Вы находитесь на странице: 1из 2

Os 3 pilares da acupuntura Introduo

A acupuntura baseada em 3 pilares principais. Qualquer forma de acupuntura possui estes 3 pilares. No interessa se o leitor um mdico acupuntor ou simplesmente gosta de associar acupuntura com ideias esotricas como astrologia, religio e energias csmicas. Qualquer forma de acupuntura existente possui estes 3 pilares. A estes 3 pilares eu vou chamar: deteo, manipulao e raciocnio. Vamos analisar cada um destes pilares em separado.

Deteo
Faz referncia deteo das zonas do corpo a punturar. Isto no significa ser capaz de encontrar os pontos de acupuntura regulares. No nico na acupuntura tradicional. Por exemplo, nos pontos gatilho temos de saber detetar as reas onde queremos inserir as agulhas. Mesmo na acupuntura tradicional chinesa existem divergncias de opinio sobre a localizao dos pontos ou os pontos a punturar. Por exemplo algumas escolas defendem que relevante usar os pontos regulares enquanto outras escolas referem que o mais importante fazer palpao ao longo do meridiano, procurar pontos de maior tenso ou fraqueza e puntur-los. Este primeiro pilar da acupuntura costuma ser ensinado numa cadeira intitulada topografia dos pontos e meridianos. No entanto ele mais abrangente que a prpria cadeira uma vez que essa disciplina costuma ser mais focada na localizao dos pontos de acupuntura regulares e extra da acupuntura tradicional chinesa.

Manipulao
Este segundo pilar est relacionado com o tipo de manipulaes ou tcnicas acessrias que se usam na puntura. Diferentes ngulos de insero, diferentes profundidades de insero da agulha so alguns aspetos relevantes. Outros esto relacionados com formas de manipulao da agulha. Algumas mais tradicionais so manipulaes essencialmente manuais. Outras formas de manipulao mais modernas envolvem a eletropuntura e em alguns casos a estimulao do ponto sem agulhas como acontece na laserpuntura. Estas formas de manipulao so condicionadas por vrios fatores entre os quais se contam (1) a regio do corpo a ser punturada, (2) o tipo de sintoma que se pretende tratar ou, por exemplo (3) a adoo de determinada escola de pensamento mais tradicional. Nos cursos de medicina chinesa os alunos costumam ser apresentados a este pilar em disciplinas prprias para manipulao. Na ESMTC esta disciplina conhecida como Introduo acupuntura e moxibusto.

Raciocnio
Este ltimo pilar faz referncia teoria subjacente nossa forma de selecionar pontos para tratar um determinado problema. Por exemplo, na acupuntura tradicional chinesa existem diversas escolas de pensamento. Algumas do mais ateno a pontois shu das costas e um da frente, outras preferem o uso de pontos yuan com pontos shu das costas, etc Tambm existem profissionais que se focam mais em microssistemas enquanto outros misturam acupuntura regular com microssistemas. Fora da acupuntura tradicional ou de meios esotricos existem outras formas de pensar a acupuntura: sistema nervoso, miologia funcional, trigger points, etc

Muita da eficcia da acupuntura advm da capacidade do profissional em saber definir qual o melhor mtodo de pensamento para tratar um paciente. Em particular quando sabe associar os 3 pilares mencionados neste artigo. Atualmente estou a tratar uma paciente com artrite reumatoide. Essa paciente tratou-se durante quase 3 anos com outro acupuntor sem sucesso. Depois que se comeou a tratar comigo a paciente ficou, pela primeira vez em muitos anos, sem colocar um nico dia de baixa durante todo o ano. Os prprios familiares e amigos notam diferenas enormes na forma como anda que denota a existncia de muito menos dor. Estes resultados foram possveis porque existem diferenas significativas nos 3 pilares usados do antigo acupuntor para mim. Saber quais os pontos a detetar, saber quais as melhores manipulaes e saber qual o melhor mtodo de seleo de pontos para aquela paciente fram fundamentais para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida.

Um exemplo clinico
O mais interessante que apesar desta ser a apresentao normal dos 3 pilares, na clinica eles confundem-se e no seguem necessariamente esta ordem. Irei usar um exemplo clinico, baseado num caso clinico real como sempre, para explicar como se podem usar estes 3 pilares. Para o fazer irei inverter a ordem de apresentao dos mesmos. Um paciente aparece com queixa de citica no consultrio. O paciente refere dor na face anterior da perna e dormncia entre o 1 e o 2 metatarso. Existindo somente estes dados como que trato este caso? Olhando para os sintomas do paciente noto que existe dor ao longo do nervo peroneal profundo e dormncia na rea de inervao cutnea do mesmo nervo. Atravs da palpao noto que no existem pontos gatilho (DETEO). Logo seleciono o mtodo de seleo de pontos de acordo com o sistema nervoso para tratar este caso (RACIOCINIO). Ao selecionar este mtodo decido aplicar eletropuntura (MANIPULAO) numa dada regio e decido usar diferentes graus de profundidade na insero da agulha sendo que em dados pontos de acupuntura (DETEO) vou usar puntura profunda para estimular diretamente o nervo (MANIPULAO e RACIOCNIO) e noutros pontos de acupuntura (DETEO) uma puntura mais superficial para estimular a inervao cutnea do mesmo nervo (MANIPULAO e RACOCINIO).

Concluso
A acupuntura tem 3 pilares essenciais: deteo, manipulao e raciocnio. Cada um destes pilares um mundo por si mesmo com alguns aspetos mais complexos que, por vezes, tornam difcil o seu domnio. a capacidade do acupuntor em dominar estes 3 pilares que vai definir, muitas vezes, o sucesso do insucesso clinico.

Вам также может понравиться