Вы находитесь на странице: 1из 6

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

1a srie Volume 1

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor

Prezado(a) Professor(a), O Caderno do Aluno mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do Professor, este material adicional no tem a pretenso de determinar o dia a dia do seu fazer pedaggico. As Situaes de Aprendizagem sugeridas no Caderno do Professor, de carter mais terico, aparecem no Caderno do Aluno como sugestes de pesquisa e lio de casa, a fim de otimizar seu tempo em quadra com os alunos. Os contedos de carter prtico tambm so tratados no Caderno do Aluno, embora no sob a forma de atividades prticas. De acordo com o projeto poltico-pedaggico da escola e com sua conduo do componente curricular, possvel que os temas elencados no Caderno do Aluno (coerentes com os do Caderno do Professor) no correspondam ao trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. Por exemplo, no tema Esportes Coletivos, a modalidade sugerida no Caderno do Professor e, consequentemente, no Caderno do Aluno pode diferir da modalidade eleita por voc. Alm dos temas abordados no Caderno do Professor, o Caderno do Aluno traz, em todos os volumes, dicas sobre nutrio ou postura, na expectativa de apoiar o desenvolvimento da autonomia do aluno pretendida na proposta. Espera-se que este material seja til. Bom ano letivo!

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

1a srie Volume 1

TEMA: ESPORTE COLETIVO BASQUETEBOL

Para comeo de conversa


Pginas 3-4

1. Cada jogador marca um adversrio especfico. 2. Os defensores atuam em determinados setores. 3. Quando ela est com a posse de bola. 4. Tcnica a execuo de um movimento em que se considera o conjunto dos modos de fazer para a sua prtica; ttica so estratgias adotadas por meio dos sistemas, orientadas pelas razes do fazer que a situao de jogo exige.

Pgina 5

Olimpada (local) Barcelona Atlanta Sydney Atenas Pequim

Ano 1992 1996 2000 2004 2008 7o 2o 3o 4o 11o

Colocao

Resposta pessoal, mas espera-se que o aluno perceba a queda no desempenho da seleo feminina de basquetebol, o que possibilitaria a discusso sobre os investimentos pblicos e privados no esporte.

Pginas 6-11

1. Oscar Schmidt.

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

1a srie Volume 1

2.

Defensor

x4 x3

x5

3 2 1

x2

x1

Defensor

x4 x3

x5

3 2 1

x2

x1

Defensor

x4 x3

x5

x2

x1

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

1a srie Volume 1

VOC APRENDEU?
Pginas 11-12

1. A posse de bola. 2. Resposta pessoal. O aluno poder responder: 2-1-2, 2-3 e/ou 3-2. 3. A resposta depender do contedo desenvolvido nas aulas. 4. Resposta pessoal que depende das atividades desenvolvidas. 5. Aqui o aluno dever representar um esquema ttico de defesa ou de ataque que tenha vivenciado.

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

1a srie Volume 1

TEMA: CORPO, SADE E BELEZA

Para comeo de conversa


Pginas 13-14

1. Espera-se que os alunos percebam que as imagens oferecidas pelas diversas mdias no so reais, uma vez que h sempre manipulao para que elas atendam ao padro de beleza vigente. Espera-se tambm que eles, a partir do texto, conheam as condutas patolgicas em relao imagem corporal e reflitam sobre elas. 2. Esta questo pretende verificar se os alunos se identificam com esse tipo de publicao e question-los em caso afirmativo ou negativo.

Pgina 15

Estas respostas so de cunho pessoal, no entanto, espera-se uma associao lgica entre os seguintes elementos: o padro de beleza vigente como o aluno se sente em relao ao padro e qual o impacto sobre a sua vida alternativas saudveis para a obteno de sade e bem-estar. Por fim, o confronto de suas respostas com as dos outros grupos para enriquecer o debate.

Pginas 16-19

Aqui sero feitos os registros da coleta de dados realizada pelos alunos. A inteno que eles estabeleam se h ou no algum risco de sade para os entrevistados, a partir do IMC. Na ltima questo, espera-se que ele compreenda o mecanismo do balano energtico por meio da observao da relao entre o gasto e o consumo de calorias.

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

1a srie Volume 1

VOC APRENDEU?
Pginas 20-21

1; 2; 3. As respostas tm carter pessoal. Contudo espera-se que os alunos compreendam que o padro de beleza sempre uma construo cultural. Na atualidade, como consequncia do rigor desse padro, as prticas adotadas para atingi-lo podem representar prejuzos para a sade. 4. No. O que caracteriza a condio de obesidade o excesso de gordura corporal e, neste caso, o peso elevado refere-se massa muscular. Este um caso em que o IMC inadequado para classificao de obesidade.

Вам также может понравиться