Вы находитесь на странице: 1из 42

THAIS CORTEZ TOSATO

DESENVOLVIMENTO ECONMICO DA AMRICA DO SUL NOS LTIMOS VINTE ANOS

SO PAULO 2011

THAIS CORTEZ TOSATO

DESENVOLVIMENTO ECONMICO DA AMRICA DO SUL NOS LTIMOS VINTE ANOS


Trabalho apresentado como requisito para concluso do curso de Ps-graduao em Polticas e Relaes Internacionais da Fundao Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo, sob orientao do Professor Paulo Miadaira.

SO PAULO 2011

s minhas filhas Jlia e Nicole, pelo sentido que do minha vida... minha me, pelo zelo por mim e pelas meninas e pela compreenso por minhas ausncias... meu pai, que com garra ganhou um novo rim durante esse processo... minha querida e amada irm que desde sempre me incentivou e compreendeu todas as minhas particularidades... Ao meu irmo, pelo companheirismo calado de sempre.... Aos meus sobrinhos, meus fofuchos que eu tanto amo...

...e a voc Ad.. que enche meu corao de alegria...

RESUMO

Discute a poltica de ajuste macroeconmico na dcada de 90 pelos pases da Amrica do Sul, especificamente dos pases que assinaram, em 1991, o Tratado de Assuno. Mostra a relao entre o receiturio do ajuste neoliberal adotado e a vulnerabilidade dos mercados sul-americanos frente aos pases desenvolvidos. Relata a reao s crises da dcada de 90 com o surgimento dos governos nacionalistas e as tentativas de formao e consolidao do MERCOSUL.

Palavras-chave: MERCOSUL.

Ajuste

neoliberal,

neoestruturalismo

latino

americano,

ABSTRACT

Discusses the macroeconomic adjustment policy in the 90 countries of South America, specifically the countries that signed in 1991, the Treaty of Asuncion. Shows the relationship between the prescriptions of the neoliberal adjustment adopted and the vulnerability of the South American markets against developed countries. Reported the reaction to the crises of the 90s with the rise of nationalist governments and the attempts of formation and consolidation of MERCOSUR.

Keywords: Set neoliberal, neo-structuralism in Latin America, MERCOSUR.

SUMRIO

Introduo............................................................................................................

Cap. 1 - A dcada de 90 - liberalizao da economia: crise e estagnao ..........

Cap. 2 A ascenso dos governos nacionalistas...............................................

Cap. 3 Integrao regional como forma de fortalecimento da Amrica Latina............................................................................................... 3.1 MERCOSUL e uma nova agenda regional

Cap. 4 Concluses

Referncias Bibliogrficas

Introduo

Esta dissertao tem por objetivo analisar a dinmica das polticas econmicas dos pases latino-americanos nos ltimos vinte anos (1990-2010). A hiptese estudada a de que a abertura econmica que se deu durante a dcada de 90 e a estagnao econmica causada por ela fez surgir naqueles pases governos nacionalistas e progressistas que tentam estabelecer um processo de integrao regional que os fortalea e os tornem mais autnomos diante dos grandes pases desenvolvidos, em especial diante do hegemon Estados Unidos. Um povo que sempre esteve margem do desenvolvimento do mundo, que serviu durante muitos anos para o enriquecimento e o fortalecimento das grandes hegemonias, com uma economia baseada em produtos primrios, com uma indstria ainda em expanso, uma classe mdia poderosa e extremamente alienada e a grande massa populacional desprovida das condies bsicas de sobrevivncia. nesse cenrio que surge um forte movimento reacionrio e revolucionrio que tenta acabar com anos de alienao e alinhamento automtico s grandes potncias mundiais. Desta forma, este trabalho tenta demonstrar que os ensinamentos que o Consenso de Washington props aos governos latino-americanos no representavam uma tentativa de solucionar os problemas econmicos desses pases de forma sustentvel, representava sim mais uma estratgia de dominao e submisso a que esses pases perifricos estavam diante de adotar. O neoliberalismo adotado por esses pases durante a dcada de 90 foi responsvel por todas as polticas de recesso ao longo dos anos que se seguiram. J no era mais o Estado o grande indutor do desenvolvimento e o regulador das polticas pblicas transferiram para o mercado essa funo, e o que se viu foi a selvageria do capital financeiro destruindo essas economias, as quais

ainda necessitavam prestar contas aos organismos financeiros internacionais FMI. A sociedade no ficou quieta diante daquele cenrio. O ressurgimento dos movimentos sociais, o Frum Social Mundial e a eleio de presidentes que no pertenciam ao escopo de presidenciveis levou aquele continente a acreditar em um outro mundo possvel. A partir da governos nacionalistas e progressistas, por meio do fortalecimento do Estado e da adoo de polticas que pretendiam um desenvolvimento social, levaram profundas transformaes para milhares de pessoas, acesso ao trabalho e renda, ao consumo e cultura. Governos que procuram alternativas de desenvolvimento endgeno, protegendo suas indstrias e suas economias e vem no processo de integrao regional a forma de se fortalecer. Para essa dissertao foram realizadas consultas em uma vasta bibliografia, em sites e tambm presenas em Seminrios sobre o tema. O trabalho est dividido em trs captulos. O primeiro captulo apresenta o processo de abertura da economia que se estabeleceu a partir da dcada de 90, o esgotamento da atividade intelectual naquele dado momento histrico e a hegemonia exercida dos Estados Unidos. A importncia dos veculos de comunicao de massa nesse processo e as conseqncias s economias e s sociedades daqueles pases: a precarizao dos servios pblicos e a desindustrializao causada pelas importaes. O captulo procura ainda relatar a falncia do Estado e o controle exercido pelo mercado. O processo de globalizao e o fim das fronteiras para o capital financeiro e as graves conseqncias do capital especulativo. A crise e a estagnao. O segundo captulo apresenta a retomada do pensamento crtico latinoamericano e o desenvolvimento da teoria neo-estruturalista. Relata o ressurgimento do Estado como protagonista e discute formas da retomada do desenvolvimento aps crise neoliberal. Relata a chegada ao poder pelas lideranas de esquerda, formadas por militantes de movimentos sociais e a resistncia ao neoliberalismo que se deu nesses pases. Relata o ressurgimento das toupeiras latino americanas.

O terceiro captulo discute a teoria sobre as condies perifricas da America Latina. A alienao aos Estados Unidos e a indiferena desses diante do continente. Discute a necessidade e as dificuldades em promover o desenvolvimento tecnolgico e a tentativa de diminuir a vulnerabilidade externa. Discute tambm a necessidade de integrao e formao de blocos regionais e o que esses blocos representam aos pases. O processo de constituio do Mercosul e os entraves que ainda encontra na consolidao desse bloco econmico.

Cap. 1 - A dcada de 90 - liberalizao da economia: crise e estagnao

A Amrica Latina passou por um momento de grande instabilidade advinda da crise econmica mundial nos anos 70, ocorrida devido queda do dlar e depois pelo aumento dos preos do petrleo. Ao longo da dcada de 80, com o crescimento da dvida externa pblica financiadora de dficits pblicos era grande o nmero de Estados latino-americanos estagnados economicamente e com grande quantidade de dvidas. Segundo Mario Rapoport,

O endividamento criado dessa maneira contribuiu para que as ditaduras militares do sul do continente, como as de Pinochet e Videla, pudessem financiar as primeiras experincias de polticas econmicas neoliberais no mundo. Assim, em 1980 o total de divida externa da America Latina j ascendia a mais de 200 bilhes de dlares, sendo a Argentina o terceiro pas mais endividado, logo depois do Brasil e do Mxico.

Como relata Octavio Rodrigues:

(...) observa-se uma diminuio da taxa de investimento, queda do produto per capita, descontrole inflacionrio na maior parte dos pases da rea, aumento da pobreza e da desigualdade e, paralelamente, uma significativa reduo do gasto social.

Na dimenso poltica, a queda dos regimes de base militar, burocrticoautoritrios (Cardoso, 1984, p.46) encaminhava a Amrica Latina para o inicio da construo de um espao democrtico que objetivava a integrao econmica, a retomada do desenvolvimento, bem como a construo e afirmao de sua identidade.

A dvida externa aumentou rapidamente. Apenas alguns pases, como Chile e Mxico, conseguiram relativo controle de seus dficits ao longo desses anos, pois foram os primeiros a adotar polticas de abertura da economia. Segundo John Williamson:

Contudo, verdade que j em 1984 o governo chileno havia substitudo a administrao da crise por um novo programa de ajuste estrutural baseado explicitamente em um compromisso com o crescimento liderado pelas exportaes. Foi tambm em 1985 que o Mxico deu incio a um programa radical de liberalizao de importaes que transformou sua economia de uma das mais autrquicas no mundo para uma suficientemente aberta a ponto de fechar acordos de livre comrcio com os Estados Unidos.

No Chile, o golpe militar estimulado pela diplomacia dos Estados Unidos levou o comandante Augusto Pinochet e todas as foras armadas ao comando do pas em 1973. A partir da a escola de economia da Universidade Catlica, em parceria formada com a escola de Chicago passou a formar e capacitar especialistas em economias de mercado, demonstrando alinhamento s polticas praticadas pelos Estados Unidos. Como nos relata Luciano Tomassini,

Durante quinze dos dezessete anos que durou o regime militar, os Chicago Boys transformaram novamente a economia do pas com completo apoio militar e sem oposio civil. Dispuseram, assim, de um laboratrio excepcional para levar a cabo um conjunto de reformas de mercado de grande radicalismo (...) quinze anos antes do Consenso de Washington

Essa falncia do Estado sacrificava cada vez mais a garantia pelas polticas de cunho social. A diminuio das poupanas pblicas levou escassez do crdito e precarizao dos servios pblicos.

No final da dcada de 80 a maioria dos pases latino-americanos tentava promover ajustes fiscais e controle da inflao. Esse longo perodo recessivo levou degradao da qualidade de vida e frustrao da sociedade diante da falta de perspectivas, prejudicando at mesmo a consolidao da democracia nessa regio possivelmente a mais importante vitria poltica daquela dcada. Esse desgaste facilitou o convencimento da necessidade de mudanas estruturais na economia e poltica e desarticulou a intelectualidade da poca. Segundo Fiori, em Os moedeiros falsos:

No Brasil, por exemplo, a soma da redemocratizao e de um processo descoordenado de descentralizao federativa com a crise financeira e poltica do estado desenvolvimentista desorientou ambas as estratgias, na mesma hora em que o problema cada vez mais angustiante da hiperinflao aprisionava a maioria dos intelectuais ao debate conjuntural da estabilizao (...). No estranha assim a facilidade com que os argumentos mais simplistas e liberais sobre o processo de globalizao e a crise do estado foram absorvidos e repetidos por uma intelectualidade cada vez mais convencida da inevitabilidade com consenso de Williamson.

Fiori refere-se a novembro de 1989, quando o Institute for International Economics em Washington D.C. realizou uma conferncia com economistas de diversas instituies financeiras situadas em Washington Fundo Monetrio Internacional (FMI), Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos onde debateram a conjuntura econmica dos pases da Amrica Latina, tomando como referncia, um artigo do economista John Williamson, que cunhou o termo "Consenso de Washington" (WILIAMSON, 1990).

"O mnimo denominador comum de recomendaes de polticas econmicas que estavam sendo cogitadas pelas instituies financeiras baseadas em Washington D.C. e que deveriam ser aplicadas nos pases da Amrica Latina, tais como eram suas economias em 1989."[1]

[1][2] Washington Consensus, Center for International Development at Harvard University.

As recomendaes propostas por Williamson para esses pases dispostos a reformar suas economias enumerava um pacote de medidas a serem adotadas com vistas a promover o "ajustamento macroeconmico" e o desenvolvimento dos pases subdesenvolvidos da Amrica Latina. Nesse documento foram listados dez pontos relativos s reformas polticas exigidas da Amrica Latina por Washington [2] que levariam retomada do desenvolvimento.

Segundo Williamson, os Estados deveriam praticar:

1. Disciplina fiscal com a finalidade de eliminar o dficit pblico; 2. Prioridades dos Gastos Pblicos: concentrar gastos em sade, educao e infra-estrutura eliminando subsdios e reduzindo a mquina pblica; 3. Reforma fiscal: aumentar a base tributria; 4. Liberalizao de Financiamento: Taxas de juros determinada pelo mercado; 5. Taxa de cmbio: Unificada para fins comerciais entre os pases 6. Liberalizao do comrcio: Retirar restries e diminuir ao mnimo as taxas sobre os produtos importados 7. Investimento Externo Direto (IED): no devem sofrer restries. Empresas nacionais e estrangeiras devem competir igualitariamente. 8. Privatizao: Empresas estatais devem ser privatizadas. Sua principal defesa a crena de que a indstria privada administrada mais eficientemente do que as empresas pblicas. 9. Desregulamentao: o governo deve extinguir regulamentaes que restrinjam a entrada de novas empresas estrangeiras no pas. 10. Direito de Propriedade: o sistema judicirio deve garantir o direito a propriedade e torna-lo disponvel.

Esses 10 pontos programticos podiam facilmente ser sintetizados em dois pontos essenciais: abertura do mercado com prticas liberalizantes e reduo drstica do papel do Estado na economia. Segundo Arrighi (1994), comeavam a ser criadas as bases de uma nova aliana memorvel entre o poder do Estado e o capital, ou seja, entre poltica e economia, que passou a ser dominante nos pases centrais do sistema internacional (...) uma estratgia de longa durao de retomada de hegemonia dos Estados Unidos no sistema internacional caracterizado pela globalizao em todas as dimenses. Para Octavio Rodriguez,

A globalizao se traduz em uma aplicao prtica do iderio neoliberal, que defende a liberalizao do comercio e a operao das empresas transnacionais nas transaes financeiras internacionais. Paralelamente, os princpios neoliberais tendem a privatizar as empresas pblicas e a minimizar a interveno estatal, desregulando a forma de operar dos mercados.

Cabe salientar a superficialidade do modelo proposto a esses pases. Pretendiam a adoo de prticas ortodoxas, em um receiturio que seria comum a todos os pases, mesmo observada as pluralidades neles habitadas; diferenas que permeavam desde o processo colonizador at as condies polticas, econmicas e sociais que haviam se desenvolvido ao longo de muitas dcadas. Como questiona Fiori, em Os moedeiros falsos:

Como pde ocorrer que num continente to heterogneo e desigual como a Amrica Latina qualquer governo ou presidente a repblica tenha alcanado, nestes mesmos anos da dcada de 90, de forma igualmente rpida e indolor, o mesmo tipo de sucesso macroeconmico, independentemente das diferenas estruturais entre seus pases e das convices poltico-ideolgicas de seus dirigentes?.

Apesar disso e em favor do que havia sido proposto no Consenso, a dcada de 90 inicia com um processo de mudanas baseadas naquele modelo econmico, com a liberalizao dos mercados e o esvaziamento do papel do Estado, causando revolues nas economias e nas sociedades desses pases.

Evidenciou-se a hegemonia exercida no s pelo Consenso, mas tambm o fortalecimento do protagonismo estadunidense. A dcada de 90 foi marcada, ento, pelos ajustes. Havia a impresso de que eles serviriam como receiturio para todos os pases, independentemente das inmeras e j relatadas diferenas que eles possuam entre si. Para Fiori (1997),

Essa hoje, indiscutivelmente, a viso hegemnica dos fatos nos meios acadmicos latino-americanos. E sua repetio incessante, atravs dos meios de comunicao de massa, a transformou em parte indissocivel do senso-comum retratado pelos estudos de opinio pblica. Uma convico to generalizada, at recentemente, que esvaziou o debate polticopartidrio, dizimando as oposies e criando a impresso da existncia de um consenso sem precedentes. Uma revoluo intelectual que avana sustentada na idia de que no existe alternativa e na evidncia aparente de que o novo milagre tem ocorrido de forma idntica em vrios pases a despeito de suas economias e seus governos serem completamente diferentes entre si.

Nesse contexto, a queda do Muro de Berlin, o enfraquecimento do socialismo e o fim do mundo bipolar colaboraram para o avano da globalizao, ultrapassando as antigas fronteiras territoriais. A revoluo tecnolgica promoveu a integrao do mundo. Ocorre, ento, uma ruptura com o antigo sistema econmico e inicia-se o processo de implantao das novas polticas liberais, com a remessa de grande quantidade de capitais transnacionais Amrica Latina naquela dcada. Essa nova Ordem mundial e o processo de globalizao complementaram o panorama de internacionalizao das economias e do capital, com um processo contnuo de integrao de mercados mundiais, obrigando os estados a retirar as barreiras alfandegrias e permitir uma maior entrada de fluxos internacionais de capitais, servios e bens. Para Fiori (1997), esta foi a forma em que uma fatia da Amrica Latina chegou era da globalizao exclusivamente financeira que

se estende e multiplica de forma exponencial a partir de 1986, atravs das portas abertas em todo mundo pela desregulao dos mercados nacionais. Assim, como confirma Octavio Rodrigues, em pouco tempo, a maior parte dos pases da regio j tinha aderido a idias ortodoxas habitualmente identificadas como neoliberais. Com essas mudanas generalizadas nas polticas econmicas - que garantiu ao capital uma ampla mobilidade mundial - atreladas s baixas taxas de juros praticadas pelos Estados Unidos naquela poca, viu-se uma grande quantidade de capitais especulativos serem remetidos aos pases latinoamericanos, no com a finalidade de investimento real e aumento de desenvolvimento e expanso da produtividade, mas sim perseguindo a alta remunerao conseqente das altas taxas de juros praticados. Assim, com os mercados abertos e a grande quantidade de dinheiro transnacional, atrelados ao dficit comercial, conseqncia da valorizao das moedas e ainda, ao aumento da dvida externa gerados pelos emprstimos contrados, a Amrica Latina encontrava-se em um cenrio de incertezas e grande vulnerabilidade diante das demais economias mundiais. Para Rodriguez, as mudanas de expectativas associadas tomada de conscincia desta vulnerabilidade culminam em severas crises cambiais e em fortes quedas do produto. As certezas sustentadas pelos economistas e at pelos intelectuais sobre a eficcia das polticas neoliberais nos pases da America Latina comearam, ento, a serem questionadas. O estopim foi a crise financeira do Mxico em 1994, apenas trs semanas aps o incio do governo de Ernesto Zedillo. O Mxico, assim como ocorria nos outros pases da AL, apresentava sua moeda em cumulativa valorizao, viabilizando as importaes e aumentando de forma relevante o dficit entre as importaes e exportaes. Toda a indstria mexicana fora substituda pelos produtos importados: melhores produtos e mais baratos. Esse desequilbrio comercial era compensado com recesso interna e altas taxas de juros para atrair maior quantidade de capital externo.

Em dezembro de 1994, o ento Ministro da Fazenda do Mxico abandonou a paridade entre o peso e o dlar, deixando a moeda flutuar, chegando em 50% a desvalorizao da moeda mexicana e mergulhando o Mxico em uma grande depresso econmica, a chamada Tequilas Crisis. Essa depresso gerou reflexos em todos os demais pases emergentes. Para Paul Krugman, o reinado de cinco anos do consenso de Washington pode ser proveitosamente analisado como uma espcie de bolha especulativa. No Brasil, a dcada de 90 inicia-se com freqentes notcias acerca das polticas econmicas adotadas pelo ento presidente Fernando Collor de Mello, precursor dos ajustes neoliberais no pas. Acusado de graves crimes de corrupo, sofre um processo de impeachment e leva milhares de pessoas s ruas pelo seu afastamento, as quais foram vitoriosas em 1992, com a queda de Collor. Em 1995, com a vitria do socilogo e importante intelectual brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, as polticas neoliberais se aprofundaram. Com a adoo do Plano Real e a diminuio drstica da inflao e, conseqentemente, o aumento do poder aquisitivo das camadas populares, atrelados abertura do mercado e ingresso de grande variedade de produtos importados, rapidamente garantiu grande aceitao de seu governo. FHC adotou a estabilizao monetria e o pronto atendimento dos interesses internacionais do capital, alm de implementao de processos de privatizao de rgos estatais e a diminuio das regulamentaes alfandegrias. Os efeitos colaterais dessas polticas no tardaram a aparecer e, em 1999, o pas ingressa num grave processo de crise econmica com o fechamento de empresas, aumento do desemprego e vulnerabilidade econmica, tornando o pas cada vez menos competitivo e mais dependente de rgos financeiros internacionais, como o FMI. Em todos os pases que adotaram essas polticas neoliberais mesmo com toda diferena conjuntural e das ideologias polticas de seus governantes os roteiros que se seguiram foram, de forma bastante surpreendente, parecidos: inicialmente a drstica reduo na taxa de inflao e valorizao da moeda resultantes do grande fluxo de capital, seguidos pela volatilidade da confiana nesse capital especulativo atrelados dificuldade de manter a moeda

supervalorizada diante do dficit comercial. Alm disso, em fevereiro de 1994, o FED endureceu a poltica monetria dos Estados Unidos e dobrou o valor da taxa de juros, que passou de 3% a 6%, atraindo de volta ao pas grande quantidade de capital que estava depositado nos pases da Amrica Latina.

Segue Krugman:

A difundida crena de que as reformas voltadas para a abertura das economias e a liberao dos mercados produziro uma dramtica acelerao no crescimento dos pases em desenvolvimento representa um salto no escuro e um ato de f.

Na Argentina, o governo Menem chega ao poder com um discurso populista de salariao e de revoluo produtiva, mas no demora a se alinhar aos EUA e ao FMI nos ajustes neoliberais e tambm na poltica externa. Com o novo programa econmico em que grandes quantidades de capital estrangeiro e especulativo entravam no pas, aumentando o dficit externo, atrelados aplicao de polticas recessivas de ajustes para gerar competitividade levaram falta de liquidez e at ao fechamento de bancos, aumento nas taxas de desemprego e queda do PIB. A juno de todos esses fatores evidencia as preocupaes acerca do Estado; seu endividamento e a retrao de seu desenvolvimento, que acarreta a falta de competitividade frente aos pases desenvolvidos. Essas polticas de ajuste neoliberal fizeram parte de um projeto global de hegemonia que provocou e ainda continuam provocando conseqncias custosas e permanentes para a estrutura e o desenvolvimento das polticas sociais desses pases, os chamados custos sociais do ajuste neoliberal. Com isso, o cenrio da Amrica Latina na metade da dcada de 90, como resultado da implantao das polticas neoliberais era o retrocesso em todos os indicadores sociais: alto ndice

de desemprego, queda nos ndices de sade e de escolaridade e aumento dos problemas de violncia, alm da desindustrializao e grande recesso econmica.

Cap. 2 A ascenso dos governos nacionalistas

O Consenso de Washington e a hegemonia que ele exerceu fez retroceder o pensamento crtico latino-americano e os estudos e debates acadmicos acerca das teorias sociais e econmicas. Relata Fiori,

A avassaladora hegemonia das idias liberais e a fragilizao temporria dos estruturalistas, marxistas e nacionalistas foram responsveis pelo acanhamento do debate intelectual, que ficou reduzido ao acompanhamento de curto prazo das polticas de privatizao, desregulao e estabilizao macroeconmica.

E segue:
o pensamento crtico perdera sua vitalidade, e muitos estruturalistas e marxistas aderiram, de uma forma ou de outra, ao projeto liberalconservador que durante a dcada de 90 promoveu uma rodada de modernizao conservadora.

Economia desregulamentada, mercados aberto para capitais especulativos e uma forte poltica privatista, trouxeram para a regio uma sensao de crescimento econmico, de modernizao dos estados, que Fiori classificou acima como modernizao conservadora - durou pouco.

Logo em seguida, com o fracasso do milagre econmico das polticas neoliberais implantadas na Amrica Latina a partir da dcada de 90, restou a estagnao econmica que fez aumentar as disparidades desses pases frente aos desenvolvidos e tambm entre eles. Enquanto os pases desenvolvidos modernizavam e ampliavam seu processo de industrializao e seus j satisfatrios nveis de bem-estar social, no subcontinente alguns pases no conseguiam desenvolver sua industrializao e os mais adiantados se desindustrializavam, seu territrio. Tal crescimento de forma desigual e concentrada desenvolveu mais os pases que j representavam as principais economias como Mxico e Brasil e retraiu pases como o Equador, que ainda estava nas fases iniciais da industrializao. Para Fiori, foi o redesenho do mapa geopoltico e a polarizao crescente da riqueza e do poder mundiais, e a pauperizao de grandes massas populacionais, sobretudo na periferia do sistema capitalista . Com isso, as teorias desenvolvimentistas voltam a ganhar importncia no debate sobre os rumos das economias desses pases que passavam por profunda estagnao, como resposta ao Consenso de Washington. Segue Fiori, remete-nos de volta a outra tradio intelectual, a do pensamento crtico latinoamericano. Cresce na regio a teoria neo-estruturalista, que recupera o papel ativo do Estado como agente indutor de desenvolvimento, mas com uma funo atenuada, admitindo a nova ordem econmica mundial - de carter liberalizante e as diferenas de capacidade dos diversos pases para a insero nessa ordem globalizada. A Comisso Econmica para a Amrica Latina (CEPAL), rgo ligado Organizao das Naes Unidas (ONU), criado em 1948 com a proposta de pensar o desenvolvimento latino-americano, reconhece essa nova forma de participao estatal para alm da poltica exportadora e concentra seus estudos na necessidade de distribuio da riqueza, aquisio tecnolgica e elevao dos indicadores sociais na grande maioria dos pases. em face de abertura irresponsvel dos mercados, conseqncia disso a desigualdade social e a pobreza continuavam presentes em

Assim, coincidentemente ao ocorrido aps as crises dos anos 50, em que a CEPAL elabora a teoria de desenvolvimento estruturalista; ao longo da dcada de 90, construiu documentos que difundiam os objetivos da estratgia de desenvolvimento em longo prazo que chamou de transformao produtiva com equidade definindo o que seria esse neo-estruturalismo e tornou-se referncia ps-crise.

Relata Octavio Rodrguez, sobre essa fase:

(...) a Secretaria desta instituio decide apresentar aos governos de seus Estados-membros uma proposta para o desenvolvimento por meio da qual a regio recupere um caminho de crescimento intenso, baseado na incorporao acelerada e difundida de progresso tcnico, de modo a sustentar sua competitividade internacional e a forte expanso de suas exportaes, com um esforo simultneo para ir obtendo padres de equidade cada vez mais adequados.

Esse documento considera que a transformao produtiva premissa bsica para um desenvolvimento econmico que fosse sustentvel nesses pases. Porm, para que essa reestruturao fosse eficaz, algumas reformas se fariam necessrias, a comear pela reforma do Estado, seguida por emergentes reformas sociais. Alm disso, o desenvolvimento das economias latino-americanas, antes baseado na exportao de bens primrios, passaria nesse momento a priorizar o desenvolvimento endgeno de sua indstria, ao fortalecimento dos mercados internos e a aquisio de novas tecnologias. Seguiram-se tambm as idias pioneiras postuladas por Fajnzylber durante a dcada de 80, quando ele diz que o progresso tcnico deve ser visto como endgeno s empresa e que esta postura

endogenista inicial se expressa por meio dos conceitos de criatividade e aprendizado (Octavio Rodrguez). Para Bielschowsky, esse endogenismo compunha-se essencialmente do diagnstico da profunda transio que se observava nas economias subdesenvolvidas latino-americanas, do modelo de crescimento primrio-exportador, ao modelo urbano-industrial . Admitindo-se que a industrializao, bem como a aquisio de tecnologia, se daria por um processo endgeno, ou seja, pelo desenvolvimento da indstria nacional, da pesquisa e da proteo dos mercados nacionais, os chamados Sistemas Nacionais de Inovao. A teoria neo-estruturalista surge como tentativa de repensar o subdesenvolvimento da Amrica Latina, que tem no nacionalismo e no desenvolvimento, visto do pas para alm dele, o projeto de desenvolvimento nacional e de integrao socioeconmica. Para Octavio Rodrguez, o carter autocentrado inerente ao crescimento das economias perifricas relaciona-se com o prprio ncleo da questo nacional, ou seja, a propriedade dos ativos presentes nessas economias Neste cenrio de mudanas estruturais no modelo de desenvolvimento econmico para a Amrica Latina, h o reconhecimento de que seria necessrio certo sincronismo entre as questes de mercado e as questes sociais e poltica, devolvendo ao Estado sua importncia na conduo das polticas econmicas. Para Octavio Rodrguez,

o caminho para essa perspectiva passa pelo tema do Estado, que corresponde de forma direta ao papel que este deve desempenhar na conduo econmica e, mais em geral, no desenho e consecuo de objetivos ao mesmo tempo econmicos e sociais. Este aspecto crucial do papel do Estado se encontra estreitamente ligado a outros dois: o das relaes sociopolticas que lhe servem de base de sustentao e o das relaes geopolticas em que se encontra imerso.

Luiz Fernando Ayerbe define esse perodo com uma viso otimista acerca da maior autonomia desses pases:

... vivencia-se na Amrica do Sul um momento peculiar, com a ampliao da margem de manobra dos governos para desenvolver seus programas num marco de estabilidade poltica na frente externa, sem as presses intervencionistas ou desestabilizadoras de outras pocas.

Em contrapartida, Octavio Rodrguez, pensando no modelo ideal de desenvolvimento empresta certo pessimismo para o mesmo perodo:

Os pases da periferia se vem, assim, includos em pautas atenuadas e flexveis de controle do investimento estrangeiro direto e dos movimentos do capital financeiro. A conseqente acentuao de sua vulnerabilidade externa notvel pelas carncias reais ou potenciais de reservas de divisas traz consigo uma reduo das margens de manobra dos Estados, que resultam especialmente restritos em distintos mbitos das polticas macroeconmicas de curto prazo

Nesse contexto histrico do retorno da importncia do Estado, lideranas polticas de esquerda se inserem e tornam-se protagonistas nos governos sulamericanos, destacando sua insatisfao com as polticas anteriormente adotadas e buscando formas de superao da crise e consolidao da democracia, alm de tentar estabelecer a integrao destes povos latinoamericanos. Para Ayerbe:

Apesar de apresentarem perfis polticos diferenciados, as administraes de Kirchner, Morales, Lula e Chvez tm em comum a preocupao com a revalorizao do protagonismo do Estado em face do mercado. Neste sentido, suas aes objetivam recuperar capacidades de gesto nos mbitos interno, especialmente com a promoo da equidade social, e externo, com a busca de afirmao regional, especialmente no mbito sulamericano, e maior autonomia nas relaes com os Estados Unidos.

A ascenso desses governos nacionalistas se d por meio da eleio com a ampla maioria dos votos - de lderes polticos identificados com as causas populares e militantes dos movimentos sociais; sejam eles populares, de raa ou

sindicais. Esses movimentos sociais atuavam nas lutas democratizantes, em protestos que discutiam no s questes polticas e econmicas, mas tambm sociais, buscando diminuir as desigualdades com a gerao de emprego, redistribuio de renda e polticas socias. Para Leila Maria Bijos,

Os movimentos sociais no somente conseguiram traduzir suas agendas em polticas pblicas e expandir as fronteiras da poltica institucional, como tambm lutaram de maneira significativa para redefinir o prprio sentido de noes convencionais de cidadania, representao poltica e participao e, em conseqncia, da prpria democracia.

Para Celso Amorim (2006),

O que h, sem dvida nenhuma, uma tendncia de governos mais comprometidos com reformas sociais, com maior autonomia em relao s grandes potncias do mundo e maior vontade de integrao regional. Se voc identificar esquerda com a viso de progresso, reforma social, democracia e com forte defesa dos interesses nacionais, a resposta sua pergunta sim.

O interessante compreender as condies que levaram o continente considerado como paraso neoliberal a se transformar na maior resistncia ao liberalismo. Como relata Emir Sader, em A nova toupeira (2009):

O continente onde o neoliberalismo nasceu no Chile e na Bolvia ainda mais se estendeu e encontrou um territrio privilegiado, tornou-se, em pouco tempo, o espao de maior resistncia e construo de alternativas a esse mesmo liberalismo. So duas faces da mesma moeda: justamente por ter sido laboratrio das experincias neoliberais, a Amrica Latina viveu a ressaca dessas experincias, tornando-se o elo mais fraco da cadeia neoliberal.

Emir Sader conceitua esses movimentos sociais de lutas antiimperialistas e chama de toupeira latino-americana. Segundo ele, a toupeira representa todo esse esforo de construo silenciosa e contnua desses pases que, de forma inesperada, promovem a ruptura contra a hegemonia dos pases imperialistas. A toupeira estaria sempre em constante trabalho, cavando espaos de forma silenciosa e buscando linhas de menor resistncia, esperando o momento de romper o escuro do subsolo e emergir com a fora revolucionria:

A imagem de Marx remete a um animalzinho com problemas de viso, que circula embaixo da terra sem nos darmos conta de sua existncia e que de repente irrompe onde menos se espera. A toupeira faz seu trabalho surdo, sem cessar, mesmo se a ordem reina na superfcie e nada parece indicar turbulncias prximas (...) os itinerrios da toupeira tornam-se cada vez menos previsveis, fazendo com que as revolues assumissem formas e brotassem em cenrios cada vez mais inesperados.

Inicia-se nos pases da Amrica Latina um perodo marcado pelo enfrentamento ao esgotado modelo capitalista, com a construo de alternativas democrticas face hegemonia estadunidense. Essa tentativa de construir outro mundo possvel teve na organizao do Frum Social Mundial seu primeiro marco de mobilizao social da sociedade. Segundo Emir, em seu conjunto, a regio produziu espaos de autonomia relativa em relao hegemonia econmica e poltica dos Estados Unidos, o que faz da Amrica Latina o elo mais frgil da cadeia neoliberal na entrada do novo sculo . Assim, lderes nacionalistas assumem o poder em grande parte dos pases latino-americanos: Hugo Chvez na Venezuela, Luiz Incio Lula da Silva no Brasil, Nestor Kirchner na Argentina, Tabar Vsquez no Uruguai, Michelle Bachelet no Chile, Evo Morales na Bolvia, Daniel Ortega na Nicargua e Rafael Correa no Equador. No Brasil, Lula se elege aps trs tentativas fracassadas. A fora poltica acumulada ao longo dos anos, seguidos da luta contra o liberalismo econmico levou um metalrgico, militante das classes populares, ao poder. Acusado de que

seria governo populista, demorou pouco para mostrar que esse no seria um trao predominante em seu governo. A incluso social, o combate misria e o respeito e fomento - aos movimentos democrticos foram as caractersticas mais marcantes durante os oito anos de seu mandato (2002-2010). Lula terminou seu governo com um saldo de cerca de 40 milhes de brasileiros sados da misria, o equivalente populao da Argentina. Essa indita melhora no nvel social da populao s foi possvel com a adoo de polticas de retomada do crescimento e distribuio de renda. Segundo dados do IBGE, nos ltimos anos a renda dos mais ricos cresceu 10%, enquanto a dos mais pobres aumentou 65%". Programas de distribuio de renda como o Bolsa Famlia e o acesso ao crdito alm do estmulo ao consumo levaram ao fortalecimento das indstrias nacionais e expanso econmica. A autonomia assumida pelo governo brasileiro diante dos organismos financeiros internacionais como o FMI e a insero do pas na agenda das Relaes Exteriores, transformou o Brasil em um importante protagonista mundial. Porm, diante do carter ameno do governante diante do capital financeiro, de certa forma tentando equilibrar a abertura inevitvel dos mercados ao desenvolvimento social, Lula manteve algumas ambigidades que o levariam a ser criticado pelos movimentos de esquerda. Para Rodrigo Alves Correa h a percepo de que um desafio central nestes primeiros anos do sculo XXI compatibilizar, ou tentar compatibilizar, polticas de Estado que busquem resgatar a dignidade da maior parte da populao com as responsabilidades e os limites determinados pela mundializao. Como relata Emir Sader,

As ambigidades do governo so inmeras e o prprio Lula afirma que nunca os ricos ganharam tanto nem os pobres melhoraram tanto de vida (...). No ter rompido com a hegemonia do capital financeiro em sua modalidade especulativa, mas ao contrario, ter lhe dado continuidade e consolidado a independncia, de fato, do Banco Central, expresso poltica e institucional dessa hegemonia. Manter as taxas de juros mais altas do mundo e, assim, atrair o pior tipo desse capital, no cobrar impostos sobre a circulao interna e externa desse capital, dar autonomia para que a representao direta deste

defina no interior do governo uma varivel fundamental para a economia do pas, assim como para os recursos destinados as polticas sociais, so erros que devem ser reiteradamente criticados pela esquerda.

Apesar disso, as polticas sociais adotadas - aumento progressivo dos empregos formais com conseqente distribuio de renda e o aumento do consumo interno - resultaram na melhoria das condies de vida das camadas mais pobres do pas e a significativa melhoria nos ndices de desigualdade social.

Segue Emir Sader:

Sem uma estratgia pr-definida, Lula buscou avanar pelas linhas de menor
resitencia. Centrou seu governo em dois eixos fundamentais, que o diferenciou dos governos neoliberais e o aproximou dos novos governos latino-americanos: a prioridade das polticas sociais ao invs da do ajuste fiscal e a prioridade dos processos de integrao regional em lugar dos Tratados de Livre Comercio com os Estados Unidos.

Do ponto de vista da participao popular, a democracia participativa garante populao acesso s decises acerca do pas e garante o espao ao debate sobre as polticas pblicas e tambm aos movimentos sociais: o Movimento dos Sem-Terra, os movimentos sindicais entre tantos outros. Assim, a administrao do Estado e a conduta simblica parecem inserir na vida social e poltica, na economia, massas que sempre se sentiram a margem (Rodrigo Alves Correa). Em contraponto a esta tentativa de equilbrio entre as polticas nacionais e a mundializao do capital teorizado por Cheznais, o governo de Hugo Chvez tenta promover algo mais radicalizado, que se aproxime de uma Revoluo Socialista.

A chegada de Hugo Chaves Frias ao poder da Venezuela em 1999 iniciou um processo de polarizao entre o bem, representado pelos revolucionrios bolivarianos e seus aliados que lutam pelo fim da hegemonia estadunidense e pelo fim do neoliberalismo e o mal, representado pelo prprio Estados Unidos da Amrica e pela burguesia que tenta manter a concentrao de poder e das riquezas. Esse maniquesmo e suas convices profundas acerca das polticas nacionais tm colocado Chaves freqentemente no alvo dos noticirios mundiais. Muitas vezes acusado de ditador, ele tem conseguido mobilizar os menos favorecidos.

Relata Andrs Serbin:

A emergncia do fenmeno Chvez se d, em conseqncia, associada apario de um lder populista, carismtico e com forte apelo comunicativo em relao aos pobres e despossudos, que desafia o sistema poltico mas, por sua vez, redesenha a identidade de classes. No estilo confrontativo que o caracteriza, tanto no que diz respeito a sua personalidade com a sua formao militar e a sua limitada experincia prvia na poltica eleitoral e na gesto publica, Chvez estimulou os ressentimentos sociais dos setores excludos e postergados e os enfileirou para um assalto frontal contra o velho regime (Roberts, 2003).

Assim, tanto o modelo ameno adotado pelo governo brasileiro, como o governo Chvez, mais radical, representam os frutos do mesmo processo reacionrio ao neoliberalismo.

Para Emir Sader,

O governo Lula pertence a uma das vertentes que compe o campo psneoliberal na Amrica Latina, junto ao governo argentino e uruguaio. A outra vertente inclui os governos da Venezuela, da Bolvia e do Equador. A primeira

se compe de governos antineoliberais, cujas polticas buscam a superao desse modelo. A outra, alm dessa referncia, pretende tambm ser anticapitalista (Venezuela).

O desafio que se coloca a consolidao dos vnculos entre esses pases e a construo de uma integrao solidria capaz de tornar a Amrica Latina em uma fora regional.

Para Oscar Laborde, embaixador e representante especial para a Integrao do Mercosul da Argentina,

Deve haver a deciso de no retroceder nos avanos conquistados e a necessidade de saber se a esquerda capaz de constituir uma matriz de pensamento comum latino-americano, que passe pela redefinio do papel do Estado e pela promoo da democratizao das instituies .

O atual quadro poltico na Amrica do Sul , na grande maioria dos pases, de avano na consolidao do Estado, com base na democracia participativa, com a liberdade de expresso e de imprensa, a pluralidade das manifestaes polticas e sociais.

Cap. 3 Integrao regional como forma de fortalecimento da Amrica Latina

Muitas so as teorias sobre a insero subordinada dos pases da Amrica Latina na economia mundial. A principal delas versa sobre o mito colonizador, onde as caractersticas de ocupao do continente pelos pases europeus, desde os descobrimentos martimos do sculo XV, determinaram o modelo de desenvolvimento assimtrico e, por que no, o modelo civilizador, construindo um tipo de conscincia regional que levou o continente a tal subordinao. Aceitados os elementos relativos ao processo histrico possvel afirmar que o desenvolvimento da Amrica do Sul sempre esteve s margens dos acontecimentos do resto do mundo, diminuindo assim sua importncia geopoltica e atrasando o desenvolvimento dessa regio; fazendo com que o debate sobre o atraso latino americano seja objeto permanente de discusso. Para Samuel Pinheiro,

O cenrio e a dinmica internacional em que atuam os grandes Estados perifricos no so novos e imparciais, mas se organizam em torno de

estruturas hegemnicas de poder poltico e econmico. Essas estruturas, resultado de um processo histrico, beneficiam os pases que as integram e tm como principal objetivo a prpria perpetuao

Mais adiante na histria, Carlos Oliva Campos acrescenta o longo perodo de dominao poltica e econmica estadunidense sobre a Amrica Latina, particularmente no ps-guerra, que levou ao isolamento do continente. Por um lado os EUA ocupavam a agenda comercial e poltica, afastando e tutelando as relaes com o resto do mundo, por outro no tinham interesses que levasse ao forte desenvolvimento da regio. Ou seja, estabeleceram um tipo de cooperao subordinada, cujos interesses recaiam sobre a geopoltica da Guerra Fria. Porm, cabe salientar que apesar de no haver prioridade na poltica externa norte-americana em relao aos pases sul-americanos, no quer dizer que os Estados Unidos tenha sido alheio aos acontecimentos e s correntes de pensamento latino-americanos. Em 2004, o ento vice-ministro das Relaes Exteriores do Brasil, Samuel Pinheiro Guimares, salientou:

Todos

os

outros

grandes

atores

estratgicos

esto

mais

distantes

geograficamente da regio dos EUA e tendem a consolidar e aceitar a Amrica do Sul como uma zona natural de influencia dos EUA. A Amrica do Sul est tambm na rea psicolgica de influencia dos EUA na medida em que suas elites tradicionais, numa atitude que revela uma mistura de oportunismo, medo, submisso e admirao, aceitam o direito estadunidense hegemonia mundial e regional. (p. 3-4).

Segundo o relatrio da CEPAL (2010), a Amrica Latina passa atualmente por um processo forte de globalizao e internacionalizao, sendo a regio que mais recebe IED (Investimento Externo Direto), muito em funo de sua indstria primria e sua poltica de altos juros. O prprio relatrio reconhece a necessidade de investimentos em desenvolvimento tecnolgico e transformaes estruturais, reforando o que disse anteriormente Cano, Chesnais e ainda Celso Furtado com o pensamento estruturalista. Para Emir Sader,

Durante esses ltimos trinta anos, temos, em grande medida, ficado muito margem da reestruturao tecnolgica e muito aqum na realizao dos investimentos de infraestrutura, sendo assim enorme o volume de recursos necessrios para investir na recuperao do que deixou de ser feito. Esse atraso se revela claramente na perda de competitividade internacional de nossos produtos e na relativa desindustrializao que sofremos.

Dada essa caracterstica de Estados perifricos, os pases latinoamericanos enfrentam grandes desafios na definio de suas estratgias de desenvolvimento industrial. Para Samuel Pinheiro a reduo da vulnerabilidade externa essencial para garantir uma trajetria sustentada de desenvolvimento poltico e econmico. Essa autonomia externa diante dos grandes pases desenvolvidos da Europa e do hegemon EUA s ser possvel por meio de uma reestruturao econmica que fomente e desenvolva a tecnologia desses pases, o que Wilson Cano chamou de restaurao de polticas industriais soberanas. O desenvolvimento dessa tecnologia por meio do intercmbio de conhecimento permitiria a esses pases a implantao de grandes centros de estudos e formao de mo-de-obra nacional especializada. Essas polticas de desenvolvimento tecnolgico e cientfico so fundamentais para o fortalecimento de uma indstria nacional com capacidade de inovao e diversificao. Dessa forma, a exportao deixaria de ser pautada quase exclusivamente em produtos bsicos e semifaturados e estabeleceria dentro desses pases uma diversidade produtiva necessria para o fomento do consumo de produtos nacionais em detrimento de importados. Essa diversidade, em um cenrio de regionalizao e constituio de blocos econmicos, representa a internacionalizao dessa cadeia produtiva e geraria um maior desenvolvimento para esses pases. Para que esse desenvolvimento tecnolgico e substituio de importaes ocorram nessa regio, necessrio um planejamento que desenvolva estratgias de forma conjunta e complementar, gerando ainda mais inovaes e aumentando a competitividade dessa regio perifrica diante dos desenvolvidos. Para Samuel Pinheiro,

A reduo da vulnerabilidade poltica externa depende de definirmos estratgias prioritrias conjuntas de poltica internacional com os outros grandes pases perifricos e estabelecermos programas concretos de cooperao econmica e poltica com os pases vizinhos.

Porm, importante ressaltar que a integrao desses pases latinoamericanos deve acontecer de acordo com as especificidades dessa regio, respeitando seus processos histricos no se devendo buscar nas experincias de formao de outros blocos regionais, como a Unio Europia, o modelo ideal. Para Marco Aurlio Garcia, a integrao latino-americana precisa ser diferente de outros processos de mesma natureza que tm se concretizado em todo o mundo:

"Precisamos de uma integrao solidria. E entendemos que nosso processo no ser diferente de outros por a se a regio permanecer desigual regionalmente. Ns, brasileiros, no queremos ser a Alemanha da Amrica Latina.

Em pases desenvolvidos, esses blocos comerciais e unies aduaneiras tm figurado como necessidade premente para as economias nacionais como forma de suprimento de suas demandas e escoamento do excedente da produo interna. J nos pases que so objetos deste trabalho, os chamados perifricos, a formao desses blocos e a integrao regional que assim se estabelece figura como uma tentativa de diminuir essa vulnerabilidade causada pela dependncia dos pases hegemnicos e, assim, tentar se inserir no cenrio internacional com cerca capacidade soberana e no-subordinada. Segue Samuel Pinheiro,

Ao compartilharem caractersticas e interesses comuns e estarem situados em regies distantes, seus interesses no sero diretamente competitivos e, assim, h condies para a construo de projetos polticos comuns.

Assim, a integrao regional dos pases da America Latina parece ser uma importante ferramenta para esse desenvolvimento regional. Ainda que a ALALC (Associao Latino-Americana de Livre Comrcio) e a Aladi (Associao LatinoAmericana de Integrao) no tenham avanado de forma significativa, esses pases, ao longo dos ltimos tm conseguido conquistas no que diz respeito s discusses comuns, tanto poltica quanto economicamente, como relata Emir Sader,

Ocuparam os espaos conquistados, constituram-se a Unasul, o Conselho Sulamericano de defesa, o Banco do Sul, consolidando a hegemonia dos projetos de integrao regional e de alianas com o Sul do mundo e o isolamento dos Tratados de Livre Comercio com os EUA. A crise de 2008 e seu retorno neste ano confirmaram as vantagens dessas polticas e das alianas com a China, ao invs da aliana privilegiada com a estagnada economia norteamericana.

Corrobora com essa opinio o embaixador e representante especial para a Integrao do Mercosul da Argentina, Oscar Laborde: A similitude dos processos vividos pelos pases latino-americanos - populares, de luta e de resistncia ao neoliberalismo - a deciso desses governos de colocar o Estado a servio dos povos. Para ele, o fato deles terem sido contra a formao da ALCA (rea de Livre Comrcio das Amricas) em 2005 foi fundamental para o enfrentamento da crise financeira internacional que se estabeleceu em 2009, j que a constituio daquela aliana tornaria a Amrica Latina ainda mais vulnervel diante dos Estados Unidos, o principal responsvel pela crise financeira em questo. Essa tentativa de estabelecer uma maior autonomia diante dos Estados Unidos acontece tambm quando os chefes do Mercosul assinam, em julho de 2006, um acordo com Cuba, oferecendo quele pas alternativas comerciais ao histrico bloqueio imposto pelo governo americano. Os governos progressistas da Amrica Latina tm se mostrado muito dispostos ao fortalecimento dessa integrao regional principalmente no que diz respeito ao comrcio, infraestrutura, energia e financiamento externo. Essa

integrao regional a ferramenta necessria para promover a coeso social na regio e uma insero internacional com mais capacidade. Porm, problemas estruturais decorrentes do subdesenvolvimento, a poltica neoliberal adotada pela grande maioria deles durante a dcada de 90 (e j exaustivamente relatada neste trabalho) e a adeso Organizao Mundial do Comrcio so fatores que dificultam as negociaes e restringem os acordos entre esses pases.

3.1 MERCOSUL e uma nova agenda regional

Os momentos iniciais do Mercosul datam de meados da dcada de 80 quando Brasil e Argentina, recm sados das ditaduras militares, buscam uma maior aproximao com vistas a um maior desenvolvimento econmico e uma estabilidade poltica. H de se reconhecer que a formalizao de um mercado comum e maior integrao regional s ganhou dimenso com a retomada das instituies democrticas na regio. Relata Celso Amorim:

Quando os dois pases saam de governos militares, governos autoritrios, eles perceberam que era preciso criar uma comunidade de interesses e que essa comunidade de interesses no poderia se esgotar nos contatos polticos. Era importante que essa comunidade de interesses tambm se lastreasse na parte econmica.

Em 1991, com a assinatura do Tratado de Assuno e a criao do Mercado Comum do Sul (Mercosul), Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai estabelecem estratgias e prazos para a adoo da zona de livre comrcio com eliminao progressiva das barreiras alfandegrias, estabelecendo um processo dinmico e irreversvel (Amorim).

Inicialmente contando com muito ceticismo, a proposta parecia de pouca importncia, anterior a seu tempo. Quando do inicio dos grandes debates internacionais sobre a formao dos blocos foi retomada e apontada como fundamental para o desenvolvimento regional. Para Felix Pea, o Mercosul um processo voluntrio de integrao comercial e econmica A necessidade de se discutir uma tarifa externa comum (TEC), que se configurasse em uma unio aduaneira fez esses pases assinarem, em 1994, o Protocolo de Ouro Preto. Esse protocolo, inicialmente sobre a institucionalidade do bloco, acertou tambm suas bases tarifrias.

Para Samuel Pinheiro Guimares:

A principal vantagem econmica de curto e mdio prazo do Mercosul, para cada um dos quatro Estados Membros, o acesso preferencial, sem pagamento de direitos aduaneiros e livre de barreiras no-tarifrias, ao mercado dos outros trs pases, o que lhes permite concorrer melhor com as empresas exportadoras dos pases mais desenvolvidos, em especial os Estados Unidos, mais poderosa em termos financeiros, organizacionais e tecnolgicos.

Porm, dois fatores contriburam para o no desenvolvimento do Mercosul naquele determinado momento histrico: as crises que se seguiram aps a abertura econmica da dcada de 90 e o lanamento da ALCA. Embora no tenha sido aprovada, a rea de Livre Comrcio das Amricas ocupou a agenda de debate desses pases, desmobilizando os governos que acreditavam ser obrigatrio um acordo comercial com os Estados Unidos para que houvesse desenvolvimento. Segue Amorim:

A ALCA era um processo avassalador e tomou conta de tudo. Isso contribuiu para que o Mercosul desacelerasse o passo e fez com que outras iniciativas, como a rea de livre comercio sul-americano Alcsa no se desenvolvessem.

Durante os governos de Lula o Mercosul retomou os debates de forma extraodinria, particularmente nas articulaes do chanceler Celso Amorim e do embaixador Samuel Pinheiro Guimares, demonstrando o otimismo que os governos nacionalistas possuam pela integrao e fortalecimento regional. Houve o reconhecimento da existncia de assimetrias de desenvolvimento entre os pases que compe o bloco. Criou-se o Focem como forma de compensar essas assimetrias, representando uma grande contribuio, principalmente do Brasil, no esforo de fortalecer o projeto. Segundo nos relata

Amorim, Ns no poderamos ter um processo de integrao da Amrica Latina com um todo, nem os outros pases desejavam, porque eles tinham usa ateno voltada para outros temas . De fato isso ocorria j fortemente com a Colmbia e com o Mxico, que firmavam acordos bilaterais com os Estados Unidos. Visando aumentar o comrcio intra-regional e ampliar o mercado comum, a maior parte dos produtos passou a ser negociada sem tarifas de importao, mantendo-se algumas limitaes alfandegrias que deveriam ser gradualmente extintas. Reconhecida a importncia das unies regionais, o fato que, at o momento o Mercosul tem expandido muito lentamente seus vnculos econmicos internos ou mesmo construindo efetivas polticas macroeconmicas e setoriais comuns. Assim, parece-nos fundamental conhecer os problemas e possibilidades desse importante bloco comercial. As assimetrias entre os pases formadores do bloco constituem a principal dificuldade para uma coordenao conjunta. O Brasil e Argentina so os pases principais desse bloco, sendo que o Brasil corresponde a 72% do territrio, 79% da populao e 69% do PIB (Samuel Pinheiro). Essas assimetrias de tamanho, problemas, potenciais e econmicas sugerem que seria muito complicado a implantao de polticas que fossem comuns a todos esses pases. Alm disso, seria necessrio que entre Brasil e Argentina os principais pases se estabelecesse uma confiana mtua e uma relao de complementaridade, o que no ocorre. H muitos impasses polticos e econmicos entre Brasil e Argentina, com base na resistncia do pas portenho proeminncia, cada vez mais evidente do

Brasil como lder regional. Na perspectiva de ingresso da Venezuela ao bloco, as relaes entre os governos venezuelanos e argentinos j do conta de uma tentativa de consolidar outro plo de poder, como contrapeso predominncia brasileira (Ayerbe). Assim, estabelecem alguns momentos de disputa, contrapondo a idia de complementaridade que o bloco prope. necessrio melhorar o dilogo entre esses principais pases e fomentar o estabelecimento de agendas bilaterais que promovam o comrcio regional e a integrao econmica. Porm, face aos episdios de populismo praticado pela Argentina em determinados momentos da histria, o Brasil tem mantido sempre certa reticncia em acordos com aquele pas. Como relata Ayerbe:

De fato Nestor Kirchner (...) tambm tentou consolidar um novo papel para a Argentina no continente baseado em um ensaio de afirmao de sua soberania nacional residual, em paralelo ao imperativo de integrao sul-americana como instrumento para enfrentar eficazmente os atores e as foras transnacionais contemporneos. Pelo menos durante o pleito eleitoral, o discurso predominante foi de uma Argentina renovada e forte no contexto latino-americano, sem alinhamentos seja com o Brasil, seja com a Venezuela.

Apesar dessas dificuldades, o Mercosul vem ganhando novos parceiros, como Chile e Bolvia. Esses dois pases so considerados membros associados, pois participaram da zona de livre comrcio, mas no da integrao aduaneira. O ingresso da Venezuela no bloco ainda depende da votao interna em alguns pases. Considerando a frase repetida vrias vezes ao longo do mandato do ministro Amorim a soluo para os problemas do MERCOSUL, mais MERCOSUL, parece fundamental que os esforos na consolidao desse bloco sejam de construo de uma agenda de trabalho que paute um crescimento integrado de mdio e longo prazo, superando impasses - como as disputas intrabloco, principalmente entre Brasil e Argentina, e avancem no sentido de convergncia macroeconmica para o fortalecimento dessas economias.

O fortalecimento dessa unio aduaneira fortalece tambm a estabilidade poltica do bloco. Da a importncia de se constituir tambm um frum de discusso permanente para que a trajetria dessa integrao v maturando aos poucos, mas de forma incessante. E o mais importante, de forma democrtica e representativa.

Cap. 4 Concluses

A dcada de 90 pode ser considerada de ajustes. Os principais acontecimentos dessa dcada, sejam eles polticos ou econmicos, so decorrentes da implantao das polticas neoliberais de abertura dos mercados ocorridas fortemente nos pases da Amrica Latina. Esse neoliberalismo, decorrente do Consenso de Washington, postula o esvaziamento das funes do Estado, privatizaes de empresas estatais, a liberdade do mercado e os cortes em polticas sociais. O contexto poltico e econmico torna-se mais importantes do que as questes sociais. O que se seguiu foi a queda em todos os indicadores sociais, desemprego, crescimento da dvida externa, desindustrializao e grande vulnerabilidade diante do cenrio internacional. O baixo crescimento econmico desses pases fez aumentarem ainda mais as disparidades entre eles e tambm do continente diante dos pases desenvolvidos. Fracassado esse receiturio neoliberal vendido pelo FMI ao subcontinente como capaz de resolver os problemas de atraso da regio, viu-se um a retomada do papel do Estado como regulador da economia e estimulador do desenvolvimento. Pretendia-se assim recuperar o seu protagonismo frente aos mercados, ordem invertida durante a prevalncia dos cnones neoliberais.

Observa-se a mobilizao da sociedade civil com o fortalecimento da democracia. O surgimento de movimentos populares e de governos nacionalistas, esquerda, que tem no compromisso com o povo seu plano de governo. Em cada pas surgem lideres populares engajados no fortalecimento do Estado, com a adoo de polticas pblicas voltadas incluso social e diminuio da pobreza. H a retomada do pensamento crtico latino-americano pelos principais intelectuais e estudiosos de poltica e economia e o surgimento da teoria neoestruturalista, que pretendia pensar um desenvolvimento com equidade, que fosse sustentvel a longo prazo, com o desenvolvimento e a proteo do mercado interno. O cenrio que se tem atualmente nos pases latino-americanos de um forte processo de democracia participativa, onde os governantes implementam programas sociais importantes e tentam retomar o desenvolvimento das industrias nacionais. Esses governos progressistas passam por um processo de integrao regional e fortalecimento de blocos regionais principalmente o Mercosul como tentativa de se inserirem de forma soberana na economia internacional, buscando cada vez mais sua autonomia diante dos desenvolvidos. Por fim, com esse estudo, conclui-se que os impasses que ainda dificultam esse processo de integrao regional podero ser sanados ao longo do tempo, com o estabelecimento de uma agenda peridica de negociaes bi e multilaterais e uma maior coragem por parte dos governantes de implantar polticas que promovam o desenvolvimento regional em detrimento do protecionismo nacional.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

KRUGMAN, Paul. Dutch Tulips and Emerging Markets. In Foreign Affairs, julho/agosto, 1995, p. 28-45. WILLIAMSON, John. Reformas polticas na Amrica Latina na dcada de 80. Revista de Economia e Poltica, vol. 12, n. 1 (45), janeiro-maro/1992. GUIMARES, Samuel Pinheiro. 500 anos de Periferia Uma contribuio ao estudo da poltica internacional. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1999. SADER, Emir. A nova toupeira: os caminhos da esquerda latino-americana. Editora Boitempo, 2009. BRESSER PEREIRA, Luiz C. Macroeconomia da estagnao: critica da ortodoxia convencional no Brasil ps 1994. So Paulo: Ed. 34 _____________________O segundo consenso de Washington e a quaseestagnao da economia brasileira. Revista de Economia Poltica. SP: Ed.34. n 91, jul/se 2003. FIORI, Jos Luis. Sistema Mundial: imprio e pauperizao para retomar o pensamento crtico latino-americano. In. FIORI, J.L. e MEDEIROIS, CARLOS (orgs.). Polarizao Mundial e crescimento. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes. _____________________Ajustes e milagres latino-americanos. In. Os moedeiros falsos. 1997. CANO, Wilson. America Latina: a necessria integrao. Revista de Economia Poltica. SP: V.12, n.2 (21), jul/dez. 2003.

ARESTIS, Philip. O euro e a UME: lies para o MERCOSUL. Revista de Economia Poltica. SP: V.12, n.1 (20), jan/jul. 2003. OLIVEIRA, Marcelo Fernandes de. MERCOSUL: atores polticos e grupos de interesses brasileiros. Editora UNESP, 2003. BARBOSA, Rubens A. MERCOSUL Quinze anos. So Paulo: Imprensa Oficial, 2007. AYERBE, Luis Fernando. Novas lideranas polticas e alternativas de governo na Amrica do Sul. Editora UNESP, 2008. _____________________- Neoliberalismo e Poltica Externa na Amrica Latina. So Paulo: Unesp, 1998. MACHADO, Joo Bosco M. MERCOSUL: Processo de integrao Origem, evoluo e crise. Editora Aduaneiras, 2000. RODRIGUEZ, Octavio. O neo-estruturalismo e a agenda do desenvolvimento (dos anos 1980 ao comeo dos sc. XXI). PARTE III. In: O Estruturalismo LatinoAmericano. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2009. VEIGA, Pedro da Motta e Rios, Sandra P. O regionalismo ps-liberal na Amrica do Sul: origens, iniciativas e dilemas. Srie Comrcio internacional, n 82. Chile: CEPAL, 2007. Revista Margem Esquerda Ensaios Marxistas. Edio 16. Boitempo Editorial. 2011. http://www.cartamaior.com.br Blog do Emir. Acessada em 04/10/2011. CANO, Wilson. Amrica Latina: notas sobre crise atual. Em Revista Economia e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 3 (37), p. 603-621, dez. 2009.

Вам также может понравиться