Вы находитесь на странице: 1из 3

Iluminao para horticultura

A luz e as plantas
As plantas tm uma resposta sensvel luz de diversos comprimentos de onda diferente dos humanos. Apenas uma poro da luz visvel para o olho humano contribui para o crescimento das plantas (fotossntese), nomeadamente a luz com comprimento de onda entre 400 e 700 nm. A qual se denomina gama PAR (PAR = Radiao Fotossinteticamente Activa). Cerca de 45% da radiao global da luz natural encontra-se entre os 400 e os 700 nm. Pelo que, cerca de 45% da radiao global PAR.

Uma lmpada eficiente para o crescimento das plantas deve transformar o mximo possvel da energia elctrica que consome em PAR. A fotossntese um processo fotoqumico atravs do qual a energia luminosa absorvida pela clorofila e pelos carotenides existentes nas folhas. Esta energia utilizada para produzir acares a partir do dixido de carbono (CO2) que as folhas captam. Este processo pode ser representado da seguinte forma:

6 CO2 + 6 H2O + energia luminosa -> C6H12O6 + 6 O2 dixido de carbono + gua + energia luminosa produz acar + oxignio

Uma fonte de energia pode ser considerada uma fonte que emite partculas de energia. Estas partculas denominam-se quanta de luz ou fotes. O contedo energtico de um foto est relacionado com o seu comprimento de onda. O nmero total de fotes emitidos por segundo entre 400 e 700 nm denomina-se PPF (Fluxo Fotossinttico de Fotes), uma quantidade medida em mol s-1. O PPF comparvel com a ideia do lmen, mas baseia-se na resposta sensvel das plantas. O contedo energtico de um foto de 400 nm (azul) 1,75 vezes mais elevado (700/400) do que o de um foto de 700 nm (vermelho), mas ambos os fotes so equivalentes em termos do seu efeito no processo de fotossntese. A energia em excesso existente num foto azul essencialmente convertida em calor.

A taxa de fotossntese determinada pelo nmero de fotes entre 400 e 700 nm que

a planta absorve e no pelo contedo total de energia desses fotes. Assim sendo, o nmero de fotes por segundo entre 400 e 700 nm que recaem sobre uma determinada superfcie, definido como PPFD (Densidade do Fluxo Fotossinttico de Fotes), a nica quantidade adequada que deve ser utilizada para expressar a quantidade de luz para o processo de fotossntese. A PPFD comparvel ideia de lux (lmen m-2), mas baseia-se por sua vez na resposta sensvel das plantas. A PPFD medida utilizando um sensor de quantum e expressa em mol de fotes por m por segundo (mol m-2 s-1). Quando falamos de PAR (Radiao Fotossinteticamente Activa), estamos a referir-nos ao contedo de energia da luz entre 400 e 700 nm (em W m-2). PPF = nmero total de fotes emitidos por segundo entre 400 e 700 nm; unidade mol s-1 PPFD = nmero de fotes por segundo entre 400 e 700 nm por rea de unidade; unidade mol m-2 s-1 PAR = contedo energtico por segundo de luz entre 400 e 700 nm por rea de unidade; unidade W m-2 + cima

Sensibilidade espectral da planta


Mesmo dentro da gama PAR nem todas as plantas tm a mesma sensibilidade a todos os comprimentos de onda. Isto deve-se, entre outras coisas, s absores especficas de todos os tipos de pigmentos existentes nas folhas, entre os quais a clorofila o mais conhecido. Em resultado da reflexo e transmisso relativamente fortes, a luz verde a que menos eficazmente utilizada pela folha. Isto explica porque as folhas parecem verdes ao olho humano. O efeito da radiao com diferentes comprimentos de onda sobre o crescimento das plantas pode ser analisado atravs de uma curva de sensibilidade das plantas. Uma vez que a fotossntese o processo mais importante para o crescimento, utilizamos um espectro de actividade que descreve a forma como a taxa de fotossntese determinada nos diversos comprimentos de onda. Este espectro de actividade fotossinttica baseia-se no nmero de fotes (quanta de luz) absorvidos por comprimento de onda. Este tipo de espectro de actividade tambm denominado 'eficincia quntica espectral'. ;As pesquisas demonstraram (McCree 1972) que o desvio mdio das diferentes espcies em relao mdia no superior a 5%. Tambm foi demonstrado que a eficincia quntica mais elevada na gama dos laranja-vermelhos, i.e. A luz laranjavermelha permite que a fotossntese se realize de forma mais eficiente. Na realidade isto no significa que as plantas possam ser cultivadas utilizando exclusivamente luz desta cor. extremamente importante que as plantas recebam um espectro equilibrado para se desenvolverem de forma adequada. A proporo correcta de luz azul muito importante para o desenvolvimento saudvel das plantas. A falta de luz azul leva ao alongamento (crescimento excessivo do caule) e por vezes pode causar o aparecimento de folhas amarelas. O rcio entre a luz da gama dos vermelhos e dos vermelhos longnquos tambm importante para o desenvolvimento das plantas. Uma baixa quantidade de luz da gama dos vermelhos longnquos prejudica o crescimento do caule. Estas respostas sensveis variam entre espcies vegetais.

Vermelho, azul, laranja/branco ( 7:1:1 ) a relao de comprimento de onda Espectro de luz - 430-475nm, 620-630nm, 660nm e branco ( vege ) Espectro de luz - 430-475nm, 620-630nm, 660nm, 730nm e branco ( flor )

Вам также может понравиться