Вы находитесь на странице: 1из 7

Administrativo aula ministrada pelo prof.

Yuri Schneider no IDC (Porto Alegre)

Nosso estudo compreende, resumidamente, os arts. 37-41 da Constituio Federal (CF), que versam sobre a administrao pblica. Na Constituio Estadual (CE), a matria est contida nos arts. 2945, que tratam da adm. Pblica e dos servidores.

Administrao Pblica - CF
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (...)

- Art 37, caput (denominao do cabealho do artigo) lista os princpios da Adm. Pblica (LIMPE): legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. So os chamados Princpios constitucionais explcitos (ou expressos) da adm. Pblica - H outros princpios (contraditrio, ampla defesa) citados em outros artigos da Constituio, que no sero trabalhados nesta aula. - O conjunto formado por Unio, Estados, Distrito Federal e municpios possui vrias denominaes: entes federados, entes estatais, entidades estatais e entes polticos. - Os entes federados (Unio, Estados, DF e Municpios) possuem personalidade jurdica prpria. Por isso, podem ser partes em um processo. - No Brasil, existem 3 Poderes: Legislativo, Judicirio e Executivo. Ateno: nos municpios h somente 2 poderes (Executivo e Legislativo). Por esse motivo, no existe Justia Municipal, defensoria pblica municipal e Ministrio Pblico Municipal. S existem Tribunais de Contas Municipais

em So Paulo e Rio de Janeiro (art. 31, 4 vedou a criao de novos Tribunais de Contas Municipais). - Todos os poderes possuem funes tpicas: legislar e fiscalizar (Legislativo); praticar atos de chefia de Estado, de governo e de administrao (Executivo); administrar a Justia e guardar a Constituio (Judicirio). Entretanto, todos exercem funes Administrativas, mesmo que atpicas, inclusive o Judicirio (ex: este concurso um ato administrativo). - Administrao Pblica direta e indireta formam a Adm. Pblica em sentido formal, estrito, restrito. - Administrao Pblica tambm pode ser denominada poder pblico. - Administrao Direta: formada por um conjunto de rgos despersonalizados que, somados ao ente poltico, efetuam as atividades centralizadas. rgos despersonalizados: so aqueles que no possuem personalidade jurdica prpria (conceito trabalhado na 1 aula de processo civil). Exemplos: Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Secretarias estaduais, etc. Isso quer dizer que elas no respondem por seus prprios atos e no buscam seus prprios direitos ingressando com aes na esfera Judiciria. O Estado responde por eles. Esses rgos, somados ao Estado do RS constituem a Adm. Direta estadual. Atividades centralizadas so todas as atividades realizadas pelo rgo para as quais possui competncia. Emanam das competncias dos rgos que compe a Adm. Direta. Sinnimos de Adm. Direta: adm. Centralizada, centralizao administrativa. Todo e qualquer rgo da Adm. Pblica, direta ou indireta, no possui personalidade jurdica.

- Administrao indireta: formada pelas entidades administrativas criadas pela Adm. Direta atravs de lei especfica (criando diretamente ou autorizando a sua criao, inciso XIX, art 37, CF), para prestar servios pblicos ou exercer atividades econmicas. A fiscalizao feita pela adm. Direta. Nesse caso, h um controle finalstico, no hierrquico. Ou seja, a Administrao direta verifica se as entidades atingem a sua finalidade. Entidade uma coisa que tem personalidade jurdica prpria.

Sinnimo de adm. Indireta: descentralizao administrativa por outorga. Ex: DMAE uma autarquia municipal. Nesse, caso o Poder Pblico passa entidade diversos poderes, outorgando-lhe personalidade jurdica. Se o cidado tiver algum problema com a distribuio de gua, dever reclamar com o diretor do DMAE e no com a Prefeitura. O DMAE pode ser, inclusive, acionado judicialmente (processado). O conjunto formado pela Administrao Direta, autarquias e fundaes denominado Fazenda Pblica. A seguir explicaremos o que so autarquias e fundaes, entre outros conceitos. - As entidades da Administrao Indireta so: Autarquias: Pessoas jurdicas de direito pblico. Autarquias so as mais assemelhadas em suas caractersticas adm. Direta que as cria. Os bens de todas as Autarquias so pblicos. Possuem imunidade tributria recproca. Os prazos processuais (existentes dentro de um processo) so os mesmos conferidos aos Entes Federados: prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer (essa matria ser vista em processo civil). Decises desfavorveis proferidas na Justia contra a Fazenda Nacional (incluindo-se, portanto, as autarquias) so sujeitas ao Reexame necessrio (um rgo hierarquicamente superior na Justia examina a sentena). O provimento de cargos ocorre atravs de concurso pblico e a compra de materiais exige a realizao de uma licitao. Exemplos: DETRAN, DAER, IRGA, IPERGS (autarquias estaduais). UFRGS uma autarquia federal.

Sociedades de economia mista: so criadas pelo poder estatal, a exemplo do Banrisul, PROCERGS, CEEE e CORSAN. A parte minoritria das aes est nas mos da iniciativa privada. So sociedades empresrias, pessoas jurdicas de direito privado. Isso quer dizer que as mesmas obedecem Constituio, ao Cdigo Civil e ao direito Empresarial. Entretanto, obedecem, concomitantemente, a algumas regras de direito pblico. Por exemplo, a Petrobrs preenche seus cargos atravs de Concurso pblico e realiza licitaes. Caso um de seus dirigentes se aproprie de recursos, incide a lei da improbidade administrativa (perceber que isso no ocorreria caso fosse uma empresa privada, que somente obedece a Constituio, o Cdigo Civil e empresarial). A Sociedade de economia mista s pode ser criada sob a forma de S.A. (sociedade annima). As Sociedades de economia mista federais tm seus processos comuns (contra particulares) julgados pela Justia Estadual (Banco do Brasil, Petrobrs, Hospital Cristo Redentor, etc). Empresas estatais: so empresas pblicas, cujo capital exclusivamente pblico. No existem exemplos no RS. Pode ser criada sob qualquer forma jurdica societria (sociedade annima, limitada, simples, etc). Em relao s empresas pblicas federais, o foro processual (local de julgamento de seus processos) sempre federal, inclusive para processos comuns. Por esse motivo, se voc quiser processar os Correios por qualquer motivo, deve dirigir-se Justia Federal. Fundao pblica: pode ser criada com personalidade jurdica de direito pblico ou de direito privado. As Pessoas Jurdicas de Direito Pblico so regidas precipuamente por normas da administrao pblica ou da vida em coletividade. J a Pessoa Jurdica de Direito Privado regida somente pela Constituio, pelo direito civil e pelo dir. comercial. Diz-se, por isso, que as Fundaes Pblicas de direito privado possuem um carter hbrido, por obedecerem

concomitantemente a normas de dir. pblico e a normas de direito privado. O controle de ambas exercido pela administrao direta (controle finalstico, no hierrquico). Objeto das duas: prestar servios atpicos de Estado e de Administrao Pblica, servios de cunho assistencial nas reas de sade, educao, pesquisa, cultura, etc. A FP de dir. Pblico chamada de Autarquia fundacional ou fundao autrquica. Isso porque, fora o objeto, todas as suas caractersticas so idnticas s das autarquias. Quando uma autarquia fundacional precisa de funcionrios, h um concurso. A mesma realiza licitaes quando necessita de materiais. No RS h 20 fundaes. Somente uma de Direito Pblico: OSPA. Todas realizam concurso pblico e licitao. O registro de seus estatutos realizado no registro competente (Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas). O professor no concorda, mas alguns autores defendem que o regime jurdico dos funcionrios das fundaes seria o celetista, regido pela Consolidao das Leis do Trabalho. O argumento contrrio est contido no art. 39, caput da CF, o qual prev regime jurdico nico para funcionrios da adm. Pblica direta, de autarquias e de fundaes. Exemplos de fundaes pblicas de direito privado: FASE, FAPERGS, FEPAGRO, UERGS, METROPLAN, FEPAM, etc. No confundir fundao pblica de dir. privado com fundao privada (criada por pessoa fsica ou jurdica, estranha ao governo, que destina parte de seu patrimnio filantropia. Ex: fundao Roberto Marinho. As fundaes privadas so fiscalizadas pelo Ministrio Pblico). Associaes pblicas (consrcios pblicos): so pessoas jurdicas de direito pblico formadas por um contrato entre dois ou mais entes federados (Unio, Estados, DF e Municpios). Caso exista um particular envolvido, forma-se um convnio, no um consrcio. A lei diz que as associaes pblicas podem ter prazo indeterminado de existncia. Ocorre a assinatura de um contrato entre dois ou mais

entes federados e as demais caractersticas so assemelhadas s autarquias. Ex: criao de hospital, de aterro sanitrio ou servio de transporte entre municpios. - ATENO, no confundir descentralizao administrativa por outorga (sinnimo de administrao indireta) com a chamada descentralizao administrativa por colaborao ou por delegao (concessionria, permissionria, autorizatria). Nesse caso, o poder pblico passa unicamente o exerccio da atividade. Ex: CONCEPA e conservao de rodovias estaduais. Estudaremos isso nas prximas aulas. P. 36, Constituio Estadual IPERGS (arts. 41 e ss)
Art. 41 - O Estado manter rgo ou entidade de previdncia e assistncia sade para seus servidores e dependentes, mediante contribuio, na forma da lei previdenciria prpria. (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 16, de 21/05/97) (Vide LECs nos 12.065/04 e 12.066/04) 1 - A direo do rgo ou entidade a que se refere o caput ser composta paritariamente por representantes dos segurados e do Estado, na forma da lei a que se refere este artigo. (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 16, de 21/05/97) 2 - Os recursos devidos ao rgo ou entidade de previdncia devero ser repassados: (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 16, de 21/05/97) I - no mesmo dia e ms do pagamento, de forma automtica, quando se tratar da contribuio dos servidores, descontada em folha de pagamento; (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 16, de 21/05/97) II - at o dia quinze do ms seguinte ao de competncia, quando se tratar de parcela devida pelo Estado e pelas entidades conveniadas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 16, de 21/05/97) 3 - O benefcio da penso por morte corresponder a totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido, at o limite estabelecido em lei previdenciria prpria, observadas as disposies do pargrafo 3 do artigo 38 desta Constituio e do inciso XI do artigo 37 da Constituio Federal. (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 16, de 21/05/97) (Vide Lei n 9.127/90) (Vide ADI n. 1630/STF) 4 - O valor da penso por morte ser rateado, na forma de lei previdenciria prpria, entre os dependentes do servidor falecido, extinguindo-se a cota individual de penso com a perda da qualidade de pensionista. (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 16, de 21/05/97) (Vide ADI n. 1630/STF)

5 - O rgo ou entidade a que se refere o caput no poder retardar o incio do pagamento de benefcios por mais de quarenta dias aps o protocolo de requerimento, comprovada a evidncia do fato gerador. 6 - O benefcio da penso por morte de segurado do Estado no ser retirado de seu cnjuge ou companheiro em funo de nova unio ou casamento destes, vedada a acumulao de percepo do benefcio, mas facultada a opo pela penso mais conveniente, no caso de ter direito a mais de uma. (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 16, de 21/05/97)

- Comentrios sobre o caput: o RS criou uma Autarquia, o IPERGS, para esse fim. 3- princpio da paridade. Complementar com art. 38, 3, no que tange esfera estadual:
Art. 38 - O servidor pblico ser aposentado: (...) 3 - Os proventos da aposentadoria sero revistos, na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria.

- 5 O fato gerador o bito. - Observao importante: sempre que estiver lendo a Const. Estadual, sempre que ela fizer referncia ao Estado, ler estado do RS. Ex:
Art. 44 - Nenhum servidor poder ser diretor ou integrar conselho de empresas fornecedoras ou prestadoras de servios ou que realizem qualquer modalidade de contrato com o Estado (do Rio Grande do Sul), sob pena de demisso do servio pblico.

Вам также может понравиться