Вы находитесь на странице: 1из 8

SOLUPACK COOK-CHILL

EFICCIA NO PROCESSAMENTO E CONSERVAO DE ALIMENTOS PREPARADOS

Temos a satisfao de enviar informaes sobre o sistema Solupack/Cook-Chill de processamento e embalagem para comidas preparadas em cozinhas industriais. Este revolucionrio sistema pode ser usado na preparao de uma ampla variedade de pratos, acompanhamentos, ingredientes, molhos e at mesmo sobremesas. Alguns pratos normalmente preparados pelo sistema Solupack/Cook-Chill so arroz, feijo, sopas, carne moda ou picada, pur de batatas, vegetais, estrogonofes, molhos para macarro, molhos para pizza, recheios de tortas e pastis, comidas tpicas (feijoada, pratos chineses, moquecas, barreado, paella, comidas ao Catupiry, peixes ao leite de coco, etc.), tambm saladas (salada de batata, saladas de macarro, salpico entre outras), molhos para saladas e ainda sobremesas como: pudins, arroz doce, gelatinas, doces de frutas e coberturas e recheios para bolos.

Este sistema foi desenvolvido como uma alternativa segura e econmica aos mtodos tradicionais de preparao de alimentos em maior escala. O mtodo Solupack/CookChill separa a etapa de produo dos alimentos da etapa de quando eles so servidos aos consumidores, criando um estoque de produtos preparados que estaro prontos para uso e com a qualidade mantida. A chave para a preservao da qualidade e extenso da vida til dos alimentos o rpido resfriamento (choque trmico) que se faz imediatamente aps o acondicionamento dos produtos recm preparados a altas temperaturas em embalagens flexveis.

SOLUPACK Sistemas de Embalagens Ltda. contato@solupack.com.br


Fone/Fax: (11) 3617-4112

A Solupack desenvolveu uma embalagem especialmente adequada para utilizao deste sistema: Embalagem Solupack TG3000. Esta inovadora embalagem apresenta as seguintes caractersticas: Alta resistncia trmica (at 100C): ideal para enchimento a quente; Alta resistncia mecnica: ideal para resfriamento em chillers; Alta barreira ao oxignio: para garantir uma vida til maior; Transparncia: para fcil visualizao; Fcil de operar: proporciona um processo rpido, seguro e econmico; Grande versatilidade de pesos e volumes: para se adequar facilmente s mais variadas aplicaes; Otimizao no armazenamento e transporte: substitui com vantagens outros tipos de embalagens como baldes plsticos ou de ao inoxidvel, latas, bombonas, potes etc.; Higinica: embalagem altamente higinica e, por ser descartvel, no necessita passar pelo inseguro e custoso processo de sanitizao; Fcil abertura e manuseio: para uma operao rpida, segura e econmica no ponto de consumo; Praticidade para reaquecer o produto embalado: pode ser em banho-maria ou em forno de microondas de prato giratrio, sem sujar qualquer utenslio; Fcil descarte: gera menos volume do que outros tipos de embalagens descartveis; Econmica: seu benefcio supera grandemente o seu custo; Pode ser resfriada: para uma vida til de at 45 dias, dependendo do produto; Pode ser congelada: para uma vida til de vrios meses, de acordo com o alimento.

SOLUPACK Sistemas de Embalagens Ltda. contato@solupack.com.br


Fone/Fax: (11) 3617-4112

A implantao do processo Solupack/Cook-Chill simples. Detalhamos cada etapa a seguir: 1. Planejamento e compras de ingredientes Os benefcios do sistema Solupack/Cook-Chill comeam no planejamento e compras dos ingredientes. Dependendo do menu e do volume requerido, a produo pode ser planejada com bastante antecedncia do dia de utilizao. Pode ento haver economia na compra dos ingredientes pois eles podem ser comprados na melhor hora e em maior escala.

2. Fabricao A fabricao dos produtos permanece praticamente inalterada. Os ingredientes so preparados segundo as receitas e normalmente colocados em tachos para o cozimento.

SOLUPACK Sistemas de Embalagens Ltda. contato@solupack.com.br


Fone/Fax: (11) 3617-4112

Aqui se obtm outras vantagens importantes: como o produto estocado se mantm em excelentes condies de consumo por prazos maiores, o processo Solupack/CookChill permite que se racionalize a produo atravs da fabricao contnua e em maior escala de um mesmo tipo de produto, trazendo maior produtividade, economia e constncia na qualidade de cada produto. De fato, ganha-se tanto tempo que normalmente um turno de produo de 8 horas suficiente para abastecer vrios pontos de consumo que, algumas vezes como em algumas cadeias de restaurantes e hospitais, funcionam at 24 horas por dia. 3. Dosagem e enchimento das embalagens Quando o produto est pronto, ainda quente temperaturas acima de 83C, ele se encontra na sua melhor condio organolptica e deve ser acondicionado dentro das embalagens Solupack TG3000. H vrias maneiras de se fazer este processo, dependendo do produto e do volume de produo. Para maiores volumes pode-se usar uma estao de dosagem e bombeamento que realiza estas operaes automaticamente. Uma bomba especial capaz de transferir do recipiente de coco e dosar o volume/peso desejado mantendo a integridade do alimento. Para volumes menores a operao pode ser manual com a utilizao de suportes. Por favor consulte-nos para definirmos o melhor sistema de enchimento para a sua aplicao.

SOLUPACK Sistemas de Embalagens Ltda. contato@solupack.com.br


Fone/Fax: (11) 3617-4112

4. Fechamento O processo que garante mais segurana ao fechamento o grampeamento feito por mquina pneumtica. O grampo oferece bom acabamento e excelente resistncia mecnica que a embalagem vai exigir nas etapas posteriores de resfriamento, distribuio e reaquecimento, alm de no vazar e ser uma operao rpida e segura. Para volumes menores de produo pode-se usar outros sistemas alternativos de fechamento. Por favor contate-nos para definirmos a melhor opo de fechamento para a sua aplicao.

5. Resfriamento rpido (choque trmico) O rpido abaixamento da temperatura essencial para o processo Solupack/CookChill. O choque trmico interrompe a coco do produto e ao mesmo tempo faz com que o alimento passe rapidamente pela faixa crtica de temperatura, quando poderia haver grande crescimento de bactrias. Para melhores resultados, a temperatura deve ser reduzida para menos de 5 C em at 1 hora depois do alimento embalado. O resfriamento se d de forma mais eficiente agitando-se as embalagens em gua a temperatura prxima de 0C. O equipamento normalmente utilizado neste processo o tumbler chiller, que agita as embalagens em um ambiente fechado com gua gelada. Temos desenvolvido localmente um equipamento para esta finalidade. Outra possibilidade a utilizao de um banho de gua gelada (ou com gelo) em um tanque. Pode-se fazer uma agitao manual para abreviar o processo.

SOLUPACK Sistemas de Embalagens Ltda. contato@solupack.com.br


Fone/Fax: (11) 3617-4112

6. Armazenamento e distribuio O produto pode ser mantido sob refrigerao a 0C. Muitos produtos tm uma vida til de at 45 dias, quando estocados a essa temperatura. Para prazos maiores o produto deve ser mantido sob congelamento. No h perda de produto ou peso durante o armazenamento e distribuio. importante manter um bom controle evitando variaes de temperatura na estocagem e em toda cadeia de distribuio dos produtos.

7. Reaquecimento e consumo Os alimentos produzidos pelo processo Solupack/Cook-Chill podem ser usados em vrios pontos de consumo distantes com a mesma qualidade e sabor. Os produtos podem facilmente e higienicamente ser reaquecidos dentro das embalagens Solupack TG3000 em banho-maria, em fornos combinados no modo vapor ou em forno de microondas rotativo. Tambm podem ser removidos para um reaquecimento convencional em panelas.

SOLUPACK Sistemas de Embalagens Ltda. contato@solupack.com.br


Fone/Fax: (11) 3617-4112

Podem ainda ser usados frios para montar os pratos antes de ser aquecidos e tambm so comumente usados em combinao com outros alimentos frescos ou preparados na hora.

Solupack/Cook-Chill: Os consumidores vo sempre apreciar o melhor sabor e a qualidade constante dos alimentos. O restaurante fica com a certeza de estar servindo um alimento seguro, econmico e de qualidade, alm de estar pronto para atender oscilaes de demanda, a qualquer hora. A central de preparao funciona como uma eficiente e produtiva indstria de alimentos preparados, fornecendo produtos sempre com excelente custo e qualidade.

No est na hora de implantar Solupack/Cook-Chill no seu negcio?

SOLUPACK Sistemas de Embalagens Ltda. contato@solupack.com.br


Fone/Fax: (11) 3617-4112

Вам также может понравиться