Вы находитесь на странице: 1из 5

INEXIGIBILIDADE ATESTADO 2 Sobressaem da auditoria levada a efeito na Universidade Federal do Esprito Santo, na rea de licitaes e contratos, duas questes

s que esto a merecer comentrios adicionais (). A primeira refere-se contratao da empresa IBM Brasil-Indstria, Mquinas e Servios Ltda., para a prestao de servios de manuteno de mquinas, com fulcro no art. 25, inciso I, da Lei n. 8.666/93, mediante declarao de exclusividade expedida pelo Sindicato do Comrcio Atacadista de Maquinismos em Geral do Municpio do Rio de Janeiro. () parece-me infundada a inexigibilidade declarada pela Universidade para a contratao da empresa IBM, sustentada em documento de exclusividade emitido por Sindicato do Municpio do Rio de Janeiro, uma vez que a base territorial e o mercado so outros, especficos de cada localidade, e no consta desse comprovante a declarao de que a referida empresa exclusiva na praa de Vitria/ES. Deciso n. 397/1996 Plenrio. INEXIGIBILIDADE ATESTADO 1 9.1. () conhecer do Recurso de Reviso interposto pelo Ministrio Pblico junto ao TCU, para no mrito, dando-lhe provimento parcial, manter a Deliberao proferida pela 2 Cmara, na Sesso de 13/12/2001 (Relao n. 109/2001), com o acrscimo das seguintes determinaes Advocacia- Geral da Unio AGU: 9.1.1. quando do recebimento de atestados de exclusividade de fornecimento de materiais, equipamentos ou gneros (art. 25, inciso I, da Lei n. 8.666, de 1993), adote, com fulcro nos princpios da igualdade e da proposta mais vantajosa para a Administrao, medidas cautelares visando a assegurar a veracidade das declaraes prestadas pelos rgos e entidades emitentes, como, por exemplo, consulta ao fabricante; Acrdo n. 1796/2007 Plenrio. INEXIGIBILIDADE ATESTADO 0 () o atestado apresentado, fornecido pelo prprio fabricante, no instrumento hbil para comprovar a condio de exclusividade para a prestao dos servios, como se verifica da pacfica jurisprudncia desta Corte (). Acrdo n. 723/2005 Plenrio () evidente que a inteno do inciso I do art. 25 da Lei n. 8.666/93 no a de que as entidades ali referidas Sindicato, Federao e Confederao Patronal limitem-se a, passivamente, reproduzir informaes prestadas por representantes comerciais ou fabricantes. Fosse assim, a lei teria, no citado inciso I, estabelecido que a comprovao de exclusividade seria realizada por meio de atestado fornecido pelos fabricantes e representantes. Acrdo n. 200/2003 Segunda Cmara INEXIGIBILIDADE DE LICITAO (Atestado) AGU e INEXIGIBILIDADE DE LICITAO. Orientao Normativa/AGU n 16 , de 01.04.2009 (DOU de 07.04.2009, S. 1, p. 14) Compete Administrao averiguar a veracidade do atestado de exclusividade apresentado nos termos do art. 25, inc. I, da Lei n 8.666, de1993. REFERNCIA: Art. 25, inc. I, da Lei n 8.666, de 1993. Despacho do Consultor-Geral da Unio 343/2007. Parecer AGU/CGU/NAJSE 54/2008-JANS. Acrdos TCU 1.796/2007 Plenrio, 223/2005 Plenrio.

O DOCUMENTO CARTA DE EXCLUSIVIDADE, PER SI, INSUFICIENTE PARA DEMONSTRAR QUE A EMPRESA QUE O APRESENTA FORNECEDORA EXCLUSIVA DE DETERMINADO PRODUTO Mediante recurso de reviso, o Ministrio Pblico junto ao TCU (MPTCU) pediu a reabertura das contas anuais, do exerccio de 2002, da ento Delegacia Federal de Agricultura do Estado do Tocantins (DFA/TO). As contas do rgo tinham sido julgadas regulares com ressalvas, com quitao aos respectivos responsveis e devidas determinaes. O presente recurso, ento, deveu-se a diversas possveis irregularidades praticadas na execuo do Contrato n 3/2002, firmado entre a DFA/TO e a Fundao de Apoio a Recursos Genticos e Biotecnologia Dalmo Catuali Giacometti, e que visava, dentre outras aes, disponibilizao do Sistema de Pragas Nacionais de Valor Econmico SPNVE para o rgo, a fim de possibilitar a manuteno e atualizao em tempo real de banco de dados contendo informaes sobre produtos fitossanitrios registrados no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). Uma das irregularidades motivadoras do mencionado recurso de reviso fora a inexigibilidade de licitao fundamentada no art. 25, inciso I, da Lei n 8.666/1993, sem a efetiva demonstrao que a contratada era fornecedora exclusiva, uma vez que a declarao de exclusividade fornecida pela Federao das Associaes Comerciais e Industriais do Distrito Federal baseou-se em informaes prestadas pela prpria Fundao Dalmo Catuali Giacometti e em Carta de Exclusividade emitida pela contratada, na qual afirmava que a instituio, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Embrapa, seriam as nicas autorizadas a comercializar o SPNVE e outros produtos junto aos rgos pblicos e entidades de direito privado. Ao examinar o assunto, o relator, aps a oitiva do responsvel, destacou no restar demonstrado que a contratada era, efetivamente, fornecedora exclusiva, pois, para ele, fora apresentada apenas uma carta de exclusividade, emitida pela Federao das Associaes Comerciais e Industriais do Distrito Federal, e elaborada a partir de uma declarao da prpria Fundao contratada. Aduz, ainda, o relator que a jurisprudncia deste Tribunal tem se posicionado no sentido de que o rgo licitante, quando do recebimento de atestados de exclusividade de fornecimento de materiais ou servios, deve adotar medidas cautelares visando assegurar a veracidade das declaraes prestadas pelos rgos emitentes. Como no h relatos de tais medidas, a declarao no se presta para atestar a exclusividade da empresa. Assim, neste ponto, votou pela rejeio das justificativas apresentadas, bem como pela aplicao de multa ao responsvel, o que foi acolhido pelo Plenrio. Precedente citado: Deciso n 047/1995, do Plenrio. Acrdo n. 207/2011-Plenrio, TC007.254/2003-9, rel. Min. Augusto Nardes, 02.02.2011.

INEXIGIBILIDADE (JUSTIFICAR PREO) AGU e INEXIGIBILIDADE DE LICITAO. Orientao Normativa/ AGU n 17, de 01.04.2009 (DOU de 07.04.2009, S. 1, p. 14) obrigatria a justificativa de preo na inexigibilidade de licitao, que dever ser realizada mediante a comparao da proposta apresentada com preos praticados pela futura contratada junto a outros rgos pblicos ou pessoas privadas. REFERNCIA: art. 26, pargrafo nico, inc. III, da Lei n 8.666, de 1993; Despacho do Consultor-Geral da Unio n 343/2007; Informativo NAJ/RJ, ANO 1, N 1, jun/07, Orientao 05; Deciso TCU 439/2003-Plenrio, Acrdos TCU 540/2003-Plenrio, 819/2005-Plenrio, 1.357/2005-Plenrio, 1.796/2007-Plenrio.

ESTIMATIVA DE PREOS EM CONTRATAES PBLICAS: OBRIGAO ADVINDA DA LEI 8.666/1993 Em face de representao formulada ao Tribunal acerca de supostas irregularidades na aquisio e implementao, pelo extinto Ministrio da Aeronutica, de sistema de controle de trfego areo, denominado Syncromax, desenvolvido pela empresa Atech Fundao Aplicaes Tecnolgicas Crticas, foi realizada auditoria nos contratos firmados para a aquisio do referido sistema. Dentre os achados da equipe de auditoria, constou a ausncia de mtodo formal de validao das propostas comerciais da Atech. A esse respeito, foi consignado pela unidade tcnica que o gestor do Syncromax informou que no existe processo formal para validao dos valores fornecidos pela Atech nos contratos . Na realidade, o procedimento adotado pela contratante seria a comparao com os valores utilizados em contratos anteriores e a aplicao de ndice de atualizao monetria, se for o caso . Desse modo, no existiria mtodo formal para avaliao das propostas comerciais da Atech, tais como anlise por pontos de funo ou comparativo com outros valores praticados no mercado. Ainda para a unidade tcnica, o fato de todas as contrataes terem sido realizadas por inexigibilidade de licitao refora ainda mais a necessidade de adoo de mtodo formal para efetivamente se certificar de que os preos cobrados pelo fornecedor so condizentes com os praticados pelo mercado . No seu voto, o relator destacou que, em razo do mtodo adotado, se houve falhas nas estimativas dos preos nas primeiras contrataes, essa falha perdurar em todas as subsequentes. Ainda para o relator, aceitvel que, quando das primeiras contrataes, o pioneirismo do objeto contratado e a sua complexidade possam ter dificultado a justificativa dos preos por meio de critrios objetivos. Todavia, atualmente, em razo da experincia adquirida pelo contratante, no haveria mais razes para no ser dado cumprimento pleno ao disposto na Lei 8.666/93 (arts. 26, pargrafo nico, inciso II, e 43, inciso IV) . Desse modo, votou por se determinar ao contratante que estabelea mtodo formal de estimativa de preos dos servios contratados junto s empresas fornecedoras, em cumprimento s disposies da Lei 8.666/93, o que foi acolhido pelo Plenrio. Precedentes citados: Acrdos 1.182/2004 e 301/2005, ambos do Plenrio. Acrdo n. 2643/2010-Plenrio, TC-023.499/2007-3, rel. Min. Benjamin Zymler, 06.10.2010.

COTAO DE PREOS EM INEXIGIBILIDADE 9.1. determinar ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq que: () 9.1.3. quando contratar a realizao de cursos, palestras, apresentaes, shows, espetculos ou eventos similares, demonstre, a ttulo de justificativa de preos, que o fornecedor cobra igual ou similar preo de outros com quem contrata para evento de mesmo porte, ou apresente as devidas justificativas, de forma a atender ao inc. III do pargrafo nico do art. 26 da Lei 8.666/1993; Acrdo n. 819/2005 Plenrio PARECER JURDICO NO ATO MERAMENTE OPINATIVO PLANILHAS GANHO DE ESCALA FALTA DE PESQUISA DE PREOS EM INEXIGIBILIDADE Contratao de servios: 1 Na formao dos preos constantes das planilhas de custos, devem ser observados os ganhos de escala em razo da quantidade demandada No mbito da tomada de contas da Secretaria Executiva do Ministrio do Turismo (MTur), relativa ao exerccio de 2007, o TCU examinou o Prego, para Registro de Preos, n 22/2005, que teve por objetivo a contratao de soluo de produo, gerenciamento e digitalizao de documentos. Para o relator, a irregularidade verificada no certame, e no contrato dele decorrente, fora o pagamento de servios empresa contratada, com base em planilhas de custos com formao de preos, sem observncia da economia de escala. Ao examinar a composio da proposta da empresa, o relator verificou que, das vinte e seis planilhas de custos com formao de preos por faixas de quantidades, relativas aos servios de digitalizao e impresso, dezoito obedeceram ao ganho de escala, ou seja, o preo unitrio do servio decrescia, na medida em que aumentasse a quantidade demandada. Para as demais, os preos unitrios das planilhas de custos, alm de no observarem ganho de escala, foram majorados de forma desproporcional e sem justificativa. Nesse quadro, considerou antieconmica a contratao, em face de a curva dos preos da proposta vencedora no ter seguido o padro de uma reta decrescente, inversamente s faixas de crescentes quantidades demandadas, em uma incomum majorao de preos unitrios para maiores quantidades, em sentido inverso ao esperado . Registrou, ainda, que houve clara e objetiva demonstrao, mediante pesquisas realizadas pela unidade tcnica, de que os preos cobrados pela vencedora do certame foram excessivos e, portanto, incompatveis com os de mercado. Por conseguinte, votou pela irregularidade das contas do responsvel envolvido, imputando-lhe, solidariamente com a empresa beneficiada, o dbito decorrente da irregular execuo do contrato que resultou do Prego n

22/2005, sem prejuzo de aplicar a eles multa, no que foi acompanhado pelo Plenrio.Acrdo n. 1337/2011-Plenrio, TC-018.887/2008-1, rel. Min. Walton Alencar Rodrigues, 25.05.2011. Contratao de servios: 2 Parecer jurdico em processo licitatrio, exarado com fundamento no pargrafo nico do art. 38 da Lei 8.666/1993, no constitui ato meramente opinativo e pode levar responsabilizao do emitente Ainda na tomada de contas da Secretaria Executiva do Ministrio do Turismo (MTur), relativa ao exerccio de 2007, o TCU analisou a contratao, por inexigibilidade de licitao, do Centro de Excelncia em Turismo da Universidade Federal de Braslia (CET/UnB), para prestao de servios de gesto de documentos. Inicialmente, por entender ausente justificativa circunstanciada para comprovar a inviabilidade de competio, bem como por faltar pesquisa de preos, em desacordo com os arts. 25, caput,e 26, nico, inciso III, da Lei 8.666/1993, o Tribunal promoveu a audincia de diversos responsveis pela aludida contratao direta, dentre eles, servidores da assessoria jurdica do rgo, que atuaram como pareceristas no processo. Ao cuidar da situao, o relator destacou a obrigatoriedade da emisso de tais pareceres, por fora de lei (pargrafo nico do art. 38 da Lei 8.666, de 1993), no cabendo ao consultor jurdico esquivar-se de tal responsabilidade, por no ser tal ato meramente opinativo. Para o relator, da leitura do pargrafo nico do art. 38 da Lei 8.666/1993 (examinar e aprovar), combinada com a do art. 11 da Lei Complementar 73/1993 (examinar prvia e conclusivamente), depreende-se que, para prtica dos atos nele especificados, o gestor depende de pronunciamento favorvel da consultoria jurdica, revelando-se a aprovao verdadeiro ato administrativo. Sem ela, o ato ao qual adere imperfeito. Dessa forma, ao examinar e aprovar (art. 38, pargrafo nico, da Lei n 8.666/93), ou de outra forma, ao examinar prvia e conclusivamente (art. 11 da LC 73/93) os atos de licitao, a assessoria jurdica assume responsabilidade pessoal e solidria pelo que foi praticado, no se podendo falar em parecer apenas opinativo. Todavia, por considerar que a irregularidade percebida no seria suficiente para macular a gesto das responsveis da rea jurdica da instituio, o relator votou pela regularidade, com ressalvas, das contas de tais agentes, sem prejuzo de expedir determinaes corretivas para as futuras licitaes a serem promovidas pelo MTur. Ao acolher o voto do relator, o Tribunal ementou o entendimento de que a emisso de pareceres tcnico-jurdicos, no exerccio das atribuies de procurador federal, que impliquem a aprovao ou ratificao de termo de convnio e aditivos (art. 38 da Lei 8.666/93), autoriza, em casos de expressa violao da lei, a responsabilizao solidria do emissor, j que a manifestao do setor tcnico fundamenta a deciso do administrador. Precedentes citados: Acrdos nos 462/2003 e 147/2006, ambos do Plenrio. Acrdo n. 1337/2011-Plenrio, TC018.887/2008-1, rel. Min. Walton Alencar Rodrigues, 25.05.2011.

INEXIGIBILIDADE DE LICITAO Acrdo n. 827/2007 Plenrio 9.2. determinar Comisso Nacional de Energia Nuclear (Cnen) que: () 9.2.4. abstenha-se de realizar contratao direta de servios com base no inciso I do artigo 25 da Lei 8.666/1993, o qual se aplica somente a aquisies de materiais, equipamentos ou gneros fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo; Acrdo n. 827/2007 Plenrio AGU e INEXIGIBILIDADE DE LICITAO. Orientao Normativa/AGU n 15 A contratao direta com fundamento na inexigibilidade prevista no art. 25, inc. I, da Lei n 8.666, de 1993, restrita aos casos de compras, no podendo abranger servios. REFERNCIA: Art. 25, inc. I, da Lei n 8.666, de 1993. Despacho do Consultor-Geral da Unio n 343/2007. Acrdo TCU 1.796/2007-Plenrio ADMISSO DO CREDENCIAMENTO COMO HIPTESE DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAO O Comandante do Exrcito solicitou ao TCU orientao acerca da viabilidade jurdica da celebrao de convnio de cooperao entre o Exrcito Brasileiro e a Agncia de Desenvolvimento Sustentvel do Estado do Amazonas (ADS), com vistas aquisio de gneros alimentcios diretamente dos produtores rurais, cooperativas e associaes, cadastrados pela referida agncia, que seriam contratados diretamente, por inexigibilidade de licitao. Os produtos adquiridos seriam destinados, em especial, ao Comando da

12 Regio Militar, responsvel pelo suprimento de gneros para as organizaes militares distribudas na Amaznia Ocidental (Roraima, Amazonas, Acre e Rondnia), totalizando 96 unidades do Exrcito, inclusive aquelas localizadas ao longo de 11.600 Kmdo permetro Norte e Noroeste do Brasil, totalizando um efetivo em torno de 20.000 militares, cujo abastecimento vem sendo feito com dificuldades. Para o relator, a solicitao formulada ao Tribunal no atendia aos requisitos de admissibilidade para ser conhecida como consulta. No obstante, considerou pertinente, ante a relevncia da matria, fossem prestadas ao interessado, excepcionalmente, sem carter de prejulgamento de tese, as seguintes informaes: 1a) juridicamente vivel a celebrao de convnio de cooperao com vistas ao fornecimento de produtos regionais para os pelotes de fronteira, pois, presente o interesse do Exrcito, configura-se a mtua colaborao, a fim de, como garantia da soberania e da defesa nacional, proporcionar populao circunvizinha das unidades insero na economia local, havendo, portanto, um interesse pblico em promover seu desenvolvimento, fundamentalmente no que se refere estratgia militar pensada para a regio; 2a) no se afigura legtima a contratao por inexigibilidade de licitao para as unidades do Exrcito situadas nas cidades em que no exista dificuldade de acesso a suprimentos alimentcios, pois nestas localidades a estratgia militar invocada no teria lugar, representando simples aquisio de alimentos; 3a) embora no esteja previsto nos incisos do art. 25 da Lei n.o 8.666/1993, o credenciamento tem sido admitido pela doutrina e pela jurisprudncia como hiptese de inexigibilidade inserida no caput do referido dispositivo legal, porquanto a inviabilidade de competio configura-se pelo fato de a Administrao dispor-se a contratar todos os que tiverem interesse e que satisfaam as condies por ela estabelecidas, no havendo, portanto, relao de excluso; 4a) na hiptese de opo pelo credenciamento dos agricultores que formaro a rede de suprimento de gneros para as organizaes militares distribudas na Amaznia Ocidental, deve ser observado que, para a regularidade da contratao direta, indispensvel a garantia da igualdade de condies entre todos os interessados hbeis a contratar com a Administrao, pelo preo por ela definido; e 5a) possvel Administrao realizar a contratao direta, mediante inexigibilidade de licitao, desde que haja a demonstrao inequvoca de que suas necessidades somente podero ser atendidas dessa forma, cabendo a devida observncia das exigncias do art. 26 da Lei n. o 8.666/1993, principalmente no que concerne justificativa de preos. Acrdo n. 351/2010-Plenrio, TC029.112/2009-9, rel. Min-Subst. Marcos Bemquerer Costa, 03.03.2010.

Вам также может понравиться