Вы находитесь на странице: 1из 2

Desde os tempos mais remotos, o escravo legalmente definido como uma mercadoria cujo dono ou comerciante pode comprar,

, vender, dar ou trocar por uma dvida, sem que o escravo passe a exercer qualquer direito e objeo pessoal ou legal. A escravido est baseada num forte preconceito racial, segundo o qual o grupo tnico ao qual pertence o comerciante o considerado superior. A prtica da escravido data de pocas pr-histricas, embora sua institucionalizao provavelmente tenha comeado com o desenvolvimento da lavoura, que possibilitou as sociedades mais organizadas usar escravos para desempenhar determinadas funes. A escravido era uma situao aceita e logo se tornou essencial para a economia e para sociedade de todas as civilizaes antigas.

O escravo em Atenas Na Grcia, a maioria dos escravos eram prisioneiros de guerra. No entanto, os cidados devedores, tambm podiam ser vendidos como escravos. Em Atenas havia uma poltica muito prpria em relao escravatura: a escravido por dvidas foi proibida. No era esta, porm a nica divergncia entre Atenas e as outras cidades gregas. Na maioria delas, um pai podia vender um filho como escravo enquanto que, em Atenas, s o podia fazer se se tratasse de uma filha acusada de impudor. Na maioria das vezes, os escravos eram muito bem tratados em Atenas, exceto nas minas, onde eram maltratados, pois eram considerados meras ferramentas de trabalho. Ao contrrio do que se passava nas outras cidades gregas, em Atenas no eram permitidas ao senhor matar os seus escravos. Nesse sentido foi criada uma lei que os protegia. Em Atenas, exteriormente, nada permitia distinguir um escravo de um homem livre, pois se vestiam da mesma forma. Todos os cidados possuam escravos. Os mais pobres tinham pelos menos um servo e duas servas; um burgus rico tinha vrios escravos. O escravo podia ser liberto, mas continuava a dever obrigaes ao antigo dono e, se no as cumprisse, podia voltar antiga condio. Era permitido aos escravos entrar e assistir s cerimnias religiosas. Em alguns casos era pedido ao escravo que exercesse a funo de Pedagogo. Assim, podemos constatar a relao de confiana que existia entre o escravo e o senhor e a ajuda que este lhe poderia dar. As revoltas de escravos foram muito raras. A alforria (liberdade) podia ser alcanada e o liberto era considerado da mesma categoria social que os metecos (estrangeiros residentes em Atenas).

Escravatura em Esparta Como surgiu a escravido em Esparta: *dvidas/at pagar. Guerras (podendo ser homens ou mulheres). Herana familiar. Abandono familiar (me abandona os filhos). ESCRAVOS: um bem mvel, como se fosse um carro, no gente, um negcio. Usado na: lavoura, cozinha, ensino, prostituio.

Вам также может понравиться