Вы находитесь на странице: 1из 12

VAZAMENTO DE PETROLEO NO GOLFO DO MXICO

Cludio Roberto de Souza Maria A Rodrigues Leite Fonseca Slvio Roberto Hernandes Felipe Stefano Silva R.A. 5375 R.A. 5318 R.A. 5388 R.A. 5237

TECNOLOGIA EM TRANSPORTE TERRESTRE 2 A

INTRODUO
Ao abordar o tema: Vazamento de Petrleo no Golfo do Mxico, ser analisada a importncia negativa que um impacto dessa magnitude pode causar ao meio ambiente em todos os sentidos

Com o propsito de alertar a todos sobre a necessidade da preservao do meio ambiente, descreve-se, seguir, as fases deste terrivel desastre.

O GOLFO
GOLFO DO MXICO - considerado o maior Golfo do mundo com uma superfcie
aproximada de 1 550 000 km, cerceado por trechos dos continentes da Amrica do Norte e Central. Atravs do Estreito da Flrida encontra-se conectado ao Oceano Atlntico e, pelo Canal de Yucatn ao mar do Caribe.

rico em petrleo, mais notadamente a oeste. Alm da extrao do ouro negro, h atividades econmicas referentes pesca, indstria naval, indstria petroqumica, fabricao de papel e turismo.

O VAZAMENTO
No dia 20 de abril de 2010 uma exploso na plataforma Deepwater Horizon, arrendada pela empresa British Petroleum (BP), matou 11 funcionrios e liberou 4,9 milhes de barris de petrleo cru no norte do Golfo do Mxico.

O vazamento durou 86 dias. A plataforma afundou no mar do Golfo do Mxico 2 dias depois da exploso, derramando cerca de 1 milho de litros de petrleo ao dia, o vazamento permaneceu de forma continuada, em virtude da abertura do poo situado no fundo do mar.

A GRAVIDADE DO VAZAMENTO

As praias e os arrecifes das ilhas de Flrida correram o perigo do leo entrar na correnteza do golfo.

O tipo de petrleo que sai do poo mais leve que o grosso espalhado pelo Exxon Valdez, evapora com mais rapidez pela superfcie e mais fcil de queimar.

A drstica deciso de atear fogo mar negra foi adotada aps a mancha chegar a cerca de 40 quilmetros dos pntanos de Louisiana, hbitat de diversas espcies.

A queima da mancha de petrleo para proteger a costa provocou seus prprios problemas ambientais, criando enormes nuvens de fumaa txica e deixando resduos no mar.

A mar negra colocou em risco centenas de quilmetros de zonas litorneas na Louisiana e nos vizinhos Mississippi, Alabama e Florida, onde est 40% da zona pantanosa do pas.

Alm dos danos diretos e aparentes, o petrleo se deposita em alguns habitats costeiros, com efeitos de longo prazo sobre os recursos da pesca.

A LIMPEZA
Passado um ano, mais rpido do que o previsto, amostras de gua colhidas pelo governo e por cientistas indicam que a maior parte da mancha negra na superfcie foi removida. O The Whale, capaz recuperar cerca de 80 milhes de litros passou a uma semana tentando separar o petrleo da gua do mar em uma rea de 64,7 km ao norte do local do vazamento no golfo do Mxico.

Porm, estima-se que entre 11% e 30% do produto ainda esteja presente no ecossistema.

CABELOS UMA ALTERNATIVA


A Ong Matter of Trust, entidade beneficente sediada em So Francisco, na Califrnia, promoveu uma coleta de cabelo e pelos de animais para a limpeza de praias no Golfo do Mxico. Os fios de cabelo coletados foram colocados dentro de meias de nilon, para ajudar a absorver o leo espesso que se aproxima das praias dos estados vizinhos ao local do vazamento. O cabelo um material extremamente eficiente na absoro de todos os tipos de leo, incluindo o petrleo, cada folculo tem grande rea de superfcie, qual o leo adere. A tcnica teve a aprovao da empresa Applied Fabric Technologies, segundo maior fabricante de utenslios para a absoro de petrleo no mundo.

INDSTRIA
Em janeiro de 2011, um relatrio da comisso presidencial que investigou o vazamento recomendou ao Congresso americano que aprovasse novas regulamentaes para o setor de explorao de petrleo em guas profundas. As companhias contra-argumentaram que a adoo de novas medidas de segurana, alm de desnecessria, aumentaria o custo da produo do minrio. A BP, empresa que administrava a plataforma onde houve a exploso, criou um fundo de US$ 20 bilhes (R$ 31,8 bilhes) para pagar indenizaes. Foram feitas mais de 500 mil reclamaes de diversos Estados, sendo que 200 mil pessoas j foram ressarcidas, 135 mil aguardam liberao do dinheiro e o restante foi negado por falta de provas. No dia 20 de maro de 2011, o governo dos Estados Unidos autorizou a primeira perfurao de um novo poo de petrleo no Golfo do Mxico. A explorao havia sido suspensa desde o acidente e o fim da moratria s foi decretado em outubro de 2010 por presso da indstria e das cidades afetadas, que precisavam se recuperar do prejuzo econmico.

UM ANO DEPOIS ECOSSISTEMA SE RECUPERA

Estudos feitos pelo governo norte-americano e por cientistas independentes, um ano aps o vazamento, chegaram a duas concluses:

a natureza se recuperou mais rpido do que o esperado e, apesar disso, a extenso real dos danos ao meio ambiente levar anos para ser conhecida

CONSIDERAES FINAIS
A imagem do pelicano-marrom, ave smbolo do Estado de Louisiana, coberto de leo, foi uma das mais representativas desta catstrofe ambiental. Milhares de animais, aves, peixes, crustceos, corais e outras espcies da fauna marinha morreram nos meses seguintes tragdia. "O golfo tremendamente vivo", diz Quenton R. Dokken. "Mas ns sempre temos que nos perguntar o quanto podemos aguentar de desastres como esse e nos recuperarmos. Como cientista, preciso reconhecer que simplesmente no sei." Diante do que diz um cientista sobre o vazamento de petroleio no Golfo do Mxico, resta a todos que tem um olhar crtico sobre a sede humana por riquezas, conscientizar as geraes presentes e futuras, da importncia da harmonia do nosso ecossistema para nossa sobrevivncia, e do respeito que se deve Natureza, preservando-a em seus diferentes aspectos.

OBRIGADO A TODOS. BOA NOITE!!

Вам также может понравиться