Вы находитесь на странице: 1из 12

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

i vV

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033
(230/2009-E)

-S

GJ
Registro de Imveis - Retificao de registro imobilirio disciplinada no art. 213, 6o, da Lei n. 6.015/1973 - Natureza administrativa do processo - Impugnao oferecida pela Unio Federal que no desloca a competncia para a Justia Federai - Nulidade, porm, do processo, pela inobservncia das formalidades previstas nos subitens 124.28 e 124.30 das NSCGJ Inviabilidade, no caso, de exame da viabilidade da retificao ou da necessidade de remessa do interessado s vias ordinrias sem o prvio e adequado cumprimento do iter procedimental estabelecido - Recurso provido.

Excelentssimo Senhor Corregedor Geral da Justia:

Trata-se

de

recurso

administrativo

(equivocadamente denominado "apelao") interposto pela Unio Federal contra deciso do Meritssimo Juiz Corregedor

Permanente do Oficial de Registro de Imveis, Ttulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurdica da Comarca de Tanabi que rejeitou impugnao por ela apresentada ao requerimento de retificao administrativa da matrcula n. 7.123 da referida serventia predial (fls. 67 a 69).

Argi

Recorrente, em

preliminar,

nulidade do processo, a partir da remessa dos autos pelo Oficial Registrador ao Meritssimo Juiz Corregedor Permanente, por no se ter concedido s partes nessa ocasio a possibilidade de

Wtf

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

manifestao para fins de requerimento de redistribuio do feito Justia Federal, nos termos do art. 109, I, da CF. No mrito, sustenta que a impugnao apresentada se deu de forma fundamentada, com base em divergncias verificadas na matrcula de origem (n. 3.037) e na matrcula n. 12.129 (R.2), em especial no tocante a diferenas nas medidas e confrontaes do imvel retificando e dos imveis confrontantes, no se tendo como clara a localizao dos bens em questo. Assim, segundo argumenta, no h como deferir a retificaao pretendida, sem que antes se tenha certeza a respeito da situao espacial dos imveis discutidos (fls. 73 a 84).

O Recorrido apresentou suas contra-razes s fls. 87 e 88, batendo-se pela manuteno da deciso recorrida. Alega que a impugnao destituda de fundamentao jurdica vlida, como decidido em primeira instncia administrativa.

Argumenta, ademais, que inexiste, no caso, controvrsia a respeito de direito de propriedade. Por fim, aduz que a presente retificaao intra muros, com total respeito aos terrenos lindeiros e sem anexao de rea no abrangida pelo ttulo.

A Douta Procuradoria Geral de Justia manifestou-se, em preliminar, pela competncia da Justia Estadual para o processamento e o julgamento do feito, dada a natureza administrativa do processo, e, quanto ao tema de fundo, pelo provimento do recurso para o fim de ser indeferida a retificaao pretendida (fls. 105 a 110).

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

\\^

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

O recurso foi distribudo inicialmente ao Colendo Conselho Superior da Magistratura e, em seguida, remetido a esta Corregedoria Geral da Justia, por no envolver dissenso relativo a ato de registro em sentido estrito (fls. 98 e 99).

o relatrio.

Passo a opinar. Em que pesem os argumentos expendidos pelo Meritssimo Juiz Corregedor Permanente na respeitvel deciso recorrida e a manifestao do Recorrido em suas contrarazes, o recurso comporta provimento para o fim de ser reconhecida a nulidade do processo, ainda que por fundamento diverso daquele apresentado pela Recorrente.

De incio, cumpre analisar a natureza do processo de retificao de registro imobilirio em trmite perante o Meritssimo Juiz Corregedor Permanente do Oficial de Registro de Imveis da Comarca de Tanabi.

Conforme orientao firmada no mbito desta Corregedoria Geral da Justia, a retificao administrativa de registros de imveis, aps as alteraes introduzidas na Lei n. 6.015/1973 pela Lei n. 10.267/2001, passou a poder ser realizada, escolha do interessado, por meio de processo jurisdicional ou de

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

processo administrativo (art. 212 da LRP). Neste ltimo caso, a retificao administrativa pode aperfeioar-se de ofcio, vale dizer, sem rogao do interessado (art. 213, I), ou mediante provocao do interessado. Tratando-se de retificao provocada, tem-se, ainda, que possa ser (a) unilateral (art. 213, I); (b) consensual, ou seja, com anuncia dos confrontes, seja por consenso expresso (art. 213, II), seja por consenso presumido (art. 213, 4o); ou, finalmente, (c) administrativo-judicial (art. 213, 6o), face ausncia de consenso e impugnao dos confrontantes. A retificao administrativo-judicial se processa perante o Juzo Corregedor Permanente, sem perder a natureza de retificao administrativa, enquanto as demais modalidades de retificao administrativa tm seu trmite perante o Oficial Registrador.

Assim restou assentado nos autos dos Processos CG ns. 164/2005 e 141/2006, a partir de pareceres da lavra do Meritssimo Juiz Auxiliar da Corregedoria, Dr. Vicente de Abreu Amadei, aprovado pelo eminente Desembargador Gilberto Passos de Freitas, ento Corregedor Geral da Justia.

No caso, est-se sem dvida diante de retificao administrativo-judicial, em virtude da ausncia de consenso entre o Recorrido e um dos confrontantes (a Unio Federal) e a impugnao por esta ltima ofertada.

Observe-se

que,

em

se

tratando

de

retificao administrativa, a impugnao oferecida pela Unio

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

Federal no desloca a competncia para a Justia Federal, posto que, nos termos do art. 109, I, da CF, as "causas" de interesse da Unio afetas aos rgos jurisdicionais federais so apenas aquelas de natureza jurisdicional, em que h lide, no abrangendo controvrsias de natureza eminentemente administrativa, estas sujeitas com exclusividade aos rgos do Poder Judicirio Estadual (art. 37 da Lei n. 8.935/1994).

Assim,

de

fato,

tem

decidido

esta

Corregedoria Geral da Justia, conforme se verifica da deciso proferida nos autos do Processo CG 2007/00012448 pelo eminente Desembargador Ruy Pereira Camilo, Corregedor Geral da Justia, ao aprovar parecer da lavra do Meritssimo Juiz Auxiliar, Dr. Jos Marcelo Tossi Silva:

"REGISTRO DE IMVEIS - Procedimento de retificao de registro imobilirio previsto no artigo 213 da Lei n 6.015/73 - Natureza administrativa - Inexistncia de 'causa' - Impugnao oferecida pela Unio Federal que no desloca a competncia para a Justia Federal - Recurso provido, para que o procedimento prossiga perante o Juiz Corregedor Permanente do Oficial de Registro de Imveis."

Essa, a propsito, ainda, a orientao firmada pelo Colendo Superior Tribunal de Justia sobre a matria:

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

"Conflito de competncia. Retificao de registro imobilirio. Procedimento administrativo. Interesse da Unio Federal. 1. Segundo entendimento firmado pela 2a Seo (CC n 16.048-RJ), compete Justia Comum do Estado processar e julgar requerimento administrativo formulado para retificar registro imobilirio, na forma do art. 213 da {Lei n. 6.015/73, no deslocando a competncia para a Justia Federal a manifestao de interesse por parte da Unio, eis que no h, de fato, uma 'causa'.

2.

Conflito conhecido para

declarar a

competncia da Justia Estadual" (CC 19.836/PE - rei. Min. Carlos Alberto Menezes Direito - Segunda Seo - j . 22.10.1997 - DJ 09.12.1997, p. 64587).

Nesses termos, invivel o deslocamento do julgamento do presente feito para a Justia Federal, como pretende a Recorrente. A competncia, como visto, da Justia Estadual, mais precisamente, no caso, do Juzo Corregedor Permanente do Oficial de Registro de Imveis de Tanabi.

Quanto

regularidade

do

trmite

processual, porm, tem-se que no houve observncia do modelo procedimental legal e normativo, a partir da impugnao da Recorrente, apresentada ao Senhor Oficial Registrador.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

7 M\ / >

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

Com efeito, oferecida a impugnao, o Registrador limitou-se a analis-la perfunctoriamente, para indeferila, diante da ausncia de composio entre a Recorrente e o Recorrido. Omitiu-se, contudo, o Senhor Oficial, no cumprimento do subitem 124.18 das Normas de Servio desta Corregedoria Geral da Justia, que prev, na hiptese de impugnao, a intimao do requerente da retificao e do profissional que assinou a planta e o memorial descritivo para manifestao no prazo de cinco dias. Alm disso, ao efetuar a remessa dos autos ao Meritssimo Juiz Corregedor Permanente, o Registrador, no caso, no fundamentou adequadamente as razes do

encaminhamento e, sobretudo, deixou de prestar ao julgador as informaes de que dispunha e outras mais suscetveis de influenciar na soluo do pleito do Recorrido. Nunca demais lembrar, no tema, o disposto no subitem 124.20 das NSCGJ:

"A remessa do procedimento administrativo de retificao ao Juiz Corregedor Permanente ser efetuada por meio de ato fundamentado, em que sero prestadas todas as informaes de que o Oficial de Registro de Imveis dispuser em seus assentamentos, relativas ao imvel objeto do registro a ser retifcado e aos imveis confinantes, bem como outras que puderem influenciar na soluo do requerimento, juntando aos autos certides atualizadas das matrculas respectivas e cpias de

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

plantas, 'croquis', e outros documentos que forem pertinentes para esta finalidade (...)."

Saliente-se, neste passo, que o Senhor Oficial fez anexar aos autos reproduo parcial da planta do loteamento onde inseridos os imveis retificando e confrontante (fls. 36), em que consta localizao destes ltimos totalmente diversa daquela indicada na planta apresentada pelo Recorrido para fundamentar o seu pleito (fls. 08), sem que se tenha esclarecido adequadamente tal situao.

Ademais, o Senhor Registrador alude, em correspondncia enviada Recorrente, ocorrncia de

regularizao do mesmo loteamento, em virtude de deciso judicial, sem trazer para os autos os informes pertinentes ao que efetivamente decidido no aludido feito.

Por outro lado, cabe mencionar que a impugnao da Recorrente teve como fundamento divergncias constatadas nos registros e plantas originais, inclusive com alegao de invaso de terreno, igualmente observada pelo prprio Registrador a fls. 55.

Trata-se,

claramente,

de

impugnao

motivada, nos termos do disposto no subitem 124.18 das NSCGJ, que, alm de tudo, pe em dvida o carter efetivamente intra muros da retificao.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO Corregedoria Geral da Justia Processo n 2009/00032033

Essa, inclusive, a impresso deixada na Douta Procuradoria Geral de Justia, que por intermdio do parecer da lavra do Dr. Pedro Luiz de Melo, assim se pronunciou:

"(...) a pretenso no se restringe apenas corrigir possveis erros de medida, mas ao contrrio, extrai-se que est havendo incorporao de rea que antes no havia no terreno. Da matrcula de n 12.219 (fls. 57) onde se descreve as reas primitivas, que deram origem aos lotes transcritos sob n 7123 do autor e 7122 da Unio, se v que os imveis que aparecem no mapa de fls. 36 tm as mesmas caractersticas de metragem, ou seja, 22 de frente, 22 nos fundos e 44 de ambos os lados. Pelo menos a maioria dos imveis so assim, salvo aqueles irregulares que margeiam o crrego (fls. 36) e sofreram diminuio no seu tamanho.

No entanto, o imvel do autor apresenta nos fundos uma largura maior de 25,68 metros e do lado esquerdo 52,15 metros resultando numa rea quadrada maior do que consta no seu ttulo de propriedade. Deduz-se que h um acrscimo de rea e no propriamente erro de metragem, no estando autorizado a realizar a retificao." (fls. 108 e 109).

Lembre-se, no tema, que "() o processo no contencioso de retificao de registro no adequado como forma de aquisio de domnio, no uma espcie simplificada de

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

10

^ y

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

usucapio. Qualquer modificao da rea do imvel s pode ser objeto de averbao na forma do art. 213 da Lei n 6.015/73 se resultar de medio intra muros, isto , dentro das divisas descritas no ttulo. Nenhuma rea externa ao ttulo pode ser acrescentada, porque o processo destina-se, exclusivamente, a adequar o registro realidade, (cf. Narciso Orlandi Neto, Retificao de Registro de Imveis. So Paulo: Editora Oliveira Mendes, 1997, p. 122).

De toda sorte, o certo que a no observncia do procedimento legal na fase que antecedeu a remessa dos autos ao Meritssimo Juiz Corregedor Permanente impediu a tempestiva manifestao do interessado na retificao e do profissional que assinou a planta e o memorial descritivo a respeito da impugnao, bem como a instruo adequada do feito para exame por parte do magistrado, conforme dispem os j referidos subitens 124.18 e 124.20 das NSCGJ.

E sem o cumprimento de tais formalidades, invivel, no caso, concluir pela viabilidade da retificao ou pela necessidade da remessa do Recorrido s vias ordinrias. Assim, mais prudente, na espcie, renovarse o iter procedimental, a partir do ato praticado s fls. 59 e 60, preservando-se, por ora, a opo do interessado pela discusso da possibilidade de retificao do registro na esfera administrativa.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

Nesses termos, vista de todo o exposto, o parecer que se submete elevada considerao de Vossa Excelncia no sentido de ser reconhecida a nulidade do processo, a partir do ato de remessa dos autos pelo Senhor Oficial Registrador ao Meritssimo Juiz Corregedor Permanente (fls. 59 e 60), a fim de ser dado adequado cumprimento aos subitens 124.18 e 124.20 das Normas de Servio desta Corregedoria Geral da Justia, na forma acima discriminada.

Sub censura.

So Paulo, 22 de julho de 2009.

LVARO LUIZ VALERY MIRRA Juiz Auxiliar da Corregedoria

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

12

Corregedoria Geral da Justia


Processo n 2009/00032033

RECEBIMENTO Em 22 de julho de 2009, recebi estes autos com o parecer retro, para conferncia. Eu, A/Wwv. (Mima Dilza) Escrevente Tcnico Judicirio do GAJ 3, subscrevi. CERTIDO Certifico e dou f que, nesta data, registrei o parecer retro sob o n 230/09-E. So Paulo, 22 de julho de 2009. Eu, A/Ww^ (Mirna Dilza), Escrevente Tcnico Judicirio do GAJ 3, certifiquei e subscrevi. CONCLUSO Em 22 de julho de 2009, fao estes autos conclusos ao Desembargador REIS KUNTZ, DD. Corregedor Geral da Justia em exerccio. Eu, Vwvwgi (Mirna Dilza), Escrevente, subscrevi.
Processo n 2009/32033

Aprovo o parecer do MM. Juiz Auxiliar da Corregedoria e por seus fundamentos, que adoto, dou provimento ao recurso, para o fim de reconhecer a nulidade do processo a partir do ato de remessa dos autos pelo Senhor Oficial Registrador ao Meritssimo Juiz Corregedor Permanente (fls. 59 e 60), impondo-se a renovao dos atos processuais com especial observncia dos subitens 124.18 e 124.20 das Normas de Servio desta Corregedoria Geral da Justia. Publique-se. S o P a u l o , ^ ^ ' ^

RElS^HtlNTZ Corregedor Geral da Justia em Exerccio

Вам также может понравиться