller 5

1914 - 1974
60 anos da entrada das primeiras famlias evanglicas que deram incio ao ncleo que resultou na formao da Vila Lothammer.

FOLHETO POPULAR VL 5
1

de Elio Eugenio Mller, 1974 Reviso em 1999. Reservados todos os direitos ao autor.

Para as revises recebi a ajuda da Sra. Ingred Luiza Lothammer Eberhardt que me ajudou a corrigir alguns nomes de pessoas e ampliar descrio de alguns eventos. Obrigado.

Novo endereo do autor: EUO EUGENIO MLLER Rua Guilherme Pugsley 2512, Ap 1003 80600-310 - Curitiba - PR Fone: (041) 99511741 eliomuller@uol.com.br

60 anos da chegada das primeiras famlias...


Em julho de 1974 foram lembrados os 60 anos da entrada do primeiro grupo de famlias evanglicas que deram incio ao ncleo comunitrio que resultou na Comunidade de Vila Lothammer. As cinco primeiras famlias foram: Emil Balduin Bauer, Heinrich Dahmer, Alvcio Huff, Jacob Lindt e Peter Lindt. Por volta de 1920 veio Ludwig Lothammer logo seguido de famlias: Otto Bindemann, Guilherme Brandes. Otto Wagner, Alfredo Wagner, Leopoldo Schach, Bertholdo Drescher, Guilherme Herr, Kurt Steinbrink, Willy Blume e Gustavo Blume.

Mais detalhes sobre a histria da chegada das primeiras famlias evanglicas regio de Pirataba, no municpio de Torres, podem ser consultadas no folheto de Histria n 2, que um material baseado nas entrevistas feitas aos mais idosos de Vila Lothammer.

Culto festivo do dia 28 de julho de 1974.


A deciso de festejar os 60 anos criou fora em particular pelo fato de no terem lembrado para realizar a comemorao condigna do cinquentenrio, em 1964. Assim, fiquei feliz que eles me concederam o reconhecimento de ter contribudo para que isso ocorresse, pois Lothar Lothammer falou: - O pastor Elio nos fez recordar de novo da nossa histria, com as perguntas que ele veio fazendo, desde que aqui chegou, pedindo para lhe contarmos algumas histrias a respeito do nosso incio, aqui. Verifiquei portanto de que era um sonho dos integrantes da Comunidade de Vila Lothammer, de realizar uma festa especial para a comemorao, em 1974, desses 60 anos, para lembrar das primeiras famlias que vieram para essa regio. Em virtude do desastre natural que foi a grande enchente de maro de 1974 e que assolou toda a regio do sul de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul, inclusive na sede de Trs Forquilhas verificamos que Vila Lothammer tambm sentiu o abalo. J em Santa Catarina a enchente foi bem mais destruidora, pois, ocorreram 199 mortes. Em virtude dos sofrimentos e grandes perdas materiais de muitas famlias da regio, as festividades foram bem mais discretas tambm em Vila Lothammer que fica na divisa com Praia Grande SC e outros municpios duramente atingidos. Para quem viu de perto os estragos to prximos da Vila Lothammer, ralatou que as guas revoltas do Rio Mampituba que passaram prximo de Pirataba carregou para o mar tudo o que encontrava pela frente. Em consequncia, na praia de Torres, at onde se podia avistar, ao norte como ao sul, estava coberta de detritos: aguaps, ramos, troncos e cadveres de reses, porcos e galinhas, trazidos pela enchente. Mesmo assim, no desistimos de realizar uma celebrao bastante singela. Apesar dessa simplicidade do evento pode ser dito que as comemoraes foram muito significativas e tocantes. Isso porque a pregao ficou centrada na gratido a Deus, e para o anncio da Boa Nova com a notcia de que o socorro divino, naquelas horas de desespero, esteve bem presente e que sempre o ser o DEUS CONOSCO - em todos os tempos e em todos os lugares, para aqueles que o buscam com f e humildade.

A festividade da Comunidade ficou aliada ao Dia do Colono, comemorado tradicionalmente no dia 25 de julho. Vieram autoridades de Torres, Praia Grande e redondezas. Novamente o padre da Comunidade Catlica de Pirataba veio no sbado noite e aceitou realizar uma breve reflexo bblica com preces em favor da unio das diferentes comunidades de f em torno do testemunho do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo no lugar onde Deus quer e conta com o servio de cada qual.

___________________________________________________ Desastres naturais As enchentes so naturais? As pequenas inundaes nas vrzeas dos rios so naturais principalmente no vero quando ocorrem as chuvas de fim de tarde so, chamadas de chuvas de vero. Igualmente as grandes enchentes que ocorrem uma vez a cada 20 ou 30 anos tambm so
fenmenos naturais provocados por chuvas excepcionais, ou seja, chuvas muito raras e muito intensas ou contnuas. Mas existe um seno, porque se a cada vez que ocorre uma chuva mais ou menos forte, tambm ocorrem enchentes altamente desastrosas, nas cidades, ento pelo fato de alguma coisa estar errada. Vale a pena pesquisar e fazer um debate a esse respeito.

Sonhando com a Festa do Centenrio.


Durante a programao festiva em 1974 surgiu e foi lanada a ideia de se comemorar com a nfase almejada, o centenrio deste evento, no ano de 2014. O Sr. Osvaldo Pedro Bauer levantou-se durante o almoo festivo e argumentou: - bem possvel que poucos de ns, dos mais velhos, vamos conseguir chegar at 2014. Mas eu dou foras para a ideia de comemorarmos o nosso centenrio. Acho importante lembrar o meu pai Emil Balduin Bauer e todos os outros que, com ele, aqui chegaram em 1914 e, os que vieram logo depois. Devemos a eles a nossa existncia neste lugar e a nossa gratido....

As palavras do Sr. Bauer imediatamente foram apoiadas por outros. Por exemplo o presidente da Comunidade, Sr. Waldemar Herr levantou-se e erguendo a mo para o alto, bradou com voz forte o seguinte desafio: - Est certo, que aqueles de ns, os que ainda estiverem vivos em 2014, que faam a frente para ser realizada a nossa festa do centenrio da chegada das primeiras famlias evanglicas, para c.

Uma nova semana de evangelizao com o missionrio Alcides Jucksch;


Em 1974, agora j pelo quarto ano consecutivo, foi realizada uma semana de evangelizao na Vila Lothammer, conduzida pelo missionrio Alcides Jucksch, novamente buscado em So Leopoldo RS.

- PARA UMA COMUNIDADE CRIST: SER EVANGELIZADA UMA NECESSIDADE E, EVANGELIZAR A SUA MISSO!, dizia o missionrio Alcides Jucksch.
8

As suas pregaes eram repletas de exemplos simples do cotidiano da vida, tanto da comunidade bem como do lar e da vida conjugal. Por este motivo todos apreciavam muito tais explanaes que colavam fundo na mente e na alma dos ouvintes, pois, semanas e meses depois, pessoas faziam uso de tais exemplos vivos quando desejavam defender ou explicar um ponto de vista sobre a vida espiritual. Em conversas pessoais do pastor Jucksch comigo, ele enfatizava que o fato de ser evangelizado para poder evangelizar o modo de tornar Deus prximo e ntimo dos seus filhos e logo tambm de aproximar homens e mulheres do seu Deus e Pai, para o servirem, com fidelidade, no local onde foram colocados. Evangelizar significa ajudar os que querem crer a conhecer, amar e deixar-se amar por Jesus Cristo, de um modo tal que a vida e a existncia de cada um seja permeada pela graa, pela alegria, pela paz e, em ltima anlise, pelo amor de Deus. Por isso, ser uma comunidade evangelizada e evangelizadora essencial. assim que ela pode e consegue assumir concretamente, na localidade onde ela existe, a funo que a ela foi conferida pelo Senhor da Igreja. Apenas para relembrar o que todos ouviram j atravs das aulas de ensino confirmatrio e agora nas semanas de evangelizao: - Cada batizado recebeu a misso de irradiar a f que professa, as razes de sua esperana, baseada no amor, ou seja, no servio bem concreto direcionado a todas as pessoas ao seu redor, sem distines e sem discriminaes. assim, atravs de seus membros, que uma comunidade inspirada pelo Evangelho em suas escolhas, na fixao de suas prioridades e no estabelecimento dos seus projetos eclesiais. Acredito que o missionrio Alcides Juscksch foi muito feliz em sua atividade e, com certeza, contribuiu fortemente para tornar a Comunidade de Vila Lothammer centrada no senhorio de Cristo, onde a unio e a comunho ficaram bem mais palpveis e visveis, apesar de diferenas de pensamento que so normais e at de eventuais divergncias e desentendimentos. Felizmente a comunidade sempre conseguiu lidar com essas diferenas e trabalhar os desentendimentos, para manter o rebanho unido em torno do Bom Pastor, que Cristo nosso Senhor.
_________________________________________________________________

Pastor Alcides Jucksch, missionrio da IECLB.


Conheci o pastor Jucksch, j no tempo da minha adolescncia em minha terra natal, talvez em 1958. Ele veio fazer evangelizaes em alguns pontos de nossa Parquia. Certo entardecer ele apareceu em nossa casa para a janta, pois, depois ele teria um estudo bblico em nossa casa, com famlias da Zona Norte da cidade de 9

Panambi - RS. Ele pediu para que a me fizesse ovo cozido, servido na casca, acompanhado de po caseiro,dizendo que apreciava muito tal alimento. Chamou-me a ateno que ele ficou depois com a marca amarelada de gema de ovo, colada pouco acima da boca. Falei me que devamos avis-lo desse detalhe para que ele pudesse limpar a marca. Porm a me proibiu que eu falasse algo. Assim ele foi daquele jeito para dirigir o estudo bblico que foi em lngua alem. No consegui prestar ateno no que ele falava, pois, eu no conseguia tirar os olhos da mancha amarela, de gema de ovo que ressecou. Parecia que eu tinha que ir at l e oferecerlhe um leno. Quando assumi a Parquia de Tres Forquilhas repleto de temores e com dificuldades para dar conta de meus afazeres pastorais, eu o convidei para uma semana de evangelizao em Itati. Ele ficou hospedado toda aquela semana em nossa casa e, todas as noites, depois do programa evangelstico ele sentava comigo e com Doris para uma conversa bem aberta e muito construtiva e, acima tudo, abenoada. Fiquei devendo muito a essa dedicao dele e das lies e profundos ensinamentos que ele me repassou. Pastor Alcides Jucksch era nascido na cidade de Curitiba PR, no dia 22 de agosto de 1912 estudou num seminrio para evangelistas na Alemanha e foi ordenado pastor no ano de 1947. Desde ento ele dedicou a sua vida ao anncio do evangelho, chamando converso. Ele faleceu no dia 19 de maro de 2012, quando faltavam quatro meses para que ele completasse 100 anos de vida. Ele foi sepultado em Gramado RS.

10

LEMBRETE.
O complexo comunitrio da IECLB em Vila Lothammer foi inaugurado no dia 22 de julho de 1973. Portanto, em 2013 completam-se 40 anos desse evento e poder ser lembrado em algum momento, para render graas a Deus pela sua providncia nestes anos todos. Acima de tudo sejamos sempre gratos que estas edificaes que foram valiosas e teis para a edificao do Reino de Deus em Vila Lothammer.

O pastor Augusto Ernesto Kunert enfatizou a importncia da gratido, em todos os momentos, mesmo em meio aos sofrimentos, males ou morte, pois que Ele tem cuidado de ns, concedendo as pelas ddivas espirituais e materiais para servirem de sustentao do rebanho de Cristo.

Elio Eugenio Mller


11

Вам также может понравиться