Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIMONTES CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA CURSO DE DIREITO

A TEORIA DO PROCESSO COMO RELAO JURDICA

Trabalho apresentado disciplina Teoria Geral do Processo da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, como requisito parcial de avaliao do 4 Perodo. Prof. : Cynara Silde Mesquita Veloso de Aguiar

MONTES CLAROS (MG), OUTUBRO/ 2012

SUMRIO

1. INTRODUO...................................................................................................................03 2. A TEORIA DO PROCESSO COMO RELAO JURDICA .....................................03 2.1. Caractersticas da relao jurdico-processual ...........................................................04 2.2 Processo e procedimento..................................................................................................05 2.3 Elementos da relao .......................................................................................................05 2.4. Sujeitos da relao ..........................................................................................................06 3. CRTICAS ..........................................................................................................................06 4. CONSIDERAES FINAIS ............................................................................................07 5. REFERNCIAS..................................................................................................................09

1. INTRODUO Apesar das acesas polmicas sobre a natureza jurdica do processo, ele hoje encarado como o instrumento de exerccio de uma funo do Estado (jurisdio), funo essa que ele exerce por autoridade prpria, soberana, independentemente da voluntria submisso das partes, diversamente do que ocorria no direito romano em que ele era o resultado de um contrato celebrado entre estas (litiscontestatio), atravs do qual surgia o acordo no sentido de aceitar a deciso que fosse proferida. Ao longo do tempo vrios estudos foram feitos na rea do Direito Processual, e com eles surgiram algumas teorias com o intuito de definir a natureza jurdica deste instituto.
As muitas teorias que existiram e existem sobre a natureza jurdica do processo revelam a viso publicista ou privativista assumida por seus formuladores, sendo que algumas delas utilizam conceitos romansticos sobreviventes sua prpria aplicao prtica. As principais entre elas apontam no processo a natureza de: a) contrato; b)quase-contrato; c) relao jurdica processual; d) situao jurdica; e) procedimento informado pelo contraditrio. (GRINOVER; DINAMARCO, CINTRA, 2012, p.279)

Segundo a viso privatista, o processo tem a mesma natureza de um contrato ou quase-contrato. Se referindo ao contrato, afirmam que a relao existente no processo, entre o autor e o ru era vista idntica que une as partes contratantes. Outra teoria afirma que o processo era um quase-contrato. Para esses, quanto ao ru, no era necessria previa aceitao dos efeitos da sentena, mas, quanto ao autor, seu ingresso em juzo representava seu prvio consentimento aos resultados do processo. J as teorias publicistas, tem o processo, primeiro, como servio pblico, segundo, o processo como situao jurdica e, terceiro, o processo como relao jurdica. 2. A TEORIA DO PROCESSO COMO RELAO JURDICA A Teoria do Processo como contrato e do Processo como quase-contrato, em pouco favoreceu o sistema processual. Ambas, voltadas para o mbito privado foram fortemente criticadas.

No ano de 1868, Oskar von Bullow publica na Alemanha a obra A teoria das Excees Processuais e os Pressupostos Processuais que foi um marco da autonomia do processo diante o contedo do direito material.
que Blow trabalhou pressupostos de existncia e desenvolvimento do processo pela relao juiz, autor e ru, em que, para validade e legtima constituio do processo seriam necessrios requisitos que o juiz, autor e ru deveriam cumprir conforme disposto em lei processual, enquanto que o direito disputado e alegado pelas partes se situava em plano posterior formao do processo, distinguindo-se pela regulao em norma de direito material, criadora do bem da vida que define a matria de mrito. (LEAL, 2010, p. 92)

Essa teoria nasce a partir do momento em que o Estado assume para si a obrigao de solucionar o conflito de interesses, o que antes era feito de maneira particular atravs da autotutela dos prprios interesses. Com o passar do tempo o Estado foi sendo requerido pelos indivduos para solucionar os problemas concernentes s relaes. O Estado deixa de ser mero espectador das relaes realizadas entre os particulares e passa a ter o poder de jurisdio tendo, portanto, a obrigao de resolver os conflitos de interesses. O processo considerado, nesta teoria, como relao jurdica, pelo fato de demandante, demandado e juiz estabelecerem uma relao jurdica que incumbir na deciso de prolatar sentena definindo o ato jurisdicional, seguindo os direitos e obrigaes criados nos procedimentos desta relao. Ainda, no processo existem duas categorias distintas de relaes jurdicas: a material e a formal. Calucci e Almeida exemplificam, com excelncia, como se d essas duas relaes jurdicas:
No processo, o autor pleiteia o pagamento de uma quantia que lhe devida; antes de peticionar em juzo, j existia entre este mesmo autor e o mesmo ru um vnculo, ou seja uma relao jurdica de direito material, fundada num contrato, no qual o autor figura como credor e o ru como devedor; somente depois de vencido o prazo, e no paga a dvida, que o titular do direito de crdito veio a juzo reclamar o inadimplemento do contrato, iniciando-se a relao jurdica processual, que s se completou com o chamamento do ru a juzo atravs da citao. (COLUCCI, ALMEIDA, 1999, p. 124,125)

2.1 Caractersticas da relao jurdico-processual

Marcus Orione Gonalves Correia em sua obra Teoria Geral do Processo, disserta sobre as caractersticas da relao jurdico-processual. Segundo ele, a primeira peculiaridade que constitui o processo a sua autonomia. O objeto e as partes so distintos da relao jurdico-material, sendo independentes desta. Ou seja, enquanto o objeto da relao jurdicoprocessual a prestao jurisdicional, o de direito material o bem disputado pelas partes. Por outro lado, a relao jurdico-processual complexa e dinmica, compreendendo uma serie extensa de direitos, deveres, nus, faculdades, poderes e obrigaes. Logo, a complexidade e a dinamicidade da relao processual, decorrentes de um constante movimento, possibilitam alteraes nos vnculos estabelecidos entre os seus sujeitos. Outra caracterstica dessa relao jurdica a unidade, conferida pela sentena. Os atos realizados, interligados entre si, tendem a uma finalidade, que a sentena. A essa relao h que se referir a unidade teleolgica. Por fim, tem-se a natureza pblica da relao jurdico-processual. O Estado, representado pelo juiz, em posio de comando em relao aos outros sujeitos processuais, decorrente do jus imperii, resolve a pendncia, pacificando o conflito por meio da prolao da sentena. Assim, em vista da necessidade de que a vontade das partes seja substituda pela vontade estatal, para obteno do intento de pacificao social, aquela primeira esta jungida determinao emanada da sentena. (CORREIA, 2009,p.123) 2.2 Processo e Procedimento . Durante muito tempo, o processo (do latim, procedere = seguir adiante) foi confundido com procedimento, ou seja, como sendo simples sucesso de atos processuais.
Contudo, desde 1868, com a obra de Blow (Teoria dos pressupostos processuais e das excees dilatria), apercebeu-se a doutrina de que h, no processo, uma fora que motiva e justifica a prtica dos atos do procedimento, interligando os sujeitos processuais. O processo, ento, pode ser encarado pelo aspecto dos atos que lhe do corpo e das relaes entre eles e igualmente pelo aspecto das relaes entre os seus sujeitos. (GRINOVER; DINAMARCO, CINTRA, 2012, p. 277)

2.3 Elementos da Relao

Trs teorias surgiram para caracterizar a relao processual. A teoria linear, de Kohler, define a relao como intrapartes, tornando o juiz estranho relao processual estabelecida. J teoria triangular, representada por grandes nomes do Direito Processual, a comear pelo criador da tese em estudo neste trabalho, Blow, passando por Wach, Chiovenda e Calamandrei, entre outros, a teoria majoritria. Segundo esta teoria, autor, ru e juiz vinculam-se direta e reciprocamente, nem mesmo precisando do juiz para intermediar a relao entre autor e ru. E, por fim, segundo Humberto Teodoro Jnior, h ainda a teoria angular, atribuda a Hellwig. Nela, o juiz se relaciona de forma superior s partes, uma vez que representa o poder estatal e essas estariam submetidas sua soberania, fazendo com que elas obtivessem direitos e deveres voltados para o juiz. 2.4 Sujeitos da Relao Em toda relao, obviamente, so imprescindveis os sujeitos. Os sujeitos principais so o autor, o ru e o juiz. Existem os patronos das partes, que so os profissionais com o poder de exercer legalmente a funo de defensores dos direitos requeridos pelas partes (os advogados). O Ministrio Pblico tambm pode atuar como parte, substituto processual ou mesmo fiscal da lei. Por ltimo, vemos os sujeitos secundrios, que so basicamente os auxiliares da justia e terceiros. (CAETANO, Luis Mrio Leal Salvador. O processo como relao jurdica. Disponivel em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5887/O-processo-como-relacao-juridica>. Acesso em: 26 set. 2012). 3. CRTICAS A teoria do processo como relao jurdica tambm foi alvo grandes crticas, principalmente, por parte dos percussores da teoria do processo como situao jurdica, como Goldschimidt. Sua tese central a de que o processo no encerra uma relao jurdica entre seus sujeitos, pois no h direitos e deveres jurdicos entre eles. Segundo Goldschmidt, o que h no processo so possibilidades, nus e expectativas, e no relao jurdica que, segundo a concepo tradicional, constituda de direitos e deveres, realidades inexistentes no processo. Para Goldschmidt, o processo no era uma relao jurdica, porque no concebia a existncia de nexo entre as partes e o juiz e nem entre as prprias partes.
Entre as crticas dirigidas doutrina da relao processual, alm do que est dito na exposio da doutrina do processo como situao jurdica, figuram as seguintes: a) baseia-se na diviso do processo em duas fases ( in jure e apud judicem) com a

crena de que na primeira delas apenas se comprovam os pressupostos processuais e na segunda apenas se examina o mrito, o que nem para o direito romano verdadeiro; b) o juiz tem obrigaes no processo, mas inexistem saces processuais ao ser descumprimento; c) as partes no tem obrigaes no processo, mas esto simplesmente no estado de sujeio autoridade do rgo jurisdicional. (GRINOVER; DINAMARCO, CINTRA, 2012, p. 281).

Na Itlia, as crticas partem de Elio Fazzalari, pela "Teoria da Reabilitao do Procedimento", segundo a qual o instituto do processo h de ser visto como Procedimento realizado em Contraditrio; no Brasil, de autores como Aroldo Plnio Gonalves, por sua obra "Tcnica Processual e Teoria do Processo", e Rosemiro Pereira Leal, que, atravs da "Teoria Neo-Institucionalista", concebe o Processo como uma instituio constitucionalizada. Argumenta-se, ademais, que ao se identificar no processo um vnculo de subordinao das partes ao julgador acabou-se por colocar o juiz numa posio no s de equidistncia em relao s partes, mas tambm de superioridade, permitindo-se que no Direito Processual Civil brasileiro o Estado, como juiz, assumisse posio autoritria (num processo autoritrio) dominante e superior num dos plos da proclamada relao jurdica processual, munido de poder de mando assemelhado ao dos soberanos do antigo regime. As objees Teoria da Relao Jurdica se devem, principalmente, ao fato de a mesma ser notadamente calcada em postulados do Estado Liberal, mormente a autonomia da vontade, que inadmite a existncia de direitos sem sujeitos, estes, considerados em posies antagnicas. Sob outro foco, a crtica teoria da relao jurdica processual volta-se sua assimilao neutra e descompromissada com a realidade da vida do homem, isto , da parte, e sua transparncia em relao legitimidade do poder, do procedimento e da prpria deciso. O processo no pode ser visto apenas como relao jurdica, mas sim como algo que tem fins de grande relevncia para a democracia e, por isso mesmo, deve ser legtimo. O processo deve legitimar - pela participao -, ser em si legtimo adequado tutela dos direitos e aos direitos fundamentais -, e ainda produzir uma deciso legtima. 4. CONSIDERAES FINAIS

O estudo da natureza jurdica do processo se torna imprescindvel tanto para o desenvolvimento terico como para a aplicao prtica. A importncia de conhecermos a natureza jurdica do processo tem a finalidade primordial de determinar as normas aplicveis supletivamente. Se definirmos que o processo tem natureza do contrato, por exemplo, quando

encontramos lacunas em suas normas usaremos subsidiariamente as leis do cdigo civil para supri-las de acordo com o que a natureza jurdica processual fosse considerada. Os conceitos processuais desenvolvidos por Bllow tambm contriburam para o processo penal, possibilitando a passagem do procedimento inquisitivo para o acusatrio, visto que o ru deixa de ser objeto da persecuo estatal para figurar como sujeito da relao processual penal. Deve-se tambm a essa teoria, a diferenciao entre processo e procedimento, de grande importncia para se determinar a natureza jurdica do processo. Bullow define o procedimento como sendo as partes integrantes do processo, sendo este o conjunto de meros atos processuais. Para melhor compreenso do processo, e distingu-lo do procedimento, nada mais apropriado do que o exemplo da viagem e do itinerrio. A viagem em si seria o processo e o itinerrio seguido, o procedimento. Foi a partir da que se reconheceu a autonomia do processo ante o contedo do direito material. Sem dvida, um grande avano terico. Aprimorada por Chiovenda, Carnelutti, Calamandrei e Liebman (este ltimo foi aluno de Alfredo Buzaid, autor do Projeto de nosso Cdigo de processo Civil de 1973), seus seguidores hoje so chamados de instrumentalistas. Encontrou terreno bem frtil entre os processualistas brasileiros, notadamente entre os que integram a denominada Escola Paulista, como Grinover, Cintra e Dinamarco. Apesar das crticas, encontra-se firmada entre os doutrinadores contemporneos a noo do processo como relao jurdica, que se estabelece entre as partes e o juiz, de natureza triangular. E esta a teoria adotada pelo cdigo de processo civil brasileiro.

5. REFERNCIAS AGUIAR, Cynara Silde Mesquita Veloso de; COSTA, Fabrcio Veiga; SOUZA, Maria Ins Rodrigues de. Processo, Ao e jurisdio em Oskar von Blow . In: LEAL, Rosemiro Pereira (Coord.). Estudos continuados de Teoria do Processo. v. VI. Porto Alegre: sntese, 2005. p. 14-37. CAETANO, Luis Mrio Leal Salvador. O processo como relao jurdica. Disponivel em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5887/O-processo-como-relacao-juridica>. Acesso em: 26 set. 2012 COLUCCI Maria da Glria Lins da Silva; ALMEIDA, Jos Maurcio Pinto. Lies de Teoria Geral do Processo. 4 edio. Juru Editora, Curitiba/PR, 1999 CORREIA, Marcus Orione Gonalves. Teoria geral do processo. 5. Ed. So Paulo: Saraiva, 2009. LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Geral do Processo. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
PINTO, Davi Souza. Teoria Geral de Processo. As diferentes vises tericas que surgiram no decorrer da histria do Direito Sobre o Processo. Revista Jus Vigilantibus. Disponvel em: <http://jusvi.com/artigos/35903> Acesso em: 25 set. 2012.

VIEIRA, Anderson Novaes et al. Natureza Jurdica da Ao e do Processo . Jus Navigandi. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3078>. Acesso em: 29 set. 2012. GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO,Cndido R., CINTRA, Antnio Carlos de Arajo. Teoria Geral do Processo. 28 edio, So Paulo: Melheiros, 2012.
SITES

10

A Relao Jurdica Processual. Disponvel em: <http://hc.costa.sites.uol.com.br/relacao.html> Acesso em: 26 set. 2012.

Вам также может понравиться