Вы находитесь на странице: 1из 5

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAES Cassia Uhler FOLTRAN1 RGM: 079313 Helen C.

Alves LOURENO RGM: 085342 Jissi Sabta GAVIOLLI RGM: 079312 Rogrio Bueno ROSA RGM: 072501 Renato Francisco Saldanha SILVA2 Erica Cristiane Belon GALVAO3

Resumo Esse artigo tem como objetivo demonstrar a importncia do treinamento nas organizaes. O treinamento considerado um meio de desenvolver competncias nas pessoas para que se tornem mais produtivas criativas e inovadoras, a fim de ajudar a organizao e contribuir para o objetivo de se tornar cada vez mais competitiva. Sendo assim o treinamento uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negcio. Nesses termos, o treinamento uma maneira eficaz de agregar valor s pessoas, organizao e aos clientes. Por isso pessoas treinadas aumentam a produtividade e consequentemente o lucro da organizao. As organizaes tem se empenhado para propiciar oportunidades de aprendizagem aos seus integrantes. J na parte de desenvolvimento, pode se entender como um conceito mais abrangente, no que se refere a estimular o crescimento pessoal dos colaboradores. Palavras-chave: Treinamento e desenvolvimento, eficcia, conhecimento e desempenho.

Introduo O treinamento um processo cclico, onde busca continuamente repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades diretamente de tarefas ou otimizao do trabalho, para desenvolver qualidades nos recursos humanos, habilit-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para alcance dos objetivos organizacionais. Seu propsito aumentar a produtividade dos indivduos em seus cargos influenciando seus comportamentos. Fazendo com que o treinando alcance determinado grau de eficincia exigido na realizao das tarefas relacionadas ao seu cargo. O treinamento de
1 Formandos do (a) curso de Administrao do CEUNSP (ano de concluso 2012)
2 3

Professor do CEUNSP; Especialista em Administrao; Orientador do TCC. Professor do CEUNSP; Especialista em Gesto Empresarial FGV

extrema importncia para o desenvolvimento do colaborador e consequentemente da organizao, buscando continuamente a motivao dos colaboradores e proporcionando qualidade de vida, tornando o ambiente de trabalho mais agradvel, harmonioso, transparente, tico, e equilibrado. Alguns programas de treinamento tem por objetivo transmitir informaes ao funcionrio sobre a organizao, suas polticas e diretrizes, regras e procedimentos, misso e viso organizacional, produtos, servios, clientes e concorrentes. J outros esto concentrados em desenvolver as habilidades das pessoas e capacit-las no seu trabalho. H tambm aqueles que visam desenvolver conceitos e elevar o nvel de abstrao das pessoas para que elas possam pensar e agir em termos mais amplos. Para alcanar o sucesso no programa, necessrio ter equipes capacitadas e flexveis mudanas. Bem aplicado o treinamento uma ferramenta eficaz que contribui grandemente para a melhoria e qualidade dos servios prestados, satisfazendo assim as expectativas de todas as partes interessadas, colaboradores, organizao, atuais e futuros clientes.

Desenvolvimento de Pessoas Desenvolvimento tem um conceito mais abrangente, pois se refere s aes organizacionais de que estimulam o crescimento pessoal de seus integrantes. No Brasil, a rea de T&D tem um desafio muito maior que nos pases desenvolvidos pois o nvel de escolaridade da mo de obra disponvel no mercado ainda muito baixo para desenvolver e disputar mercados consumidores com pases desenvolvidos. Por isso tambm a necessidade de produo de conhecimentos e novas tecnologias para dar suporte a rea de T &D. No desenvolvimento deste trabalho foi possvel identificar a problematizao que definir como o programa de Treinamento e Desenvolvimento poder incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe, motivados e dispostos a melhorar seus desempenhos na padronizao das tarefas. Alinhar toda a equipe de modo que os objetivos organizacionais e pessoais sejam atingidos. Pois no basta somente alguns estarem envolvidos. Para obter resultados, todos devem ter o mesmo objetivo, engajados em trabalhar juntos. Qualificar e capacitar os colaboradores para que consigam alcanar melhores resultados, melhor qualidade de vida e maior competitividade organizacional.

Treinamento. O treinamento tem muito a ver com o conhecimento. Na Era da Informao que estamos atravessando, o conhecimento passa ser o recurso mais importante das organizaes.

As organizaes tm vivido conflitos dirios em relao satisfao e realizao dos seus profissionais, pois h uma dificuldade muito grande em administrar pessoas, afinal de contas cada ser humano possui uma caracterstica que o deixa mais flexvel ou no para a tomada de deciso. Sabe-se que as mudanas esto ocorrendo velozmente e as informaes mudam a todo o tempo em um mercado cada vez mais competitivo. necessrio preparar-se para elas, afinal recomendado se estruturar de forma a aplicar e consequentemente atingir os resultados almejados. Muitas vezes o diferencial para conquistar um lugar de destaque no mercado est nas pessoas que compe a organizao.
O treinamento tem que estar ligado ao ciclo de vida da organizao, de nada adianta efetuar todas as etapas do treinamento se este no est sincronizado com a fase que a empresa se encontra no seu ciclo de vida. A vida de uma empresa composta por perodos e estes por uma srie de caractersticas a serem alcanadas, ao compasso que surgem novas caractersticas capazes de suprir as anteriores, estas passam a ser obsoletas. Acompanhando esse processo, pode-se afirmar que a empresa ao alterar suas caractersticas, alcanando novas, est evoluindo no seu ciclo de vida (BORINELLI,1998)

Proporcionar um treinamento pode significar para a organizao preparar seus funcionrios a desenvolver habilidades, conhecimentos, padronizao das tarefas e at mesmo mudar o comportamento. Tem como objetivo aumentar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e gerando um bom clima organizacional. Segundo Boog (2001) o treinamento comea como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Estabelecer o valor faz com que o crculo completo do processo seja cumprido, pois enfoca as necessidades, os problemas e as oportunidades que ele originalmente visa a atender.

Processo de Treinamento. O Treinamento um processo cclico e continuo composto de quatro etapas: Diagnstico - o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Desenho - a elaborao do programa de treinamento para atender s necessidades diagnosticadas. Implementao - a aplicao e conduo do programa de treinamento. Avaliao. a verificao dos resultados obtidos com o treinamento.

As etapas do processo de treinamento

Levantamento de necessidade de treinamento a serem satisfeitas. Avaliao dos resultados do treinamento. Desenho do programa de treinamento.

Aplicao do programa de treinamento.

Figura do processo de treinamento as etapas do processo

Treinamento um custo ou um investimento? Podemos dizer que quando bem estruturado e planejado um excelente investimento para o colaborador e tambm para a organizao. Pois se trata da unanimidade e o mercado de trabalho nos cobra isso. A empresa no investe no treinamento, por considerar um custo, pois s vezes o concorrente pode estar muito bem tendo o retorno sobre esse investimento. O treinamento nada mais que um processo de assimilao cultural em curto prazo, eficaz que o objetivo repassar conhecimentos para toda equipe saber fazer, ter habilidades, atitudes querer fazer relacionados execuo e otimizao do trabalho, ento, por essa razo ele e um investimento, certo? Sim, O treinamento ele tem a capacidade de fazer os treinados abrir sua mente estreitar relacionamentos para a inovao e criatividade, para mudana de comportamento por melhores resultados. Investir em gesto de pessoas faz toda a diferena, afinal so elas que ento frente da empresa e conhecem a necessidade do cliente. Um treinamento a ser considerado um investimento ele precisa mostrar resultados, que s sero alcanados se os treinamentos tiverem um objetivo claro, um contedo que agreguem valor e exista uma cobrana para o treinando possa aplicar o que foi aprendido.

O projeto de Treinamento e Desenvolvimento visa identificar falhas e criar alternativas que proporcionem melhorias nos processos. Tal projeto demonstra ser um importante elo entre a dimenso do conhecimento, valorizao e desempenho das pessoas, alm das demais prticas de Recursos Humanos.

Consideraes Finais Para o sucesso de um projeto de treinamento importante contar com equipes capacitadas e abertas para algumas mudanas. O treinamento poder ser uma ferramenta efetiva e eficaz que contribuir significativamente na melhoria e qualidade dos servios prestados satisfazendo assim as expectativas internas e externas dos atuais e futuros clientes. Porm, s traro vantagens para a empresa e funcionrio, se forem bem planejados, que seus resultados sejam avaliados e medidos. Pois muitas empresas que no avaliam os resultados dos treinamentos perdem dinheiro por investir e, cursos e aperfeioamento que no so bem aproveitados pela equipe ou so inadequados ai negcio. Assim, as capacitaes so ajustadas so ajustadas s necessidades da companhia e a mensurao dos resultados tambm oferece a empresa argumentos para que ela sinta-se mais inclinada a realizar treinamentos que efetivamente lhe tragam bons resultados. E, dessa forma eles so vistos cada vez mais como investimentos e no como despesas.

Referncias Bibliogrficas ARAJO , LUIS CSAR G. DE, e GARCIA , ADRIANA AMADEU, Gesto de Pessoas, Edio compacta. So Paulo: Editora Atlas S.A., 2010

CHIAVENATTO, Idalberto. Gesto de Pessoas. So Paulo: 3 edio, 2009

Вам также может понравиться