Вы находитесь на странице: 1из 8

Interao entre patgenos hospedeiros e meio ambiente.

A ocorrncia de uma doena infecciosa dentre elas a dengue e a poliomielite depende de muitos fatores algum dos quais citaremos abaixo: 1fatores relacionados ao meio ambiente:. Fatores fsicos como localizao geogrfica, clima, temperatura, umidade e estao do ano. Disponibilidade de reservatrios apropriados. Hospedeiros intermedirios. Vetores. Condies sanitrias e de moradia. Eliminao adequada de dejetos. Disponibilidade de gua potvel que pode ser ingerida. 2.fatores relacionados as patgenos:. A virulncia do patgeno;alguns patgenos so mais virulentos que outros. Existncia de uma via para o patgeno penetrar no organismo; uma porta de entrada. Quantidades de organismos que penetra no corpo; isto , quantidade suficiente para causar infeco. 3. fatores relacionados a hospedeiros ( isto , a pessoal que pode se tornar infectada):. estado de sade do individuo. Estado nutricional. Moradia. Higiene. Nvel scio econmico. Condio imunolgica.

ciclo de infeco.
1. primeiro necessrio um patgeno. Como exemplo o mosquito. 2. necessrio uma fonte do patgeno isto , um reservatrio. Como exemplo a gua limpa parada. 3. necessrio uma porta de sada. 4. necessrio uma porta de entrada. 5. necessrio um hospedeiro susceptvel.

Reservatrios de infeco.

So muitas e variadas as fontes de microrganismos que causam doenas. So conhecidas como reservatrios de infeco ou simplesmente reservatrios. Um reservatrio qualquer lugar onde o patgeno pode se multiplicar ou meramente sobreviver, ate que seja transferido para um hospedeiro. Os reservatrios podem ser hospedeiros vivos ou objetos inanimados. Figura.

Reservatrios vivos.
Os reservatrios vivos incluem o ser humano, animais silvestre, animais domsticos, certos insetos, certos aracndeos. Os reservatrios humanos e animais podem ou no se tornar doentes de fato, dependendo dos patgenos que estejam abrigando.

Portadores humanos.
O mais importante reservatrio de doenas infecciosas humanas o prprio ser humano. Um portador uma pessoa que esta colonizada por determinado pato patgeno, mas o patgeno no esta causando doenas a esta pessoa. Entretanto, o patgeno pode ser transmitido do portador a outros que podem, ento tornar-se doentes. Os portadores passivos transportam o patgeno sem jamais terem desenvolvido a doena. Um portador incubador a pessoa capas de transmitir o patgeno durante o perodo de incubao de determinada doena infecciosa. Os portadores convalescentes abrigam e podem transmitir determinado patgeno enquanto se recuperam da doena infecciosa. Os portadores ativos se recuperam completamente da doena, mas continuam abrigando o patgeno indefinidamente. Secrees respiratrias ou fezes so, geralmente, os veculos pelos quais o patgeno transferido, tanto diretamente, de um portador para um individuo susceptvel, quanto indiretamente atravs de alimento ou gua. Quanto ao meio ambiente os reservatrios incluem o solo, poeira, gua, alimentos contaminados, insetos, animais silvestre infectados e outros.

Poliomielite:
A poliomielite uma infeco grave. Na maioria das vezes, a criana no morre quando contaminada, mas adquire srias leses que afetam o sistema nervoso. As conseqncias mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vrus tambm pode ocasionar uma leso mais grave em um ou mais membros ou at mesmo levar morte por meio de uma tetraparalisia. A doena causada e transmitida por um vrus que entra no organismo via oral. A pessoa infectada pode transmitir a doena pelas fezes que, em contato com o ambiente, atinge quem no foi devidamente imunizado. Como o vrus muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos, ou atingir a criana por via oral ou pela ingesto de gua contaminada. Uma pessoa que teve a poliomielite, principalmente em um ambiente em que o saneamento bsico desfavorvel, o vrus pode contaminar a gua, o solo e o

meio ambiente de forma geral.

Sintomas:
A maioria dos pacientes constitui enfermidade de pouca importncia com :febre, mal estar, cefaleia, nusea e vomito. Em cerca de 1% dos pacientes a doena progride para intensa dor muscular, rigidez de nuca e costas com ou sem paralisia flcida. A doena mais grave ocorre, mais provavelmente , em crianas mais velhas e adultos. Embora tenha sido um grande problema de sade a OMS esta tentando erradicar a doena em todo o pas.

A Poliomielite e o mundo:
Existe um movimento mundial de erradicao da plio. Ela endmica (a transmisso da doena constante) em quatro pases: Afeganisto, ndia, Nigria e Paquisto. Outros 15 pases tm registro de casos importados: Sudo, Uganda, Qunia, Benim, Angola, Togo, Burkina Faso, Niger, Mali, Repblica Central da frica, Chade, Costa do Marfim, Gana, Nepal e Repblica Dominicana do Congo. O Brasil tem um comrcio com algumas dessas naes e, alm disso, existe um fluxo migratrio de pessoas de l para c. O fato de a plio estar erradicada no Brasil, no motivo para descanso. importante se manter a vigilncia e as crianas imunizadas. Se algum trouxer o vrus de um desses pases, as crianas no correro risco de adquirir a doena, explica a coordenadora. Datas importantes para a erradicao da poliomielite no Brasil 1961: Realizao das primeiras campanhas com a vacina oral contra poliomielite 1971: Implantao do Plano Nacional de Controle da Poliomielite 1977: Definio das vacinas obrigatrias aos menores de um ano em todo o territrio nacional e Aprovao do modelo da Caderneta de Vacinaes vlida em todo territrio nacional. 1980: Incio dos Dias Nacionais contra a paralisia infantil no Brasil. 1984: Introduo em alguns estados da estratgia de multivacinao por meio dos Dias Nacionais de Vacinao contra a poliomielite para as crianas de 0 a 4 anos de idade. 1986: Criao do personagem-smbolo da erradicao da poliomielite, o Z Gotinha. 1987: Mudana na formulao da vacina oral contra a poliomielite, aumentado a concentrao do poliovrus tipo 3. 1989: Ocorrncia do ltimo caso de poliomielite no Brasil. 1990: Criao na OPAS/OMS da Comisso Internacional para Certificao da Erradicao da Poliomielite nas Amricas. 1994: Brasil recebe o Certificado Internacional de Erradicao da Transmisso Autctone do Poliovrus Selvagem.

Agente Etiolgico:
Poliovrus; um vrus RNA da famlia Picornaviridae (pequenos vrus RNA)

Reservatrio e Forma de transmisso:

Ser humano infectado. A transmisso pessoa a pessoa, principalmente atravs da via fecal-oral, tambm por secrees orofarngeas, da-se ai a necessidade de erradicar a doena do meio ambiente.

Diagnstico:
Isolamento do vrus plio de amostras de fezes, CSF ou secrees orofarngeas, utilizando-se tcnicas de cultura de clulas e de imunodiagnstico.

Produto utilizado para erradicar a doena poliomielite do meio ambiente:

vacina oral, trivalente, contendo os trs tipos de Poliovrus (1,2 e 3), atenuados. A vacina contra a poliomielite um servio bsico oferecido pelo Sistema nico de Sade (SUS) e disponvel durante todo o ano nos postos de sade, na vacinao de rotina. Alm do esquema bsico as trs doses de rotina a criana de at cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha. At porque a paralisia transmitida por trs tipos de vrus. As vrias doses se justificam por isso. Se a criana no desenvolveu a imunidade com relao a um vrus, com as vrias doses, ela tem oportunidade de se imunizar

Idade para vacinao:


A partir dos dois meses; Durante a campanha pode ser aplicada desde o nascimento como dose vlida.

Cuidados na aplicao:
Deve-se tomar cuidado mximo em no contaminar o recipiente e/ou contagotas. Estes no devem entrar em contato com mveis, utenslios ou boca da criana. Caso isso acontea precisam ser desprezados.

Dengue:
Entre os fatores para o grande crescimento no nmero de casos de dengue esto as condies ambientais ambientais. O termo "dengue" vem do espanhol e que dizer "melindre", "manha". A palavra se refere ao estado de moleza e cansao em que fica a pessoa contaminada pelo mosquito. A transmisso da doena ocorre pela picada do Aedes aegypti infectado, uma espcie de mosquito de origem africana que chegou ao continente americano na poca da colonizao. Entre os fatores para o grande crescimento no nmero de casos de dengue esto as condies ambientais favorveis e a falta de conscientizao da populao, onde para se obter resultados positivos necessrio trabalho educativo e sensibilizao de limpeza e o principal, no deixar gua nem mesmo limpa parada.

ETIOPATOGENIA A dengue uma doena causada por qualquer um dos sorotipos do vrus dengue (dengue- 1, 2, 3, 4). A infeco com qualquer um dos sorotipos virais resultam em imunidade especfica e duradoura para o sorotipo responsvel pela infeco. Estes vrus pertencem a famlia Flavivirus e caracterizam-se por serem vrus envelopados contendo um genoma composto por uma fita simples de RNA e que codifica trs protenas estruturais (capsdeo, membrana, envelope) e sete protenas no estruturais. O vetor da doena o mosquito Aedes aegypti, antropoflico que interrompe facilmente seu repasto sangneo picando a mesma pessoa, ou vrias pessoas repetidamente, em curto perodo de tempo. Aps a inoculao do vrus, estes atravessam o intestino mdio e alcanam a glndula salivar atravs da hemocele, o mosquito estar infectado por toda a sua vida e transmitir a doena durante todas as suas picadas, j que o vrus da dengue ser excretado na saliva destes insetos. Aps a inoculao do vrus atravs da pele, pela picada do mosquito infectado, acontece o perodo de incubao intrnseco, que corresponde ao tempo necessrio para que o vrus se replique no ser humano alcanando etapas suficientes para causar a doena. Este perodo , em mdia, de quatro a sete dias. A maioria das infeces pelo vrus dengue so assintomticas ou oligossintomticas, caracterizadas por febres e ocasionalmente exantema, principalmente em crianas. Adolescentes e adultos frequentemente desenvolvem a forma clssica da doena (DC) que consiste em febre alta, cefaleia intensa, dor retro-orbital, mialgia, exantema maculo-papular. Forma de doena com incio

abrupto apresentando eritemas por todo o corpo que desaparece em aproximadamente 24 horas. A febre alta e pode persistir por cinco a sete dias. As formas mais graves da doena so a dengue hemorrgica (FHD) ou a sndrome do choque da dengue (SCD) diferenciam-se da DC pelo aumento da permeabilidade capilar e conseqente extravasamento de plasma para o interstcio. Caracteriza-se por febre alta, sangramentos, plaquetopenia moderada e hemoconcentrao. A gravidade da doena hemorrgica tem sido classificada pela Organizao Mundial de Sade em: moderada (nvel I e II) e grave (nvel III e IV), sendo a presena do choque o fator diferencial. A FDH nvel I caracterizada por febre e sintomas constitucionais; a nvel II caracteriza-se por sangramentos espontneos; a nvel III caracteriza-se por insuficincia respiratria; e finalmente, o nvel IV onde o pulso e a presso arterial no so detectados. A patognese das formas graves da dengue ainda controversa. A maioria dos pesquisadores acredita que as infeces secundrias so o principal fator de risco para a FHD/SCD, enquanto outros, defendem que estas formas da doena esto associadas com uma virulncia aumentada de algumas cepas. EPIDEMIOLOGIA A virose Dengue, tem distribuio mundial, especialmente nos trpicos e reas de zona temperada, onde seus vetores: Ades aegypti, Ades scutellaris, Ades polynesiensis e Ades albopictus se proliferam mais facilmente. Cerca de 2,5 bilhes de pessoas vivem em rea de risco. O vrus transmitido pela picada da fmea do mosquito, que possui hbitos diurnos, que vive no peridomiclio e que se adaptou ao meio urbano. As pessoas infectadas so a principal fonte do vrus para infeco dos mosquitos. Depois de chupar o sangue infectado, a replicao viral prossegue no mosquito por sete a quatorze dias, at que o vetor transmita a infeco para outra pessoa. Desde 1956 foram constatados pela Organizao Mundial da Sade mais de 3.000.000 de casos e 45.000 bitos. Atualmente a incidncia de mais de 100.000 casos anuais, estando em ascenso, e na Tailndia a 3 causa de hospitalizao e morte em crianas. A dengue hemorrgica apareceu na Amrica em 1981 (Cuba), no Brasil e na Venezuela em 1989, 1990 e 2002. H registros das primeiras epidemias de dengue no sculo XVIII, na Amrica, frica e sia. importante ressaltar as epidemias na Amrica e a constante elevao de incidncia nas ltimas dcadas, a ponto da transmisso ser quase contnua. Grande incidncia anual no Caribe, Mxico, Amrica Central, Venezuela, Colmbia e Brasil. No Chile e no Uruguai no foram encontrados vetores. Na dcada de 80 surgiram epidemias de modo explosivo no Rio de Janeiro, So Paulo, norte e nordeste brasileiros, Cuba e praticamente toda a Amrica Latina. Em 1994 ocorreram casos de dengue hemorrgica no Cear. Nas Amricas o maior nmero de casos de virose ocorre no Brasil e a maior incidncia da forma hemorrgica da doena aparece na Venezuela. No Brasil em 2002 h registros de casos em todos os estados, tomando a forma epidmica, com mortes.

DIAGNSTICO LABORATORIAL Para dengue clssico: Hemograma : leucopenia, linfocitose, trombocitopenia. Coagulograma: Protrombina, tromboplastina parcial, trombina.(aumento nos tempos). Fibrinognio, protrombina, antitrombina e antiplasmina(diminuio nos tempos). Bioqumica: Albuminria.

TRATAMENTO Para dengue clssico: No h tratamento especfico. A medicao apenas com analgsicos e antitrmicos. Devem ser evitados os salicitatos. Para febre hemorrgica (FHD): os pacientes devem ser cuidadosamente observados para a identificao dos primeiros sinais de choque. Nos primeiros sinais de choque, o paciente deve ser internado imediatamente para correo rpida do volume de lquidos e da acidose. No h tratamento anti viral especfico para a dengue, mas os pacientes normalmente se recuperam com o uso de hidratao vigorosa e correo dos distrbios hidro-eletrolticos. PROFILAXIA Para que a transmisso da dengue possa ser detectada precocemente, indicado que a vigilncia epidemiolgica seja ativa. Habitue-se a fazer o seguinte: Fure ou mantenha os pneus velhos em lugares cobertos isso evita o acmulo de gua e a proliferao dos mosquitos transmissores; Guarde as garrafas com os gargalos para baixo; Fure e amasse as latas vazias antes de jog-las fora; Enterre ou ponha no lixo sapatos velhos, eles tambm acumulam gua; Tampe poos, barris e outros depsitos de gua; Fure os potes dos vasos das plantas, assim a gua em excesso pode ser eliminada. O comrcio de pneus, que so armazenados ao ar livre, a densidade demogrfica elevada, o crescimento urbano, a falta de saneamento, reservatrios de gua a cu aberto, o no controle do mosquito e o constante deslocamento de pessoas infectadas, so fatores de disseminao. As viagens tambm so um importante fator no surgimento de epidemias, pois muitas pessoas viajam no perodo de incubao da doena. CONCLUSO Durante o estudo sobre a dengue e a poliomielite conclumos que ambas so patologias associadas ao meio em que vivemos, no caso da dengue o mosquito vetor pode contaminar vrias pessoas em um curto perodo de tempo podendo ser fatal, da mesma forma a poliomielite que outrora fez diversas vitimas fora adquirida de forma fecal-oral e por secrees orofarngeas onde o vrus era disseminado no meio ambiente, contaminava a agua, o solo e o meio ambiente de forma geral e foi combatido por meio da vacinao onde em 1994 foi certificada a erradicao da mesma para alivio de todos ns. Ao contrario da dengue que est espalhada por todo o mundo e o Brasil est cada vez mais ameaado, nota-se que as medidas profilticas so bastante simples e eficazes mas que apesar disso h falta de conscientizao por parte do povo. Foram analisados sintomas e mtodos de tratamento porm nenhum deles convenceu-nos de que o melhor remdio a preveno vemos ai necessidade da educao e conscientizao da populao em cuidar e preservar o meio onde vivemos onde muitas vezes esquecemos que os nossos tambm viveram

BIBLIOGRAFIA Trabulsi, Microbiologia 2 ed, editora Ateneu 1989; Mandell/ Bennet/Dolin, Enfermedades Infecciosas Princpios y prctica 4 ed, editora Panamericana; Otto Bier, Microbiologia e Imunologia 24 ed, editora Melhoramentos; Beeson, Mc. Dermott, Tratado de medicina interna de Cecil-Loeb 14 ed, editora Interamericana; Revista poca ano IV,n 193. 28 de janeiro de 2002; Revista poca ano IV,n 196. 18 de fevereiro de 2002; Revista poca ano IV,n 201. 25 de maro de 2002; Jornal Zero Hora 25/05/2002 Microbiologia para as ciencias da saude stima edio editora guanabara koogan autores Gwendolyn R.W.Burton,M.S.,Ph.D. Paul G. Engelkirk,Ph.D.,Mt(ASCP) 2005 rio de janeiro 426 paginas

Boa noite queridas, bom o trabalho e mais ou menos tudo isto que esta acima juntei algumas pesquisas retiradas de livros e algumas outras que a lidiane me passou, agora vamos colocar nas normas e elaborar a apresentao falta algumas coisas e resta organizar outras mas faremos juntas pra ver o q vcs acham bjhs no corao rs Miriam

Вам также может понравиться