Вы находитесь на странице: 1из 9

Metas de Aprendizagem de TIC 1

ndice
Metas de Aprendizagem Pr-Escolar(existem 9)......................................................2 Metas de Aprendizagem 1 Ciclo (existem 4)...........................................................4 Metas de Aprendizagem 2 Ciclo (existem 4)...........................................................6 Metas de Aprendizagem 3 Ciclo (existem 4)...........................................................8

Retirado de http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/ensino-basico

Metas de Aprendizagem Pr-Escolar(existem 9)


Domnio: Informao

Cd: TIC001
Meta Final 1) No final da educao pr-escolar, a criana explora livremente jogos e outras actividades ldicas acedendo a programas e a pginas da Internet a partir do ambiente de trabalho, disponibilizadas pelo educador.

Cd: TIC002
Meta Final 2) No final da educao pr-escolar, a criana identifica informao necessria em recursos digitais off-line e on-line (jogos de pares, de sinnimos e contrrios, de cores e tamanhos, etc.), disponibilizados pelo educador a partir do ambiente de trabalho.

Cd: TIC003
Meta Final 3) No final da educao pr-escolar, a criana categoriza e agrupa informao em funo de propriedades comuns (jogos sobre tipos de alimentos, objectos, actividades, etc.), recorrendo a fontes off-line e on-line disponibilizadas pelo educador a partir do ambiente de trabalho.

Domnio: Comunicao
o

Cd: TIC004
Meta Final 4) No final da educao pr-escolar, a criana identifica as tecnologias como meios que favorecem a comunicao e o fortalecimento de relaes de reciprocidade com outras pessoas (famlia/escola; comunidade/escola; escola/escola).

Cd: TIC005
Meta Final 5) No final da educao pr-escolar, a criana interage com outras pessoas utilizando ferramentas de comunicao em rede, com assistncia do educador.

Domnio: Produo

Cd: TIC006
Meta Final 6) No final da educao pr-escolar, a criana representa acontecimentos e experincias da vida quotidiana ou situaes imaginadas, usando, com o apoio do educador, ferramentas digitais que permitam inserir imagens, palavras e sons.

Cd: TIC007
Meta Final 7) No final da educao pr-escolar, a criana utiliza as funcionalidades bsicas de algumas ferramentas digitais (e.g. programas de desenho) como forma de expresso livre.

Domnio: Segurana

Cd: TIC008
Meta Final 8) No final da educao pr-escolar, a criana participa na definio de regras, comportamentos e atitudes a adoptar relativamente ao uso dos equipamentos e ferramentas digitais, incluindo regras de respeito pelo trabalho dos outros.

Cd: TIC009
Meta Final 9) No final da educao pr-escolar, a criana cuida e responsabiliza-se pela utilizao de equipamentos e ferramentas digitais, observando as normas elementares de segurana definidas em grupo (e.g. ligar/desligar computador; cuidado com as tomadas).

Metas de Aprendizagem 1 Ciclo (existem 4)


Domnio: Informao

Cd: TIC010 ex. estratgia


Meta Final 1) O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para pesquisar, seleccionar e tratar a informao, de acordo com os objectivos definidos e as orientaes fornecidas pelo professor. Metas intermdias at ao 4. Ano o

O aluno reconhece diferentes ferramentas digitais de acesso informao (dicionrios digitais, enciclopdias digitais, motores de busca on-line, etc.) e identifica, com o apoio do professor, as caractersticas de cada uma delas. O aluno prepara e realiza pesquisas digitais em endereos de Internet fornecidos, motores de busca on-line e fontes off-line, definindo previamente com o professor as ferramentas e as palavras-chave a utilizar. O aluno selecciona, com o apoio do professor, a informao resultante de pesquisas digitais, identificando as ideias centrais do contedo e verificando a sua pertinncia face aos objectivos da pesquisa. O aluno classifica e organiza, em conjunto com o professor, a informao seleccionada, recorrendo a ferramentas digitais adequadas (programas de grficos e/ou de desenho, ferramentas para criao de mapas conceptuais, etc.).

Domnio: Comunicao
o

Cd: TIC013
Meta Final 2) O aluno comunica e interage com outras pessoas, usando, com o apoio do professor, ferramentas de comunicao sncrona e assncrona e respeitando as regras de conduta subjacentes. Metas intermdias at ao 4. Ano o

O aluno reconhece diferentes ferramentas de comunicao sncrona e assncrona (programas de mensagens instantneas, voz por IP, correio electrnico) e identifica, com o apoio do professor, as caractersticas de cada uma delas. O aluno comunica, sob orientao do professor, com outras pessoas, utilizando as funcionalidades elementares das ferramentas de comunicao escolhidas e com respeito pelas regras de conduta subjacentes. O aluno interage e colabora com outras pessoas, partilhando, sob orientao do professor, ideias e trabalhos em espaos on-line previamente concebidos para o efeito (pginas Web de projectos, blogues de turma, etc.).

Domnio: Produo

Cd: TIC016 ex. estratgia


Meta Final 3) O aluno desenvolve, com o apoio e orientao do professor, trabalhos escolares com recurso a ferramentas digitais fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos. Metas intermdias at ao 4. Ano o

O aluno reconhece, com o apoio do professor, as caractersticas de diferentes ferramentas digitais (processador de texto, programas de apresentaes electrnicas, programas de desenho, etc.). O aluno cria, sob orientao do professor, documentos digitais simples (mapas de ideias, textos, relatos, apresentaes electrnicas, desenhos, etc.), como resultado de tarefas de aprendizagem. O aluno cria documentos digitais originais para exprimir ideias, emoes e sentimentos, utilizando as diferentes funcionalidades das ferramentas de desenho livre e produo de texto.

Domnio: Segurana

Cd: TIC019 ex. estratgia


Meta Final 4) O aluno adopta comportamentos elementares de segurana na utilizao das ferramentas digitais fornecidas, respeitando os direitos de autor. Metas intermdias at ao 4. Ano o

o o

O aluno reconhece, com a ajuda do professor, a existncia de perigos na utilizao de ferramentas digitais (para o utilizador e para os equipamentos) e adopta comportamentos de segurana. O aluno identifica, com o apoio do professor, a autoria da informao disponibilizada nas fontes electrnicas consultadas. O aluno assume comportamentos que respeitam as regras de conduta online (Netiqueta) e as normas de utilizao subjacentes a cada ferramenta digital.

Metas de Aprendizagem 2 Ciclo (existem 4)


Domnio: Informao

Cd: TIC011 ex. estratgia


Meta Final 1) O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para, com o apoio do professor, pesquisar, seleccionar e tratar informao de acordo com objectivos concretos e com critrios de qualidade e pertinncia. Metas intermdias at ao 6. Ano o

O aluno reconhece diferentes ferramentas digitais de acesso informao (enciclopdias digitais, directrios, motores de busca on-line, etc.) e selecciona, sob orientao do professor, as mais adequadas sua pesquisa. O aluno prepara e realiza, com o apoio do professor, pesquisas digitais on-line e off-line, com base em palavras-chave adequadas aos objectivos previamente definidos. O aluno selecciona, com o apoio do professor, informao resultante de pesquisas digitais, verificando a qualidade da informao (autoridade, rigor, objectividade, etc.) e identificando a sua pertinncia face aos objectivos definidos para a pesquisa. O aluno classifica e organiza a informao seleccionada, recorrendo a ferramentas digitais adequadas (programas de grficos, bases de dados, ferramentas de criao de mapas conceptuais, etc.), de acordo com categorias definidas em conjunto com o professor.

Domnio: Comunicao
o

Cd: TIC014 ex. estratgia


Meta Final 2) O aluno comunica, interage e colabora com outras pessoas, usando ferramentas e ambientes de comunicao em rede, seleccionados com o apoio do professor, como estratgia de aprendizagem individual e colectiva. Metas intermdias at ao 6. Ano o

O aluno reconhece diferentes ferramentas digitais de comunicao (correio electrnico, servios de mensagens instantneas, etc.) e selecciona, sob orientao do professor, as mais adequadas a diferentes situaes de comunicao. O aluno comunica com outras pessoas, utilizando as vrias funcionalidades do correio electrnico e de programas de mensagens instantneas, com respeito pelas regras de conduta subjacentes. O aluno interage e colabora com outras pessoas em ambientes on-line propostos pelo professor (plataformas de aprendizagem, blogues, etc.), e utiliza as ferramentas de comunicao disponveis com respeito pelas regras de conduta subjacentes.

Domnio: Produo

Cd: TIC017 ex. estratgia


Meta Final 3) O aluno concebe e desenvolve, com orientao e apoio do professor, trabalhos escolares, recorrendo a diferentes ferramentas digitais, para exprimir e representar conhecimentos, ideias e sentimentos. Metas intermdias at ao 6. Ano o

O aluno reconhece diferentes ferramentas digitais de produtividade pessoal (processador de texto, programas de apresentao electrnica, etc.) e, sob orientao do professor, selecciona-as de acordo com o tipo de documento a produzir. O aluno cria, com o apoio do professor, documentos digitais diversificados (esquemas, mapas de ideias, relatrios escritos, apresentaes electrnicas, blogues, wikis, etc.), adequados a diferentes finalidades, como resultado de tarefas de aprendizagem. O aluno cria documentos digitais originais, delineados em conjunto com o professor, para exprimir conhecimentos, ideias, emoes e sentimentos, utilizando ferramentas que permitam a edio de texto, imagem, som e vdeo (programas de desenho e de tratamento de imagem, ferramentas de udio e de vdeo, etc.).

Domnio: Segurana

Cd: TIC020 ex. estratgia


Meta Final 4) O aluno adopta comportamentos seguros, respeita direitos de autor e de propriedade intelectual, e observa normas de conduta na utilizao de ambientes digitais on-line. Metas intermdias at ao 6. Ano o

o o

O aluno reconhece a existncia de perigos na utilizao de ferramentas digitais (para o utilizador e para os equipamentos) e assume comportamentos responsveis de segurana. O aluno respeita os direitos de autor e a propriedade intelectual da informao disponibilizada em fontes electrnicas. O aluno assume comportamentos que respeitam as regras de conduta online (Netiqueta) e as normas de funcionamento subjacentes a cada ambiente digital.

Metas de Aprendizagem 3 Ciclo (existem 4)


Domnio: Informao

Cd: TIC012 ex. estratgia


Meta Final 1) O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para pesquisar, seleccionar e tratar informao de acordo com objectivos concretos, decorrentes de questes e problemas previamente identificados, e com critrios de qualidade e pertinncia. Metas intermdias at ao 9. Ano o

O aluno reconhece as potencialidades e os constrangimentos das vrias ferramentas digitais de acesso informao (enciclopdias digitais, bases de dados, directrios, motores de busca on-line, etc.,) e selecciona as mais adequadas para diferentes tipos de pesquisa. O aluno prepara e realiza pesquisas digitais on-line e off-line em funo de objectivos concretos, decorrentes de questes e problemas previamente identificados, utilizando critrios de pesquisa avanada. O aluno selecciona informao resultante de pesquisas digitais, analisando as pginas de resultados obtidas, verificando a qualidade da informao (autoridade, rigor, objectividade, etc.) e identificando a sua pertinncia face aos objectivos definidos para a pesquisa. O aluno classifica, categoriza e organiza a informao seleccionada, recorrendo a ferramentas digitais adequadas, tais como programas de grficos, bases de dados, ferramentas de criao de mapas conceptuais, sistemas de gesto de informao online, etc.

Domnio: Comunicao
o

Cd: TIC015 ex. estratgia


Meta Final 2) O aluno comunica, interage e colabora usando ferramentas e ambientes de comunicao em rede, seleccionados de acordo com as respectivas potencialidades e constrangimentos, como estratgia de aprendizagem individual e colectiva. Metas intermdias at ao 9. Ano o

O aluno reconhece as potencialidades e os constrangimentos das vrias ferramentas digitais de comunicao (correio electrnico, servios de mensagens instantneas, fruns de discusso, videoconferncia, etc.) e selecciona as ferramentas mais adequadas a diferentes situaes de comunicao. O aluno comunica com outras pessoas recorrendo a ferramentas digitais de comunicao sncrona e assncrona (atravs de texto, udio e vdeo), com respeito pelas regras de conduta subjacentes. O aluno interage e colabora com outras pessoas em ambientes on-line (plataformas de aprendizagem, grupos de discusso, redes sociais, blogues, etc.), que selecciona em funo de objectivos previamente

definidos, e utiliza as ferramentas de comunicao disponveis com respeito pelas regras de conduta subjacentes. Domnio: Produo

Cd: TIC018 ex. estratgia


Meta Final 3) O aluno concebe e desenvolve trabalhos escolares com recurso a diferentes ferramentas digitais, e cria documentos originais que exprimam e representem conhecimentos, ideias e sentimentos. Metas intermdias at ao 9. Ano o

O aluno reconhece as potencialidades e os constrangimentos das vrias ferramentas digitais de produtividade pessoal (processador de texto, programas de apresentao electrnica, folha de clculo, etc.) e selecciona-as de acordo com o tipo de documento a produzir. O aluno cria documentos digitais diversificados (esquemas e mapas de ideias, relatrios escritos, apresentaes electrnicas, vdeos, blogues, wikis, podcasts, hiper-documentos, etc.), adequados a diferentes finalidades, contextos e pblicos, como resultado de tarefas de aprendizagem. O aluno cria documentos digitais originais para exprimir conhecimentos, ideias, emoes e sentimentos, utilizando ferramentas que permitam a criao e/ou edio de texto, imagem, som e vdeo (programas de desenho e de tratamento de imagem, ferramentas de udio e de vdeo, sistemas-autor, etc.)

Domnio: Segurana

Cd: TIC021 ex. estratgia


Meta Final 4) O aluno adopta comportamentos seguros, respeita direitos de autor e de propriedade intelectual, e observa normas de conduta na utilizao de ambientes digitais on-line. Metas intermdias at ao 9. Ano o

o o

O aluno reconhece a existncia de perigos na utilizao de ferramentas digitais (para o utilizador e para os equipamentos), assume comportamentos responsveis de segurana e certifica-se da existncia de medidas tcnicas de proteco (anti-vrus, anti-spyware, etc.). O aluno respeita os direitos de autor e a propriedade intelectual da informao disponibilizada em fontes electrnicas. O aluno assume comportamentos que respeitam as regras de conduta online (Netiqueta) e as normas de funcionamento de cada ambiente digital.

Вам также может понравиться