Вы находитесь на странице: 1из 8

www.fattocs.com.

br

Sntese das discusses do frum Livro-APF: Outubro/2012


Nessa sntese foram abordados, em 94 mensagens, os seguintes assuntos: Usando APF em um sistema sem documentao Horas de Gesto Contagem de itens no mensurveis Lupa em uma tela de pesquisa Estudos de caso 1, 2 e 3 Filiao ao IFPUG Campos automticos em Entrada Externa e excluses de registro Um ALI pode ser um TR de outro ALI? Campos de consulta implcita Contagem de PF de componentes

Assunto: Usando APF em um sistema sem documentao Data: 01/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5631 Dvida: Como funciona a Anlise de Pontos de Funo de um sistema sem documentao? Anlise: Consideram-se as telas, relatrios e interfaces entre sistemas. No considere o projeto (design) propriamente dito; considere o menor nmero de telas, relatrios e interfaces que atende o objetivo do usurio. As premissas que assumiu no processo devem ser documentadas para validao. Dvida: E no caso de no ter nenhum tipo de relatrio? O sistema em questo foi feito por um nico desenvolvedor e este descartou qualquer tipo de documentao. Anlise: Mas tem as telas. Comece pelas telas. S no considere uma tela, uma funo. Se o desafio for s a falta de documentao, considere o menor nmero de telas que resolve os objetivos do usurio. Se no puder se colocar nessa posio, assuma premissas e documente. A estrutura da base de dados ajuda muito tambm. Por ela voc pode inferir os arquivos lgicos e ir validando as suas definies com as telas.

Assunto: Horas de Gesto Data: 02/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5641 Dvida: As horas de gesto devem estar contidas na produtividade dos pontos de funo de um projeto? Anlise: As horas de gesto esto fora das horas geradas pela contagem de pontos de funo (considerando que nas empresas estipula-se um valor de horas por ponto de funo). Normalmente ocorre a seguinte conta: -Contagem Funcional: XX pontos (que dar XX horas). -Contagem No funcional: XX Horas (a APF no conta as atividades no funcionais). Soma-se a quantidade de horas funcionais mais as no funcionais. A partir da que calculamos o percentual de gesto (em horas) em cima deste subtotal de horas. Com isso, temos um total geral de horas. Ento, estipula-se o valor hora da prestao de servio, e teremos por quanto iremos cobrar pela implementao em questo.

Este documento apenas uma sntese de assuntos discutidos no frum Livro-APF e no reflete necessariamente um endosso da FATTO ao que foi discutido.

www.fattocs.com.br

Anlise/Complemento: 1) Navegue o sistema e mapeie os mdulos e suas respectivas funcionalidades. 2) Para cada funcionalidade entenda a sua completude: (a) o que ou o que so os dados para parmetros de entrada; (b) o que a funcionalidade processa (recuperao de dados, validaes, clculos... e demais lgicas de processamento), e; (c) o que ela gera como resultado (uma consulta? um armazenamento?). 3) Com o modelo de dados, entenda: (a) de onde os dados so recuperados nos processos de recuperao e validao - em lgica de processamento e gerao de consulta, e; (b) onde os dados so armazenados quando mantidos pelos processos de incluso, alterao e excluso de dados da aplicao. 4) Aplique as regras de APF para realizar a contagem de pontos de funo. -Valide as regras de APF no CPM. Anlise/Complemento: Em contratos do governo, tipicamente as horas de GP (Gerncia de Projetos) esto includas; assim como a "contagem no funcional" tambm metrificada. Anlise/Complemento: Realmente existem sim atividades no funcionais, que so metrificadas. o caso da NESMA, em que para determinada atividade no funcional, considera-se somente 25% dos pontos de funo da funcionalidade ao qual esta atividade est atrelada (manutenes cosmticas - mudanas de layout, cores; alteraes de performance; ou mudanas tecnolgicas). De resto, somente via HH (homem-hora). Anlise/Complemento: O que acontece de maneira generalizada uma certa "mistura" quando se fala em "no funcionais". HH/PF essencialmente "no funcional"! Os requisitos funcionais esto representados nos PF enquanto atividades como as abaixo so custeadas em funo do atendimento desses requisitos, observando restries impostas por requisitos no funcionais: Gerncia de Projetos; Requisitos; Gerncia de Configurao; Anlise e Projeto; Implementao; Testes; Help-desk de 3 Nvel; Treinamento de multiplicadores; Etc. O que funcional ou no funcional o requisito; no a atividade. E a coisa no para por a: Funcional x No Funcional depende de quem escolhido como usurio para fins de medio! O que requisito no funcional para um usurio de negcio; se mudarmos de perspectiva para considerar uma aplicao como usurio, passa a ser funcional.

Assunto: Contagem de itens no mensurveis Data: 04/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5669

Este documento apenas uma sntese de assuntos discutidos no frum Livro-APF e no reflete necessariamente um endosso da FATTO ao que foi discutido.

www.fattocs.com.br

Dvida: Foi solicitada uma alterao em uma funcionalidade de um sistema. Devido a essa alterao, foi necessrio alterar os dados j existentes na aplicao. Tambm foi solicitada na mesma demanda a alterao do topo do sistema. Para contagem dos PF seguimos o roteiro do SISP. Na contagem detalhada enviada pela prestadora h os seguintes itens: - Melhoria - Alterada -Apurao Especial - Base de Dados. -Manuteno Interface Na alterao (melhoria) da funcionalidade no estariam as outras atividades, ou devo contar os itens mensurveis e no mensurveis nesse caso? Anlise: Se em uma melhoria na qual regras de negcio e requisitos so includos, alterados ou excludos, a medio no requer qualquer complemento referente aos itens no mensurveis como manuteno nas interfaces com o usurio necessrias ao funcionamento das funcionalidades no escopo da melhoria. O SISP criou essa categoria para demandas cujo objeto seja exclusivamente a manuteno na interface dissociada de qualquer interveno que caracterizasse a demanda uma melhoria. Basicamente, uma mesma funcionalidade no deve estar repetida em uma mesma demanda. Veja que se fosse diferente, cada demanda que implicasse em acrescentar um campo estaria associada a uma medio na categoria 4.2 e 4.7. Anlise/Complemento: S devemos considerar os itens no mensurveis se no estiverem relacionados com o(s) PE(s) alterado(s) (item mensurvel). um erro muito comum contar os PE e tambm os itens no mensurveis relacionados. Cuidado.

Assunto: Lupa numa Tela de Pesquisa Data: 05/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5674 Dvida: Suponha que haja uma lupa para fazer uma pesquisa (CE) e que traga dados para selecionar um novo campo numa transao. Para a tela onde est a lupa, ela contada como um TD ou s vai ser contado o campo resultante da pesquisa? Anlise: A lupa, nesta determinada tela, no contada como um TD, e sim como uma consulta implcita (1 CE/SE). Se estiver solicitando ao usurio que realize uma ao de clicar na lupa e fazer uma pesquisa, de modo que traga os dados do registro selecionado para dentro da sua tela original, uma CE/SE dentro de uma funcionalidade, que pode ser uma EE, ou at mesmo ser a tela onde esto sendo inseridos dados de um filtro para uma consulta tambm. Enfim, no importa que funcionalidade seja a tela onde est a lupa, importa saber que a lupa uma CE/SE implcita. Anlise/Complemento: No se esquea de que o manual orienta que seja adicionado um TD para a capacidade de acionar um comando e outro para a capacidade da aplicao exibir mensagens. Portanto, em um processo elementar sempre devero ser adicionados dois TD's (uma para o comando e outro para mensagem).

Este documento apenas uma sntese de assuntos discutidos no frum Livro-APF e no reflete necessariamente um endosso da FATTO ao que foi discutido.

www.fattocs.com.br

E nesse caso, duas funes de transaes seriam contadas, pois so dois PE's.

Assunto: Estudos de Caso 1,2 e 3 Data: 08/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5685 Dvida: O CPM faz referncia (na parte 3 - Prticas de Contagem, Arquivos Lgicos, pg. 2-32) aos estudos de caso 1, 2 e 3. Em que parte do site do IFPUG possvel encontrar esses trs estudos de caso? Anlise: Os estudos de caso 1, 2, 3 e 4 podem ser comprados no site do IFPUG na online store. Cada um custa $50,00 dlares. Eles esto com os seguintes nomes: "Case study 1", "Case study 2", "Case study 3" e "Case study 4". Anlise/Complemento: Estes estudos de caso no esto atualizados para a verso 4.3 do CPM. Se o objetivo for estudar para a certificao, eles no so necessrios.

Assunto: Filiao ao IFPUG Data: 09/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5690 Dvida: Qual o caminho dentro do site IFPUG para preencher o formulrio de filiao? Anlise: Veja o link a seguir: https://netforum.avectra.com/eweb/shopping/shopping.aspx?site=ifpug&prd_key=c6609163-7e15431e-a979-8d11780ac4d4

Assunto: Campos automticos em Entrada Externa e excluses de registro Data: 10/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5694 H duas dvidas: -Dvida 1: Campos automticos so contados em uma EE? -Dvida 2: Se h requisitos do usurio para que haja duas formas de excluso de um registro, contam-se duas EEs de Excluso? Dvida: Campos automticos so contados em uma EE? -Por exemplo, considerando uma venda, e medida que os produtos so adicionados, alguns campos como valor da venda e total de itens da venda vo sendo calculados e preenchidos automaticamente, no permitindo edio do usurio. Campos dessa natureza so contados como TDs em uma funo de Entrada Externa de Realizar Venda? Dvida: Se h requisitos do usurio para que haja duas formas de excluso de um registro, contam-se duas EEs de Excluso? -Por exemplo, h um lugar do sistema a opo de excluir um produto, em que so exibidos o cdigo do produto e o valor do mesmo, e outro lugar do sistema onde so exibidos o cdigo, o nome, marca e

Este documento apenas uma sntese de assuntos discutidos no frum Livro-APF e no reflete necessariamente um endosso da FATTO ao que foi discutido.

www.fattocs.com.br

valor e tambm a opo de excluso do produto. Por apresentarem campos diferentes na visualizao do usurio, as excluses representam dois processos elementares de Entrada Externa? Como contar nesses casos? Em processos elementares de excluso de um registro, contam-se como TDs os campos do registro que no momento da excluso esto visveis ao usurio? Anlise: Os dois casos so cobertos pelo manual. No primeiro caso, verifique se esses campos automticos que so calculados atravessam a fronteira da aplicao e so requisitos do usurio, ou seja, se so reconhecidos. Se os campos calculados atravessarem a fronteira da aplicao e forem reconhecidos pelo usurio (esses campos devem ser TD de algum ALI envolvido no PE), eles devem ser contados. Se esses TDs no atravessam a fronteira da aplicao e no so reconhecidos pelos usurios, no fazem parte do requisito e no so contados. Analise o requisito. No caso da excluso, eles no so contados separados. A inteno primria a mesma: excluir um produto. O processo elementar ser o mesmo. Quando se afirma o mesmo entenda que o mesmo ALI ser usado para excluir o produto. A dvida no est no requisito, mas na interface onde disparado o processo elementar de excluir, pois uma exibe um conjunto de dados diferente da outra, mas a inteno primria a mesma. Lembre-se que no momento de verificar a unicidade de um PE necessrio verificar se o mesmo ALI mantido e os tipos de dados usados. Neste caso, ser o mesmo. Lembrando ainda que o CPM diz que poder haver pequenas variaes tanto de arquivos lgicos quanto de tipos de dados referenciados. Mas foque na inteno primria que nesse caso clara: excluir um produto. Anlise/Complemento: tambm provvel que a consulta que antecede excluso seja uma consulta implcita. Anlise/Complemento: Podemos resumir da seguinte maneira: - Consultas que acontecem durante uma funo so internas a ela e, se associadas apresentao de dados ao usurio, deve-se contar como TD e AR se j no tiverem sido contados antes. - Consultas que precedem uma funo so externas e devem ser avaliadas quanto contagem. Diz-se avaliados posto que podem (e normal) j terem sido contadas antes. O foco sempre est nos requisitos e no no design da soluo. Por exemplo, o uso de docking de consultas externas.

Assunto: Um ALI pode ser um TR de outro ALI?Data: 18/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5703 Dvida: Existe uma entidade (ALI) Tarefa, com vrios atributos. H outra entidade (ALI) Atividade. A Atividade contm tarefas (data de incio e ttulo). Neste caso, como contar? Deve-se contar Tarefas como uma TR da ALI Atividade, alm de contar Tarefa como um outro ALI? No CPM Parte 1 - pg. 4 citado um exemplo, que produz o este caso, em que seria contado Tarefas como TR para o ALI Atividade e tambm um ALI Tarefa. "EXEMPLO 1: Uma fatura possui um cabealho com informaes do cliente e vrios itens referentes s compras (por exemplo, nmero do item, descrio, preo, peso). O cabealho contado como um RLR. Os itens constituem um grupo repetido e so contados como um RLR adicional." Este documento apenas uma sntese de assuntos discutidos no frum Livro-APF e no reflete necessariamente um endosso da FATTO ao que foi discutido.
5

www.fattocs.com.br

Neste caso, Fatura um ALI (no mesmo caso que Atividade), Itens referentes s compras como um TR da Fatura (assim como Tarefas numa Atividade) e por fim, Compra como sendo um ALI (assim como Tarefa). Anlise: Existem outras tcnicas contidas no manual que devem ser aplicadas. J foi verificada a dependncia entre as duas entidades? Tarefa e Atividade tem sentido para o negcio separadas? Ao excluir uma tarefa as atividades so excludas tambm? importante verificar como os processos elementares fazem uso dessas duas entidades. Parece que Tarefa composta de Atividades. Dvida: Em mais detalhes: Atividade contm pelo menos uma tarefa, obrigatoriamente. Se a Atividade for excluda, no obrigatoriamente suas tarefas devero ser. Entretanto, se as Tarefas que esto contidas na Atividade forem todas excludas, a Atividade no mais existir. Anlise: Temos 1 ALI com 2 RLRs, pois a entidade Tarefa s tem sentido para o negcio se vinculada a uma tarefa. Agora, se Tarefa tiver sentido para o negcio sozinha, a seriam dois ALIs. Dvida: Detalhando ainda melhor: Para o negcio, no teria problema em termos uma Atividade sem Tarefas, pois poderia criar a Atividade e depois definir as tarefas que a comporiam. Entretanto, h uma regra de negcio que no permite que seja criada Atividade sem adio de Tarefas. Na Atividade, h diversos campos, entre eles, ao adicionar uma tarefa, a data de inicio e ttulo da tarefa. Na Tarefa tambm h diversos campos, diferentes dos campos da Atividade. Ento: - Se Atividade no um ALI, ao recuperar os dados da atividade, referenciaria que ALI? - O fato de ao adicionar uma tarefa uma atividade e exibir dois campos da tarefa na atividade (data de incio e ttulo), caracteriza uma TR? E se assumssemos que apenas uma chave estrangeira? Chave estrangeira conta como TD em um ALI? Por exemplo, no mesmo contexto: Compra tem seus dados prprios, alm de conter Produtos. Produtos existem sem Compra, entretanto Compra no existe sem produtos. Produtos um TR de Compra? Compra um ALI? Produto um ALI? Anlise: Devemos pensar como o negcio enxerga esse conjunto lgico de dados e a implementao. Tudo possvel tecnicamente, mas temos que olhar puramente para o requisito. Se fosse possvel ter uma Atividade sem Tarefas e Tarefas sem Atividades, estaramos falando de entidades independentes. Neste caso, ao excluir uma, no seria necessrio excluir a outra, pois a associao entre Atividade e Tarefa seria de entidades atributivas (considerando que seria um relacionamento de muitos para muitos entre atividade e tarefa). O fato de Atividade e Tarefas terem um conjunto de dados, configura que o ALI tem dois tipos de registros referenciados, caso contrrio, esse ALI somente teria um registro referenciado e vrios tipos de dados referenciados (os atributos). Se existe uma regra de negcio que diz que no possvel criar uma atividade sem tarefa, isso expe essa dependncia. Tecnicamente possvel, mas a viso do negcio no tcnica. O fato de ter data e ttulo da tarefa no muda nada, campos duplicados so contados como um TD. Usando o exemplo de produto e compra, vamos pensar assim: ao excluir um produto possvel excluir uma compra? bvio que no, necessrio manter o histrico de todas as compras. Temos que lembrar que deve ser uma viso do negcio. Mas o negcio pode dizer que se excluir um produto para excluir as compras. Pelas informaes prestadas at o momento, temos 1 ALI com 2 RLRs + TDs. Anlise/Complemento: Uma outra tcnica que ajuda: imagine que esse processo fosse feito de forma manual, via formulrio. Nesse caso, estes dados todos estariam em um mesmo formulrio? Este documento apenas uma sntese de assuntos discutidos no frum Livro-APF e no reflete necessariamente um endosso da FATTO ao que foi discutido.
6

www.fattocs.com.br

Anlise/Complemento: No, seriam feitos de forma separada, pois tarefa por si s j importante, no precisa de uma atividade. Anlise/Complemento: Cenrio I: 1 ALI com 1 TR Apenas pode haver uma TAREFA associada a uma ATIVIDADE; violando regras de negcio transferir uma TAREFA de uma ATIVIDADE para outra. Por TAREFA, deseja-se apenas uma descrio sem qualquer outro atributo associado a uma TAREFA. A mesma lgica, apenas invertida, leva a contagem da outra entidade com ALI. Cenrio 2: 1 ALI com 2 TR Idntico ao Cenrio I; h exceo de haver atributos associados TAREFA; Cenrio 3: 2 ALI cada um com 1 TR. H atributos associados TAREFA e ATIVIDADE e a relao entre os dois permite que uma TAREFA esteja associada a uma variedade de ATIVIDADES e uma ATIVIDADE esteja associada a uma variedade de TAREFAS. As regras de negcio so flexveis no sentido de poder haver um livre intercmbio nas relaes entre TAREFAS e ATIVIDADES. No h atributo algum associado relao entre TAREFA e ATIVIDADE. Cenrio 4: 2 ALI cada um com 1 ou 2 TR (no necessariamente iguais). Idntico ao cenrio 3; h exceo de haver atributos na relao entre TAREFA e ATIVIDADE; deve-se observar as transaes e como os dados so mantidos para decidir quais atributos dessas relao devem ser contados como parte de um TR de um, outra ou ambas as entidades.

Assunto: Campos de consulta implcita Data: 24/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5715 Dvida: H uma dvida que envolve uma consulta implcita que precede uma entrada externa. Alguns campos que so exibidos e foram contados como TDs da consulta implcita so exibidos novamente na entrada externa. A dvida se devemos ou no considerar esses campos que so reexibidos (so exibidos na consulta implcita e na entrada externa) como TDs da entrada externa. Exemplo: Uma consulta de funcionrio exibe os seguintes campos: Nome CPF Cargo Departamento Telefone Email disponibilizado a opo de incluir dependente, que ao ser selecionado exibir os seguintes campos: Nome (do funcionrio pesquisado no processo elementar anterior) CPF (do funcionrio pesquisado no processo elementar anterior) Nome do dependente

Este documento apenas uma sntese de assuntos discutidos no frum Livro-APF e no reflete necessariamente um endosso da FATTO ao que foi discutido.

www.fattocs.com.br

Data de nascimento A dvida se devemos contar ou no os campos Nome e CPF do funcionrio para o processo elementar de incluso do dependente. Anlise: Os campos contados na consulta implcita so considerados sim na Entrada Externa (Somente os campos que fazem parta da EE), pois eles fazem parte da funcionalidade de incluso. Exemplo: Digamos que no momento de incluir o cadastro de um cliente, existamos campos cdigo, nome, endereo, telefone, nome da me. O cdigo gerado automaticamente e auto incrementvel. Assumindo que possua uma mensagem, ns iramos contar 7 DERs (cdigo, nome, endereo, telefone, nome da me, MSG, AO). O cdigo estaria atendendo a definio de um DER (Um tipo de dado elementar um campo nico, reconhecido pelo usurio e no repetido). Anlise/Complemento: Devem-se contar todos os dados que atravessam a fronteira e so necessrios para completar a transao, se no precisamos deles no deve contar. A consulta implcita est parte e deve ser esquecida neste momento. No faz parte do processo da entrada externa, apenas um aproveitamento da tela.

Assunto: Contagem de PF de componentes Data: 29/10/2012 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/5718 Dvida: Como executar a contagem de Pontos de Funo de 2 componentes desenvolvidos: 1) Componente que converta qualquer tipo de arquivo para formato pdf. 2) Componente que fornece visualizao dos arquivos.pdf de forma on line em formato flash (via plugin), impossibilitando dessa forma que o arquivo seja copiado para a mquina do usurio (Livro Virtual). O Roteiro de Mtricas do SISP, verso 1.0, item 4.14, fala da Manuteno de Componentes, mas no aborda a criao desses componentes. Como esses componentes podem ser mensurados usando a Anlise de Pontos de Funo? Anlise: Podemos considerar que os usurios do pedao de software que deseja medir no sejam pessoas desempenhando tarefas em funes integradas por processos de negcio; podemos considerar como usurios aqueles destinatrios e remetentes de informaes para o software em anlise e traar uma fronteira em torno dele. A partir dessa fronteira, podemos identificar normalmente as funes a partir dos pontos onde h trfego de dados por atravs desta fronteira. Ao identificar os processos elementares, devemos considerar que o critrio de completo deve ser avaliado sob a tica dos usurios utilizados como referncia ao fazer a contagem, seus objetivos.

Este documento apenas uma sntese de assuntos discutidos no frum Livro-APF e no reflete necessariamente um endosso da FATTO ao que foi discutido.

Вам также может понравиться