Вы находитесь на странице: 1из 15

EXMO. SR. DR.

JUIZ DE DIREITO DO ___ JUIZADO ESPECIAL CVEL - COMARCA DA CAPITAL

CLAUDIA MOREIRA DA SILVA, brasileira, solteira, garonete, portadora do documento de identidade n 09035158-6, expedida por IFP, inscrita no CPF sob o n. 018.500.137-80, residente e domiciliada na Rua Joaquim Silva, 97, Lapa, Rio de Janeiro, Cep. 20.241-110, atravs do rgo de execuo da Defensoria Pblica Geral do Estado NUDECON Ncleo de Defesa do Consumidor, vem propor, pelo procedimento sumrio, a presente AO REVISIONAL DE CONTRATO C/C OBRIGAO DE FAZER, COM PEDIDO DE ANTECIPAO DE TUTELA em face de BANCO CREDICARD S.A., pessoa jurdica, inscrita no CNPJ sob o n. 34.098.442/0001-34, estabelecida na Rua Sete de Setembro, 100, 11 andar, Centro, CEP.20050-002,Rio de Janeiro-RJ, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:

I) DA GRATUIDADE DE JUSTIA Inicialmente, afirma, para os fins do art. 4, da Lei n. 1.060/50, com a redao dada pela Lei n. 7.510/86, que no possui recursos financeiros para arcar com as custas do processo e honorrios advocatcios sem prejuzo do prprio sustento e de sua famlia, pelo que indica, para assistncia judiciria, a Defensoria Pblica Geral do Estado.

II) DOS FATOS A Demandante usuria titular do carto de crdito CREDICARD MASTERCARD, emitido e administrado pela empresa Demandada, sob o n. 5390.6414.2992.0687. A Autora sempre buscou o pagamento das faturas com exatido, procedendo-o, ao menos, no patamar mnimo mensal. Contudo, em decorrncia direta da abusividade dos juros aplicados, lanados a ttulo de encargos contratuais, encargos financeiros, ou ainda, taxa de rotativo e crdito rotativo, fixados, arbitrariamente, pela administradora do carto, a Demandante acabou submetida situao de endividamento, conduzindo inevitvel inadimplncia, at porque infrutferos se tornaram todos os pagamentos efetuados desde outubro de 2003, uma vez que no impediram o evoluir exponencial do saldo devedor. Alm da ilegalidade e abuso na estipulao dos juros, a situao foi sensivelmente agravada em razo da execrvel capitalizao dos juros, a prtica ilegal do ANATOCISMO, causa da elevao do saldo devedor em progresso geomtrica. Certo que, confrontados os pagamentos efetuados pela Autora com os CRITRIOS DA LEGALIDADE e com o PRINCPIO DA RAZOABILIDADE, dentro de um almejado EQUILBRIO CONTRATUAL, verifica-se o pagamento excessivo, configurador, inclusive, de dano patrimonial indenizvel pela repetio em dobro do indbito, j que a planilha em anexo demonstra que a autora, utilizados os critrios legais para incidncia de juros, j quitou toda a dvida possuindo ainda saldo a receber no valor de R$ 326,85. Importante destacar tambm que em razo da INVENCVEL situao de inadimplncia a empresa demandada procedeu inscrio do nome da Autora no cadastro de devedores SPC e SERASA, ampliando, sobremaneira, todos os constrangimentos derivados da relao contratual.

III) DO DIREITO.

III.I) DA NATUREZA DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELA ADMINISTRADORA DE CARTO DE CRDITO. No obstante a surpreendente dico da Smula 283 do Superior Tribunal de Justia, a caracterizao da empresa administradora de carto de crdito de extrema importncia, na medida em que no se pode confundir a outorga de crdito atravs do carto plstico com atividade financeira tpica. ADMINISTRADORA DE CARTO DE CRDITO PRESTADORA DE SERVIO, atuando apenas na intermediao da circulao de mercadorias e servios; a compra e venda; a utilizao de servios, levada a efeito entre fornecedor e consumidor, no exercendo atividade financeira tpica, com se depreende do teor do art. 3 da Circular n. 2.044/91 do Banco Central. Art. 3. - Esclarecer que vedado s empresas administradoras conceder financiamento direto aos usurios de carto de crdito, relativamente parcela da fatura mensal no amortizada pelos mesmos, por ser atividade privativa de instituies financeiras.(grifado) Deve ser ressaltado, ainda, que mesmo quando o carto de crdito (carto plstico) emitido por instituio identificada como financeira e administrado por pessoa jurdica integrante grupo econmico ( holding), essa circunstncia por si s no transmuda o CONTRATO QUE PERMANECE COM A NATUREZA DE PURA PRESTAO DE SERVIO , e ao final tm-se verificada na verdade na hiptese uma ATUAO ATPICA, estranha ao mbito do art. 17 da lei n 4.595/64, e, ainda mais grave, constitudo em NEGCIO JURDICO CELEBRADO EM MANIFESTO ERRO SUBSTANCIAL QUANTO AS SUAS QUALIDADES ESSENCIAIS (ART. 139, I, DO CDIGO CIVIL) , uma vez que, tratar-se-ia ento de um simulacro de concesso de crdito direto ao consumidor, com a desagradvel qualidade do contedo autorizativo de cobrana de taxas de juros exageradamente altas. Ressalte-se que nem mesmo se pode argumentar a incidncia da Lei Complementar n 105, de 10 de janeiro de 2001, uma vez que no se pode emprestar interpretao no sentido de que as administradoras de cartes de crdito agora seriam instituies financeiras. O 1 do art. 1 da referida lei complementar dispe que so consideradas instituies financeiras, para os efeitos desta Lei , ou seja, o

legislador criou a fico to-s para atingir da finalidade da obteno das informaes referentes a operaes e servios das instituies financeiras e das entidades a elas equiparadas, em conformidade com o art. 1 , 1 e 2. Dessa forma, a EQUIPARAO CINGIDA PARA OS FINS DAS INFORMAES DAS MOVIMENTAES FINANCEIRAS, UMA VEZ QUE, INDISCUTIVELMENTE, EM FACE DA PRPRIA AUSNCIA DE FISCALIZAO ESTATAL, AS MOVIMENTAES COMERCIAIS ATRAVS DO CARTO DE CRDITO PODEM SE TORNAR INSTRUMENTO HBIL PARA A PRTICA DE CRIMES. Assim, resta bvio que se instituies financeiras fossem, no seria necessria a edio de legislao complementar com objetivos especficos, para em seu corpo estabelecer tal equiparao. Destarte, e por concluso, como consectrio lgico da ausncia da natureza de instituio financeira das administradoras de cartes de crdito a conduo da submisso delas ao parmetro de juros estabelecidos pelo legislador do novo Cdigo Civil em seu art. 591, ou seja, tratando-se de mtuo com finalidade econmica aplica-se a taxa prevista para os juros moratrios, consoante o art. 406, remetendo-se taxa aplicada em caso de mora do pagamento de impostos devidos Fazenda Nacional, exatamente aquela fixada pelo pargrafo primeiro do art. 161 do Cdigo Tributrio Nacional, qual seja, 1% (um por cento), permitida a capitalizao somente anual.

III.II) DA OFENSA AOS PRINCPIOS DA TRANSPARNCIA E DA BOA-F OBJETIVA. Da particularidade do sistema funcional do carto de crdito, decorre evidente enriquecimento sem causa das empresas administradoras, que percebem o lucro empresarial dos comerciantes, e posteriormente, atuando como mandatrias, ou como se instituies financeiras fossem, cobram do consumidor a remunerao do crdito com estratosfricas taxas de juros, muito acima daquelas praticadas pelas instituies financeiras para o chamado Crdito Direto ao Consumidor, conforme podem ser confrontadas com as indicadas na tabela anexa elaborada pelo Banco Central do Brasil.

IRREFUTVEL, DENTRO DA PRPRIA EXPERINCIA COMUM, QUE A RELAO CONTRATUAL NO SISTEMA DE CARTO DE CRDITO, SE APRESENTA DE MANEIRA DISSIMULADA, ENGANOSAMENTE FACILITADA, SEM A TRANSPARNCIA E BOA-F EXIGIDAS, ESCAPANDO INCLUSIVE DE SUA FUNO SOCIALMENTE ADEQUADA (art. 421, Cdigo Civil), pois somente serve ao aumento arbitrrio de lucros das administradoras, com o correlato endividamento exagerado do consumidor. A ofensa aos princpios basilares das relaes de consumo se inicia com a notria violao do direito de informao adequada e clara (art. 6, III, CDC), haja vista que no demonstrado ao destinatrio final do servio o conhecimento e esclarecimento prvio do teor do instrumento de contrato, tipicamente de adeso, que nunca foi submetido apreciao da Demandante, aplicvel, portanto, o disposto no art. 46 do cdigo consumerista, que torna imprescindvel, para a validade da manifestao de vontade nos contratos que regulam as relaes de consumo, o conhecimento prvio do consumidor do contedo do contrato. A ilegalidade mais evidente e prejudicial aos interesses do consumidor se apresenta com a insero no contrato da denominada CLUSULAMANDATO, OU OUTRA DE EFEITO EQUIVALENTE, onde, sub-repticiamente, o consumidor-aderente outorga mandato amplo administradora, para que essa, na qualidade de mandatria, e por conta e risco do mandante, ESTABELEA NEGCIO JURDICO DE OBTENO DE FINANCIAMENTO JUNTO AOS BANCOS ASSOCIADOS, SEJA PELA AUTORIZAO DE EMISSO DE TTULO DE CRDITO ORDEM DO USURIO-CONSUMIDOR, SEJA POR ABERTURA DE CRDITO ROTATIVO, estabelecendo para a administradora uma situao extremamente privilegiada, atravs de clusula espria que determina a capitulao do usurio perante o fornecedor. A denominada clusula-mandato nula de pleno direito a teor do inciso VIII, art. 51, do CDC, portanto incapaz de gerar qualquer efeito jurdico, principalmente contra a parte vulnervel da relao contratual , ainda mais quando indemonstrada a composio dos dbitos lanados a ttulo de encargos. Ora, se a R atua como sociedade intermediria, que exige a submisso do consumidor autorizao para a contratao, em seu nome, de abertura de crdito para cobrir o pagamento das compras em crdito rotativo, surge para ela o dever legal de prestao das informaes pertinentes aos negcios

estabelecidos, DEVENDO APRESENTAR CONTAS CLARAS ACERCA DAS VARIVEIS QUE COMPEM O EXAGERADO CUSTO FINANCEIRO COBRADO DO USURIO, sendo insuficiente, evidncia, o lanamento do impreciso e vago termo encargos do prximo perodo. Atuando a administradora de carto de crdito como gestora de negcio de terceiro e mandatria para pagamento de transaes efetivadas pelo usurio, deve ela demonstrar a contratao de crdito em nome do usurio, bem como demonstrar a taxa praticada pelo mercado, pois, no sendo assim, como bem percebeu com sua proficincia o Ministro Ruy Rosado, ESTAR-SE-IA DIANTE DE CLUSULA POTESTATIVA, POIS O DEVEDOR NO SABE QUAL O NDICE A SER USADO PARA O CLCULO DO SEU DBITO(REsp. 276.003-SE) Incontestvel que, no complexo enredo contratual foram transgredidos vrios princpios que norteiam o direito consumerista, em especial, os princpios da boa-f objetiva e seu consectrio o princpio da transparncia. O princpio da transparncia foi institudo pelo CDC, no art. 4, caput, como objetivo da Poltica Nacional de Relaes de Consumo. O legislador, assim, exige do fornecedor informaes claras e precisas sobre o contedo do contrato, para que o consumidor tenha plena conscincia do que est assumindo. o dever de informao, garantido pelos arts. 46 e 54, 3, do CDC, violentamente desrespeitado pelo fornecedor, ora Ru, que inclui clusulas abusivas no contrato, a exemplo da clusula-mandato e da imposio de encargos contratuais, nulas de pleno direito por si ss e ineficazes por falta de esclarecimento ao consumidor. O princpio da boa-f objetiva, positivado pelo CDC em seus arts. 4 , III e 51, IV o princpio mximo orientador do Cdigo consumerista. Nas irretocveis palavras da Professora Cludia Lima Marques, boa-f objetiva significa, portanto, uma atuao refletida, uma atuao refletindo, pensando no outro, no parceiro contratual, respeitando-o, respeitando seus interesses legtimos, suas expectativas razoveis, seus direitos, agindo com lealdade, sem abuso, sem obstruo, sem causar leso ou desvantagem excessiva, cooperando para atingir o bom fim das obrigaes: o cumprimento do objetivo contratual e a realizao dos interesses das partes. Conclui-se, sem dificuldades, que o atuar da empresa administradora de cartes no pautado na boa-f objetiva, quando deixa de prestar contas do custo financeiro que repassa ao usurio, quando impe ao consumidor taxa de juros

acima do patamar mdio das taxas de mercado sob a rubrica encargos contratuais e, ainda, quando submete o consumidor situao de superendividamento ao fazer mau uso dos poderes que lhe foram outorgados (se se pode pensar em outorga de poderes sem o conhecimento e vontade ?) pela malfadada clusula-mandato, ou de efeito equivalente.

III.III) DA LESO ENORME AUTORIZADORA DA REVISO DA OBRIGAO CREDITCIA. No se olvida que o objetivo de todas as atividades empresariais o lucro, porm, no se pode aceitar o abuso deste direito, e, nesse aspecto, haver de se buscar um equilbrio no atendimento dos interesses econmicos das partes envolvidas, tendo em considerao o prprio sistema contratual, sempre em atendimento aos ditames da justia social, exigncia constitucional, como princpio reitor da ordem econmica (art. 170, CF), e a represso ao abuso do poder econmico que vise o aumento arbitrrio dos lucros (art. 173, 4, CF). Neste raciocnio, e levando em considerao que o custo do dinheiro circulante na economia regulado pelo prprio mercado, TENDO COMO PARMETRO O RANKING DAS TAXAS DE OPERAES DE CRDITO ELABORADO PELO BANCO CENTRAL, NO PODE SER ACEITA A IMPOSIO UNILATERAL DE TAXA EXCESSIVAMENTE SUPERIOR MENOR TAXA MDIA DO MERCADO, bem como a cobrana de forma abusiva e extorsiva de juros, seja qual for a nomenclatura ou ttulo, quando os parmetros conduzem a patamares bem inferiores daquele praticado pelos agentes financeiros, CONFIGURANDO VERDADEIRO FATO DO SERVIO (ART. 14, CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR) NA PRESTAO DO SERVIO DE INTERMEDIAO COMO MANDATRIA E GESTO DO NEGCIO ALHEIO. Ressalte-se, pois esse o caminho do abuso do direito, que no se pode acreditar que a administradora de carto de crdito, ao se valer da posio contratual privilegiada de mandatria e gestora de negcio alheio, ENVIDE OS MELHORES ESFOROS E OBTENHA JUNTO AO BANCO ASSOCIADO TAXAS DE JUROS ESTRATOSFRICAS DE MAIS DE 12% (DOZE POR CENTO) AO MS, QUANDO A TAXA MDIA DE JUROS PARA CRDITO PESSOAL APONTA PARA ALGO PRXIMO DE 2% (DOIS POR CENTO).

Por certo que, tratando-se de negcio comutativo, o equilbrio entre dbito e crdito deve estar presente tanto no momento da formao do negcio como na sua execuo, resta evidente que o contrato apresenta, no momento de sua execuo, grave desconformidade aos fins a que se deveria prestar, estando, pois, distanciado da legtima expectativa do consumidor, resultando sua inaptido para a realizao dos objetivos jurdicos e econmicos, sendo necessrio, para tornar possvel a continuidade de sua execuo, e ajustado aos objetivos iniciais, proceder-se sua reviso. necessrio reafirmar que a empresa administradora do carto de crdito conveniada instituio financeira exatamente para a captao de clientes, o que conduz certeza da utilizao de artifcio comercial para a obteno do aumento arbitrrio dos lucros, com o ganho de vantagem exagerada em detrimento do usurio do carto, posto que, se considerasse vlida a obteno de financiamento atravs da malfadada clusula mandato, o custo desse financiamento no atingiria o patamar elevadssimo de mais de 12% (doze por cento) ao ms. No resta dvida que os juros cobrados na relao contratual extrapolam os limites da boa-f configurando verdadeira desvantagem exagerada ao consumidor fato que, por si s, j seria suficiente para se entender nula a taxa de juros exorbitante de 12 % ao ms imposta ao consumidor (art. 51,IV, CDC). Vlida a lio da ilutre Cludia Lima Marques : A boa-f objetiva valoriza os interesses legtimos que levam cada uma das partes a contratar e assim o direito passa a valorizar. igualmente e de forma renovada. o nexo entre as prestaes, .sua interdependncia. isto o sinalagma contratual (nexum). Da mesma forma, ao visualizar, sob influncia do princpio da boa-f objetiva, a obrigao como uma totalidade de deveres e direitos no tempo e ao definir tambm como abuso a unilateralidade excessiva ou o desequilbrio irrazovel da engenharia contratual, valoriza-se, por conseqncia, o equilbrio intrnseco da relao em sua totalidade e redefine-se o que razovel em matria de concesses do contratante mais fraco (Zumutbarkeit).(Cf. Cludia Lima Marques, Contratos ..., p. 241)

E prossegue a mestre, com a peculiar proficincia:

Parece-nos uma nova conscientizao da funo do contrato como operao econmica distributiva na sociedade atual, e a tentar evitar a excluso social e o superendividamento atravs de uma viso mais social e controlada do contrato. O Estado passa, assim, a interessar-se pelo sinalagma interno das relaes privadas e a revisar os excessos, justamente porque, convencido da desigualdade intrnseca e excludente entre os indivduos, deseja proteger o equilbrio mnimo das relaes sociais e a confiana do contratante mais fraco.(op. cit., p. 244, sem grifos no original)

Ofendida a boa-f objetiva, atinge-se, de forma indisfarvel, a LESO ENORME enquanto considerada como a obteno por uma parte, em detrimento da outra, de vantagem exagerada incompatvel com a boa f ou a eqidade. Vale destacar que o Cdigo de Defesa do Consumidor veda expressamente a leso enorme, quando no 1 do art. 51, conceitua a vantagem exagerada (correlata leso enorme) sempre que tal vantagem ofende os princpios fundamentais do sistema jurdico a que pertence. Destarte, dispondo o art. 4, letra b, da Lei n 1.521/51, o limite de 1/5 (um quinto), ou 20% (vinte por cento), para o lucro patrimonial em qualquer espcie de contrato, resta evidenciada a leso provocada pelas administradoras de cartes de crdito, uma vez que, considerando como custo de intermediao financeira, a captao de recursos de terceiros, o percentual de lucro deveria permanecer adstrito no mximo 20% (vinte por cento) sobre os custos de captao, o que, com certeza no atingiria o patamar elevadssimo de mais de 10%(dez por cento) ao ms. Exatamente sobre esse ponto retoma-se as lies do ex-Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR JNIOR: O principio da leso enorme, que outro mestre desta Casa, o insigne Prof. Ruy Cirne Lima, sempre considerou incorporado ao Direito brasileiro, sobrevivia, no plano legislado apenas na hiptese da usura real, assim como definida no art. 4, b, da Lei n1.521/51: Obter, ou estipular, em qualquer contrato, abusando da premente necessidade, inexperincia ou leviandade da outra parte, lucro patrimonial que exceda o quinto do

valor comente ou justo da prestao feita ou prometida. Com a regra atual, a conceituao de leso enorme retoma aos termos amplos da nossa tradio, assim como j constava da Consolidao de Teixeira de Freitas, sendo identificvel sempre que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada (art. 51, IV). A sano a mesma de antes: a clusula nula de pleno direito, reconhecvel pelo Juiz de oficio . Vale lembrar que doutrina e jurisprudncia davam as costas ao princpio da leso enorme, presas do voluntarismo exagerado. O intervencionismo estatal nas relaes contratuais de consumo, introduzido em nosso sistema legal pela Lei n. 8.078/90, atravs de disposies de ordem pblica, abandonando a viso tradicional da autonomia da vontade como baliza dos termos do contrato, transfere ao Poder Judicirio a relevante funo de estabelecer o equilbrio contratual ao controlar clusulas abusivas, principalmente as impostas em contratos de adeso para remunerao do crdito. Assim, tendo em vista a abusividade e manifesta ilegalidade da incidncia e cobrana de taxa de juros desde outubro de 2003, visa a presente ao a reviso contratual e critrios de cobrana, com a declarao de nulidade das clusulas contratuais abusivas, MORMENTE A DENOMINADA CLUSULA-MANDATO, ou OUTRA DE EFEITO EQUIVALENTE, autorizativa de emisso de ttulo de crdito ou abertura de crdito rotativo, tudo em nome e em desfavor do consumidor, e aquelas permissivas da estipulao e flutuao dos juros cobrados, PARA FIXAO DO LIMITE DE 1% (UM POR CENTO) AO MS, consoante o art. 591 c/c art. 406, ambos do Cdigo Civil e art. 161 do Cdigo Tributrio Nacional, e, aps apurado o abuso de cobrana decorrente dos juros excessivos, provir mandamento judicial determinando a repetio em dobro do cobrado indevidamente (art. 42, Lei n 8.078/90).

IV) DA NEGATIVA DE VIGNCIA DE DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS No atual estgio da doutrina jurdica lio assente que os princpios consagrados na Constituio brasileira so verdadeiras normas supra constitucionais, com incidncia na relao jurdica entre particulares exatamente para a concreo do fundamento da Repblica de proteo da dignidade da pessoa humana (art. 1, III), e o cumprimento de seus objetivos mormente a construo de uma sociedade livre, justa e solidria (art. 3, I), perpassando necessariamente

10

pela proteo do consumidor (art. 5, XXXII) , de forma que a ordem econmica assegure a todos existncia digna (art. 170, caput e inciso V). A insistir-se em caracterizar a administradora de cartes de crdito como instituio financeira, e permitir a cobrana de juros exorbitantes, permitindose eficcia clusula-mandato, ou clusula de efeito equivalente, assim como aquelas permissivas da estipulao e flutuao de juros, tudo a configurar de forma irrefutvel a vantagem exagerada obtida pelo fornecedor com a correlata noo da leso enorme imposta ao consumidor, e diante de todos os fundamentos fartamente discutidos nesta exordial, estar-se-ia, de forma irrefutvel, negando vigncia a dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, que so elencados para melhor apreciao
art. 170, caput, da Constituio Federal; art. 173, 4, da Constituio Federal, reprime o aumento arbitrrio do lucro; art.4, inciso III, do Cdigo de Defesa do Consumidor, que erige com princpio informativo a boa-f objetiva; art. 6, inciso V, do Cdigo de Defesa do Consumidor, que garante como direito bsico do consumidor a modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais; art. 51, inciso IV, e 1 do Cdigo de Defesa do Consumidor, que estabelece como abusivas as obrigaes que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou que sejam incompatveis com a boa f. O pargrafo primeiro define o que vantagem exagerada; art. 39, incisoV do Cdigo de Defesa do Consumidor, que afirma como prtica abusiva e vedada exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; art. 3, inciso VII, Decreto 2.181/97, o qual dispe sobre a organizao do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que define a competncia do SNDC, para a vedao de abusos ; art. 12, inciso VI, Decreto 2.181/97, que estabelece como prtica infrativa exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;

11

art. 18, Decreto 2.181/97, que determina as penas para quem cometer as prticas infrativas, que vo de multa at cassao da licena do estabelecimento ou de atividade; art. 22, incisos II e XV, Decreto 2.181/97, que determina o reembolso de quantia paga a maior, e a infrao ao Cdigo de Defesa do Consumidor, por clusula que ameace o equilbrio do contrato; art. 4 da Lei 1.521/51, que prev expressamente que constitui crime da mesma natureza a usura pecuniria ou real, assim se considerando: a) (...) b) Obter, ou estipular, em qualquer contrato, abusando da premente necessidade, inexperincia ou leviandade de outra parte, lucro patrimonial que exceda o quinto do valor corrente ou justo da prestao feita ou prometida. art. 17, da Lei n 4595/64, que dispe sobre a Poltica e as Instituies Monetrias, Bancrias e Creditcias, definindo instituio financeira.

V) DA ANTECIPAO DA TUTELA Destaque-se que a situao de inadimplncia, acarretada pelos juros exorbitantes, traz fundado receio de dano de difcil reparao, consistente na perda do patrimnio, a autorizar, consoante o disposto no art. 273, do CPC, a concesso da antecipao parcial dos efeitos prticos da tutela, inaudita altera pars, para: a) determinar a suspenso de todo e qualquer pagamento, AT O DESLINDE DA CAUSA E A APURAO DO MONTANTE A SER RESTITUDO AO AUTOR, ou, se existente saldo devedor, a indicao do valor realmente devido, COM A SUSPENSO DA INCIDNCIA DOS JUROS SOBRE O SALDO DEVEDOR; b) determinar a suspenso de toda e qualquer medida extrajudicial coercitiva, principalmente a excluso do nome do Demandante dos cadastros de devedores (SPC e SERASA), consoante o entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justia, e amparada, ainda, pelo item n. 07, da Portaria n. 03, de 15 de maro de 2001, expedida pelo Ministrio da Justia; E, ainda, com fulcro no 3, do art. 84, do Cdigo de Defesa do Consumidor, que autoriza a ANTECIPAO DA TUTELA ESPECFICA ,

12

liminarmente, na ao que tenha por objeto o cumprimento da obrigao de fazer, requer a Vossa Excelncia, para que o provimento final possa vir a ser eficaz: a) seja determinada a R a exibio do CONTRATO DE ABERTURA DE CRDITO efetuado em nome do consumidor, com a UTILIZAO DA CLUSULAMANDATO, OU QUALQUER OUTRA COM EFEITO EQUIVALENTE , OBRIGANDO A ADMINISTRADORA DO CARTO DE CRDITO A DEMONSTRAR ter contratado emprstimo especificamente em favor do usurio titular, HAVENDO COBRADO DO CONSUMIDOR EXATAMENTE A MESMA TAXA PAGA INSTITUIO FINANCEIRA E, AINDA, QUE AS TAXAS CONTRATADAS ERAM AS MELHORES DISPONVEIS NO MERCADO NA POCA, sob pena de incorrer em multa diria de R$ 200,00 (duzentos reais); b) seja, reconhecida a hipossuficincia do consumidor, determinada a inverso do nus da prova em favor do consumidor (inciso VIII, do art. 6 do CDC), e, como conseqncia, em conformidade com o art. 355, do CPC, determinada a exibio de planilha indicativa de todos os clculos descritivos da dvida (ou dos pagamentos efetuados), apontando as taxas e forma de aplicao dos juros e comisses, os pagamentos efetuados pela demandante, desde outubro de 2003 at a atualidade com a descrio das taxas de juros e comisses aplicadas no perodo, sob pena de incorrer em multa diria de R$ 200,00 (duzentos reais);

V) DO PEDIDO Face ao exposto, requer:

a) seja concedida a gratuidade de justia, de acordo com art. 4, 1, da Lei n. 1060/50, com nova redao introduzida pela Lei n. 7510/86; b) a concesso da antecipao parcial dos efeitos prticos da tutela e antecipao da tutela especfica (obrigao de fazer), inaudita altera pars, nos termos acima expostos; c) aps a concesso da antecipao da tutela, seja determinada a citao da R, para, comparecer audincia de conciliao e, querendo, responder ao pedido, sob pena dos efeitos da revelia;

13

d) seja JULGADO PROCEDENTE o pedido para: d.1) confirmar os efeitos da antecipao parcial da tutela pretendida (art. 273, CPC) e da antecipao da tutela especfica (art. 84, 3, CDC) mormente com a condenao da R na obrigao de fazer consistente na exibio da planilha da UTILIZAO DA CLUSULA-MANDATO, OU QUALQUER OUTRA COM EFEITO EQUIVALENTE, OBRIGANDO A ADMINISTRADORA DO CARTO DE CRDITO A DEMONSTRAR ter contratado emprstimo especificamente em favor do usurio titular, HAVENDO COBRADO DO CONSUMIDOR EXATAMENTE A MESMA TAXA PAGA INSTITUIO FINANCEIRA E, AINDA, QUE AS TAXAS CONTRATADAS ERAM AS MELHORES DISPONVEIS NO MERCADO NA POCA; d.2) emitir preceito declaratrio da nulidade de todas clusulas contratuais eivadas de abusividade, a teor do disposto nos incisos IV, VIII e X, do art. 51, do Cdigo de Defesa do Consumidor, e itens n. 07 e 08 da Portaria n. 03, de 15 de maro de 2001, expedida pelo Ministrio da Justia, especialmente aquela que autoriza a administradora do carto de crdito, para, na qualidade de mandatria, e por conta e risco do mandante, estabelea negcio jurdico de obteno de financiamento junto aos bancos associados, SEJA PELA AUTORIZAO DE EMISSO DE TTULO DE CRDITO ORDEM DO USURIO-CONSUMIDOR, SEJA POR ABERTURA DE CRDITO ROTATIVO; d.3) reconhecida a nulidade da clusula-mandato, ou de efeito equivalente, e, como consectrio lgico da ausncia da natureza de instituio financeira das administradoras de cartes de crdito, emitir preceito constitutivo modificativo revisionista da relao obrigacional creditcia e critrios de cobrana desde outubro de 2003 at a atualidade, com a fixao do quantum debeatur exigvel do Demandante ao longo da relao, estabelecido dentro dos parmetros da legalidade, ou seja, aqueles estabelecidos pelo legislador do novo Cdigo Civil em seu art. 591 c/c art. 406, exatamente aquela fixada pelo pargrafo primeiro do art. 161 do Cdigo Tributrio Nacional, qual seja 1% (um por cento) e subsidiarimente, com a aplicao da taxa SELIC do perodo, com o expurgo da capitalizao dos juros; d.4) caso ultrapassadas as proposies dos itens d.2 e d.3, no sendo reconhecida a nulidade das clusulas abusivas, e mesmo a circunstncia das administradoras de cartes de crdito no se constiturem instituies financeiras, SEJA RECONHECIDA A LESO ENORME , com a fixao dos juros remuneratrios devidos no limite da MENOR TAXA MDIA DO MERCADO PARA REMUNERAO

14

DE EMPRSTIMO BANCRIO EM CRDITO PESSOAL, SENDO ESSA A NICA ADEQUADA AO DEVER DE MANDATRIA OU GESTORA DO NEGCIO ALHEIO, sobejamente violado pelo Ru, CONFIGURADOR INCLUSIVE DE INEGVEL FATO DO SERVIO, pela violao ao dever anexo de proteo (art. 14 do CDC); d.5) emitir preceito declaratrio da nulidade do critrio de cobrana com a utilizao da capitalizao dos juros (ANATOCISMO), ao teor da Smula 121 do STF;

emitir preceito condenatrio compelindo a R na repetio em dobro do indbito, conforme o art. 42, pargrafo nico, da Lei n. 8.078/90 totalizando o valor de R$ 653,70 (2 X R$ 326,85), referentes ao pago pelo Demandante durante todo o perodo acima indicado, principalmente das despesas exigidas em lanamento de operao de crdito com a cobrana dos juros de forma capitalizada, devidamente corrigidos monetariamente, com aplicao de juros moratrios legais de 1% ao ms aps a condenao; e
d.6) e) seja a R condenada nas verbas sucumbenciais, sendo revertidas as relativas a honorrios advocatcios em favor do CEJUR-DPGE. Indica prova documental suplementar, oral, consistente na oitiva de testemunhas e depoimento pessoal do representante legal do Ru, sob pena de confisso, bem como pericial, se necessria. D causa o valor de R$ 1.000,00. Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2005.

15

Вам также может понравиться