Вы находитесь на странице: 1из 14

Geografia. Ensino & Pesquisa, v. 12, p. 972-985, 2008 Santa Maria: UFSM.

RVORES FRUTFERAS NA ARBORIZAO DE CALADAS DO BAIRRO SANTA FELICIDADE - CURITIBA/PR E SEUS BENEFCIOS PARA A SOCIEDADE
SIMONE VALASKI Mestre Geografia UFPR svgeog@yahoo.com.br JOS ADENILSON DE CARVALHO Gegrafo UFPR jose_ac_1@hotmail.com JOO CARLOS NUCCI Prof Dr Dpto. Geografia UFPR nucci@ufpr.br

RESUMO
A presena de vegetao nas cidades de suma importncia e, em especial, a de porte arbreo. Uma possibilidade que a arborizao urbana nos permite a de se utilizar as rvores para a produo de alimentos, fato que tem chamado a ateno de vrios pesquisadores nos ltimos anos, principalmente visando auxiliar na alimentao das camadas mais carentes da populao. A pesquisa teve como objetivo realizar um diagnstico preliminar (quantificao, identificao e espacilizao) da arborizao de caladas de Santa Felicidade, verificando o percentual e as principais espcies de rvores que produzem alimentos que podem ser consumidos na alimentao humana. Para a realizao do inventrio, foi escolhida uma rea na poro central do bairro, equivalente a, aproximadamente, 30% da rea total do bairro. No trabalho de campo anotavam-se as espcies encontradas em uma tabela e marcava-se a sua localizao no mapa. Foram encontradas 1806 rvores, sendo que 433 no foram identificadas at o presente momento. Das 1373 rvores identificadas, 279 so consideradas frutferas alimentares (20,3% do total identificado). Entre estas, as trs espcies mais presentes somam 57,3% do total encontrado: o jeriv (Syagrus romanzoffiana), o pinheiro (Araucaria angustifolia) e a pitangueira (Eugenia uniflora), enquanto que as trs mais raras somam apenas 1,5%: o pessegueiro (Prunus persica), a macieira (Malus sp) e a romanzeira (Punica granatum). No mapa com a localizao das espcies frutferas possvel verificar que as rvores frutferas esto espalhadas principalmente em reas mais perifricas, em regies predominantemente residenciais onde o plantio de rvores realizado principalmente pelos prprios moradores. Palavras-chave: Arborizao, Santa Felicidade, rvores frutferas.

ABSTRACT
The presence of the vegetation in the cities is extremely important, especially that in the arboreous size. A possibility that the arborization give us is the utilization of the trees for the food production, what has called the attention of the many researches lately, mainly aiming to improve the alimentation of the neediest peoples. The investigation purpose was to determine a preliminary diagnostic (quantification, identification and spatial distribution) of the arborization of the sidewalks in the Santa Felicidade district, checking the percentage and the main tree species which produce food and which can be consumed in the human alimentation. To carry out the inventory it was chosen a central area of the district which is nearly equivalent to 30% of the total district area. In the field investigation the species were catalogued and their localizations were marked in the map. It were found 1806 trees, being 433 not identified until now. From the 1373 identified trees, 279 are considered fruit-bearing, which can be used for alimentation purposes (20.3% of the

total identified). Among these species, the three species with the highest presence sum 57.3% of the total: the Jeriva (Syagrus romanzoffiana), the Parana Pine (Araucaria angustifolia) and the Pitanga Tree (Eugenia uniflora), while the rarest three species sum only 1.5 % of the total: the Peach-tree (Prunus persica), the Apple-tree (Malus sp) and the Pomegranate-tree (Punica granatum). In the map with the localization of the fruit-bearing species it is possible realize that the fruit bearing are spread mainly in the peripheral areas, in regions predominantly residential where the tree planting is carried out mainly by the residents themselves. Key-words: Arborization, Santa Felicidade, fruit-bearing.

1 OBJETIVOS

O objetivo do trabalho foi o de identificar, quantificar e espacializar as rvores frutferas localizadas nas caladas do bairro de Santa Felicidade - Curitiba/Pr, localizado na parte noroeste do municpio de Curitiba. Dada a grande extenso do bairro, a rea pesquisada, foi a poro central do bairro (FIGURA 1).

Figura 1: Localizao do bairro Santa Felicidade Curitiba/Pr, com destaque para a poro central do bairro.

2 REVISO DE LITERATURA

A vegetao, principalmente a arbrea, de suma importncia para as reas urbanizadas por fornecer uma srie de benefcios. Silva (1999) apresenta como fatores positivos da presena de rvores no ambiente urbano: a estabilizao climtica, a reduo da poluio atmosfrica, o papel de barreira acstica, o equilbrio psicossocial do homem ao aproxim-lo de um ambiente mais natural, a melhoria da qualidade ambiental e paisagstica da cidade. Santos e Mor (1999) citam como vantagens tambm: sombra e proteo contra os ventos. Sanchotene (1997) acrescenta a melhoria do ciclo hidrolgico, reduo das despesas com condicionamento trmico, promoo da diversidade de espcies, qualificao ambiental e paisagstica dos imveis valorizando-os economicamente, como tambm observou Biondi e Althaus (2005). Sukopp e Werner (1991) destacam a importncia das rvores para a produo de madeira, em bosques urbanos e alimentos nos quintais, e concordam com Silva (1999) em relao proporcionar espao vital para os animais no interior das cidades, principalmente a avifauna, que se utilizam das rvores como abrigo e fonte de alimentos. Biondi e Althaus (2005) acrescentam os benefcios psicolgicos como o combate ao stress e os ganhos polticos e econmicos. Nucci (2001) acrescenta: a estabilizao das superfcies por meio da fixao dos solos pelas razes das plantas; proteo da qualidade da gua, pois impede que poluentes escorram para os rios; equilbrio do ndice de umidade no ar; proteo das nascentes e dos mananciais; organizao e composio de espaos no desenvolvimento de atividades humanas; segurana das caladas como acompanhamento virio; contraste de texturas; consumo de vegetais e frutas frescas, entre outros. Quando se pensa em uma arborizao viria com rvores frutferas, temos uma questo bastante polmica, pois grande parte dos estudiosos contra a idia, mas podemos encontrar outros que se posicionam a favor. Santos e Mr (1999) se posicionam contra esse tipo de arborizao, principalmente quando realizada pelos prprios moradores, pela falta de manuteno e manejo adequados.

Santos e Teixeira (2001) indicam que a frutificao das espcies poder representar um efeito ornamental e servir de atrativo para a fauna local, mas desaconselham as espcies que produzam frutos grandes como a mangueira, pois esses frutos podem cair sobre a calada ou sobre pedestres que circulam no local. Para resolver esse problema, citam que existem referncias bibliogrficas internacionais que apontam solues para a utilizao dessas espcies, tais como, o uso de reguladores de crescimento que atuam na diminuio ou reduo da frutificao. Soares (1998) desaconselha a utilizao de rvores que possuam frutos comestveis, principalmente quando as mesmas sujam a pavimentao. Para o autor essas rvores podem ser utilizadas na rea rural para alimentao do gado. Milano (1996) defende a idia de que usar rvores frutferas na arborizao urbana no aconselhvel, pois alm de no resolver e nem amenizar a fome dos menos favorecidos, causam sujeira nas vias pblicas e servem de alimento para vetores de doenas, tais como moscas, ratos e baratas. Milano e Dalcin (2000) comentam que esse tema nem sequer tratado na literatura estrangeira mais especializada. A esse respeito Manica (1997, p.17) relaciona a inexistncia de trabalhos nessa linha no mundo falta de profissionais dedicados [...] tarefa de planejar e de implementar uma arborizao urbana racional e equilibrada, especialmente com rvores que florescem e frutificam, formando belos frutos. O autor coloca ainda que a arborizao urbana com rvores frutferas j realizada em vrios locais no Brasil e no mundo, quase sempre de forma espontnea, e sem planejamento. Um bom exemplo disso o caso da Rua do Pomar em So Paulo, que repleta de laranjeiras, jaboticabeiras, abacateiros, cafeeiros, jamboeiros e macieiras. Nessa rua at os carteiros e entregadores de gs param para apanhar uma fruta, alm dos diversos passarinhos que so vistos freqentemente no local e deixam a vida dos moradores mais alegre (RVORES. E os pssaros voltariam. p.3) Manica (1997) concorda com Santos e Teixeira (2001), em relao ao plantio de rvores que produzam frutos grandes, tais como a mangueira e o abacateiro, que devem ser evitados em ruas onde ocorra trnsito freqente de pessoas e veculos. Para aquele autor, a escolha da espcie deve estar de acordo com o local em que ser plantada. No caso de espcies muito altas e com frutos muito pesados, estas podem ocasionar acidentes com pessoas, animais ou veculos durante sua queda, bem como interferir na rede eltrica. No entanto, elas podem ser plantadas em outros locais, tais como, praas e parques.

Para Manica (1997), outra limitao que existe o plantio em reas pblicas com muita poluio, como as reas prximas a certas fbricas, ruas e avenidas com grande circulao de veculos. A poluio poder causar problemas a sade das pessoas se as mesmas comerem os frutos sem tirar a casca. Seria melhor comear pelos parques, praas, jardins e amplas avenidas. Rebatendo a afirmao de Milano (1996), quando diz que esse tipo de arborizao no ameniza a misria na cidade e no ameniza a fome dos menos favorecidos, Bezerra e Fernandes (2000) apresentam dados que justificam esse tipo de iniciativa:

A pobreza extrema, ou indigncia, deve atingir hoje cerca de 26 milhes de brasileiros, sem renda suficiente para satisfazer sequer suas necessidades bsicas de alimentao. No entanto, chega a aproximadamente o dobro desse valor o contingente atual de pessoas que podem ser consideradas pobres.

Nesse nterim conveniente lembrar nas inmeras famlias brasileiras que sobrevivem da xepa ou at da cata de restos de vegetais ao trmino das feiras livres. Mascar (2003) e Mascar e Mascar (2002), em suas obras enfatizam a importncia da arborizao urbana ao fornecer alimentos populao, principalmente de baixa renda. Mesmo com essas restries, temos vrios exemplos de situaes onde a populao convive com esse tipo de rvores. Nucci (2001) afirma que em outros pases os espaos livres tambm so utilizados para o fornecimento de alimentos. Dentre as cidades fora do Brasil que utilizam rvores frutferas em espaos livres e caladas podem ser citadas: Valncia, Sevilha e Crdoba (Espanha); Tucuman (Argentina); Assuncin (Paraguai); e vrias cidades na Sua (MANICA, 1997; MASCAR e MASCAR, 2002; MELLO FILHO, 1985). Ferreira (1985) indica algumas espcies que podem ser aproveitadas na arborizao das ruas como a romzeira an, goiabeira e nespereira. Sugere ainda que no caso de rvores que produzam frutos se evite seu plantio junto s reas de circulao. Seria melhor que fossem plantados em reas protegidas por gramados. No Brasil tambm existem muitos exemplos bem sucedidos do uso de rvores frutferas para arborizao de caladas como, por exemplo, em Macap, Belm-do-Par e Porto Alegre (MANICA, 1997; PENTEADO, 1968; MASCAR e MASCAR, 2002).

Pinho, Caetano e Rodrigues (1999) concordam com Tomasini e Sattler (2001) quando mostram sua preocupao com a desnutrio da populao e apontam uma alternativa para diminuir este grave problema, por meio do cultivo de rvores e arbustos que produzam alimentos em seus prprios quintais, ruas e praas. Essa iniciativa tambm permitiria um aspecto melhor ao ambiente, alm de propiciar mais formas de lazer. Reduzindo a fome as pessoas teriam menos doenas, mais longevidade e produtividade. Toledo e Parente (1985) tambm recomendam programas de educao ambiental para desenvolver nas crianas o amor e respeito natureza e concorda com Biondi e Althaus (2005) que afirmam que o vandalismo em reas urbanas um problema puramente social e pode ser remediado por meio da educao. As autoras afirmam que em relao utilizao de espcies frutferas comestveis, isso depende do aspecto cultural e a conscientizao da populao. Ferreira (1985) menciona que grande parte dos problemas enfrentados na arborizao urbana est ligada ao desconhecimento das espcies estabelecidas, evidenciando que a adequada seleo contribui para o sucesso do empreendimento. Ou seja, para cada finalidade, existem rvores com caractersticas diferentes que devem ser estudadas antes de serem utilizadas, tais como, tipo de ramos, tamanho dos frutos, tipos de folhas, razes, etc. A prpria populao demonstra interesse em cultivar esse tipo de rvore como demonstram vrios exemplos, principalmente atravs do que os rgos pblicos chamam de plantio irregular, ou seja, plantados pelos prprios moradores No raro, observa-se palmeiras imperiais dividindo espao com mangueiras ou rvores de outras espcies frutferas em canteiros de vias importantes, plantadas por pessoas que habitam na redondeza. (RECCO, 2005, p.108).

3 METODOLOGIA

O inventrio foi realizado na poro central do bairro, sendo que a contagem, coleta e a identificao dos indivduos demandaram um perodo de dez dias, totalizando 39 horas de trabalho-de-campo, realizado nos meses de maio a outubro de 2006. Em campo, as espcies encontradas eram anotadas em uma tabela e o nmero de ordem respectivo do

indivduo no mapa, ao lado de um ponto que indicava sua localizao. Os materiais utilizados foram mapas de arruamento em escala 1:4000, tabelas com numerao seqencial para anotao das espcies encontradas e suas respectivas quantidades, prancheta, lpis, borracha, tesoura e podo-de-vara para podas, jornal e prensa para preservar as amostras coletadas para sua posterior identificao e manuais de identificao de rvores. Essa pesquisa entendeu como espcies frutferas aquelas que fornecem frutos comestveis para a espcie humana. Na identificao das espcies foi aplicada a metodologia proposta por Roderjan e Barddal (1998), na qual apresentado um quadro sinptico informando aspectos fenolgicos (poca e cor das flores, poca e tipo dos frutos e quedas das folhas), porte da rvore, forma da copa, aparncia da casca externa e caractersticas das folhas (tipo, forma, margem, nervao e pilosidade). Esse quadro auxiliou na utilizao das chaves dicotmicas para a identificao das espcies. Essas chaves foram elaboradas de forma simplificada, utilizando basicamente caractersticas morfolgicas de folhas, copa e casca externa. As caractersticas de porte e copa no foram utilizadas na prtica, pois o porte s se aplica a rvores adultas e o tipo de copa pode ser influenciado por diversos fatores, tais como realizao de podas de conduo ou variaes naturais da planta. A bibliografia complementar utilizada como referncia na identificao das rvores, foram os manuais de Lorenzi (1992, 2002), Lorenzi e cols (2003) e Biondi e Althaus (2005), todos ricos em fotografias e descrio das caractersticas principais das plantas.

4 RESULTADOS

Foram encontradas 1806 rvores na rea estudada, sendo que 1094 no foram consideradas frutferas, 433 no puderam ser identificadas at o presente momento e 279 foram consideradas frutferas, pois produzem alimentos que podem ser consumidos por seres humanos. Entre as rvores frutferas, as trs espcies mais presentes somam 57,3% do total encontrado: o jeriv (Syagrus romanzoffiana), o pinheiro (Araucaria angustifolia) e a pitangueira (Eugenia uniflora); enquanto que as trs mais raras somam apenas 1,5%: o pessegueiro (Prunus persica), a macieira (Malus sp) e a romanzeira (Punica granatum). A tabela 1 apresenta as espcies frutferas encontradas, onde esto indicadas as que tiveram pelo menos cinco rvores identificadas.

Tabela 1 - Espcies arbreas encontradas na poro central do bairro de Santa Felicidade (Curitiba/PR).
NOME POPULAR Tipuana Alfeneiro Jeriv Dedaleiro Cipreste Pinheiro Pitangueira Ip Aroeira Pinheiro bravo Ficus Extremosa Cinamomo Quaresmeira Amoreira Ameixeira Ara Cipreste dourado Canafstula-A Espirradeira Cassia manduirana Abacateiro Mamoeiro Pinus Bracatinga Goiabeira cer Laranjeira Hibisco Pinheiro-alemo Guabirobeira Mexeriqueira NOME CIENTFICO Tipuana tipu Ligustrum lucidum Syagrus romanzoffiana Lafoensia pacari Cupressus sp. Araucria angustifolia Eugenia uniflora Tabebuia sp Schinus terembinthifolia Podocarpus lambertii Fcus sp. Lagerstroemia indica Melia azedarach Tibouchina sellowiana Morus nigra Prumus domestica Psidium cattleianum Chamaecyparis obtusa Cassia leptophylla Nerium oleander Senna macranthera Persea americana Carica sp. Pinus sp. Mimosa scabrella Psidium guajava Acer negundo Citrus sp. Hibiscus rosa sinensis Cunninghamia lanceolata Campomanesia xanthocarpa Citrus sp. Outras No identificadas Total QUANT. PORCENTAGEM 402 22,26 209 11,57 62 3,43 58 3,21 54 2,99 51 2,82 47 2,60 44 2,44 42 2,33 41 2,27 30 1,66 27 1,50 25 1,38 24 1,33 19 1,05 18 1,00 18 1,00 17 0,94 12 0,66 11 0,61 11 0,61 10 0,55 10 0,55 10 0,55 8 0,44 8 0,44 6 0,33 6 0,33 5 0,28 5 0,28 5 0,28 5 0,28 59 3,27 433 23,98 1806 100,00

Org.: Jos Adenilson de Carvalho, 2006.

Os 279 indivduos que tm potencial para uso na alimentao humana correspondem a 15,4% do total, conforme o grfico 01.

Grfico 01 Proporo entre rvores produtoras e no produtoras de alimentos para os humanos, em relao quantidade total, na poro central do bairro de Santa Felicidade (Curitiba/PR).

Org.: Jos Adenilson de Carvalho, 2006.

Observou-se que o bairro bastante arborizado, com muitas rvores tanto nos quintais, quanto no acompanhamento virio e praas, sendo que na parte comercial, principalmente na regio do turismo gastronmico, h uma arborizao mais planejada que nas reas perifricas. Nestas reas as espcies mais encontradas so Tipuana tipu (tipuana) com 22,26% e Ligustrum lucidum (alfeneiro) com 11,57% do total, espcies consideradas no fornecedoras de frutos comestveis para o ser humano. Nestas reas, caracterizadas pela homogeneizao das espcies arbreas, o poder pblico realizou a arborizao demonstrando uma preocupao, principalmente, esttica. Nas reas mais afastadas, principalmente nas residenciais, identificou-se uma arborizao irregular (realizada principalmente pelos moradores ou de nascimento espontneo), fato constatado pela falta de alinhamento entre as rvores e a grande variedade de espcies intercaladas, formando uma paisagem diferente da que se observa nas avenidas principais. A tabela 2 apresenta as rvores frutferas encontradas na rea de estudo. A espacializao destas espcies foi organizada em um mapa (MAPA 1).

Tabela 02 - Espcies teis alimentao humana encontradas na poro central do bairro de Santa Felicidade (Curitiba/PR).
NOME POPULAR Jeriv Pinheiro Pitangueira Amoreira Ameixeira Araazeiro Limoeiro Abacateiro Mamoeiro Laranjeira Goiabeira Guabirobeira Mexeriqueira Cerejeira Butiazeiro Caquizeiro Pessegueiro Macieira Romazeira NOME CIENTFICO Syagrus romanzoffiana Araucaria angustifolia Eugenia uniflora Morus nigra Prumus domestica Psidium cattleianum Citrus limo Persea americana Carica sp. Citrus simensis Psidium guajava Campomanesia xanthocarpa Citrus sp. Eugenia involucrata Butia capitata Diosyros sp. Prumus persica Malus sp. Punica granatum Total QUANTIDADE 62 51 47 19 18 17 13 10 10 6 5 5 5 3 2 2 2 1 1 279 % RELATIVA 22,2 18,3 16,8 6,8 6,5 6,1 4,7 3,6 3,6 2,2 1,8 1,8 1,8 1,1 0,7 0,7 0,7 0,4 0,4 22,2

Org.: Jos Adenilson de Carvalho, 2006.

O jeriv, o pinheiro e a pitangueira, nativas da Mata com Araucrias (Floresta Ombrlifa Mista), foram as espcies predominantes, somando juntas mais que 50% do total. Nas regies mais perifricas do bairro, onde o poder pblico no se faz muito presente, encontra-se um nmero considervel de espcies que so teis alimentao humana, inclusive h moradores que plantam mais de uma rvore produtora de frutas em frente a sua casa, formando um pequeno pomar. Tambm se observou a iniciativa dos moradores em plantarem rvores frutferas em vrios locais, algumas vezes sem seguir as normas tcnicas e deixando o local com aspecto pouco esttico, com vrias rvores juntas e muito prximas ao muro. Nas caladas das praas tambm foram encontradas rvores frutferas, tais como ameixeiras e jerivs, evidenciando uma iniciativa interessante do poder pblico ao plantar esse tipo de rvore em passeios.

5 CONCLUSO

Neste pequeno ensaio observou-se que uma parcela significativa da populao tem preferncia por rvores frutferas, mesmo em caladas, e mantm seu cultivo, principalmente nas reas onde o poder pblico no desenvolve uma arborizao planejada. Tambm se observou que a proporo de espcies frutferas, fornecedoras de alimento para os seres humanos, relativamente elevada, gerando alguns benefcios para a comunidade local, tais como, a possibilidade de colher frutos nas prprias ruas e satisfazer a fome, alm de potencializar a atrao de pequenos animais, principalmente pssaros. Cabe lembrar que o bairro tem uma riqussima avifauna. Uma moradora que mantm vrias rvores frutferas dentro e fora de seu quintal relatou que j havia visto serelepes e at um sagi se alimentando das rvores. Alm das inmeras qualidades que as rvores possuem e os benefcios que elas proporcionam as cidades, o plantio das frutferas ajuda a formar um ambiente mais equilibrado, propiciando bem estar e alimentos de graa para toda a populao, aproximando a natureza e a moderna sociedade urbanizada.

REFERNCIAS RVORES. E OS PSSAROS VOLTARIAM. Jornal Shopping News City News Jornal da Semana. So Paulo, 05/05/1991, p.3. BEZERRA, M. C. L.; FERNANDES, R. C. Reduo das desigualdades sociais. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente e dos Recursos Renovveis, Consrcio Parceria 21, 2000. 180p. BIONDI, D; ALTHAUS, M. rvores de Rua de Curitiba. Cultivo e Manejo. Curitiba: FUPEF, 2005. MANICA, I. Fruticultura em reas Urbanas. Porto Alegre: Cinco Continentes Editora. 1997. 154p. FERREIRA, L. A. B. Usos da vegetao In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE ARBORIZAO URBANA, 10, 1985, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 1985. p. 89-95. LORENZI, H. rvores Brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 1992, 368p. ___________. rvores Brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. Vol. 2. 2 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002, 384p.

___________. rvores Exticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromticas. 2 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2003. 384p. MASCAR, L. E. A. R. de; MASCAR, J. L. Vegetao urbana. Porto Alegre: L. Mascar. 2003. 210p. MASCAR, J. L. Loteamentos urbanos. Porto Alegre: L. Mascar. 2002. 242p. MELLO Fo, L. E. Arborizao Urbana. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE ARBORIZAO URBANA, 10, 1985, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 1985. p.117-127. MILANO, M. S. Arborizao Urbana no Brasil: Mitos e Realidade. In: III Congresso Brasileiro de Arborizao Urbana, 11, 1996, Salvador. Anais..., 1996. p.1-6. MILANO, M. S. ; DALCIN, E. Arborizao de Vias Pblicas. Rio de Janeiro: 1. Ed. 2000. 226p. NUCCI, J. C. Qualidade ambiental e adensamento urbano: um estudo de ecologia e planejamento da paisagem aplicado ao distrito de Santa Ceclia (MSP). So Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001. 236p. PENTEADO, A. R. Belm Estudo de Geografia Urbana. Rio de Janeiro,1968. 183f. Tese (Livre-docncia na cadeira de Geografia do Brasil) Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, Universidade de So Paulo. PINHO, A. J. V.; CAETANO, V. R.; RODRIGUES, L. A. S. Arborizao urbana com segurana, paisagismo e produo de alimentos. In: I ENCONTRO GACHO DE ARBORIZAO URBANA, 11, 1999, Pelotas. Anais eletrnicos ... Disponvel em: <http://www.sbau.com.br/arquivos/gaucho_arborizacao/Anais_do_evento/POSTER8/poster 8.HTM> Acesso em 06 out. 2004 RECCO, R. sombra dos ips da minha terra. Londrina: Midiograf, 2005. 112p. RODERJAN, C.V.; BARDALL, M.L. Arborizao das ruas de Curitiba-Paran: guia prtico para identificao das espcies. Curitiba: FUPEF, 1998. 14p. SANCHOTENE, M. C. C. Plano Diretor de Arborizao de Vias Pblicas e Comunidade Interativa para Porto Alegre. Ecos, Porto Alegre, n. 9, p. 12-15, jan. 1997. SANTOS, N. R. Z.; MR, J.V. Relao espao urbano, forma do vegetal e manejo. In: I ENCONTRO GACHO DE ARBORIZAO URBANA, 11, 1999, Pelotas Alegre. Anais eletrnicos ... Disponvel em: <http://www.sbau.com.br/arquivos/gaucho_arborizacao/ Anais_do_evento/poster1/poster1.HTM> Acesso em 06 out. 2004. SANTOS, N. R. Z. dos; TEIXEIRA, I. F. Arborizao de vias pblicas: ambiente x vegetao. Santa Cruz do Sul: Instituto Souza Cruz, 2001. 135p.

SILVA, R. R. Produo de mudas para arborizao urbana. In: I ENCONTRO GACHO DE ARBORIZAO URBANA, 11, 1999, Pelotas. Anais eletrnicos ... Disponvel em: <http://www.sbau.com.br/arquivos/gaucho_arborizacao/Anais_do_evento/5/51.HTM> Acesso em 06 out. 2004. SOARES, M. P. Verdes urbanos e rurais: orientao para a arborizao de cidades e stios campesinos. Porto Alegre: Cinco Continentes.1998. 242p. SUKOPP, H.; WERNER, P. Monografas de la Secretara de Estado para las Polticas del Agua y el Medio Ambiente. Madri: MOPT, 1991. 141p. TOMASINI, S. L. V.; SATTLER, M. A. Arborizao urbana e sustentabilidade: uma proposta para o Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentveis (CETHS). In: IX ENCONTRO NACIONAL DE ARBORIZAO URBANA, 10, 2001, Braslia. Anais... Disponvel em: http://www.sbau.com.br/ Acesso em 06 out. 2004. TOLEDO Fo, D.V.; PARENTE, P.R. Aspectos da arborizao urbana de uma cidade do interior. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE ARBORIZAO URBANA, 10, 1985, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 1985. p.155-162.

Вам также может понравиться