Вы находитесь на странице: 1из 2

SER OU NO SER? EIS A QUESTO... QUARTA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO DE 2011 Para comear, gostaria de explicar o ttulo deste texto.

Lancei mo deste dito de Shakespeare para ilustrar minha indignao enquanto professor de escola pblica (digo escola pblica porque nunca vi [ou ouvi] um professor de escola privada reclamando, por mais que seja uma merda). Esta minha indignao se refora em cada momento que tenho ao encarar minha carreira sendo jogada no lixo por parte do Governo do Estado de Minas, representado aqui pelo (des)governador Antnio Augusto Anastasia (que se diz tambm professor). Retornando, ser ou no ser... Na atual conjuntura apocalptica de nossa era fragmentada em crises econmicas (para pobres!), copa do mundo e olimpadas, fico me perguntando: Por que ser professor? Resposta idealista: uma profisso nobre, cuida da cidadania e da preparao dos alunos para uma vida melhor, etc, etc, etc e etc... Entretanto, uma profisso! No voluntarismo! Trabalha-se nesta profisso (e muito!!!) Ainda h quem pense que no trabalhamos e dizem: Ah, vocs tem duas frias por ano, feriados, sbados, domingos! Isto que trabalho! Eu queria estar em seu lugar! Suspiram desejosos (ou invejosos)! Mas... No bem assim. Trabalhamos o tempo todo. Qual professor no sai da escola j planejando o que fazer no prximo dia, uma aula diferente, um projeto, um texto, uma novidade qualquer, uma discusso, um filme ou qualquer outra forma de agir pedagogicamente de forma eficiente para alcanar o verdadeiro aprendizado? Quem, professor, no pensa educao 24 h por dia? Quem no gasta horas corrigindo provas, lanando notas, revisando redaes, preparando recuperaes? E vem me dizer que no trabalhamos! Bananas para estes! Recebemos por isso. justo, muito justo... justssimo! Quem trabalha quer receber pelo seu trabalho. Se fosse voluntarismo, eu seria rico e este seria meu hobby. Porm, no creio ser rico, este no meu hobby e preciso viver. Preciso de pagamento justo pelo meu trabalho. Por isso me lancei em uma greve de 112 dias neste ano. No aceito ser desvalorizado! Grito ainda mais alto: NO ACEITO SER OVELHA! No serei conduzido! No pastarei capim seco! Eu tenho meu valor! Fugi novamente do propsito inicial. Bom, vamos l! J expliquei por que sou professor. Agora vou analisar da seguinte perspectiva: se eu fosse um estudante secundarista e fosse indagado sobre ser professor hoje, o que eu diria? Resposta bvia: NO SERIA PROFESSOR! Seria tcnico em alguma coisa, autnomo com alguma formao em prestao de servios, comerciante, engenheiro, consultor, etc. Mas professor, NO! E, se algum me pergunta sobre ser professor (Embora esta pergunta seja rara hoje me dia!)... Eu respondo com uma nova pergunta: Tem certeza de que quer ser professor?

Meu idealismo foi enterrado h muito atravs das diversas greves, ganhos parcos, derrotas evidentes, companheiros alienados, sindicatos vendidos, governos elitistas e outras coisas. Cada um destes itens desta equao complexa serviu para acabar com a minha viso de mudana pelo dilogo democrtico direto sem embates. No baixo a cabea, no desisto... perdi meu idealismo, no meu orgulho! Embora no me tornasse professor nesta poca atual, quando me decidi por isto, eu j sabia da situao. Porm, achei, naqueles tempos, que poderamos mudar o mundo. Agora vejo que foi o mundo que nos mudou. E nem percebemos! Acordo no meio da Matrix e olho para todos, felizes em seus casulos, vivendo a iluso da melhora que no existe. Sugam-nos as nossas vontades e nos do falsas liberdades e esperanas vs no ato do consumismo controlado. Sim, isto que vejo! Um quadro cinza sem vida inteligente... Depois da ltima greve percebi que perdi minha inocncia completa. Perdi a crena no Estado democrtico, nos poderes Legislativo e Judicirio, na Constituio Federal, enfim, na democracia. Descobri da pior maneira possvel que tudo isto uma farsa e que ns sustentamos todo este complexo sistema de explorao. No podemos ser coniventes com isto! No posso ser, no aceito! Acordem todos! Vejam o que est diante de seus olhos! Esto transformando todos vocs em robs orgnicos, trabalhadores pacficos, cumpridores de suas obrigaes. Consumidores ativos que no sabem o que compram e para que compram. Sistema de sade comprometido, segurana mnima, transporte precrio, educao pssima, poder de compra limitado s linhas de crditos, controle mental, alienao total! Acordem, vocs no so robs, no so gado! Se o que digo no fosse verdade, no haveria necessidade de existir um rgo de defesa dos Direitos Humanos. Vocs so seres humanos e merecem ser tratados como tal! Levantem-se, ergam punhos cerrados contra aqueles que chicoteiam, libertem-se dos grilhes da servido, massacrem os senhores, tomem posse de seu ser! Sejam novamente humanos! Rockmil R. Mendes Professor e escritor

Вам также может понравиться