Вы находитесь на странице: 1из 2

Evoluo resumida do modelo atmico

Demcrito de Abdera e Leucipo de Mileto: teoria atomista (circa 400 a.C.) Sem comprovao cientfica. A teoria diz que a matria composta por elementos indivisveis chamados tomos (em grego: a = negao, tomo = divisvel; tomo= indivisvel). No h certeza se a teoria foi concebida por Demcrito ou por seu mestre Leucipo, mas parece no haver dvidas de ter sido Demcrito quem sistematizou a teoria atomista. Importncia: primeira definio de tomo. Curiosidade: Demcrito tambm desenvolveu o conceito de universo infinito, onde existe um nmero infinito de mundos. John Dalton: modelo da bola de bilhar (incio do sculo XIX) Dalton prova cientificamente a existncia do tomo, ainda considerado a menor partcula esfrica, macia e indivisvel formadora da matria. Importncia: primeiro modelo atmico experimental. Curiosidade: Dalton era daltnico. Tanto que foi o primeiro cientista a estudar o daltonismo, do qual ele mesmo sofria. Joseph John Thomson: modelo do pudim de passas ou do bolo de ameixas (final do sculo XIX) Descobriu partculas negativas, as quais deu o nome de eltrons, e da relao entre a carga e a massa do eltron, antes do descobrimento do prton ou do nutron. O tomo seria composto de eltrons embebidos uniformemente numa sopa de cargas positivas, como as passas num pudim. Importncia: primeiro modelo a derrubar a idia de indivisibilidade do tomo. Curiosidade: O alemo Eugene Goldstein foi o primeiro a detectar as cargas positivas, aproveitadas por Thomson em seu modelo. Ernest Rutherford: modelo do sistema solar (incio do sxulo XX) O tomo teria um ncleo positivo, que seria muito pequeno em relao ao todo mas teria grande massa e, ao redor deste, os eltrons, que descreveriam rbitas circulares em altas velocidades, para no serem atrados e carem sobre o ncleo. A eletrosfera local onde se situam os eltrons seria cerca de dez mil vezes maior do que o ncleo atmico, e entre eles haveria um espao vazio. Importncia: primeira diviso do tomo em regies. Curiosidade: O ingls James Chadwick provaria a existncia do nutron, o que lhe rendeu o Nobel da Fsica em 1934. O dinamarqus Niels Bohr ainda complementaria os estudos de Rutherford propondo a diviso da eletrosfera em nveis e subnveis de energia. Assim, o eltron possuiria energia quantizada e no a perderia espontaneamente, devendo haver algum tipo de excitao para isso, o que o faria pular para um subnvel mais externo, ou seja, mais distante do ncleo.

O modelo planetrio de Rutherford apresenta duas falhas:


Uma carga negativa, colocada em movimento ao redor de uma carga positiva estacionria, adquire movimento espiralado em sua direo acabando por colidir com ela. Essa carga em movimento perde energia, emitindo radiao. Ora, o tomo no seu estado normal no emite radiao. Em 1913, o fsico dinamarqus Niels Bohr exps uma idia que modificou o modelo planetrio do tomo.

Um eltron num tomo s pode ter certas energias especficas, e cada uma destas energias corresponde a uma rbita particular. Quanto maior a energia do eltron, mais afastada do ncleo se localiza a sua rbita. Se o eltron receber energia ele pula para uma rbita mais afastada do ncleo. Por irradiao de energia, o eltron pode cair numa rbita mais prxima do ncleo. No entanto, o eltron no pode cair abaixo de sua rbita normal estvel. Mais tarde, Sommerfeld postulou a existncia de rbitas no s circulares mas elpticas tambm.

Modelo orbital
Sabe-se hoje que impossvel determinar a rbita (trajetria) de um eltron. Pode-se determinar a probabilidade relativa de encontrar o eltron numa certa regio ao redor do ncleo. Imaginando uma pessoa munida de uma lanterna em um quarto escuro. Essa pessoa move-se ao acaso pelo quarto e de tempo em tempo ela acende e apaga a lanterna. Em um papel milimetrado vamos marcar a posio da pessoa. Quando a lanterna acende sabe-se onde a pessoa estava, mas no onde est agora. O papel milimetrado ficaria com o aspecto dado na figura ao lado. Em outras palavras, impossvel determinar a trajetria de um eltron num tomo. Surge ento o modelo orbital. Orbital a regio de mxima probabilidade de encontrar o eltron. Orbital a regio onde o eltron gasta a maior parte do seu tempo.

Teoria dos Quarks


A teoria mais moderna afirma que existe apenas 12 partculas elementares: seis chamadas lptons (o eltron faz parte deste grupo) e outras seis chamadas quarks. Dois tipos de quarks, o up (para cima) e o down (para baixo), formam os prtons e os nutrons. O quark up tem carga +2/3 enquanto o down tem carga -1/3. O prton um agregado de dois up e um down enquanto o nutron constitudo por um up e dois down. Dois outros quarks foram batizados de charm (charme) e strange (estranho). O charm tem carga +2/3 enquanto o strange tem carga -1/3. Existem nos raios csmicos. Em 1997, foi descoberto o quinto quark, o bottom, enquanto o sexto e ltimo quark, o top, foi identificado em 1995. O top tem carga -2/3 e o bottom, -1/3. O top o mais pesado dos quarks (200 vezes mais pesado que um prton) e no est presente nem em fenmenos normais da natureza nem em raios csmicos, devido alta energia exigida para sua formao. O top deve ter sido produzido no incio do universo e depois pode ter desaparecido.

Вам также может понравиться